11 de jun. de 2008

EURO 2008 enche de criatividade o mercado europeu

Enquanto em Viena uma cervejeira Ottakringer Brauerei AGO (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Motivação à base de malte) lançou uma promoção para os jogadores da seleção austríaca marcarem mais goils na EURO 2008, na Espanha, a rede de supermercados Él Árbol também lançou uma promoção diferenciada. Durante o período de participação da Seleção Espanhola na Euro 2008, todos os clientes que acertarem os resultados da equipe vão concorrer a uma peça inteira de presunto. Para concorrer é preciso realizar compras acima de 20 Euros. A peça será sorteada sempre após os jogos da equipe entre os que acertarem o resultado. Além disso, nos dias de jogos da Espanha, todos os funcionários vão usar a camisa da Seleção espanhola. O Grupo Él Árbol é composto por 370 supermercados e 38 lojas de atacado distribuídos em 8 províncias (estados) e conta com mais de 5.700 empregados. Olhando por este prisma, a final ideal da EURO 2008 seria entre Espanha e Áustria, assim a cerveja e o pestisco estariam garantidos.

Redação Sport Marketing

Running Show reúne várias marcas importantes do mercado

Vem aí a terceira edição da São Paulo Running Show. O evento está confirmado para os dias 21 a 24 de agosto, na Bienal do Ibirapuera, e deverá reunir cerca de 100 expositores. Entre as empresas confirmadas estão marcas como Doox, Hard Eight Fitness, Live SportsWear, Loira e Morena, Salsa, assim como Nike, Mizuno e Asics nos calçados. Confirmaram presença também empresas que não possuem produtos específicos para corrida, mas enxergaram na feira uma oportunidade de exposição, como a Weleda, Bula Verdde e Nature Sunshine. O evento traz esse ano uma novidade, um espaço dedicado à feira, já que ela não será mais realizada em conjunto com a Adventure Sports Fair e terá 8.500 metros quadrados de área, ante os 5.000 de 2007. “As empresas se identificam com o perfil da feira, sobretudo agora que abrange um leque maior de opções. O objetivo é impulsionar os negócios da moda esportiva no país, ao mesmo tempo em que apresenta ao consumidor final o que há de mais moderno em termos de produtos e serviços” - afirmou Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade, empresa que organiza o evento. Além da corrida, o foco será em fitness, natação e ciclismo.

Redação Sport Marketing

Governo vai liberar R$ 80 milhões para candidatura

O governo federal vai liberar R$ 80 milhões para que o governo do Rio de Janeiro e o Comitê Olímpico Brasileiro trabalhem pela candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o governador, a medida provisória liberando os recursos será assinada pelo presidente no próximo dia 23. "O Rio está com grandes condições de dar à América do Sul as condições de sediar as primeiras Olimpíadas da região" - disse Cabral, após almoço no Palácio da Alvorada. "Essa dimensão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é nacional e sul-americana, o presidente se propôs a mobilizar os chefes de Estado (da região em torno da candidatura do Rio)."

Redação Sport Marketing

Felipão é do Chelsea

Conforme anunciou o Sport Marketing no início de maio, (ver matérias de arquivo: Ingleses assediam Felipão -03.05; Felipão já pensa em treinar time inglês - 30.05) o brasileiro Luiz Felipe Scolari foi confirmado pelo Chelsea como novo treinador do time inglês. O anúncio foi realizado por meio do site oficial dos "Blues". O brasileiro assume o comando da equipe londrina em 1º de julho. "Felipe tem muitas qualidades. Ele é um dos maiores técnicos do mundo e teve sucesso no país e fora dele", comunicou o Chelsea em nota oficial na sua página oficial na internet. A diretoria da equipe londrina não informou os valores do acordo e nem o tempo de contrato entre as duas partes. Felipão não irá sozinho para o Chelsea. Para juntar a Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário levará Deco, que está saindo do Barcelona.

Redação Sport Marketing

Manchester United comemora recorde

O Manchester United comemora mais um feito. Ao final da temporada 2007/2008 o número de acessos no site do clube foi o maior da história do time. Foram mais 5,4 milhões de acessos no mundo inteiro somente no mê de maio, batendo o recorde anterior referente ao mês de abril. A cada dois anos o número de acessos ao site triplica. Neste ano foram lançados os sites em chinês, japonês e em coreano, exatamente para atrair o maior número de usuários e fãs da equipe inglesa no outro lado do planeta. Desde 1998 o site do Manchester United é desenvolvido pela empresa americana IMG Media, subsidiária da IMG, uma das precursoras do marketing esportivo no mundo. A IMG éa empresa responsável pelo agenciamento de estrelas como Roger Federer, Maria Sharapova, Tiger Woods...

Redação Sport Marketing

Adidas decora as sedes da EURO 2008

A exemplo do que aconteceu noa Copa do Mmundo de 2006, na Alemanha, a Adidas, em virtude da UEFA EURO 2008, começou a "decorar" a cidade com ações de marketing gigantes. Desta vez, a grande sensação são jogadores gigantes, uma iniciativa que faz parte da campanha “Dream Big”, criada pela 180/TBWA. Na estação de trem de Zurich, por exemplo, foi montada uma estrutura que forma um abraço coletivo entre diversas estrelas do futebol, com 17 metros de altura e 33 metros de diâmetro: Ballack e Lahm (Alemanha), Van Persie (Holanda), Cech (República Checa), Charisteas (Grécia), Villa (Espanha), Benzema e Vieira (França), Chivu (Romenia), Ivanschitz (Austria) e Barnetta (Suiça). Em Viena, a surpresa ficou por conta de uma roda-gigante de 42 metros de altura, com 8 braços, simbolizando a invencibilidade do goleiro da República Checa (e do Chelsea, é claro), Petr Cech, considerado um dos melhores do mundo na atualidade. A idéia das chuteiras gigantes não é nova e fizeram parte da "decoração" da Alemanha, porém os modelos são. A Adidas mandou criar versões gigantes das chuteiras F50 TUNiT 16, especialmente para a EURO, as chuteiras representam cada um dos 16 países participantes estão expostas em frente ao MuseumsQuartier, em Viena.

Redação Sport Marketing

São Paulo pode deixar de ser LG

Duas marcas de eletroeletrônicos sul-coreanas estão disputando uma posição na camisa do São Paulo e podem tirar a LG da jogada. A Samsung, concorrente direta da LG, teria oferecido ao clube um contrato superior a R$ 25 milhões por ano, cerca de 30% acima do valor pago pela concorrente. Já a Semp-Toshiba estaria disposta romper o atual contrato de patrocínio com o Santos para ter a marca no Morumbi.

Redação Sport Marketing

McDonald's e Coca-Cola lançam "Copos Beijing 2008".

O McDonald's, em parceria com a Coca-Cola, lançou no país a promoção "Copos Beijing 2008". São cinco tipos de copos produzidos para a rede de fast-food, distribuídos aos clientes na compra de uma McOferta acompanhada de um McFlurry. A coleção comemorativa dos Jogos Olímpicos inclui as modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futebol e natação. "A promoção Copos Beijing 2008 foi uma maneira encontrada pelo McDonald's de premiar os clientes com uma recordação dos Jogos. Assim, damos continuidade à celebração deste evento que envolve milhares de pessoas em torno do mesmo espírito esportivo" - afirmou Alexandre Max, gerente de Marketing do McDonald's Brasil. A divulgação da promoção será feita por comerciais de 15" e 30" em TV aberta e nos canais por assinatura, além de spots de rádio, banners na internet e materiais de comunicação em todos os restaurantes.

Redação Sport Marketing

Coca-Cola é a marca que mais investe na EURO 2008

Ao fim dos primeiros cinco jogos da EURO 2008 transmitidos na TVI, a Coca-Cola, marca oficial da prova, continua na frente do top de investimento nos «breaks» publicitários dos jogos. A bebida já investiu 317,4 mil euros, de acordo com o «Euro 2008 Monitor». Atrás da Coca-Cola surgem a Optimus, a Hyundai e a Galp Energia, todas com cerca de 255,1 mil euros. A Suíça mantém-se como o país com maior audiência da Seleção do próprio país. Segundo a pesquisa, cerca de 43% dos suíços assistiram ao início do campeonato.

Redação Sport Marketing

Banco do Brasil ajuda a encher Ibirapuera

O Banco do Brasil, patrocinador da seleção brasileira de vôlei há quase duas décadas, estará distribuindo nada menos que 9 mil ingressos de cortesia para o jogo de estréia do Brasil na Liga Mundial. Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), serão 4,5 mil para cada partida. Os jogos contra a Sérvia acontecem sábado e domingo no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo e são as últimas apresentações do time comandado por Bernardinho antes dos Jogos Olímpicos de Beijing. No primeiro dia da venda de ingressos na bilheteria do ginásio pouco mais de mil bilhetes, para os dois dias, foram comprados das 9 às 18 horas. Na tentativa de dificultar a ação de cambistas, os bilhetes da meia-entrada são impressos com o nome do portador da carteirinha de estudante que será cobrada pelos seguranças no portão de entrada do ginásio antes dos jogos. "A meia-entrada é nominal e intransferível. Quem não comprovar a identidade será barrado" - alertou Carlos Manuel, responsável da CBV pela comercialização dos ingressos. O ginásio do Ibirapuera tem capacidade para 11 mil espectadores sentados. Após uma semana de vendas pela internet, apenas 5,8 mil tíquetes foram comercializados da carga de 20 mil ingressos disponíveis ao público para os dois jogos. Desses, 3,3 mil são para o jogo de domingo.

Redação Sport Marketing

Mercado: Medial e Corinthians um casamento que deu certo

No ano passado, o lucro líquido da Medial saúde foi de R$ 73,5 milhões, o que representou um crescimento de 28,5% em relação a 2006. A receita total da companhia chegou a R$ 469,4 milhões no primeiro trimestre de 2008, um crescimento de 45,6% em relação ao mesmo período de 2007. Dentro de todo um processo de reposicionamento da marca, a Medial se tornou patrocinadora do Sport Club Corinthians Paulista, que hoje disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. "Esse patrocínio foi muito importante para tornar a marca cada vez mais conhecida, principalmente em regiões onde a Medial não tinha uma presença forte" - afirmou o diretor-executivo comercial da Medial Saúde, Nilo Sérgio Silveira Carvalho em entrevista ao jornal Gazeta Mercantil. A empresa tem feito ações com clientes, fornecedores e parceiros envolvendo os jogos do time. Também foi criado um plano de saúde voltado especialmente para os torcedores corintianos que aderirem ao Programa Fiel Torcedor e associados ao clube. Além da carteirinha e do guia de orientação personalizados com as cores e o símbolo do clube, há também um site diferenciado (www.medialcorinthians.com.br) e, o principal, um desconto de 10% em relação ao preço de tabela dos planos. Na área esportiva, a Medial Saúde patrocinou as edições da corrida Corpore e foi a fornecedora oficial dos serviços de saúde da Mil Milhas Brasil 2007.

Redação Sport Marketing

Ações do Benfica caem apesar da Liga

As ações do Benfica caíram quase 5 %, apesar do clube da Luz ter sido notificado pela UEFA para entrar na terceira pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, caso se venha a confirmar a exclusão do Futebol Clube do Porto (FCP) da competição. Já as ações do Porto continuam a valer 1,54 euros, o mesmo valor de 09 de Junho, o último dia em que negociaram.

Redação Sport Marketing

Motivação à base de malte

A Ottakringer Brauerei AGO uma cervejeira de Viena arranjou uma maneira de fazer o próprio marketing com a EURO 2008 e aumentar as vendas. A cervejeira lançou uma promoção para os jogadores da seleção austríaca, uma motivação extra para que a equipe marque mais gols nos jogos contra a Polônia e a Alemanha, válidos pelo Grupo B da EURO 2008. A Ottakringer Brauerei AGO prometeu abastecer cerveja de graça, para o resto da vida, todos os jogadores que marcarem gols nos encontros com polacos e alemães."Talvez seja o tipo de motivação que vai dar um impulso a mais para que a nossa equipe consiga ter êxito" - justificou Sigi Menz, chefe-executivo, acrescentando que ele próprio tratará de fazer a entrega ao(s) felizardo(s) durante o primeiro ano.

Redação Sport Marketing

Olímpicos se multiplicam na China

Parece até piada, mas é sério. Segundo órgãos de comunicação social da China, mais de 4.000 chineses receberam dos pais o nome próprio de "Olímpico", segundo um recenseamento divulgado pela polícia. Dos 4.104 chineses que têm como "Olímpico" como nome próprio a esmagadora maioria são homens (92,50%, ou seja 3.796 pessoas), especifica o centro de informações sobre identidades, dependente do departamento de polícia. De acordo com o centro, houve dois picos de atribuição do nome Olímpico, em 1992 (680 bebês) e 2001 (553 bebês).

Redação Sport Marketing