18 de jun de 2008

Mercado: marketing esportivo terá crescimento de 37%

Os investimentos relacionados a mega eventos esportivos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo impulsionarão, nos próximos cinco anos, a renda global no mercado de esporte em 37% o equivalente a quase US$141 bilhões. Esta foi a análise final de um relatório realizado pela empresa de consultoria americana PricewaterhouseCoopers, o qual aponta que o aumento das transações de direitos de transmissão, telefonia móvel e internet ajudarão a direcionar a taxa de crescimento anual alcançando o percentual de 6.5% de 2008 até 2012, estimativa superior ao último quinquênio, de 2003 a 2007, quando a taxa de crescimento do setor foi de 6.4%. O desenvolvimeto da área de marketing esportivo será mais significativo na Europa, Oriente Médio , África, América Latina e Ásia, regiões onde é esperado um crescimento anual nos próximos cinco anos na faixa de 6.5 % a 7.1%, ressaltou o relatório. Nos Estados Unidos a previsão de crescimento anual dos investimentos em marketing esportivo é de 6.1% e no Canadá de 5.7%. Os eventos que servirão de alavanca do índice de crescimento são principalmente as próximas três edições dos Jogos Olímpicos - Beijing (2008), Vancouver (2010), Londres (2012) e Copa do Mundo de futebol na África do Sul em 2010. Em termos gerais, o crescimento global é projetado para ser mais forte nos anos olímpicos. Em 2008, o relatório aponta uma projeção de crescimento de 11.4%, em 2010 - 11.2% e em 2012 - 9.9%, comparado com crescimento de 0.4% e 0.3 % em 2009 e 2011, respectivamente. Apenas nos Estados Unidos, espera-se que os próximos três Jogos Olímpicos gerem em direitos de TV cerca de US$2.91 bilhões. O mercado americano responde pela maior fatia, com expectativa de renda batendo quase US$69.1 bilhões em 2012, comparada com $46.9 bilhão na Europa, Oriente Médio e a África. Ainda segundo a pesquisa espera-se que Ásia alcance US$19.4 bilhões, América Latina US$3.9 bilhões e Canadá US$ 1.3 bilhão.

Redação Sport Marketing

FILA lança segunda edição da promoção "How Do You FILA?"

A segunda edição da competição da marca Fila "How Do You FILA?" foi lançada em conjunto com uma excitante campanha de marketing. A promoção, além de apresentar um novo formato, está recheada de novos prêmios como uma moto Vespa. Para participar, basta fazer um upload de fotos suas usando os produtos FILA, escrever uma legenda para cada foto e enviar para o site http://www.howdoyoufila.com/. É importante que a marca FILA apareça bem na foto. Os finalistas semanais serão determinados por voto público e ao final da competição, a FILA escolherá os quatro favoritos. Os dois vencedores principais ganharão uma moto Vespa LX 50 cada ou US$3.299 em dinheiro, a outra dupla de vencedores dois ganha US$1000 em compras no fila.com. A promoção é válida até o dia 15 de agosto.

Redação Sport Marketing

Chicago organiza mega evento para comemorar a candidatura olímpica

A segunda etapa de angariação de fundos para manter a candidatura olímpica de Chicago para os Jogos de 2016 começa dia 14 de julho com um super mega evento que promete agitar o Millennium Park. Ao mesmo tempo, o Comitê Organizador de Chicago pretende somar esforços, ganhando a simpatia da elite da cidade, além de somar negócios. O evento recebeu o nome de "Chicago Believes..." (Chicago Acredita) e contará com demonstrações de atletas olímpicos e para-olímpicos, exposições de artistas locais e uma série de apresentações. Também fazem parte do roteiro do evento, shows da Orquestra de Sinfônia de Chicago e de outros artistas e grupos como a Hubbard Street Dance, o renomado tenor Rodrick Dixon, o grupo Anti-Gravity Boots Team e de um coro local gospel. O convite completo com direito a jantar custa por pessoa US$500. Quem tiver apenas interessado nos shows e apresentações paga apenas US$100 por pessoa. O comitê espera arrebanhar cerca de 2.000 doadores para o jantar. "Nós encaramos este evento como uma celebração da candidatura, uma forma de convidar e envolver as pessoas a participar da candidatura olímpica. Durante o evento, quem tiver interesse em se voluntariar poderá se inscrever. Também estarão à venda produtos oficiais da candidatura" - disse Patrick Sandusky, porta-voz do Comitê Organizador da candidatura de Chicago 2016. No primeiro ano, o Comitê angariou US$32 milhões, sendo que US$9 milhões foram usados para a competição doméstica que elegeu Chicago como a cidade americana postulante à candidatura olímpica. A quantia remanescente ajudará financiar a fase internacional da candidatura, a qual estima-se que custará cerca de US$49.3 milhões. O Comitê Olímpico Internacional (COI) selecionará uma cidade de anfitrião em outubro de 2009, escolhendo entre Chicago, Madrid, Rio de Janeiro e Tóquio.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Lance Armstrong Foundation lança site de saúde

A Lance Armstrong Foundation (LAF), entidade criada pelo ciclista para ajudar crianças com câncer, anunciou o lançamento do site "livestrong.com", em parceria com a Demand Media, produtora de mídia social. O site é voltado para a área de saúde e tem dicas de nutrição, exercícios, curas para dores cotidianas, além de uma área onde usuários podem contar histórias de superação. "O site é um projeto muito ambicioso, pois queremos ajudar as pessoas a terem responsabilidade pela saúde, mudarem hábitos e viverem melhor" - disse Lance Armstrong, fundador da LAF. O site também fechou parceria com o Google Health.

Redação Sport Marketing

Mercado: Investimentos em publicidade online deverão aumentar 35%

Os investimentos publicitários em mídias online deverão somar R$ 712 milhões em 2008, de acordo com a Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB). O valor poderá ser 35% maior do ano passado, quando contabilizou R$ 527 milhões. Só no primeiro semestre deste ano, a internet recebeu 3,2% dos R$ 134 milhões de investimentos publicitários feitos nesse período. A TV aberta continua como o meio com a maior fatia percentual de recursos publicitários (58%). Em segundo está jornal, com 19,1%; e revistas, com 6,9%. O crescimento de internautas brasileiros registrado no ano passado, é de acordo com o IAB, a razão do aumento dos recursos destinados para publicidade em meios online. Fora o acesso à web, os programas de incentivo do governo tiveram efeito direto na população das classes mais baixas. A estimativa é que, durante o ano de 2008, a parcela de internautas da classe C passe de 37% para 40% de usuários de informática. Para o IAB Brasil, até o final do ano a base de internautas no País chegará a 45 milhões – um crescimento de 15% sobre 2007, sendo que a participação de usuários residenciais será de 16% em relação ao ano passado, chegando a 25 milhões.

Redação Sport Marketing

Rio 2016 ganha aros olímpicos

A logomarca da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 incorporou os aros olímpicos. O novo design foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional e passará a ser utilizado em todas as ações da campanha Rio 2016. Ao mesmo tempo, o Rio passa a usar a denominação “Cidade Candidata”. A inclusão dos aros olímpicos só é permitida pelo COI quando a cidade passa a ser de fato candidata à sede dos Jogos Olímpicos, o que não ocorre na fase de postulação. Para o presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a aprovação da logo pelo COI marca uma nova etapa do Rio 2016. “A associação dos aros olímpicos à logo Rio 2016 nos impõe uma grande responsabilidade e nos motiva ainda mais a trabalhar no projeto e apresentar ao COI um excelente dossiê de candidatura” - afirmou Nuzman.

Redação Sport Marketing

PyeongChang, da Coréia do Norte de olho nos Jogos de 2018

A cidade de PyeongChang, da Coréia do Norte anunciou a intenção de candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. De acordo com o periódico Yonhap News, PyeongChang garantiu ao governo da província de Gangwon que não falharia nesta que já é a terceira tentativa da cidade em hospedar o evento. PyeongChang perdeu a tentativa de sediar os Jogos de 2014 para Sochi, e os Jogos de 2010 para Vancouver. Segundo a proposta de candidatura, "PyeongChang ganhou o reconhecimento do mundo, da mídia esportiva internacional e do Comitê Olímpico Internacional (COI) por sua disposiçãp em hospedar os Jogos". Kim Hak-cheol, um oficial de PyeongChang disse, referindo-se a uma série de competições internacionais recentemente realizadas na província de Gangwon que "PyeongChang agora tem uma situação internacional favorável, com o reconhecimento do mundo. Nós também buscaremos cooperação do Comitê Olímpico coreano e o governo e então começaremos uma campanha para hospedar o evento".

Redação Sport Marketing

Tocha Olímpica passa sábado por Lhasa capital do Tibet

O Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos de Beijing segue o percurso oficial. Segundo o BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos de Beijing, a Chama Sagrada de Olympia prossegue no sábado pelo Tibet, com passagem prevista pela capital Lassa. Após o terremoto que abalou a região de Sichuan em 12 de maio, o percurso da Tocha sofreu algumas alterações, resultando agora numa passagem de apenas um dia pela região tibetana. Os ativistas dos Direitos Humanos voltaram a criticar a decisão de Beijing, acusando as autoridades de usarem o percurso da chama olímpica como uma demonstração simbólica de controlo sobre a população local. O percurso da tocha tem sido objeto de polêmica desde o anúncio de que passaria pelo Tibet. As acusações agravaram-se quando, em março passado, uma manifestação tibetana contra as políticas do governo de Beijing foi reprimida pelas autoridades de forma violenta (veja arquivo de matérias Sport Marketing).

Redação Sport Marketing

Grêmio e Puma lançam camisa Nova Shadow

O Grêmio e a Puma vão lançar uma nova versão da camiseta Shadow. A camiseta Shadow surgiu a partir de torcedores na comunidade do Grêmio no site de relacionamentos Orkut. Foram desenhados alguns modelos e depois colocados em votação e aquele com o maior número de votos foi apresentado ao departamento de marketing do clube que se encarregou de levar a idéia à Puma, atual fornecedora de material esportivo gremista. Logo nos primeiros dias de lançamento, a camiseta foi um sucesso de vendas. Existem até listas de espera nas lojas de esportes para comprar o novo modelo, que volta agora numa nova versão. A nova camisa chega ao mercado com um slogan forte: "Nova Shadow. A camisa que mostra o que os outros vêem no Grêmio: poder". Os novos modelos podem ser adquiridos nas lojas Grêmiomania e no site oficial.

Redação Sport Marketing

Adidas processa Wal-Mart

O fabricante alemão de artigos esportivos Adidas processou a rede de supermercados americana Wal-Mart por violar os direitos de marca, revelou hoje uma porta-voz da companhia alemã.
Previamente, o jornal "Handelsblatt" informou que a Wal-Mart teria vendido um calçado muito parecido com os modelos da Adidas, com as três listras que os caracterizam. O jornal alemão acrescentou que, em 6 de outubro, começará um processo judicial no qual a Adidas pode conseguir uma indenização por danos e prejuízos de pelo menos US$ 326 milhões.

Redação Sport Marketing

Portsmouth anuncia construção de novo estádio

O time inglês Portsmouth anunciou o projeto de construção de um novo estádio. O clube deixará de usar o Fratton Park, com capacidade para 20,2 mil espectadores, para mandar as partidas em uma arena com capacidade para 36 mil torcedores. O estádio ficará perto do porto e será desenhado por dois arquitetos suíços. Jacques Herzog e Pierre de Meuron foram responsáveis pelo projeto do estádio Olímpico de Beijing, do Allianz Arena e pela reconversão do museu Tate Modern, em Londres. “Temos apenas uma palavra para descrever este novo estádio: perfeição. O clube planejará uma grande regeneração da cidade e nossos torcedores terão o melhor em termos de facilidades e amenidades, além de uma excelente experiência visual. O Portsmouth entrou em uma nova era com o apoio do proprietário Alexander Gaydamak e estes são tempos muito animadores para o clube, tanto dentro como fora de campo”- afirmou Peter Storrie, chefe executivo do clube. No local do Fratton Park, onde o Portsmouth atua no desde 1898, será construída uma área residencial. Caso os planos sejam aprovados, as obras para a construção do novo estádio, que contará com um ginásio/centro de convenções para 10 mil pessoas, um centro de treinamentos de mergulho para a Marinha e um condomínio, começarão em 2009.

Redação Sport Marketing

Sogipa, FGB, Final Sports e Gatorade apóiam RS Basketball Camp

Com o apoio da Sogipa, Federação Gaúcha de Basquete, Final Sports e Gatorade, acontece mais uma edição do RS Basketball Camp Inverno 2008. O acampamento visa treinar atletas para ganhar tanto dentro quanto fora das quadras. É um programa que irá fornecer o melhor do basquetebol, em uma atmosfera de encorajamento, trabalho, respeito e diversão, ensinando atletas os valores do esporte e a competir, não só fisicamente, mas com coração e mente. As inscrições estão abertas. Nesta edição, a Rising Stars Basketball, empresa organizadora do evento, reservou novidades: as categorias serão separadas nos treinamentos e as meninas também terão oportunidade de participar. Tem promoção para quem se inscrever até dia 12 de julho e para os atletas que já participaram.

Redação Sport Marketing

COB organiza ciclo de palestras na Semana Olímpica

O dia 23 de junho marca a celebração do Dia Olímpico no mundo inteiro. A data comemora a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão de Coubertin no ano de 1894, em Paris, França. No Brasil, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza anualmente, nessa época, a Semana do Dia Olímpico, com diversas atividades relacionadas ao esporte social, visando a aproximar o público do Movimento Olímpico. Neste ano, várias atividades acontecerão na cidade do Rio de Janeiro, no período de 22 a 27 de junho, todas com entrada franca. Cidade candidata à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro terá uma programação intensa. Além da tradicional Corrida do Dia Olímpico, que dessa vez reunirá crianças das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio em um percurso de 3km com largada e chegada no Parque Aquático Maria Lenk, estão agendadas provas de natação, demonstrações de nado sincronizado e saltos ornamentais e clínicas esportivas. Durante a Semana, o público também poderá conferir uma exposição de fotos sobre os Jogos Pan-americanos Rio 2007, das 9 às 17h, no Parque Aquático Maria Lenk, local que concentrará a maior parte dos eventos. Merece destaque um ciclo de palestras gratuitas que serão realizadas no auditório do Parque Aquático Maria Lenk sobre temas esportivos como movimento olímpico; história e estrutura; missão brasileira - Beijing 2008, com Marcus Vinicius Freire, chefe da delegação brasileira nos Olímpicos de Beijing; Dopping no esporte e sua influência na atividade física; administração esportiva como campo de atuação profissional; o atleta olímpico no plano administrativo do esporte; organização esportiva de mega-eventos (Jogos Pan-americanos Rio 2007 aos Jogos Olímpicos 2016) - Agberto Guimarães. Mais informações no site oficial do COB.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Nova linha de papéis recicláveis chega ao Brasil

A Asia Pulp&Paper Co (APP), uma das grandes fabricantes de celulose e papel do mundo, está implantando no Brasil uma novidade: o Exceedo. Ao contrário de outros papéis reciclados, ele não usa corantes e tem um nível de brancura entre 81% e 93%. “O Exceedo é indicado a quem dá prioridade a um papel com coloração normal e de maior qualidade, que também se diferencia por não ser agressivo às impressoras” - explicou Geraldo Ferreira, gerente geral da APP no Brasil. De acordo com a APP, o Exceedo foi especialmente desenvolvido para a impressão de documentos, flyers e brochuras. O papel é produzido pela fábrica de Tjiwi Kimia, na Indonésia, e já está disponível para encomendas. A Asia Pulp & Paper Co. (APP) é uma das dez maiores fabricantes de celulose e papel no mundo. Os ativos valem mais de US$10 bilhões e a produção anual de celulose e papel de mais de 13 milhões de toneladas.

Redação Sport Marketing

Häagen-Dazs e Nature Valley patrocinam pólo hípico

A Häagen-Dazs e Nature Valley, marcas internacionais de sorvetes e barras de granola, fecharam contrato de patrocínio com o atleta de pólo hípico e empresário Rico Mansur. Os valores do contrato não foram revelados, mas as logomarcas das empresas estarão em todos os treinos e competições oficiais, equipamentos, roupas, além banners nos locais de competição e eventos promovidos pela patrocinadora tais como festas, lançamentos de produtos entre outros. Para as marcas Häagen-Dazs e Nature Valley a idéia de se envolver com o patrocínio esportivo é, além de incentivar a prática do pólo hípico, modalidade esportiva em ascensão no país, associar as marcas à imagem vitoriosa e de sucesso do polista hípico e personalidade pública - reconhecido internacionalmente. Esta associação resultará em algumas estratégias de marketing para Häagen-Dazs e Nature Valley

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Petrobras vende etanol ao Japão

A Petrobras vai vender etanol aos postos de gasolina japoneses - revelou o jornal econômico Nikkei. A companhia brasileira vai fornecer etanol para ser misturado à gasolina fornecida por postos independentes, que no Japão somam cerca de 10 mil. Segundo o jornal, o preço no atacado por litro deve ficar um ou dois ienes abaixo do valor da gasolina comum. A Petrobras planeja misturar o etanol à gasolina em uma unidade na província de Okinawa, operada pela Nansei Sekiyu KK, que a companhia brasileira adquiriu em abril passado. Segundo Takeshi Katsuyama, porta-voz da Nansei Sekiyu, a "Petrobras pretende vender biocombustíveis ao Japão e a outros países da Ásia...".A Petrobras aposta em uma forte demanda de etanol no Japão devido à questão das emissões de dióxido de carbono, que provocam o efeito estufa.

Redação Sport Marketing

Visa patrocina festa olímpica em Londres

A VISA é a patrocinadora de uma super festa em Londres com direito a show para 40 mil pessoas. O evento acontecerá no centro da capital inglesa, no dia 24 de agosto, data da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Beijing em que o presidente do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge irá entregar ao prefeito da cidade, Boris Johnson, a bandeira oficial dos Jogos Olímpicos, passando a responsabilidade do evento à próxima cidade sede. O prefeito entrará no Estádio Olímpico em um ônibus de dois andares, tipicamente inglês, pintado com os logos dos Jogos de 2012, nos oito minutos finais da cerimônia de encerramento dos Jogos da China. Seguindo a tradição de prestigiar a cidade sede seguinte a hospedar os Jogos Olímpicos, a homenagem a Londres na festa de encerramento de Beijing promete grandes momentos (ver arquivo de matérias Sport Marketing -
David Beckham é estrela do encerramento dos Jogos de Beijing).

Redação Sport Marketing