19 de jun de 2008

O efeito Tiger Woods

Depois da vitória espetacular no US Open, Tiger Woods anunciou que precisa fazer mais cirurgia no joelho e que estará fora pelo resto da temporada. Com a saída de Tiger dos greens, quem também sai machucado? O PGA claro. A audiência dos torneios certamente diminuirá. As vendas de produtos em torneios também. Isto é fato. Poucas marcas, especialmente marcas individuais, já conseguiram crescer combinando o poder e domínio da marca Tiger Woods. Ele é uma estrela do esporte americano. Amado, Tiger Woods tem estilo, graça, cortesia e postura que fazem dele um bem desejado pelos patrocinadores. Tiger se tornou o combustível que move o PGA. Sem ele nos torneios, as audiências de tv caem e os produtos subordinados ao evento também não vendem. Tiger é sinônimo de business. Também sai machucada com a falta de Tiger nos campos a divisão Buick da GM que criou a promoção especial "Iniciar com Tiger" para este outubro, a mais importante promoção do ano da fabricante de carros que investe muito dinheiro no patrocínio de Tiger Woods. Outros patrocinadores também saem machucados desta temporada como a marca de relógios TAG Heuer, Gatorade, Accenture e Nike. Quanto mais tempo Tiger Woods ficar longe dos greens, pior é a situação dos patrocinadores. Não é incomum um atleta se machucar. Porém, o choque em termos de business, publicidade e patrocínio que causa um machucado de um atleta como Tiger Woods é tão poderoso, que este "desaparecimento", terá um efeito dominó que nós só entenderemos claramente daqui a alguns meses com Tiger fora dos focos das câmeras e do golfe.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Figueirense sonha com novo estádio

O Figueirense planeja a construção de um novo estádio. O clube já começou a levantar os números que envolvem essa decisão. Os investimentos na construção do estádio e nos empreendimentos imobiliários do entorno podem chegar a R$ 400 milhões. Do valor total previsto, R$150 milhões são para a construção do estádio. Além do novo estádio, o projeto prevê a construção de um complexo com um shopping center, dois centros de convenções, um estacionamento para mil carros e, na área de entorno, uma torre comercial, uma hoteleira, mais um estacionamento (de 1,5 mil lugares) e uma praça elevada. No entanto, caso Florianópolis não seja escolhida como sede da Copa do Mundo, o Figueirense construirá um novo estádio, porém, com custos mais baixos e sem data pré-definida para o início das obras. O clube busca apoio da iniciativa privada para a realização das obras.

Redação Sport Marketing

Fans Zones fazem sucesso em Salzburgo

Gregos, suecos, russos e espanhóis e torcedores de todo o mundo compareceram em massa nas Fan Zones de Salzburgo. A cidade onde Mozart nasceu tem estado viva com o som dos adeptos do futebol que curtem as emoções da EURO 2008. "Tivemos 206.500 pessoas presentes nas Fan Zones do UEFA EURO e os donos de restaurantes em Salzburgo também estão bastante satisfeitos" - disse o porta-voz da câmara local, Martin Roseneder. "Três ecrãs gigantes nas Fan Zones fizeram a festa dos adeptos, com uma enorme televisão de duas faces em Residenzplatz e outra em Kapitelplatz, que mostraram todos os jogos. "Tivemos muita diversão e três jogos fantásticos quando a Áustria jogou e muitos adeptos acompanharem os jogos das fan zones que lotaram todas as noites. O mais incrível é que tudo decorreu de forma pacífica e todos os adeptos desfrutaram de um bom momento juntos. Tivemos uma percentagem elevada torcedoras, quase 45% do total registado!" - disse o diretor da Fan Zone local, Askan Brehm.

Redação Sport Marketing

ATP fecha contrato com a rede Barclays

A ATP fechou contrato com a gigante rede de bancos Barclays para patrocinar a Masters Cup, O contrato no valor de US$ 35 milhões, com pagamento anual de US$ 7 milhões, começa a vigorar a partir de 2009 e terá duração de cinco anos com opção de ser estendido por mais três anos. A competição que reúne os oito melhores tenistas da temporada se mudará Xangai, na China para Londres. O nome também é novo - ATP World Tour Finals e o novo local escolhido é o London's O2 Arena, mais conhecido como Millennium Dome, que receberá o torneio em novembro."Estou encantado por dar as boas vindas a Barclays como o novo patrocinador do evento e parceiro da ATP World Tour Finals" - disse o diretor executivo da ATP, o belga Etienne de Villiers, em um comunicado."O tênis masculino está chegando a um ponto de mudanças excitantes e sem precedências, pensadas para utilizar o vasto potencial do nosso esporte. Estou contente que a Barclays compartilha da nossa visão de futuro" - completou.

Redação Sport Marketing

WTA lança campanha mundial 'Looking for a Hero?'

A WTA - Associação Feminina de Tenistas Profissionais, cujo patrocinador principal é a Sony Ericsson, marca que batiza a turnê mundial da qual participam mais de 2.000 jogadoras, representando mais de 90 nações, lançou uma campanha global chamada 'Looking for a Hero?', ou 'Você está procurando um herói?' Foram investidos na campanha US$ 15 milhões para os próximos três anos a fim de divulgar o tênis feminino em cerca de 75 países. A campanha conta com spots comerciais para televisão de 30 segundos e de um minuto, além de anúncios de página simples e dupla que mostram as melhores jogadoras do ranking mundial. A Sony Ericsson WTA Tour tem mais de 60 eventos em 34 países com mais de 70 milhões de dólares em prêmios. Mais de 4 milhões de pessoas assistiram às competições de tênis feminino em 2007 e milhões de espectadores assistiram os eventos pela televisão em todo o mundo. A temporada termina com o Sony Ericsson Championships em Doha, Qatar, que acontece de quatro a nove de novembro.

Redação Sport Marketing

VISA inova para os Jogos de Londres 2012

A Visa, patrocinadora mundial do programa de marketing olímpico do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional, pretende realizar grandes promoções até os Jogos de Londres em 2012. A bandeira de cartões de crédito anunciou a distribuição de centenas de milhares de cartões no mercado e a criação de cartões com a nova tecnologia contactless (pagamento sem contato), chamado Visa payWave, capaz de efetuar pagamentos por meio de leitores magnéticos. A Visa afirma ter distribuído aos londrinos mais de 100 mil novos cartões que poderão ser utilizados nos transportes públicos e também servirão como ingresso eletrônico dos eventos esportivos dos Jogos. "Até o fim deste ano, estamos contando com a aprovação de mais de 13 mil lojas e revendedores, mas acreditamos que os Jogos Olímpicos de 2012 sejam a melhor vitrine para a nova tecnologia" - disse Guido Mangiagalli, dirigente da Visa. Em Londres, mais de 5 mil lojas, as bancas, quiosques britânicos e grandes cadeias de fast-food, já aceitam pagamentos com a nova tecnologia do cartão.

Redação Sport Marketing

Sport Recife terá uma nova estrela

O escudo do Sport Recife terá uma nova estrela. O presidente, Milton Bivar, já aprovou a inclusão da estrela em alusão à conquista da Copa do Brasil, feito conseguido na semana passada, com uma vitória por 2x0 diante do Corinthians, na Ilha do Retiro. A nova "marca" tem duas estrelas douradas grandes acima do escudo nas extremidades, uma simbolizando a Copa do Brasil e a outra, o Brasileiro de 1987. No meio, uma estrela prateada menor, alusiva ao Brasileiro da Série B, de 1990. O Conselho Deliberativo não deve impor obstáculos à mudança e, em seguida aos trâmites, a novidade será comunicada à Lotto, fabricante do material esportivo dos rubro-negros.

Redação Sport Marketing

Volta da França agita novos patrocinadores para equipes

O time Slipstream-Chipotle, que estará pedalando forte na Volta da França, fechou patrocínio com a empresa Garmin International. Especializada na fabricação e desenvolvimento de GPS, a empresa dará nome à equipe que passa a chamar-se Garmin-Chipotle. O contrato, cujas bases de valores não foram divulgadas, vigora até 2010. Além de "batizar" a equipe, a marca da empresa também será estampada nos uniformes dos ciclistas. "Estamos satisfeitos com o acordo de patrocínio, mas parte do que queremos fazer é aproximar o time do seu objetivo, oferecendo tecnologia tanto para os carros e, o mais importante, ativar o GPS para o computador de bordo dos ciclistas", afirmou Jon Cassat, vice-presidente de comunicações da Garmin. A Garmin junta-se aos outros três patrocinadores do time: a Chipotle, a H30 e a Felt Bicycles. A Volta da França começa dia 5 de julho, em Brest. A chegada está prevista para o dia 21, no Champs-Élysées, em Paris.

Redação Sport Marketing

Ministério do Esporte receberá R$ 74,5 milhões até 2011

O Ministério do Esporte receberá R$ 74,5 milhões até 2011 do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, para investir no combate à criminalidade no País. O termo de Cooperação Técnica de Repasse de Verba foi assinado pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, em Brasília. O dinheiro será investido nos programas: Praças da Juventude (R$ 23 milhões), que vai construir praças novas em vários estados do país; Esporte e Lazer da Cidade (R$ 20 milhões), que garante a prática esportiva a crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiências em comunidades carentes; Pintando a Liberdade (R$ 12,5 milhões) , que por meio da produção de material esportivo promove a ressocialização de detentos do sistema prisional do país; e Pintando a Cidadania (R$ 19 milhões), que através da produção também de material esportivo gera emprego e renda às famílias carentes.

Redação Sport Marketing

Cristiano Ronaldo ganha causa na justiça

O astro do Manchester United, Cristiano Ronaldo, ganhou na justiça da Inglaterra, uma ação que moveu contra o jornal "The Sun". O jogador, que diga-se de passagem, não jogou absolutamente nada na EURO 2008 defendendo a camisa da seleção portuguesa, receberá uma indenização, de valor não divulgado, por ter sido difamado pelo periódico inglês "Sun", que veiculou uma notícia na qual Cristiano Ronaldo teria participado de um treinamento usando um telefone celular e que teria sido multado pelo técnico Alex Ferguson, informações estas que foram desmentidas tanto pelo jogador como pelo treinador. "A história foi republicada no mundo inteiro, e tanto o jogador como Alex Ferguson alegam que o incidente nunca aconteceu" - argumentou o advogado do português, Simon Smith. O valor pago a Cristiano Ronaldo será doado a uma instituição de caridade na Ilha de Madeira, local do nascimento do craque em Portugal.

Redação Sport Marketing

Coca-cola espalha cordas nas ruas do Brasil

A Coca-Cola, dando ênfase à mais nova promoção nacional Corda na Rua Coca-Cola, está apoiando uma equipe de Puladores de Corda que viajará por todo o país divulgando a atividade esportiva com o uso de criatividade, inovação e manobras radicais, estimulando jovens e adultos a praticar essa atividade física. Trata-se da primeira equipe de rope skipping do Brasil, modalidade esportiva que nasceu nos EUA, como alternativa de treinamento com corda mais dinâmica, difundida mundialmente, inclusive com campeonatos internacionais. Pular corda, apesar de ser uma atividade conhecida como brincadeira de criança, é utilizada como treino por atletas, como boxeadores e lutadores de Jiu Jitsu devido à queima calórica e o aumento do condicionamento cardiorespioratório. A atividade de pular corda é indicada por médicos e está presente em aulas de academia, por fortalecer as coxas, panturrilhas, abdômen e braços e também melhorar o ritmo, a coordenação e o equilíbrio, mas que exige um bom nível de condicionamento físico. A promoção da Coca-Cola irá distribuir no Brasil três milhões de cordas especiais com cinco opções de cores, em referência aos aros olímpicos, com pegadores em formado da garrafa contour Coca-Cola. A mecânica da promoção consiste na troca de 5 provas de compra, que podem ser anéis de lata, tampinhas metálicas, rolhas plásticas e códigos de barra dos produtos Coca-Cola mais R$ 4,00 em postos de troca espalhados pela cidade. O brinde (corda) ainda dá a oportunidade do consumidor concorrer a cinco mil Coke Players (MP3 Player, com 2GB de memória e função de contador de pulos).

Redação Sport Marketing

Patrocinador olímpico fecha acordo com estatal

O site chinês "Sohu.com", patrocinador exclusivo dos Jogos Olímpicos de Beijing na categoria conteúdo para internet desde 2005, assinou contrato com a CCTV.com, detentora oficial dos direitos de transmissão dos Jogos para internet e celular. A partir do novo contrato com a CCTV.com, um braço da CCTV, estatal detentora dos direitos de transmissão dos Jogos de Beijing, o site Sohu.com se tornou o site oficialmente autorizado a oferecer, ao vivo, as imagens das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos de Beijing, assim como as imagens de todas as competições. A sociedade entre Sohu.com e CCTV.com representa uma forte relação entre o maior portal da web comercial da China e o maior de site de notícias da nação chinesa. Desde junho de 2007, as duas organizações têm trabalhado cooperativamente juntas; este acordo vem apenas para oficializar a relação e fortalecer a cobertura do site oficial olímpico com serviços de múltiplos de mídia. Charles Zhang, executivo e CEO do Sohu.com, acredita que esta cooperação com CCTV dá ao site uma vantagem competitiva. "O Sohu.com usará as mais avançadas tecnologias para prover a mais completa cobrtura olímpica para o mundo" - disse. O site Sohu.com ofereceu a mais completa cobertura do Revezamento mundial da Tocha Olímpica on-line. Em abril, um time de Sohu.com instalar barracas na base do Everest. Os repórteres do site foram os únicos de internet a prover notícias diárias diretamente da montanha relativas à subida da Tocha. Zhang também foi um dos condutores da Tocha, quando a Chama Olímpica passoupela ilha chinesa de Sanya, em 4 de maio. Durante os Jogos, o portal Sohu.com contará com mais de 700 peritos para organizar matérias, fotos, vídeos, blogs, foros, etc.
Em 2005, o portal baseado em Beijing pagou $30 milhões pelos direitos de ser o site oficial dos Jogos e usar o logotipo.

Redação Sport Marketing

Mural gigante de Beckham de cuecas pára o trânsito

Como informou o Sport Marketing em primeira mão em matéria publicada no dia 17.06 (ver arquivo de matérias Sport Marketing - David Beckham é garoto propaganda da Emporio Armani), o mural gigante da marca Emporio Armani, na Macy's em San Francisco, com uma foto gigante do astro do futebol inglês David Beckham vestido apenas com as roupas íntimas está parando o trânsito. Esta não é a primeira vez que o jogador que é um verdadeiro fenômeno de marketing endossa a marca Armani. A campanha de publicidade foi feita na praia de Malibu, na Califórnia, novamente pelos famosos fotógrafos de moda Mert Alas e Marcus Piggott e será veiculada em revistas de esportes, moda e estilos de vida e nos outdoors de destaque nas principais cidades, incluindo Nova York, Los Angeles, Londres, Milão, Roma, Paris e Tóquio. Além de garoto propaganda da Armani, o ídolo dos gramados irá ensinar o ator Will Smith a jogar futebol." David Beckham é um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Eu implorei a ele que me ensinasse a jogar e ele me prometeu que sim. Não vemos a hora de começar!" - ator Will Smith, durante a divulgação do filme, "Hancock", em Londres. Já o estilista Giorgio Armani também é um dos admiradores do futebol e do basquete. Recentemente, dono das marcas Armani, Empório Armani e AX, se tornou dono do time de basquete italiano Olímpia Milano, que a partir da franquia passou a se chamar Olímpia Armani Jeans Milano. Segundo a "ANSA", que não divulgou os valores da negociação, Giorgio Armani afirmou que a idéia inicial é fazer um projeto de longo prazo e que tem objetivos ambiciosos. O dirigente Livio Proli disse que o primeiro passo a ser dado ela equipe é a entrada no Top 16 da Euroliga e nos playoffs. "Não queremos criar expectativas erradas. A equipe será competitiva, capaz de levar o coração e a alma em campo e de não fazer feio", explicou Proli.

Redação Sport Marketing

UEFA estuda mudanças na competição para 2016

A UEFA estuda o aumento do número de participantes da EUROCOPA em 2016, tendo em vista as mudanças no território europeu, agora com mais países. Dos atuais 16 seleções a EURO passaria a ter 20 ou 24. De acordo com o escocês David Taylor, secretário-geral da entidade, durante entrevista coletiva, as 53 federações que fazem parte da UEFA serão consultadas após a EURO 2008 e só depois é que será definido o procedimento. Segundo dados da UEFA, 2,5 milhões de pessoas compareceram às "fan zones", espaços especiais para torcedores durante os 11 dias da primeira fase sem que tenham sido registrados incidentes graves. Até o momento, a vice-campeã mundial França, eliminada na primeira fase da EURO-2008 na fase de grupos, é a única candidata a organizar o evento em 2016. A Polônia e a Ucrânia vão organizar a Euro-2012 em conjunto, ainda com o formato para 16 equipes. Em julho, uma delegação da UEFA liderada pelo presidente da entidade, Michel Platini, vai visitar os dois países para avaliar o andamento dos trabalhos, uma vez que foram constatados vários atrasos.

Redação Sport Marketing

Mercado: PIB da China crescerá 9,8% em 2008

O Bird (Banco Mundial) prevê que a China, uma das maiores economias emergentes do planeta, terá crescimento de 9,8% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2008, um ritmo inferior ao do ano passado (11,9%). De acordo com o relatório trimestral do Bird, a revisão para cima a respeito da previsão do trimestre anterior (9,6%) se deve ao forte crescimento registrado no setor de serviços do país asiático. A moderação do crescimento chinês se deve à crise global, embora a instituição assegure que o crescimento das exportações e importações do país asiático se manterá robusto. A alta dos preços das importações favorece a moderação do enorme excedente comercial chinês, motivo de conflito com as potências européias e americanas, que o responsabilizam por problemas em economias domésticas. O Banco ressalta que o superávit chinês continua sendo um "desafio político fundamental", e lembra que o excedente em conta corrente é o responsável pela maior parte do superávit exterior do país. Para isso, o Birb recomenda à China um pacote de medidas estruturais que reequilibre o modelo de crescimento chinês. O maior motivo de preocupação econômica este ano para o Executivo chinês, a inflação, que alcançou recordes superiores a 8% nos últimos meses, começará a ceder de forma gradual, assegura o Bird.

Redação Sport Marketing

Futebol lidera ranking de encalhe de ingressos olímpicos

Ainda estão à disposição do público para compra 1 milhão de ingressos dos eventos dos Jogos Olímpicos de Beijing. Entre as modalidades que lideram o "encalhe" está o futebol, modalidade que tradicionalmente desperta menos interesse dentro do programa olímpico. Quatro cidades pelo país receberão as partidas, além da capital, que será palco das finais masculina e feminina: Tianjin, Xangai, Qinhuangdao e Shenyang."Planejamos colocar à venda os ingressos restantes no fim de julho e as pessoas poderão comprá-los nas instalações olímpicas até lá" - disse Zhu Yan, chefe do Centro de Ingressos, quem acredita que a procura internacional por entradas é um indício de que os Jogos têm alta atratividade pelo mundo. Em pronunciamento aos jornalistas, o BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpios de Beijing informou que já foram negociados cerca de 6 milhões de ingressos, 86% da carga total do evento. Segundo o dirigente, 3,43 milhões de ingressos ficaram com o público chinês (incluindo 800 mil reservados para alunos do ensino primário e médio).O restante foi distribuído pelos 185 comitês nacionais, federações internacionais das modalidades olímpicas, Comitê Olímpico Internacional e patrocinadores oficiais.

Redação Sport Marketing

Armínio Fraga vai entrar no marketing esportivo

Armínio Fraga vai investir na área esportiva. Os planos envolvem gestão de estádios e ginásios, compra de participação em empresas de marketing esportivo e parcerias com clubes de futebol. Todos os projetos serão tocados em associação com a CIE Brasil, da qual a própria Gávea Investimentos detém 20% – os demais acionistas são o empresário Fernando Alterio e a mexicana Corporación Interamericana de Entretenimento. A empresa tem expertise na gestão de casas de espetáculo e instalações poliesportivas, que será o ponto de partida dos investimentos. A tabelinha Gávea/CIE mira nos estádios que serão erguidos para a Copa do Mundo de 2014. A dupla deverá firmar parcerias com construtoras. Em outro front, o dueto Gávea/CIE pretende fechar acordos de co-gestão de clubes de futebol. A tática desenhada por Gávea e CIE prevê a criação de sociedades de propósito específico, embaixo das quais ficariam a marca, direitos federativos de atletas e, em alguns casos, ativos imobiliários do clube, notadamente estádios. Esta nova empresa terá capital aberto em Bolsa e os clubes ficarão com uma participação minoritária. Os ganhos virão do pagamento de royalties pelo uso da marca, da receita com a utilização do estádio e da venda de jogadores. A atlética investida da Gávea e da CIE prevê também investimentos na organização de eventos esportivos de médio e grande portes – de torneios de tênis e de vôlei de praia a provas de automobilismo. Para isso, está em pauta a aquisição de uma empresa de marketing esportivo. O nome que mais desperta o interesse da dupla é o da Octagon Koch Tavares, uma associação entre o grupo norte-americano Octagon e a empresa criada originalmente pelos extenistas brasileiros Thomas Koch e Luiz Felipe Tavares.

Redação Sport Marketing