25 de jul. de 2008

Festa do Peão busca patrocínios

A 53ª edição da Festa do Peão de Barretos, no interior paulista, conta com 12 cotas de patrocínio oferecidas no mercado publicitário com valores entre R$ 200 mil e R$ 1,5 milhão. O Clube dos Independentes, organizadores do evento, espera faturar R$ 20 milhões com a atual edição da festa, que tem expectativa de receber 800 mil pessoas ao longo dos 11 dias da festa. Das cotas de patrocínio oferecidas, quatro já foram adquiridas por Brahma, Minerva, Rede Savegnago e JBS Friboi. Entre as empresas que já negociaram cotas, mas ainda não fecharam contrato, há uma montadora de automóveis e uma instituição financeira. A cerveja Brahma é parceira da Festa do Peão de Barretos há 33 anos e tem contrato que vale até 2013. A Ambev, que produz a cerveja Brahma, vai distribuir 2,6 milhões de latas do produto com estampas comemorativas da festa que consumirá investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

Redação Sport Marketing

Mercado: Mad-Croc aumenta investimentos em marketing esportivo

A Mad-Croc Energy Drink, uma das quatro marcas de bebidas energéticas mais conhecidas nos EUA, pretende mudar o conceito do público brasileiro e tem como meta investir em marketing esportivo. Empresa de origem finlandesa desembarcou no Brasil com a expectativa de alcançar em 5 anos o segundo lugar no mercado nacional de bebidas energéticas. Distribuída pela DAFE Com. Importação e Exportação de Bebidas Ltda, a Mad-Croc irá usar como estratégia de entrada às gôndolas brasileiras, a embalagem de 500 ml. Além do tamanho, a bebida também tem um dos mililitros mais baratos do mercado. Atualmente, o energético pode ser encontrado no Estado de São Paulo (distribuição própria), no Rio de Janeiro e algumas cidades do Paraná e Rio Grande do Sul (estes últimos por meio de parcerias de distribuição). Existem planos de expansão para os Estados de Minas Gerais e Goiás. Além da bebida energética, até o fim do ano, a empresa pretende trazer para o Brasil o chiclete energético (Mad Croc Energy Gum), que tem os mesmos benefícios e princípios ativos da bebida. O foco principal da marca em ações de marketing esportivo é o automobilismo. Aqui no Brasil, Mad Croc patrocina os pilotos Fernando Galera, do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3; Allam Khodair, da Stock Car V8, e Cláudio Ricci, da GT3. A marca possui um fundo global de patrocínio à Motorsport. A cada lata vendida, uma parte é revertida para esse fundo, que apóia pilotos em outras categorias de motorsport, também, como na F1 de Power Boat (mundial de corrida de lanchas). A empresa também tem interesse em se posicionar como apoiadora de feiras esportivas e eventos do mesmo tipo. Em julho, por exemplo, a Mad-Croc será uma das principais patrocinadoras da Rio Sports Show, feira voltada para as principais novidades do mercado de academias e mundo fitness, que acontecerá no Rio de Janeiro, na Marina da Glória, de 24 a 26 de julho.

Redação Sport Marketing

Mercado: Guaraná Antarctica Sound e Hot Pocket Sadia

A Sadia adquiriu a primeira cota de patrocínio máster para o programa Guaraná Antarctica Sound que começa em agosto. O maior concurso de bandas de rock do País, idealizado pelo Guaraná Antarctica, B/Ferraz e DM9DDB, já deu o pontapé inicial com inscrições para cinco eliminatórias regionais (Belo Horizonte, Distrito Federal, São Paulo, Porto Alegre, Recife). Esta é a segunda edição do evento e a disputa ganha ainda mais visibilidade neste ano com a parceria com a RedeTV!, que transformou o projeto em um reality show ancorado por Toni Garrido. A estréia na programação da emissora acontece em 10 de agosto. Além de Garrido, a atração contará com George Israel do Kid Abelha, Japinha do CPM22, Supla, e Carioca do Pânico, que vão compor a banca julgadora responsável por escolher a melhor banda de rock do Brasil. A vencedora ganha um contrato com uma grande gravadora e terá um CD gravado e distribuído pelo selo Gas Sound. As bandas concorrentes devem enviar pelo menos duas músicas próprias para o site www.gassound.com.br até o fim do mês.

Redação Sport Marketing

Gatorade renova com Flamengo

A Gatorade renovou o contrato de fornecimento de isotônicos com o Flamengo. O novo contrato tem duração de três anos. O time da Gávea, que já era o clube que mais recebia material da empresa no país, cerca de seis mil litros de isotônico por mês, passará a ser agraciado também com coolers, bolsas de massagistas, entre outros produtos da marca. Os valores não foram divulgados. Enquanto isso, o problema judicial com a Nike segue. De acordo com informações extra oficiais, a Olympikus já tentou reaver a quantia adiantada ao clube, referente ao contrato de patrocínio firmado, mas o clube não tem como devolver.

Redação Sport Marketing

Kaka fecha com Sony

Kaká assinou mais um contrato de patrocínio. O craque do Milan será o garoto-propagando dos produtos de alta definição da Sony. Eleito o melhor jogador do mundo no ano passado, Kaká irá aparecer em comerciais por todo o mundo. Os valores do contrato não foram divulgados. Além da Sony, que é patrocindaora da FIFA, Kaká também endossa anúncios da Adidas e da Gillette. De acordo com a empresa de produtos eletrônicos, o sucesso e a popularidade de Kaká vão ajudar a promover ainda mais a marca.

Redação Sport Marketing

Unesco lança quadrinhos contra doping

A Unesco vai lançar uma série de histórias em quadrinhos para reforçar a campanha contra o doping no esporte. Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos, os personagens principais serão dois detetives que investigarão dois atletas, sendo que um utiliza substâncias dopantes e o outro não. Segundo a entidade, os dois protagonistas são baseados em Sherlock Holmes e Mr. Watson, criados pelo escritor Arthur Conan Doyle. As histórias serão publicadas em três idiomas, espanhol, francês e inglês. A Unesco disse que pretende divulgar através delas os pontos da Convenção Internacional contra o Doping no Esporte. A obra é resultado de uma parceria entre a entidade e a editora Edge G3.

Redação Sport Marketing

Coca-Cola lança uma ação institucional olímpica

A Coca-Cola lança uma ação institucional baseada na internet que convida os consumidores de todo o mundo a criar novos layouts para as garrafas. Batizada "Design the world a Coke". A ação está relacionada à realização dos Jogos Olímpicos de Beijing. Patrocinadora do Movimento Olímpico desde 1928 e até 2020, a Coca-Cola descobriu recentemente que, quando chegou pela promeira vez na China, o refrigerante recebeu um nome em Mandarim que significava "Delicious Happiness." Agora, a empresa investe na ação de customização da garrafa do refrigerante, a fim de reforçar a mensagem de felicidade e refrescância a qual remete ao nome em mandarim. A iniciativa envolve, principalmente, as redes sociais na rede mundial de computadores, sendo que as garrafas criadas pelos internautas podem ser utilizadas depois nas páginas pessoais. Os internautas também poderão votar nas garrafas favoritas pelo site - www.coca-cola.com/olympics/ -, que fica no ar até setembro. Para o diretor mundial de esportes e entretenimento da Coca-Cola, Kevin Tressler, a iniciativa é exclusiva para a web porque "o mundo está ficando cada vez menor para adolescentes e jovens adultos, que interagem entre si por meio de redes sociais da internet, onde conversam e se divertem".

Redação Sport Marketing

Mars retira comercial homofóbico do ar

A Mars, fabricante do chocolate Snickers, marca que está entre os fornecedores do BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing retirou do ar um comercial considerado homofóbico por uma ONG LGBT norte-americana. No comercial, um velocista, que caminha de forma exagerada e que carrega fortes estereótipos gays, é ridicularizado por Mr. T, ator do extinto seriado “Esquadrão Classe A”, que aparece atirando barras do chocolate com um canhão e gritando para que ele se torne um “homem de verdade”. “Você é uma desgraça para a raça humana. É hora de te ensinar a correr como um homem de verdade” - diz Mr. T.A ONG Human Rights Campaign (HRC) criticou o comercial por utilizar “estereótipos gays”. Em nota à imprensa, a Mars disse que a proposta do comercial era "divertir" e que ele foi bem recebido no Reino Unido. “No entanto, sabemos que o humor é bastante subjetivo, e nunca foi nossa intenção fazer qualquer ofensa” - disse o comunicado da empresa. Esta não é a primeira vez que a Snikers cria propagandas consideradas homofóbicas. Outro comercial, em 2007, exibido durante a final do Super Bowl, foi alvo de críticas de grupos gays. No filme, dois homens quase se beijavam, numa brincadeira que lembrava a cena do espaguete do filme "A Dama e o Vagabundo".

Redação Sport Marketing

The Marketing Store faz ativação de cardápio olímpico McDonald’s

A The Marketing Store promove ativação do novo cardápio chinês do McDonald’s, o “China Menu”, inspirado nos Jogos Olímpicos de 2008. Com o objetivo de incentivar as vendas da novidade e gerar mais relacionamento com os clientes, a agência desenvolveu uma ação de visibilidade e a mecânica promocional que compõe a iniciativa. O ponto alto fica por conta da equipe de promotores selecionada pela agência, que percorre as principais lojas da rede nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília, durante os meses de julho e agosto. Munidos com um laptop e impressora, eles abordam os clientes para que transformem os nomes em ideogramas chineses através de um programa específico. O nome sai impresso em papel que lembra um pergaminho para o cliente levar de recordação.

Redação Sport Marketing

Sex shop investe no vôlei feminino

Uma loja de sex shop fechou contrato de patrocínio com a equipe feminina italiana de vôlei Olimpic Pallavolo. O time que disputa a primeira divisão terá a marca da loja de artigos eróticos La Boutique de Eros estampada nas camisas estampas. A loja, situada na cidade toscana de Lucca foi recentemente inaugurada e não é a primeira do ramo pornográfico a investir no marketing esportivo na Itália. Em 1977, os times femininos do Montecarini Cálcio (futebol) e o Lazio Rugby de Roma, foram patrocinados pela atriz pornô Jessica Rizzo. "Na verdade se trata de uma importante oportunidade que nos permitirá jogar a primeira divisão com total tranqüilidade" – afirmou Corrado Paladini, presidente do clube. A equipe será apresentada em setembro, quando as atletas vestirão o novo uniforme.

Redação Sport Marketing

Pelé fecha com a Nestlé

Pelé foi contratado pela Nestlé para estrelar uma das campanhas publicitárias institucionais. O Rei do Futebol vai aparecer em comerciais na televisão e em anúncios na mídia impressa vestindo camisetas de uniformes de alguns times, como Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Fluminense. O craque vai divulgar os patrocínios da Nestlé a times brasileiros, bem como as promoções da empresa para estimular a ida de torcedores aos estádios, para assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro com toda a família. Dentro de alguns dias Pelé já começa a aparecer na mídia como garoto-propaganda dos investimentos de marketing da Nestlé relacionados ao futebol.

Redação Sport Marketing

Unimed Campo Grande associa marca ao vôlei

Mais uma vez, a Unimed Campo Grande associa marca ao esporte e à qualidade de vida. A Cooperativa sul-mato-grossense acaba de assinar contrato de patrocínio com a dupla de vôlei de praia Carlos e Betinho, que representará o Brasil no Campeonato Sul Americano, no início de agosto, no Equador. O acordo, formalizado hoje, 25 de julho, na sede da cooperativa, garante a parceria até janeiro de 2009. O apoio ao esporte já é tradição de longa data na Unimed, que utiliza o marketing esportivo como importante ferramenta para construção e manutenção nacional da marca. Além desta ação com o vôlei de praia, a Unimed Campo Grande tem patrocinado vários eventos de caráter esportivo, já que qualidade de vida tem relação direta com a prática de esportes e no que diz respeito aos cuidados com a saúde, prevenção é fundamental.

Redação Sport Marketing

SulAmérica Seguros e A!Body Tech fecham contrato

A SulAmérica Seguros e Previdência e a academia A!Body Tech fecharam contrato de parceria para os próximos dois anos. A seguradora será a patrocinadora de todas as atividades ao ar livre desenvolvidas pela academia dentro do Programa SulAmérica Outside A!Body Tech, que reúne as diversas atividades e eventos ao ar livre da academia, treinos de corrida e natação, escola de esportes de praia (vôlei, futevôlei e surf), trekking, rafting, escaladas, trilhas e caminhadas e pedaladas. A parceria inclui ainda o patrocínio das salas de bike indoor de todas as unidades da A!Body Tech, que foram rebatizadas de Sala SulAmérica Indoor Cycle. Além das ações direcionadas aos associados da academia, cerca de 35 mil alunos, a SulAmérica e a A!BodyTech irão promover dois passeios ciclísticos, com o apoio da prefeitura, abertos a toda a população do Rio de Janeiro. As duas empresas também irão melhorar sinalização da pista Cláudio Coutinho, cujo circuito é considerado um dos mais belos do Rio de Janeiro, com o Morro da Urca de um lado e a Praia Vermelha do outro e diversas trilhas que dão acesso a vias de escalada e ao Pão de Açúcar. O patrocínio foi definido durante um almoço no Rio de Janeiro do qual participaram o presidente da SulAmérica, Patrick de Larragoiti Lucas, o vice-presidente de Vendas e Marketing da seguradora, Marcus Vinicius Martins e o diretor de Marketing Zeca Vieira; e os sócios da A!Body Tech, o empresário Alexandre Accioly, o técnico Bernardinho (um dos sócios da empresa do braço de marketing esportivo da empresa Dream Factory) e o executivo Luiz Urquiza. Para o presidente da SulAmérica, Patrick de Larragoiti Lucas, a projeto com a A!Body Tech está alinhado com a diretriz da companhia de estimular o modo de vida saudável. “Praticar esportes ao ar livre em uma cidade tão bela como o Rio de Janeiro é um privilégio e a participação da SulAmérica neste projeto é uma ampliação das ações que a companhia está desenvolvendo para incentivar o uso da bicicleta” - afirmou o executivo. O incentivo ao uso da bicicleta tem sido a marca das recentes ações de marketing da SulAmérica na cidade do Rio de Janeiro. Em fevereiro, a companhia deu início a um audacioso projeto que pretende entregar 4.000 novas vagas para estacionamento de bicicletas na cidade. A primeira fase do projeto está a todo vapor na Zona Sul e a companhia parte agora para implantação de bicicletários em pontos estratégicos no Centro e Zona Norte. O projeto prevê ainda a criação de terminais de bicicletas integrados ao sistema de transporte tradicional (metrô e ônibus).Junto com os bicicletários, a seguradora lançou um serviço inédito de assistência ao ciclista, o SOS Bike, disponível nas ciclovias da orla de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra, durante os finais de semana. Os ciclistas-mecânicos da SulAmérica realizam gratuitamente serviços de ajustes e colocação de corrente, guidão e selim; calibragem/ enchimento de pneu; lubrificação (roda/marcha presa) e regulagem de freios.“Para a rede de academias A!Body Tech, a parceria não poderia ter sido melhor”, afirma o empresário Alexandre Accioly, um dos sócios da rede. ”É um privilégio estar com uma empresa como a SulAmérica Seguros, que assim como a A!Body Tech investe fortemente no bem-estar e na qualidade de vida, apostando cada vez mais no conceito ‘welness’. Com tantos objetivos em comum, o resultado, sem dúvida, superará nossas expectativas.”Grandes marcasCom o acordo, a SulAmérica também irá aproximar a sua marca ao seleto grupo de clientes da academia, formado em sua maioria por jovens de classe média e alta na faixa dos 18 aos 45 anos, e acompanhar os planos de expansão da A!Body Tech. Atualmente, a academia possui 11 unidades no Rio de Janeiro – com mais de 25 mil clientes – , além de uma unidade em Brasília e uma outra em Goiânia. A meta é chegar a 40 unidades em cinco anos, ampliando a atuação para São Paulo e Belo Horizonte. “A parceria permitirá fixar a marca SulAmérica entre um público extremamente selecionado, jovem e formador de opinião”, ressalta o vice-presidente de Vendas e Marketing, Marcus Vinicius Martins.Ações promocionais irão aproximar os clientes da academia dos produtos da seguradora. Por outro lado, clientes e funcionários da SulAmérica terão condições especiais para participarem de uma das mais bem equipadas academias do país.Sobre a SulAméricaA SulAmérica Seguros e Previdência é um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, com 112 anos de história, atuando nos segmentos de seguros, previdência e investimentos. Sua forte presença em todo território nacional vem sendo consolidada pelo crescimento da companhia, que registrou o maior lucro líquido de sua história: R$ 321 milhões nos doze meses de 2007. Com mais de seis milhões de clientes, a SulAmérica está dividida em cinco unidades de negócios: Saúde, Automóvel e Massificados, Riscos Industriais e Comerciais, Pessoas (Vida e Acidentes Pessoais) e Previdência Privada e Gestão de Ativos.Sobre a A!Body TechO mercado de fitness brasileiro foi revolucionado após o surgimento da holding A!Body Tech, resultado da união das redes A!cademia Sports Club e a Body Tech em 2005. O negócio tem à frente os empresários Alexandre Accioly, José Antônio da Rosa, Roberto Rzezinski, Luis Urquiza, o jogador Ronaldo fenômeno, o técnico Bernardinho, além de acionistas de peso como Tande, Rodrigo Santoro e Dan Chor. A A!Body Tech é a rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esportes, bem-estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de "wellness", que busca promover a saúde física, mental e espiritual de toda a família, a A!Body Tech se tornou referência no mercado fitness brasileiro. Profissionais altamente capacitados e atletas renomados para a supervisão de núcleos específicos, como Georgette Vidor (ginástica olímpica), Flávio Canto (judô), Bernardinho (vôlei) e Patrícia Amorim (natação), também colaboram para o grande sucesso da rede.

Redação Sport Marketing

Odontoprev instala consultório na Vila Olímpica

A OdontoPrev, patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), colocará à disposição dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Beijing, um consultório odontológico completo instalado na Vila Olímpica. A delegação brasileira será a única a contar com este atendimento no local, que ficará a cargo do cirurgião-dentista credenciado OdontoPrev Dr. Paulo Fontoura Júnior. Durante os Jogos, Dr. Paulo receberá o apoio de seis cirurgiões-dentistas da OdontoPrev que estarão, do Brasil, oferecendo informações dos prontuários virtuais dos atletas. O consultório na Vila Olímpica estará equipado para atendimentos de rotina e emergenciais. E, em caso de problemas mais graves, há convênios com centros de saúde bucal em Beijing, Taipa, Macau e Hong Kong.“Nosso trabalho junto ao COB começou há muito tempo e temos um levantamento da saúde bucal dos atletas, o que nos auxilia nos atendimentos” - afirmou Dr. Paulo. Desde 1999, a OdontoPrev é a assistência odontológica do Comitê Olímpico, influenciando positivamente na performance da delegação brasileira. Líder em planos odontológicos no Brasil, a OdontoPrev possui banco de dados com informações sobre a saúde bucal dos atletas, atualizado a cada tratamento realizado. O acesso ao prontuário oferece não só as atuais condições bucais dos atletas, mas também imagens radiográficas digitalizadas e disponíveis na web. A cobertura odontológica junto ao COB se dá integralmente, mesmo fora dos períodos de competição e conta com a importante ajuda das confederações que compõem o Comitê. Ações voltadas para a prevenção de focos infecciosos bucais, que podem diminuir a resistência do competidor, também são desenvolvidas. A importância desse cuidado com a saúde bucal no esporte pode ser verificada pelo aumento do uso de protetor para os dentes no basquete, vôlei e ciclismo, medida antes restrita a esportes de contato físico mais intenso, como boxe, judô e pólo aquático. O envolvimento da Odontoprev com o Movimento Olímpico vai além das quadras e dos locais de competição. Em 2007, a empresa fechou contrato de patrocínio exclusivo do livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros - lançado pelo selo COB Cultural.

Redação Sport Marketing