4 de jul de 2008

Austrália segue no calendário da FIA até 2015

O diretor comercial da F1, Bernie Ecclestone, confirmou que a Austrália continuará no calendário da categoria até, pelo menos, 2015. O dirigente revelou que os organizadores da etapa de Melbourne assinaram um novo contrato para a realização da prova. "O GP da Austrália sempre foi um grande show, com alguns dos maiores públicos da Fórmula 1"- elogiou Ecclestone, que conseguiu mudar o horário da prova para as 5 horas da tarde, no horário local. "Estou satisfeito com essa mudança, é uma vitória para o público na Ásia e na Europa. O governante do estado de Vitória, John Brumby, festejou a renovação do contrato. "Esse anuncio confirma o que todos os habitantes de Melbourne já sabiam - eles vivem na capital mundial dos grandes eventos esportivos. O circuito do Albert Park, em Melbourne, estreou na F1 em 1996, substituído Adelaide. O maior vencedor na pista é Michael Schumacher, que subiu no alto do pódio quatro vezes, em 2000, 2001, 2002 e 2004.

Redação Sport Marketing

Solidariedade Olímpica promove cursos

Os principais treinadores de pólo aquático do Brasil terão uma importante oportunidade para se aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos entre os dias 5 e 12 de julho, no Curso Técnico Internacional de Pólo Aquático. Ministrado pelo espanhol Ernest Gil, ex-técnico das categorias de base da seleção espanhola, o curso é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e oferecido pelo Programa da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI). A organização é da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que contará com a presença de 28 profissionais da modalidade, no Clube de Regatas Guanabara, no Rio de Janeiro. "Em qualquer segmento profissional o intercâmbio traz muitos benefícios, pois amplia os conhecimentos e propaga idéias bem sucedidas. No âmbito esportivo, a troca de experiências entre expoentes de diversos continentes e países é fundamental para o desenvolvimento das modalidades. O pólo aquático brasileiro tem muito a evoluir com este curso" - afirmou Agberto Guimarães, Gerente Geral dos Programas da Solidariedade Olímpica do COB. Entre as disciplinas incluídas no programa do curso estão novas táticas, sistemas de jogo, planejamento de uma temporada, métodos de preparação física, além de wokshops práticos. A programação do curso terá ainda palestras de marketing esportivo ligado ao pólo aquático, com o diretor de marketing do COB, Leonardo Gryner, além de palestras sobre olimpismo e gestão esportiva.

Redação Sport Marketing

Juventus de Turim lança camisa amarela

Preto, branco, amarelo e ouro. Essas são as cores das novas camisas do segundo uniforme da Juventus de Turim. Quase nenhuma novidade em relação à primeira, a clássica, a não ser o tamanho das listras, agora mais largas. Os uniformes são vendidos por € 69 (R$ 179,4) no site oficial da equipe. O amarelo foi escolhido,em especial, para marcar o retorno do time à Champions League e por carregar, segundo o clube, o espírito de vitória, numa alusão a 1983, quando a Velha Senhora conquistou a Liga dos Campeões. A terceira camisa será dourada, uma cor que, segundo o clube, carrega o espítiro da vitória. As meias serão pretas, para não prejudicar demais a visibilidade dos jogadores em campo. (Leia arquivo Sport Marketing matéria - Juventus divulga resultados financeiros).

Redação Sport Marketing

Porto renova direitos de transmissão com Olivedesportos

O F.C. Porto anunciou a renovação do contrato com a Olivedesportos -Publicidade, Televisão e Media, para a qual cedeu, em regime de exclusividade, os direitos de comunicação audiovisual, nacionais e internacionais, dos jogos do F.C.Porto disputados para a competição principal da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Como contrapartida deste acordo, o Porto garantiu proveitos globais de 51,750 milhões de euros. O acordo estende-se até 2013/2014.

Redação Sport Marketing

Robert Scheidt será o porta-bandeira

O bicampeão olímpico Robert Scheidt será o porta-bandeira da Delegação Brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Beijing 2008, marcada para o dia 8 de agosto. O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman quando parte da delegação que disputará os Jogos e o Chefe da Missão Brasileira, Marcus Vinícius Freire foi recepcionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Cerca de 60 atletas de diversas modalidades como vela, tênis de mesa, desportos aquáticos, judô, taekwondo, basquete feminino, ginástica artística, handebol, entre outras, estiveram presentes. Scheidt é o único bicampeão olímpico da delegação brasileira em Beijing. O atleta conquistou as medalhas de ouro da classe Laser nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 e de Atenas 04. Em Sydney 2000, o velejador conquistou a medalha de prata. Na China, Scheidt terá um desafio diferente na raia olímpica porque mudou de classe e agora compete na classe Star, ao lado de Bruno Prada.
“Estou muito emocionado. Essa escolha vai ficar marcada por muito tempo na minha vida. É uma honra muito grande carregar a Bandeira Brasileira na Abertura dos Jogos Olímpicos” - disse Scheidt, logo após saber que seria o porta-bandeira da Delegação Brasileira.” Essa é uma delegação renovada, cheia de novos talentos. Desta forma, me sinto também renovado para a minha quarta participação em Jogos Olímpicos”- completou Scheidt. A Delegação Brasileira que competirá em Beijing já é a maior da história da participação do Brasil em Jogos Olímpicos. Até o momento, o país tem 272 atletas classificados. Ainda há chances de classificação no atletismo e no basquete masculino. O recorde anterior foi dos Jogos Olímpicos de Atenas 04, quando a Delegação Brasileira competiu com 247 atletas. Em Beijing, o Brasil também participará com número de mulheres da Delegação, 127 classificadas até agora. Em Atenas o Brasil competiu com 122 mulheres. Além destes recordes, o Brasil também se classificou para o maior número de modalidades em relação às participações anteriores, 31. O recorde anterior, também de Atenas, era de 28 modalidades.

Redação Sport Marketing

Mercedes-Benz e McLaren encerram parceria

Mercedes-Benz e McLaren encerram a parceria quando o atual contrato para construir o SLR expirar no ano que vem. A próxima geração do superesportivo da marca alemã está sendo desenvolvida por uma empresa de componentes para corridas, HWA, e pela "tuneira" da casa da Mercedes-Benz, AMG. A McLaren está preparando o próprio carro da F1. A parceria entre as equipes será encerrada no ano que vem e não há planos para uma renovação no acordo. A Mercedes-Benz marcará o fim da parceria com uma edição nova e limitada do 75 SLR McLaren batizada de Speedster. Para promover a novidade, a Mercedes-Benz terá Lewis Hamilton como apresentador do veículo no final deste mês.

Redação Sport Marketing

FIA tira Silverstone do calendário

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou que o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de F1, disputado atualmente em Silverstone, a partir de 2010 será realizado em Donington Park. Num comunicado distribuído em Silverstone, onde este domingo decorrerá mais um GP, a FIA assinala acertado com a Formula One Management (FOM) e que a permanência da prova na Grã-Bretanha ficou garantida. Os presidentes da FIA,Max Mosley e da FOM, Bernie Ecclestone,explicaram que o trabalho de desenvolvimento em Donington e a falta de apoios para melhorar Silverstone forçaram a uma mudança do local da corrida. "Lamento que Silverstone não tenha conseguido obter o que seria necessário para enfrentar as exigências e manter-se na F1. O governo poderia ter aportado 0,002% do que investiu nos Jogos Olímpicos de Londres 2012" - disse Bernie Ecclestone. O circuito de Donington Park é palco, na atualidade, do GP da Grã-Bretanha de motociclismo. Silverstone recebe a F1 desde 1987 e entre 1964 e 1986 em alternância com Brands Hatch.

Redação Sport Marketing

Barcelona divulga números

O Barcelona divulgou o orçamento para a próxima temporada. O clube espanhol terá 380 milhões de euros (R$ 961 milhões) para a próxima temporada, o mais alto da história do clube. Segundo o vice-presidente de economia do clube, Ferran Soriano, as receitas no último ano alcançaram os 308,8 milhões de euros (18,7 milhões a mais que no anterior) e as despesas totalizaram 292,6 milhões de euros (22 milhões a mais), para um resultado de exploração de 16,1 milhões.A dívida bancária foi reduzida em 26 milhões de euros (de 39,8 milhões para 13,6 milhões) e o orçamento para o próximo ano se situa em 380 milhões. Já as despesas alcançam os 355 milhões. Na última temporada, as despesas com o elenco foram de 124 milhões de euros e o total de custos do departamento esportivo de 162,6 milhões, 52% da receita. Os investimentos esportivos feitos na temporada 2007-2008 totalizaram 22 milhões de euros. O Barcelona ainda recebeu 32 milhões de euros pelas vendas de Belletti, Deco, Thiago Motta, Zambrotta, Giuly, Maxi López e Fernando Navarro. A verba televisiva, pelo contrato com a empresa Mediapro, chegará aos 134 milhões de euros, número muito semelhante ao obtido com as verbas de patrocínio da Nike e a recuperação da gestão de marketing (132 milhões).

Redação Sport Marketing

Reebok lança camisa dos 110 anos do Vasco da Gama

A Reebok lançou a camisa comemorativa aos 110 anos do Vasco da Gama. O time faz aniversário apenas em 21 de agosto, mas a fornecedora de materiais esportivos, cujo contrato em 2009, pretende faturar com antecedência em cima das vendas de camisas. Outra homenagem ao clube em comemoração aos 20 anos do título carioca de 1988 sobre o Flamengo, a Reebok lançou no mercado a réplica da camisa utilizada por Cocada, autor do gol que deu o título ao Gigante da Colina. O Vasco da Gama, cujo novo comando agora pertence ao presidente eleito Roberto Dinamite, permanecerá com a mesma equipe de marketing formada pelo vice-presidente José Henrique Coelho, Marcus Duarte, gerente do departamento de marketing.

Redação Sport Marketing

Correios lança selos olímpicos

Os Correios lançaram um bloco de quatro selos alusivos aos Jogos Olímpicos de Beijing. A cerimônia de lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, durante a solenidade de recepção, pelo presidente Lula, da delegação brasileira que representará o país na China. Estavam presentes o ministro do Esporte, Orlando Silva, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Os selos foram criados, por computação gráfica, pelo artista Roberto Yassuo Ito e estilizados com pictogramas e ideogramas chineses. Os primeiros selos no mercado serão das modalidades olímpicas ginástica rítmica, hipismo e natação. O quarto selo divulga a logomarca dos Jogos Olímpicos - Beijing 2008, com os cinco anéis olímpicos. As mascotes também fazem parte da coleção de selos olímpicos. A tiragem é de 2.000.016 selos ao valor facial de R$ 0,65 cada. O selos podem ser adquiridos em qualquer agência dos Correios ou pela loja virtual no site da entidade.

Redação Sport Marketing

Onde andam as Tochas do Pan?

Onde andam as Tochas Pan-americanas? A pergunta que não quer calar se baseia no fato que depois do Revezamento dos Jogos Pan-americanos, ninguém mais falou ou soube do paradeiro das mesmas. Ouviu-se dizer que o Ministério do Esporte, que ficou responsável pelas Tochas, as entregaria a alguns municípios e secretarias de esportes que fizeram parte do Revezamento, mas até hoje, um ano depois do evento, não se tem notícia que as Tochas tenham chegado. Estariam as Tochas do Pan perdidas em Brasília? No Revezamento dos Jogos Olímpicos de Atenas, o comitê organizador do evento, deu uma Tocha para cada atleta que conduziu a Chama Olímpica. Em outras edições olímpicas, Tochas foram leiloadas. Com relação às Tochas do Pan todo mundo viu, mas ninguém sabe onde foram parar ou onde vão parar! Se alguém tiver notícias do paradeiro das Tochas, favor informar.

Redação Sport Marketing

Gatorade na carona dos Jogos Olímpicos

Na carona dos Jogos Olímpicos, a Gatorade colocou no mercado a Edição Comemorativa Gatorade Ouro. A edição limitada, ficará no mercado até o final de setembro, terá uma nova garrafa dourada de 500ml com rótulo e tampa diferenciados e sabor inédito no Brasil: Abacaxi-Tangerina. A nova versão reforça o pioneirismo da marca e homenageia os amantes do esporte. A novidade chega ao mercado num período em que os olhos do mundo estarão voltados para os Jogos Olímpicos de Beijing. A Edição Comemorativa Gatorade Ouro – Abacaxi-Tangerina - será distribuída em todo Brasil com preço sugerido de R$ 3,00. Em janeiro de 2002, a marca Gatorade foi adquirida pela PepsiCo e passou a ser produzida, comercializada e distribuída pela AmBev em todo o território nacional.

Redação Sport Marketing

Skoda patrocina Volta da França

A Skoda será patrocinadora principal da Tour de France - Volta da França pela quinta vez. Os valores do contrato não foram revelados, mas o acordo será mantido ate 2011. A empresa irá fornecer para a mais famosa corrida do calendário ciclístico, carros Skoda Superb que serão os veículos oficiais. Esta é a quinta vez que a marca checa patrocina o evento. O Superb será utilizado pela direção da prova, membros da organização e convidados VIP. Além do Superb serão incluídos na caravana cerca de mais 250 automóveis Skoda. A marca checa será também parceira de sete equipes que participam da Tour deste ano: CSC; Euskaltel-Euskadi; Gerolsteiner; Rabobank; Silence-Lotto; Milram e Crédit Agricole. (Leia matería arquivo Sport Marketing - Skoda no Guiness Book).

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: FIA quer reduzir consumo de combustível

O presidente da FIA Max Mosley quer reduzir o consumo de combustível da F1 até 2015. Mosley escreveu uma carta aos chefes de equipes, na qual diz que o esporte não pode ignorar o problema mundial de energia, informando que a iniciativa de energia reaproveitável para 2009 pode convencer alguns patrocinadores em ficar no grid. Também descrevendo os hábitos das equipes como "insustentáveis", Mosley citou propostas sobre novas regras, incluindo algumas que poderiam "extrair mais energia de menos combustível". "A meta é a redução de 50% dos níveis de consumo de combustível de agora até 2015, mantendo o mesmo desempenho dos carros" - escreveu. Mosley disse que as propostas devem estar prontas dentro de três meses ou "a FIA preparará novas regras para 2011".

Redação Sport Marketing