22 de jun de 2008

Corinthians e Nike voltam às boas

Corinthians e Nike voltaram a negociar. Após reunião realizada entre o departamento de marketing corintiano e executivos da Nike, a empresa norte-americana entrou no planejamento das 40 lojas oficiais que o clube vai lançar pelo Brasil e, agora, vai ajudar nas estratégias de marketing da lojas ‘Poderoso Timão’, cujo gerenciamento, a princípio, era da Poá Têxtil, a mesma empresa que produziu as camisas da promoção "Nunca vou te abandonar" e que pagou R$ 3 milhões pelo "privilégio". O contrato entre Nike e Timão vale até o final de 2009, mas o Corinthians quer uma renovação imediata e, de preferência, um bom aumento nos R$ 5 milhões anuais recebidos atualmente, mais R$ 1,5 milhão de material. Na reunião, a Nike sinalizou que vai fazer uma proposta de renovação antecipada. O Corinthians prometeu não acionar mais o parceiro judicialmente.

Redação Sport Marketing

Flamengo ignora Nike e liminar da Justiça

Diretoria rubro-negra alega que não foi notificada pela Justiça e, portanto, não obedeceu a liminar conseguida pela Nike, antigo fornecedor de materiais esportivos. Ao contrário do que previa o despacho da 8ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, o clube entrou em campo neste domingo com o logotipo das "três interrogações' (ver matéria arquivo Sport Marketing - Nike entra com liminar contra Flamengo). A liminar prevê multa diária de 1% do valor do contrato (R$ 7 milhões anuais) em caso de descumprimento. Na manhã desta segunda-feira, o departamento jurídico tentará cassar a medida. O contrato do Fla com a Nike foi rescindido de forma unilateral e o Mengo fechou novo acordo com a Olympikus, cujo contrato ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube, apesar de o primeiro pagamento já ter sido efetuado. O documento prevê a possibilidade de uma vitória da Nike na Justiça. Por isso, há uma cláusula que determina que a empresa seja ressarcida, caso o time volte a vestir Nike.

Redação Sport Marketing

Táxis híbridos em 2012

Uma frota de táxis híbridos movida a hidrogênio está em estudo para os Jogos Olímpicos de 2012. O projeto é dirigido pelas empresas Lotus Engineering, London Taxis International (LTI) e Intelligent Energy. Os críticos do projeto defendem a idéia de que o governo do Reino Unido deveria investir em projetos como aumentar as linhas de metrô, comprar de ônibus híbridos e investir na construção de um túnel sob o Rio Thames para aliviar o trânsito.

Redação Sport Marketing

Semana decisiva no São Paulo

LG Electronics e a diretoria de marketing do São Paulo serão os protagonistas do notíciário desta semana. O acordo em vigor com a empresa sul-coreana e o clube irá encerrar no final do ano e a LG deverá anunciar o interesse de renovar o contrato de patrocínio. Além do interesse da LG, entrará em discussão o valor e a duração do próximo contrato, de mais um ano ou dois, dependendo do valor acertado. A diretoria pretende bater o martelo para um contrato de R$ 25 milhões anuais, um aumento de 60% em relação aos R$ 16 milhões que o time recebe atualmente da LG por ano. Entre os novos possíveis interessados no time do Morumbi está a Coca-Cola que fechou recentemente um acordo com o São Paulo para construir um bar temático no Morumbi. Na assinatura do contrato, ganhou sinal verde para ocupar o lugar da LG. Além dela, Nissan, Fly Emirates e Samsung já fizeram sondagens para fechar com o clube. Outra meta do São Paulo é, a longo prazo, ganhar mais com o fornecedor de material esportivo. O contrato com a Reebok vai até o final de 2010, mas, especula-se que a Nike, pretende bater no Morumbi se perder o acordo com o Corinthians.

Redação Sport Marketing

VANOC se prepara contra pirataria

Os Jogos Olímpicos de Beijing nem começaram e o VANOC - Vancouver Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos de Vancouver 2010 já está se preparando contra a pirataria dos produtos licenciados. "Nós estamos nos antecipando e nos preparando para esta ameaça potencial" - disse Dennis Kim (foto), diretor de licenciamento e merchandising do VANOC. "Alguns produtos falsos como camisetas, bonés, chaveiros já começaram a surgir no mercado em Vancouver, Niagra Falls e Montreal, mas a ação efetiva dos piratas não é esperada antes do encerramento dos Jogos de Verão em 24 de agosto" - esclareceu Kim. Como parte da preparação contra pirataria, o VANOC em parceria com o Departamento de Polícia de Vancouver realizaram uma conferência de três dias em Toronto, a fim de melhorar as habilidades na execução de lei contra a multibilionária indústria de falsificação de produtos. De acordo com o sargento Doug Fisher, do Departamento de Polícia de Vancouver, ainda muito cedo para dizer quais artigos os falsificadores tentarão piratear durante os Jogos. "Os falsificadores invariavelmente testam o mercado, e assim que eles acham o artigo mais quente, é aí onde eles enfocam os esforços" - esclareceu Doug Fisher. As leis contra pirataria no Canadá são fracas. "Atualmente, as leis canadenses contra pirataria e de proteção de direitos de propriedade intelectual são as mais fracas do que qualquer país do G-8" - alertou durante a conferência o cônsul geral dos Estados Unidos Lewis Lukens. De acordo com o diretor do VANOC, os Jogos de Vancouver têm rendas estimadas de US$46 milhões em produtos licenciados que precisam ser protegidos.

Redação Sport Marketing

Mertesacker estende contrato até 2012

O central Mertesacker, que está disputando a EURO 2008 com a seleção alemã, prolongou o contrato com o Werder Bremen até 2012. A confirmação do novo acordo foi feita pelo próprio clube germânico no site oficial que não revelou os valores da renovação. "Creio que podemos desempenhar um grande papel na Liga, pois temos bons jogadores em todos os setores"- afirmou Mertesacker, 23 anos. O anterior vínculo contratual com o Werder Bremen terminava em 2010.

Redação Sport Marketing