30 de jun de 2008

Sites exploram terremoto na China e Jogos para espalhar vírus

A Websense divulgou um alerta sobre uma nova tática para infectar computadores e redes com cavalos-de-tróia. Aproveitando a recente atenção sobre o terremoto na China e a proximidade dos Jogos Olímpicos, sites maliciosos especulam que os Jogos de Beijing estariam "sob o risco de fracasso" devido ao terremoto e, então, tentam convencer os visitantes a clicar no que parece ser um vídeo flash embutido, que na verdade leva ao download de um arquivo executável malicioso. Os usuários que abrem este arquivo terão seu computador infectado por um Trojan (cavalo-de-tróia). Foram detectados e-mails enganosos contendo links para estes sites se espalhando rapidamente. Cuidado você aí!

Redação Sport Marketing

Rio ganhou, mas ainda não levou

A candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 ganhou, mas ainda não levou o repasse de R$ 85 milhões aprovado pelo governo federal para preparação da segunda fase do pleito à candidatura. A verba ainda não chegou ao comitê de candidatura. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, está articulando em Brasília, para que a criação do crédito seja agilizada, uma vez que o projeto de lei que autoriza o repasse da verba está em trâmite no Senado já foi autorizado pelo governo federal. O ministro assinalou que precisa contar com a autorização de gasto ainda a tempo de realizar despesas com a divulgação da candidatura brasileira durante os Jogos de Beijing, que serão abertos em 8 de agosto (ver matéria arquivo Sport Marketing - Bandeira Rio 2016 hasteada) .

Redação Sport Marketing

São Paulo amplia Programa Sócio Torcedor

O Programa Sócio Torcedor do São Paulo está mudando e para melhor. Um dos objetivos é fomentar uma maior interatividade entre a torcida e o clube. Para tal, o site do clube está sendo reestruturado para dar ao torcedor um maior campo para expressar opiniões, dar dicas a outros associados e dividir com a torcida tricolor histórias marcantes com o clube. O portal também realizará enquetes semanais, que elegerão o melhor jogador do último jogo, o qual responderá questões feitas pelos associados. Outra novidade será o sorteio de cinco camisas da linha retrô lançada pela Reebok para homenagear estrelas do passado do time como Pedro Rocha, Muller e Raí. O Programa Sócio Torcedor do São Paulo possui cerca de 15 mil associados.

Redação Sport Marketing

Deco não é do Barça

Conforme antecipou o Sport Marketing (ver matéria arquivo Sport Marketing - Felipão é do Chelsea), o Barcelona confirmou a venda dos direitos do jogador Deco ao Chelsea por dez milhões de euros (464 mil euros por mês ). O médio, que estava há quatro temporadas na Catalunha, assinou um contrato de três temporadas pelos Blues. Deco, que em agosto completa 31 anos, conquistou dois campeonatos espanhóis, uma Liga dos Campeões e duas Supertaças locais a serviço do Barça. O próximo na lista de Felipão é Robinho (ver matéria arquivo Sport Marketing - Robinho no Chelsea).

Redação Sport Marketing

TBZ renova com o Porto

O Porto renegociou o contrato com a TBZ - Marketing Acções Promocionais, SA, mesma empresa que portuguesa que em parceira da brasileira OAS, irá construir a Arena do Grêmio (ver matéria de arquivo Sport Marketing - TBZ é idônea !?; Grêmio analisa contrato com TBZ). No acordo com a TBZ, o clube português cede a exploração comercial da marca do time e as áreas comerciais do clube, para comercialização da TBZ, estando assegurada "uma receita mínima global de 8,9 milhões de euros até 2016. A alteração contratual prende-se com a exclusão da "gestão e exploração das áreas comerciais do FC Porto, passando esta atividade a ser gerida diretamente pelo Grupo FC Porto", o que implica uma redução "em 22,5%" da receita mínima (13,5 milhões de euros). Vale lembrar que o primeiro contrato entre a Porto Comercial - Sociedade de Comercialização, Licenciamento e Sponsorização, SA e a TBZ - Marketing Acções Promocionais, SA foi assinado em 31 de março de 2006, garantindo na altura uma receita mínima de 13,5 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

Benfica fica nada bem de contas

Os lucros do Benfica caíram 70,6%, de 12,6 milhões de euros para 3,7 milhões de euros no terceiro trimestre fiscal do exercício 2007/08. De acordo com relatório do clube, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os lucros juntamente com os resultados operacionais que ascenderam a 7,2 milhões de euros, “são indicadores claros de que a Sociedade tem uma estrutura econômica equilibrada que lhe permite mitigar eventuais efeitos negativos do desempenho desportivo”. O passivo do clube diminuiu cerca de 41 milhões de euros face ao último encerramento de contas em 31 de julho de 2007, o que representa um decréscimo de 26,16%. “Este decréscimo, que já tinha ocorrido no final do primeiro semestre, dado que o passivo atual aumentou apenas 563.064 euros face a 31 de janeiro de 2008, está relacionado com a reestruturação do passivo bancário do Grupo do Sport Lisboa e Benfica” - destacou o relatório. Os custos com o pessoal diminuíram de 26,3 para 21,9 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

NBC se prepara para mega transmissão olímpica

A NBC pretende disponibilizar mais de 2.200 horas de competições ao vivo dos Jogos Olímpicos de Beijing on-line, dando aos fãs dos esportes olímpicos muito mais ação que eles possam consumir em um dia. A rede mergulhará fundo com bloggs ao vivo, 3.000 horas de melhores momentos dos Jogos, análises diárias e até jogos. Isto tudo além das 1.400 horas de cobertura nos seis canais de tv que serão abertos pela NBC. A cobertura pretende marcar a história da emissora que irá entregar o sinal de transmissão em qualidade digital. A rede lançou NBCOlympics.com em 2000, entretanto o site oferece perfis e informações dos horários para orientar os espectadores sobre a cobertura de televisão. "Nós estamos excitados sobre que nós estamos colocando à disposição dos espectadores olímpicos'' - disse Gary Zenkel, presidente da NBC Olympics. "Nós pensamos que gerará uma quantia tremenda de compromisso com oMovimento Olímpico e maior audiência de tv'' - esclareceu o presidente do site, que não tem receio de perder audiência de TV, em detrimento da programação on-line. " Acreditamos que as pessoas não desligarão a TV em favor do computador. Essa preocupação existia no passado, mas agora não é o caso. A cobertura on-line terá um papel secundário. Nenhum evento marcado para ser televisado estará disponível on-line até depois deles serem vistos na televisão" - disse Perkins Miller, vice-presidente sênior para mídia digital da NBC. O Site da Web oferecerá guia dos espectadores de TV aberta, medalhas e dará resultados em tempo real. Terá biografias de mais de 10.000 atletas. "Não é que nós não estamos nervosos'' - desabafou Zenkel. "Não é que nós não achamos uma responsabilidade enorme. Mas nós estamos preparados e vamos desempenhar um excelente trabalho como sempre fizemos no passado' - finalizou. Existe um pouco de tensão com relação ao fato da NBC ter comprado, com exclusividade, para os Estados Unidos, os direitos dos Jogos. Outras organizações de mídia gostariam também de cobrir o evento. A NBC pagou us$3.5 bilhões para o IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional para transmitir as cinco próximas edições dos Jogos Olímpicos. Outras redes de TV tem grades limitadas para mostrar os Jogos, mas nenhum vídeo das competições olímpicas será permitido em qualquer site da web, dentro dos Estados Unidos, além do NBCOlympics.com. "A NBC é o organização que pagou um taxa de direitos muito significante pela exclusividade de transmissão olímpica, a qual será protegida'' disse. "Mas isto não será em detrimento ao fã dos Jogos. De fato, o fã olímpico será beneficiado pela qualidade da nossa cobertura'' - esclareceu Zenkel.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

A1GP no Brasil

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, recebeu em uma reunião, o embaixador do A1GP World Cup of Motorsport, o também brasileiro Emerson Fittipaldi. O assunto em pauta foi a possibilidade da A1GP ter uma etapa no Brasil. A possibilidade existe e tanto Emerson, quanto o presidente Lula e, ainda, o ministro do esporte, Orlando Silva, se comprometeram em trabalhar em conjunto para que num futuro próximo, o Brasil realize uma corrida da categoria que é considerada a Copa do Mundo do automobilismo. Tony Teixeira, presidente do A1GP, também declarou interesse no Brasil como destino para uma prova na América do Sul.

Redação Sport Marketing

Nike apresenta uniformes olímpicos de basquete

O técnico da seleção de basquete masculino norte-americana, Mike Krzyzewski, e os 12 jogadores da equipe convocada para representar os Estados Unidos nas quadras dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008 irá se reunir para um evento de apresentação do uniforme que equipe vestirá na China. O evento será no Rockefeller Center Ice Rink e terá a apresentação de Kevin Frazier. Durante o evento, Nike mostrará o novo uniforme da equipe de basquete masculina e detalhes sobre o sistema Nike Swift System, criado especialmente para o basquete, o qual garante que o novo uniforme seja mais leve 31% com relação aos atuais. O uniforme Nike também apresenta Nike Aerographics, uma malha mais arejada que reduz o suor, fazendo com que o uniforme seja menos quente. "É um privilégio trabalhar com alguns dos melhores atletas no mundo para desenvolver os uniformes e tênis de basquete cada vez mais inovadores" - disse Charlie Denson, presidente da Nike nos Estados Unidos. "Nós existimos para servir os atletas, ajudando elevar a performance e o potencial de cada um" - finalizou. Além do uniforme, Kobe Bryant, patrocinado pela marca, estará usando os novos tênis Nike Hyperdunk, que é 18% mais leve e o mais resistente projetado pela Nike. Os uniformes de basquete da equipe americana de basquete e o tênis Nike Hyperdunk com tecnologia Flywire estarão disponíveis para os consumidores americanos a partir de 26 de julho. "Este time tem talentos fantásticos e uma grande vontade. Nós estamos em condições de competir pelo ouro em Beijing" - disse o mentor dos Estados Unidos, Krzyzewski. Os membros do time americano de basquete que estará nas quadras de Beijing é formado por: Carmelo Anthony (Denver Nuggets); Carlos Boozer (Utah Jazz); Chris Bosh (Toronto Raptors); Kobe Bryant (Los Angeles Lakers); Dwight Howard (Orlando Magic); LeBron James (Cleveland Cavaliers); Jason Kidd (Dallas Mavericks); Chris Paul (New Orleans Hornets); Tayshaun Prince (Detroit Pistons); Michael Redd (Milwaukee Bucks); Dwyane Wade (Miami Heat); and Deron Williams (Utah Jazz).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Castrol renova com a FIFA até Copa de 2014 no Brasil

Com o final da UEFA EURO 2008, o foco do mundo do futebol se volta para a África do Sul, culminando com a Copa do Mundo de 2010. A Castrol, renovou contrato de patrocínio com a FIFA como um patrocinadora da Copa do Mundo até 2014. A sociedade representa sem dúvida o maior negócio de patrocínio nos 100 anos de história da companhia de lubrificantes. A notícia indica que para a Copa do Mundo do Brasil, a FIFA já tem o primeiro patrocinador que poderá explorar o evento mundialmente. Os valores da negociação não foram divulgados. "Nós temos muito prazer em dar as boas-vindas a Castrol como parceira mundial do futebol. A Copa do Mundo FIFA, com mais de 26 bilhões espectadores de tv, atrai um volumoso envolvimento de fãs. Com o Performance Index - Índice de Performa, a Castrol realça a experiência dos fãs com dados exclusivos da velocidade dos jogadores, eficiência e apresentação em partidas. Os dados do índice são desenvolvidos por peritos do futebol renomados como Arsène Wenger, Ottmar Hitzfeld e Emilio Butragueño e sublinha paixão da Castrol pelo jogo" - disse o presidente da FIFA Joseph S. Blatter, antes de adicionar: "Este acordo não só destaca a confiança da FIFA na África do Sul e no Brasil como nações anfitriãs, mas também mostra que a comunidade de negócios globais crê incrivelmente no impacto positivo que estes eventos terão" - finalizou. Quem acompanhou os jogos da EURO 2008 pôde perceber que, além das informações tradicionais sobre o jogo (escanteios, faltas etc) apareciam os índices de quantos quilômetros os jogadores percorreram em campo, o Performance Index, que levava o logo do patrocinador. "Eu escolhi trabalhar com a Castrol porque o patrocínio do futebol vai além de simplesmente promoções de ingresso e promoção da marca. O desenvolvimento e lançamento de um novo índice de performance foi algo que realmente me interessou" - disse o gerente do Arsenal, Arsène Wenger, que é embaixador da Castrol. A partir da concretização deste contrato, a Castrol detém todos os direitos de marketing globais com exclusividade nas várias categorias de lubrificantes, fluidos de transmissão, óleo e gás. "Nosso investimento no futebol provou ser um sucesso tremendo e permitiu que a Castrol desenvolvesse novas oportunidades de um modo que adicionou valor aos nossos companheiros de negócios, recompensaram fãs e motivaram nosso pessoal " - disse Mike Johnson, vice-presidente sênior de lubrificantes da marca. A hierarquia do plano de marketing FIFA inclui: seis parceiros FIFA, seis a oito patrocinadores da Copa do Mundo FIFA e seis parceiros nacionais. Os seis membros da categoria parceiros FIFA são: adidas, Coca-Cola, Emirates Airline, Hyundai, Sony e Visa. Entre os patrocinadores da Copa do Mundo FIFA estão: Anheuser-Busch, Castrol, Continental, McDonald´s, MTN e Satyam - restando ainda duas "vagas". FNB e Telkom são duas das seis possíveis patrocinadoras nacionais.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

ISAF lança Copa do Mundo de Vela

A International Sailing Federation (ISAF) - Federação Internacional de Vela, lançará a primeira Copa do Mundo no fim de 2008. A série, começará com a Sail Melbourne, na Austrália em dezembro de 2008 e será aberta às categorias escolhidas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012. "A Copa do Mundo de Vela trará um novo enfoque para navegação olímpica, demonstrando a excitação, habilidade e paixão do esporte. Dará a velejadores olímpicos uma estrutura de competição anual clara, à mídia uma série definitiva para mostrar e exposição de patrocinadores por meio de eventos de qualidade superior que estarão na vanguarda do calendário da navegação" - disse o presidente da ISAF, Göran Petersson. Outros eventos importantes serão incorporados na série como: Rolex Miami OCR, (USA); Trofeo SAR Princesa Sofia MAPFRE (Palma - Espanha); Semaine Olympique Francaise, (Hyeres, França); Delta Lloyd Regatta (Medemblik); Kiel Week (Alemanha) e Skandia Sail for Gold (Weymouth, Grã-Bretanha).

Redação Sport Marketing

FIM - adeus às 250cc

A International Motorcycling Federation (FIM) - Federação Internacional de Motociclismo, entidade que organiza as competições de moto, pretende eliminar a categoria 250cc do Mundial. A partir de 2011, as 250 cilindradas será substituída por uma nova categoria: 600 cc. Os fabricantes interessados em competir na nova classe terá até 31 de julho de 2008 para fazer as intenções na FIM e na Dorna Sports SL, detentora dos direitos comerciais da MotoGP. Diga-se de passagem, a Dorna noticiou que a cobertura dos Campeonatos Mundiais de MotoGP não estará disponível na Eurosport já na temporada 2009. A ação faz parte da estratégia da Dorna de trabalhar com transmissoras de redes nacionais na Europa. No Reino Unido, a BBC fará a cobertura exclusiva da MotoGP próximo ano, enquanto na Espanha e Itália, onde MotoGP tem acordos de longo prazo com TVE e Mediaset, as negociações são a respeito da possibilidade de estender a cobertura para mais horas durante o fim de semana. Na Alemanha, um contrato foi assinado com um canal aberto, dando à rede comercial cobertura exclusiva por três anos até 2011. Na França e outros territórios europeus ainda as transmissões ainda estão sendo negociadas.

Redação Sport Marketing

Toyota estende patrocínio com IAAF

A Toyota Motor Corporation estendeu acordo de patrocínio com a International Association of Athletics Federations (IAAF) - Associação Internacional de Federações de Atletismo, tornando-se o quinto patrocinador da décima segunda edição do Mundial de Berlim, Alemanha. A fabricante de veículos também se tornará patrocinadora do World Record Programme, que premia as atletas que batem o recorde oficial no Mundial. "Em nome da IAAF, eu estou muito contente para anunciar que a Toyota continuará a trabalhar de mãos dadas conosco no desenvolvimento do atletismo. Como uma das maiores companhias do mundo, a decisão para ser nosso parceiro até 2009 indica a convicção compartilhada dos valores do nosso esporte como também o potencial de retorno de mídia e de marketing de nossa competição" - disse o presidente da IAAF, Lamine Diack. O 12° Mundial em Atletismo acontece de 15 a 23 de agosto de 2009 em Berlim, Alemanha.

Redação Sport Marketing

MasterCard faz estudo final da EURO

Uma pesquisa realizada pelo MasterCard, patrocinador da UERO 2008, mostra que Viena e Áustria, ambas sedes de jogos do evento, poderão ter ganhos a longo prazo de mais de €100 milhões. A pesquisa também aponta que o jogo de domingo pode ter gerado mais de €300 milhões (R$ 754,1 milhões) de impacto econômico nas duas nações anfitriãs da EURO, Áustria e Suíça. O país vencedor da EURO também recebe fluídos positivos do evento. A vitória da Espanha, poderá significar um ganho mais de €90 milhões (R$ 226,2 milhões), incluindo negócios de patrocínio, direitos de tv, venda de ingressos, vendas de produtos e turismo, graças a uma "injeção significante em confiança do consumidor." Os autores da pesquisa afirmam que a nação perdedora, no caso a Alemanha, pode esperar um impulso econômico de mais de €40 milhões. Não estão incluídos na pesquisa, os prêmios pela chegada na final da EURO (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Alemanha e Espanha prometem prêmios pela EURO). Semana passada o MasterCard realizou uma pesquisa que detectou que o público feminino gastou 140 milhões de euros (R$ 351,9 milhões) no comércio durante a competição. A média de gastos das torcedoras foi de 4 milhões de euros (R$ 10,1 milhões) por jogo. (ver matéria arquivo Sport Marketing - MasterCard faz pesquisa e afirma: mulheres lideram consumo na EURO).

Redação Sport Marketing