3 de jul de 2008

Sete empresas apresentam propostas para Fonte Nova

As sete empresas de consultoria autorizadas pelo governo do Estado da Bahia para um novo modelo institucional, regime de gestão e de operação para o Estádio Otávio Mangabeira, a Fonte Nova, tem até o proximo dia 15 para apresentarem propostas. De acordo com Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que coordena o processo, a primeira proposta foi entregue, pela Structured Finance S.A., que teve 45 dias úteis para apresentar a proposta. A empresa foi a primeira a ser autorizada pelo governo, no dia 12 de abril. Ainda de acordo com a Setre, outras cinco empresas: Urplan Grupo de Planejamento, Urbanismo, Arquitetura LTDA; Ponto Z Arquitetura Paisagismo e Consultoria LTDA; Setepla Tecnometal Engenharia LTDA; Ernst & Young e Tecnosolo S.A, autorizadas no dia 6 de maio, têm até o próximo dia 14 para apresentarem suas propostas. Já o Consórcio Plurisport, segundo a Setre, será a úlltima empresa a apresentar proposta, pois a autorização foi publicada no Diário Oficial do dia 7 de maio. Após a entrega das sete propostas, o Grupo de Trabalho da Copa 2014, formado por representantes de Secretarias do Estado, analisará, com a ajuda de especialistas, as propostas para o equipamento esportivo e a área entorno, levando em conta a sustentabilidade econômico-financeira, legal e ambiental.

Redação Sport Marketing

Brasileirão no iPhone e iPod Touch

Os usuários de iPhone e iPod Touch poderão acompanhar as partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol 2008 pelos seus gadgets. Os jogos serão transmitidos pela TV Terra. Segundo o Terra, a partir de agosto todo o conteúdo multimídia da TV Terra estará adaptado para ser acessado por usuários dos dois terminais da Apple. As transmissões já estavam disponíveis para celulares com WAP e, agora também para os dois terminais da fabricante de Steve Jobs. O Terra está se preparando para colocar o portal nas telinhas, que andam no bolso dos internautas e que podem ser visualizadas num táxi ou em qualquer lugar.

Redação Sport Marketing

Portal Terra transmite Jogos Olímpicos

Pela primeira vez, os internautas brasileiros vão poder assistir ao vivo pela Web os Jogos Olímpicos. O COI - Comitê Olímpico Internacional fechou contrato com o portal Terra pelos direitos dos Jogos de Beijing. Segundo Fernando Madeira, presidente diretor-geral do Terra América Latina, o portal será o único do Brasil, com direitos exclusivos de transmissão dos Jogos pela internet e celular. De acordo com o executivo, é a primeira vez que um evento esportivo desta relevância será totalmente transmitido gratuitamente, ao vivo, pela Web no continente latino-americano. Para a transmissão do nega evento, o Terra criou o site Beijing 2008, que entra no ar em 1º de agosto. O portal contará com 13 canais simultâneos de vídeo ao vivo e on demand com cobertura 24 horas de todos os jogos e melhores momentos. Os valores da negociação não foram revelados.

Redação Sport Marketing

Nike cria reality show

Como ação de marketing para divulgar o tênis Nike Air Zoom Vomero+3 , a empresa americana de materiais esportivos desenvolveu um reality show. Foram escolhidos como protagonistas do programa que terá 30 episódios, um atleta profissional e um não-corredor. Ambos vão participar do que a Nike chama de missão “Quanto você consegue correr em 30 dias?” O público poderá acompanhar a façanha, até 14 de julho, pelo site http://www.nikecorre.com/ e, inclusive, interagir. A dupla selecionada conta com um barman, fumante, não-corredor, que aceitou correr 30 dias para atingir a maior quilometragem possível. O atleta será Kim Cordeiro. A ação pretende ressaltar a mensagem de que as pessoas podem mudar o estilo de vida e buscar hábitos saudáveis.

Redação Sport Marketing

Números do Vasco começam a aparecer

A contrutora MRV, cujo contrato de patrocínio com o Vasco termina no final do ano é de aproximadamente R$ 3,5 milhões, cerca de R$ 290 mil mensais. A matéria do A informação do Globoesporte.com, não revela os números oficiais pagos pelo Habib´s, cujo contrato também vence no final do ano. Já o contrato com a Reebok vai até o fim de 2009. Roberto Dinamite, atual presidente eleito do clube, irá tentar renegociar os contratos com os atuais parceiros do Vasco. Segundo o site, as dívidas do Vasco é algo em torno de R$ 250 milhões.

Redação Sport Marketing

Federer é astro de nova propaganda Nike

A Nike irá lançar um novo anúncio de tv com o tenista Roger Federer. O sport abre com Federer chegando em casa tarde da noite e ouvindo barulhos suspeitos. No vídeo recém-produzido, chamado "Battle", a televisão liga e mostra o humorista americano Rhys Darby, sendo entrevistado em um noticiário e afirmando ser o treinador de Federer. "Bem, com Roger eu gosto de atacar". Darby então sai da tela e começa um jogo 'indoor', dentro do apartamento, com Federer. O anúncio termina com Darby tentando bater o tenista suíço, que tem contrato vitalício com a empresa americana de materiais esportivos. No ano passado, Nike lançou uma campanha parecida entre Federer e Bjorn Borg, detentor de cinco títulos de Wimbledon. O filme ainda não foi lançado, e estreará primeiro no Reino Unido, onde está sendo jogado o torneio de Wimbledon, para depois der utilizado em uma possível campanha mundial.

Redação Sport Marketing

Londres 2012 consegue mais um patrocínio

Os Jogos Olímpicos de Londres contam com mais um patrocinador local. A BP será a patrocinadora oficial na categoria combustíveis e derivados de petróleo. Os valores do contrato não foram divulgados, mas a BP fornecerá combustível para a campanha dos Jogos "keep the Games moving" (mantenha os Jogos em movimento) e também fará parte de um programa extenso de artes, cultura e educação olímpica que irá ocorrer durante a Olimpíada Cultural, que começa depois dos Jogos de Beijing. O LOCOG - Comitê de Organizador dos Jogos de Londres está buscando, pelo menos, oito patrocinadores domésticos. A BP se junta a outras empresas que já fecharam contrato como: Lloyds TSB, Adidas, EDF Energy, British Airways e British Telecom. Na segunda categoria da plataforma de marketing, o LOCOG fechou com a Deloitte. O LOCOG buscará 20 ou 30 companhias para este nível de patrocínio e também conta com o patrocínio da empresas TOP´s do programa de marketing mundial do IOC - Interntional Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional: Coca-Cola, Acer, Atos Origin, General Electric, McDonalds, Omega, Panasonic, Samsung e Visa que podem usar os aros olímpicos, enquanto os patrocinadores e parceiros domésticos dos Jogos de 2012 apenas podem usar o logotipo de Londres.

Redação Sport Marketing

Adidas abre maior loja do mundo na China

A Adidas, marca alemã de artigos esportivos, abre a maior loja do mundo, em Beijing, na China. A Brand Center terá 3.170 m² distribuídos e quatro andares. A loja, que fica no shopping center Sanlitun Village, inaugura cerca de um mês antes do início dos Jogos Olímpicos e reune produtos das duas divisões da Adidas, a Sport Performance e a Sport Style. "A Adidas Brand Center de Beijing servirá como modelo para nossas lojas-conceito em grandes centros urbanos ao redor do mundo" - afirmou Erich Stamminger, presidente da marca. O valor investido na Brand Center Adidas não foi revelado, mas segundo o Erich Stamminger, a loja foi relativamente barata se comparada com outras da marca na Europa. A loja conta com lanchonete; uma área chamada "Urban", para receber exibições e eventos; uma quadra de basquete na cobertura; e uma área para crianças praticarem esportes. Há também um espaço em que os consumidores poderão utilizar as tecnologias que a Adidas possui para esportistas profissionais. A mega store possibilita que a Adidas continue na expansão rápida no mercado chinês, abrindo em média três lojas por dia na China nos últimos três anos. A companhia agora tem mais de 4.000 lojas em 500 cidades chinesas até o fim do ano terá completado a marca de mais de 5.000. A meta da empresa é ter 6.300 lojas até 2010, quando esperar gerar mais de um bilhão em vendas na China. Um problema que a Adidas enfrenta é a questão da proteção da marca, uma vez que a pirataria é uma prática constante na China.

Redação Sport Marketing

Ronaldo perde R$ 28 mil por dia

O jogador Ronaldo está perdendo, por dia, R$ 28 mil desde a última segunda-feira, quando o contrato com o clube italiano Milan venceu. A informação é da coluna Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quinta-feira (3). Segundo Bergamo, o clube responde por um quarto da renda do jogador, que ainda tem contratos com multinacionais como TIM e Nike. Um dia antes, o tablóide inglês "The Sun" publicou fotos do jogador Ronaldo em um iate, próximo a Ibiza, na Espanha. Nas imagens, o atacante aparece fora de peso, de cueca Calvin Klein e com um cigarro na mão direita. O jornal ainda comparou o jogador com Louise Redknapp, ex-integrante da banda Eternal e apresentadora de programas na TV inglesa como "SMTV Live", "CD:UK", "Soccer Aid: Extra Time" e "This Morning". Sobre a estadia de Ronaldo na Espanha, onde se recupera de uma lesão, o "The Sun" ironiza o "descanso" do atacante do Milan. "A estrela brasileira Ronaldo está se recuperando em Ibiza após ter sofrido uma lesão séria em fevereiro, enquanto jogava pelo Milan. Ainda que circular em um iate com uma cueca Calvin (Klein) minúscula e um cigarro na mão não era exatamente o que os médicos do clube italiano tinham em mente", afirma a reportagem. O jornal ainda faz uma última comparação maldosa entre Ronaldo e David Beckham, afirmando que o jogador inglês não precisa se preocupar em perder seu contrato com a marca italiana Armani.

Redação Sport Marketing

COI lança campanha mundial

Roger Federer, Yao Ming, Laure Manaudou, Liu Xiang e Yelena Isinbayeva estão entre as estrelas do Comitê Olímpico Internacional (COI) na nova campanha de divulgação do Movimento Olímpico chamada "Heróis" ("Heroes"). O tenista suíço e a saltadora russa vestiram réplicas de roupas utilizadas na Grécia Antiga para participarem do vídeo. No vídeo, Isinbayeva salta de uma montanha para outra com o auxílio de uma vara. Já Federer aparece em cima de um prédio rebatendo uma bola de fogo. A campanha destaca a determinação dos atletas em comunicar os valores do olimpismo de Excelência, Amizade e Respeito . Também participam as estrelas Kenenisa Bekele, Haile Gebrselelassie, Vanessa Ferrari e Carolina Kluft que no papel de 'super heróis' buscam alcançar o aparentemente impossível. Como de costume, o spot foi distribuído para todas as emissoras detentoras dos direitos de transmissão parcerias do COI em todo o mundo, assim como para outros veículos de mídia. "Heróis" é apenas parte da campanha "O melhor de nós" ("The Best of Us").

Redação Sport Marketing

Global Crossing fecha com Eurovision

A Global Crossing, empresa líder no fornecimento de soluções globais em IP, anunciou que vai fornecer um link entre o Rio de Janeiro e Nova York para a Eurovision, distribuidora de conteúdo esportivo e de notícias durante os Jogos Olímpicos de Beijing 2008. Os Serviços Private Line da Global Crossing proporcionam conectividade digital ponto-a-ponto para aplicações como hospedagem, planejamento de recursos, continuidade de negócios, distribuição de conteúdo, disaster recovery, além de operações de alta banda larga, como grandes transferências de dados, imagens na área de medicina, arquivos gravados, compartilhamento e replicação de dados, além de acesso remoto a escritórios para servidores de aplicação.

Redação Sport Marketing

Clube dos 13 fecha direitos de transmissão

O clube dos 13 definiu os direitos de transmissão dos jogos para os campeonatos Brasileiros de 2009, 2010 e 2011. De acordo com o SPNet, os times vão receber R$ 90 milhões pela transmissão dos jogos. Também foram decididas as vendas das placas de publicidade nos estádios que ficará sob responsabilidade da Rede Globo. São Paulo, Flamengo e Corinthians, times dissidentes, negociavam diretamente com a empresa canadense SmartVision, que apresentou a melhor proposta para o C13 (R$ 165 milhões), mas foi descartada pela organização por não dar garantia do pagamento. As negociações devem prosseguir e, tudo indica que, a empresa canadense pretende oferecer os mesmos R$ 90 mi da Globo pelos três clubes dissidentes, já estando verbalmente acertada com algumas companhias, entre elas a Unimed. O Clube dos 13 agora negocia apenas os direitos de internet e de transmissão internacional dos próximos Campeonatos Brasileiros.

Redação Sport Marketing

Danone chama campeão do mundo para propaganda

O ex-jogador de futebol, Bixente Lizarazu, campeão do Mundo em 1998 e da Europa em 2000 pela seleção francesa, é o protagonista de um anúncio de TV de 20 segundos da Danome Portugal. O comercial foi gravado na praia da Cova de Alfarroba, em Peniche. O anúncio é do produto Danete e será exibido na França. Luís Figo foi o último a fazer publicidade deste produto. Nas gravações, um grupo de rapazes do Vitória de Setúbal e uma mulher do Sacavenense jogam bola.

Redação Sport Marketing

Mercado: Penalty abre seleção para Programa Trainee 2009

Até o dia 30 de outubro deste ano, a Penalty abre inscrição para o Programa Trainees 2009, a terceira edição do Projeto Novos Talentos realizado pela empresa. Podem se inscrever formandos ou recém-formados de julho de 2007 a dezembro de 2008, preferencialmente, nas seguintes áreas: Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Economia, Engenharia e Marketing. Para o preenchimento da vaga, é necessário que o candidato tenha fluência em inglês ou espanhol e afinidade com sistemas automatizados em Tecnologia da Informação. O candidato deve ter disponibilidade para atuar em todas as regiões brasileiras, inclusive nas unidades na Argentina, no Chile e no Paraguai. O perfil do colaborador da Penalty é ser criativo, gostar de esportes e ter afinidade com ambientes inovadores, além de querer programar sua carreira para fazer parte de uma empresa com forte expansão internacional. O processo seletivo será realizado através das seguintes etapas: análise de currículo, interpretação de texto em inglês ou espanhol, avaliação de informática, entrevista em língua estrangeira, dinâmicas de grupo; entrevistas com a equipe de Recursos Humanos. A duração do Programa Trainee Penalty é de 12 a 18 meses. A remuneração será de acordo com a tabela salarial da empresa tanto para o Brasil quanto para os demais países, além de seguro de vida, ajuda de custo para estadia e alimentação durante três meses, almoço no restaurante da empresa ou vale-alimentação. Para fazer obter informações sobre as regras do jogo e para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o site http://www.penalty.com.br/.

Redação Sport Marketing

Sony faz mega ação no Rolex Ilhabela Sailing Week

A Sony passou a investir pesado em marketing esportivo. A meta da empresa é manter a liderança no mercado de filmadoras. O esporte escolhido pela marca é a vela e logo de cara a empresa fechou patrocínio com o barco Handycam, um dos favoritos para o título da Rolex Ilhabela Sailing Week, a principal competição de vela de oceano da América Latina. O evento acontece entre os dias 6 e 12 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. "Precisávamos falar com um público esportivo de alta performance. Após meses de pesquisas, a vela ficou em primeiro lugar por se tratar de uma modalidade plasticamente bonita, que ressaltaria bastante a qualidade de nossos produtos” - disse Fernando Salomão, gerente da Linha de Filmadoras Handycam em entrevista ao portal Fator Brasil. Para a Rolex Ilhabela Sailing Week, a Sony aposta em uma parceria com mais de 20 hotéis da região, onde serão realizadas as ações de test drive dos produtos. Uma grande estrutura de promoção será montada para realizar o empréstimo de filmadoras durante todo o dia. Os hóspedes poderão filmar o seu lazer e as regatas ao longo da semana. “Atualmente, temos as ações de test drive em diversos segmentos. O consumidor leva varias mídias para poder registrar seus momentos. O resultado está muito bom, pois o consumidor tem o contato com o produto e com a tecnologia oferecida, tirando o pensamento de que usar filmadora é algo difícil, complicado ou ultrapassado” - disse Salomão. A Sony também terá uma equipe de cinegrafistas e fotógrafos em Ilhabela. Eles captarão todos os movimentos da tripulação do Handycam, para a elaboração e divulgação de material promocional que será usado nas lojas e publicidades da empresa.

Redação Sport Marketing

SOL com Brasil nos Jogos Olímpicos

Depois de patrocinar os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Cerveja SOL fechou novo contrato com o Comitê Olímpico Brasileiro e será a patrocinadora oficial da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos 2008. Os valores do patrocínio não foram divulgados. Para a divulgação, a marca desenvolveu uma série de ações como hotsite exclusivo, embalagens temáticas, vinheta de TV e diversas ações ao consumidor. Todos os produtos da cerveja SOL (lata, 600ml, long neck e SOL Shot) receberá embalagem temática, que trazem a cor dourada e elementos que remetem ao espírito das equipes brasileiras nos Jogos Olímpicos de 2008. "A SOL entrou nesse projeto, pois a marca se identifica com o espírito da torcida pelo ouro e a celebração em torno do maior evento esportivo do planeta" - afirmou Riccardo Morici, diretor de marketing da FEMSA Cerveja Brasil. Como parte da estratégia de divulgação do patrocínio, a SOL criou o hotsite exclusivo "Olimpíadas", hospedado dentro do site oficial da cerveja SOL. Lá o usuário poderá participar do Concurso Cultural "Torcida da Virada Sol", que acontecerá entre os dias 1º e 25 de julho. Pontualmente, serão desenvolvidas também ações para os consumidores em bares, restaurantes e supermercados de todo o Brasil. Além disso, a marca adquiriu cotas da transmissão da ESPN e pacote de veiculação nos sites do MSN.

Redação Sport Marketing

Noroeste negocia novo patrocínio master

O Noroeste está negociando novo patrocinador masterpara a camisa do time que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa FPF. O espaço hoje ocupado pela Kalunga deve ficar com as Faculdades Anhangüera. As negociações estariam muito adiantadas e, em breve, o nome do novo patrocinador deve estar na camisa noroestina. A nova camisa noroestina, toda vermelha, sem os detalhes brancos do uniforme atual, já está pronta. Os outros patrocinadores atuais devem seguir com as marcas no uniforme.

Redação Sport Marketing