8 de jul. de 2008

Rússia planeja sediar Jogos Olímpicos de Verão em 2020

A governadora de St Petersburg, Valentina Matviyenko, disse em uma entrevista de rádio que pretende candidatar St Petersburg como cidade postulante para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2020. St Petersburg, segunda maior cidade da Rússia, se candidatou como postulante para hospedar os Jogos de 2004, mas não ficou nem entre as cinco cidades que disputaram a candidatura. "Nós vanos nos candidatar para hospedar os Jogos. Isso impulsionará o desenvolvimento da cidade" - disse Valentina em entrevista à Rádio de Ekho Moskvy. Os próximos planos da governadora são ganhar o apoio do Presidente russo e do governo. Ela já entrou em acordo com o Presidente do Comitê Olímpico russo, Leonid Tyagachyov. Desde os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, a Rússia não sedia os Jogos de Verão. A cidade russa de Sochi assegurou o direito de hospedar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Redação Sport Marketing

Nem Schumi, nem Romário

O alemão Michael Schumacher foi o primeiro a dizer que não ia. Faltava, então, a posição do ex-jogador Romário com relação à proposta do SS Murata, de San Marino, que sonhava tê-lo na equipe na fase preliminar da Champions (ler matéria arquivo Sport Marketing - Schumi e Romário jogando juntos; Schumi diz não ao Murata). A resposta do baixinho também foi não, por motivos pessoais. Acabou assim, a intenção do diretor do Murata, Denis Casadei, de realizar uma grande ação de marketing e promoção do time. Já Schimi agradeceu, disse se sentir honrado, mas lamentou que, por motivos inadiáveis, não poderia aparecer no evento programado pelo time. O time de San Marino disputará a fase preliminar da Copa dos Campeões.

Redação Sport Marketing

Port Elizabeth não ficará pronto

A comissão organizadora da Copa-2010, que será realizada na África do Sul, anunciou que o estádio de Port Elizabeth foi vetado como sede da Copa das Confederações-2009 pela FIFA, porque as obras não serão concluídas a tempo. "A comissão decidiu que Port Elizabeth não fará parte da Copa das Confederações porque há sérias dificuldades para que se cumpra o prazo determinado" - afirmou Irvin Khoza, presidente da comissão organizadora. O dirigente ressaltou que a previsão de entrega do estádio Port Elizabeth é para a Copa-2010.

Redação Sport Marketing

Nike lança uniformes olímpicos do atletismo

A Nike lançou os uniformes oficiais que a delegação norte-americana de atletismo irá usar nos Jogos Olímpicos de Beijing. Os uniformes causaram um tremendo entusiasmo por causa da tecnologia inovadora do material e o design arrojado. Os uniformes foram confeccionados com a tecnologia Nike Swift que reduz peso da roupa, proporcionando tempos mais rápidos. Os uniformes são 7% mais leves que os utilizados nos Jogos de Atenas pelos atletas americanos, o que significa que pode ajudar um corredor na prova dos 100 metros, por exemplo, a correr .02 a menos. Os uniformes também foram confeccionados pelo sistema Nike Aerographics, um modelo que, além de permitir que os atletas possam costumizar as peças do uniforme como meias, mangas e luvas desenvolvidas pela Nike ajuda a diminuir a resistência e o atrito do ar. O modelo vazado das mangas, deixa que os braços movam-se mais rápido e, de acordo com os testes realizados pelos atletas Nike, que ajudaram no desenvolvimento do uniforme, os acessórios podem reduzir em até 19% o atrito. Os tênis de atletismo foram desenvolvidos com a tecnologia de Nike Flywire e são bem mais leves que a maioria.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Jade segue sem patrocínio e é pressionada

A ginasta Jade Barbosa, promessa de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Beijing, segue sem patrocínio e sem contrato com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). A renovação seria em janeiro, mas a oferta da entidade não agradou ao pai e ao advogado da ginasta. Segundo Cesar Barbosa, pai da ginasta, a CBG propôs um valor mensal de R$ 250 (repasse referente à Lei Piva), mais R$ 100 de ajuda de custo. O pai revelou que a Confederação ofereceu como opção que Jade fazesse oito peças publicitárias para a empresa patrocinadora da entidade, a Caixa Econômica Federal. "Me ofereceram preços muito abaixo do mercado. Não posso submetê-la a isso" - completou o pai, em entrevista ao Extra, revelando que Jade está desde janeiro sem receber um centavo, inclusive do Flamengo, que também ainda não formalizou o contrato com a atleta, de acordo com Cesar Barbosa, por discordância com a cláusula sobre direitos de imagem. Barbosa afirmou que, neste ano, fez peças publicitárias para uma construtora. "E foi bem remunerada" - disse o pai. Cesar contou que, assim que soube da recusa da atleta em assinar o contrato, a supervisora da CBG, Eliane Martins, fez represália. Disse que poderia mandar a ginasta (que treina em Curitiba) de volta para treinar no Flamengo. A Vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Patrícia Amorim confirmou que recebeu uma ligação de Eliane no começo do ano. Procurada pela reportagem do Extra, a supervisora da CBG, Eliane Martins, disse desconhecer que o contrato de Jade não foi renovado. O Comitê Olímpico Brasileiro, por meio de sua assessoria, afirmou que a decisão se um atleta pode ou não disputar os Jogos sem o contrato vai de acordo com as regras de cada confederação. Enquanto Jade não recebe salário e também não arruma patrocinadores, a atleta vai lançar um site oficial, que vai vender produtos como camisetas e mochilas com a grife "Jadinha", uma bonequinha com uma lágrima nos olhos, em alusão à ginasta (ler matéria arquivo Sport Marketing -Jade vira personagem de desenho em quadrinhos). A assessoria da Caixa informou que Jade e Daiane dos Santos não assinaram contrato. Segundo a estatal, seriam dois contratos separados: um ligado ao programa Atletas de Alto Nível e outro específico para participar de oito filmes publicitários da Caixa. Mesmo se for aos Jogos Olímpicos sem contrato com a confederação, Jade terá seguro-saúde na competição. O Comitê Olímpico Brasileiro garante que todos os atletas da delegação nacional em Beijing contem com o benefício da Golden Cross - patrocinadora da entidade e da delegação olímpica.

Redação Sport Marketing

Nike lança uniforme novo do Porto

O Porto renovou contrato com a Nike até 2012 e, a fabricante americana de materiais esportivos, lançou o novo uniforme do time português para a temporada 2008/2009. O lançamento foi no estádio do Dragão. O uniforme principal do time tem as tradicionais listras brancas e azul. A novidade é a inscrição da frase "a vencer desde 1893", data de fundação do time, na parte externa da gola. Na parte interna, destaca-se o desenho de um dragão. Já o segundo uniforme do Porto tem um design totalmente novo, nas cores azul clara e detalhes em verde-água, substituindo a cor branca e as pequenas listras azuis do uniforme anterior. A marca Nike Team, produzida pela empresa norte-americana para combater as falsificações, está presente em ambos os uniformes.

Redação Sport Marketing

Adidas lança uniforme do Verdão

O Palmeiras apresentou o novo uniforme da Adidas. A fabricante de material esportivo do clube buscou inspiração nas décadas de glória do Verdão. O uniforme é discreto, tem poucos detalhes e uma cor verde mais escura, em tom esmeralda, como a usada nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Além da mudança na tonalidade, a camisa traz um novo design, com uma fina listra branca na parte da frente em ambas as laterais. Nas costas, abaixo da gola, a novidade é a inscrição S.E. Palmeiras, bordada em branco, seguindo modelos de clubes internacionais patrocinados pela marca alemã. O uniforme traz tecnologias usadas na Eurocopa pelas seleções de Espanha, Alemanha, França, Grécia e Romênia. Os torcedores poderão comprar a nova coleção de uniformes do Palmeiras a partir da quinta-feira. A camisa 1 custará R$ 129,90 (sem número) e R$ 139,90 (com número). As camisas femininas e infantis custarão cada uma R$ 99,90 (sem número).

Redação Sport Marketing

Heineken lança site com notícias da Champions League

A Heineken colocou no ar o novo site que oferece aos internautas mais interatividade e conteúdo informativo com notícias da das notícias da UEFA Champions League. Além das informações sobre o torneio, o usuário poderá navegar na rádio Heineken e concorrer a prêmios na promoção "Heineken em sintonia com você". Para participar o usuário precisa responder a pergunta: "Por que esta seleção musical merece um programa exclusivo na rádio Heineken?" e indicar cinco músicas tocadas na rádio Heineken. Os 50 set lists e respostas mais criativas levam um par de caixinhas de som personalizados com a marca para computador. A melhor resposta terá um set list no ar num programa exclusivo da rádio. O site também apresenta outras inovações as quais proporcionam ao internauta a possibilidade de conhecer mais sobre os produtos da marca e assistir aos filmes de campanhas internacionais. Outra novidade é a parceria com o Google, que permitirá ao usuário procurar e achar conteúdo específico dentro do site em flash da marca
produzida pela Femsa Cerveja Brasil.

Redação Sport Marketing

Grupo Signal e Borussia Dortmund estendem contrato

O grupo Signal Iduna estendeu contrato de naming rigths com o Borussia Dortmund. As bases da negociação, conduzidas pela empresa de marketing esportivo Sportfive, não foram reveladas, mas o tempo do acordo que ia até 2011, foi prolongado por mais cinco anos. Até 2016, o estádio Westfalenstadion recebe o nome da companhia de seguros. "O Borussia e o grupo Signal Iduna reforçam uma longa tradição. Queremos continuar por um longo tempo essa cooperação de sucesso, bem como apoiar as atividades esportivas do clube" - disse Reinhold Schulte, presidente do conselho da empresa.

Redação Sport Marketing

VISA instala quiosques 24 Horas em Beijing

A rede de cartões VISA, patrocinadora oficial mundial do Movimento Olímpico, já começou a instalar em Beijing os quiosques de Bancos 24 Horas criados, especialmente, para atender o público envolvido com os Jogos. De acordo com a VISA, os quiosques dos Bancos 24 Horas foram decorados com inspiração na cultura e caligrafia chinesa. Também destaca-se o logotipo de assinatura dos Jogos Olímpicos. Vinte e seis quiosques de Bancos 24 Horas serão instalados em instalações onde acontecerão as competições olímpicas e em locais de não competição como Vila Olímpica, International Broadcast Center (IBC) - Centro Internacional de Transmissão e Radiodifusão e Midia Center - Centro de Mídia para tornar mais fácil o acesso ao dinheiro para quem também vai participar dos Jogos, seja como atleta, seja como imprensa. "Nós quisemos mostrar nossa parceria com os Jogos em Beijing utilizando um apelo estético imediatamente reconhecível para os turistas e visitantes dos Jogos. É, por isso, que nós projetamos os Bancos 24 Horas unindo a beleza tradicional de arte chinesa com tecnologia moderna" - disse Richard Chang, vice-presidente executivo da VISA China. A VISA é patrocinadora mundial oficial olímpica, na categoria pagamentos com cartão, desde os Jogos Olímpicos de 1986. Os cartões VISA são os únicos aceitos nas instalações olímpicas.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

Portugal Telecom muda estratégia de comunicação no Futebol

A Portugal Telecom alterou a estratégia de comunicação no que diz respeito ao patrocínio dos principais clubes de futebol da liga portuguesa. A PT pretende utilizar as principais marcas alternadamente, de acordo com a ocasião e a equipe. De acordo com o comunicado da PT, as marcas TMN, MEO e Sapo ADSL vão estar presentes nas camisas do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica durante a temporada 2008/2009. A empresa pretende, com a nova estratégia, “capitalizar as principais marcas comerciais” por meio do patrocínio esportivo dos principais clubes portugueses e manter uma presença ativa, não só nos uniformes, como nos estádios. No decorrer do campeonato português, os três principais clubes utilizarão a marca TMN na frente da camisa e da Meo nas mangas, enquanto os uniformes alternativos contarão com a Sapo ADSL na frente das camisas. Já nas competições internacionais o FC Porto e o Sporting CP utilizarão a marca TMN e o Benfica, a marca Meo.

Redação Sport Marketing

Lotto amplia atuação no Sul

A Lotto quer duplicar a presença em pontos-de-venda em Santa Catarina. A previsão é que a marca esteja presente em 60 lojas até o final de 2008. Essa é uma das medidas para atingir a meta de alcançar o terceiro lugar entre as grifes esportivas até 2011. A Lotto patrocina 30 jogadores de futebol e é fornecedora oficial de material esportivo do Sport Club de Recife, Atlético Mineiro, Coritiba, Goiás e Bahia.

Redação Sport Marketing

Mascote olímpico da Grã Bretanha já tem nome

A mascote que servirá de inspiração para vitórias e medalhas da delegação da Grã Bretanha já tem um nome. O nome Pride, que significa Orgulho, foi decidido após uma votação popular, realizada pela Associação Olímpica Britânica, em parceria com no canal de tv infantil Nickelodeon (ler matéria arquivo Sport Marketing - Associação Olímpica Britânica lança mascote para Beijing). O leão Pride irá acompanhar os atletas olímpicos da Grã Bretanha no caminho do pódio dos Jogos Olímpicos de Beijing.

Redação Sport Marketing