9 de jul de 2008

Especulações apontam Santander na Ferrari

Aumentam as especulações sobre a ida de Fernando Alonso para a Ferrari. Segudo o jornal alemão 'Bild', não apenas Alonso poderá ir para a equipe italiana, mas também um dos principais patrocinadores da McLaren: o banco espanhol Santander. O acordo entre o Santander e a Ferrari poderá render 25 milhões de euros por temporada e envolve a transferência de Fernando Alonso para a equipe.

Redação Sport Marketing

FIFA cria novos mecanismos de ingressos para Copa 2010

Para a Copa do Mundo de 2010, a FIFA mudou o sistema de ingressos com a meta de aumentar o número de ingressos disponíveis para os fãs do futebol e impedir a pirataria A porcentagem de ingressos para fãs de países classificados para as finais aumentará em 50%. Um novo sistema de coleta dos ingressos vai tornar mais difícil a ação de cambistas no mercado negro. As vendas de ingressos no mundo começam em fevereiro. Na primeira rodada, os fãs dos times da Copa terão 12% da lotação dos estádios. Antes, o total era de 8%. Nas demais fases, a porcentagem volta a ser 8%. A FIFA também não vai mais distribuir ingressos para associações venderem ou distribuírem. Agora, o órgão vai utilizar os serviços da Match, organização de Manchester, Inglaterra, que cuida dos programas de hospedagem e acomodação da FIFA. Os países que não tiverem uma torcida organizada terão ingressos vendidos pela Internet em sites específicos. Haverá cinco fases de vendas de ingressos, ambas pela internet, no site oficial da FIFA(http://www.fifa.com/) e por formulário impresso. A primeira fase começa no dia 2 de fevereiro e vai até o dia 31 de março de 2009. Uma votação secreta será feita no dia 15 de abril para determinar a distribuição dos ingressos. Quem conseguir os ingressos só vai poder retirá-los na África do Sul, em centros de distribuição. Serão colocados à venda três milhões de ingressos para a Copa. (ler matérias arquivo Sport Marketing - Bancos de olho na Copa; Programas de hospitalidade África do Sul 2010; África do Sul com energia em 2010; FIFA libera estádios na África do Sul; Copa da África do Sul tem mais um patrocinador; Gastos da Copa de 2010 aumentam; Copa do Mundo da África gera US$3.2 bilhões).

Redação Sport Marketing

Liberdade de expressão na Praça Tienanmen

O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que as emissoras de televisão poderão fazer transmissões 'ao vivo' de Beijing, inclusive, da Praça da Paz Celestial durante a realização dos Jogos Olímpicos. As emissoras reclamavam que mesmo tendo pago bilhões de dólares pelos direitos de transmissão não haviam recebido permissão para transmissões em tempo real. Uma reunião entre as empresas detentoras de direitos, entre elas a NBC e a European Broadcasting Union (EBU), com o BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos e o COI foi programada para tratar do assunto. "Saudamos a confirmação dada hoje pelo BOCOG às emissoras de que elas poderão reportar e transmitir via satélite a partir de toda a cidade" - afirmou a diretora de comunicações do COI, Giselle Davis. "O que agradou especialmente foi o fato de que todas as emissoras - tanto as que detêm os direitos, quanto outras - poderão gravar entrevistas, reportagens e pacotes na praça Tienanmen, sem restrições", acrescentou Davis. Mas haverá restrições aos momentos em que será possível transmitir desde a praça Tienanmen.

Redação Sport Marketing

Adidas leiloa bola da final da EURO

A Adidas, patrocinadora da EURO 2008 e fabricante da bola oficial da competição, fez um leilão beneficente da bola usada na final, que acabou com vitória da Espanha sobre a Alemanha. A bola arrecadou 10.000 euros (R$ 25 mil), num leilão organizado também pelo jornal austríaco "Kronen Zeitung". Foram relizados 116 lances por meio de mensagens via celular. A quantia será destinada ao projeto "Osterreichische Sportshilfe", para o desenvolvimento do atletismo nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Redação Sport Marketing

UEFA volta a analisar caso do Porto

O Comitê de Controle e Disciplina da UEFA irá rever a admissão do FC Porto à próxima Liga dos Campeões de futebol assim que receber a documentação requerida à federação portuguesa sobre as decisões do caso 'Apito Final'. O diretor de comunicação da UEFA disse que o organismo ainda não recebeu a informação pedida à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), embora as duas partes se mantenham em "contato telefônico permanente". "Provavelmente, ainda hoje poderemos ter todos os dados que pedimos. Posteriormente, toda a informação será remetida ao Comitê de Controle e Disciplina, que depois avaliará se encerra ou reabre o processo do FC Porto" - revelou William Gaillard. Depois de admitir que as deliberações da atribulada reunião do Conselho de Justiça (CJ) possam ter gerado alguma confusão entre os juristas do organismo europeu, Gaillard insistiu que este é um "caso complexo". Na madrugada de sábado, cinco membros do CJ confirmaram as penas de descida de divisão do Boavista, por coacção sobre árbitros e de suspensão de dois anos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, por tentativa de corrupção, decretadas em 1ª instância pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes, no âmbito do 'Apito Final'. Porém, estas deliberações foram tomadas sem as presenças do presidente e vice-presidente do CJ, Gonçalves Pereira e Elísio Amorim, respectivamente, que abandonaram a reunião. E por isso Gaillard insiste que este "é um caso complexo que exige ser analisado com todo o cuidado pelos juristas. Depois de ser excluído da próxima edição da Liga dos Campeões, devido à condenação pela Comissão Disciplinar da Liga por dois atos de tentativa de corrupção, pena que não mereceu recurso dos 'dragões', o FC Porto foi readmitido na prova porque a UEFA considerou que o processo ainda não estava encerrado na justiça desportiva portuguesa, por correr um recurso de Pinto da Costa. Por temer que o caso não ficasse resolvido antes do sorteio da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, marcado para 1 de Agosto, a UEFA readmitiu o FC Porto, em 16 de junho, mas avisou que o caso poderia ser reaberto para a temporada 2009/2010. Dez dias depois, o presidente da UEFA, Michel Platini, manifestou insatisfação pela readmissão do FC Porto, reiterando que o organismo europeu lutaria "até à morte" contra a corrupção no futebol. William Gaillard assegurou ainda que Platini não vai tecer mais qualquer comentário sobre o FC Porto até que o processo seja reapreciado pelos "órgãos competentes da UEFA".

Redação Sport Marketing

Trabalho "quase escravo" produz Nike no Brasil

A empresa Calçados Aniger Ltda, que tem sede em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, foi fundada em 1991 e é responsável pela produção de marcas renomadas internacionalmente como a Nike, Miezko e Clarks. Quando veio para o Ceará, a empresa gaúcha recebeu incentivos fiscais públicos estaduais por dez anos e desde o ano passado o município reduziu a cota de Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para abrir uma filial em Quixeramobim, a 224 quilômetros da Capital. A gaúcha Aniger, então, contratou a cooperativa Cocalqui para produzir os calçados. Ouvir reclamações de trabalhadores de Quixeramobim com relação à Cooperativa de Calçados de Quixeramobim – Cocalqui – já é rotina. Os operários são forçados a trabalhar muito mais do que a carga horária determinada, atingindo até 15 horas diárias, sem direito à hora extra. “Nossa produção é dimensionada em 44 horas de trabalho, em cima dos dias da semana: 8 horas diárias, mas seria uma mentira se eu falasse que a gente trabalha sempre dentro do limite” - admitiu Alexandre Lima, presidente da cooperativa. “A lei da cooperativa é nua e crua. Cumpriu a meta, recebeu. Quem precisa ficar em casa é artista plástico, à espera de inspiração” - acrescentou.
Quixeramobim depende da Cooperativa – mesmo com toda esta problemática de trabalho semi-escravo, a cidade depende da fábrica. A partir da instalação da mesma, em 1996, o município começou a industrializar-se e receber inúmeras obras de infra-estrutura, assim como melhorias na saúde e educação. Para se ter uma idéia, o número de ligações à rede de energia elétrica saltou de 10.865 em 1996 para 23.574 dez anos depois. Segundo o jornal O Povo, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-7ª Região) no Ceará, Cláudio Alcântara Meireles, confirma que esteve, em 1999, em Quixeramobim, para realizar inspeção judicial. Foi acompanhado dos então procurador José Antônio Parente da Silva e do juiz trabalhista Emanuel Furtado, sendo que o primeiro atualmente é o presidente do TRT do Ceará. Eles reconheceram a ilegalidade, mas por duas vezes, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou improcedente a ação judicial. Atualmente, segundo o procurador Cláudio Alcântara, a ação judicial do Ministério Público está tramitando no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Cerca de 3.500 operários vinculados à Cocalqui trabalham na empresa calçadista. No galpão onde é feita a finalização dos produtos da Nike prestam serviços cerca de 1.200 trabalhadores. As mulheres representam 55% do total de operários alocados pela Cooperativa, sendo que a faixa etária varia de 18 a 50 anos.

Redação Sport Marketing

Mercado: TIM faz parceria com Caixa Econômica Federal e Unibanco

A TIM fechou acordos com a Caixa Econômica Federal e o Unibanco para oferta de serviços bancários aos clientes. Por meio do serviço de mobile banking da Caixa, os clientes da operadora poderão conferir os resultados de loterias, saldo de FGTS e acessar os calendários de pagamento do Bolsa Família e INSS. Já os correntistas do Unibanco terão a opção de consultar detalhes de fundos de investimentos, poupança ou mesmo aplicação em CDB. A operadora informa que todas as informações transmitidas entre o celular e banco são criptografadas e seguras. O serviço está disponível para usuários de planos pré e pós-pagos e não é necessário fazer download de aplicativos. O acesso é pelo portal wap. A TIM também tem parceria com Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Banco Real.

Redação Sport Marketing

Sarkozy diz que vai na abertura dos Jogos Olímpicos

O presidente francês vai estar presente na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing. A presidência francesa indicou que a decisão de Nicolas Sarkozy foi tomada após consultas a todos os homólogos europeus. "Será na dupla qualidade de Presidente da República Francesa e de presidente em exercício do Conselho Europeu que o presidente Sarkozy assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos" - diz nota divulgada em Beijing pela França. Ainda segundo o documento, Sarkozy, desta forma, "marca a vontade da França em continuar a aprofundar a relação de parceria estratégica com a China em todas as dimensões e reafirma o apoio da França à China, país duramente afetado pelo terremoto de Weichuan". Em Março, o presidente francês tinha colocado como condição para vir à cerimônia o reinício do diálogo entre chineses e tibetanos, isto depois de Nicolas Sarkozy se ter mostrado "chocado" com o que se passava no Tibet. Nicolas Sarkozy junta-se a outros líderes mundiais, como George W. Bushe o Presidente Lula, que já confirmaram a presença.

Redação Sport Marketing

CAA Sports e Gestifute fecham parceria

A CAA Sports, divisão da agência de entretenimento e esportes CAA, empresa líder do setor, e a Gestifute, uma das principais empresas de gestão esportiva, acabam de fechar uma parceira global para representar os melhores jogadores e técnicos do mundo. Entre os clientes da nova empresa estão Cristiano Ronaldo, do Manchester United, eleito melhor jogador do ano pela Associação de Jogadores Profissionais e fãs do esporte em 2007 e 2008, e José Mourinho, duas vezes indicado como melhor técnico do ano pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. A CAA Sports e Gestifute vão trabalhar para criar oportunidades globais para os clientes atuais e futuros, com endossos, palestras, licenciamento e comercialização, publicações, cinema, televisão, videogames e Internet. Fundada em 1996, a Gestifute é comandada por Jorge Mendes, agente da FIFA, que recentemente negociou o contrato de três anos de Mourinho com a Inter de Milão, por 21 milhões de libras esterlinas. “Procurávamos um parceiro que pudesse criar as melhores oportunidades para os nossos clientes, em uma ampla gama de possibilidades” - disse o diretor da Gestifute Luis Correia. “Com a CAA, nossos clientes terão a vantagem de contar com um conjunto incomparável de serviços e especialização com máximo aproveitamento da escala global do futebol.” “Além de obter resultados bem-sucedidos para uma ampla gama de clientes, a Gestifute tem apresentado uma abordagem de planejamento para o futuro no setor de representação esportiva” - disse Michael Levine, co-presidente da CAA Sports. "Sabemos que a empresa será um poderoso aliado na geração de oportunidades estimulantes para o conjunto dos nossos clientes do futebol e para que a expansão da nossa parceria possa incluir novos jogadores e técnicos”. “Trabalhando juntas, a CAA e Gestifute só podem trazer coisas boas para os jogadores” - afirmou Cristiano Ronaldo, que levou o Manchester United à conquista dos títulos da Liga Inglesa e da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2007-08. Além de Cristiano Ronaldo e Mourinho, outros clientes da empresa são Ricardo Carvalho (Chelsea/seleção portuguesa), Anderson (Manchester United/seleção brasileira), Nani (Manchester United/seleção portuguesa), Deco (Chelsea FC/seleção portuguesa), Ricardo Quaresma (FC Porto/seleção portuguesa), o técnico campeão da Copa do Mundo 2002 Luiz Felipe Scolari (Chelsea FC) e o jovem piloto do GP2 Alvaro Parente. A CAA Sports entrou no negócio de futebol no início de 2007, quando ajudou a orquestrar as negociações que levaram David Beckham para os Estados Unidos, para jogar no Los Angeles Galaxy, e que se tornaram referência internacional. Trabalhando com Simon Fuller, empresário de Beckham, a empresa então firmou acordos de endosso para o astro em todo o mundo. Mais recentemente, a CAA Sports foi contratada pelo Chelsea FC para ajudar o time a divulgar sua marca em nível global e oferecer consultoria em outras áreas de negócio. Para o meio-campo Ronaldinho, do FC Barcelona, a CAA Sports obteve uma negociação de endosso global com a marca Nutrilite, da Alticor. Já a Gestifute é uma empresa dedicada à gestão de carreira de esportistas profissionais. Foi fundada em 1996 e atualmente mantém escritórios no Porto e em Lisboa (Portugal). É comandada por Jorge Mendes, agente da FIFA, que representa diversos dos maiores técnicos e jogadores de futebol do mundo, oferecendo-lhes serviços meticulosos, completos e profissionais.

Redação Sport Marketing