24 de set de 2008

Comissão Rio 2016 participa de Fórum mundial do COI

Cultura e educação estão lado a lado com o esporte na candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Por isso, o Diretor de Relações Internacionais da Comissão Rio 2016, Mário Cilenti; a Diretora do Departamento de Educação e Cultura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Christiane Paquelet; e a representante do Departamento Cultural Rio 2016, Nira Lima, participarão do VI Fórum Mundial de Esporte, Educação e Cultura do Comitê Olímpico Internacional (COI), que começa nesta quinta-feira, dia 25, em Busan, na Coréia do Sul. O evento é realizado a cada dois anos e nesta edição terá cerca de 1.000 participantes de 150 países. O objetivo é discutir como a integração entre esporte, educação e cultura pode contribuir para a paz e o bem-estar mundial. A Diretora do Departamento de Educação e Cultura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Christiane Paquelet, explicou que serão mostradas as ações feitas no Brasil nos últimos dois anos, como os livros lançados pelo selo COB Cultural e as iniciativas culturais realizadas nas Olimpíadas Escolares e na Semana Olímpica. Entre os livros publicados pelo selo COB Cultural destaca-se a obra Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros, de autoria do diretor do COB e chefe de missão, Marcus Vinicius Freire escrito em parceria com a jornalista e sócia diretora da agência de comunicação New Gap Productions - Soluções em Mídia Deborah Ribeiro. O selo COB Cultural foi criado em 2005 com o objetivo de publicar livros inéditos sobre conquistas e perfis de atletas, modalidades olímpicas, técnicas de treinamento e a participação de delegações brasileiras em eventos esportivos.

Redação Sport Marketing

Nike mostra números

A Nike informou redução de 10% na receita. A fabricante de materiais esportivos apresentou lucro de US$ 510,5 milhões no primeiro trimestre (junho-agosto). Os números superaram as expectativas dos analistas. O resultado por ação no trimestre ficou em US$ 1,03, contra US$ 0,92 esperado pelo mercado. Em comunicado, a Nike revelou que os resultados não são "diretamente comparáveis" aos do ano passado, devido à venda de duas marcas, Starter Brand e Nike Bauer Hockey, nos dois trimestres precedentes.

Redação Sport Marketing

França anuncia candidatura para Jogos de 2018

A França pretende se candidatar para sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. "Nossa ambição olímpica fez com que nos candidatássemos para os Jogos de 2018" - disse o presidente do Comitê Olímpico Francês (COF), Henri Serandour, em entrevista coletiva. A cidade candidata de França será conhecida em março de 2009. Entre elas estão Grenoble (Isere) sede dos Jogos em 1968, Annecy (Haute Savoie) e Nice (Alpes). A decisão sobre a sede dos Jogos acontecerá em 2011. A França já sediou três edições de Jogos Olímpicos de Inverno - Chamonix (1924), Grenoble (1968) e Albertville (1992). Paris foi a sede dos Jogos de Verão em 1900 e 1924, mas foi derrotada em 1992, 2008 e 2012 por Barcelona, Beijing e Londres. Entre as outras candidatas para os Jogos de Inverno de 2018 estão Pyeongchang, na Coréia do Sul, a alemã Munique, a suíça Genebra, a norueguesa Tromsoe e Reno, no estado norte-americano de Nevada. Os próximos Jogos de Inverno acontecerão em Vancouver, no Canadá (2010) e Sochi, Rússia (2014).

Redação Sport Marketing

Sony Ericsson na Copa de 2010

A Sony Ericsson fechou contrato de patrocínio com a FIFA para a Copa do Mundo de 2010. O acordo torna a Sony a patrocinadora oficial na categoria de telefonia celular do torneio. O negócio é um sub-licenciamento do acordo já existente entre a FIFA e a Sony. O contrato começa a vigorar este ano e vai até o final da Copa da África do Sul. Como patrocinadora oficial de telefonia móvel a Sony Ericsson terá todos os direitos mundiais relativos à categoria , assim como também terá acesso a outras propriedades da FIFA. Os valores da negociação não foram revelados. A Sony Ericsson está também patrocina o WTA de tênis feminino (ler matéria arquivo Sport Marketing: WTA lança campanha mundial 'Looking for a Hero?').

Redação Sport Marketing

Petrobras e Flamengo - tanque cheio de reclamações

Finalmente um departamento de marketing resolveu exigir o mínimo de profissionalismo do time da Gávea! Estamos falando do departamento de marketing da Petrobras, que demorou, mas decidiu colocar os pingos nos 'is' com relação à falta de respeito à marca que paga para estar na camisa dos jogadores, mas que nem sempre aparece nos momentos principais do time, porque os jogadores resolvem comemorar com a camisa na cabeça, sem camisa, com outras camisas por baixo, enfim...escondendo a logomarca da empresa patrocinadora. Pois chegou a hora do Flamengo se profissionalizar ou perder o pouco que lhe resta! O acordo prevê que o Rubro-Negro receba cerca de R$ 16 milhões neste ano. A empresa já pagou metade, mas se recusa a quitar o restante, pois cobra dívida de R$ 1,6 milhão por não cumprimento do contrato. Os uniformes dos esportes olímpicos também não estão com a marca da Petrobras que está no clube desde 1984 e, além disso, o Fla não tem a Certidão Negativa de Débito com a Fazenda Municipal. Em resumo, a relação entre clube e empresa não está boa e o processo de renovação para 2009 promete ser tumultuado. O Fla acredita que deve receber mais (pelo menos R$ 20 milhões anuais) pelo novo contrato e acusa a Petrobras de fazer pouco caso do assunto. Como se não bastasse o imbrólio com a Nike e a Olympikus, o Flamengo agora terá que se resolver com a Petrobras e, principalmente, mudar de comportamento, respeitando as marcas que se interessam em estar associadas ao time, caso contrário, poderá ficar com as mãos abanando! É hora do marketing do clube ser mais atuante e exigir profissionalismo no campo!

Redação Sport Marketing

Kaká na lista do Papa

Kaká e Nicola Legrottaglie são as duas estrelas do futebol na lista do Papa Bento. O jogador do Milan é um dos convidados a ler um capítulo da Bíblia na rede italiana RAI, num programa com o Papa, o primeiro pontífice na história a ler um capítulo da Bíblia na televisão. O programa do Papa na RAI, vai ao ar no dia 5 de outubro com o primeiro capítulo de Gênese. A participação de Kaka na maratona de sete dias não surpreenderá os fãs do futebol, que sabem da devoção do jogador que em 2007 afirmou que a Bíblia é o livro favorito. Um total de 1.500 pessoas de tomará parte no projeto entre cardeais, rabinos, políticos e acadêmicos etc.

Redação Sport Marketing

UEFA se reúne para analisar mudanças

O comitê executivo da UEFA vai analisar o aumento para 24 seleções participantes no campeonato da Europa e a revisão da organização da competição de 2012, a cargo de Polônia e Ucrânia. Michel Platini, deverá debater também mudanças na organização das competições de clubes para o período 2009/2012. O comitê executivo da UEFA tem ainda agendada a discussão sobre a criação de uma unidade de investigação especializada para "proteger a integridade do futebol" e a escolha do local onde se realizará o congresso da UEFA em 2010. Os temas principais da agenda são o futuro formato do campeonato europeu, com um possível aumento de 16 para 24 equipes, que caso seja aprovado, vigorará a partir de 2016, e a revisão da organização do campeonato de 2012 pela Ucrânia e Polônia. A proposta de aumento para 24 equipes parte das associações escocesa e irlandesa e a revisão da organização do campeonato da Europa de 2012 decorre dos problemas com os preparativos realizados pelos países anfitriões para a competição. A reunião será em Bordéus (França).

Redação Sport Marketing