26 de set. de 2008

Comitê Desportivo LGBT procura patrocínio

CDG (Comitê Desportivo LGBT do Brasil) está à procura de patrocínio para levar a seleção de vôlei para a Copa ASVOG - torneio que acontecerá em Santiago, no Chile, entre os dias 17 e 23 de novembro. A entidade tem até o dia 13/10 para angariar verbas e confirmar a participação no evento. Érico estima que o custo da viagem saia por volta de 30 mil reais. "Fizemos um levantamento por cima, de passagens, hospedagem e alimentação e ficou mais ou menos esse valor" - disse o Érico Santos, presidente do CDG. Caso consiga o patrocínio, a CDG Brasil levará ao Chile 16 pessoas; além dos 12 atletas, treinadores e diretoria. "Quero que os empresários olhem com outros olhos para os esportes LGBTs. O segmento tem crescido muito. Não vamos desistir, temos até o último dia para conseguir o patrocínio" - declarou Érico ao site A Capa. O Comitê Desportivo LGBT está sendo criado pela necessidade de uma entidade que realize eventos esportivos gays no Brasil. A associação pretende dar apoio à atletas gays brasileiros que queiram praticar esportes e aumentará a representação do Brasil em eventos internacionais como os GayGames e OutGames. Entidades como essa existem em países como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Chile, Uruguai e Argentina; além de países da Europa e Ásia.

Redação Sport Marketing

CO-RIO solta nota de esclarecimento

Diante de notícias publicadas nos últimos dias na imprensa, o Comitê Organizador Rio 2007 (CO-RIO) soltou a seguinte nota de esclarecimento:

1 - O CO-RIO prestou conta de todos os recursos públicos que recebeu para a organização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. O mesmo acontece com o Comitê Olímpico Brasileiro em relação aos recursos públicos que recebe.
2 - Sobre os 31 dardos e 90 varas citados nas matérias, o material já foi entregue à Confederação Brasileira de Atletismo para o fomento das provas de arremesso de dardo e de salto com vara.
3 - Competições como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-americanos exigem que os atletas e oficiais estejam concentrados em um mesmo local, no caso a Vila Olímpica e a Vila Pan-americana. As Vilas precisam de capacidade para hospedar simultaneamente milhares de pessoas e contar com serviços específicos de segurança, alimentação e até transporte para os participantes dos Jogos. Por isso, um hotel não pode fazer o papel de uma Vila Pan-americana nem Vila Olímpica. Daí a comparação do custo da diária da Vila com um hotel ser indevida, pois comparam realidades, tipos e níveis de serviço totalmente distintos.
4 - É importante lembrar ainda que a Vila Pan-americana do Rio 2007 funcionou num condomínio de edifícios, cujos apartamentos foram vendidos pela construtora ao público e o pagamento do financiamento contraído pelos compradores será revertido aos cofres da Caixa Econômica Federal, que financiou a obra. Adicionalmente é importante ressalvar que parte dos investimentos governamentais relativos à Vila Pan-americana foi direcionada para obras de infra-estrutura em vias públicas e para a construção de uma unidade de tratamento de rio.
5 - Em competições como os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-americanos, o Comitê Organizador precisa oferecer aos atletas e oficiais uma alimentação especial, variada, balanceada e disponível 24 horas, contemplando café da manhã, almoço, lanche e jantar. Essa operação demanda a montagem de uma grande estrutura temporária dentro da Vila, com capacidade de fornecimento industrial das refeições, observando-se todas as necessidades específicas dos Jogos. Daí não ser possível comparar os custos diários de alimentação de atletas e oficiais com outras situações fora do ambiente da Vila Pan-americana.
6 – O CO-RIO aproveita a oportunidade para ratificar o sucesso de organização dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007, fato este ressaltado por todas as entidades internacionais ligadas ao evento. O RIO 2007 e a sua organização seguiram as melhores práticas internacionais de grandes eventos multiesportivos, tendo sido considerado publicamente pela comunidade esportiva internacional como os “melhores Jogos da história”.
7 – É importante ressaltar que para o planejamento dos Jogos, o CO-RIO contou com a consultoria de especialistas internacionais na organização de Jogos Olímpicos. Durante os cinco anos de preparação do Rio 2007, o trabalho do CO-RIO foi acompanhado de perto pelas entidades internacionais donas do evento, que realizaram diversas visitas de inspeção ao Rio de Janeiro. Todo o trabalho do CO-RIO foi integralmente aprovado e hoje é considerado modelo para a organização deste tipo de evento, o que foi ratificado pelo Comitê Olímpico Internacional com a escolha do Rio de Janeiro como cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2016.
8 – Por fim, o CO-RIO reitera a importância do trabalho do Tribunal de Contas da União, que acompanhou o processo de organização dos Jogos desde o início. E ratifica que segue à disposição, como sempre, para prestar quaisquer informações adicionais que se façam necessárias.

Atenciosamente,
Comitê Organizador Rio 2007

Mercado: VISA e Nokia desenvolvem tecnologia

A Visa aproveitou evento realizado em Nova York e destacou várias tendências da indústria de pagamentos em geral. Visa e Nokia anunciaram planos de desenvolver pagamentos com cartões Visa e serviços relacionados nos celulares Nokia de última geração, equipados com a tecnologia NFC (Comunicação em Campos Próximos), a começar pelo Nokia 6212 Classic. Espera-se que o serviço esteja disponível em outubro de 2009. Inicialmente, as aplicações Visa estarão disponíveis para serem utilizadas em pilotos de instituições financeiras interessadas. Esses projetos permitirão que os usuários do Nokia 6212 que sejam clientes de algum banco emissor Visa participante da iniciativa, utilizem celulares para efetuar diversos tipos de pagamento e beneficiarem-se de serviços relacionados, incluindo pagamentos remotos, transferência de dinheiro, alertas e notificações. Lançamento do piloto de transferência de dinheiro através de dispositivos móveis nos Estados UnidosVisa e o U.S. Bancorp anunciaram um projeto piloto de transferência de dinheiro via celular, o qual permitirá que os portadores de cartões Visa participantes utilizem telefones celulares e PDAs para enviar fundos de forma segura diretamente a outro portador de cartão da Visa. A primeira fase do programa, cujo lançamento está previsto para o final deste ano, habilitará as transferências de dinheiro dentro dos EUA com a participação de instituições emissoras Visa, lideradas pelo US Bank, assim como, cerca de 6 mil titulares de cartões Visa.

Redação Sport Marketing

Wembley pode sediar Liga dos Campeões

O estádio londrino de Wembley receberá a final da Liga dos Campeões de 2011. De acordo com fontes da UEFA questões de taxação já foram negociadas com o governo britânico, porém, a decisão final será tomada no próximo encontro do comitê executivo da UEFA, em dezembro.
Wembley não foi escolhido para a final de 2010, que será realizada no Santiago Bernabéu, em Madri, depois que o governo britânico não pôde garantir que os jogadores da final não teriam impostos cobrados pelo governo.

Redação Sport Marketing

Endemol Sport vem aí

A Endemol, empresa criadora do programa Big Brother, terá uma divisão voltada para o esporte - a Endemol Sport. A nova unidade global do grupo será dirigida por Lawrence Duffy e Gregg Oldfield, ambos ex-executivos-seniores da IMG, os quais serão responsáveis pela criação de um negócio multimídia global que incluirá alavancar a infra-estrutura mundial da empresa de forma a produzir e distribuir uma ampla variedade de conteúdo esportivo, como cobertura de eventos ao vivo e programação esportiva voltada ao entretenimento. Lawrence Duffy foi executivo da BBC Sport e vice-presidente e chefe de desenvolvimento da IMG Sports Media, cargo no qual era responsável por garantir negócios de produção com federações esportivas, patrocinadores e exibidores. Gregg Oldfield foi vice-presidente de Network Ventures na IMG Media, empresa na qual trabalhou por oito anos, ocupando diversas posições de comando.

Redação Sport Marketing

Londres em contagem regressiva

Começou a contagem regressiva para os Jogos de Londres 2012 com o hasteamento da bandeira olímpica junto à britânica em frente à Torre de Londres. A cerimônia marcou oficialmente a capital inglesa como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. No ato, esteve presente o prefeito da cidade, Boris Johnson.

Redação Sport Marketing

UEFA de cara, regras e nome novos

O Comitê executivo da UEFA confirmou, durante reunião, que a Eurocopa de 2012 será realizada na Ucrânia e Polônia. Houve um aumento do número de equipes, terá uma nova fase de grupos de 48 seleções e dentro das chaves, haverá a disputa de partidas dentro e fora de casa, nos mesmos moldes da Liga dos Campeões. “Estas mudanças melhorarão esta competição histórica que é muito importante para a Uefa e para a Europa. Ele dará a mais torcedores, jogadores e clubes a emoção de um torneio europeu interclubes. Tenho a convicção de que o novo formato dará à Liga Europa um novo ímpeto de sucesso” - afirmou Michel Platini, presidente da UEFA, em um comunicado oficial. O Comitê estabeleceu uma lista de condições que devem ser cumpridas pelos co-anfitriões de 2012, de forma a permitir o avanço do projeto. A UEFA definiu o número de estádios a serem utilizados - máximo oito e mínimo seis. A conclusão dos estádios nas duas capitais, Varsóvia (Polónia) e Kiev (Ucrânia) é vista como crucial para o projeto de 2012. Além disso, foi anunciado que o torneio mudará de nome, passará a se chamar Liga Europa (Europa League em inglês), a partir da próxima temporada com exploração dos direitos de transmissão, a imagem de um patrocinador e uma bola exclusiva, para além de sponsorização desde a fase eliminatória, um novo logotipo e identidade visual própria. Foi apresentado em Bordéus o novo logotipo amarelo e vermelho do campeonato. O Michel Platini anunciou também que serão realizados testes com cinco árbitros por jogo, em pequenos torneios que serão disputados na Eslovênia, Hungria e Chipre, em novembro."Obtivemos autorização da FIFA para estes testes com cinco árbitros. Foi isto que eu sempre defendi. Falta que testemos para ver se assim corre melhor"- disse o presidente da UEFA. Criada na temporada 1971/72, a Copa Uefa passou nos últimos anos por um período de transição. Desde 1999, com a extinção da Recopa, a competição se tornou a segunda mais importante do continente, mas mesmo assim perdeu um pouco da relevância. As mudanças tentam revigorar o torneio e revitalizá-lo. O secretário-geral da UEFA, David Taylor, anunciou que o organismo vai reforçar o combate à manipulação de resultados de jogos com a criação de uma célula encarregada de seguir por perto a existência de apostas ilícitas. "É um risco para o nosso esporte e não podemos deixar clandestinos influenciar um resultado de um jogo" - afirmou Taylor. O secretário-geral adjunto, o italiano Gianni Infantino, confessou que durante esta época 10 jogos das provas da UEFA foram alvo de atenção especial por parte dos responsáveis do organismo que rege o futebol europeu. "
Redação Sport Marketing