28 de jul de 2008

British Airways patrocina corrida no Rio de Janeiro

A British Airways, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, será patrocinadora do evento RunSeries, da Track & Field, que acontece no Rio do Janeiro, no dia 3 agosto. A corrida contará com 1.500 atletas e terá início às 8 horas, em frente ao Barra Shopping. A participação da British Airways na RunSeries tem como objetivo dar o ponta pé inicial a uma série de ações da companhia no Rio de Janeiro, para comemorar o três novos vôos diretos da cidade para Londres, que começam no dia 27 de outubro. A British Airways disponibilizará um lounge para o participantes da RunSeries, onde eles poderão repor as energias com sucos e alimentos naturais, além de relaxar enquanto aguardam o sorteio de dois pares de bilhetes para Londres. A British Airways tem uma longa tradição em apoiar eventos esportivos e iniciativas em prol do meio-ambiente e da sociedade. No campo ambiental, a companhia lançou recentemente seu novo esquema de compensação de carbono, que vai beneficiar a cidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina com uma usina hidrelétrica que eliminará o uso de energia à base de carvão em mais de 8 mil casas do município. O evento RunSeries terá toda sua emissão de carbono compensada, com investimento de mais de R$ 20 mil na estruturação do projeto e plantio de árvores. "A British Airways é a companhia aérea pioneira no mundo em ações focadas no bem estar da sociedade e meio ambiente. Fomos a primeira a ter um esquema de compensação de carbono, além de estarmos constantemente investindo em ações que contribuam para a vida em nosso planeta" - afirmou José Antonio Coimbra, diretor Comercial da British Airways no Brasil.

Redação Sport Marketing

Adidas muda estratégia e sai da China

A empresa alemã de equipamentos esportivos Adidas, que acabou de inaugurar a maior loja do mundo em Beijing (ver matéria arquivo Sport Marketing - Adidas abre maior loja do mundo na China), vai transferir parte da produção da China para outros países mais competitivos. A medida deve-se ao fato de que a empresa considera muito elevado o atual nível dos salários no país asiático. "Os salários, que estão fixados pelo governo, são progressivamente muito elevados na China" - afirmou o presidente da Adidas, Herbert Hainer à revista "Wirtschaftswoche". Em função desse fato, foi aberta uma primeira fábrica na Índia e a produção passará a ser feita também por países como Laos, Camboja, Vietnã e outros da ex-URSS e da Europa Oriental.

Redação Sport Marketing

Metrô de Beijing começa a rodar

Já está funcionando, porém ainda em período de testes, a linha olímpica do Metrô de Beijing que começou a ser construída em meados de 2005 e custou US$ 195 milhões. Jornalistas, voluntários e trabalhadores (work force) credenciados para os Jogos já estão usando o metrô. De acordo com o jornal "China Daily", os equipamentos e serviços do metrô olímpico ainda precisam passar por melhoras para o dia 8 de agosto, data oficial de início dos Jogos. Estima-se que diariamente, o metrô seja o meio de locomoção de aproximadamente 220 mil passageiros. Os usuários da linha passam por rígidos controles de segurança antes de entrar no complexo olímpico. A linha faz parte do legado dos Jogos. Agora o metrô de Beijing conta com oito linhas e 200 quilômetros de vias.


Redação Sport Marketing - Beijing 2008

Nike remove propaganda homofóbica

A Nike removeu anúncios que pareciam transmitir mensagens homofóbicas, no Oregon, de acordo com o jornal The Oregonian. Blogueiros consideraram os anúncios homofóbicos (ver matéria arquivo Sport Marketing - Nike acusada de propaganda homofóbica). As primeiras interpretações aparecereram no blog www.gawker.com. Em um post intitulado "A Nike odeia os gays? Ou os gays odeiam basquete?", o site afirma que o anúncio mostra dois jogadores afro-americanos e um deles aparentemente está fazendo uma cesta na área de defesa adversária. A imagem é acompanha de slogans como “Isso não está certo” e, segundo o blog, também ofendia os afro-americanos. “A Nike deve retirar esses anúncios ou refazê-los, para respeitar os gays fãs de basquete" - exigiu o blog. De acordo com um porta-voz da Nike, Bob Applegate, outdoors e outros anúncios seriam removidos de Portland, no Oregon “o mais rápido possível”.

Redação Sport Marketing

Loja olímpica da Vila um delírio para consumo

A Vila Olímpica de Beijing já começou a receber os atletas de todo o mundo e, na imensidão de atrativos que a Vila oferece, está a loja de produtos oficiais dos Jogos. Um lugar que promete bombar até os final dos Jogos Paraolímpicos. Na loja da Vila, os atletas encontrarão todos os produtos licenciados pelo BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos: camisetas, pins (broches), bolsas, mochilas, meias, bonés, agasalhos, canecas, posteres, chaveiros....enfim, um mundo de variedades com o logo dos Jogos eternizando a importância histórica do souvenir. Os preços seguem os estipulados pelo BOCOG , no site oficial do evento. A loja é um show e uma tentação aos colecionadores de memorabilia olímpica como o Chefe de Missão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Marcus Vinicius Freire. O ex-atleta medalha de prata nos Jogos de Los Angeles é um colecionador e tem entre as relíquias do mini museu que orna a casa, algumas Tocha Olímpicas originais, como a dos Jogos de Los Angeles e Sidney. A loja oficial da Vila é um passeio obrigatório para visitantes e atletas.

Redação Sport Marketing - Beijing 2008

Unimed renova contrato de patrocínio de projeto social

Foi renovado o convênio entre a Prefeitura de Araraquara e a Unimed para o projeto que beneficia as Escolinhas de Esportes. O programa, que atende mais de 5 mil crianças em Araraquara em 22 modalidades esportivas, tem por objetivo a formação para a cidadania. A renovação do convênio será por mais um ano e foi assinada pelo presidente da cooperativa, Luís Roberto de Moura Neves, e o prefeito Edinho Silva. Na mesma oportunidade foi apresentado o uniforme que vai identificar os participantes do programa. A Unimed entregou 5 mil camisetas com o logotipo das Escolinhas. A parceria para o programa social existe desde 2001. A cooperativa é a responsável pelo repasse de recursos para a compra de materiais esportivos, além de atendimento médico hospitalar de urgência e avaliação preventiva de fisioterapia e psicologia. O número de participantes saiu de 1.500 em 2001 e chegou a 5.415 em 2008, um aumento de 260%. As modalidades esportivas oferecidas passaram de cinco para 22.Atualmente, há mais de 100 Escolinhas distribuídas em 33 bairros e dois assentamentos. Os trabalhos são desenvolvidos por 70 monitores. Entre as crianças atendidas, 95% vêm de famílias que têm renda menor que cinco salários mínimos." A Unimed vem contribuindo para a inclusão social, formando não só atletas, mas também cidadãos" - disse Roberto de Moura Neves.

Redação Sport Marketing

Transmissão dos Jogos de Beijing promete entrar para a história

Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, a tecnologia tem caminhado a passos largos ao lado do esporte e da evolução do evento. Cada quadriênio marca um avanço, principalmente, em tecnologia de transmissão de televisão. Os Jogos Olímpicos de Beijing entrará para a história olímpica como os Jogos da alta definição e também será definido como os Jogos da banda larga e das redes móveis. A NBC fechou parceria com a AT&T e a Verizon, a fim de poder explorar os Jogos em multiplatformas de serviços como internet e celular. Detentora dos direitos exclusivos de transmissão dos Jogos para os Estados Unidos, a NBC pretende atingir mais de 100 milhões de usuários de banda larga. "A cobertura da NBC Universal dos Jogos de Beijing irá prover aos nossos clientes uma oportunidade sem igual" - disse Bridget Baker, presidente de distribuição de redes de televisão na NBC Universal. A AT&T oferecerá cobertura ao vivo e suporte para o canal interativo da NBC. A parceria com a empresa MediaFlo EUA garantirá a alimentação de conteúdo das transmissões para telefonia móvel. "Os consumidores hoje esperam poder acessar grande conteúdo quando e onde eles querem" - disse Dan York, chefe de conteúdo e programação para AT&T. A Verizon oferecerá a cobertura de demanda da NBC em alta definição graças ao serviço FiOS TV, como também internet de banda larga. "De TV até banda larga sem fio, a Verizon estará entregando ao público da NBC o melhor conteúdo e programação" - disse Terry Denson, vice-presidente de conteúdo e programação da FiOS TV. Em torno do mundo, transmissores e provedores de tv estarão pegando carona nos Jogos Olímpicos para mostrar serviços. Detentor dos direitos de internet dos Jogos Olímpicos como também uma licença de radiodifusão on-line da SARFT - State Administration of Radio, Film and Television -, a UUSeea planeja prover a maior cobertura em tempo real (real-time) de eventos para TV interativa do mundo. Em parceria com a CCTV.com, o braço de internet da maior rede estatal de televisão na China, que tem o direitos para os Jogos Olímpicos no mercado chinês, a UUSee transmitirá as cerimônias de abertura, encerramento e todos os principais eventos dos Jogos via a internet na China. "Desde 2005 nós trabalhamos com sucesso com a UUSee em transmissões de conteúdo de TV e distribuição de notícias via internet" - disse Wenbin Wang, o gerente geral de CCTV.com. "Expandindo esta sociedade, a radiodifusão, ao vivo, dos Jogos Olímpicos será um marco miliário de mídia digital na história olímpica." "A radiodifusão dos Jogos será um impulso enorme para a UUSee e TV na internet na China" - afirmou Zhu Li, executivo da UUSee. Com quase 100 milhões de usuários, UUSee é umas das maiores companhias de mídia baseadas em web no mundo.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China