7 de jul. de 2008

Clubes se unem pelo Futebol Solidário

Dirigentes dos clubes Desportiva Ferroviária, Rio Branco e Vitória Futebol Clube se uniram no projeto Futebol Solidário. “O lançamento vai ser o ponta-pé inicial de uma investida para arrumar recursos que ajudem os três clubes tradicionais a se restabelecerem. Decidimos unir forças em benefício do futebol como um todo” - disse Antônio Perovano, presidente do Conselho Deliberativo do Vitória. Durante o lançamento, que vai contar com a participação de representantes de empresas e instituições como a Petrobras, Unimed, Sebrae, PHS, Banestes, e PMV, entre outros convidados, vai ser apresentada a estratégia dos três clubes para obter o marketing esportivo. Dessa forma os clubes pretendem fomentar uma nova perspectiva para o futebol capixaba, através de um modelo de financiamento em que a categoria profissional reverte um percentual do investimento na categoria de base. A categoria de base, por sua vez, retorna o investimento levando jovens talentos ao profissional. Além do aspecto social e do resgate do equilíbrio financeiros dos clubes envolvidos, o projeto Futebol Solidário visa também mostrar ao empresariado as vantagens e estratégias do marketing esportivo, que é fonte de sucesso em vários casos no Brasil e no mundo. Todas as empresas investidoras, em qualquer modalidade, poderão utilizar o selo “Eu apoio o Projeto Futebol Solidário”. “Vamos apresentar vários projetos” - salientou Perovano. “Como o passaporte para o futebol e o patrocínio de uniformes, entre outros, que vão ser detalhados durante o café da manhã com a imprensa e o empresariado. Estamos otimistas”, disse.

Redação Sport Marketing

COP lança campanha contra marketing de guerrilha

O Comitê Olímpico de Portugal lançou uma campanha junto à imprensa contra o chamado 'marketing de emboscada' ou 'marketing de guerrilha' . A ação ocorre em consonância com o Comitê Olímpico Internacional, em defesa dos patrocinadores oficiais, que tornam possível, a realização dos Jogos Olímpicos. A campanha contra marketing de guerrilha acontece no mundo, com o apoio do COI, especialmente em mais dez países.

Redação Sport Marketing

Schumi diz não ao Murata

O alemão Michael Schumacher não topou fazer parte do time SS Murata, de San Marino, sonhava tê-lo na equipe junto com Romário fase preliminar da Champions (ler matéria arquivo Sport Marketing - Schumi e Romário jogando juntos). O ex-piloto de F1 recusou a proposta do time. Porém, de acordo com a agência "Ansa", o clube ainda acredita que o Baixinho aceitará a oferta. Ambos iriam participar do time em dois jogos contra o Gotemburgo, da Suécia programados para os dias 15 e 23 de julho.

Redação Sport Marketing

São Paulo e Corinthians fecham com Clube dos 13

O São Paulo FC assinou os contratos com o Clube dos 13 e a Rede Globo. Dos três times dissidentes (São Paulo, Corínthians e Flamengo), o único que ainda falta fechar é o time da Gávea. Porém, acredita-se que é apenas uma questão burocrática do clube. Os direitos de transmissão dos jogos para os campeonatos Brasileiros de 2009, 2010 e 2011 registrou aumento de 40% nos valores, passando de R$300 milhões para R$420 milhões (ler matéria Sport Marketing - Clube dos 13 fecha direitos de transmissão).

Redação Sport Marketing


Club Bud promete ser a sensação em Beijing

A Anheuser-Busch Cos, patrocinadora internacional oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing, na categoria bebidas à base de malte, irá promover uma mega ação de marketing. A empresa irá abrir uma das maiores boates de Beijing - o Club Bud. A boate terá vários ambientes decorados em bambu e soldados de terracota e promete ser a sensação dos Jogos e ponto de encontro, inclusive, de empresários que estarão em Beijing. A primeira edição do Club Bud foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006. Durante os Jogos de Beijing, o Club Bud pretende realizar pelo menos oito festas temáticas com apresentações ao vivo de DJs internacionais entre outras surpresas. A boate não estará aberta ao público. O local é exclusivo para comemorações olímpicas corporativas, celebridades, atletas olímpicos, lendas do esporte, da música, estrelas de filmes e alguns consumidores muito sortudos. e membros da mídia internacional. O Club Bud terá 3.700 metros e proverá aos convidados, uma atmosfera social diferente, combinando a cultura chinesa e americana. Depois de caminhar em um tapete vermelho, os visitantes entrarão em no salão de entrada do Club Bud, que apresenta 360 telas de vídeos. DJs ao vivo manterão o clima up até tarde da noite, enquanto a área ao ar livre oferecerá aos convidados a atmosfera perfeita para apreciar uma Budweiser gelada com amigos. O Club Bud foi projetado para ser um extravagante centro olímpico e um símbolo das ambições da marca Anheuser-Busch Cos. O próximo mês, durante os Jogos Olímpicos de Beijing, será o grande momento, nos planos da companhia, para alavancar a marca na China, o mercado de cerveja que cresce mais rápido no mundo. "Em nossa visão, os Jogos Olímpicos serão um grande momento" - disse Y.R. Cheng, presidente de Anheuser-Busch China. Além dos direitos de patrocínio internacional oficial dos Jogos Olímpicos, a Anheuser-Busch's Budweiser também é a cerveja patrocinadora de aproximadamente 35 delegações olímpicas, inclusive da seleção da China, dona da casa. A meta da Anheuser-Busch com o marketing olímpico é manter a Budweiser no topo do ranking das cervejas mais consumidas da China. O Club Bud, construído no Beijing's National Agricultural Exhibition Hall, é uma mostra das altas cifras que a Budweiser pretende investir no mercado chinês para alcançar os objetivos e metas. Em 2001, a China passou os Estados Unidos como o maior mercado de cerveja do mundo e anunciou crescimento impressionante. No ano passado, o mercado de cerveja da China cresceu quase 14%. A China responda por quase 4% das rendas da Anheuser-Busch e por 3% dos lucros. Até 2010, a Anheuser-Busch pretende aumentar a distribuição da Budweiser na China, em 100 novas cidades de grande população. Nos Jogos Olímpicos de 2008 a Anheuser-Busch divide o centro das atenções com mais duas marcas de cervejas, que também são patrocinadores de cerveja, porém com direitos limitados de utilização das marcas olímpicas: a Tsingtao Brewing Co, a segunda marca de cerveja mais vendida na China e a Yanjing, marca mais regional - ambas também podem usar o logotipo de Jogos de Beijing na China, já a Bud pode utilizar os logos mundialmente. Esta foi a primeira vez na história do marketing olímpico, que o Comitê Organizador dos Jogos, vendeu a mesma categoria, no caso, bebidas à base de malte, sem exclusividade. A competitividade entre os três patrocinadores na mesma categoria exige que as estratégias de marketing sejam criativas para que as marcas possam distinguir-se. Mas, a Bud está com forte poder de fogo neste Jogos e além do Bud Club, está lançando comerciais de tv apresentando as formigas de Budweiser praticando vários esportes como remo, mergulho, windsurfe (foto 2). Os spots comerciais são de 7 a 30 segundos. As formigas têm sido personagens da Bud China desde 1995 e têm feito grande sucesso. Além dos comerciais de tv, a Anheuser-Busch dedicou ao marketing olímpico da China outdoors (foto 1), shows e várias áreas Budweiser (foto 3) espalhadas em várias cidades. No ano passado, a Anheuser-Busch patrocinou durante um mês uma excursão de bicicleta por 11 cidades chinesas olímpicas, o que gerou grande excitação. Em comemoração aos Jogos, a Anheuser-Busch também lançou latinhas da Bud comemorativas nas cores ouro, prata e bronze, nas quais também aparece o logotipo dos Jogos, envolvendo os torcedores. A Anheuser-Busch atua no mercado da China desde 1993, quando se estabeleceu em Tsingtao. Desde então, a Anheuser-Busch investiu mais de US$1.8 bilhão na China e está construindo uma nova fábrica avaliada em US$63 milhões na província de Guangdong e outra cervejaria em Tangshan que irá substituir a instalação existente em Harbin. A empresa pretende bater 2.2 milhões de barris por ano, por meio de uma rede de mais de 240 atacadistas independentes. A Budweiser é aprceria dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984. A marca também foi a cerveja oficial dos Jogos de Atlanta - 1996, Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake - 2002 e dos Jogos Olímpicos de Turim - 2006.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

David Beckham grava comerciais de patrocinador

O fenômeno de marketing do futebol David Beckham é o astro do novo comercial de tv da marca de canetas Sharpie. A popular marca de caneta, que no começo deste ano fechou contrato de endosso de dois anos com Beckham, espera ter altos lucros com a nova campanha. A propaganda para a tv mostra Beckham usando várias canetas Sharpie para autografar ítens incomuns para os fãs. Quando chega o momento de devolver a caneta para o dono, Beckham resiste. Por fim, os rápidos movimentos e raciocínio ágil permitem um final feliz para todos, mas, nesse meio tempo, os telespectadores poderão dar boas risadas com Beckham. A campanha foi dirigida pela Simon Cole e desenvolvida pela agência Young & Rubicam's Brand Buzz, com sede em Nova York. "Estou satisfeito em trabalhar com a Sharpie como parceira" - disse Beckham. "É algo natural, pois sempre uso as canetas para dar autógrafos. Me diverti muito gravando as propagandas e espero que o público goste". A parceria da marca Sharpie com Beckham inclui uma campanha de marketing global totalmente integrada em regiões-chave ao redor do mundo, como América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico. A campanha conta com propagandas, montagens em lojas, embalagens (nos mercados selecionados) e um site global renovado. Também inclui uma promoção para os consumidores que sorteia a experiência de conhecer David Beckham pessoalmente. Nos próximos dois anos, com programações que variam de acordo com o mercado, os consumidores poderão participar da promoção visitando o site http://www.sharpie.com/. Os participantes são incentivados com a campanha "Pense como Beckham! Seja ousado!" para ganhar uma viagem com tudo pago e conhecer David Beckham. A marca Sharpie atrai uma grande variedade de fãs e tem um longo histórico com patrocinadora de esportes nos Estados Unidos. Entre os atletas famosos que já fizeram parceria com a marca Sharpie estão o piloto da Nascar Dale Earnhardt Jr.; o jogador profissional de futebol americano Terrell Owens; os jogadores profissionais de futebol americano, integrantes do Hall da Fama, Steve Young e Howie Long; e os golfistas lendários Arnold Palmer e Gary Player. "A marca Sharpie é bem conhecida nos Estados Unidos e a parceria com Beckham eleva a nossa marca para um nível mais global ao redor do mundo" - disse Howard Heckes, Presidente da Unidade de Negócios Globais da Sharpie. "Agora que apresentamos a parceria, estamos prontos para divulgar a propaganda na tv, que brinca com a experiência de Beckham em dar autógrafos de uma maneira que acreditamos que interessará os fãs da Sharpie de todo o mundo".

Redação Sport Marketing

Copa da UEFA pode mudar de nome

A Copa da UEFA pode mudar de nome. De acordo com o presidente da Associação Européia de Clubes (ECA), Karl-Heinz Rummenigge (foto), a mudança pode acontecer já para a próxima temporada, quando o torneio passaria a chamar-se "UEFA Europa League". O projeto de mudança de nome foi apresentado à ECA e tem como meta um apelo mercadológico e de marketing ao campeonato. Essa não é a única mudança esperada. A partir da temporada 2009/10, a fase de grupos do campeonato passa a ter formato semelhante à Liga dos Campeões: 12 chaves com equipes cada, jogando em ida e volta.

Redação Sport Marketing

Gêmeas são capa de revista masculina

As belíssimas gêmeas do nado sincronizado são a sensação da revista VIP deste mês. Bia e Branca Feres tiraram fotos para um ensaio sensual da revista. Além do cachê pelo ensaio fotográfico, as gêmeas medalha de bronze no Pan-Americano de 2007, vão ganhar da griffe da moda Donna Karan New York (DKNY) dois relógios da marca elitista americana, famosa pela fabricação de linhas urbanas como: malhas, calças, blazers, perfumes, vestidos, relógios.

Redação Sport Marketing

Senior Sistemas patrocina equipe da Copa Peugeot

A Senior Sistemas fechou contrato de patrocínio a equipe do piloto Elcio Lange, de Pomerode-SC, que disputa a Copa Peugeot 2008. Esta é a primeira vez que a desenvolvedora de ERP catarinense decidiu investir no marketing esportivo. Os detalhes da negociação não foram divulgados. Com esta ação, a empresa espera se aproximar do mercado automobilístico, já que, conforme o diretor de Mercado, Sergio Fabiano Botelho Junior, atualmente as mais importantes indústrias brasileiras do setor usam soluções da desenvolvedora catarinense. “A Copa Peugeot permite a realização de uma ação diferenciada junto aos públicos. Convidamos clientes para participar das provas de regularidade e de um almoço especial de premiação, que reúne todos os pilotos da prova. É uma oportunidade única para estreitarmos relações" - afirmou Botelho. A competição ocorre, de julho a novembro deste ano, no trajeto que vai de Belo Horizonte a Curitiba, passando por Ribeirão Preto, Blumenau e Porto Alegre. Entre abril e maio, a corrida já passou por Indaiatuba e Goiânia.

Redação Sport Marketing

VW entrega últimos veículos verdes a Beijing

A VW, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing entregou os últimos quinze carros que se fazem parte da frota "verde", de quase 500, que serão utilizados nos locais mais vitais dos Jogos e servirão para o transporte da imprensa, de personalidade e funcionários da organização. Os veículos são movidos a hidrogênio, sem emissão de gases. De acordo com informações oficiais divulgadas, os veículos chegam a Beijing depois de passar por rigorosos testes de segurança, confiabilidade e resistência. Os veículos têm autonomia para percorrer 300km sem abastecer e chegam a até 150 km/h.

Redação Sport Marketing

Banco Central da China lança nota olímpica

A um mês dos Jogos Olímpicos de Beijing, o Banco Central da China anunciou, em comunicado divulgado na página na internet, que vai emitir seis milhões de notas olímpicas de 10 yuans (cerca de R$ 2,30) com a imagem do Estádio Olímpico de Beijing. O emblema dos Jogos aparece acima da imagem do estádio e na parte de trás da nota olímpica, em substituição da famosa barragem de Três Gargantas, está a imagem da estátua grega do lançador de disco - Discobolus, um conjunto de atletas e os algarismos "2008". Na nota especialmente emitida para comemorar os Jogos Olímpicos, o "Ninho de Pássaros" vai substituir a imagem do líder comunista Mao Tsé-Tung, fundador da China comunista em 1949, cujo rosto está em todas as notas chinesas modernas. A última vez que a imagem de Mao foi retirada de uma nota chinesa foi em 2000, por ocasião das celebrações do milênio, quando o Banco Central da China substituiu o retrato do líder por um dragão nas notas de 100 yuans. De acordo com o Banco Central chinês, marcas d'água e outras tecnologias serão usadas para impedir a falsificação das notas olímpicas. A nova nota, em azul e verde, é ligeiramente maior do que a comum, impressa em preto e cinza e que vai continuar circulando.

Redação Sport Marketing