23 de jun de 2008

EURO ultrapassa 1 milhão de espectadores

A EURO-2008 ultrapasou a marca de um milhão de espectadores no total de todos os jogos disputados até aqui. Segundo a UEFA, no total dos 28 jogos realizados, foram contabilizados 1.000.940 espectadores nas arquibancadas dos oito estádios austríacos e suíços que serviram receberam a competição, sendo que, no total, os estádios tinham capacidade para receber mais de 1,14 milhões. A UEFA e as federações das equipes finalistas puseram à venda 1,05 milhão de bilhetes. Ainda faltam serem disputados dois jogos das quartas-de-final que vão colocar frente a frente Alemanha-Turquia e Espanha-Rússia, além da final, em Viena que está marcada para domingo.

Redação Sport Marketing

Venda do Brinco de Ouro abortou

O projeto inicial para venda do estádio Brinco de Ouro abortou e
ainda vai levantar muita polêmica dentro do clube. A empresa
Brazilian Captain, um grupo de captação de investimentos (sem
capital próprio), que vinha tentando viabilizar o negócio, na figura
do advogado Paulo Mancusi (dono da Brazilian Captain) para
possíveis transações envolvendo o patrimônio imobiliário do clube,
não conseguiu nada de positivo. O novo campo e CT estavam
projetados para as margens da rodovia Dom Pedro, no Distrito de Barão Geraldo. Porém,segundo o site Futebol Interior, a Brazilian Captain não fez nenhuma apuração de viabilidade da obra, que depende do Poder Público Municipal. Para surpresa dos dirigentes do Guarani, o grupo
denominado Brazilian Captain não desenvolveu projetos de estudo para o empreendimento
imobiliário no Brinco de Ouro, nem na Prefeitura Municipal e nem projetos de estudo com a
construtora Camargo Corrêa que seria a responsável pelo gerenciamento e comercialização da
área de 3,5 milhões do “Pólo Anhanguera” de propriedade privada e local onde a Prefeitura
pretende implantar um grande centro esportivo, obras sociais e um estádio para sede da Copa de
2014 que poderá vir a ser de propriedade do Guarani, caso algum novo grupo apresente e
viabilize um novo projeto. Hoje não é juridicamente possível em razão de problemas de
zoneamento, já que na Rodovia Dom Pedro, a Prefeitura de Campinas já declarou ser impossível
qualquer projeto em razão do zoneamento de Barão Geraldo. Se o Guarani quiser viabilizar o
projeto de venda do estádio Brinco de Ouro terá que partir para outro projeto, sem qualquer
vínculo com o da Brazilian Captain, que não tinha nem projeto, nem dinheiro e nem representava
empreiteira alguma e nem tinha investidores.

Redação Sport Marketing

CBFS afirma que comitê agiu dentro da lei

O presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Aécio de Borba Vasconcelos, garantiu que a entidade, que integra o comitê organizador da FIFA para a realização da Copa do Mundo de Futsal no Brasil, agiu de acordo com a lei e que cumprirá o que for determinado pela Justiça. Aécio de Borba afirmou que, conforme a legislação, nomeou um pregoeiro para realizar o pregão que escolheria as empresas responsáveis pela realização da Copa do Mundo de Futsal. "O teto máximo estabelecido pelo Ministério dos Esportes para o evento foi de R$ 20.460.000,00 e a proposta vencedora, da Poly, foi de R$ 16.918.000,00. Os R$ 3.530.000,00 restantes seria devolvido aos cofres do Governo Federal "- revelou Aécio, que soube das cifras de forma extra-oficial, através de empresas participantes. O dirigente reforça que a entidade não tem qualquer ingerência no pregão e que, assim como outras entidades, integra o comitê organizador da FIFA, com sede em Goiás. "Seguimos todas as determinações legais, a partir da formação do comitê,que conta também com representantes de diversos governos estaduais" - disse Aécio que assegurou que todas as denúncias documentais feitas pelos advogados de outras empresas participantes do pregão contra a Poly Promoções e Eventos foram encaminhadas aos órgãos públicos, como Receita Federal, Ministério Público, Ministério dos Esportes, Polícia Federal etc. Sobre o cancelamento ou adiamento do Mundial por conta desse problema, Aécio frisou que só a FIFA pode responder. Ele teme que a repercussão negativa possa afetar a realização da Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil.

Redação Sport Marketing

Quem faturou mais na Liga dos Campeões

O Manchester United lidera o ranking dos clubes que mais faturaram com a Liga dos Campeões da UEFA. O time inglês recebeu quase 43 milhões de euros pelo título europeu ao bater o Chelsea. A formação Ronaldo e Nani garantiu mais seis mil euros do que o adversário da final. A lista dos ganhos financeiros de cada um dos 32 clubes que marcaram presença na Liga milionária foi disponibilizada pela Federação Francesa de Futebol e pela UEFA. A diferença estará, sobretudo, no Market Pool, o valor do mercado em que cada clube se insere e que sendo maior rende um valor superior pelas transmissões televisivas e publicidade. Veja a classificação dos clubes que tiveram maior faturamento:

1.º Manchester United (ENG) 42.879.000 euros
2.º Chelsea (ENG) 36.375.000 euros
3.º Roma (ITA) 28.949.000 euros
4.º Barcelona (ESP) 27.500.000 euros
5.º Lyon (FRA) 27.290.000 euros
6.º PSV Eindhoven (HOL) 27.104.000 euros
7.º Schalke 04 (ALE) 26.872.000 euros
8.º Liverpool (ING) 26.815.000 euros
9.º Inter Milão (ITA) 26.683.000 euros
10.º Milan (ITA) 26.383.000 euros
11.º Arsenal (ING) 23.205.000 euros
12.º Real Madrid (ESP) 21.092.000 euros
13.º Marsella (FRA) 20.680.000 euros
14.. Estugarda (ALE) 19.449.000 euros
15.º Olympiakos (GRE) 19.092.000 euros
16.º Fenerbahçe (TUR) 17.342.000 euros
17.º Sevilla (ESP) 17.327.000 euros
18.º Lazio (ITA) 16.469.000 euros
19.º Werder Bremen (GER) 15.397.000 euros
20.º Celtic Glasgow (ESC) 13.018.000 euros
22.º FC Porto (POR) 11.581.000 euros
26.º Sporting (POR) 8.109.000 euros
28.º Benfica (POR) 7.830.000 euros

Redação Sport Marketing

USOC veste Polo Ralph Lauren

Além da gigantes marcas de roupas e materiais esportivos como Nike e Adidas, que regularmente adquirem os direitos de projetar, desenhar e patrocinador os uniformes das mais de 200 seleções que competem nos Jogos Olímpicos, outras etiquetas da moda também estão de olho no marketing esportivo e já estão criando coleções para os atletas que estarão em Beijing. Normalmente, estas grifes cuidam do visual dos atletas nas cerimônias de abertura, encerramento e no dia a dia da Vila Olímpica. Enquanto algumas delegações como França, Itália, África do Sul e Austrália, recusam revelar os uniformes até abertura dos Jogos, o USOC - United States Olympic Committee - Comitê Olímpico dos Estados Unidos, faz questão em divulgar a notícia de que a Polo Ralph Lauren está criando o uniforme oficial da delegação olímpica e paraolímpica americana para os cerimoniais, como também os guarda-roupas personalizados das equipes para os momentos de lazer na Vila Olímpica. "A marca Ralph Lauren se ajusta perfeitamente com a delegação americana. A marca não apenas apresenta uma infinitade de modelos que agradam o olhar americano, como também tem uma grande compreensão da importância de ter os melhores atletas do país como embaixadores da marca em nível mundial" - disse Norman Bellingham, chefe operacional do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Os membros de Comitê decidiram pelo estilo da marca, que recentemente se tornou a marca oficial de Wimbledon, substituindo os uniformes mais casuais criados para os Jogos de 2002, 2004 e 2006 pela fabricante canadense Roots Ltd. "Acima de tudo, nós vemos nosso envolvimento em marketing esportivo como um esforço global para trazer leveza, energia nova e elegância para o mundo dos esportes" - afirmou David Lauren, vice-presidente sênior de publicidade e comunicações corporativas da Polo Ralph Lauren. "Estes Jogos serão visualizados por quatro bilhões pessoas. Isso sem contar com uma cobertura multimídia mundial de 24 horas. Nós sentimos que é uma grande plataforma para exposição da marca Ralph Lauren" - disse David Lauren. Como licenciados, a Ralph Lauren também irá produzir "réplicas das roupas olímpicas" que serão colocadas à venda ainda este mês. Nem o USOC e nem os representantes da Ralph Lauren comentam os detalhes financeiros dessa parceria. "As despesas da Polo Ralph Lauren são significantes" - resumiu Bellingham, aludindo para a seriedade do investimento da companhia. Especula-se que a marca vai receber cerca de US$10 milhões pelo projeto e que, tanto o USOC quanto a Ralf Lauren, pretendem estender o negócio para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver e para os Jogos de Verão de Londres 2012. No Canadá, o varejista Hbc, originalmente Hudson's Bay Company, é que produziu a corajosa coleção canadense nas cores vermelho e branco, com símbolos astrológicos chineses impressos em comunhão com o símbolo do Canadá (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Delegação do Canadá apresenta uniformes; Nike estende patrocínio com USOC; Nike apresenta uniformes da China).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Mercado: Apple Store chega ao hemisfério sul

A primeira Apple Store do Hemisfério Sul foi aberta em Sydney, Austrália. Segundo o site da revista Mac+ a loja tem 3 andares, escadas transparentes e a maior fachada de vidro de todas as lojas da Apple, com 15 metros de altura. Todo o projeto da loja - incluindo o humor dos funcionários - segue padrão Apple. De acordo com o site macworld.com a nova Apple Store tem 125 funcionários e custou aproximadamente $ 15 milhões de dólares. Fica no número 367 da George Street, em Sydney, considerada área nobre do centro da cidade. Logo na abertura, todos os clientes foram recebidos com aplausos e muita festa pelos vendedores. O site Gizmodo Australia fez uma reportagem fotográfica acompanhando desde as horas que antecediam a abertura da loja - com as previsíveis filas de fanboys - até depois da abertura, mostrando a loja (e a rua em frente à loja) abarrotada de pessoas. Os primeiros 2500 a visitar a loja ganharam uma camiseta da Apple e outros brindes. A loja é completa segundo os padrões das Apple Stores. Possui um Genius Bar (balcão de solução de problemas da Apple), treinamentos personalizados em grupo ou individuais, e funcionários de camiseta laranja cuja única tarefa é indicar onde ficam os produtos. Os 3 andares apresentam diferentes produtos. O térreo é dedicado aos MacBooks - todos ligados e funcionando para os clientes usarem à vontade. Há também consultores de negócios, para empresários que desejam equipar escritórios ou até mesmo comprar grandes quantidades de iPods para algum tipo de campanha com seus funcionários ou clientes.Vários veículos ao redor do mundo noticiaram a abertura da Apple Store austral. A página oficial da loja, no site da Apple, pode ser visitada em apple.com/au/retail/sydney.

Redação Sport Marketing

Mercado: Claro e Yahoo! lançam ferramenta de busca

A Claro, operadora de telefonia móvel controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos do mundo e o Yahoo! anunciam que a ferramenta de busca para celular já está disponível e integrada ao novo Portal WAP da Claro. O serviço deve permitir aos usuários encontrar conteúdos para download e informações em um clique. A nova solução apresentada ainda um modelo de negócios que usa publicidade nos resultados de busca pelo celular, por meio de banners. O serviço já está disponível para clientes GSM e 3G com celulares compatíveis. “Além de estreitar relações com empresas desenvolvedoras de produtos inovadores para mercado celular como o Yahoo!, vamos agregar mais qualidade aos serviços já oferecidos por nós”, afirma Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado e Roaming da Claro.

Redação Sport Marketing

Bragança Paulista terá centro de alto nível da IAAF

A cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, será a sede, a partir de 2009, do Centro de Treinamento de Alto Nível da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) na América do Sul. Roberto Gesta, presidente da CBAt, que também membro do Conselho da IAAF, acompanhado por especialistas da equipe e da Confederação - visitaram as obras do estádio de atletismo que a Rede está construindo em Bragança Paulista. O projeto do arquiteto Celso Greon inclui, ainda, pista de aquecimento coberta, área específica de treinamento para lançamentos, salas de musculação e piscina, entre outras instalações."Este complexo esportivo será tão bom os melhores já existentes em países como Itália, Espanha, Finlândia e Austrália" - disse Roberto Gesta de Melo. Esteve presente no evento André Luiz Lopes, gerente operacional de marketing esportivo da Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial do atletismo brasileiro.


Redação Sport Marketing

NBC e Microsoft driblam fuso horário olímpico

Os fãs da NBC poderão assistir aos Jogos Olímpicos de Beijing nos laptops. Esta é a idéia que está atrás da NBC Olympics, que lançou um serviço na internet 100% digital e de conteúdo voltado aos Jogos, o "Olympics On the Go". A partir da parceria com o provedor Wavexpress, provedor de maioria de serviços de mídia de banda larga, a NBC, detentora dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos, com exclusividade para os Estados Unidos até 2012, irá permitir que os fãs selecionem, via internet, os esportes de preferência e o programa fará automaticamente o download, uma vez que a cobertura estará disponível. Detalhe: o serviço é gratuito e o vídeo terá qualidade HD. Isso possibilitará que os internautas assistir os eventos sem estar on-line. Beijing está 12 horas à frente no fuso horário americano, o que significa, que muitos eventos acontecerão enquanto americanos estarão dormindo. A cobertura estará disponível pelo serviço 12 horas depois que o evento terminar. Os usuários deverão ter o Microsoft Windows Vista para usar o serviço. De acordo com a Microsoft, aproximadamente 100 milhões de pessoas tem o Vista.

Redação Sport Marketing

Emissoras de tv ameaçam boicotar eventos com casos de doping

A European Broadcasting Union (EBU) - União de Radiodifusão Européia e as redes de emissoras da Europa tomaram um posicionamento com relação ao doping. As emissoras pretendem
diminuir a cobertura de eventos esportivos se as federações não oferecerem máxima garantia na briga contra o doping. Segundo a EBU, que detém os direitos na Europa de uma série de eventos esportivos, entre eles os Jogos Olímpicos, os novos contratos pedem que os órgãos que regem as modalidades esportivas concordem com as regras da World Anti-Doping Agency - Agência Mundial Anti-Doping ou encarem a possibilidade de sanções em termos de direitos de transmissão e de tempo do evento no ar. "O número de casos de doping durante o último ano fortaleceu nossa determinação em perguntar aos nossos parceiros, emissoras de televisão, sobre o interesse de comprar essa briga contra o doping" - disse o diretor geral da EBU Jean Reveillon. "É nosso encargo tomar medidas e ter certeza que nossos espectadores estarão assistindo competições esportivas mais limpas possível". Os casos de doping estão arruinando o alto perfil de vários eventos esportivos, como, por exemplo, a Tour de France e é mais do que provável que será assunto durante os Jogos Olímpicos de Beijing. Os canais de televisão da Alemanha ARD e ZDF suspenderam a cobertura da Tour de France, no ano passado, em resposta ao ciclista alemão Patrik Sinkewitz que teve o teste positivo para níveis elevados de testosterona.

Redação Sport Marketing

Juventude fecha com Grupo Fátima Saúde

O Esporte Clube Juventude anunciou o Grupo Fátima Saúde, que tem atuação em todo Estado como novo patrocinador do time. O grupo, que já foi parceiro do clube em outras ocasiões, fechou contrato por um ano, cujo valor não foi revelado. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada na Sala da Presidência, no Estádio Alfredo Jaconi. O contrato prevê exposição da marca do Plano Fátima Life na parte frontal da camisa do time, no lado direito do peito, acima do logo da Penalty, fornecedora de material esportivo do clube e publicidade estática no Estádio. O Grupo Fátima, em contra-partida prestará serviço de emergência durante os jogos e fornecerá plano de saúde para todos os funcionários do clube. A parceria entre as duas partes, já existente nos núcleos de bairros, que atendem mais de 500 crianças em estado de risco social, será ampliada com avaliações médicas gratuitas e fornecimento de material completo para a prática do futebol.“É muito importante para o Juventude poder contar novamente com o apoio do Grupo Fátima. Tenho convicção de que essa parceria trará grandes benefícios as duas partes” - disse Carlos Conci, Coordenado Geral de Marketing do clube. “É muito importante para o Grupo Fátima, que assim como o Juventude, é de Caxias do Sul, voltar a ser parceiro do clube. A parceria tem tudo para obter grande êxito. Vamos ajudar o clube a incrementar o projeto social nos núcleos de bairros” - salientou Roberto Zottis, Diretor Geral do Grupo Fátima Saúde.

Redação Sport Marketing

Zidane faz a festa de jovens na EURO 2008

O astro do futebol Zindine Zidane fez a festa de 20 crianças ao participou de um jogo de cinco contra cinco em uma das Fan Zones da UEFA EURO 2008, em Viena. Zidane, que hoje completa 36 anos, esteve no parque de futebol da adidas, patrocinadora oficial da EURO, em Heldenplatz, e bateu uma bolinha com alguns garotos que tiveram a oportunidade de jogar ao lado do antigo campeão mundial e europeu. "Trabalhar com crianças e jovens é o mais importante para mim" - disse Zidane, que endossa a marca Adidas e que fez parte da seleção francesa vencedora do UEFA EURO 2000. "Quando as crianças jogam com os ídolos, podem aprender bastante. Se eu tivesse tido essa possibilidade quando era menor, teria aprendido muito". Zidane jogou pelas duas equipes, numa partida com a duração de 40 minutos e que serviu ainda para que os garotos ficassem sabendo mais detalhes sobre o programa Zidane de treinos para jovens, denominado "Predator Clinic".

Redação Sport Marketing

Especial: Pesquisa avalia patrocinadores olímpicos


Uma nova pesquisa realizada pela CTR Market Research afirma que 70% de consumidores chineses consideram o patrocínio olímpico um selo de aprovação com respeito à qualidade de produtos da companhia. De um total de 2.000 pessoas ouvidas, em dez cidades importantes da China, pela pesquisa por telefone, 53.9% dos entrevistados expressaram a vontade de apoiar os Jogos Olímpicos de Beijing comprando produtos de um patrocinador. Segundo a pesquisa da CTR Market Research, a maior companhia chinesa nesta área, a Coca-Cola, maior companhia de bebidas de mundo, a Lenovo, maior fabricante de computadores da China, são as empresas que mais se beneficiaram em particular com os Jogos Olímpicos. São as marcas que estão mais associadas nas mentes dos consumidores chineses com relação aos Jogos, graças ao patrocínio. Aproximadamente, 31% dos entrevistados identificaram corretamente a Coca-Cola como patrocinadora oficial e 19.5% lembraram da Lenovo. As empresas concorrentes, que não estão ligados ao evento, tiveram uma associação baixa com o logotipo olímpico, com exceção da Pepsi que conseguiu uma menção de 8.5% dos entrevistados. Apesar da ausência na lista de patrocinadores locais, de acordo com a pesquisa da CTR, que é um braço da rede de televisão estatal chinesa, a China Central Television, CCTva, a marca Li Ning Co., fabricante chinesa de roupas esportivas, fundada pelo ginasta medalha de ouro olímpico Li Ning, foi a empresa local que mais foi confundida como patrocinadora oficial - 37.4% dos entrevistados fizeram a associação da empresa com o mega evento. A Nike e a ANTA Sports Products, também foram associadas com a imagem olímpica, apesar do patrocínio oficial de roupas esportivas ser da alemã Adidas, que obteve um reconhecimento de 22.8%. A companhia que teve o pior reconhecimento como patrocinador oficial exclusivo dos Jogos de Beijing foi a PICC - apenas 6.3% das pessoas entrevistadas identificaram a empresa como patrocinadora olímpica. De acordo com a CTR, a associação com a imagem olímpica mais intrigante foi na categoria bebidas à base de malte (cerveja). Entre os três patrocinadores olímpicos nesta categoria, a Tsingtao , que é a cerveja mais consumida na China, foi amplamente reconhecida pelo patrocínio oficial olímpico com 24,1% dos votos. As outras duas patrocinadoras, Anheuser-Busch's Budweiser ( 9.6%) e Yanjing Beer (3.3%), não foram bem sucedidas na promoção do envolvimento olímpico. Apesar de todos os pesares, pelos quais passaram os patrocinadores olímpicos dos Jogos de Beijing, os números mostram que a associação das empresas com Jogos Olímpicos de Beijing foi e ainda pode ser um grande negócio.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

Bandeira Rio 2016 hasteada

A bandeira da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 já tremula na cidade. O prefeito Cesar Maia, o presidente do COB, Carlos Artur Nuzman, e o membro decano do COI e presidente da FIFA, João Havelange, hastearam pela primeira vez a bandeira da candidatura oficial do Rio de janeiro como cidade sede dos Jogos Olimpicos de 2016. A bandeira oficial da candidatura só poderia ser hasteada depois que o COI confirmasse o Rio de Janeiro entre as cidades candidatas, o que aconteceu no dia 4 de junho, na Grécia. O presidente do COB e da Comissão Rio 2006, Carlos Arthur Nuzman, lembrou os fatores que levaram o Rio a estar entre as finalistas, ao lado de Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP). “Neste Dia olímpico, o recado mais importante é que cumprimos nosso dever e pela primeira vez na história uma cidade brasileira recebe a honra de poder utilizar os aros olímpicos. Agradeço a todos que estão envolvidos neste trabalho diário para que o COI possa aprovar nossa candidatura”- disse Nuzman. No evento, o Prefeito Cesar Maia assinou a transferência da taxa de confirmação de inscrição do Rio de Janeiro como cidade candidata, no valor de US$ 500 mil. O valor será repassado ao COI. “A nota mais alta que temos neste projeto é a integração dos três níveis de governo. Isso mostra que diferenças políticas não chegam perto do esporte. A garantia de continuidade do projeto será dada e isso é fundamental. Este Dia Olímpico deve ser de reflexão, para que pensemos no que o esporte pode fazer por nós” - disse Cesar Maia. Estiveram presentes no evento, no Palácio da Cidade, o além das autoridades, os atletas olímpicos Oscar (basquete), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Luisa Parente (ginástica artística) e Patrícia Amorim (natação), além de medalhistas olímpicos como Rogério Sampaio (judô), Marcelo Ferreira (iatismo) e Fernanda Venturini e Virna (vôlei); e paraolímpicos, como Clodoaldo Silva (natação) e Karla Cardoso (judô). "Teremos que trabalhar muito em 2008/9 para que, em outubro do ano que vem, a decisão do COI possa ser favorável ao Rio. Outubro de 2009 será uma data histórica." - disse otimista João Havelange. À tarde, um novo encontro. A comunidade esportiva brasileira foi recebida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, local em que foi anunciado o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional que institui crédito de R$ 85 milhões para suporte de atividades da candidatura olímpica da cidade.

Redação Sport Marketing