30 de mai de 2008

Sporting Clube de Portugal reestrutura as contas

O Sporting Clube de Portugal quer reduzir a dívida em 115 milhões de euros, nos próximos cinco anos. A garantia foi dada pelo presidente do clube de Alvalade, Filipe Soares Franco, num almoço com a imprensa. Soares Franco adiantou que este passivo vai ser abatido através de três vias: 40,5 milhões vão resultar de um encaixe através da MDC (empresa holandesa que comprou os terrenos do antigo estádio José de Alvalade); 15 milhões da dívida que serão pagos; e a emissão de obrigações no valor de 60 milhões de euros e que serão transformados, no futuro, em ações da SAD. "É uma reestruturação financeira de todo o universo do Sporting. Até hoje, tínhamos que vender os jogadores para ter equilíbrio financeiro. (...) Com 140 milhões de dívida daqui a cinco anos, o SCP será seguramente uma instituição viável" - afirmou Soares Franco.

Redação Sport Marketing

Penalty lança nova coleção de futsal

A Penalty divulgou a nova linha de uniformes Max para futebol de salão profissional. A coleção foi inspirada nos fenômenos da natureza: Viento, Huracán e Trueno são os nomes dos novos produtos que traz calçados, roupas e acessórios produzidos de acordo com a característica e o estilo dos diferentes perfis de atletas. A campanha de lançamento, estrelada por três jogadores da seleção brasileira de futsal, conta com dois spots comerciais e uma vinheta que serão veiculados a partir desta semana. O filme, intitulado "Crianças", mostra os jogadores se transformando em pequenos sósias dos craques da seleção brasileira de futsal quando entram na quadra.

Redação Sport Marketing

Gillett-Evernham renova contrato com Elliott Sadler

A Gillett-Evernham Motorsports anunciou a renovação do contrato do norte-americano Elliott Sadler, que terminava no final de 2009. Sadler, que está pela décima temporada na Nascar Sprint Cup e a terceira na equipe de Ray Evernham, ainda não venceu neste ano.“É aqui que quero correr. Acho que estou cultivando um ótimo relacionamento com os outros pilotos e com todos na equipe” - disse o piloto. Nesta temporada, a Gillett-Evernham venceu apenas uma vez, com Kasey Kahne, em Lowe´s.

Redação Sport Marketing

Fim da novela na Gávea? Nike fora do Flamengo entra Olympikus!

A Nike não conseguiu renovar com o Flamengo e conforme anunciou o Sport Marketing na matéria Flamengo e Olympikus fecham acerto verbal, a fabricante americana de materiais esportivos será substituída pela Vulcabrás, que detém as marcas Olympikus e Reebok no Brasil. Especula-se que os valores do novo contrato são os maiores entre os clubes brasileiros. De acordo com informações não oficiais, em cinco anos e meio, o Rubro-Negro receberá R$ 105 milhões - R$ 21 milhões por temporada, deixando o Palmeiras (R$ 19 milhões, com a Adidas) para trás. O contrato com a Nike era de R$ 9 milhões anuais, entre dinheiro e material, com vencimento em 2009. Além disso, a Olympikus comprometeu-se a inaugurar dez lojas espalhadas pelo Brasil e não atrasar o fornecimento de material esportivo, um dos motivos que teria balançado a relação entre o time da Gávea e a Nike (ver matérias de arquivo Sport Marketing - Nike tem dificuldades com Corínthians e Flamengo;Nike, o pêlo no ovo do Urubu;Nike tenta renovar com Flamengo). A diretoria ainda ainda não confirmou as novidades, porém, o presidente do Flamengo, Marcio Braga, convocou para este sábado uma coletiva de imprensa na qual ele também deverá explicar como fica a cláusula milionária referente à rescisão do contrato com a Nike.

Redação Sport Marketing

Felipão já pensa em treinar time inglês

O técnico da seleção de Portugal, Luis Felipe Scolari, finalmente admitiu a possibilidade de se transferir para a Inglaterra. Depois de negar contatos com equipes da Inglaterra (ver matéria do arquivo Sport Marketing - Ingleses assediam Felipão), o ex-técnico da seleção brasileira já aventa a possibilidade de treinar um time inglês. "É comum que após o fim do contrato de um treinador no clube sejam colocados vários nomes sobre a mesa. No meu caso não é diferente" - disse. As chances do brasileiro comandar a equipe inglesa passam a aumentar depois do próprio treinador ter confirmado que não renovará o contrato com a seleção portuguesa, independente dos resultados na competição européia. O Sport Marketing A vaga para técnico do Chelsea foi aberta depois da demissão do treinador Avram Grant após perder a final da Liga dos Campeões para o Manchester United nos pênaltis.

Redação Sport Marketing

Editora Abril estende contrato com Timão

A Editora Abril renovou contrato de exclusividade para publicação de figurinhas, cards e todos os tipos de colecionáveis do Corinthians. Os valores da negociação não foram divulgados, mas o novo contrato que venceria em 2010, quando o time completa 100 anos, irá vigorar até 2014. A Editora Abril pretende explorar o centenário do clube a partir de 2009, com o lançamento de edições comemorativas, além de realizar uma operação que será estendida o outros países da América Latina. O diretor de Núcleo Infantis, René Agostinho, declarou que a entrada da Abril no segmento de figurinhas de futebol é irreversível. Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Santos e Atlético Paranaense também têm contratos de exclusividade com a Editora Abril para publicação de figurinhas, cards e colecionáveis.

Redação Sport Marketing

David Beckham vende mais que NBA

O fenômeno do marketing esportivo David Beckham vende mais camisas do que os maiores astros da NBA. O jornal britânico The Times, informou que a camisa da equipe do Los Angeles Galaxy comercializou mais de 300 mil camisas com o nome do jogador no ano passado. "É uma marca muito expressiva. A venda de 75 ou 80 mil camisas já é considerada boa para uma estrela do esporte, mas 300 mil camisas são mais do que qualquer outro uniforme de esporte dos Estados Unidos comercializado no mundo. Isso supera Kobe Bryant e LeBron James" - afirmou o dirigente da MLS, Don Garber, ao jornal inglês. No Manchester United (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha), David Beckham vendeu mais de um milhão de camisas na primeira temporada. Apesar do número expressivo de venda, Beckham não lidera o ranking do The Times dos jogadores de futebol que mais vendem camisas no mundo. O top é Fernando Torres (Liverpool) lidera o ranking , seguido pelo português Cristiano Ronaldo (Manchester United), Lionel Messi (Barcelona), Wayne Rooney (Manchester United), David Beckham (Los Angeles Galaxy), Nicolas Anelka (Chelsea), Steven Gerrard (Liverpool).

Redação Sport Marketing

Lucros do Sporting caem para 1,77 milhões de euros

Os lucros Sporting caíram para 1,77 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano fiscal. No ano anterior o resultado líquido foi na ordem dos 3,37 milhões de euros, um valor 47% inferior ao verificado no mesmo período do ano passado. Em comunicado o time português comunicou o registro de exploração de 8,62 milhões de euros positivos, já os custos registaram um agravamento de 3,5 milhões de euros. Os resultados operacionais baixaram de 5,2 para 3,45 milhões de euros. As receitas, excluindo os ganhos com as transferências de jogadores, aumentaram de 32 para 34,9 milhões de euros, “fruto do aumento dos proveitos diretamente relacionados com a participação em competições européias (Liga dos Campeões e Taça UEFA), bilheteira, direitos televisivos e prêmios de performance”. Os resultados financeiros agravaram-se para um valor negativo de 2,36 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

BOCOG de olho no marketing de emboscada

O BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing convocou uma coletiva de imprensa para a próxima terça-feira com o tema "Combate ao 'Ambush Marketing' durante os Jogos". O termo 'Ambush Marketing' (marketing de Guerrilha ou marketing de emboscada), no jargão publicitário, pode ser interpretado como a propaganda de uma empresa que pega carona em um evento, mas que não paga nada por isso. Um exemplo recente de tentativa de marketing de emboscada foi realizado pelo Carrefour China, que vestiu os funcionários com camisetas e bonés com os logos olímpicos (ver arquivo de matérias Sport Marketing). A utilização dos logos é direito exclusivo dos patrocinadores do evento. Grandes empresas ainda não entraram no jogo, mas, na Praça Tian'anmen, a pirataria já está rolando solta e vai desde chaveiros, brincos e outros badulaques com o emblema dos Jogos ou cópias dos produtos oficiais. O livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros - tem um capítulo específico sobre o que é marketing de emboscada e relata as históricas ações realizadas em Jogos Olímpicos como a primeira de marketing de guerrilha que aconteceu durante os Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles envolvendo a padaria Helms (foto).

Redação Sport Marketing

Concorrentes lançam maiôs para competir com LZR Racer da Speedo

Três indústrias japonesas apresentaram novos produtos para concorrer nas piscinas de Beijing com o maiô norte-americano LZR Racer da Speedo, considerado por muitos especialistas como o "responsável" por ajudar nos últimos 37 recordes mundiais batidos (ver arquivo de matérias Sport Marketing no final d apágina: Michael Phelps no rastro de Spitz ; Speedo lança novos modelos olímpicos,e França mela maiô LZR Racer Speedo). Por razões contratuais, os nadadores da seleção do Japão são obrigados a competir usando artigos produzidos por indústrias nacionais. Assim sendo, Mizuno, Asics e Descente lançaram opções no mercado, destacando alguns diferenciais. A Mizuno, conforme matéria publicada no Sport Marketing (ver arquivo de matérias Sport Marketing Maiôs de gel Mizuno), é fornecedora das roupas utilizadas pela campeã olímpica do estilo peito, Kosuke Kitajima, lançou um modelo em gel que aumenta a pressão sobre os músculos do corpo, diminuindo a resistência da água. O diferencial apresentado pela Asics é que a pressão nas pernas em duas novas opções de maiô é três vezes mais forte. Já a Descente apresentou três modelos, um deles produzidos pela italiana Arena. Todos os novos maiôs serão testados no Aberto do Japão de natação entre os dias 6 e 8 de junho, em Tóquio.

Redação Sport Marketing

Getafe à venda

O Getafe, clube espanhol que fez sucesso na última edição da Taça UEFA está à venda. Segundo revelou o presidente Ángel Torres, os interessados terão de pagar entre 40 e 50 milhões de euros. Ao que parece, há vários grupos britânicos e do Médio Oriente interessados no negócio."Queremos vender porque já estamos aqui há muito tempo" - justificou à agência Reuters Ángel Torres, que é o dono do Gatafe há sete anos, quando a equipe ainda estava na 2.ª Divisão espanhola.

Redação Sport Marketing

BOCOG alerta sobre fraudes

De acordo com a agência estatal de notícias Xinhua, estelionatários estão montando sites falsos para a venda de ingressos olímpicos. A agência destacaou oito tipos de fraudes olímpicas que vão desde mensagens por celular oferecendo um suposto prêmio dos organizadores dos Jogos, condicionado ao pagamento de uma determinada taxa até outro golpe, no qual as pessoas são informadas de que um depósito de medalhas pegou fogo e que o governo estaria oferecendo recompensas por medalhas desaparecidas. Um terceiro golpe envolve a criação de sites que oferecem ingressos supostamente devolvidos e um quarto oferece títulos públicos e cotas de fundos financeiros vinculados aos Jogos Olímpicos.

Redação Sport Marketing

FIFA cria emendas em estatuto da entidade e novas regras

O Congresso da FIFA apoiou, quase que integralmente, a proposta de emenda do estatuto da entidade que regulamenta a permissão para jogadores defenderem seleções de outros países que não o de origem. De acordo com a nova emenda, a FIFA ampliou o período de vivência em outro país para cinco anos, como parte do projeto do presidente da entidade, Joseph Blatter, de reduzir o número de jogadores naturalizados no esporte. O sistema anterior permitia que jogadores que nunca haviam jogado pela seleção do país de origem pudessem defender outra nação, caso morasse no novo país por pelo menos dois anos, ou tivesse pais ou avós que nasceram lá. Outra alteração estipulada pela FIFA foi com relação às regras sobre rebaixamento e promoção de clubes, proibindo a prática em alguns países de se vender vagas em divisões superiores.

Redação Sport Marketing

Amauri é da Juventus

A Juventus contratou o atacante brasileiro Amauri, do Palermo, e vendeu o meia italiano Antonio Nocerino ao clube siciliano. O contrato de duração de quatro anos e o clube de Turim pagará 22,8 milhões de euros, enquanto o Palermo gastará 7,5 milhões para contratar o italiano Nocerino, que já teve uma participação na seleção italiana e também acertou um contrato de quatro anos.
"Quando vim para a Itália há oito anos atrás, era meu sonho jogar em um grande clube. Hoje ele se realizou", disse Amauri em entrevista coletiva. Amauri será um dos quatro atacantes da Juventus na próxima temporada. O Palermo também contratou por três anos o meia Fabio Liverani, que terminou seu contrato com a Fiorentina neste mês, disse o site do time.

Redação Sport Marketing

Joseph Blatter ganha votação de limitar a presença de jogadores estrangeiros

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, conseguiu a aprovação da proposta de limitar a presença de jogadores estrangeiros em times profissionais de futebol. Foram 155 votos a favor e cinco contra, com 40 abstenções. O resultado mantém Blatter em rota de colisão com a União Européia, segundo a qual as restrições contrariam o direito à livre movimentação de trabalhadores dentro do bloco. Blatter comemorou o resultado da proposta "6+5" 9 , que prevê a presença em campo de apenas cinco jogadores estrangeiros por equipe, ao lado de seis atletas que possam defender a seleção do país de seu clube (ver arquivo de matérias Sport Marketing no final da página). "Foi uma maioria esmagadora, um apoio esmagador", disse ele, sorrindo, numa entrevista coletiva. "Tenho certeza de que dará certo, estou muito confiante. Estão dizendo (na UE) que isso é ilegal. Para quê, para quem e quando? E, se há uma lei, vocês sabem que uma lei pode ser emendada ou alterada" - afimou.

Redação Sport Marketing

Rússia paga por medalhas olímpicas

Os atletas russos que ganharem medalhas nos Jogos Olímpicos de Beijing vão se dar bem quando voltarem para o país de origem. Importantes homens de negócios prometeram mais de 14 milhões de dólares para quem trouxer para casa uma medalha da China. O Fundo Olímpico, mantido por 10 dos russos mais ricos, incluindo Roman Abramovich, dono do Chelsea, prometeu distribuir 14,42 milhões de dólares para quem obtiver medalhas de ouro, prata e bronze. "Nós pagamos mais de 110 milhões de rublos aos medalhistas dos Jogos de Inverno de Turim, em 2006" - disse o chefe do fundo, Alexander Katushev, para a agência de notícias All Sport. "Agora, a soma total vai ser de 340 milhões de rublos. Ainda não decidimos quanto exatamente vai para cada modalidade". O Comitê Olímpico Russo também vai pagar mais 50 mil para cada medalha de ouro, 30 mil para cada medalha de prata e 20 mil para cada medalha de bronze.

Redação Sport Marketing

Ingleses gastam R$ 3,9 bi em salários

De acordo com um estudo desenvolvido pela empresa de consultoria Deloitte, os jogadores da Primeira Divisão Inglesa receberam na temporada 2006-2007 mais de 1,5 bilhão de libras (R$ 3,9 bilhão). Apenas oito dos 20 clubes gastaram menos do que arrecadaram. Os cinco clubes que mais gastaram foram Chelsea, Manchester United, Arsenal, Liverpool e Newcastle. O Chelsea gastou 132,8 milhões de libras (R$ 345 milhões). Segundo a Deloitte, os clubes ingleses gastam 63% de tudo que arrecadam somente com salários. Os clubes alemães são os que apresentam melhor desempenho, gastando 45% com salários, e com a maior porcentagem de lucros.

Redação Sport Marketing

CT de Eldorado do Sul deve ser concluído até 2011

Segundo informações do jornal Zero Hora, o Grêmio utilizará recursos da Lei de Incentivo ao Esporte para realizar a segunda etapa do projeto do CT de Eldorado do Sul. O clube gaúcho já enviou ao Ministério do Esporte, que autorizou a captação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas para aplicar na obra. A primeira etapa do CT consumirá R$ 1 milhão que sairão dos cofres do próprio Grêmio. Já a segunda está estimada em R$ 2,58 milhões. O CT terá 26 hectares e contará com alojamento para as categorias de base, campos, vestiários, sala de fisioterapia, refeitório e escola. A previsão da conclusão da obra é para o início de 2011.

Redação Sport Marketing

Mercado: Oi lança 3G

Entrou em operação este mês a rede de terceira geração (3G) da Oi no Rio de Janeiro. "A rede está no ar e algumas das nossas franquias já vendem os modens USB. Mas não vamos fazer o estardalhaço que a Claro fez. O cliente não quer saber se é 2G ou 3G" - disse o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco. O serviço de acesso à internet móvel está sendo oferecido com o nome de "Oi Velox Plug", confirmando o que o executivo havia dito algumas semanas atrás: a 3G servirá de complemento para a oferta de ADSL da empresa. O preço é de R$ 99,90/mês com velocidade de 1 Mbps e limite de 10 Gb de tráfego. Até o fim do ano o tráfego será ilimitado. Depois disso, será cobrado R$ 0,10 por cada megabyte que superar o limite. As lojas da Oi estão vendendo um modelo de modem USB da Aiko sem subsídio por R$ 469.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: SKF nos Jogos Olímpicos de Beijing

A SKF foi escolhida pela chinesa Goldwind para fornecer energia limpa, ou seja, energia elétrica limpa para todo o complexo esportivo durante o evento, durante os Jogos Olímpicos de Beijing. A empresa sueca vai fornecer os rolamentos necessários para a fabricação de 33 turbinas de geração de energia eólica que a chinesa Goldwind, especializada neste tipo de produto, fabricará para os Jogos de Beijing. As turbinas que serão entregues são de 1.5 MW, as maiores que a Goldwind pode fornecer. Desde o primeiro contrato firmado entre a organização dos Jogos Olímpicos e a Goldwind, mais 10 turbinas já foram encomendadas, sempre com a SKF envolvida. Desta forma, o projeto já prevê a entrega de 43 turbinas, o que permitirá gerar altas quantidades de energia eólica em Beijing, garantindo o abastecimento de eletricidade limpa para o local mesmo após o término dos jogos. O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 7,2 bilhões em 2006, o grupo está presente em 130 países, com 100 plantas industriais espalhadas pelo mundo e 15 mil distribuidores autorizados. No Brasil, a SKF emprega 650 funcionários. O faturamento da unidade local em 2006 foi de R$ 550 milhões, 10% superior ao registrado em 2005. No segmento industrial, a SKF tem clientes como Votorantim, Gerdau, Cargill, Melhoramentos, Klabin, Petrobras e Bunge. Já no automotivo, a companhia atende grandes montadoras como Fiat, Ford, GM, Volkswagen, DaimlerChrysler, Volvo e Scania.

Redação Sport Marketing

Mercado: OMS quer banir propaganda e patrocínio do fumo no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs a proibição global da propaganda de cigarros, da promoção do produto e do patrocínio de eventos por parte das fábricas, como forma de evitar a entrada dos jovens no vício. Em nota divulgada por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, a OMS disse que técnicas sofisticadas de marketing estão seduzindo jovens em revistas, filmes, shows, eventos esportivos e sites da Internet. "Quanto mais os jovens são expostos à publicidade do tabaco, mais propensos ficam a começar a fumar" - disse o texto, acusando os fabricantes de "associarem falsamente o uso dos produtos de tabaco a qualidades como glamour, energia e apelo sexual". A maioria dos fumantes adquire o hábito antes dos 18 anos, e quase um quarto começa antes dos 10, segundo a OMS. Em uma pesquisa com adolescentes de 13 a 15 anos, 55 % disseram ter visto outdoors de cigarros nos mês prévio, e 20 % possuíam objetos com marcas de cigarros. Em 2003, a OMS adotou um tratado global de saúde pública que pela primeira vez recomendava alertas mais incisivos nos maços de cigarros e limites à publicidade e aos patrocínios do setor, embora isso não esteja em vigor em todos os países. O Brasil foi o segundo país, depois do Canadá, a adotar a iniciativa de colocar imagens nos maços e nesta semana divulgou novas fotos, mais alarmantes, que passarão a ser usadas nas embalagens.

Redação Sport Marketing

Librelato oficializa patrocínio ao Criciúma

A Librelato fechou contrato de patrocínio com o Criciúma. "Toda empresa quando patrocina o futebol tem a intenção de visibilidade da marca, tendo-se com isso uma série de vantagens em incremento de vendas, melhora de imagem e simpatia do público. Mas o anseio da Librelato em patrocinar o Tigre vai muito além. O que queremos é associar nossa marca com o Criciúma Esporte Clube, transformando-o em paixão nacional" - afirmou Thayni Librelato, diretora de marketing e jurídico da empresa, que não revelou os valores do contrato. "Meu pai (José Carlos Librelato) sempre foi apaixonado pelo Criciúma. Desde criança ele me leva ao estádio para torcer e sempre me dizia ´Um dia este time será o mais famoso do país´. Se depender da vontade da Librelato, com certeza ele será".

Redação Sport Marketing