17 de set de 2008

FIFA cede ingressos a trabalhadores

Mais de 20 mil operários que trabalham na construção e renovação dos dez estádios da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, receberão dois bilhetes grátis. A oferta foi feita pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, no último dia de uma visita à África do Sul, durante a qual o ele esteve vários estádios em construção e se reuniu com o Comité Organizador Local (COL) e vários dirigentes políticos. Referindo-se aos trabalhadores da construção civil, que recebem sempre o presidente da FIFA com danças e canções nas visitas periódicas aos estádios em construção, Blatter deixou claro que são eles que "pedra a pedra, garantem que os recintos estejam prontos a tempo, o que faz deles parte integral do Mundial de 2010". "Pretendemos garantir que eles venham a estar nos estádios que criaram nos primeiros jogos do Mundial" - disse Blatter. Cada operário terá direito a assistir os jogos disputadas nos estádos onde trabalharam, excluindo da oferta o jogo inaugural da Copa, que se disputará no Estádio Soccer City, a sul de Joanesburgo, o maior de todos, com capacidade para 90 mil espectadores. Os bilhetes para os operários farão parte dos 120 mil bilhetes que a FIFA e patrocinadores oficiais (Adidas, Coca-Cola, Emirates, Hyundai, Sony e Visa) destinaram aos sul-africanos desfavorecidos, que, apesar de terem participado nas diversas fases da organização do primeiro Mundial em solo africano, não têm meios financeiros para assistir aos jogos ao vivo. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Blatter visita África do Sul; Sport Marketing: Blatter puxa orelhas do marketing da Copa).

Redação Sport Marketing

Globosat pede água para Record

O diretor geral da Globosat, Alberto Pecegueiro, está em negociação com a Record para tentar trasmitir os eventos esportivos comprados pela emissora. Pecegueiro tem conversado com Eduardo Zebini, diretor de esportes da Record, sobre a possibilidade para transmitir pelo Sportv os Jogos de Inverno de Vancouver (2010), O Pan da Cidade do México - Guadalajara (2011) e dos Jogos Olímpicos de Londres (2012).

Redação Sport Marketing

Messi vira game de celular

Depois de ajudar a seleção argentina de futebol a conquistar o ouro olímpico em Beijing, Leo Messi, 21 anos, emprestou o nome para a primeira de uma série de jogos para celular. O game licenciado foi criado a partir de dados de movimentos autênticos de Messi. Truques especiais exclusivos para Leo Messi são apresentados em gráficos 2D e 3D, com um alto grau de inteligência supostamente embutida para sustentar os times adversários. "O desempenho que Leo Messi teve nos Jogos Olímpicos o colocaram no alvo dos refletores como um jogador altamente valioso e é mais que ajusto o lançamento de um game para celular endossado por ele! Nós temos muito prazer em contribuir para o sucesso dele e da série de games Leo Messi-GOAL!" - disse Eberhard Schoneburg, CEO da Artificial Life, emresa responsável pela idealização do game.

Redação Sport Marketing

Haier premia a China com 51 escolas

A Haier, patrocinadora doméstica dos Jogos Olímpicos de Beijing, prometeu e vai cumprir. A empresa irá construir 51 escolas em 25 províncias chinesas como parte da campanha ''Uma Medalha de Ouro, Uma Escola de Esperança Olímpica''. Quinze escolas serão construídas em Beichuan, o município de Sichuan, devastado pelo terremoto de 12 de maio de 2008. Também serão beneficiadas as províncias de Shandong (7 escolas), sede da Haier, Gansu, Tibete, Inner Mongólia, Xinjiang, Qinghai, Henan, Ningxia, Guizhou, Hainan e Heilongjiang. A empresa anunciou o projeto e prometeu construir uma escola para cada medalha de ouro olímpica chinesa. Em 2007, a Haier construiu 77 escolas primárias em 24 províncias, permitindo 40.000 alunos retornar a escola. ''Graças aos grandes esforços dos atletas chineses, mais de 30.000 crianças de áreas pobres na China poderão voltar para a escola e se esforçar para um futuro melhor. A Haier orgulha-se dos atletas chineses e espera que eles sejam inspiração para os alunos que se beneficiarão do programa'' - disse Sr. ZHOU Yunjie, CEO do Grupo Haier (ler matéria arquivo Sport Marketing: Patrocinador olímpico premia ouro com escola).

Redação Sport Marketing

Basquete inglês fecha com cinco patrocinadores

O basquetebol britânico assinou cinco novos contratos de patrocínio! As cinco empresas são: Adidas (fornecedora oficial de materiais esportivos), Strathmore Water (fornecedora de água oficial), Lucozade Sport (provedor de produtos nutricionais oficiais), Molten (fornecedora oficial de bolas) e Hire Intelligence (provedora oficial de equipamentos tecnológicos). Os valores das negociações com os cinco patrocinadores não foram revelados, mas todas as empresas vão apoiar as equipes masculina e feminina.

Redação Sport Marketing

Real Madrid fecha com Usain Bolt!

O Real Madrid fechou acordo com o homem mais rápido do mundo! Engana-se quem pensa que será para reforçar o ataque do time. O campeão olímpico e recordista mundial dos 100 e 200 metros aceitou o convite do clube para uma açao bem bolada de marketing. Bolt, atleta patrocinado pela Puma, irá treinar um dia com a equipe e conhecer o estádio Santiago Bernabéu. “Definitivamente vou. Raúl e Van Nistelrooy são dois dos melhores jogadores de todos os tempos”- disse o atleta jamaicano. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Usain Bolt esbanja popularidade; Sport Marketing: Usain Bolt e Veronica Campbell-Brown embaixadores ...; Sport Marketing: Usain Bolt, o puma mais rápido do mundo; Sport Marketing: 2 - o número da sorte de Usain Bolt; Sport Marketing: Bolt e Puma levam crianças chinesas à Copa de 2010).

Redação Sport Marketing

Bill Gates compra Newcastle!?

Bill Gates investe no futebol! Essa é a notícia bomba do periódico inglês "The Sun". De acordo com o jornal, o bilionário está interessado em apostar algumas cifras no futebol inglês. Gates estaria disposto a comprar o Newcastle por 90 milhões de dólares (63,6 milhões de euros), entrando assim, para a lista de milionários que investem no futebol comoo russo Roman Abramovich (Chelsea), os milionários árabes de Abu Dhabi (Manchester City), os americanos Tom Hicks e George Gillet (Liverpool). Recentemente, Mike Ashley, atual proprietário do Newcastle, afirmou que pretende vender a equipe após vários protestos dos torcedores. Bill Gates, que fez parte da platéia nos Jogos Olímpicos de Beijing, teria mostrado interesse no negócio em agosto, mas pode fazer uma proposta concreta em breve (ler matérias arquivo Sport Marketing: Newcastle United à venda; Sport Marketing: Liga inglesa vive duelo de Titãs; Sport Marketing: Quem é Roman Abramovich?; Sport Marketing: Roman Abramovich vai fazer a limpa; Sport Marketing: Árabes compram Manchester City; Sport Marketing: Cristiano Ronaldo na mira dos árabes; Sport Marketing: Fãs do Liverpool montam estratégia de marketing; Sport Marketing: Donos do Liverpool negociam venda do time; Sport Marketing: Tom Hicks manda e desmanda no Liverpool).

Redação Sport Marketing

Sharapova longe das quadras, mas perto do glamour

Maria Sharapova pode estar longe das quadras, mas não do lamour. A tenista russa que se recupera de uma lesão, aproveitou a pausa para seguir a semana de moda de Nova Iorque e se preparar para posar para o catálogo da Cole Haan Sporting (CHS), uma nova linha da Nike, patrocinadora da tenista, com as apostas para a Primavera 2009. “A CHS prova que a moda e a tecnologia podem andar juntas e mudar a forma como as mulheres se vestem quando optam por uma linha mais desportiva”- afirmou Sharapova. A coleção é inspirada em esportes náuticos, tênis, atletismo e golfe, estando focada para artigos e acessórios relativos aos pés (ler matéria arquivo Sport Marketing: Sharapova endossa produtos Cole Haan).

Redação Sport Marketing

Kelly Slater nas ondas das letras e da telona

O surfista norte-americano Kelly Slater vai lançar o primeiro livro. A obra intitulada “Kelly Slater: for the love”, promete ser uma viagem fotográfica da carreira do surfista octacampeão mundial, mas também terá algumas histórias. A introdução é do cantor Jack Johnson, amigo de Slater. “As fotos criam as histórias do livro, ano a ano, e de pessoa em pessoa”- afirmou Slater. Além de mergulhar nas palavras, Slater também está surfando nas películas. O astro do surf em breve estará nos cinemas no filme “Ultimate Wave”.

Redação Sport Marketing

Yao Ming ajuda a reconstruir a China

O gigante chinês do basquete, que conduziu a bandeira da China na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing, Yao Ming, têm participado de várias ações sociais de solidariedade. Esta semana, o atleta patrocinado pela Reebok e Coca-Cola, fez uma visita de dois dias à província de Sichuan, no Sudoeste do país e assistiu à cerimônia da colocação da pedra fundamental de uma escola primária em Guangyuan, que será construída com o dinheiro da fundação mantida pelo astro dos Houston Rockets. Segundo o jornal “China Daily”, o craque da NBA aproveitou para jogar basquete com as crianças e conhecer melhor a realidade daquela região devastada por um terramoto em maio. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Yao Ming faz doação para vítimas de terremoto; Sport Marketing: Yao Ming, um gigante no aeroporto; Sport Marketing: Reebok aposta na imagem do gigante Yao Ming; Sport Marketing: Especial: Yao Ming e Coca-Cola, entre tapas e beijos; Sport Marketing: O que será da Reebok sem Yao Ming nos Jogos ...)

Redação Sport Marketing

Adidas radicalmente 'cult'

A Adidas segue apostando nos esportes radicais. A Skateboarding, divisão da linha Adidas Originals, apoiou a edição do livro Skate Obsession. A obra é originária da exposição Expo Skate Obsession, realizada em conjunto com a Maze Skateshop, reuniu obras de 13 artistas intimamente ligados à cultura do skate. O objetivo do livro é mostrar que a arte faz parte do universo do skate naturalmente, onde encontram-se artistas que também são esportistas e vice-versa.

Redação Sport Marketing

Reebok lança nova linha

Thierry Henry (Barcelona) e Iker Casillas ( Real Madrid), são os protagonistas da divulgação da nova linha de chuteiras Reebok. A Sprintfit Lite promete ser mais dinâmica, veloz, precisa e mais leve (274 gramas). O slogan da campanha é: " para jogadores tops, chuteiras tops".

Redação Sport Marketing

Inter lança loja virtual

O Sport Club Internacional inaugurou, para felicidade do torcedor, a loja oficial na internet com um mix de mais de 100 artigos, de uniformes personalizados, relógios, chaveiros, copos, canetas, rádios e até telefones. Além de toda a gama de produtos licenciados, a web loja também irá oferecer artigos da Reebok, fornecedora oficial de material esportivo do clube. O lançamento representa a expansão da marca Inter Sport, o sistema de franquias do clube. Segundo Rafael Salling, gerente de Marcas e Franquias, o time não precisou investir na implementação da loja porque esta será mantida pela Netshoes, desde o desenvolvimento até a parte operacional e logística. O lucro será dividido nos royalties. A nova loja deverá gerar entre R$ 400 mil e R$ 600 mil em vendas, assim que disponibilizar o mix completo de produtos. "Buscamos o que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia e design para darmos ao nosso torcedor algo diferenciado e de ponta", completa Jorge Avancini, vice-presidente de Marketing do Sport Club Internacional.

Redação Sport Marketing

Futebol feminino americano em alta

Das quadras para os campos. O jogador de basquete Steve Nash, do Phoenix Suns, resolveu investir no futebol feminino norte-americano. A seleção americana, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing, ganhou apoio de Nash que criou por meio da empresa na qual é sócio, um campeonato profissional. A empresa de Nash, a WPS (Women's Professional Soccer) detém os direitos da nova liga americana de futebol, cujo torneio começa a ser disputado em abril do ano que vem. A liga é composta por sete times, cada um composto por três atletas medalhistas olímpicas. Nash também é sócio de uma equipe masculina, o Vancouver Whitecaps, que tenta uma vaga na MLS (a principal liga entre os homens e que tem David Beckham no Los Angeles Galaxy).

Redação Sport Marketing

Serena Williams terá livro de memórias

A tenista Serena Williams irá lançar um livro de memórias. O lançamento está marcado para o ano que vem pela editora Grand Central Publishing. "Serena Williams é uma das maiores atletas do mundo. Nós assistimos ela subir para o topo do ranking mundial apesar de problemas físicos e sentimentais. O trabalho duro e a determinação de Serena inspiraram legiões de fãs de todas as idades. Serena é, sem sombra de dúvidas, um exemplo de força motivational" - disse o editor Karen Kosztolnyik à imprensa internacional. Os valores financeiros relativos à publicação não foram revelados, embora especula-se que a licitação alcançou cerca de US$1.3 milhão. O livro ainda não tem título, mas Serena Williams, 26 anos, ganhou nove Grand Slam e, com a irmã Vênus Williams, conquistou medalha de ouro em duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Beijing.

Redação Sport Marketing

Blausiegel um santo remédio para o vôlei

A Blausiegel pretende investir R$ 2,69 milhões no vôlei feminino. A indústria farmacêutica tem como meta realizar este aporte na compra de cotas de patrocínios em mídia de eventos como: Final Four, Campeonato Paulista, Copa Brasil de Vôlei e Super Liga de Vôlei 2008/2009 - torneios transmitidos pela Globosat. “A nossa estratégia é reforçar ainda mais a presença da marca Blausiegel por meio do sport sponsoring. O valor de R$ 2,69 milhões faz parte dos gastos de R$ 14 milhões previstos para o ano de 2008, isso sem contar o investimento de R$ 9 milhões que estão diretamente ligados ao esporte através de patrocínios esportivos” - afirmou Marcelo Hahn, CEO da Blausiegel, responsável por repatriar as jogadoras Fofão, Mari e Sheilla para o time São Caetano/Blausiegel. Na Copa Brasil de Vôlei a Blausiegel terá a marca em placas, rede, cadeira de juiz, teens leaders, com direito a performance da mascote da marca sempre que o time de vôlei São Caetano/Blausiegel estiver em quadra. A primeira ação da Blausiegel em marketing esportivo foi no automobilismo, quando patrociniou o carro pilotado pelo CEO da indústria Marcelo Hahn. Hoje, investe em vôlei, GT3, Maserati, StockCar, kart e karatê.

Redação Sport Marketing

Blatter puxa orelhas do marketing da Copa

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, deu um puxão de orelhas no departamento de marketing do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2010. No dia último da viagem pelo país, Blatter, declarou que falta envolver as cidades com a Copa de 2010 e com a Copa das Confederações que acontecem também na África do Sul ano que vem. "Há necessidade de banners, outdoors, flâmulas em todas as cidades anunciando os eventos. Andei ao redor cidades, masnão vi bandeiras, flâmulas, outdoors. A expectativa de hospedar a Copa do Mundo é muito maior que qualquer outro evento do mundo – inclusive os Jogos Olímpicos. O pontapé inicial começa agora para próxima Copa de Confederações. É preciso envolver a população local, o país e o mundo com isso" - disse Blatter que também expressou preocupação com relação ao quesito acomodações, uma vez que o número de hotéis disponíveis em Johannesburg é limitado para a quantidade esperada de torcedores e fãs do futebol. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Congresso debate novas intenções da FIFA; Sport Marketing: Blatter visita África do Sul; Sport Marketing: Mascote Copa 2010; Sport Marketing: Etiópia fora da Copa de 2010; Sport Marketing: Pesquisa aponta otimismo na África do Sul para a Copa).

Redação Sport Marketing

JOAPE apóia basquete

O time de basquete do Esporte Clube Cruzeiro contará com o patrocínio da JOAPE - Indústria de Equipamentos Ambientais na disputa do Campeonato Estadual adulto masculino da modalidade. Os valores da negociação entre a empresa gaúcha fabricante de climatizadores de ambientes e o Esporte Clube Cruzeiro não foram revelados, mas sabe-se que o time passa a chamar-se Cruzeiro/Joape/Agafarma. A equipe de basquete também conta com o apoio da Squema Materiais Esportivos e da empresa de transportes Transala. A empresa tem sedes em Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre, criou, em 2001, o Sistema Joape de Climatização, um moderno sistema que reduz a temperatura do ambiente, limpa e hidrata o ar.

Redação Sport Marketing