2 de jun. de 2008

Pelé cita Flamengo como exemplo negativo de marketing e profissionalismo

Durante a assinatura de uma parceria para o projeto Campus Pelé, em Santos, onde também será construído o Museu Pelé, o Atleta do Século citou o Flamengo como exemplo de clube mal administrado do ponto de vista de marketing e que poderia ser uma potência mundial se fosse melhor gerido. "A administração do futebol brasileiro tem de ser mais profissional. Alguns presidentes de clubes ficam chateados quando eu digo isso, mas é verdade. A gente vê que clube que é bem administrado, como o São Paulo, não enfrenta problemas. É uma pena ver o Flamengo passar pelo que está passando" - disse. Na opinião do Rei, que é um exemplo mundial de marketing esportivo, o o fato do time da Gávea perder muito dinheiro ao não aproveitar a marca e o enorme número de torcedores para faturar com venda de produtos licenciados, por exemplo, é uma prova de que o departamento de marketing do clube e o clube são mal administrados. "Se fosse profissionalmente organizado, só com os direitos de vendas de produtos, o Flamengo se manteria, assim como o Corinthians também se manteria" - escancarou. Pelé também defendeu a lei que leva o nome dele e afirmou que foi boa para os jogadores e seria também para os clubes, se os dirigentes tivessem se organizado melhor. "O grande problema é que os clubes não são bem administrados e não conseguem segurar jogadores" - alfinetou o Rei. Esse pronunciamento do Rei vem justamente após a rescisão de contrato entre a Nike e o Flamengo (ver matéria arquivo Sport Marketing - Nike e Flamengo vão para a justiça e Olympikus entra em campo).

Redação Sport Marketing

FIFA investe US$ 500 milhões na Copa de 2014

Ricardo Teixeira, mandatário da CBF, presidente do Comitê Organizador da Copa de 2014 e sexto colocado no ranking da revista World Soccer entre as personalidades mais influentes do futebol mundial (ver arquivo de matérias Sport Marketing - World Soccer divulga lista dos mais influentes do futebol) afirmou, em matéria publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo", que o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 não receberá qualquer tipo de investimento público e que a entidade já tem um investimento esperado de US$ 500 milhões (R$ 850 milhões) por parte da FIFA, sendo que o restante da verba será injetada por empresas estrangeiras privadas. De acordo com Ricardo Teixeira, o Comitê Organizador funcionará como órgão auxiliar e de assessoramento nas negociações e as empresas interessadas em adquirir direitos de propriedade da Copa de 2014 terão de firmar contratos e fazer pagamentos diretamente à FIFA.

Redação Sport Marketing

Rapidão Cometa se alia ao Circuito BB de Vôlei de Praia

O Rapidão Cometa cada vez mais afirma estratégias de marketing esportivo. Após garantir suporte logístico à Meia Maratona do Rio, à Volta da Pampulha e à Corrida de São Silvestre, a empresa irá apoiar, o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (CBBVP). No Circuito Banco do Brasil, o Rapidão pretende realizar ações de relacionamento e convidará os clientes da empresa para assistir às finais de cada etapa em todas as cidades. O Rapidão Cometa também irá assumir oficialmente toda a logística e transporte dos jogos da Liga Mundial de Vôlei, que terão início em junho e serão sediados em São Paulo e Belo Horizonte, com finais no Rio de Janeiro.

Redação Sport Marketing

Sérvia com a bola toda dentro e fora das quadras

Depois de posar para fotos sensuais na revista Sport Illustrated (ver matéria arquivo Sport Marketing - Ana Ivanovic como veio ao mundo na Sports Illustrated) a tenista Ana Ivanovic, atual número 2 no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) irá endossar a marca suíça de relógios Rolex. Ana, que também conta com o patrocínio das marcas Adidas, Yonex, Juice Plus, Verano Motors e Peugeot, anunciou que fechou um contrato com a Rolex e será a única mulher a representar a empresa no tênis. Os detalhes do contrato não foram revelados. "Estou muito feliz com a parceria. É uma das empresas de maior prestígio no mundo e sinto-me bem por terem mostrado confiança em mim" - afirmou Ivanovic à imprensa internacional. Roger Federer, Andy Roddick e o torneio de Wimbledon também são patrocinados pela Rolex.

Redação Sport Marketing

Jornal O DIA transforma leitores em comentaristas do caderno Ataque

O Jornal O DIA lançou uma promoção cultural para quem é fanático por futebol. Para participar da "Vista a camisa do seu time" é necessário responder a pergunta: "Porque o meu time merece ser o campeão do brasileirão 2008?". As 16 melhores respostas transformarão os autores em cronistas do caderno Ataque por uma semana, para falar sobre o desempenho do time no Brasileirão e ainda faturam uma camisa oficial. E mais: as 176 melhores respostas seguintes serão premiadas com camisas oficiais do Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. Ao todo serão 192 leitores premiados pela "Vista a camisa do seu time". A campanha da promoção foi desenvolvida pela agência not;common e traz anúncios e spots de rádio.

Redação Sport Marketing

Reebok Sports Club, um luxo só em São Paulo

A Reebok Sports Club inaugura a maior academia de ginástica da América Latina. A unidade ficará no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, um complexo residencial e comercial de alto luxo. A academia Reebok Sports Club ocupará um espaço de 6,4 mil m² com direito a uma pista de atletismo de 250 m, quadras de vôlei e basquete e, ainda, aulas de circo e ginástica olímpica para o público infantil e aulas de pilates para alunos da terceira idade. De acordo com o comunicado oficial distribuído à imprensa, a academia recebeu o título de única unidade no Brasil licenciada pela Official Hammer Strength Training Center.

Redação Sport Marketing

Vulcabras e o grupo Adidas selam joint-venture na Argentina

A Vulcabras e o grupo Adidas anunciaram uma joint-venture na Argentina para distribuição produtos da marca Reebok até 2015. Pedro Grendene Bartelle, presidente do conselho da A Vulcabras, que é a dona das marcas Azaléia, Olimpikus e Dijean, assumiu o comando da nova sociedade, que será administrada por um conselho de administração composto por executivos das duas empresas. Os termos do contrato não foram divulgados. Em março, como anunciou o Sport Marketing (ver arquivo de matérias Sport Marketing a matéria Join-venture Vulcabras e Reebok) as duas empresas já haviam formado uma joint-venture em moldes semelhantes no Brasil. Na época, o acordo na Argentina já estava em negociação. No Brasil e no Paraguai, a Vulcabras é distribuidora exclusiva e licenciada de produtos da Reebok desde 1992. Na Argentina, a parceria da fabricante alemã com a subsidiária brasileira da Vulcabras iniciou-se em 2003, onde a companhia brasileira vem expandindo sua atuação desde julho 2007, quando adquiriu a totalidade das ações da Indular Manufacturas, empresa local de calçados com fábrica em Buenos Aires. O grupo Adidas é dono de algumas das marcas esportivas mais conhecidas do mundo e seu faturamento global no ano passado foi de 10,3 bilhões de euros. Às 14h05, as ações da Vulcabras estavam cotadas a 24,98 reais, com alta de 9,13%.

Redação Sport Marketing

COB faz doação de livros para projeto social

A importância do esporte como fator de integração e inclusão social continua sendo uma das bandeiras do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ciente da importância da literatura para a formação do cidadão, a biblioteca do COB, doará cerca de 50 exemplares, de 15 diferentes publicações, do acervo para o Projeto Jegue-Livro, a biblioteca ambulante do Município do Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. Devido a originalidade e abrangência social, o projeto maranhense sagrou-se vencedor da primeira edição do Prêmio Viva Leitura, do Ministério da Educação, na categoria biblioteca. O Jegue-Livro superou cerca de 3.000 outros projetos e experiências de incentivo à leitura. “Ficamos cativados pela proposta do Projeto Jegue-Livro. A idéia é muito criativa e atinge a população de diversas comunidades. Poder ajudar crianças, jovens e idosos a descobrir os benefícios e os prazeres da literatura é muito gratificante” - disse Cláudia Machado, responsável pela biblioteca do COB. O Projeto Jegue-Livro tem a simplicidade como ponto de partida. Uma vez por mês, um jegue, com dois jacás coloridos, cheios de livros, percorre as ruas de bairros e regiões da cidade de Alto Alegre do Pindaré (MA), propagando conhecimentos através da literatura. Entre os títulos cedidos pelo COB estão: “A Chama Olímpica: O Revezamento da Tocha no Rio De Janeiro”; “Atenas 2004: o Brasil no berço dos Jogos Olímpicos”; “Você Conhece os Jogos Olímpicos?”, todos do Selo COB Cultural. O Selo COB Cultural, que já conta com 27 títulos, é uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro e a Editora Casa da Palavra e desde 2005 promove, divulga e multiplica o conhecimento sobre diversas modalidades esportivas, em particular as olímpicas. O Selo COB Cultural também é a marca do livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros.

Redação Sport Marketing

NFL vende 40 mil ingressos em Londres

A National Football League (NFL), Liga de Futebol Norte-Americano, anunciou a venda dos primeiros 40 mil ingressos em 90 minutos para a partida que será realizada em Londres. O jogo será entre San Diego Chargers e New Orleans Saints, no dia 26 de outubro, no estádio inglês de Wembley. Devido à alta demanda, a NFL colocou à venda mais 5 mil ingressos para venda imediata pela operadora de vendas on-line Ticketmaster. A NFL tem acordos para jogar pelo menos uma partida no Reino Unido para as próximas três temporadas e também demonstrou desejo para organizar jogos na Alemanha, na França e está considerando a possibilidade de retomar planos ter uma partida na China. O Estádio de Wembley tem capacidade de mais de 81 mil pessoas. O evento é uma ótima oportunidade da arena diminuir o saldo negativo das despesas operacionais (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Wembley cheio de pompa e dívidas).

Redação Sport Marketing

Basquete americano em Beijing com dois novos patrocinadores

A dois meses dos Jogos Olímpicos de Beijing, a Johnson & Johnson e 24 Hour Fitness assinaram contrato e são os novos patrocinadores da equipe de basquete norte-americana. Os valores da negociação não foram revelados. A J&J que também é patrocinadora olímpica mundial também têm direitos em mais de 20 Comitês Olímpicos Nacionais tanto olímpicos quanto para-olímpicos. Os direitos da J&J são apenas para a China e os planos de ativação da marca ainda serão determinados, mas provavelmente será restringido para aparecimentos e clínicas para as marcas Band-Aid e lentes de contato de Acuvue. A ativação do patrocínio da rede 24 Hour Fitness cercará a inclusão de atletas olímpicos em publicidades, ativação de blogs de atletas que competem nos Jogos. A rede 24 Hour Fitness também terá um novo centro de treinamento em Beijing e em Las Vegas, onde o time de basquetebol dos EUA treinará. A DePuy Orthopaedics, uma das empresas da J&J, tem o endosso de, Mike Krzyzewski, atual treinador da delegação americana de basquete masculino. Já a rede 24 Hour Fitness assegura direitos ao Comitê Olímpico dos Estados Unidos como centro de boa forma física oficial, junto com 11 corpos administrativos. Entre os atletas de NBA que fazem exercícios na rede de academias 24 Hour Fitness estão Yao Ming, Shaquille O 'Neal e Magic Johnson.

Sandra White - correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Laila Ali fecha com Kellogg´s, Nickelodeon e Subway

Laila Ali, filha do lendário pugilista Muhammad Ali, está agora lutando pelas marcas Kellogg´s, Nickelodeon e Subway. "Ela é uma atleta campeão da elite mundial, então, saúde e boa forma física são os centros da imagem dela" - disse Eric Kaufman, da agência Premier Sports & Entertainment, em Los Angeles, que toma conta promoções e endossos da família Ali. "A estratégia é enfocar, construir uma marca a longo prazo em áreas como saúde, cozinha, beleza e produtos para gestantes, vestuário e equipamentos de boa forma física. Desde que participou de uma competição de dança na ABC (foto), na qual a pugilista ficou em terceiro lugar e de aparições em programas de tv na NBC (NBC's American Gladiators) e CBS (CBS' Early Show), Laila está fechando vários negócios de licenciamento, como por exemplo, com a Kellogg´s. Laila segue com patrocínio com a Adidas e aproveitou para aliar as duas marcas em uma campanha especial, na qual Laila aparecerá em mais de 5 milhões de caixas do cereal. As caixas de cereal, além de conter a imagem da pugilista endossando a marca, dirigirão consumidores para adidas.com/training onde eles poderão assistir aos treinamentos de Ali e de outros atletas da marca alemã. Quem entrar no portal também estará concorrendo a materiais Adidas. Laila também será protagosnista em uma nova série de programas no canal Nickelodeon, voltado para adolescentes e está fechando patrocínio com a Subway cuja campanha enfocará a marca como uma escolha saudável para mulheres grávidas (Ali está esperando o primeiro filho). Laila Ali está entre as atletas tops do ponto de vista de endosso, ao lado da tenista Maria Sharapova e da golfista Michelle Wie.

Redação Sport Marketing

RBS fecha com Associação de Golfe dos Estados Unidos

O grupo de serviços financeiros, Royal Bank of Scotland (RBS), assinou contrato com a Associação de Golfe dos Estados Unidos (USGA). O acordo, cujos valores não foram revelados, tem vigor pelos próximos quatro anos. O grupo RBS se tornou assim um companheiro comercial de todos campeonatos da USGA inclusive US Open e US Women’s Open. O banco dará suporte a novas plataformas de mídia como USGA.org e USOpen.com e também contribuirá para o programa ‘For the Good of the Game’ que tem como meta introduzir o golfe para novos públicos. O RBS também tem relação de patrocínio com Jack Nicklaus, Luke Donald e Paula Creamer, três grandes nomes dos greens internacionais.

Redação Sport Marketing

EURO 2008 ingressos esgostados

Os ingressos para EURO 2008 estão esgotados. Todos os 1.05 milhões de ingressos para as 31 partidas que acontecem na Áustria e a Suíça foram comprados. "Todos os ingressos foram vendidos. Nós obviamente estamos tentando agora parar a venda de ingressos no mercado negro. Todos os ingressos vendidos a partir de agora são de mercado negro" - disse Martin Kallen chefe operacional da EURO 2008. De acordo com a organização da EURO 2008, 38% dos ingressos foram das federações de futebol nacionais, 33% para o público geral, 14% para os patrocinadores e emissoras de televisão, com o restante 15% entre ações de hospitalidade, membros da UEFA, cidades anfitriãs e donos de estádios. Suíça, Áustria e a Alemanha representam um combinado 75% de todos 8.7 milhões de pedidos de ingressos individuais, enquanto a Espanha, França, Itália, Polônia e os Países Baixos estavam no outro lado da balança de entre 1 e 4% cada. Um ingresso para a final no Estádio de Ernst Happel em Viena, 29 de junho, custa entre €160 e €550, com todas outras partidas entre €45 até €110. Veka outras matérias sobre a EURO 2008 no arquivo de matérias Sport Marketing (UEFA luta contra mercado negro da EURO 2008 ; UEFA lança disque EURO 2008; Polônia dá ponta-pé inicial da Euro-2012; UEFA premia campeã da Euro 2008 com até 23 milhões... ; Jogadores russos ganham 10 mil euros por vitória)

Redação Sport Marketing

Mercado: Coca-Cola registra garrafa no Japão

A Alta Corte de Propriedade Intelectual do Japão, contrariando a decisão do Escritório de Patentes local, reconheceu a tradicional garrafa de Coca-Cola como marca registrada da companhia norte-americana no país asiático. Pela primeira vez, um recipiente será registrado como marca no Japão. De acordo com agências internacionais, Toshiaki Iimura, que presidiu o julgamento, apontou, como fundamentos para a decisão, que o formato da garrafa de Coca-Cola é amplamente reconhecido como um símbolo da companhia líder na fabricação de refrigerantes no mundo, e que as vendas domésticas do produto batem recordes sucessivos desde seu lançamento no país, em 1957. A Corte também levou em consideração uma pesquisa conduzida pela Coca-Cola em que a maioria os participantes reconheceram o recipiente da bebida entre várias outras garrafas distintas. O fato de que não há outras garrafas similares no mercado também foi observado, bem como os diversos livros publicados no mundo sobre o recipiente. A garrafa de Coca-Cola é registrada como marca em diversos países do mundo, incluindo Estados Unidos, Rússia e China.

Redação Sport Marketing