16 de jun. de 2008

Torcida da Lusa escolhe terceira camisa

A nova camisa nº 3 da Portuguesa já foi definida pelo torcedor da Lusa, mas ainda não há data para o lançamento, nem para a estréia. Depois de três semanas de votação no site oficial, foi eleita a camisa preta com uma linha verde e outra vermelha na vertical, no lado direito. Outra novidade são as palavras “Coragem” e “Esperança” em cada uma das mangas, além da frase “Orgulho de ser Lusa” abaixo do número, que será grafado em dourado. De acordo com a Lusa, houve mais de 30 mil votos, aproximadamente 12 mil (37% do total) escolheram o uniforme vencedor, desenho pela grife Cavalera a pedido da Penalty, fornecedora esportiva do time do Canindé. Após o resultado, os cartolas rubro-verdes comemoraram a promoção. “O número de votantes superou a nossa expectativa. Foi uma campanha pioneira, onde o torcedor pôde escolher a camisa que ele gostaria de ver o time jogar” - festejou o vice-presidente de marketing Roberto dos Santos.

Redação Sport Marketing

Site da NBA bate recorde

O recorde mundial de acessos de um site esportivo na internet foi batido pelo portal oficial da Liga Norte Americana de Basquete - National Basketball League (NBA). O NBA.com, site registrou mais de 5,6 milhões de hits durante o primeiro jogo da final entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers. O NBA.com já obteve mais de um bilhão de acessos na temporada, com previsão final de 1,2 bilhão. Comparados com o ano passado, o número de acessos cresceu 60%.

Redação Sport Marketing

Adidas lança coleção de vestidos de Ana Ivanovic

Maria Sharapova está fazendo escola. Ana Ivanovic, a atual número 1 do mundo, irá lançar um vestido novo para o torneio de Wimbledon. O modelito é Adidas, concorrente da empresa que veste Maria Sharapova que é patrocinada pela Nike. O vestido Adidas que será usado por Ana na estréia do torneio na próxima segunda-feira, em Londres é todo branco, mantendo a tradição do Grand Slam inglês. Rainha do marketing, Maria Sharapova lança um vestido novo a cada Grand Slam, modelo que costuma leiloar para ajudar crianças carentes pelo mundo. No US Open, a musa russa lança dois tipos de vestido, um exclusivamente para partidas à noite e outra para o dia.

Redação Sport Marketing

FIFA não leva adiante queixa do Manchester United

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu não dar seguimento à queixa apresentada pelo Manchester United contra o assédio efetuado pelo Real Madrid a Cristiano Ronaldo.
"Confirmamos que recebemos uma queixa formal do clube inglês contra o Real, devido à possível intenção da formação espanhola em contratar o jogador português Cristiano Ronaldo. Segundo os documentos apresentados, não existe quebra alguma de contrato provocada pelo clube espanhol. Desta forma, consideramos não existir matéria para avançar com o processo" - indicou a FIFA em comunicado. Ainda assim, o documento a FIFA alerta a Federação Espanhola e o Real Madrid para as consequências previstas caso, no futuro, venha de fato a comprovar-se um comportamento incorreto por parte do clube merengue.

Redação Sport Marketing

Porto segue na Liga garante UEFA

O Porto participará da próxima Liga dos Campeões. Esta foi a decisão da UEFA depois de o comitê de apelações da entidade anular a suspensão de um ano que havia sido imposta pelo comitê disciplinar. O Porto havia sido excluído do torneio por ter sido punido em Portugal pelo envolvimento no escândalo "Apito Dourado", relativo a acusações de suborno de árbitros em jogos da temporada 2003/4. Os Dragões tiveram seis pontos deduzidos na classificação do campeonato de 2007/8, mas a penalização não foi suficiente para tirar o título da equipe. A decisão do comitê de apelações da UEFA foi tomada por causa de "novas evidências relativas aos procedimentos de apelo em Portugal". O órgão europeu argumenta que o caso não será reavaliado pelas autoridades portuguesas antes do início da Liga dos Campeões. "Quaisquer sanções aplicadas contra eles (Porto) entrarão em vigor a partir da temporada seguinte" - explicou o porta-voz da UEFA, William Gaillard. Porto e Sporting disputarão a fase de grupos da LC, enquanto o Vitória de Guimarães jogará a fase preliminar.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Billabong Surf Eco Festival

A Praia do Forte, na Bahia, recebe a 17ª etapa do WQS, o Billabong Surf Eco Festival. Além de disputas no mar, o evento terá atividades ambientais. O objetivo da iniciativa é aliar a prática do esporte com a formação da consciência ambiental. As atividades serão coordenadas pela surfista, bióloga e educadora, Carla Circenis, "Associar esporte ao meio ambiente é uma iniciativa que busca disseminar uma política de paz e, ao mesmo tempo, mostrar o quanto é importante para o ser humano estabelecer uma relação mais cuidadosa com a natureza" - afirmou Carla. Entre as atividades estão previstas um ciclo de palestras ambientais, a exposição "Recifes de Corais Brasileiros", apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente em comemoração ao Ano Internacional dos Recifes de Coral e o III Fóum Internacional de Alternativas para a Sustentabilidade da Indústria do Surf. Todos os eventos são gratuitos. Outras iniciativas como plantio de espécies nativas, mutirão de limpeza e distribuição de sacos de lixo biodegradáveis acontecerão simultaneamente ao campeonato na praia da Catiguiba. Lembrando que o evento acontece até o próximo dia 22 de junho.

Redação Sport Marketing

“Jogos Olímpicos, Tô Dentro!” - um sucesso McDonald’s

O concurso cultural “Jogos Olímpicos, Tô Dentro!” foi um sucesso entre os clientes do McDonald’s. De março a maio deste ano, 10.075 pessoas inscreveram trabalhos para concorrer a uma das três viagens para Beijing, com direito a acompanhante. Entre os participantes, 57% são do sexo feminino e 43%, masculino. Neste período, o link criado dentro da página do McDonald’s na Internet teve mais de 1.618.171 visualizações. Os nomes dos vencedores serão divulgados terça-feira (17/6) na página do McDonald’s (http://www.mcdonalds.com.br/). Os trabalhos mais originas sobre a competição serão escolhidos pelos medalhista olímpico Gustavo Borges. Entre vídeos, fotos, desenhos e textos que as crianças e adolescentes enviaram, estão desde manifestações mais simples até trabalhos bastante elaborados, como animações e fotos produzidas. No site do McDonald’s era possível utilizar elementos gráficos para criar uma imagem mais elaborada. Esses recursos foram amplamente utilizados pelos participantes. Os três vencedores serão correspondentes e postarão textos no site do McDonald's sobre a vivência na China durante os Jogos Olímpicos. Os 100 participantes que receberem mais votos pela Internet também serão premiados. Eles ganharão kits olímpicos formados por camiseta, mochila, squeeze, boné e medalha simbólica.

Redação Sport Marketing

Honda pode voltar à ter uma escuderia na F1

De acordo com informações do site português "Autosport", Ken Anderson, engenheiro norte-americano que já trabalhou na F-1, esteve reunido com Ross Brawn e Nick Fry durante no Canadá para negociar um apoio da montadora japonesa Honda no projeto de ter uma escuderia na categoria já em 2009. No acordo, a fábrica nipônica ajudará cedendo motores, caixas de câmbio e o futuro sistema KERS para o time de Anderson, e o pacote seria pago pela sucursal da Honda nos EUA, envolvida diretamente no projeto. O engenheiro já garantiu o apoio de diversos investidores norte-americanos e tem um encontro marcado com Bernie Ecclestone, em Londres, na semana que vem. O futuro da nova equipe pode ser definido após essa reunião, com a esperança do anúncio ser feito dentro de alguns meses. Quem pode se beneficiar com a entrada de Anderson como chefe de equipe da F-1 é Takuma Sato, ex-piloto principal da extinta Super Aguri. Caso a idéia do engenheiro vingue, os EUA voltariam a ter uma escuderia de F-1 após 20 anos. A última foi a Lola/Haas, que correu no fim de 1985 e durante toda a temporada seguinte.

Redação Sport Marketing

Feira sobre futebol aquece mercado em Gioânia

Acontece em Goiânia a Futebol Top, uma feira sobre futebol que irá reunir, além de personalidades do mundo esportivo, como Paulo Roberto Falcão e Dario Pereyra, as últimas novidades em produtos relacionados à modalidade esportiva considerada paixão nacional, com 13 milhões de praticantes e que movimenta US$ 3,2 bilhões no país. A grife esportiva Lotto marca presença no evento com um estande de 432 m2, no formato de um campo de futebol. Os cinco times patrocinados pela marca no Brasil, Goiás, Sport Club do Recife, Atlético Mineiro, Coritiba e Bahia terão um espaço de 15 m2 para a exposição de produtos. "A presença da Lotto em um evento voltado para a comunidade do futebol é de vital importância, pois mostra nossa disposição em investir e trazer aos clubes brasileiros produtos com design e tecnologia italianos, adaptados às necessidades do mercado local” - disse João Augusto Simone, diretor de operações da Lotto no Brasil. Os visitantes terão acesso à exposição da história e da memória do futebol, palestras e workshops sobre gestão e negócios esportivos. Além disso, poderão participar de campeonatos ao vivo, momentos de autógrafos, apresentação de filmes, marcas esportivas e clubes de futebol. Também participam do evento autoridades do setor, como Fábio Koff, Presidente do Clube dos 13, e personalidades do esporte, como Paulo Roberto Falcão, ex- jogador e atual comentarista da Rede Globo, Dario Pereyra, ex-jogador e atual gerente de avaliação da Traffic Marketing, Júlio Casares, diretor de marketing do São Paulo, entre outros. A feira ocorre de 18 a 22 de junho, no Shopping Flamboyant, em Goiânea. Os ingressos custarão R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Inscrições para palestras no site http://www.futeboltop.com.br/.

Redação Sport Marketing

BOCOG adia passagem da Tocha pelo Tibet

O BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing adiou a passagem da tocha pelo Tibet. Segundo o BOCOG, a tocha irá diretamente para Xinjiang, noroeste do país, onde vive a minoria muçulmana dos uigures. De terça até quinta-feira, o símbolo olímpico será levado por cerca de 600 pessoas em diversas cidades da região. Apenas quando for completada a volta por Xinjiang o resto do programa será anunciado. Com as mudanças no programa do Revezamento, ocorridas após o terremoto de Sichuan, a região deveria receber o artefato nos próximos três dias. Uma pergunta fica no ar: será que todos os movimentos de protestos contra a passagem da Tocha Olímpica pelo Tibet surtiram resultado ou será que foram as catástrofes pelas quais têm passado o povo chinês que resultaram em uma tomada de consciência? Isso só vamos saber daqui a três dias, se a Tocha não for ao Tibet.

Redação Sport Marketing

Nike lança tênis personalizado por fotografias

A Nike voltou a inovar. A maior fabricante de materiais esportivos do mundo lançou uma nova tecnologia que permite que o consumidor personalize os tênis por meio de fotos tiradas por um celular. O novo produto chama-se Nike PhotoiD. O processo começa com o consumidor acessando o NIKEID para poder escolher as cores do tênis. O segundo passo é enviar uma foto pelo celular. As cores predomimantes da foto serão as cores do novo tênis. O consumidor recebe então um código via mensagem de texto para acessar a imagem do tênis pronto que pode virar ser, inclusive, enviada para um amigo. O primeiro modelo que irá oferecer a novidade do Nike PhotoiD é o Nike Dunk, um tênis de basquete originalmente lançado há 23 anos. A novidade ainda não vai para o Brasil. Inicialmente, Nike PhotoiD está sendo lançado aqui em Londres, Reino Unido, Itália, Alemanha, Espanha, França, Dinamarca, Finlândia, Noruega e a Suécia. O conceito foi inventado e desenvolvido em colaboração com agência digital AKQA. A tecnologia dá segmento ao lançamento de NikeiD em 1999 que habilita consumidores a personalizarem os tênis, bolsas e produtos Nike pelo Nikeid.com. "O Nike PhotoiD abre um diálogo criativo genuíno entre a marca e seu público" - disse Paolo Tubito, o diretor de conexões de marca Nike Europa, Oriente Médio e a África. O Nike PhotoiD, visa dar suporte aos hábitos da geração digital e a expectativas crescentes de consumidores que gostam de ter um jeito próprio de ser.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres