22 de out. de 2008

Crise preocupa Joseph Blatter

Em entrevista publicada no jornal espanhol "As", o presidente da FIFA, Joseph Blatter, classificou a situação financeira dos times ingleses de "alarmante", principalmente com a chegada de capital russo, americano ou árabe. "A Uefa está muito atenta e trabalhando com uma auditoria independente no sistema de licenças" - afirmou Blatter. "Temos de ter cuidado quando esses investidores vêm com garantias bancárias para obter dinheiro que trazem aos clubes. A questão é o que ocorrerá quando esses investidores decidam levar o dinheiro para outro lugar. Um clube precisa ter investidores da região, ou pelo menos do país"- afirmou. "Temos de fortalecer a identidade nacional dos clubes"- disse. A crise chegou à beira dos gramados quando a seguradora americana AIG, principal patrocinadora do Manchester United, foi salva da falência pelo governo George W. Bush (ler matérias arquivo Sport Marketing: AIG sai da Copa Davis; Sport Marketing: Manchester United corre risco de perder patrocínio; Sport Marketing: Crise próxima do marketing esportivo). O futebol inglês amealhou dívidas de cerca de 3 bilhões de libras (5,2 bilhões de dólares) em todos os níveis e importantes clubes podem falir em vista da atual crise financeira, afirmou o presidente da Federação Inglesa de Futebol, David Triesman. O dono do Chelsea, o bilionário Roman Abramovich (ler matéria arquivo Sport Marketing: Quem é Roman Abramovich?), está pasando por grave situação. A agência Bloomberg estimou que o russo perdeu mais de US$ 20 bilhões com a queda no valor das ações da empresa Evraz, produtora de aço. O Liverpool, dos americanos George Gillett e Tom Hicks também está em alarme. No ano passado, os fundos americanos comandados pela dupla pegaram US$ 500 milhões emprestados para comprar o time inglês. O jornal Daily Telegraph, publicou que os americanos não têm agora como pagar a dívida e vão usar os próprios lucros do clube nos próximos anos para quitar o empréstimo. O financiamento veio de dois bancos: o Royal Bank of Scotland e o Wachovia, que foram estatizados. O que especialistas do mercado financeiro temem, segundo matéria publicado pela agência estado, é que, com dívidas enormes, os clubes não consigam mais acesso a crédito. Os times menores são os primeiros que sofreriam. O West Ham está sem o principal patrocinador, a agência de viagem XL, que faliu e o proprietário, o islandês Bjorgolfur Gudmundsson, foi a banca rota quando o banco dele, o Landsbanki, faliu. Na Itália, a Lazio segue na busca de um patrocinador. Já na Alemanha, os acordos de transmissão da Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão, acabam em meados de 2009 e o temor é de que o valor seja revisto para baixo. A conseqüência seria uma renda menor para todos os clubes. No Reino Unido, a primeira divisão é patrocinada pelo banco Barclays, que quase faliu.

Redação Sport Marketing

Comissão do COI agenda visitas em cidades candidatas aos Jogos

Chicago será a primeira cidade a receber a visita da Comissão de Avaliação do International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel. Tóquio está agendada para receber a visista de 27 de abril a 3 de maio de 2009. O Rio de Janeiro será a terceira cidade na agenda da comissão que ficará no Brasil de 27 de abril a 03 de maio de 2009. Madrid finaliza a expedição de 04 a 09 de maio. Durante a visita, os avaliadores farão um relatório técnico baseado no que viram e nos dossiês de candidaturas que serão entregues no próximo mês de fevereiro. O relatório será apresentado no dia 2 de setembro, exatamente um mês antes do anúncio oficial da cidade escolhida para sediar o evento de 2016, em Copenhague, na Dinamarca.

Redação Sport Marketing

Canadá enfrenta Ecclestone

Os organizadores do GP do Canadá de F1 afirmaram que os pagamentos relativos às temporadas de 2006 e 2007 já foram saldados. A declaração vai de encontro ao que afirmou Bernie Ecclestone, presidente da Fórmula One Management (FOM), que negou ao país americano a disputa de um GP em 2009. Ecclestone, que administra a F1, anunciou que Montreal não está no calendário 2009, porque os organizadores canadenses não tinham pago as tarifas dos anos anteriores. "Sim é certo que temos um desacordo comercial quanto a nossas obrigações monetárias, mas apenas para 2008", declarou Paul Wilson, vice-presidente de marketing do GP de Montreal. "Estávamos trabalhando duro para resolver o problema e resolver assim nossas obrigações de 2008 quando Bernie Ecclestone, sem aviso prévio, surpreendeu a todos ao tirar, unilateralmente, o GP do Canadá do calendário de 2009 da FIA" - acrescentou o vice-presidente de 'marketing' da prova. A renúncia da Federação Francesa de Automobilismo de organizar uma prova em 2009 abre nova oportunidade ao Canadá de recuperar o evento, embora Ecclestone não esteja favorável ao retorno de Montreal ao calendário.

Redação Sport Marketing

Liverpool FC fecha gama de parceiros

O Liverpool FC, time da English Premier League - Liga Inglesa de Futebol da Primeira Divisão, anunciou uma série de novas parcerias comerciais. Os acordos somam valores de mais de £10 milhões. Os negócios foram finalizados com parceiros em quatro ramos comerciais diferentes - operadora de viagem, apostas on-line, vídeo games e corridas a motor. A Thomas Cook, empresa de turismo, fornecerá os pacotes de viagem oficiais para todos os jogos do time fora do clube pela Liga dos Campeões UEFA e competições domésticas. Já a empresa de games Konami tornou-se parceria oficial da categoria do time e lançará em 2009 novos títulos de games oficiais do time inglês. Outra parceria também foi anunciada com a casa de apostas irlandesa Paddypower que oferecerá uma linha completa de apostas aos fãs do time. O Liverpool também fechou acordo com a Superleague e terá um carro na categoria. "Nós estamos muito contentes com estas excitantes novas sociedades" - disse Ian Ayre, diretor comercial do Liverpool FC.

Redação Sport Marketing

Zebra vira mascote do Esportivo de Bento Gonçalves

O Zebrão foi eleito mascote do Esportivo, de Bento Gonçalves. A diretoria do clube da Serra Gaúcha anunciou o resultado de um concurso cultural promovido entre torcedores para a escolha do novo mascote. O Departamento de Marketing do Esportivo analisou os desenhos enviados, e declarou vencedora a obra do designer Adriano Segatto. O artista recebe como prêmio R$ 200, mais a inclusão do nome na história do clube, como criador do mascote do Esportivo. A justificativa para incluir a Zebra na eleição, faz parte da história do Esportivo. Em 1969, no primeiro resultado da Loteria Esportiva, o clube de Bento Gonçalves foi considerado a "zebra" do concurso inaugural, vencendo o Grêmio por 1 a 0, pelo Gauchão. Em outubro, além da divulgação do novo mascote, foram lançadas as camisetas do clube para a disputa do Estadual – entre elas, o terceiro uniforme em cor de vinho, homenageando a cidade de Bento Gonçalves.

Redação Sport Marketing

Crise afeta preparativos para Euro 2012

A Alpine Bau, uma das maiores construtoras da Áustria, abandonou a construção de um dos estádios para a Eurocopa de 2012 com capaciadade para 30.000 pessoas com a restrição de orçamento feita por autoridades municipais da cidade ucraniana de Lviv. Este é o segundo problema envolvendo a construção de estádios ucranianos para o torneio, depois que autoridades tiveram que escolher outra empreiteira para a renovação do principal estádio de Kiev, que deve receber a final da Euro 2012, torneio que será sediado na Ucrânia e Polônia. Oleh Zasadny, diretor do departamento da Euro 2012 no conselho municipal de Lviv, afirmou que o conselho havia rejeitado os novos custos da Alpine Bau, que excediam o limite fixado de 85 milhões de euros (114 milhões de dólares). O conselho municipal de Lviv já iniciou um procedimento para a escolha de uma nova empreiteira e negociações estão em andamento com empresas da Itália, Croácia, Turquia, Alemanha e Espanha.

Redação Sport Marketing

Patrocinador da Honda atingido pela crise

O banco ING, ex- principal patrocinador da equipe Renault de F1 e atual patrocinador da Honda, foi atingido pela crise financeira mundial (ler matéria arquivo Sport Marketing: Renault corre contra a crise). O governo holandês anunciou que vai injetar 10 bilhões de euros (cerca de R$ 28,3 bilhões) na instituição para impedir um colapso. Este é o segundo patrocinador da F1 atingido pela crise. O primeiro foi o banco escocês RBS, que patrocina a equipe Williams. A instituição foi afiançada pelo governo britânico, o que pode afetar o futuro dos patrocínios esportivos.

Redação Sport Marketing

Speedo aumenta linha de barras de cereais

A Speedo, marca líder mundial em esportes aquáticos, lançou dois novos sabores da tradicional barra de cereal: Açaí com Guaraná, dirigido especialmente para atletas, e uma combinação deliciosa de Frutas Vermelhas com Chocolate. As barras de cereais Speedo, fabricadas pela Riclan, são comercializadas nacionalmente em lojas de auto-serviço, atacadistas, distribuidores e varejo. "Ampliamos os sabores para aumentar nosso share em barras de cereais, já que a Speedo Energy Mix Light é o único produto no mercado que tem o apelo de uma marca reconhecidamente associada ao mundo dos esportes" - destacou Renato Hacker, diretor de marketing da Speedo.

Redação Sport Marketing

Tiago Pinto, ex-diretor de futebol da marca para as Américas, assume a função em São Paulo

A Nike do Brasil anunciou mudança no comando do departamento de marketing. Tiago Pinto assumiu a diretoria da área no lugar de Scott Munson, que voltou para a sede da empresa, na cidade de Beaverton (EUA). Tiago retorna ao Brasil após dois anos nos Estados Unidos onde atuou como diretor de futebol da marca para as Américas. O executivo, que chegou à Nike em 2005, está sediado no escritório da empresa em Alphaville.

Redação Sport Marketing

Maurren Maggi fecha com Rede Energia

A medalhista olímpica Maurren Maggi fechou contrato com a Rede Energia, grupo que controla a Enersul. A atleta que conquistou a primeira medalha de ouro individual feminina para o Brasil ao saltar 7 metros e 4 centímetros de distância nos Jogos Olímpicos de Beijing, agora faz parte do projeto Rede Atletismo. O projeto tem como objetivo descobrir e desenvolver talentos nas áreas de atuação de suas distribuidoras, como Mato Grosso do Sul. Os valores do contrato não foram revelados (ler matérias arquivo Sport Marketing: Maurren Maggi deixa BM&FBOVESPA; Sport Marketing: Maurren Maggi é ouro em Beijing; Sport Marketing: Maurren Higa Maggi vira estátua).

Redação Sport Marketing

AIG sai da Copa Davis

Após uma parceria de mais de dez anos, a American International Group Inc. (AIG) anunciou que não irá renovar o patrocínio da equipe americana na Copa Davis. O Grupo alega que as medidas estão sendo tomadas devido à crise financeira mundial. A AIG também patrocina o Manchester United, mas confirmou a manutenção do contrato com o clube inglês (ler matérias arquivo Sport Marketing: Manchester United corre risco de perder patrocínio; Sport Marketing: Crise próxima do marketing esportivo).

Redação Sport Marketing

Cacá Bueno fecha com Red Bull

O piloto da Stock Car Cacá Bueno é o mais novo contratado da Red Bull para 2009. A fabricante de bebidas energéticas apoiará outra equipe, não mais a de Amir Nasr, na próxima temporada. Agora, terá Andreas Mattheis como diretor técnico, William Lube como diretor esportivo e Thiago Meneghel como engenheiro-chefe, trio da WA Mattheis atualmente. O atual bicampeão terá Daniel Serra como companheiro, que já estava com a Red Bull, mas agora não mais sob supervisão de Nasr. Hoover Orsi deixa de representar a marca. Os valores do contrato não froam revelados.

Redação Sport Marketing

ESPN e McCann juntas com Santander

ESPN e a McCann desenvolveram uma ação especial para o Santander no novo portal www.espn.com.br. O banco, patrocinador da McLaren, terá uma página no site da ESPN com notícias, informações, vídeos e material em áudio sobre a equipe de F1. "A ESPN tem como objetivo trazer os anunciantes para o contexto esportivo, extrapolando as fronteiras da publicidade. O Santander estará presente como patrocinador da página da McLaren e terá a marca contextualizada através de uma imagem do carro da equipe. O conteúdo da ESPN será exclusivamente associado à McLaren e estará associado à área de F1 e conteúdos relativos do site. Haverá ainda banners do Santander em outras páginas do site” - disse Marcelo Pacheco, diretor comercial da Disney & ESPN Media Networks. Em julho, a ESPN lançou um novo portal, com conteúdo e formato completamente reformulados. Na publicidade, o ESPN.com.br também passou a oferecer um conceito inovador, com diversas possibilidades de patrocínio que podem ser personalizadas para cada empresa.

Redação Sport Marketing

Eduardo Paes desconhece João Saldanha

"O Gabeira não sabe o que vai fazer com a cidade no dia seguinte que assumir. Não apresentou nenhuma proposta concreta. Ele comenta as minhas propostas, virou um comentarista, o "João Saldanha da política" - disse Eduardo Paes". (G1 O Portal de Notícias da Globo 20/10/08 ). O ex-secretário de Esporte do Estado do Rio de Janeiro parece não saber quem foi João. João Saldanha, em toda a vida, não foi apenas comentarista esportivo com atuação em rádio, jornal e televisão. Como diretor de futebol e técnico campeão do Botafogo em 1957, tornou-se o maior responsável pela montagem do time que está até hoje na memória de cariocas e brasileiros, do qual faziam parte Nilton Santos, Didi e Mané Garrincha. Em 1969, João resgatou a auto-estima do futebol brasileiro como técnico e comandante da seleção que viria a ser tricampeã no México. Escalou e definiu as "feras do Saldanha": Carlos Alberto, Brito, Piazza, Gerson, Jairzinho, Tostão e Pelé. Até ser demitido, por não aceitar interferências diretas da ditadura militar, através do então presidente Médici. Ao lado de outros grandes jornalistas esportivos, inovou com seu estilo coloquial a cultura da imprensa especializada. Ainda jovem atuou em São Paulo e Paraná defendendo e organizando operários em greve e camponeses ameaçados de expulsão de suas terras. João Saldanha acreditava que, em uma política de esporte e cidadania, o esporte social - o esporte cidadão, voltado ao atendimento das camadas mais pobres da população, praticado em escolas, clubes e bairros populares - e o esporte de alto-rendimento - o que busca perfomance e conquista de medalhas e campeonatos - não são excludentes, ao contrário, se complementam. Defendia que o poder público em um país como o Brasil tinha obrigação de investir a maior parte de seus recursos no Esporte Social. Esse era João Saldanha, personagem que Eduardo Paes parece desconhecer. Assinam: Elza Jobim Saldanha Milliet (irmã); Vera Saldanha, Sonia Saldanha e Ruth Saldanha(filhas) ; Raul Milliet Filho.(sobrinho) e Oscar Niemeyer (amigo).

Redação Sport Marketing

Nike ataca com nova campanha

A Nike lançou nos Estados Unidos uma campanha de oito documentários e 31 comerciais que divulgam o conceito Nike Football. Com trilha sonora composta pelo guitarrista Joey Santiago, do Pixies, a série de documentários, recebeu o nome de "Blood, Sweat & Tears" ("Sangue, Suor & Lágrimas"), mostram a determinação e a paixão pela bola de astros do futebol, como Sergio Agüero (Atlético de Madrid), Lucas Neill (West Ham), Giovani dos Santos (Spurs) e Park Ji-Sung (Man U). Veja os comerciais no site http://inside.nike.com/blogs/nikefootball-en_MY/tags/young_talent.

Redação Sport Marketing

Benfica anucia patrocinador

O Benfica apresentará o novo patrocinador oficial da equipe de futsal, sexta-feira, dia 24. Segundo o site oficial do time, a apresentação contará com a presença de toda a equipe de futsal e respectivos dirigentes. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Benfica TV pronta para ir ao ar; Sport Marketing: Benfica vende direitos de TV)

Redação Sport Marketing

David Beckham negocia com Milan

O agente de David Beckham está negociando com o Milan para que o jogador inglês seja emprestado pelo Los Angeles Galaxy ao time italiano."Ele vai ficar aqui no Milan, emprestado, por alguns meses, estamos conversando com o agente dele", disse o chefe-executivo do Milan, Adriano Galliani, no site oficial do time. O Milan pretende lucrar com ele tanto nos campos, quanto fora deles. "Vamos mantê-lo por alguns meses e então ele irá embora. Beckham escolheu o Milan" - disse Galliani. "Nosso time é ultra competitivo e vai continuar assim, mas Beckham é diferente e instigante". "Para mim, será um prazer. Beckham é um atleta sério, um ótimo profissional" - disse o técnico Carlo Ancelloti, gostou da idéia, ao site do Milan. Simon Chadwick, especialista em marketing e fundador do Centro de Negócios Internacionais e Esportivo da Universidade de Coventry, calculou que o clube vai faturar € 15 milhões (R$ 43 milhões) após a contratação do inglês. Chadwick se baseia na popularidade de Beckham na Ásia, mesmo motivo que levou o Real Madrid a tirá-lo do Manchester United em 2003.

Redação Sport Marketing

Itau fecha com CBF

O Banco Itaú junta-se à Vivo e Guaraná Antarctica e é o novo patrocinador da Seleção Brasileira de Futebol. O banco assinou contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para patrocínio das Seleções Brasileiras de Futebol - Seleção Brasileira Principal, Seleção Olímpica, Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17, Seleção Sub-15 e Seleções Femininas. De acordo com o site da CBF, o contrato terá duração de seis anos, incluindo o período da Copa do Mundo no Brasil. "Essa iniciativa está alinhada aos nossos valores de investir sempre no que o Brasil tem de melhor e no que ajuda a fazer o país ainda melhor. Historicamente, atuamos desta forma em educação e cultura. E agora iniciamos essa nova jornada com o futebol, paixão do povo brasileiro, que também é uma das principais manifestações culturais do país, referência para todo o mundo" - disse Antonio Matias, vice-presidente do Banco Itaú. Especula-se que a instituição pagará US$ 105 milhões pelo período no qual terá direito a estampar a logomarca no ombro da camisa da seleção, além do título de "Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira de Futebol". O banco também poderá promover ações promocionais e de publicidade junto ao público fazendo associação à Seleção em produtos e serviços.

Redação Sport Marketing

Mercado: Apple lucra apesar da crise

O grupo de informática Apple obteve um lucro líquido anual de 4,8 bilhões de dólares, devido às fortes vendas de computadores e celulares iPhone. No último trimestre de seu exercício, Apple obteve um lucro líquido de 1,72 bilhão de dólares, em alta de 31%, com ganho de 1,26 dólar por ação, superior à previsão de 1,11 dólar dos analistas. As vendas da Apple, estimuladas por um aumento de 21% em volume e 17% em valor de seus computadores, somaram 7,9 bilhões de dólares.

Redação Sport Marketing

Globo renova com patrocinadores da F1

A Rede Globo já fechou contrato com os patrocinadores da temporada de 2009 da F1. Banco Real, Nova Schin, Petrobras e Renault deram continuidade à parceria vigente em 2008 e renovaram as cotas para o próximo ano. O quinto anunciante a entrar para as pistas da F1 foi a Mastercard, que ocupará o lugar da TIM, cujo contrato de patrocínio não foi renovado para 2009. Cada uma das cotas foi adquirida pelo valor médio de R$ 53 milhões, totalizando uma receita de R$ 265 milhões para a Rede Globo. Cada um dos anunciantes terá direito a uma média de 1013 inserções na TV Globo ao longo de toda a temporada, que terá início em março de 2009, com o GP da Austrália e deve terminar em novembro, com o GP Brasil, em Interlagos.

Redação Sport Marketing

O pior quer estar entre os melhores

O Íbis Sport Club, o pior time do mundo, completará 70 anos no dia 15 de novembro. Para comemorar, está sendo elaborado um site oficial para o clube. A data prevista para o lançamento é 20 de novembro. O lançamento do site acontecerá durante a apresentação do "Ibis - Projeto para o Século XXI", onde serão apresentadas outras novidades relacionadas ao clube como: novo escudo, uniformes, projeto para centro de treinamento, patrocinadores, investidores, sistema LiQuso para sócios e investidores e a Ibis WebTv. O evento de lançamento dessas novidades será transmitido pela Ibis Web Tv, ao vivo.

Redação Sport Marketing

Timão ignora crise financeira mundial

O Corintians se reuniu com os empresários da Medial. A reunião teve como meta a renovação de patrocínio. O Timão pediu um aumento de 20% e exige R$ 20 milhões para renovar com a empresa. Os números assustaram a Medial, que alegou que a crise financeira mundial e a alta do dólar neste mês impedem um investimento tão alto na próxima temporada. Atualmente, o Corínthians tem o maior patrocínio (R$ 16,5 mi). A idéia do Corinthians é estabelecer o contrato por um temporada apenas, já que visa lucrar ainda mais no ano de seu centenário (2010).

Redação Sport Marketing

Mercado: McDonald's em big alta

A maior rede mundial de fast-food, McDonald's, apresentou os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2008. A rede americana teve um crescimento nas vendas globais de 7,1%. No período, o McDonald's registrou lucro líquido de US$ 1,2 bilhão frente a US$ 1,08 bilhão em 2007. Já a receita do terceiro trimestre deste ano atingiu US$ 6,26 bilhões, sendo que no ano anterior o número havia ficado em US$ 5,9 bilhões. As redes dos Estados Unidos abertas há pelo menos um ano alcançaram os maiores incrementos nas vendas em 2008, com uma alta de 4,7% no terceiro trimestre deste ano. Já a Europa teve um aumento de 8,2% nas vendas enquanto a região da Ásia/Pacífico reportou acréscimo de 7,8%.

Redação Sport Marketing

Academia Olímpica de Portugal realiza evento e promove olimpismo

Economia, Vela Olímpica, os Jogos Paralímpicos e a naturalização de atletas são os temas centrais da XXI Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal (AOP), que decorre no próximo fim-de-semana em Aljustrel. A abertura está marcada para as 21h00 de sexta-feira, dia 24, e apresentação dos trabalhos têm início logo a seguir com o presidente da Academia, Sílvio Rafael, sobre a AOP e a Academia Olímpica Internacional, seguida da conferência "Economia e Jogos Olímpicos", a cargo do membro Fernando Tenreiro. Os objectivos da Academia Olímpica de Portugal são estudar e investigar as manifestações olímpicas, quer na Antiguidade, quer na Era Moderna, causas e efeitos nos campos educativo, filosófico, desportivo, social e político, bem como promover e incentivar estudos e ações práticas de sensibilização, formação e divulgação dos ideais olímpicos, sobretudo entre os jovens. O Comitê Olímpico Brasileiro também mantém a Academia Olímpica Brasileira, sob a presidência do Dr. Eduardo Henrique De Rose e vice-presidência do ex-atleta de vôlei Bernard Rajzman, a qual tem como membros os autores do livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros, Marcus Vinicius Freire e Deborah Ribeiro.

Redação Sport Marketing

Austrália investe no futebol feminino

A liga profissional de futebol da Austrália (A-League) investiu em nova campanha para lançar a versão feminina da competição. Com o slogan de “Futebol com estilo” e um visual novo, a A-League lançou a Westfield W-League. O torneio começará no próximo final de semana e terá a participação de oito equipes: Perth Glory, Sydney FC, Melbourne Victory, Central Coast Mariners, Queensland Roar, Adelaide United, Newcastle Jets e Canberra United.

Redação Sport Marketing

Sporting lança ingresso solidário

De acordo com os vários pedidos de Instituições de Solidariedade Social, o Sporting de Portugal criou o Bilhete Leão. O novo bilhete é especial para as visitas ao Estádio José Alvalade e Mundo Sporting, pelo preço simbólico de 2 euros. Esta iniciativa faz parte do projeto Sporting Solidário e destina-se a instituições que trabalham em áreas especiais, nomeadamente, com crianças, incapacitados, idosos, carenciados, entre outros.

Redação Sport Marketing

Atletas figuram em pesquisa de portal masculino

Uma pesquisa realizada pelo site “askem.com”, portal de estilo de vida masculina mais acessado do mundo, apontou Barack Obama, candidato democrata às eleições presidenciais norte-americanas, como o homem mais influente do mundo, mesmo antes das eleições americanas. O jogador Cristiano Ronaldo é o nono da lista, à frente de John McCain. Os resultados da pesquisa resultam de entrevistaas com mais de 200 mil homens a quem foi perguntado qual o homem que mais influenciou os comportamentos, compras e pensamentos durante este ano. O presidente da Apple, Steve Jobs, é o segundo do “ranking”, logo à frente do nadador Michael Phelps, o atleta que conquistou oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing. O tenista Rafael Nadal, Príncipe das Astúrias, apareceu na 30ª posição, à frente de nomes como Brad Pitt e Lewis Hamilton.

Redação Sport Marketing

Siena quer acolher Ronaldo

O clube italiano Siena mostrou interesse em Ronaldo. Por enquanto, o time ofereceu as instalações para o jogador brasileiro poder voltar à velha forma e a jogar. A confirmação do interesse do Siena acontece depois de o próprio Ronaldo dizer que tinha recebido uma oferta de um clube italiano "que não era o Milan"."Bastaria para nós que ele jogasse metade do campeonato. Depois poderia ir para outra equipe, talvez uma maior. No Siena jogaria e se divertiria. E para nós seria uma esplêndida jogada de marketing" - afirmou o presidente, Giovanni Lombardi, em entrevista publicada hoje pelo diário esportivo "Corriere dello Sport". Por enquanto, Ronaldo treina no Flamengo, e espera a abertura da janela de transferências do mercado europeu para saber o futuro. Manchester City e Paris Saint Germain já demonstraram interesse pelo atacante brasileiro. "Mesmo que ele não jogue conosco, espero de qualquer maneira que ele encontre uma equipe e volte a jogar. Gosto muito de vê-lo em campo" - concluiu Lombardi.

Redação Sport Marketing

Nascar negocia com eBay

A agência de marketing esportivo norte-americana Racing Aces Marketing procura novo patrocinador. As negociações do patrocínio para o principal carro da prova automobilística Nascar Sprint Cup Series, estão sendo transadas com o site eBay. A empresa, que gere os patrocínios de J.J. Yeley, três vezes campeão da prova, dará aos patrocinadores a possibilidade de leiloarem a presença na próxima edição do Nascar. "O espantoso sucesso de J.J. traduz-se em mais tempo de visibilidade para o patrocinador, e acreditamos que o eBay é o parceiro perfeito para este evento", explicou o presidente da Races Aces Marketing, Doug Ames. Budweiser, Lowes, Home Depot e AT&T são alguns dos maiores patrocinadores do Nascar.

Redação Sport Marketing

Reebok exalta o gigantismo de Lewis Hamilton

O piloto inglês de F1, Lewis Hamilton, será homenageado com um retrato gigante junto à Tower Bridge, em Londres. A empresa de material esportivo Reebok, patrocinadora do piloto que lidera o Mundial da F-1 com 94 pontos, encomendou ao pintor britânico Ian Cook uma pintura de 8x12 metros, com superfície de 96 m2. O artista britânico, que tem métodos próprios para pintar as obras, um estilo único conhecido como “Auto Drawings”, no qual, os "pincéis" são carrinhos de controle remoto com tinta nas rodas, já começou a pintar o mega retrato. Ele trabalha num estúdio improvisado na Regent Street, a apenas alguns metros da famosa praça Piccadilly Circus. A Reebok apresentará o quadro do embaixador global da marca, no próximo dia 29 de outubro. A obra ficará exposta durante o último fim de semana da temporada de Hamilton - que pode se tornar o campeão mais jovem da F1 se vencer o GP do Brasil, em 2 de novembro. “Reebok é uma marca que celebra a individualidade no esporte e na vida. Lewis é um fora de série e quando nós soubemos do estilo único de arte de Ian, nos pareceu uma combinação natural” - destacou o vice-presidente senior de Sports Marketing da Reebok, Tom Shine. A Reebok fechou contrato com Lewis Hamilton em maio deste ano (ler matérias arquivo Sport Marketing: Reebok acelera negociações com Lewis Hamilton; Sport Marketing: Reebok apresenta o embaixador Lewis Hamilton). Ele é o último ícone esportivo a se juntar a um seleto grupo que inclui os superastros do basquete Yao Ming e Allen Iverson; o atacante do Barcelona Thierry Henry; o jogador sensação de críquete, o indiano MS Dhoni e Rahul Dravid; a tenista número 1 do mundo, Jelena Jankovic; o jogador de Hóquei no gelo Alexander Ovechkin e a lendária atleta sueca Carolina Kluft, entre outros.

Redação Sport Marketing

Tour de France perde valor com doping

A decisão da ARD, televisão estatal da Alemanha, de não transmitir a Volta a França de 2009 devido aos sucessivos casos de doping de ciclistas germânicos está mexendo com a organização da prova. Para Christian Prudhomme, diretor do Tour, a decisão trata-se de um "louco desencanto". Ele disse compreender "a profunda decepção dos alemães", com o que se passou com Jan Ullrich, mas considerou que a decisão é "injusta" e "penaliza" os que lutam pela verdade desportiva. "É uma pena"- frisou."Os telespectadores alemães vão continuar assistindo à Tour no Eurosport. Quanto ao resto, acho que não existe uma diferença fundamental entre ciclismo e outros desportos" - sustentou. A ARD argumentou que "o valor desportivo do Tour diminuiu consideravelmente devido à multiplicação de casos de doping".

Redação Sport Marketing

FIA corre contra crise

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e a Associação das Equipes de F1 (FOTA) chegaram a um acordo com relação às medidas que pretendem adotar para redução de custos nas duas próximas temporadas do Mundial de F1. Os órgãos máximos do esporte a motor se reuniram em Genebra, na Suíça, onde emitiram comunicado conjunto no qual asseguram que a FOTA vai "trabalhar com urgência" na preparação de novas propostas, visando a redução dos custos na modalidades, que atualmente são "insustentáveis". No entender da FIA, a crise poderá levar, inclusivamente, a "uma redução do número de competidores", pelo que a solução deverá passar por um orçamento igual ou muito próximo das receitas disponibilizadas pela Formula One Management (FOM), para todas as equipes.

Redação Sport Marketing

Salários nababescos em crise

Será que os salários mababescos dos jogadores dos times europeus estão com os dias contados? Será que a crise mundial irá colocar um fim nos contratos faustuosos do futebol mais rico do mundo? As rspostas dessas perguntas que rondam os gramados europeus ainda não têm resposta, mas pe certo que os clubes, já mergulhados em dívidas estão com maior dificuldade para ter acesso à crédito. "Ainda é difícil prever toda a dimensão da crise de crédito, mas com certeza o futebol e outras modalidades esportivas serão muito afetadas" – disse Paul Blakey, professor de gerenciamento esportivo na Universidade Northumbria, na Inglaterra. O futebol inglês, por exemplo, tem cerca de US$ 5,2 bilhões em dívidas e a UEFA avalia proibir os clubes endividados de participarem das competições. "Recentemente, mencionou-se a possibilidade de que nenhum clube possa ter mais de 30% ou 40% do faturamento em dívidas" – afirmou Chris Gratton, professor de economia do esporte na Universidade Sheffield Hallam. O projeto do Liverpool para construir um novo estádio de 60 mil lugares foi adiado. "Há uma crise real. O dinheiro de fontes importantes não vai mais chegar ao futebol" – afirmou Giorgio Brambilla, diretor de marketing e de vendas da empresa de consultoria Italy at Sport + Markt. Nos Estados Unidos, os grandes problemas são a diminuição do público e o faturamento estagnado. A fim de enfrentar a crise, os diretores ofereceram promoções com ingressos, diminuíram a mão-de-obra e, no caso da Liga Nacional de Futebol (NFL), reabriram negociações de contratos com jogadores. Já a Nascar criou pacotes especiais promocionais para manter o público nas corridas. Na Alemanha, os acordos de transmissão dos jogos da Federação Alemã, que vencem no fim da temporada, são motivos de preocupação. Apesar de muitas modalidades continuarem faturando alto, os dirigentes não acreditam mais que o setor esteja imune à crise.

Redação Sport Marketing