5 de jun. de 2008

Comitê de Candidatura Rio 2016 começa a se formar

A empresa McKinsey & Company, que trabalhou na candidatura de Londres 2012 será a empresa que prestará consultoria ao Comitê de Candidatura Rio 2016, uma entidade sem fins lucrativos, responsável por apresentar prestações de contas aos órgãos de controle dos três níveis de governo e à sociedade. A meta é que a nova entidade conte com todos os mecanismos de governança corporativa e transparência para conduzir os processos de candidatura e atender aos requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, estará à frente do Comitê. Além disso, o Conselho Empresarial Rio 2016 contratou a consultoria internacional de recursos humanos Spencer & Stuart para recrutar um executivo que será responsável pela gestão da nova entidade. O dossiê elaborado pelo Comitê de Candidatura Rio 2016 apresentará os projetos detalhados e garantias que terão que ser encaminhados ao COI até o dia 12 de fevereiro de 2009.

Redação Sport Marketing

GLOBOESPORTE.COM lança site especial da Eurocopa 2008

O Globoesporte.com lançou o site especial da EURO 2008. O novo portal conta com um blog de um torcedor na Áustria e na Suíça, informações sobre as sedes do campeonato, tabela de jogos, divisão dos grupos e matérias especiais do jornalista Rafael Maranhão enviado para acompanhar a seleção portuguesa, do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari. Na primeira fase, Rafael ficará na cidade de Neuchatel, Suíça, onde Portugal está concentrado. Depois, vai rodar Suíça e Áustria para cobrir as melhores partidas do campeonato. Pedro Henrique Fonseca está na EURO como torcedor e irá abastecer diariamente o EUROBLOG, com curiosidades sobre as torcidas e as cidades do torneio. Vale lembrar que o SporTV vai transmitir, ao vivo, todos os jogos da competição, e o Globoesporte.com fará acompanhamento em tempo real.

Redação Sport Marketing

Quatro meses, quase 60 mil acessos - essa nota é prá você aí copiar !

É uma pena, mas nenhum outro site especializado, destes que estão acostumados a "sugar e cozinhar" nossas notícias (sem nos dar os devidos créditos), nenhum blog, nenhum portal, nenhuma "máquina" de notícias, ou seja, infelizmente, absolutamente ninguém irá copiar esta nota! O que é realmente uma pena! É uma pena que não divulguem a alegria de todos nós da redação Sport Marketing em completar, no dia Mundial do Meio Ambiente, quatro meses de sucesso absoluto no ar, bombando na rede, tirando o sono dos adversários! É uma pena, que as máquinas acostumadas a beber aqui da cristalina e excelente qualidade das nossas informações, não divulguem que, muito mais do que os quatro meses na rede, o Sport Marketing comemora o número recorde de quase 60 mil acessos em tão pouco tempo - o counter ali do seu lado direito não mente! É uma pena que ninguém vá abrir um espaço na página para divulgar e dar crédito à alegria que sentimos por estarmos fazendo escola, na proporção que nosso trabalho é copiado e as nossas notícias são escandalosa e descaradamente sugadas ou cozinhadas. É uma pena que essa notícia ninguém vai noticiar nem na web e nem na TV! É uma pena que ninguém vai falar da nossa felicidade, da nossa consolidação no mercado, das nossas ações diferenciadas,do nosso sucesso, da nossa comunidade no orkut! É uma pena, mas para a nossa maior alegria, temos você, nosso leitor cativo e assíduo, que sabe, como ninguém, reconhecer e divulgar, no boca a boca, a qualidade do nosso trabalho e a importância deste dia para toda a equipe Sport Marketing! Um dia em que agradecemos a sua participação em nossas pesquisas e enquetes, as quais nos mostram que estamos no caminho certo, que nosso produto tem valor e que nenhum esforço é em vão. Neste dia 05, paramos a redação Sport Marketing para comemorar com você leitor nosso vínculo de credibilidade, cumplicidade, profissionalismo e amizade. Também convidamos para a festa os nossos atuais e futuros patrocinadores, marcas e profissionais que sabem diferenciar o que é informação de qualidade e o melhor espaço para associar suas marcas. O brinde é nosso! Quatro meses depois da nossa primeira notícia no ar, o Sport Marketing cresceu, impôs respeito, definiu metas e estratégias de atuação e abraçou responsabilidades, não apenas a de informar com ética, idoneidade e profissionalismo, não apenas a responsabilidade de estar com você diariamente - de segunda a segunda - trazendo as melhores notícias do universo do marketing esportivo, mas uma responsabilidade para a sociedade, uma responsabilidade voltada para o Meio Ambiente. Nós acreditamos que meio ambiente e esporte estão intimamente ligados e não poderíamos agir diferente dos órgãos máximos que fomentam o esporte mundial como Comitê Olímpico Internacional, FIFA, FIA e, junto com eles e, agora com vocês, levantamos a bandeira dos Green Games (Jogos Verdes) e das empresas que patrocinam o esporte de forma ecologicamente correta. Num estágio inicial, o Sport Marketing já abriu espaço para notícias de empresas que praticam ações de responsabilidade ambiental e passamos a divulgar e encabeçar uma campanha que visa ajudar dois projetos de proteção aos animais:o projeto de São Paulo,"Adote um Gatinho" (http://adoteumgatinho.uol.com.br/) e o projeto "Gatos do Campo de Santana", do Rio de Janeiro (www.gatosdocampodesantana.kit.net/adotar.htm). Projetos sérios, que precisam da sua colaboração e que incluem processos de adoção de animais abandonados e de ajuda à distância. Visite os links e veja como, mesmo longe, você pode salvar a vida de um animal e o meio ambiente. A mãe natureza agradece e nós do Sport Marketing agradecemos ainda mais a sua amizade, a sua fidelidade diária e a sua credibilidade! Siga conosco e mais uma vez, obrigada pela audiência. Ah! Uma última dica. Faça parte da comunidade Sport Marketing no orkut e conquiste novos amigos fãs do esporte e do marketing esportivo. Obrigada também a você aí que nos copia diariamente! É graças a você que temos a certeza da nossa vitória e da qualidade do nosso produto, diariamente! São os adversários e as adversidades que engrandecem as nossas conquistas.

Deborah Ribeiro
Diretora Sport Marketing

Sports Chalet é Los Angeles Lakers

A Sports Chalet, rede americana de lojas de artigos esportivos fechou contrato de patrocínio com a equipe Los Angeles Lakers, por três anos. O contrato de exclusividade, cujos valores não foram revelados, entra em vigor a partir da próxima temporada, quando a A Sports Chalet passará a ser a nova "Rede de Lojas Oficial dos Lakers". A rede de lojas também terá placas nas arenas e placares dos Lakers, além de outrs direitos de marketing vomo anunciar a parceria na revista da franquia, em rádio e promover sessões de autógrafos dos jogadores, e promoções por ingressos."Nossos consumidores e funcionários cresceram vendo o Lakers ganhar campeonato após campeonato, dos "anos dourados" da década de 60, com Phil Jackson, até recentemente, liderados por Kobe Bryant. A franquia é modelo de grandeza." - afirmou Craig Levra, presidente da Sport Chalet. "Estamos muito animados de ter Sports Chalet como mais nova integrante da nossa família de patrocinadores." - disse Tim Harris, vice-presidente de negócios e diretor de marketing dos Lakers.

Redação Sport Marketing

EUA exportam tecnologia de segurança para Jogos Olímpicos

De acordo com o periódico The Washington Times, os Estados Unidos vão fornecer à China uma série de dispositivos eletrônicos de segurança, cuja exportação é normalmente proibida. Os norte-americanos estarão equipando a polícia chinesa com aparelhos que detectam explosivos, scanners, raios X, sistemas de controle de acesso a edifícios e aparelhos para detecção de radiações, além do apoio do FBI (polícia norte-americana) que auxiliará os chineses sobre técnicas antiterrorismo. A decisão do governo americano de exportar os aparelhos à China causou controvérsias. Algumas pessoas temem que as autoridades chineses utilizem essas novas tecnologias e técnicas para aumentar a repressão no país. Vale lembrar que os Estados Unidos já sediou quatro edições olímpicas (Los Angeles 1932 - 1986, Atlanta - 1996 e Salt Lake City -2002) e possuem vasta experiência em fazer a segurança de eventos do porte olímpico.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Condutores da Tocha limparam o Everest

Barracas velhas e quebradas, tanques de oxigênio enferrujados e botas de alpinismo furadas foi parte do valioso lixo (foto) que acabou recolhido pelos alpinistas tibetanos que levaram a tocha olímpica ao topo do Everest, cerca de um mês atrás. Todo o "lixo" será conservado dentro de um museu de alpinismo do Everest. No retorno ao topo da montanha, a equipe limpou completamente cada um dos locais de acampamento. "A equipe levou tudo que podia nas costas" - disse Nyima Cering, uma das condutoras da Tocha e também chefe da Escola de Guia de Alpinismo do Tibet. "Preservamos o lixo no museu pela memória que representa, porém serve também para recordar que no alpinismo, somente podemos deixar pegadas!" - alertou. Um funcionário da agência de esportes do Tibet disse que as organizações correspondentes enviam regularmente trabalhadores especiais para recolher o entulho nas montanhas. Eles colocam o lixo sobre o lombo dos Yaks e o transferem ao pé da montanha, onde posteriormente são levados a um local apropriado, como este museu. A escola de Guia de Alpinismo do Tibet foi fundada em 1999. É a única escola de alpinismo profissional da região. Quando a Tocha Olímpica foi levada ao topo do Everest, nove estudantes da escola chegaram com êxito ao cume do Everest. "Nós, que carregamos a tocha olímpica, tentamos ser o mais amigável com o Everest e o meio ambiente. Não deixamos nada de lixo lá e ainda trouxemos o lixo dos outros" - finalizou Nyima, que deixou um belo exemplo aos esportistas no dia Mundial do Meio Ambiente.

Redação Sport Marketing

ITV estende patrocínio com a UEFA até 2012

A ITV, canal de televisão inglês, anunciou um novo contrato com UEFA que assegura a transmissão dos eventos ao vivo até maio de 2012. O novo negócio significa ITV detém os direitos da UEFA Champions League, UEFA Cup, FA Cup até 2012, assim como a cobertura ao vivo UEFA Euro 2008 e das Copas do Mundo FIFA da África do Sul em 2010 e do Brasil em 2014. De acordo com o novo contrato,os jogos que a ITV decidir transmitir serão transmitidos pela
ITV4. O negócio também inclui direitos de internet para ITV.com e direitos para ITV Móvel (telefonia celular). "Nós temos muito prazer em ter fechado a Copa da UEFA ao vivo até 2012" - disse Mark Sharman, diretor da ITV de Notícias e Esporte. Os valores do acordo não foram divulgados. Segundo informações da agência "AFP", nesta edição do evento, a entidade irá embolsar 800 milhões de euros (R$ 2 bilhões) apenas em direitos de televisão. Parte do dinheiro conseguido pela UEFA com a venda dos direitos de transmissão é direcionada para o pagamento da premiação dos participantes. As 16 seleções dividem o montante de 184 milhões de euros (R$ 464,7 mi). O valor é 40% maior ao registrado há quatro anos, em Portugal, quando o total ficou em 560 milhões de euros (R$ 1,4 bi). Em patrocínio, a UEFA irá ganhar outros 250 milhões de euros (R$ 631 milhões). Dez empresas figuram entre os parceiros diretos da entidade. Áustria e Suíça, sedes da competição, possuem quatro investidores nacionais cada um. As cotas "caseiras" foram negociadas a oito milhões de euros (R$ 20,2 milhões) cada uma. Ver também matéria arqivo Sport Marketing (ITV e Liga dos Campeões da EUFA).

Redação Sport Marketing

Prime Licensing,agência de licenciamento de Pelé aprova documentário de tv

A Prime Licensing, a agência de licenciamento de Pelé aprovou a gravação de um documentário de TV sobre a carreira do maior jogador de futebol de todos os tempos. Os produtores do documentário afirmam que esta é, a primeira vez, que Pelé permitiu um acesso tão amplo para produzir um documentário. O projeto está sendo desenvolvido pela Fremantle Media, a produtora de TV responsável pelos sucessos nos Estados Unidos "American Idol" e "The X Factor." O documentário vai focar uma época específica da carreira do ex-jogador. Ainda não foram decididos os nomes do produtor e diretor. A história de Pelé já foi contada em biografias escritas e no filme "Pelé Eterno", de Aníbal Massaini.

Redação Sport Marketing

Proteção total aos patrocinadores olímpicos

"A primeira ação de marketing de emboscada, ou de guerrilha, em Jogos Olímpicos, aconteceu nos Jogos de 1932, em Los Angeles" - destaca o livro Ouro Olímpico, a história do marketing dos aros (selo COB/Cultural - editora Casa da Palavra). A obra traz um capítulo inteiro sobre o tema e os cases que entraram para a história do mega evento. O livro também ressalta os cuidados que o IOC - Internatonal Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional vem dedicando, ao longo dos séculos, aos patrocinadores olímpicos mundiais e locais, a fim de evitar que os direitos sejam incomodados por outras marcas que não pagaram para estarem aliadas ao evento. Em Beijing, o BOCOG - Beijing Organizing Committe Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, irá proibir a utilização de roupas ou uniformes iguais por grupos de espectadores contendo marcas de empresas. Outra medida que já foi tomada em outras edições olímpicas é a proibição de entrada de bebidas para as arenas, já que dentro serão vendidos apenas produtos da patrocinadora Coca-Cola. Entre 11 de julho e 17 de setembro, as autoridades também controlarão outdoors em locais privilegiados, dando prioridade para patrocinadores oficiais. Atletas e técnicos não poderão ceder imagens para marketing sem a aprovação de autoridades olímpicas. Normalmente, os organizadores dos Jogos Olímpicos recebem pressão para tomar medidas como essas, já que os patrocínios são extremamente relevantes para as receitas. Outra ação comum é a venda de produtos oferecendo bilhetes para os Jogos. Beijing promete que se esforçará ao máximo para que os direitos dos mais de 60 patrocinadores oficiais sejam garantidos.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Coca-Cola comemora o dia mundial do meio ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Coca-Cola Brasil faz um balanço das ações. Os índices de consumo de água nas fábricas estão caindo progressivamente, o programa Reciclou, Ganhou aumentou o escopo de atuação, e o Água das Florestas Tropicais Brasileiras está em linha direta com a grande meta da The Coca-Cola Company, que é tornar-se uma empresa “neutra” no consumo de água. O uso eficiente e racional da água é uma prioridade para a Coca-Cola Brasil, que desenvolveu um plano de ação para reduzir o consumo, evitar o desperdício, promover a reutilização, buscar fontes alternativas de captação – como a chuva – e gerenciar os riscos em recursos hídricos nas operações. Alinhado com o Sistema de Gestão Ambiental da Coca-Cola – o eKOsystem –, este plano de gerenciamento faz parte do Programa Água Limpa, criado em 1995, que antecipou ações na busca da melhoria da gestão da água no Sistema Coca-Cola Brasil. A grande meta da The Coca-Cola Company é tornar-se uma empresa “neutra” no consumo de água, a partir de ações alinhadas com as diretrizes dos três Rs: reciclar a água utilizada (ETEs – Estação de Tratamento de Efluentes), reduzir o consumo de água (buscando fontes alternativas, como a captação de chuva) e repor a água que consome, por meio de ações compensatórias, como o programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras. Iniciado em 2007, na região da Serra do Japi, Alto Tietê, no estado de São Paulo, este programa vai promover a recuperação das bacias hidrográficas por meio do reflorestamento de matas ciliares. Serão plantadas 3,3 milhões de árvores da vegetação ciliar nativa da Mata Atlântica. Em 2007, o Sistema Coca-Cola Brasil superou a meta de 2,19 litros de água por litro de bebida produzida – o consumo médio das 36 plantas brasileiras foi de 2,10 litros de água/litro de bebida. Um volume 5% menor que o de 2006, quando o consumo foi de 2,21 l/l. Com essa redução, o Sistema Coca-Cola Brasil deixou de captar 5% do volume de água bruta que precisaria captar – o que equivale a 960 milhões de litros, volume de água suficiente para abastecer 3.100 famílias de quatro pessoas, por um ano. “A meta é chegar, até 2012, a 1,7 litro de água consumido por um litro de bebida produzido”, diz o Diretor de Meio Ambiente José Mauro de Moraes. O programa Reciclou, Ganhou foi criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o Programa, operado em parceria com os fabricantes regionais, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores. O Reciclou, Ganhou apóia 37 cooperativas em 24 estados e a meta é chegar a todos os estados brasileiros até meados de 2009. Desde 1996, o programa já reciclou 4 milhões de quilos de embalagens. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com maior índice mundial de reciclagem de alumínio (96%) e um dos maiores em reciclagem de PET (51%).

Redação Sport Marketing

“Passaporte Noroeste” a caminho de patrocínio

Vem aí o “Passaporte Noroeste”, nome dado aos carnês de acesso aos jogos da Série C e Copa Federação Paulista de Futebol (FPF). Juntamente com o novo projeto, o clube está articulando novos patrocínios para estampar a camisa alvirrubra no segundo semestre. Segundo fontes do clube, duas empresas devem assinar contrato de patrocínio ainda hoje. O clube aguarda a confirmação dos patrocinadores para poder mandar o layout das camisas para a empresa de materiais esportivos iniciar a confecção do novo uniforme. Além das duas novas marcas, outras que apoiaram o clube no Campeonato Paulista, como o Paulistão, ainda permanecem para as próximas competições. Já os carnês de ingressos promocionais para assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro da Série C e a Copa FPF dependem apenas de mais um patrocínio para começarem a ser impressos. Segundo o departamento de marketing do clube, os carnês devem ir para a gráfica até amanhã e começarão a ser distribuídos para os pontos de vendas na próxima semana.

Redação Sport Marketing

Pirataria em Portugal põe água nos negócios da Nike

A Nike acusou a Modelo Continente, do Grupo Sonae, de vender camisas da Seleção Portuguesa de Futebol não licenciadas. A empresa norte-americana teria aberto um processo contra a empresa, mas a Modelo afirmou que estava autorizada por escrito pela Olivedesportos, a empresa que detém os direitos de imagem da Seleção, pertencente a Joaquim Oliveira quem “intermedeia” as negociações com os patrocinadores, incluindo a Nike e a Modelo. Ambas empresas são patrocinadoras oficiais, mas a Nike tem o direito de exclusividade para confecção de produtos têxteis. A Nike que se considera prejudicada nas vendas dos produtos comunicou o fato à Federação Portuguesa de Futebol. Nuno Jordão, presidente executivo da Modelo Continente, confirmou a existência de um processo e esclareceu que a empresa teve o “OK” por escrito da Olivedesportos, para produzir camisa e bola com o emblema da Federação “mas não da Nike”, sublinhou. “Entendo que a Nike se sinta prejudicada” - prosseguiu Nuno Jordão. “Eventualmente, alguém meteu água neste processo mas não fomos nós. O ‘OK’, por escrito, que a Olivedesportos nos deu não devia ter sido dado” - respondeu à "Agência Lusa"

Redação Sport Marketing

Porto deixa Nike e Portugal Telecom na mão

Nike e Portugal Telecom são as principais prejudicadas pela exclusão do Futebol Clube do Porto da Liga dos Campeões na próxima temporada. Além do próprio clube, que se vê privado de pelo menos 8,4 milhões de euros de receitas com o castigo da UEFA, a Nike e a PT, que com a Revigrés e o BES compõem o quarteto de principais patrocinadores, irão perder de 15% a 25% do retorno do investimento em amrketing esportrivo, já que estão presentes nas camisas dos jogadores. Segundo informações publicadas na "Agência Lusa", as empresas afastam, no entanto, qualquer cenário de renegociação dos patrocínios. O contrato com Portugal Telecom, por exemplo,durará até 2011 e não sofrerá alterações. Já o acordo com a Nike foi recentemente renovado e é válido até 2012.

Redação Sport Marketing

David Beckham - um luxo só

Apontado pela Revista Sport Illutrated como líder do ranking entre esportistas não-americanos melhor pagos no mundo, com um saldo de 48,2 milhões de dólares por ano (ver matéria arquivo Sport Marketing - Sports Illustrated aponta quem mais faturou no mundo), David Beckham lançou recentemente um IPod Touch em ouro, 32Gb e que custa algo em torno de 1000 euros. O produto foi uma homenagem da Apple ao jogo de número 100 de Beckham com a seleção inglesa. No aparelho, estão grafados o nome do jogador, o escudo da Federação Inglesa e a mensagem "para sua partida 100". Um luxo só.

Redação Sport Marketing