15 de jun. de 2008

David Beckham é estrela do encerramento dos Jogos de Beijing

Já está dentro de um countainer rumo a Beijing o ônibus estilo inglês que pegará uma carona nos Jogos da China para divulgar os Jogos Olímpicos de Londres 2012. O tradicional ônibus vermelho de dois andares, ganhou uma nova cor e os símbolos e logotipos dos Jogos de Londres. O ônibus irá circular durante oito minutos no dia 24 de agosto, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos, no Estádio Olímpico "Ninho do Pássaro". A extravagância custou 2mil libras ao LOCOG - Comitê Organizador dos Jogos de Londres e fará parte do show de encerramento carregando passageiros ilustres e estrelas inglesas como o jogador de futebol David Beckham e Leona Lewis que também farão parte da festa final. Durante a festa de encerramento, Beckham saltará do ônibus e jogará futebol com várias crianças que representarão os países do mundo que estarão em Londres 2012. No final, todos darão as mãos e se juntarão a quarenta dançarinos que representam a diversidade musical londrina. Também estará entre os passageiros do ônibus, o prefeito de Londres Boris Johnson que irá receber do presidente do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) a bandeira olímpica a qual indica a nova sede do evento. A performande de Londres na festa de encerramento dos Jogos se baseia em temas de jornadas e transformações.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Mercado: BMW Driving Experience tem patrocínio da Chubb Seguros do Brasil

Chubb Seguros do Brasil é uma das patrocinadoras do evento BMW Driving Experience, no condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte. O BMW Road Show é um evento itinerante de test drive para clientes, organizado pela BMW do Brasil em parceira com a rede de concessionárias em diversas regiões do país. A proposta é promover um momento de lazer para a família do cliente com atrações para todas as idades em uma estrutura para test drive e diversão.

Redação Sport Marketing

Swatch apóia vôlei até 2012

A Swatch estendeu contrato de patrocínio com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) até 2012. A marca, cujo grupo também está entre os patrocinadores mundiais dos Jogos Olímpicos, está associada à FIVB desde 2003 e dá nome ao circuito mundial da modalidade, que distribui US$ 8,3 milhões em prêmios nesta temporada nas categorias feminina e masculina. O acordo prevê apoio aos Mundiais de 2009 e 2011, além de competições anuais das categorias de base do vôlei de praia. "Estamos muito felizes de sermos o patrocinador principal do circuito por mais quatro anos. O vôlei de praia se tornou o nosso mais importante pilar de estratégia global esportiva durante os meses de verão, e é perfeito para nossos valores de provocar um tipo de vida positiva" - disse Klaus Peter Mager, gerente de eventos da Swatch. Em Beijing, o grupo Swatch estará ativando a marca Omega.

Redação Sport Marketing

Soprevi Saúde Bucal lança "Sorriso Tricolor"

A Soprevi Saúde Bucal é a mais nova parceira do Grêmio. A empresa fechou um acordo, cujos valores do acordo não foram divulgados, que tem como público-alvo o sócio-torcedor gremista. A meta é oferecer planos odontológicos de baixo custo para o sócio do clube. O novo plano recebeu o nome de "Sorriso Tricolor". O plano não isenta o sócio-torcedor de qualquer despesa odontológica, mas oferece um diferencial de custo.

Redação Sport Marketing

São Paulo lança livro e coleção de camisas retrôs Reebok

Em homenagem ao pentacampeonato brasileiro de 2007, o São Paulo lança na megaloja lança, o livro 5-3-3 e a Reebok, fornecedora de materiais esportivos do Tricolor, aproveita o evento para colocar no mercado a nova linha de camisas retrô. Os torcedores são-paulinos poderão comprar camisas dos ex-jogadores Pedro Rocha, Muller e Raí, grandes ídolos do passado do clube paulista.

Redação Sport Marketing

CBF x Mastercard

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrou com um processo judicial contra a operadora de cartões de crédito Mastercard. De acordo com a nota de Anselmo Góis, colunista do jornal carioca "O Globo", o motivo da ação foi o uso não autorizado da imagem da camisa da seleção brasileira em uma propaganda da empresa na revista "Época". O processo deve chegar à casa de US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,65 milhão).

Redação Sport Marketing

F1 em Melbourne até 2015

O futuro do GP de Melbourne está garantido. Por enquanto, o negócio está em cima de um 'acordo verbal ' entre o governo e o executivo da F1 Bernie Ecclestone que garantiu a realização da corrida até 2015. A assinatura de um contrato oficial acontecerá em breve. Melbourne tem estado em perigo de perder o GP depois da corrida liderar perdas de até US$160 milhões nos últimos 12 anos, levando a FIA a pensar em buscar um anfitrião mais lucrativo. Melbourne faz parte do calendário da F1 desde 1996, porém, sediar uma prova noturna não faz parte dos planos. "Nenhum negócio foi assinado, nós estamos anciosos para manter o GP, mas não em qualquer preço" - afirmou o Ministro Tim Holding.

Redação Sport Marketing

UEFA acusada de censura

Os dirigentes das emissoras de tvs públicas da Suíça e da Áustria, países anfitriões da EURO 2008, acusam a UEFA, detentora dos direitos de transmissão do torneio, de censurar algumas cenas dos jogos para evitar a disseminação de imagens desagradáveis. "Não é aceitável que algo aconteça e não possa ser mostrado" - criticou Elmar Oberhauser, diretor da TV pública ORF, retransmissora dos jogos na Áustria. "Rejeitamos qualquer forma de censura em eventos esportivos" - ressaltou o diretor-geral da estatal SRG-SSR, Armin Walpen, na revista suíça SonntagsZeitung. As declarações se baseiam em fatos ocorridos, como por exemplo, no jogo Áustria-Croácia, em que a UEFA impediu a transmissão da invasão de campo por um torcedor croata e também as imagens dos sinalizadores na torcida croata. "Não aconteceu nada grave até agora, mas o controle da UEFA sobre as imagens entregues aos canais de TV é uma questão de fundo que não poderemos continuar aceitando" - assinalou Said Oberhauser à agência APA.

Redação Sport Marketing

Grupo Sulbra patrocina o Sapucaiense

O Sapucaiense já pode contar com o patrocínio do Grupo Sulbra para o segundo semestre. Os valores do contrato não foram revelados, mas em contrapartida ao aporte financeiro, o grupo poderá estampar a marca na frente da camiseta rubro-negra. O nome Sulbra substituirá a marca Metrovel, que patrocinou o time de Sapucaia durante o último Gauchão. Nas próximas semanas, outros patrocinadores confirmarão suporte ao rubro-negro. A outra novidade fica por conta da compra de um terreno de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados ao lado do Estádio Arthur Mesquita Dias.A aquisição faz parte do projeto de expansão do complexo desportivo do Sapucaiense para que o clube possa disputar em seus domínios as próximas edições da Série A do Campeonato Gaúcho.

Redação Sport Marketing

Mercado: Citibank e MetLife unem forças

O Citibank e a MetLife lançam um produto inovador especialmente desenvolvido para crianças e jovens desde o nascimento até 21 anos. O CitiPrevidência Kids foi criado para ser mais que um produto com reais benefícios para os clientes – a abordagem de venda e o material de comunicação trazem o conceito de educação financeira, com a intenção de mostrar ao cliente a importância de fazer uma programação de poupança em longo prazo e de escolher instituições de renome para administrar bem os recursos disponíveis. A concepção do produto também levou em conta pais que não têm condições financeiras de garantir um futuro melhor para os filhos, uma vez que parte das receitas obtidas com a distribuição será destinada a entidades sem fins lucrativos com projetos de apoio à educação de crianças e adolescentes. A campanha de comunicação terá como mascote a imagem do famoso cãozinho Snoopy, fruto do contrato de exclusividade da MetLife para o uso dos personagens da Peanuts. As cartas, certificados, brindes, entre outros, serão coloridos e direcionados às crianças e adolescentes, com a imagem do Snoopy, assim como as peças a serem produzidas em mídia online. Uma seção especial no site do Citi entrará no ar na semana do dia 16 de junho – http://www.citibank.com.br/ com todas as informações sobre o produto. Para garantir o apoio a organização social voltada à educação de crianças e adolescentes, parte da receita total do produto, tanto do Citi como da MetLife, proveniente da taxa de carregamento e administração, será disponibilizada. “Essa reversão de recursos para projetos sociais está em linha com a atuação socialmente responsável do Citi nos países em que atua”, afirma Elizabeth Gomes, superintendente de Vendas de Investimentos do Citibank. Para Robert Craddock, diretor-executivo da MetLife para o canal banco, esse lançamento complementa a já vasta gama de produtos de seguros de vida e previdência que a MetLife oferece para os clientes do Citi no Brasil e no mundo. “Proporcionamos aos clientes do Citi a possibilidade de preparar um futuro melhor para entes queridos e, ao mesmo tempo, ajudar na educação de outras crianças”- afirmou o executivo, acrescentando que a empresa fará dois eventos para os gerentes de relacionamento do Citi – em São Paulo e no Rio de Janeiro – nos dias 17 e 19 de junho. “Os eventos serão realizados em bufês infantis para que tenha alusão ao público do CitiPrevidência Kids" - adicionou Robert Craddock.

Redação Sport Marketing

Quanto significa para o Porto estar na Liga dos Campeões?

Nas últimas seis temporadas, a participação do time nos campeonatos europeus (Liga dos Campeões- cinco temporadas) e Copa da UEFA (2002/03) - significou uma gorda fatia nos faturamentos do clube, cerca de 70,9 milhões de euros, uma média de quase 12 milhões por temporada. A receita de 70,9 milhões de euros englobam apenas os prêmios pagos pela UEFA, mais a percentagem do "market-pool", e não incluem receitas de bilheterias pelos jogos europeus. Além dos ganhos diretos, existem os ganhos indiretos como prêmios ganhos dos patrocinadores, o aumento das receitas de merchandising e a natural valorização do plantel. De acordo com o relatório de contas referente à época de 2006/07, a participação do Porto na Liga dos Campeões proporcionou receitas de 12,6 milhões de euros - o segundo valor mais alto neste segmento na história do time, quando foram arrecadados 25,1 milhões ao longo da campanha vitoriosa de 2003/04. Se o FC Porto não participar na Liga dos Campeões de 2008/09, não arrecadará os habituais prêmios UEFA - 12 milhões de euros anuais, em média, nas últimas temporadas.

Redação Sport Marketing

Sagres e Super Bock brigam por Portugal na EURO 2008

Enquanto as seleções da Euro 2008 lutam pelo título, fora dos gramados, as marcas de cerveja 'Sagres' e 'Super Bock' brigam pelo marketing. A Sagres, patrocinadora oficial da seleção portuguesa está acusando a Super Bock de marketing de emboscada, por ter produzido dois anúncios comerciais de felicitação à seleção de Scolari pela vitória frente à República Checa por 3-1. A patrocinadora oficial da equipe vencedora anunciou que vai apresentar queixa no ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade). Nuno Pinto de Magalhães, assessor administrativo da Central de cervejas, que comercializa a Sagres, reafirmou a intenção da empresa de "ir até às últimas consequências", caso a Unicer não suspenda a campanha. "A Sagres fez um investimento no futebol de 14 milhões de euros, dos quais 8 milhões na ativação do apoio à seleção portuguesa. Para nós, a atitude da Super Bock ter dado os parabéns à seleção enquadra-se em um caso de maketing de emboscada, o que em termos éticos é uma atitude condenável. Já enviamos carta à Olivedesportos (empresa de marketing esportivo que gere os direitos) e à Federação Portuguesa de Futebol e demos também conhecimento do fato aos outros quatro patrocinadores da EURO 2008 (BES, Galp, Modelo e TMN ). Trata-se de salvaguardar um espaço que é nosso" - disse Nuno Pinto Magalhães, ao periódico DN, destacando o estatuto de patrocinador oficial da seleção de Portugal desde 1993. Vale ressaltar que a Unicer é representante, em Portugal, da Carlsberg, patrocinadora oficial do Euro 2008, com investimento de 2 milhões de euros em publicidade, que assenta no conceito Part of the Game. "A Carlsberg é provavelmente a marca com maior tradição no mundo do futebol internacional, patrocinando a Taça UEFA, a Super Taça Européia, os Campeonatos Europeus de Futebol e apoiando o Liverpool e a seleção inglesa", disse.

Redação Sport Marketing

Reino Unido lidera acessos ao "site" oficial da EURO

Mesmo fora da da EURO 2008, os adeptos do Reino Unido, segundo anunciou a organização do torneio, são os que mais vezes já acessaram o "site" oficial [www.euro2008.uefa.com]."Tivemos mais de 10 milhões de visitas desde o dia 1 de junho, com cerca de 4,7 milhões de acessos diários durante a competição" - disse David Farrelly, o responsável de conteúdos da UEFA Media Technologies, durante uma coletiva de imprensa."64 % dos visitantes são da Europa, 14 da América do Norte, 13 da Ásia e 9 do resto do mundo" - revelou Farrelly, adiantando: "A maioria é do Reino Unido (Grã-Bretanha e Irlanda do Norte), seguindo-se a Alemanha e os Estados Unidos."

Redação Sport Marketing

Site vende kit voodoo da EURO 2008

O site romeno (www.fungift.ro) decidiu juntar o útil ao agradável. Começou a vender um kit de voodoo, com figuras dos jogadores das 34 seleções que participam da EURO 2008 e, logicamente, agulhas para realizar o ritual. Por apenas 17 euros, qualquer adepto pode encher de mandinga a seleção adversária. A punica equipe que não tem kit voodoos à venda é a Romênia! Tomara que o feitiço não se vire contra o feiticeiro no final do torneio!

Redação Sport Marketing

Holanda pára pela EURO 2008

A sensacional vitória da Holanda diante da França (4-1) pela EURO 2008 foi assistida por 7,476 milhões de espectadores na Holanda. O número é prá lá de impressionante, leando-se em conta que se trata de uma população de cerca de 16 milhões de pessoas. Na França, foram 12,6 milhões os cidadãos que estiveram ligados na rede estatal (TF1), marca que passa a ser o recorde de audiências este ano nos canais gauleses.

Redação Sport Marketing

Adriano negocia com Rapid Bucareste

O treinador do Rapid Bucareste, José Peseiro, confirmou que Adriano está no topo das prioridades para o clube romeno. Mas, ao mesmo tempo, negou que o negócio esteja perto da conclusão, contrariando algumas notícias que vieram a público na Romênia.“Confirmo o interesse, mas é falso que o acordo esteja perto do final” - confessou Peseiro, sem adiantar mais pormenores sobre as negociações. “Digo apenas que há a possibilidade de ele vir jogar para o Rapid, mas queremos que tudo seja feito com método e rigor” - acrescentou o ex-técnico do Nacional e do Sporting.

Redação Sport Marketing

Federer e Tiger Woods celebridades da Forbes

Roger Federer ganhou US$ 10 milhões em prêmios de junho de 2007 a junho deste ano e conquistou outros três títulos de Grand Slam nesse período. O suíço também renovou, recentemente, contrato com a Nike por mais 10 anos, um dos maiores contratos de todos os tempos no mundo do tênis. Pesquisa feita pela revista Forbes coloca Federer em 23º lugar no ranking das 100 maiores celebridades internacionais, que tem à frente a jornalista e apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, seguida pelo golfista Tiger Woods, líder da categoria atletas, em que o suíço aparece na sétima colocação. Para fazer a classificação das 100 maiores celebridades, são levados em conta o faturamento no período citado, sem dedução de taxas de gerenciamento, agentes e advogados. A fama é calculada através da quantidade de pesquisas no Google, menções em televisão, rádio e na imprensa, além de imagens em capas de 55 revistas. No ranking de faturamento, o tenista da Basiléia aparece em 37º lugar, em 40º na internet e na segunda posição na imprensa. Na pesquisa do ano passado, Federer estava em 38º lugar.

Redação Sport Marketing

Robinho no Chelsea

Robinho, contratualmente ligado ao Real Madrid, foi eleito, assim como Deco, por Luiz Felipe Scolari futuro treinador do Chelsea, time vice-campeão inglês, uma das prioridades do novo Chelsea que começará a se formar com a chegada do novo técnico. Felipão, está disposto a oferecer pelo passe 38 milhões de euros. A notícia é dada pelo tablóide britânico “Daily Star”, citada pelo diário desportivo espanhol “As”. O jornal inglês avança mesmo com outros valores envolvidos na transacção, ou seja, os ordenados do jogador, que seriam na ordem dos 5,2 milhões de euros anuais, o dobro que recebe dos merengues, sendo o contrato válido por quatro anos. Vale lembrar que, recentemente, Robinho foi apontado como possível “moeda de troca” num eventual negócio com o Manchester United para a transferência para Madrid de Cristiano Ronaldo. Comenta-se nos bastidores dos gramados que o proprietário do clube inglês, o magnata russo Roman Abramovitch, deixou no bolso de Felipão um cheque no valor de 140 milhões de euros para que ele faça novas contratações ou renove contratos como foi o caso de Frank Lampard. Felipão, mal chegou no time e já aumentou o salário do subcapitão para 190 mil euros por semana (o recorde da Premiership é de John Terry, com 170 mil), a fim de evitar a saída do autor de 22 gols na temporada passada, para o Inter, de Mourinho.

Redação Sport Marketing