1 de jul de 2008

Motorola e Ferrari fecham parceria

A Motorola fechou um contrato de licenciamento com a Ferrari e irá lançar um aparelho celular com a marca do 'cavalinho rampante'. O Motorazr2 V9 Ferrari Special Edition tem design diferenciado, acabamento metálico, detalhes na cor vermelha, o logotipo da escuderia, sistema 3G e CrystalTalk, que melhora a qualidade do áudio quando há excesso de ruídos em ambientes. O aparelho também traz o game Ferrari World Championship,
produzido pela Gameloft. O preço do novo aparelho não foi divulgado. Além do modelo com o logotipo da Ferrari, a empresa também está lançando outro aparelho em parceria com a Kodak.

Redação Sport Marketing

Ana Ivanovic tira fotos para revista masculina

A tenista Ana Ivanovic é capa da mais nova edição da revista FHM. A revista, voltada para o público masculino, estará à venda na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos na próxima semana. A edição terá 12 páginas exclusivas sobre a musa sérvia que também é personagem principal de uma matéria especial. Ana, 20 anos, campeã do Aberto da França e atual número 1 do mundo, foi fotografada por Don Flood, em Palm Springs. Este não é o primeiro ensaio sexy da tenista, que, recentemente, pousou para a revista Sports Illustrated (ver matérias Sport Marketing - Ana Ivanovic como veio ao mundo na Sports Illustrated; Adidas lança coleção de vestidos de Ana Ivanovic; Sérvia com a bola toda dentro e fora das quadras)

Redação Sport Marketing

Reebok apresenta o embaixador Lewis Hamilton

A Reebok, que fechou em maio contrato de patrocínio com o piloto de F1, Lewis Hamilton, fez a primeira ação com o inglês em Amsterdã, Holanda. A apresentação oficial de Hamilton como embaixador da Reebok aconteceu no Centro de Convenções Factory e foi cercada de hologramas e alta tecnologia com a linha de produtos SmoothFIT, os novos tênis sem costura para alta performance com mais conforto. "Estou muito feliz por fazer parte da família Reebok ao lado de outros atletas como o jogador francês Thierry Henry, os jogadores de basquete Yao Ming e Allen Iverson e a tenista Jelena Jankovic" - disse Hamilton. O piloto da McLaren não revelou detalhes do contrato, como valores e duração, mas adiantou como será o trabalho ao lado da marca. "Atuarei com a Reebok globalmente e isso vai ser bom para a minha imagem e para a imagem da marca. Trabalharemos muito próximos no desenvolvimento de produtos Reebok" - detalhou. Especula-se que o contrato para endossar a marca foi de US$ 20 milhões. A criação de uma linha de produtos com o nome Lewis Hamilton não está descartada (ver matéria arquivo Sport Marketing - Lewis Hamilton de carteira cheia; Reebok acelera negociações com Lewis Hamilton).

Redação Sport Marketing

NBA tenta resgatar credibilidade e imagem

Com a credibilidade abalada após o escândalo de envolvimento do ex-árbitro, Tim Donaghy, com máfia de apostas, a NBA resolveu tomar providências, a fim de resgatar a imagem do torneio e não perder patrocínios. Foi contratado o general do exército norte-americano, aposentado, Ronald L. Johnson, no cargo de vice-presidente, para organizar a arbitragem dos jogos de basquete da Liga norte-americana. O general será subordinado a Joel Litvin, presidente da Liga para operações de basquete. "Deixo a vida militar e retorno à civil e não posso imaginar uma posição mais interessante e desafiadora que essa" - afirmou Johnson. "Embora eu não tenha um passado ligado ao esporte, confio que minha experiência como comandante do exército e engenheiro me dá o suporte necessário para trazer liderança e inovação ao excepcional programa de arbitragem da NBA." A NBA também está sendo acusada, pelo árbitro afastado, de manipulação de resultados para ter mais índices de audiência. Recentemente, a FIFA e o IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional, preocupados com a imagem dos eventos que organizam, contrataram os serviços de uma empresa especializada para investigar os jogos de apostas e também denunciar casos manipulações de resultados.

Redação Sport Marketing

Jade vira personagem de desenho em quadrinhos

Jade Barbosa, esperança brasileira de medalha nos Jogos Olímpicos de Beijing, vai virar desenho em quadrinhos. A ginasta de 17 anos irá lançar um personagem sob a criação do cartunista Carlos Sá, que foi o responsável pela animação da imagem da atleta. O projeto ainda está em fase inicial e tem lançamento previsto para o final de julho. Nas estórias em quadrinhos, Jade irá passar uma mensagem positiva às crianças e estará envolvida com boa alimentação para o esporte, além de tentar incentivar os estudos e a conscientização aos problemas da natureza. A criação de um desenho da ginasta faz parte de uma estratégia de marketing que visa explorar a imagem da atleta às vésperas dos Jogos Olímpicos de Beijing e também buscar novos patrocinadores. A intenção é estampar o desenho de Jade em bonés, camisetas, meias e outros produtos.

Redação Sport Marketing

ITF lança livro em celebração aos Jogos Olímpicos

A Federação Internacional de Tênis irá lançar o livro "Jornada para Beijing - Tênis comemora os Jogos Olímpicos". Mais de 40 dos principais tenistas do mundo posaram para as fotos promocionais da obra de 140 páginas. O livro apresenta os astros e estrelas do tênis mundial vestidos como atletas de diversas modalidades olímpicas dos Jogos de inverno e verão. Estas fotos são acompanhadas de entrevistas nas quais os jogadores falam das lembranças que têm dos Jogos Olímpicos e as esperanças para Beijing. As fotos foram tiradas nos últimos seis meses por alguns dos melhores fotógrafos de tênis do mundo e em locais como Barcelona, Pequim, Dubai, Indian Wells, Los Angeles, Miami, Melbourne, Moscou, Holanda, Palm Beach, Santiago, Xangai e Tel Aviv. Entre os 44 tenistas que aparecem no livro estão os dois líderes do ranking mundial, o suíço Roger Federer, que posa como um esgrimista, e a sérvia Ana Ivanovic, que aparece como jogadora de vôlei de praia. Rafael Nadal escolheu ser fotografado como jogador de futebol, tendo como cenário a cidade de Xangai, enquanto que Novak Djokovic aproveitou a participação em Dubai para ser fotografado como esquiador, na pista artificial do emirado árabe. Maria Sharapova, campeã de Wimbledon em 2004 e ex-número 1 do mundo, se afastou das quadras em Los Angeles e das sessões para fotos publicitárias para ser clicada como uma ginasta rítmica, no aparelho fita. Serena Williams foi fotografada em Palm Beach, onde mora, como patinadora. Os chilenos Nicolas Massu e Fernando Gonzalez, medalhas de ouro em duplas, se transformaram em maratonistas nas ruas de Santiago, enquanto que a melhor cadeirante do mundo, a holandesa Esther Vergeer, mostrou versatilidade como jogadora de basquete. "Acredito que o livro mostra como os tenistas estão orgulhosos de representar os países nos Jogos Olímpicos, assim como a importância dos Jogos em suas vidas" - ressaltou Francesco Ricci Bitti, presidente da ITF.

Redação Sport Marketing

Milan não renova com Ronaldo Fenômeno

A carreira do Fenômeno no Milan é uma grande dúvida. Apesar da reabilitação de Ronaldo estar indo bem, o Milan tem hesitado em renovar o acordo com o jogador brasileiro. O contrato de Ronaldo com o time expirou ontem. A imprensa italiana especula que o time não tem nenhuma intenção de oferecer ao ex-astro do Real Madrid e do Barcelona uma nova proposta.

Redação Sport Marketing

Caixa lança Timemania do futebol amazonense

A Caixa Econômica Federal e os clubes São Raimundo Esporte Clube, Nacional Futebol Clube e Atlético Rio Negro Clube realizarão o DIA T – O Dia da Timemania na quarta-feira, 2, às 10 horas no auditório da CAIXA. “A Timemania é uma aposta que revitaliza os clubes do esporte preferido dos brasileiros e o desempenho na arrecadação dos clubes amazonenses depende diretamente das torcidas” - disse o superintendente regional da CAIXA, Evandro Narciso. Na Timemania, a cada concurso, o apostador escolhe dez números e indica um Time do Coração. Se tiver de três a sete acertos, ganha. Se acertar o Time do Coração, também ganha. Os sorteios são realizados aos domingos. O valor da aposta é R$ 2. Com a Timemania, além de arrecadar recursos para aplicação em programas sociais, especificamente para o desenvolvimento de práticas desportivas com os recursos destinados ao Ministério do Esporte, o Governo efetua uma política de recuperação das dividas dos Clubes de Futebol com a União.

Redação Sport Marketing

Beijing divide cidade em espaços publicitários

Beijing decidiu reservar todos os espaços publicitários das principais ruas e avenidas exclusivamente às empresas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos. Segundo informações do jornal "Beijing News", a cidade estará dividida em duas partes de 11 de julho a 17 de setembro. A zona A, formada pelas ruas mais movimentadas e comerciais da cidade, dentro do raio olímpico, só terá publicidade dos patrocinadores dos Jogos, respeitado as determinações do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional, que garante dentro do raio olímpico, o espaço seja reservado com exclusividade para os parceiros dos Jogos, numa tentativa de impedir ações de marketing de emboscada. Já a parte B da cidade, longe do raio olímpico, contará com propagandas das empresas que não estão ligadas aos Jogos, desde que os patrocinadores dos Jogos renunciem ao direito de utilizar esses espaços. O Birô de Comércio de Beijing, autoridade municipal que regulamenta o comércio, será o órgão responsável pelo cumprimento da norma, que também proíbe qualquer tipo de publicidade aérea como arcos infláveis (muito populares na China), balões e faixas levadas por aviões estão vetados.

Redação Sport Marketing

Tenista chinesa pretende doar prêmio de Wimbledon

A chinesa Jie Zheng pretende doar o prêmio que está disputando em Wimbledon para as milhares de vítimas do terremoto na província de Sichuan. "Vou doar toda minha parte, quero fazer o máximo que puder" - disse a asiática que se tornou a primeira convidada a alcançar a penúltima fase no Grand Slam inglês e a primeira chinesa a conseguir a façanha."Gostaria de dar todo o prêmio, mas tenho de dar parte à federação chinesa" - explicou. Até aqui Zheng já garantiu 187.500 libras, cerca de US$ 374.300,00. "Sou de Sichuan. Depois de Wimbledon, quero fazer trabalhos beneficentes lá". O noroeste da província de Sichuan foi devastado em 12 de maio por forte terremoto que matou cerca de 70 mil pessoas. "Espero que em breve as pessoas tenham casas novamente." Zheng foi campeã de duplas de Wimbledon, ao lado da compatriota Zi Yan, em 2006.

Redação Sport Marketing

Reebok estende patrocínio com Aloísio

O jogador Aloísio, do São Paulo, assinou contrato de patrocínio, por mais um ano, com a marca Reebok. Os valores do acordo não foram divulgados. "Estou muito feliz. Usar a chuteira da Reebok me dá sorte” - comentou o craque que possui contrato com a empresa desde junho de 2007. “Ele tem tudo a ver com a nossa marca. Nosso contrato vai muito além da utilização do material, temos um relacionamento consistente com este atleta que é exemplo como jogador e pessoa” - disse Tullio Formicola Filho, diretor de Divisão da Reebok. O craque é dono do estádio de Atalaia, em Alagoas, cidade natal do atleta, onde ele dá suporte ao Vila Nova Futebol Clube, time no qual o jogador tem uma escolinha de futebol para crianças carentes.“Ajudar meus meninos tendo a Reebok como parceira ficou melhor ainda” - finalizou o craque são-paulino.

Redação Sport Marketing

Mesa de bar garante Jogos Olímpicos

Ao que parece, o hábito misturar profissionalismo com papos de bar, não é uma relíquia apenas do povo brasileiro. Segundo o jornal britânico "The Independent", esta foi a estratégia usada pelo ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone, do partido trabalhista para ganhar a candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos de 2012. "A única razão para termos conseguido os Jogos foi porque passei mais tempo no bar bebendo com os delegados que qualquer outra pessoa. Não me lembro como fui capaz de achar minha cama naquela noite" - afirmou Livingstone ao periódico inglês. Lamentável!

Redação Sport Marketing

Conselho aprova Arena Palestra

O conselho deliberativo do Palmeiras aprovou o projeto do novo estádio do clube, a Arena Palestra. Foram 167 votos a favor, sete abstenções e apenas três votos contrários. O projeto foi realizado com parceria da Wtorre Empreendimentos e prevê a reforma e ampliação do estádio Palestra Itália, ao custo de R$ 250 milhões. Além da ampliação da capacidade de 30 mil para 42 mil pessoas, o complexo terá auditório, anfiteatro e quatro restaurantes, compondo o que a diretoria batiza de a primeira arena multi-uso da América Latina. De acordo com a parceria firmada, a empresa será gestora do estádio por um período de 30 anos. A previsão é iniciar as obras na segunda quinzena de julho e terminá-las em dezembro de 2010. O principal objetivo do clube é sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, ano em que completa 100 anos de fundação.

Redação Sport Marketing

Figer prepara clima no Camarote Unimed Fluminense

A Figer, agência responsável pelo marketing esportivo da Unimed - Rio, preparou uma comemoração especial para a final da Libertadores 2008. No Camorote Unimed, os torcedores poderão acompanhar o jogo entre Fluminense x LDU, com iluminação, sonorização de DJ, lounges com TV de plasma com transmissão ao vivo. Durante o jogo os torcedores poderão usufruir de bares e buffets fixos e volantes, pontos de quick-massage. O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou uma grande festa para os torcedores. A Suderj, que admnistra o estádio, está preparando também, em parceria com a Associação dos Cronistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) uma grande recepção para os mais de 200 jornalistas estrangeiros que cobrirão o jogo. Serão distribuídas no acesso às cadeiras azuis, no segundo andar do Maracanã, 60 mil bandeirinhas no formato 25 x 16, nas cores do Fluminense, com a frase: “Maracanã 2008. Palco da final da Libertadores". Mais de 10 mil bolas coloridas também serão distribuídas na entrada das arquibancadas e o mascote do Fluminense, o Cartola, será o elemento surpresa da festa. Ele vai escolher alguns torcedores para receber um coração branco, simbolizando a emoção de estar torcendo na Libertadores. Para as crianças haverá muitas brincadeiras nos acessos às arquibancadas e às cadeiras azuis. Pintura no rosto, chute a gol, escultura com bolas de encher, golden gol (com direito a medalha), foto animada, etc

Redação Sport Marketing

Televisões apresentam propostas para Liga Sagres

O prazo para a entrega das propostas para a transmissão em canal aberto da Primeira Liga de futebol, a futura Liga Sagres, está acabandi. "Temos até dia 4 para apresentar a nossa proposta" - explicou Nuno Santos, o diretor de programas da SIC, durante um almoço com jornalistas. Depois desta data, caberá à Sport TV (canal a cabo da Europa) decidir qual a operadora que terá os direitos de transmissão de um jogo semanal da Primeira Liga de Futebol durante os próximos dois anos. A TVI, recorde-se, detém estes direitos desde 2004. A Sport TV renovou recentemente o contrato que lhe atribui os direitos de transmissão televisiva dos jogos da Primeira Liga de futebol até 2012. "Existem atualmente muitas transmissões em jogo, como a Taça da Liga, a Taça de Portugal, a Liga Sagres e a Liga dos Campeões, mas não há nenhuma operadora com capacidade para ficar com todas estas competições, por isso vamos aguardar" - esclareceu Nuno. No que diz respeito aos direitos do campeonato português de futsal, Nuno Santos explicou que "não é um bom negócio" e que a SIC pretende renegociar com a Federação Portuguesa de Futebol, com a cerveja Sagres e com os clubes o atual contrato. "Vamos tentar renegociar o contrato, mas se não conseguirmos iremos cumpri-lo até ao fim".

Redação Sport Marketing

Vitória fecha patrocínio com Finibanco

O Vitória de Guimarães e o Finibanco oficializaram contrato de patrocínio exclusivo das camisas de jogo e treinos da equipE de futebol, além de espaço publicitário no Estádio D. Afonso
Henriques, por duas temporadas. Os valores oficiais do negócio não foram divulgados, mas especula-se que o contrato renda aos cofres do clube cerca de 650 mil euros. A Federação Portuguesa de Basquetebol celebrou também com o Finibanco, um contrato de dois anos, que torna a instituição bancária no patrocinador oficial das seleções masculinas em todas as categorias.

Redação Sport Marketing

McDonald’s lança cardápio comemorativo aos Jogos

O McDonald’s lança um novo cardápio, desenvolvido no Brasil e inspirado nos Jogos Olímpicos de Beijing. O China Menu inova ao trazer, pela primeira vez, ingredientes e condimentos típicos da culinária chinesa para os restaurantes da rede do País. O cardápio é composto pelo Beijing Burger, Stick de Arroz, Sobremesa Imperial e Fanta Mundo China e permanecerá nos restaurantes da rede até o final dos Jogos Olímpicos, em agosto. O sanduíche de hambúrguer de carne bovina é acompanhado de molho oriental, chop suey (mistura de legumes e cogumelo preparados com molho shoyo) e alface em um pão com sementes de gergelim claro e escuro. O Stick de Arroz é composto por um empanado de arroz e vegetais, em formato de palito, servido com molho agridoce. A Sobremesa Imperial é uma deliciosa mistura de banana empanada e sorvete de baunilha com crocante de caramelo e biju. A Fanta Mundo China, sabor laranja com melão, faz parte da plataforma de inovação da marca Fanta. “O China Menu traz para o McDonald’s os sabores da milenar culinária oriental” - explicou o gerente de marketing da companhia no Brasil, Alexandre Max. “Esta foi a maneira encontrada pelo McDonald’s para surpreender os consumidores com produtos totalmente inovadores, pois, pelo menos aqui no Brasil, nunca havíamos utilizado tais ingredientes e condimentos” - salientou Max. O novo cardápio será apresentado aos seus consumidores por meio de forte campanha de mídia que contará com spots de 60 segundos. A peça tem como mote “Agora sou chinês, tenho 1 bilhão de amigos de uma vez!”. “A idéia é transmitir os valores da marca McDonald’s e promover uma grande integração entre todos os povos”, declarou Alexandre Max. Desde o começo do ano foram desenvolvidas várias ações para envolver os clientes do McDonald’s com o espírito dos Jogos. Uma das principais iniciativas foi o concurso cultural “Jogos Olímpicos? Tô Dentro”, que premiou três crianças brasileiras com viagens para a China (ver matérias Sport Marketing - “Jogos Olímpicos, Tô Dentro!” - um sucesso McDonald’s; Site McDonald's Brasil comemora recorde de acessos; McDonald's a todo vapor em Beijing; McDonald´s lança big avião EURO 2008).

Redação Sport Marketing

Batman invade GP de Silverstone de F1

A Warner Bros Pictures fechou um acordo com a escuderia Toyota para divulgação o novo filme do Batman durante o GP de Silverstone de F1. Os valores da parceria não foram revelados, mas sabe-se que como parte da divulgação, pilotos, equipamentos, carros e uniformes dos membros da equipe japonesa farão alusão ao novo episódio da saga do Homem Morcego e no Batmóvel. Silverstone revelou o lucro de £1.3milhão durante o período de 18 meses até o fim de 2006. O histórico circuito britânico tem contrato com a F1 até ano que vem e tem recebido sérias críticas de Bernie Ecclestone com relação às instalações (ver matéria arquivo Sport Marketing - Silverstone lucra £1.3milhão)

Redação Sport Marketing

Mercado: Apple cobra por liberdade do iPhone

A Apple vai cobrar US$ 400 a mais dos consumidores nos Estados Unidos que quiserem comprar um iPhone 3G, sem ficar preso a um contrato com a AT&T. Na primeira versão do aparelho, os consumidores tinham de firmar um contrato de dois anos com a operadora para usar o celular, postura que irrita muitos usuários. A empresa de Steve Jobs informou que o novo iPhone começará a ser vendido em 11 de julho por US$ 199 para o modelo com 8 Gbytes e por US$ 299 no de 16 Gbytes. Esses preços se aplicam aos clientes que fecharem o acordo com a AT&T quem não fizer essa opção terá de pagar US$ 599 ou US$ 699, desde que assinem algum tipo de serviço da AT&T. A operadora informou que a empresa ainda não tem definido quando a opção de compra desvinculada de contrato estará disponível. No Brasil, as operadoras Claro e Vivo já anunciaram que vão vender o iPhone, mas não divulgaram a data ou os valores envolvidos. A diferença de preço do aparelho, provocada principalmente pelos impostos de importação, será bancada pelas operadoras da Telefónica em 15 países, 11 deles na América Latina, incluindo o Brasil.

Redação Sport Marketing

Santander comemora sucesso da Libertadores

O banco Santander, patrocinador oficial da antiga Libertadores da América, está comemorando os resultados positivos do primeiro ano em que a marca 'batiza' e patrocina o evento. Por conta do sucesso da Copa Santander Libertadores, o prêmio MVP (Most Valuable Player), ou "Melhor Jogador" terá um up-grade e quem vai sair lucrando é o jogador mais votado que, além do troféu, vai faturar o bônus de US$ 30 mil em ações do Santander. O banco também dará ao craque MVP US$ 30 mil em dinheiro para ser doado a uma ONG escolhida pelo vencedor. O anúncio do ganhador ocorrerá em dezembro, durante o sorteio dos grupos da edição 2009 da Copa. A torcida participa da indicação dos candidatos a melhor jogador pela internet ou por mensagens de texto. A decisão final é de responsabilidade porum juri composto por jornalistas esportivos dos países participantes do torneio que também votam, por meio de uma senha, pela internet. A Libertadores proporcionou ao Santander, um retorno de visibilidade incrível. Estima-se que a audiência total foi de mais de 1,3 bilhão de pessoas, em aproximadamente 16 mil horas de transmissão. Nos estádios aproximadamente 3 milhões de espectadores assistiram aos jogos. O banco investiu um total de US$ 15 milhões em publicidade e marketing na América Latina no primeiro ano de patrocínio. O banco também realizou ações de relacionamento que envolveram todos os bancos Santander da América Latina. Aproximademente 8 mil convidados foram convidados a ver os jogos das equipes locais em camarotes e espaços diferenciados nos estádios.

Redação Sport Marketing

Piloto renova contrato com A1GP

O piloto português Filipe Albuquerque assinou contrato por mais duas temporadas com a A1 GP Team Portugal. Os valores da negociação não foram revelados. "A A1 GP é um campeonato muito competitivo e tenho a certeza que será ainda mais nas próximas épocas. Por isso, só posso estar muito feliz por, uma vez mais, representar a equipe portuguesa. É uma enorme honra" - frisou o piloto de Coimbra. Filipe Albuquerque irá estrear já no dia 17 de agosto, em Silverstone, o chassis e o motor que estão a ser desenvolvidos pela equipe em conjunto com a Ferrari (fornecedora do campeonato). "O fato de ninguém conhecer o carro, vai colocar-nos em circunstâncias de igualdade e, por isso, tenho a certeza de que nas primeiras corridas vão destacar-se aqueles que conseguirem fazer um melhor trabalho nos testes" - explicou. O jovem, 21 anos, conquistou três pódios e pontuou em todas as corridas em que participou na temporada 2007/2008 do campeonato A1 GP.

Redação Sport Marketing