29 de mai de 2008

Atlético Mineiro lança 'Coleção Centenário'

O Atlético-MG lançou oficialmente as camisas referentes aos cem anos do time. De acordo com o site oficial do Galo foi apresentada a tradicional camisa número 1, listrada, e a camisa número 3, preta - modelo que comemora o primeiro título mineiro do clube, em 1915. Já as duas camisas de goleiro têm as cores verde e cinza, esta última usada nas décadas de 70 e 80 pelo goleiro João Leite, jogador que mais defendeu o time com 684 partidas e que serviu de modelo na apresentação ao lado do atual meio-campista Tchô e do jovem goleiro Juninho, além de belas garotas e do mascote da equipe, o galo. Os novos uniformes, que incluem calções e meiões, apresentam o primeiro escudo do clube e o detalhe da gola das camisas resgata o modelo do final dos anos 20. A etiqueta das camisas foi confeccionada em camurça e dentro do uniforme também existe uma etiqueta que conta um pouco da história do Atlético. “As novas camisas foram desenvolvidas especialmente para homenagear os cem anos de história do clube e a massa atleticana, que é a torcida mais apaixonada do Brasil” - disse Álvaro Cotta, diretor de marketing do Atlético. Os uniformes incluem calções e meiões, desenhados especialmente para a coleção a serem utilizados no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-americana. As camisas estarão disponíveis para comercialização nas filias da Loja do Galo. Ainda segundo o Atlético, o conceito da nova coleção foi desenvolvido pelos designers Pina e Sthefan Ko. A italiana Lotto, empresa responsável pelo fornecimento de uniformes do clube, é parceira no projeto.

Redação Sport Marketing

Instituto Janeth Arcain em Pindamonhangaba

O Instituto Janeth Arcain foi inaugurado em Pindamonhangaba. O Intituto conta com a parceria da empresa Novelis do Brasil e com o apoio da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba que vai possibilitar a prática do basquetebol como ferramenta de inclusão social. "Na verdade, essa é a quinta cidade a receber o projeto, graças à Novellis que é a nossa parceira e a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. Atualmente, além de Pindamonhangaba, existem núcleos nas cidades de Mauá, Sorocaba, Cubatão e dois núcleos em Santo André" - disse Janeth. Segundo Janeth, que enfatizou várias vezes as parcerias com a administração municipal e a Novellis, o projeto começa com 75 crianças pretende atingir, gradativamente, atender a 100, todas na faixa entre os 7 e 12 anos.

Redação Sport Marketing

ExxonMobil pega carona em Jogos Olímpicos

De olho nos Jogos Olímpícos de Beijing, a ExxonMobil apresentou a campanha “Você Vale Ouro”. Trata-se de uma acão onde os consumidores de lubrificantes da nova marca, a Mobil Industrial Lubricants, vão ganhar brindes na compra do produto em postos da Esso em todo o Brasil. Ao todo serão cerca de setecentos postos cadastrados na promoção.

Redação Sport Marketing

Liga Portuguesa de Futebol fecha patrocínio e perde outro

A Optimus, operadora da Sonaecom, assinou contrato com a Liga Portuguesa de Futebol. A empresa será patrocinadora oficial das competições portuguesas de futebol profissional pelas próximas três temporadas. Os valores envolvidos neste acordo de patrocínio não foram divulgados. Além da Optimus, a Liga Portuguesa de Futebol tem como patrocinadores oficiais: Adidas, Modelo, Carlsberg e a ERA Imobiliária. A Sagres e a Vitalis incluem também o leque de patrocinadores, com o direito de associação das marcas ao naming da I Liga (Liga Sagres, a partir da próxima temporada) e da II Liga (Liga Vitalis, desde 2006). A TMN também fazia parte do roll de patrocinadores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional com contrato válido com a Liga até ao fim da próxima temporada, mas a empresa resolveu antecipar a saída do núcleo de patrocinadores oficiais pelo fato da operadora ter conseguido o patrocínio pleno das camisas dos três grandes times portugueses. Os patrocínios ao futebol do grupo Portugal Telecom tiveram um retorno de 166,1 milhões de euros na temporada 2007/2008, de acordo com os dados da Cision.

Redação Sport Marketing

Pelé e Serra assinam escritura do Museu Rei Pelé

O ex-jogador Pelé assinou a escritura de doação de um prédio em Santos, onde será o Museu Rei Pelé. "O começo desse museu vai representar um avanço para a história de São Paulo e do Brasil. Não se trata apenas de um museu, esse prédio será um marco na recuperação do centro histórico de Santos" – disse Serra na cerimônia de assinatura do documento. O investimento previsto inicialmente para a restauração é de R$ 22 milhões. Os recursos serão captados junto à iniciativa privada pelo ex-jogador nos próximos dois anos, prazo estimado para a conclusão das obras. O projeto contempla a trajetória percorrida pelo Rei Pelé, com referências simbólicas. Do lado de fora, um monumento vem sendo elaborado por Oscar Niemeyer e será incorporado ao complexo do museu. No edifício, o público poderá reviver bons momentos ao conferir de perto as chuteiras, troféus, e calções usados por Pelé nos jogos das quatro copas disputadas pelo atacante: Suécia 1958, Chile 1962, Inglaterra 1966 e México 1970. "Era uma das grandes coisas que eu queria na minha vida. Para completar o meu sonho, quero ver o povo brasileiro visitando esse museu" - disse o Rei.

Redação Sport Marketing

Microsoft patrocina time da Major League Soccer

A Microsoft decidiu entrar para os campos do futebol. A empresa, sediada em Redmond, decidiu estampar a marca nas camisas do Seattle Sounders, equipe de futebol que atuará na Major League Soccer. De acordo com o contrato, a multinacional irá estampar a marca Xbox 360 LIVE e vai pagar por isso US$ 4 milhões por temporada nos próximos cinco anos. "Iniciar do zero, com uma nova franquia numa liga relativamente nova é uma grande oportunidade para nós" - disse Robbie Bach, presidente da divisão de entretenimento da Microsoft. Embora seja comum na Europa e no resto do mundo futebolístico, o patrocínio de camisas não é tão propagado nos Estados Unidos, sendo utilizado apenas em esportes como futebol, tênis, golfe e corridas. A MLS abriu a possibilidade de patrocínios apenas em 2006 e, de lá prá cá, os clubes fecharam acordos entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões.

Redação Sport Marketing

Campeonato Inglês fatura mais

Segundo relatório do "Annual Review of Football Finance", o Campeonato Inglês é a principal competição de pontos corridos no futebol europeu em termos de faturamento, com 2,3 bilhões de euros por temporada. Em segundo lugar aparece o Campeonato Alemão, com 1,4 bilhão de euro em receitas, seguido de Itália (1,2 bilhão) e França (1 bilhão). O documento destaca que o futebol europeu movimentou 13,6 bilhões de euros na temporada passada, alta de 8% em comparação com os 12,6 bilhões em relação ao último ano. As competições da Alemanha e Espanha faturaram 15% a mais que em relação à temporada passada.

Redação Sport Marketing

Mais um grande Lance!

O diário Lance!, a partir do dia 4 de junho estará com uma nova campanha. Quem colecionar os 25 selos da 'Promoção Camisa Histórica Oficial', lançada em parceria com as quatro principais agremiações do estado e pagar R$ 39, poderá escolher entre a camisa do fim do jejum de títulos corintiano (depois de 22 anos o Timão superou a Ponte Preta no Paulistão de 1977), o uniforme da despedida do rei Pelé do Santos (na partida contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro, em 1974), a última camisa do Palestra Itália, de 1941 (no ano seguinte o time foi obrigado a mudar de nome por conta da 2ª Guerra Mundial) e a do tricolor campeão paulista de 1981. Os modelos foram escolhidos por meio de votação no portal Lancenet. "Em toda pesquisa que fazemos, a camisa aparece como o maior objeto de desejo dos torcedores. O objetivo da promoção é levar a esse público um produto ligado ao esporte. Há tempos tentávamos costurar uma ação com os clubes com camisas históricas. Esperamos que essa seja a maior promoção do Lance" - declarou Afonso Cunha, diretor do Grupo. O investimento total do grupo é de R$ 5 milhões, o que inclui uma campanha publicitária. Criada pela Heads, a ação entra no ar nesta quarta-feira, dia 28, na capital paulista e em cidades do interior como Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba. O plano de mídia contempla um comercial para TV aberta, fechada e também para cinemas, anúncios impressos e spots de rádio, além de material para ponto-de-venda.

Redação Sport Marketing

Valores históricos movimentaram final Liga da UEFA

A final entre os clubes ingleses Manchester United x Chelsea na Liga dos Campeões da UEFA não foi marcada apenas pelo ineditismo histórico, mas também pelo recorde de receita gerado pelo jogo. De acordo com matéria publicada no portal Meio&Mensagem, a partida gerou cerca de 260 milhões de euros (R$ 680 milhões). O cálculo levou em conta a receita das duas equipes, além dos rendimentos provenientes da UEFA, venda de bilhetes, patrocínios, direitos televisivos e outros lucros indiretos. Na estimativa entre os dois finalistas da Liga dos Campeões 2007/08, o Manchester United irá arrecadar cerca de 110 milhões de euros, quase R$ 290 milhões, nos próximos meses, enquanto o Chelsea será beneficiado em 40 milhões de euros, cerca de R$ 150 milhões. Já a economia da capital russa registrou receitas no valor de 45 milhões de euros (quase R$ 120 milhões), provenientes dos hotéis, restaurantes, transportes e outros serviços prestados aos 50 mil ingleses que assistiram o jogo no estádio Luzhniki. Um dia depois de levantar a taça mais prestigiada da Europa o Manchester United lançou uma linha oficial de produtos para comemorar a terceira conquista do torneio. De acordo com o site do clube, as camisas custam de R$ 23 a R$ 39, já o cachecol e o boné são vendidos por R$ 19. O produto mais barato é a flâmula, no valor de R$ 13. Na cidade dos campeões é esperado um acréscimo de negócios de 14 milhões de euros (R$ 36 milhões), fruto do turismo e consumo interno.

Redação Sport Marketing

Mercado: O valor da marca

De acordo com análise feita pela consultoria americana Millward Brown, especialista em análise de marcas, há um ano, uma medição avaliou a marca Google em R$ 66,8 bilhões, em abril, outra pesquisa realizada pela mesma empresa apontou o valor de US$ 86 bilhões - um avanço de 30%. A Coca-Cola, que durante muito tempo foi considerada a marca mais valiosa do mundo, segundo a mesma pesquisa, hoje está em quarto lugar, valendo US$ 58,2 bilhões. Entre as dez mais encontram-se: General Eletric (2º lugar, valor: US$ 71,4 bilhões); Microsoft (3º lugar, valor: US$ 70 bilhões); China Mobile (5º lugar, US$ 57,2 bilhões), IBM (6º lugar US$ 55,3 bilhões), Apple (7º lugar 55,2 bilhões), McDonald´s (8º lugar US$ 49,5 bilhões), Nokia (9º lugar, 44 bilhões) e Marlboro (10º lugar US$ 37,3 bilhões). A precificação do valor da marca não se deve à presença no cotidiano dos consumidores, mas sim à imagem que estas companhias projetam no imaginário das pessoas, como modernidade e vanguarda. Por muitas vezes, esta projeção supera o próprio produto ou serviço que ela representa. Muito além da marca, hoje já se fala em imagem corporativa, que deve ser estruturada por um processo contínuo. É aqui que as pessoas passam a reconhecer o produto pela marca, como são os célebres exemplos de Gillette, Maisena, Pirex, Xerox, Bombril e, é claro, o próprio Google.

Redação Sport Marketing

Meio ambiente: Unilever lança produto menos agressivo

A Unilever acaba de iniciar a migração de amaciantes diluídos para concentrados. Neste mês de maio, o mercado brasileiro recebe o Comfort Concentrado, com a mesma qualidade de Comfort, numa embalagem reduzida, com um custo aproximadamente 20% menor para a consumidora e que gera uma série de benefícios ao meio ambiente, incluindo redução de água, energia e plástico em sua composição e consumo. “Acreditamos que a responsabilidade socioambiental deva permear a própria essência dos negócios e realizar as atividades empresariais de forma sustentável é premissa que a Unilever considera essencial para crescer. O novo Comfort Concentrado demonstra esta determinação e reitera a missão da companhia, que é levar vitalidade ao dia-a-dia das pessoas” - declarou Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever. “O consumidor, ao escolher hoje um produto, busca não apenas qualidade e preço, mas o comprometimento socioambiental da empresa que o fabrica” - finalizou.

Redação Sport Marketing

Mercado: Novo Windows da Microsoft terá tecnologia "touch screen"

A Microsoft já tem substituto para o Windows Vista. O Windows 7 está ainda em fase de testes e só será colocado no mercado em 2010, mas a maior fabricante mundial de "software" já revelou que terá tecnologia de "touch screen". O "touch screen" (ecrã táctil) da empresa de Bill Gates é apelidado de "Multitouch" e promete revolucionar a indústria dos computadores, obrigando ao desenvolvimento de uma nova classe de equipamentos. De acordo com o "The Wall Street Journal", Steven Sinofsky e Julie Larson-Green, dois executivos da Microsoft, afirmam que o novo sistema operativo, que só será introduzido no mercado dentro de dois anos, irá permitir aos utilizadores manipular os programas com os dedos, à semelhança do que já acontece no dispositivo portátil da Apple, o iPhone.

Redação Sport Marketing

Koch Tavares procura patrocínio para promessa das quadras

A Koch Tavares, empresa de marketing esportivo responsável pelo gerenciamento da carreira de Thomaz Bellucci, está em busca de novos contratos de patrocínios para o tenista. Apontado como o sucessor de Gustavo Kuerten, Thomaz Bellucci, 20 anos, natural de Tietê (SP), atual número 1 do Brasil, assinou no início do ano com a Topper e também é patrocinado pela fabricante de raquetes Wilson. "Acreditamos que ele tenha grande potencial. A prova disso é que assinamos o contrato quando ele era o número 250 do mundo" - disse Douglas Jorge, diretor comercial da Koch Tavares que busca mais dois patrocinadores de grande porte para as mangas da camisa: uma instituição financeira e uma empresa do ramo alimentício. A Topper, que na Argentina já atua no tênis, pretende fazer ações na mídia para divulgar a parceria e estuda lançar uma linha de artigos esportivos com a assinatura de Bellucci.

Redação Sport Marketing

Missão hiper olímpica para Marcus Vinicius em Beijing

A bagagem não é pouca, mas, certamente é muito bem administrada do ponto de vista de logística pelo Chefe de Missão da Delegação Brasileira, Marcus Vinicius Freire. Membro voluntário do Comitê Olímpico Brasileiro, o medalhista de prata da seleção de vôlei em Los Angeles, Marcus Vinicius terá a missão de administrar o envio para Beijing de aproximadamente (não perca a conta): 50.000 peças de roupas, 14 cavalos, 12 barcos, sem contar uma bagagem de algo em torno de 1,5 tonelada. Esta é apenas uma das responsabilidades do diretor do departamento técnico do COB, que também administrará os 233 atletas do país classificados, até o momento, para os Jogos Olímpicos de Beijing. Todo o cuidado é pouco para que o processo de logística de embarque seja perfeito e é preciso muita competência e "muita calma nessa hora" - qualidades que o ex-atleta tem de sobra! Cerca de 400 pessoas, entre dirigentes, comissão técnica, atletas, médicos começam a partir no final de julho. A empresa aérea será a canadense Air Canada, que faz escala em Toronto antes de pousar na Ásia. "A empresa foi escolhida levando-se em conta o valor dos bilhetes e a disponibilidade de vôos para Beijing - uma passagem promocional da Air Canada de São Paulo a Beijing ida e volta, custa aproximadamente 1.800 dólares (cerca de 3.000 reais). Os barcos brasileiros, classificados para 12 modalidades (8 da vela e 4 do remo) vão para Beijing de barco. Já os cavalos serão levados em aviões de carga de uma companhia área indicada pelo BOCOG - Beijing Olympic Games Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing. "Serão 14 cavalos, que viajarão tendo o respaldo de tratadores e veterinários", afirmou o dirigente, que chefia as missões do Brasil desde o Pan-Americano de Winnipeg, em 1999. A delegação passará por períodos de aclimatação e treinamento em Macau, Coréia do Sul, Japão, Hong Kong e na própria China. Marcus Vinicius; José Roberto Perillier, Sub-chefe de Missão; e Paulinho Villas Boas, adjunto Técnico, estão no México, onde tratam de assuntos relativos ao pré-registro dos integrantes da delegação brasileira nos Jogos. O encontro com os representantes do BOCOG acontece no sábado, dia 30 e tem como objetivo reunir todos os países do continente americano que enviarão atletas à China. A pouco mais de 70 dias do início dos Jogos, a reunião pretende esclarecer com as Chefias de Missão detalhes finais sobre o credenciamento de atletas e oficiais das delegações nos Jogos. "O objetivo dessa reunião é facilitar o trabalho que os Chefes de Missão terão no dia 23 de julho, data do registro oficial dos integrantes de cada delegação. As relações do BOCOG com as Chefias de Missão têm sido as melhores possíveis e isso colabora para o sucesso do evento" - avaliou o economista e MBA em marketing Marcus Vinicius, que também é autor do livro Ouro Olímpico - a história do Marketing dos Aros. No dia 20 de julho serão conhecidos os nomes dos atletas que representarão o Brasil.

Redação Sport Marketing

Derlei renova por mais um ano com o Sporting

O brasileiro Derlei renovou o contrato com o Sporting por mais uma temporada. Os valores da renovação não foram divulgados. O jogador que teve problemas de lesão que atrapalharam o rendimento nesta temporada, recebeu um voto de confiança.Derlei por pouco não mudou de clube, já que o Sporting oferecia apenas um contrato por rendimento. Após negociação, no entanto, o atacante acertou a permanência. Em declaração ao site oficial do clube, Derlei afirmou estar "muito feliz" com a negociação. "Foi uma temporada muito difícil para mim. Estou orgulhoso pelo reconhecimento de que sempre dei o máximo em defesa do Sporting" -acrescentou.

Redação Sport Marketing

Nike lança blog exclusivo da Seleção Portuguesa

A Nike lançou um blog de acompanhamento da Seleção Portuguesa de futebol na EURO 2008. O portal irá dar aos internautas a possibilidade de seguir o dia-a-dia dos jogadores. A iniciativa, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), está já disponível no site www.tudoportodos.com e terá conteúdos exclusivos sobre a Seleção, reportagens com os jogadores e equipe técnica, entrevistas com personalidades relacionadas com a equipe portuguesa. A maior parte dos conteúdos será em formato vídeo, sendo que o blog sucede ao www.jogabonitoportugal.com, que acompanhou a Seleção durante o Mundial 2006.

Redação Sport Marketing

Herrera endossa Lotto

Herrera, do Corínthians, é o mais novo contratado da Lotto. Os valores do acordo entre o argentino e a fabricante de materias esportivos não foram divulgados. O atacante entrou para a lista de jogadores patrocinados pela marca, ao lado dos brasileiros Dida e Cafu e dos italianos Camoranesi e Perrotta.

Redação Sport Marketing

Peru postula candidatura dos Jogos Olímpicos

O presidente do Peru, Alan Garcia, anunciou a intenção peruana de se candidatar para ser a sede da Olimpíada de 2020. O processo de escolha ainda não começou. O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), no momento, está concentrado na eleição da cidade que irá hospedar os Jogos de 2016. A maior competição esportiva que o Peru já organizou foi uma Copa América de Futebol, em 2004.

Redação Sport Marketing