29 de jul de 2008

Empresa brasileira Engenhonovo obtém contrato para Copa Africana de Nações

A empresa baiana de publicidade e marketing Engenhonovo foi escolhida para agência da Copa Africana de Nações - CAN, que acontecerá em janeiro de 2010, em Angola. A Engenhonovo irá coordenar toda a comunicação veiculada na África, desde os projetos de mobilização popular até a sinalização e ornamentação final dos estádios, passando pela própria organização governamental. O campeonato acontece seis meses antes da Copa do Mundo 2010, que será na África do Sul. A agência tem uma filial em Angola há quatro anos e tem como principais clientes as empresas Movicel, Belas Shopping, Banco BCI e as construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez.

Redação Sport Marketing

Unimed Brasil e Unimed Seguros patrocinam tênis

Sob o patrocínio da Unimed Brasil e Unimed Seguros, apoio de Olympikus - a marca esportiva oficial do circuito, IDTC - International Development Tennis Center, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis, acontece em Uberlândia, a terceira etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-Juvenil Brasileiro 2008. Também apóiam esta etapa que acontece entre os dias 30 de julho e três de agosto, no Praia Clube, reunindo atletas de 13 federações nacionais nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos - masculino e feminino a CTBC, o Praia Clube de Uberlândia e a Federação Mineira de Tênis. A temporada 2008 do Circuito Unimed de Tênis Infanto-Juvenil Brasileiro teve início na cidade de Joinville, em Santa Catarina, com a participação de mais de 250 tenistas, passando em seguida por Goiânia. Após os jogos em Uberlândia, a competição segue para Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS) até chegar a Americana (SP) para os jogos do Master, que reúne apenas os oito melhores atletas das etapas classificatórias em cada categoria.

Redação Sport Marketing

Fiptur mostra estratégias de marketing para Copa de 2010

As estratégias de marketing para a Copa do Mundo da África do Sul serão mostradas pelos publicitários David Frandsen e Amanda Kotz-Nhlapo durante o Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia, evento que ocorre 13 e 15 de agosto no Grand Stela Maris Resort & Convention, em Salvador. Os publicitários trabalham na área de desenvolvimento do destino Cape Town, capital legislativa daquele país."Será uma experiência rica para o Brasil, já que realizaremos uma Copa em 2014 e poderemos contar com a expertise da África, extraindo esta rica experiência em relação à realização de um evento desse porte" - pontuou o publicitário e presidente do Fiptur, Gorgônio Loureiro.

Redação Sport Marketing

Prorrogadas as inscrições para o programa Petrobras Esporte & Cidadania

As inscrições para o Petrobras Esporte & Cidadania, programa de seleção pública de projetos esportivos, estão prorrogadas até o dia 29 de agosto, às 18 horas. O programa vai destinar R$ 25 milhões a projetos de todo o país, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O adiamento foi um pedido do Ministério do Esporte, em função de tratar-se do primeiro ano de vigência da nova lei e da necessidade de maior período de adaptação. As incrições dos projetos devem ser feitas via internet, pelo site www.petrobras.com.br/esportecidadania. O Petrobras Esporte & Cidadania tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional, por meio da difusão e divulgação das modalidades esportivas e a prática pela população em todos os níveis – educação, participação voluntária e rendimento. O programa atuará simultaneamente nessas áreas, servindo de ferramenta para a integração dos diferentes agentes do esporte nacional – confederações, federações, atletas, espectadores, escolas, professores, praticantes de atividades físicas e interessados.

Redação Sport Marketing

Fornecedora de equipamentos da CBBoxe oferece prêmio

Os atletas do boxe que conseguirem ganhar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing receberão um prêmio extra. A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) anunciou que irá dar o bônus em dinheiro de R$ 10 mil pela medalha dourada. Os boxeadores do Brasil que conseguirem a prata receberão R$ 5 mil, o bronze renderá R$ 2 mil. Quem chegar até as quartas-de-final vai receber R$ 1 mil, caso não conquiste medalha nas fases seguintes. A premiação será oferecida pela fornecedora de equipamentos esportivos da CBBoxe, segundo a entidade. De todas modalidades, o boxe é literalmente o que mais apanha, incluisve na quantia do bônus. O ouro no judô, por exemplo, receberá R$ 50 mil, a prata R$ 30 mil e o bronze R$ 20 mil. Se compararmos o boxe com o vôlei então, a categoria perde de nocaute. A premiação da equipe de vôlei está condicionada ao título olímpico: medalhas de prata e bronze não renderão prêmios. Em compensação, o bônus do lugar mais alto do pódio será de R$ 4,75 milhões - cada atleta receberá R$ 250 mil.

Redação Sport Marketing

FIFA suspende Federação Etíope de Futebol

O Comitê de Emergência da FIFA suspendeu a Federação Etíope de Futebol (EFF) devido ao desrespeito do roteiro estabelecido em fevereiro com a instância mundial do futebol e a Confederação Africana de Futebol (CAF) no objetivo de normalizar a gestão do futebol no país. Para a FIFA, os dirigentes desportivos etíopes não respeitaram um dos principais pontos do roteiro que visa convocar uma assembléia geral para lhe submeter uma moção de desconfiança. Além disso, a FIFA deplorou o fato que apesar das numerosas instruções, os gabinetes da EFF ainda não estejam restituídos à direção reconhecida e que nenhuma das medidas presentes no roteiro não tenha sido empreendida neste sentido.

Redação Sport Marketing

COI irá averiguar denúncia de censura em Beijing

O IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI) vai investigar o aparente caso de censura no serviço de internet fornecido para a cobertura de mídia dos Jogos Olímpicos de Beijing. Como anunciado no Sport Marketing (ler matéria arquivo Sport Marketing - Censura velada irrita jornalistas em Beijing), os primeiros jornalistas que chegaram em Beijing não conseguiram alguns sites e blogs que estão bloqueados. A China havia prometido à mídia liberdade de imprensa. Criou reguladores mais flexíveis e afrouxou as medidas de segurança contra a imprensa estrangeira em janeiro do ano passado. Apesar desses novos reguladores, que deverão ser extintos em outubro, a mídia estrangeira na China tem reclamado de contínuos aborrecimentos. A ONG norte-americana Human Rights Watch divulgou recentemente relatório afirmando que a situação na China não está tão pacífica quanto o país anuncia. Tentativas de usar o acesso à internet do MPC - Main Press Center - Centro de Imprensa para abrir sites contra o regime comunista como o Amnesty International (anistia internacional), que publicou na segunda-feira (28/07) artigo criticando a China por não cumprir os deveres em relação aos direitos humanos nos Jogos olímpicos, foram em vão. Segundo o responsável pelas relações com a imprensa do COI, Kevan Gosper, será averiguado se existe algo interferindo no trabalho dos repórteres que cobrem o evento. O Ministro de Relações Exteriores da China, Liu Jianchao, disse que a imprensa devia ter acesso livre à Internet, mas que sites relacionados ao movimento religioso Falun Gong serão bloqueados. Jianchao sugeriu que a dificuldade para acessar alguns sites é culpa de problemas dos próprios endereços.

Redação Sport Marketing - Beijing 2008

Prazo para solicitação de patrocínio do BB

O Banco do Brasil lançou página específica na Internet com informações sobre recebimento de solicitações de patrocínio para o ano de 2009. O conteúdo pode ser acessado no Portal BB na Internet, www.bb.com.br, em banner rotativo situado na página principal ou no banner "O Banco do Brasil" – Patrocínios BB. Como empresa de capital misto com participação do Governo Federal em composição acionária, o Banco do Brasil segue os trâmites da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações) para contratação dos patrocínios. Dessa forma, o solicitante deve estar regular junto às receitas Federal, Estadual e Municipal, ao INSS, ao FGTS e à Divida Ativa da União e conhecer os trâmites da referida Lei. É essencial que o processo seja iniciado com a antecedência mínima de 120 dias em relação à data de início do projeto. Com o objetivo de uniformizar as informações e agilizar a análise dos projetos, foi desenvolvido Formulário Padrão que pode ser baixado e preenchido, para encaminhamento ao Banco do Brasil. Estão habilitadas a obter patrocínio pessoas jurídicas constituídas no Brasil, clientes do Banco do Brasil e que tenham contrato social autonomia para o desenvolvimento do projeto. Todos as solicitações deverão ser encaminhadas no Formulário Padrão disponibilizado, via e-mail, para
dimac.patrocinios@bb.com.br até o dia 31/07/2008. Pedidos de patrocínios que não forem encaminhados nesse prazo não serão passíveis de análise para composição do PAC- Plano de Anual de Comunicação 2009, o qual é submetido ainda à Secretaria de Comunicação da Presidência da República – SECOM, órgão que aprova a execução de todas as ações de comunicação das estatais. A análise dos projetos será realizada por comitês multidisciplinares, formados por funcionários do Banco do Brasil, envolvendo profissionais das áreas de comunicação e de negócios, além de equipe técnica especializada em projetos culturais, esportivos e socioambientais. Serão analisadas a aderência dos projetos aos atributos da marca BB e aos documentos estratégicos da empresa, bem como a visibilidade oferecida e o potencial retorno negocial.

Redação Sport Marketing

Coca-Cola equipa restaurantes da Vila Olímpica de Beijing

A Vila Olímpica de Beijing servirá culinária de nível internacional. O
restaurante principal é localizado à direita do muro da Paz e Anti-guerra (Peace and Anti-war Wall Parede), próximo ao portão norte da Vila. São duas enormes barracas brancas do lado oposto aos edifícios residenciais dos atletas. Uma seção do restaurante, com mesas e cadeiras, serve o staff olímpico, os membros oficiais. Esta seção comporta 1000 pessoas de uma vez. A outra seção do restaurante é exclusiva para atletas. É cinco vezes maior do que o restaurante do staff olímpico e comporta entre 3000 e 4000 pessoas. Existem três menus principais: comida asiática, mediterrânea e internacionais. A Coca-Cola, patrocinadora do Movimento Olímpico desde 1928 até 2020, forneceu várias geladerias gigantes que ficam dentro e próximas à área dos restaurantes com diferentes tipos diferentes de bebidas da marca: Coca-Cola, Sprite, Fanta e água mineral. Bebidas quentes também estão disponíveis, como chá chinês e café. A cozinha gigantesca é separada da área dos restaurantes pela mesa de bufê. Os equipamentos da cozinha são de aço inoxidável e brilham o tempo
todo pela constante limpeza. Atrás da cozinha estão os equipamentos de esterilização e limpeza como máquinas de lavar e secar pratos. Os pratos são feitos de material ambientalmente amigável. De acordo com um empregado dos restaurantes, que funcionará 24 horas, staff e atletas não jantarão juntos, mas os ingredientes usados em ambas as seções serão os mesmos. O restaurante dos atletas tem 30 mesas de bufê e os pratos internacionais incluem as comidas que atletas estrangeiros preferem, como: pizza e a comida chinesa como Sichuan (feita de repolho) também incluída no menu internacional. O menu asiático consiste principalmente de pratos fritos como carne de boi frito, legumes fritos, carne frita, galinha com amendoins. Existe também uma área que oferece peixe, feijão chinês, legumes e comida vegetariana. Na área de frutas a variedade também é grande e já estão lavadas, prontas para comer. Depois que os Jogos Olímpicos começarem, o restaurante atenderá 9000 atletas diariamente enquanto o pessoal do restaurante do staff proverá comida para 3000 pessoas. Uma variedade larga de comida será servido durante os Jogos. Existem vários "menus sugeridos" para grupos diferentes de atletas. O chefes de cozinha recomendarão "arroz frito com gema de ovo" para o nadadores sincronizado, porque a comida assegurará que mantenham uma boa forma física. A comida asiática (chinesa, japonesa e coreana) responderá a 30% do cardápio no restaurante olímpico dos atletas durante o Jogos. A comida ocidental responderá pela maior parte do menu. Embora exista uma grande variedade de comida para atletas, a maior parte será comida popular rápida e fácil de servir.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

UEFA divulga lucros da EURO 2008

A EURO 2008 gerou lucros brutos de 250 milhões de euros (R$ 620 milhões). Segundo a UEFA, o dinheiro será utilizado para financiar as competições jovens e femininas, programas para árbitros e treinadores e despesas administrativas. Martin Kallen, responsável de operações no Euro 2008, considerou que o torneio deste ano teve melhorias em relação ao Euro 2004 'em quase todas as áreas', mas também identificou problemas: o mau tempo nos primeiros dias e o mercado negro de ingressos. "Claramente, o mercado negro continua um problema. Apesar de todos os nossos esforços, houve muitos, muitos bilhetes que acabaram no mercado negro. Temos que ver o que podemos fazer no futuro, embora saibamos que não é algo que possamos controlar 100 %" - afirmou o representante da UEFA em entrevista às agências internacionais. Entre as melhorias, Kallen destacou as audiências televisivas, a maior utilização de transportes pelos adeptos e a inexistência de problemas de segurança.

Redação Sport Marketing