6 de jun de 2008

Ferreira volta ao Atlético-PR

Através do site oficial, o Atlético-PR anunciou a renovação do contrato com o armador Ferreira até dezembro de 2010. O jogador irá se reapresentar ao Furacão no próximo dia 10, quando encerra o contrato de empréstimo com o Al-Shabab, dos Emirados Árabes, onde jogou por quatro meses. O colombiano já chega à disposição do técnico Roberto Fernandes, sem precisar esperar a abertura da janela de transferências européias. "O Ferreira já era nosso e como a janela é só para transferências de quem vem de fora para o país, então ele poderá jogar normalmente" - explicou Luciana Pombo, diretora de comunicação do clube.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente é prioridade para Comitê Olímpico Internacional

Em reunião realizada em Atenas, o IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) reuniu integrantes das quatro cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016: Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio. O objetivo da reunião foi passar os procedimentos e requerimentos oficiais para elaboração do dossiê de candidatura e as normas de conduta para a fase final da campanha para os Jogos Olímpicos de 2016. Uma das principais alterações dos requerimentos para o Dossiê de Candidatura diz respeito à visão e o legado dos Jogos Olímpicos. Além dos requerimentos já previstos, foi incluída a exigência da apresentação de um plano de legado para o esporte e o Movimento Olímpico. Em relação aos demais temas, o COI acrescentou as seguintes exigências adicionais:

- Meio Ambiente: as cidades devem tratar da utilização de fontes de energia renováveis e incluir em todos os projetos provisões para que os mesmos sejam eficientes do ponto de vista do consumo de energia, a fim de diminuir o impacto do evento no meio ambiente.
- Marketing: foi solicitada adicionalmente às cidades a apresentação de estratégias para que os locais de competição tenham boa presença de público, enfatizando a importância da experiência do espectador durante os eventos olímpicos.
- Transporte: foi incluída uma garantia adicional para assegurar a disponibilização de faixas exclusivas para a família olímpica e os participantes dos Jogos Olímpicos.

Na reunião, o COI também apresentou às cidades o novo calendário do processo de candidatura até o anúncio oficial da cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016. Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008, serão realizados programas de observadores, com integrantes das cidades candidatas. Até o fim de 2008, ainda sem data definida, as áreas financeiras das cidades se reunirão com o COI para discutir temas relativos ao orçamento dos Jogos Olímpicos. Em 12 de fevereiro de 2009, serão entregues os dossiês de candidatura. Entre os meses de março e maio do mesmo ano, a Comissão de Avaliação do COI fará visitas às quatro cidades candidatas. Nos dias 17 e 18 de junho de 2009, um novo evento foi criado. Em Lausanne, na Suíça, haverá uma reunião técnica entre as cidades e os membros do COI. Na ocasião, cada cidade terá 45 minutos para apresentar sua candidatura e responder dúvidas apresentadas pelos eleitores. As cidades montarão também um showroom das candidaturas, onde os membros do COI terão a oportunidade de conhecer os projetos com mais profundidade. Segundo informação do COI, o evento será fechado à imprensa. Após esse encontro, ainda sem data definida, haverá uma visita prévia a Copenhague, onde no dia 2 de outubro, será eleita a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com relação às normas de conduta ética para cidades candidatas, o COI informou que não há alterações em relação ao procedimento já adotado para os Jogos de 2012, permanecendo proibidas visitas dos membros da entidade a cidade candidatas durante o período de campanha.

Redação Sport Marketing

Mercado: Blausiegel quer crescer 15% até final do ano

Acompanhe na íntegra a matéria da jornalista Silvana Orsini (InvestNews) sobre a Blausiegel, indústria nacional de medicamentos biofármacos - que atua nas divisões Farma, Vacinas e Consumo e distribui com exclusividade a linha de produtos do Laboratório Ariston e vacinas da Novartis em todo Brasil - quer crescer este ano no mínimo 15%. "Somos uma empresa de US$ 120 milhões", informa o CEO (na sigla em inglês para Chief Executive Officer) da companhia, Marcelo Hahn, fundador da empresa, que existe há 20 anos. "Estamos otimistas com nosso desempenho e devemos fazer IPO (oferta pública inicial) já em 2009. No segundo semestre devemos lançar três medicamentos novos que aguardam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", explica Hahn, que anunciou investimentos de R$ 9 milhões em patrocínios esportivos, apostando no sport sponsoring como forma alternativa de mídia. "Nossos investimentos visam também ao marketing de relacionamento, onde clientes, médicos e formadores de opinião do segmento têm a oportunidade de conhecer melhor a Blausiegel, seus produtos e sua equipe, diz Hahn. Há pouco, a empresa apresentou seu novo patrocinado: a equipe feminina de vôlei do Esporte Clube São Caetano e as novas atletas contratadas. "Obtivemos grandes conquistas com o Clube Pinheiros, mas decidimos ir além. Para isso, precisávamos encontrar um clube disposto e com vontade de almejar tais pretensões, ou seja, uma equipe pronta a ter uma co-participação nos gastos envolvidos para a montagem de um dream team. O Esporte Clube São Caetano, tradicionalmente reconhecido pelas suas inúmeras conquistas no vôlei feminino, resolveu investir no sonho e juntos vamos buscar e formar novos talentos visando muitas conquistas´, diz Hahn que também é piloto da Ferrari GT 430 no campeonato automobilístico GT3. Hahn diz que no ano passado investiram R$ 1,5 milhão em vôlei e tiveram um retorno em mídia (só Blausiegel), de nove vezes mais. "Isso nos estimulou a fazer investimentos maiores este ano", diz, informando ainda que além de investir no patrocínio de vôlei, GT3, Maserati, StockCar, kart e karatê, a Blausiegel tem programado mais R$ 14 milhões para serem investidos em promoção, feiras e mídia. Essa presença constante em mídias impressa e eletrônica também se expande para feiras nas áreas hospitalar e farmacêutica, onde a indústria é um dos principais players do mercado. Neste ano a empresa participa de 15 feiras, incluindo a CPhI Worldwide - maior evento de negócios e network da comunidade farmacêutica mundial, que acontecerá em Frankfurt, na Alemanha.

Redação Sport Marketing

Uberlândia recebe 1,3 milhão do Ministério do Esporte

O Uberlândia Esporte Clube irá receber recursos no valor de R$1.310.745,54. A destinação desta verba teve o aval do Ministério do Esporte que aprovou de um projeto que garante que o Clube seja beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto trata de um conjunto de ações organizadas e sistematizadas por entidades de natureza esportiva, destinado à implementação, à prática, ao ensino, ao estudo, à pesquisa e ao desenvolvimento do desporto.

Redação Sport Marketing

Samsung relança “Time Medalha Azul”

A Samsung aposta na campanha “Time Medalha Azul” que deu início nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. A empresa, que á patrocinadora nível TOP do IOC - International Olympic Committee - também estará patrocinando atletas do Brasil durante os Jogos Olímpicos de Beijing na China. A campanha que tem os mesmo moldes da lançada em 2007 é composta por dez atletas de modalidades diferentes. “Medalha Azul” - inspirada na Deusa Grega Vitória - representa os valores do esporte e da busca pela superação. Para marcar o seu patrocínio ao time de atletas, a Samsung criou um conceito inovador e exclusivo, denominado “Medalha Azul”. Trata-se de uma peça de arte produzida pela combinação dos três metais nobres alusivos à conquista esportiva – ouro, prata e cobre (bronze) -, que espelha tanto os ideais da empresa como representa os valores positivos e sadios da prática do esporte como competição saudável e união dos povos. Os atletas que compõem o time da Sansung são: Maurício e Giba, do vôlei; Marta, do futebol feminino; Robert Scheidt, velejador da categoria Star; a ginasta Daiane dos Santos; Franck Caldeira, do atletismo; Flávia Delaroli e César Cielo, da natação; Clodoaldo Silva, atleta paraolímpico de natação e Priscila Xavier, atleta mirim de caratê. As novidades ficam por conta do site da samsung - entre, participe e acompanhe. Presente no Brasil desde 1986, a Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. é uma das principais fabricantes de produtos eletroeletrônicos do país e líder do mercado nacional de televisores de cristal líquido (LCD). Com duas unidades industriais, localizadas em Manaus e Campinas, atua nas seguintes áreas: telefonia celular, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, MP3 Player, Home Theater e filmadora), linha branca, monitores, impressoras e multifuncionais, discos rígidos (HDD) e discos óticos (ODD). O Brasil também é um dos cinco países que sedia a Samsung Experience, loja-conceito da marca, localizada em São Paulo. Em 2006 a Samsung obteve faturamento de US$ 1,6 bilhão.

Redação Sport Marketing

CBF poderá pagar R$ 15,2 milhões à Liga dos Clubes do Nordeste

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça vai analisar o Recurso Especial da Confederação
Brasileira de Futebol (CBF), que tenta impedir o pagamento de R$ 15,2 milhões à Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste. O valor é referente à indenização por danos materiais sofridos pela liga devido a não-inclusão do campeonato regional de 2003 no calendário oficial de eventos da CBF. Um dos recursos já foi rejeitado pela 3ª Turma em março deste ano. A nova ação foi proposta pela liga na Justiça do Rio de Janeiro. Em primeira instância, a CBF foi responsabilizada pelos danos, mas a sentença determinou que o valor da indenização fosse apurado em liquidação. Segundo informações do portal Consultor Jurídico, ao analisar recurso das partes, o TJ fluminense manteve a condenação e fixou o valor em R$ 15,2 milhões, que seriam referentes, basicamente, a contratos de publicidade do campeonato regional de 2002, ano anterior ao do campeonato regional que teria sido prejudicado pela medida da CBF.

Redação Sport Marketing

UEFA vai analisar recurso do Porto

O Porto entrou com recurso face à exclusão das competições européias. O recurso será analisado pela UEFA no dia 12 ou 13 deste mês. "Estes casos têm de ser decididos muito rapidamente" - disse o secretário-geral do UEFA, David Taylor. Vale lembrar que além do Porto, a UEFA exclui, outras duas equipes, o CSKA Sófia, por dívidas, e o Steaua Bucareste, por envolvimento num caso de corrupção. (ver arquivos de matérias Sport Marketing - Porto deixa Nike e Portugal Telecom na mão ; Porto perde com expulsão da Liga dos Campeões ; Porto é condenado e ações do Benfica disparam)

Redação Sport Marketing

China quer mandar na torcida

Parece até piada, ou melhor, parece que a China pretende ensinar o mundo a viver! A última dos chineses é ensinar os torcedores locais a forma correta de incentivar os atletas nos Jogos Olímpicos. De acordo com o jornal Notícias de Beijing, as manifestações olímpicas consistirão em bater duas vezes as mãos, levantar o polegar, socar o ar e fechar os punhos, aos gritos de "Vamos Jogos!" e "Vamos China!". Ou seja, a torcida chinesa será um bando de robôs que ficará na frante das câmeras para o mundo ver! Isso é marketing político. Na verdade, o governo chinês quer aproveitar o alcance mundial da imagem dos Jogos para mostrar quanto educados, pacíficos, comportados e corretos são os chineses, que nos eventos olímpicos estarão representados pelos torcedores! Tem mais... Como se não bastasse a lavagem cerebral, o governo deve lançar uma grande campanha na imprensa para explicar ao público chinês as regras até o dia 8 de agosto, data da abertura dos Jogos. A iniciativa será acompanhada de treinos, com 30 equipes de demonstração, e até aulas nas escolas. Segundo a agência Nova China, isto ajudará os espectadores a manifestar alegria ou emoção de maneira "civilizada". Fala sério! Pena que os hoolygans não costumam ir aos Jogos Olímpicos para mostrar à China o que é forma não civilizada de torcer! Talvez isso ajudasse os chineses a terem um parâmetro melhor do que é ser ridículo e até onde o governo deve intervir nas atitudes e emoções humanas.

Redação Sport Marketing

Guerra às fraudes em Beijing 2008

O presidente do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge (foto), declarou guerra às armações e fraudes nas apostas esportivas durante os Jogos de Beijing. Os apostadores que se cuidem, porque será utilizado um dispositivo de vigilância que terá a participação da Interpol. "Assinamos um acordo com as principais companhias (de apostas), diria com as que trabalha, de boa fé" - anunciou o presidente do COI às agências internacionais. "Contamos com elas para nos alertar sobre qualquer movimento anormal nas apostas. É incumbência delas trabalhar conosco e de nosso interesse trabalhar com elas" - ressaltou Rogge que falou com a imprensa depois de três dias de reunião da comissão executiva do Comitê. Segundo o belga, a unidade especialmente criada para Beijing 2008 vai colaborar estreitamente com a Interpol para prevenir qualquer atividade "suspeita" e informar as federações envolvidas. "Teremos uma comissão disciplinar que interrogará os supostos autores e informará a comissão executiva, que decidirá o que fazer" - explicou.

Redação Sport Marketing

Adote um jogador da EURO 2008

A editora de livros Paddy Power lançou uma campanha em torno do tema "adote uma das estrelas de Euro 2008", como maneira de convocar interesse dos ingleses no torneio depois do fracasso da Inglaterra em não se classificar. A editora de livros criou um site onde os visitantes podem adotar um entre quatro jogadores, entre eles Thierry Henry, Fernando Torres e Cristano Ronaldo. Henry é descrito no site como "um menino feliz, normal" , Torres é chamado de "menino espanhol tímido." A campanha inclui anúncios no jornal Daily Star spots nas rádios
TalkSport e Century Radio.

Redação Sport Marketing

Balões da Heineken nos céus

Os funcionários da FEMSA, de São Paulo, vivenciaram, em primeira mão, o vôo panorâmico nos balões da Heineken. A ação faz parte de uma nova campanha damarca. A cada R$ 50 em compras, nos hipermercados participantes, os consumidores da marca ganharão um vôo panorâmico de balão. Brasilienses e cariocas serão os primeiros a desfrutar da aventura e, até julho, a promoção chega aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Redação Sport Marketing

Traffic Sports administra o Ituano

A Traffic Sports firmou parceria com o Ituano. A empresa de marketing esportivo que também é parceira do Palmeiras, proprietária do Miami FC, nos Estados Unidos, e do recém-criado Desportiva Brasil, localizado em Porto Feliz, estará no comando do futebol do time de Itu pelos próximos 10 anos. De acordo com o contrato, a Traffic, do empresário J.Hawilla, será responsável por todas as contratações e negociações de atletas, assumindo também os prejuízos e lucros do clube durante este período. O Ituano foi um dos primeiros clubes a se tornar empresa, em maio de 1999. Com o empresário Oliveira Júnior, ex-procurador de Roberto Carlos, o clube já adotou uma parceria semelhante, que durou até 2006. De lá pra cá, o clube só acumulou dívidas e fracassos nas competições que participou.

Redação Sport Marketing

Bolão da EURO 2008 vale o prêmio de R$ 2,5 milhões

O site inglês de apostas Sportingbet.com (http://www.sportingbet.com/) vai dar um prêmio de R$ 2,5 milhões a quem acertar os resultados dos jogos de cada um dos grupos da EURO 2008 e quem será a seleção campeã. Para participar, o apostador precisa se credenciar no site e fazer uma aposta mínima de R$ 26,00 até às 13 horas do dia 7 de junho quando Suíça e República Tcheca abrem a competição jogando no estádio St. Jakob-Park, na cidade de Basiléia (Suíça). Ao fazer a aposta mínima de R$ 26, o site habilita o apostador a fazer, gratuitamente, mais duas apostas. A primeira é sobre quem será o artilheiro da Euro 2008 e a segunda é sobre o número de gols na competição. Se acertar, serão mais R$ 26 mil na conta. A promoção bolão Euro 2008 é válida para todos os mercados em que o site inglês atua. O serviço para apostadores brasileiros está disponível desde outubro de 2007. A Sportingbet foi fundada em 1998 e desde 2001 é uma empresa de capital aberto, com ações listadas na Bolsa de Valores de Londres e os serviços são oferecidos ao redor do mundo para clientes de 27 diferentes idiomas.

Redação Sport Marketing

Organizadora da Tour compra 49% da Volta

A Amaury Sport Organisation (ASO), empresa que organiza a famosa corrida de bicicleta Volta a França, vai comprar 49% do capital da Unipublic, empresa organizadora da Volta a Espanha. Os valores do negócio não foram revelados, mas sabe-se que o business foi acordado com o grupo de televisão Antena 3, que detém a Unipublic e manterá 51% da empresa, que gere e organiza a Volta. "ASO e Unipublic vão trabalhar em conjunto, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a presença do evento no plano internacional e contribuir para o reforço do ciclismo" - adiantou a sociedade espanhola ao periódico O Jogo. Tanto a Volta como o Tour têm estado em conflito com o ProTour, o circuito da federação internacional (UCI), de que não fazem parte. A ASO, do grupo Amaury, organiza também o rali Paris-Dacar e as provas ciclistas Paris-Nice e Paris-Roubaix.

Redação Sport Marketing

Danilinho pode ir para o Benfica

Essa é a segunda vez que o nome de Danilinho é cogitado para defender o Benfica. Segundo redação do Superesportes o Benfica vai enviar nos próximos dias a Belo Horizonte representantes para negociar com o Atlético a contratação do atacante. A primeira vez que Danilinho foi lembrado para jogar no time português, foi em janeiro, quando jornais portugueses disseram ter entrevistado o jogador, que teria confirmado contatos de seu representante, Giuliano Bertolucci, com dirigentes do Benfica. Porém, Danilinho desmentiu a informação. O Atlético é dono de 50% dos direitos do atacante. A outra metade pertence a Giuliano Bertolucci.

Redação Sport Marketing

Rossi segue na Yamaha até 2010

Quem tinha dúvidas que isso iria acontecer? O italianíssimo Valentino Rossi, vencedor das três últimas provas do Moto GP, líder desta temporada do Mundial, estendeu o contrato com a Yamaha até 2010. A novidade foi revelada pelo próprio piloto italiano, de 29 anos, em declarações ao jornal desportivo espanhol "Mundo Deportivo". "A Yamaha perguntou-me por quanto tempo gostaria de prolongar e decidi fazê-lo por dois anos. Quis esperar para ver o meu grau de motivação e aqui está a minha decisão" - confirmou o heptacampeão mundial. Osa valores da renovação não foram divulgados. O pentacampeão da MotoGP correrá a sétima etapa da temporada 2008, no circuito de Barcelona, na Espanha, com uma pintura especial na moto e no capacete. A Yamaha YZR-M1 de Rossi será pintada no estilo da camisas dos jogadores da seleção, a 'Azzurra' , uma homenagem à seleção de futebol da Espanha, que começa a disputa a Eurocopa na próxima segunda-feira contra a Holanda.

Redação Sport Marketing