14 de out de 2008

Mercado: Apple corta preços e lança nova linha

A Apple cortou os preços e lançou novos modelos notebook. Mais barato, custando cerca de 999 dólares, a marca da maçã espera atrair compradores em uma época em que temores de recessão são refletidos na economia. A Apple também apresentou uma nova linha de MacBooks revestidos de alumínio, com preços iniciando em 1.299 dólares. As ações da empresa, que tiveram valorização de 20% desde a última semana, quando a companhia fez convites à imprensa para um evento sobre notebooks, caíram 5% na Nasdaq, para 104,64 dólares. Muitos analistas esperavam que o preço do notebook mais barato caísse para 899 dólares. "Ruim para a ação hoje, bom para a ação daqui a alguns meses" - disse Gene Munster, analista da Piper Jaffray, que achou as novas máquinas boas, mesmo que o novo preço não seja tão baixo quanto Wall Street esperava. O preço de 999 dólares será para o modelo atualizado do notebook branco. As novas máquinas de alumínio usarão chips gráficos da Nvidia e processadores da Intel. Quando perguntado se a Apple entrará no mercado de pequenos portáteis, também conhecidos como netbooks (com telas de 7 e 9 polegadas), Steve Jobs, presidente-executivo da empresa, disse que "é um mercado embrionário" e que a Apple irá acompanhar como ele irá se desenrolar.

Redação Sport Marketing

Corinthians fecha com Femsa

O grupo mexicano Femsa fechou parceria com o Corinthians. O contrato, cujo valor não foi revelado, tem duração até 31 de julho de 2011, e contará com ações de comunicação no clube, que inclui backdrop de coletiva personalizado e exploração dos espaços de merchandising, e ainda, imagem no banco de reservas e equipe técnica. A Femsa também será a fornecedora oficial de produtos ao clube e aos centros de treinamento de Itaquera e do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Passa a ser a bebida oficial do time. O acordo envole a Femsa Cerveja Brasil (Kaiser, Sol, Bavária, Summer, Dos Equis, Heineker e Xingu) e a Coca-Cola Femsa Brasil (i9, Coca-Cola tradicional, Light e Zero, Schweppes e Aquarius Fresh).

Redação Sport Marketing

Honda muda estratégia de marketing

Na próxima temporada a Honda vai abandonar a estratégia de marketing de uma equipe ecologicamente correta. A ação definida há dois anos será alterada devido à necessidade de receber apoios financeiros para ajudar a equipe a se manter nas pistas da F1 e, principalmente, porque os resultados da campanha ecológica não foram os esperados. A chegada da ING como principal patrocinadora da Honda durante três anos é um dos fatores da mudança de estratégia. Outro ponto é a chegada da Petrobras, que segundo rumores vai mudar-se mesmo da Williams para a Honda, depois de quase uma década com a equipa inglesa. A ligação direta a um construtor, que dará a Petrobras e Lubrax como marcas de referência aos muitos clientes no Brasil, deverá ser anunciada apenas na semana do Grande Prémio do Brasil.

Redação Sport Marketing

Umbro lança quarta camisa do Figueirense

A Umbro vai lançar o quarto uniforme do Figueirense. A iniciativa é para comemorar os 10 anos de parceria da marca de materiais esportivos com o clube catarinense. A estréia da nova camisa será contra o Ipatinga, no Orlando Scarpelli. A camisa tem um moderno e vistoso design, com o emprego de alta tecnologia de confecção e de tecidos compostos de fibras especiais perfeitamente adequadas à prática de atividades esportivas. Nas lojas, o produto será encontrado a partir de segunda-feira por R$ 159,90 e R$ 99,90, nas opções masculina adulta e feminina/infantil, respectivamente. Na rede de lojas Figueira Store, a oficial do clube, os primeiros 50 torcedores que comprarem o novo uniforme poderão acompanhar as partidas do Figueirense com a equipe do Fluminense (30/out) ou do Náutico (23/nov) do camarote da Umbro ou nos Setores “A” e “C” do estádio Orlando Scarpelli.

Redação Sport Marketing

A volta de Biro Biro

A Coca-Cola volta a utilizar a imagem de Biro Biro. A Coca-Cola lança a promoção “Coca-Cola - Deu a Louca no Biro Biro”, a mais nova atividade de marketing ligada ao tema futebol. a ação mantém o tom bem-humorado da campanha “Quem foi melhor?”, que promoveu uma eleição fictícia para apontar o preferido do público entre Biro Biro e Maradona. Aclamado vencedor na disputa das urnas nos bares, o ex-jogador brasileiro está de volta, em clima de comemoração. O ex-jogador irá distribuir 4 mil cartões de débito Visa Electron, com R$ 200 cada, 50 coroas douradas, acompanhadas de certificados de R$ 15 mil em barras de ouro e cinco carros clássicos exclusivos Coca-Cola, especialmente customizados com atrativos como kit de som e DVD, kit gás, navegador GPS, banco de couro e uma geladeira portátil. Além de concorrer ao carro, cada um dos 50 “coroados” também indicará um bar, que receberá uma TV LCD de 42 polegadas. Os consumidores sorteados com a coroa também indicarão 50 bares, que receberão uma TV LCD de 42 polegadas. A ação de marketing terá spots comerciais na TV, rádio, Internet e material de ponto-de-venda. A participação dos consumidores na promoção é até 23 de dezembro e será totalmente eletrônica, por celular e pela Internet (www.coca-cola.com.br).

Redação Sport Marketing

Segundo Tempo chega a Goiânia

Foi lançado em Goiânia, o programa Segundo Tempo. O projeto do Ministério do Esporte será realizado em parceria com a Agência Goiana de Esportes e Lazer (Agel). A proposta será desenvolvida em 57 municípios goianos, beneficiando 12 mil crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos. De acordo com o presidente da Agel, Talles Barreto, o Segundo Tempo em Goiás será aplicado com o objetivo de ajudar a formar cidadãos com mentalidade coletiva. O programa prolonga a jornada escolar a partir de atividades esportivas praticadas fora dos horários de aula.

Redação Sport Marketing

TRE fiscalizará Maracanã

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está preparando uma operação especial de fiscalização no Estádio do Maracanã, durante o jogo da seleção brasileira contra a Colômbia pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2010. A intenção é reprimir propaganda política no estádio por cabos eleitorais dos candidatos à Prefeitura do Rio no segundo turno, Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB). Equipes de fiscalização vão se infiltrar entre torcedores dentro e fora do Maracanã, para tentar identificar militantes partidários que estejam distribuindo panfletos eleitorais. Uma das principais preocupações será tentar flagrar a distribuição de propaganda negativa contra candidato adversário. A legislação eleitoral proíbe propaganda política em estádios esportivos, clubes e prédios públicos. A operação foi decidida depois que fiscais da Justiça Eleitoral flagraram durante partida entre Flamengo e Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro, supostos militantes do PMDB distribuindo nas ruas em torno do Maracanã folhetos atacando Gabeira. Os panfletos reproduziam matérias de jornais nas quais foram noticiadas a polêmica declaração do candidato de que a vereadora Lucinha (PSDB) teria uma "visão suburbana" da política. Fiscais apreenderam dezenas de folhetos, mas os militantes conseguiram fugir. Segundo o chefe da fiscalização do TRE, Luiz Fernando Santa Brígida, já foram constatadas nas ruas do Rio a distribuição de pelo menos três modelos diferentes de folhetos atacando a candidatura de Gabeira. Todos exploram o caso sobre a declaração envolvendo a vereadora Lucinha. Todo o material está sendo encaminhado ao juiz Fábio Uchôa, coordenador da propaganda eleitoral no município, junto com relatórios sobre as apreensões. A declaração de Gabeira virou munição para o PMDB no segundo turno, para tentar segurar o crescimento do verde nas zonas Norte e Oeste. Advogados e assessores de Paes negam que o material esteja sendo produzido pelo candidato. No sábado porém, quando ele esteve em Madureira, militantes do PMDB distribuíram um dos modelos dos folhetos. Advogados de Fernando Gabeira (PV) vão entrar com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o suposto uso do telão do Maracanã, no sábado, para divulgar propaganda a favor de Eduardo Paes (PMDB), no jogo do Flamengo contra o Atlético Mineiro. Segundo o advogado Eduardo Costa, a representação vai pedir que a Justiça Eleitoral investigue uso de bem público a favor de uma candidatura. "É o uso da máquina a favor do candidato do governo", criticou o advogado. Segundo ele, serão encaminhados provas do fato. De acordo com as denúncias, mensagens de apoio a Paes, supostamente enviadas por torcedores, foram exibidas nos telões do Maracanã, para os 81 mil torcedores que estavam no estádio. "O subúrbio merece respeito" foi um dos textos expostos. Outra mensagem dizia: "Parabéns, Eduardo Paes". O Maracanã é subordinado à Suderj, que foi comandada por Eduardo Paes quando ele ocupou a Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer. A assessoria da Suderj negou que o fato tenha ocorrido e informou que todas as mensagens recebidas são arquivadas com data, horário e número do telefone, e passam por triagem rigorosa. Sábado, dia da partida, foram recebidas 762 mensagens. Todas estão arquivadas, segundo a assessoria, à disposição do TRE.

Redação Sport Marketing

Federação Portuguesa fecha patrocínio

A Federação Portuguesa de Futebol fechou patrocínio para a Taça de Portugal com o Milennium BCP, maior banco privado português. O acordo é válido para as próximas três temporadas, contando com a que já está em andamento. A competição vai passar a designar-se Taça de Portugal Milennium que também terá o aumento do número de jogos transmitidos pela tv, quinze a vinte jogos, além de um prêmio que pode chegar a um milhão de euros para o vencedor.

Redação Sport Marketing

Adidas patrocina Fantasy League

Você quer ser um técnico de futebol virtual? Pois saiba que isso é possível graças ao game on-line Fantasy League. O jogo é patrocinado pela Adidas no Brasil e permite que o usuário seja um técnico de futebol e crie um time com jogadores que disputam a atual UEFA Champions League.
O realismo do game é tanto que o “técnico” poderá ganhar pontos diante de um bom desempenho dos jogadores nas partidas, fazer transferências de atletas e ainda escolher táticas de jogo. Os melhores treinadores virtuais ganham da Adidas produtos da linha de futebol da marca mensalmente. Acesse o Fantasy League http://hivechampions.fantasyleague.com/ e descubra mais detalhes sobre o jogo.

Redação Sport Marketing

Presidente da Federação Baiana de Futebol acionado

O presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, foi acionado pelo Ministério Público sob a acusação de falsidade ideológica. O promotor Tyrone Carvalho responsável pela denúncia, diz que Ednaldo alterou dados da certidão do histórico de um jogador, em 2005. De acordo com o MP, Ednaldo incluiu no documento do atleta a passagem pelo Esporte Clube Poções entre 1993 e 2000, sendo que no período de 1995 a 1999, o jogador atuava na Liga Valenciana de Futebol. Conforme matéria do jornal A TARDE, com a operação, o Esporte Clube de Poções poderia ser beneficiado, já que o Regulamento sobre Transferência de Jogadores da Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) prevê que o clube que participa da formação do jogador tem direito a obter um percentual em futuras transações. O documento foi corrigido em 2006 após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) notificar a FBF.

Redação Sport Marketing

Renault corre contra a crise

A saída da ING da Renault para a Honda, colocou a escuderia em uma zona de perigo. A equipe além de ter uma imagem bastante modificada no próximo ano, ainda procura apoios para completar um orçamento que, como foi anunciado recentemente, vai ser aumentado entre 30 a 40%. Quem irá se beneficiar é a Total, marca de lubrificantes franceses, que pretende concentrar esforços na F1, reduzir o envolvimento em outras categorias. A Total terá a marca exposta na asa traseira da Renault e nas laterais e no nariz dos carros da próxima temporada. Mas a Total - que já apoia a Renault através da Elf - não poderá compensar a perda da ING, pelo que Flavio Briatore está à procura de mais um bom patrocinador, que cubra a diferença e ajude a completar o orçamento, apesar da atual crise financeira mundial.

Redação Sport Marketing

Samsung faz ação com Diane dos Santos

A ginasta Daiane dos Santos, que faz parte do Time Medalha Azul da Samsung, fará uma sessão exclusiva de autógrafos em Curitiba (PR). Daiane estará à disposição na loja Colombo Premium, no Palladium Shopping, para autógrafos e fotos das 17h30min às 19 horas. Quem comprar um televisor de LCD ou plasma da Samsung no dia da sessão de autógrafos, também ganhará uma camiseta autografada do Time Medalha Azul, criado pela marca para celebrar o patrocínio de seu grupo de atletas. Neste ano, além de Daiane dos Santos, o Time Medalha Azul – Samsung 2008, é formado por Maurício e Giba (vôlei), Priscila Xavier (caratê), Franck Caldeira (maratona), Flávia Delaroli e Cesar Cielo (natação), Robert Scheidt (vela), Marta (futebol), e pelo nadador paraolímpico, Clodoaldo Silva.

Redação Sport Marketing

Lotto lança camisa comemorativa do Coxa

A Lotto irá lançar um novo modelo de camisa para o Coritiba. A camisa preta com duas faixas horizontais, uma verde e outra branca, segue o estilo da camisa número 1, faz parte das comemorações dos 99 anos do Alviverde, comemorados no último domingo, dia 12. Segundo explicações publicadas no site oficial do clube, a escolha do preto foi feita porque "valoriza a história coritibana, já que nas décadas passadas o Coxa era chamado de alvinegro, pois, nas fotos em preto e branco da época, aparecia com a camisa branca e calções escuros". A expectativa da diretoria é de que a camisa dos 99 anos - que já está à venda - repita o sucesso de vendas do modelo lançado no ano passado, para comemorar o aniversário de 98 anos.

Redação Sport Marketing

Rússia cria cargo de supervisor dos Jogos

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a indicação do atual ministro do Desenvolvimento Regional, Dmitri Kozak, para ocupar o recém criado cargo de vice-premier para a supervisão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que serão realizados na cidade de Sochi. De acordo com a agência Interfax, a criação do cargo havia sido defendida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que definiu como "racional" a nomeação de um novo vice-premier (além dos sete já existentes) para se ocupar "principalmente da preparação dos Jogos Olímpicos de 2014 e que terá para isso os poderes necessários". Kozak será substituído pelo Vice-Representante Presidencial no Distrito Federal dos Urais, Viktor Basargin.

Redação Sport Marketing

Tom Daley vira ídolo aos 14 anos

Se o inglês Tom Daley de repente ficar incapaz de executar mergulhos corretamente, ele não irá se preocupar, pois o mais jovem atleta de salto de plataforma a ir aos Jogos Olímpicos sob a bandeira do Reino Unido já fez suficiente para assegurar o trabalho que ele almeja como apresentador de televisão. Tom é considerado, aos 14 anos, um tesouro nacional e um ídolo na terra da rainha. A aparição de Daley nos Jogos Olímpicos de Beijing teve como meta principal prepará-lo para Londres 2012, mas a Daley mania estourou, apesar da sétima colocação plataforma de dez metros individual . "Eu definitivamente gostaria de ser apresentador de TV. Eu adoraria poder fazer programas de esporte ou infantis" - disse a jovem promessa. Daley possui uma combinação de talento, confiança e modéstia que é perfeita para televisão e patrocinadores. A Sodexo, por exemplo, provedora de comidas da escola onde Tom estuda, está usando-o como garoto-propaganda para promover comida saudável entre os alunos (ler matérias arquivo Sport Marketing: Tom Daley garoto-propaganda VISA; Sport Marketing: Bott patrocina Tom Daley, atleta olímpico mais ...). "Meu objetivo de honra é ganhar medalha nos Jogos de 2012? Mas, até lá não sei realmente o que vai acontecer. Estou em fase de crescimento e o meu tamanho pode me prejudicar. Um atleta muito grande, não pode fazer quaisquer dos mergulhos duros, além do que gira muito lentamente" - disse Tom.

Redação Sport Marketing