22 de set. de 2008

Nike se agiliza em Wall Street

A Nike está entre as empresas americanas que pretendem recomprar papéis. Ao lado de grandes corporações como Microsoft, Hewlett-Packard, a Nike prevê uma aquisição de US$ 5 bilhões em ações do tipo B. A empresa tem cerca de 492 milhões dos papéis no mercado. Outra notícia é que a Nike está deixando o mercado de elite de moda praia, mas continuará fornecendo maiôs para as universidades e clientes tradicionais de varejo. "Não vamos investir na inovação de trajes de natação da próxima geração, que não está em linha com nossa declarada estratégia de crescimento por categoria" - informou a empresa em nota. O canal CNBC noticiou no fim de semana que a Nike pode parar de desenvolver trajes de natação em conseqüência do fraco desempenho nos Jogos Olímpicos de Beijing.

Redação Sport Marketing

FIFA mantém jogos na Geórgia

A FIFA autorizou a realização de jogos na Geórgia durante a fase de qualificação para a Copa do Mundo de 2010, cessando a proibição motivada pelo conflito armado entre a Geórgia e a Rússia. Com esta decisão, a seleção da Geórgia volta a jogar em casa no dia 11 de outubro contra o Chipre, e quatro dias depois perante a Bulgária, no estádio Boris Paichadze em Tbilissi. A FIFA garantiu em comunicado que "vai manter contato intenso com a Federação Georgiana de Futebol, mas que ainda não há nenhuma indicação para que não se mantenham os padrões de organização e segurança para os próximos jogos".

Redação Sport Marketing

Fernando Meligeni vira livro

O ex-tenista Fernando Meligeni lançou o livro - Aqui Tem! Vitórias e Memórias de Fernando Meligeni. A obra escrita por André Kfouri mostra os bastidores do circuito profissional da ATP. Fininho define a obra como um “livro de boas histórias”, vai além de biográfico e o livro tem como intuito levar ao conhecimento público o funcionamento dos bastidores do circuito, como também outros temas, passando pela escolha de Meligeni em se tornar tenista e de se naturalizar brasileiro, a rotina dos treinamentos, as vitórias, as derrotas e a despedida das quadras, marcada pela medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003.

Redação Sport Marketing

Fundação Sharapova ajuda jovens russos

A tenista russa Maria Sharapova está envolvida em um programa de ajuda aos estudantes bielo-russos afetados pelo acidente nuclear de Chernobyl em 1986. O programa avaliado em US$ 210 mil e é uma ação conjunta da fundação Maria Sharapova e do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP), da qual a tenista é uma das Embaixadores da Boa-Vontade. As bolsas de estudo vão possibilitar a 12 jovens promissores estudar em duas das principais universidades de Belarus. As bolsas de estudos serão válidas por cinco anos. Os estudantes serão pré-selecionados pela Academia de Artes de Belarus e pela Universidade Federal de Belarus e os escolhidos receberão verba anual para sustentar seus estudos por cinco anos, a partir de setembro de 2009. A fundação de Sharapova já havia contribuído com US$ 100 mil para projetos voltados para jovens das regiões de Belarus, da Rússia e da Ucrânia. "Sempre foi meu sonho contribuir na recuperação da região com a qual tenho um ligação pessoal" - disse Sharapova, cuja família tem raízes em Gomel, Belarus. "Ajudar jovens talentos a obter uma edução de alto nível é parte de um esforço amplo para construir um futuro brilhante para a região". Sharapova nasceu em Nyagan, uma pequena aldeia na Sibéria, em 1987, depois que sua família deixou Gomel para fugir dos perigos da radiação. Mais tarde, a família se mudou para Sochi, à beira do Mar Negro, cidade onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Sharapova é uma das protagonistas da campanha "Here I Am" (Aqui estou), da Nike, que visa inspirar a nova geração de mulheres a experimentar o impacto dos esportes na vida. Ela é a estrela um filme de animação, juntamente com outras quatro atletas européias. Cada filme mostra a força mental adquirida através do esporte. No caso de Maria, o filme se chama "Be Your Own Fan" (Seja Seu Próprio Fã), mostra em forma de desenho animado a infância de Sharapova na Sibéria, passando por vários desafios até se tornar número 1 do mundo. O filme também destaca as críticas que a russa recebeu ao longo do caminho e termina conclamando as mulheres a serem fortes como Sharapova.

Redação Sport Marketing

Mercado: Coca-Cola a mais valiosa do mundo

Pesquisa realizada pela Interbrand apontou a Coca-Cola, pelo oitavo ano consecutivo, como a mais mais valiosa do mundo. O levantamento da consultoria de avaliação de marcas, a marca de refrigerante vale US$ 66,667. No ranking, é seguida por IBM (US$ 59,031 bilhões) e Microsoft (US$ 59,007 bilhões), que trocaram de posição em relação ao relatório do ano passado. O Google teve a maior alta, de 43%, saltando da vigésima para a décima posição após resultados satisfatórios ao colocar a marca no centro da estratégia da empresa,segundo a Interbrand.Outras marcas que registraram altas relevantes são a Apple (+24%), Amazon.com (+19%), Zara (+15%) e Nintendo (+13%). A Interbrand destaca ainda o crescimento de marcas de luxo em novos mercados emergentes, como China, Brasil e Rússia. Nesse segmento, as mais valiosas são Louis Vitton (US$ 21,602 bilhões), Tiffany&Co. (US$ 4,208 bilhões) e Prada (RS$ 3,588 bilhões).

Redação Sport Marketing

BM&FBOVESPA premia com ouro atletas olímpicos

Maurren Maggi e César Cielo vão receber de prêmio da BM&FBOVESPA barras de ouro pelas medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Beijing. Os medalhistas de prata e bronze do país também serão premiados com gramas de ouro. A premiação será realizada na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo. Serão entregue um total de 10,1 kg de ouro. Maurren Maggi (ouro no salto triplo), César Cielo (ouro e bronze - natação), Fofão (ouro - vôlei), Tiago Camilo e Leandro Guilheiro (bronze - judô), André Nascimento, Márcio Araújo, Rodrigão e Serginho (prata - vôlei), Ester, Érika, Fran, Maurine e Tânia (prata - futebol), Isabel Swan e Fernanda Oliveira (bronze -vela) e Robert Scheidt (prata - vela) já confirmaram presença. Fabiana Murer, do salto com vara, receberá uma homenagem especial. Para competições individuais, a premiação será de 1 kg de ouro para medalha de ouro; 500g para prata; e 250g para bronze e as competições por equipe, a quantia será de 100g de ouro para cada atleta medalha de ouro; 75g de ouro para cada medalhista de prata; e 50g para cada atleta medalha de bronze. Por ser do Clube de Atletismo da empresa que está distribuindo os prêmios, Maurren Maggi vai ganhar a premiação em dobro, ou seja, 2kg de ouro.

Redação Sport Marketing

Oi nos ares

A Oi inova e será a patrocinadora máster do 50° Campeonato Brasileiro de Planadores, que acontece na cidade de Bebedouro, São Paulo, entre os dias 20 de setembro e 4 de outubro. A competição será transmitida, ao vivo, no Portal Mundo Oi (www.oi.com.br/planadores). Dez planadores terão duas câmeras em cada uma das aeronaves, uma para dentro focando o piloto, e outra externa, acompanhando o percurso da prova. Os interessados poderão assistir as imagens e saber mais novidades sobre o campeonato em tempo real no site. Cerca de 70 pilotos devem competir no evento. O investimento em esportes radicais faz parte da estratégia de marketing de entretenimento da companhia, na qual serão investidos R$ 50 milhões, apenas neste ano.

Redação Sport Marketing

Leopardo é mascote da Copa de 2010

Um leopardo chamado Zakumi, verde e com um cabelo afro, foi apresentado como mascote da Copa do Mundo de 2010. A revelação aconteceu durante um programa da televisão estatal e contou com a presença de Mark Fish, campeão africano pela seleção sul-africana em 1996. Zakumi recebeu uma biografia e um nome que evocam a história da África do Sul. O personagem 'nasceu' em 16 de junho de 1994, ano em que chegou ao fim o apartheid - regime de segregação racial no país africano. As duas primeiras letras do nome da mascote são referências à sigla da África do Sul em africâner, um dos 12 idiomas oficiais do país. Já 'kumi' significa 10, ano do torneio em alguns idiomas africanos. "A mascote personifica a essência da Copa do Mundo de 2010. Temos certeza que nos divertirá durante os preparativos, na Copa das Confederações de 2009 e na Copa do Mundo"- disse secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke. "O leopardo tem orgulho de ser sul-africano e é o embaixador ideal para a primeira Copa do Mundo no continente. É jovem, cheio de energia, inteligente e ambicioso, uma autêntica inspiração para as pessoas em todos os países" - ressaltou Danny Jordaan, chefe executivo do comitê organizador do Mundial, disse que Zakumi.

Redação Sport Marketing

Mizuno renova com vôlei americano

A Mizuno (EUA) renovou contrato de patrocínio com a seleção americana de voleibol. A parceria que começou em 2001 se estende até os Jogos de 2012. A Mizuno segue como fornecedora dos uniformes completos para as seleções masculina e feminina, incluindo as categorias juniores, dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos. Como patrocinadora oficial, a Mizuno também participará em várias oportunidades de ações da USAV e eventos. "Nós estamos muito orgulhosos em continuar nossa parceria com o vôlei dos EUA. Este acordo tem sido um sucesso desde 2001, e nós estamos felizes com a prorrogação até 2012. O vôlei faz parte de uma herança e histórica da Mizuno e, por isso, consideramos este esporte um componente importante do nosso crescimento" - disse o presidente da Mizuno EUA, Bob Puccini. "Nossa parceria contínua com a Mizuno é uma fonte de orgulho para todo mundo do vôlei dos EUA" - disse o secretário geral de vôlei dos EUA, Kerry Klostermann. Os valores da negociação não foram revelados.

Redação Sport Marketing

Terra carimba passaporte para Jogos de 2010 e 2012

O portal Terra comprou os direitos exclusivos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012 para a Internet no Brasil. O acordo foi realizado com a rede Record, detentora dos direitos para todas as mídias no Brasil, que tomou a decisão de assinar o contrato com base na experiência do portal Terra nos Jogos Olímpicos de Beijing. O Terra contabilizou 75 milhões de páginas vistas durante os Jogos de Beijing, já os vídeos foram assistidos 28,5 milhões de vezes (12,3 milhões ao vivo e 16,2 milhões on demand). O contrato também inclui a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, Canadá. Os valores da negociação não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

Torcedores imitam europeus e lançam site para comprar time

A empresa Finincorp lançou o site Donos do Clube - www.donosdoclube.com.br, por meio do qual pretende juntar torcedores para a compra de um clube de futebol do Nordeste Brasileiro. O projeto é inédito no Brasil, mas não o é na Europa. Baseado no exemplo recente do Ebbsfleet United Football Club, equipe da 5ª divisão inglesa que foi comprada por um grupo de adeptos. No website adotaram o sistema de Livres Cotas Sociais, isto é, o torcedor investe como, quanto e quando quiser. Cada interessado pode fazer o registro no site a partir do dia 22 deste mês. Aí, o registro terá de ser oficializado, com o pagamento de um valor a partir de R$ 3 ou 1 Euro para outros países, através de boleto, transferência bancária ou cartão de crédito. O objetivo é juntar torcedores como investidores, para no prazo de um ano, passar à aquisição da percentagem majoritária de um clube. Consumado o processo, os adeptos passam a tomar parte ativa na gestão esportiva e financeira do clube. Para tal, formarão uma Sociedade Anônima Desportiva. A Finincorp é uma empresa de consultoria empresarial e investimentos corporativos responsável pela iniciativa do projeto, sediada em Recife, Pernambuco. A promoção publicitária do projeto Donos do Clube será feita essencialmente online, nos sites do grupo. Ainda assim, admitem expor a iniciativa em shopping centers e e nas imediações dos estádios dos principais clubes do Nordeste.

Redação Sport Marketing

Sporting mostra números

O passivo do Sporting atingiu 240 milhões de euros. De acordo com o presidente do clube, Filipe Soares Franco, os problemas de carácter administrativo penalizaram as contas. É o caso do acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), cujo processo demorou nove meses. O clube apresentou um resultado líquido de 597 mil euros e as contas serão aprovadas na próxima Assembléia-geral. O resultado líquido das contas do Sporting desceu 96%. Este é o terceiro ano consecutivo que o grupo apresenta resultados positivos. Segundo as contas do clube leonino, os proveitos operacionais subiram 13% até aos 45,5 milhões de euros, enquanto os custos desceram 6,3% até aos 45,4 milhões de euros. Enquanto isso, o time tem metas a cumprir. O time pretende atingir 100 mil sócios pagantes. "O céu é o limite mas numa primeira fase queremos alcançar os 100 mil pagantes, pois só assim conseguimos aumentar as receitas" - disse o presidente do clube leonino que conta com 92 mil sócios mas, apenas mil pagam quotas. O time lançou, recentemente, um programa de sócio torcedor, o qual oferece uma série de benefícios. A outra aposta do clube passa pelas escolinhas de futebol. O objetivo é atingir 30 escolinhas franquiadas até ao final do ano.

Redação Sport Marketing