27 de mai de 2008

Projeto Grael avança com apoio do Grupo CCR

O Projeto Grael, coordenado pelo Instituto Rumo Náutico, que conta com investimentos em esporte do Grupo CCR, através das concessionárias Ponte S.A., NovaDutra e ViaLagos, por meio de um convênio fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente e celebrado entre o Ministério do Esporte e o Conanda - Conselho Nacional da Criança e do Adolescente - (ver matéria de arquivo Sport Marketing), realiza a cerimônia de batismo do Veleiro-Escola “Fuzzarca”. A embarcação tem 27 pés e permitirá oferecer a estudantes da rede pública de ensino da região de Niterói (RJ) a oportunidade de aprender iatismo e praticar esportes náuticos. A madrinha do batismo será a matriarca da família Grael, Ingrid Grael. Na oportunidade, o Instituto também fará a inauguração das novas instalações da sala de aula de informática e da oficina de fibra de vidro. O Projeto Grael foi criado em 1996 e já atendeu mais de 4.500 crianças. O objetivo é facilitar o acesso de comunidades carentes aos esportes náuticos. Hoje, coordenado pelo Instituto Rumo Náutico, presidido por Robert Wilton Swan, o Projeto atende a 300 alunos.

Redação Sport Marketing

Traffic compra 50% dos direitos federativos de Evandro

A Traffic, empresa de marketing esportivo parceira do Palmeiras, anunciou a contratação do jogador Evandro. O meia, titular do Goiás no Campeonato Brasileiro, tinha os direitos federativos presos ao Atlético Paranaense. O contrato fixado até julho do próximo ano, teve bases de negociação no valor de R$ 2 milhões referentes a 50% dos direitos federativos de Evandro. Os outros 50% pertencem ao Atlético-PR. Evandro jogará no Verdão por empréstimo até o meio do do ano que vem.

Redação Sport Marketing

Ingressos dos Jogos Olímpicos de Beijing com chip

O BOCOG - Beijing Olympic Games Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing anunciou que todos os ingressos das cerimônias de abertura e encerramento terão um microchip de identificação dos compradores. A medida foi tomada por questões de segurança. Esta será a primeira vez na história olímpica que tal medida foi tomada. Cada uma das 91 mil pessoas que estiverem no Estádio Nacional de Beijing para as cerimônias deverá conter, no ingresso, o chip com a foto do proprietário, detalhes do passaporte, endereço e números para contato. Além de prevenir atos de terrorismo, as autoridades chinesas querem evitar cenas de protesto que possam chamar a atenção nas cerimônias, como bandeiras do Tibet, faixas anti-China e ou mesmo camisetas com frases ofensivas. Na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a medida quase foi colocada em prática, mas não chegou a ser executada.

Redação Sport Marketing

Concedida liminar para transmissão de jogos do brasileiro ao vivo em Mato Grosso

A Televisão Centro América e a Rede Globo de Televisão devem transmitir ao vivo, nas noites de quarta-feira, os jogos e competições dos campeonatos de futebol profissional brasileiro que forem transmitidos aos demais Estados. A antecipação de tutela foi concedida hoje pelo juízo da vara especializada em ação civil pública e ação popular da comarca de Cuiabá. A decisão foi proferida nos autos de uma ação civil pública interposta pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.De acordo com a decisão, não se trata de intromissão do Estado na autonomia das emissoras quanto à programação, mas, de garantir efetividade à manifestação cultural que o futebol representa para o povo brasileiro e, no particular, o mato-grossense. Em virtude da portaria 1.220/07 do Ministério da Justiça, que passou a vigorar em 8 de abril deste ano, houve modificação na grade de programação da TV Centro América, visto que tal portaria procedeu à classificação indicativa dos programas de televisão.

Redação Sport Marketing

Mercado: Lenovo lança desktops ecológicos

A Lenovo, patrocinadora mundial do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional e dos Jogos Olímpicos de Beijing, anunciou a nova linha de desktops. Vem aí a a família ThinkStation, que chega no Brasil nos modelos S10 e D10. Segundo informou a empresa, quarta maior fabricante mundial de PC's, as estações de trabalho foram projetadas seguindo requerimentos da Energy Star 4.0, Agência de Proteção Ambiental (EPA). Isto representa um aproveitamento de 80% no uso da energia, além de contribuir com o meio-ambiente, tendo mais de 50% de conteúdo plástico reciclado. O modelo ThinkStation D10 possui processador Quad-Core Intel Xeon da série 5400, já o S10 oferece os últimos processadores Intel Core 2, que inclui o Intel Core2 Extreme QX9650 e as mais recentes soluções gráficas da NVIDIA. Os Desktops também são equipados com a conexão Ethernet Gigabit dual e múltiplos slots, baías e portas USB. "Para usuários profissionais com aplicações que exigem alta performance, como por exemplo, cálculos, desenhos e gráficos não suportados por um desktop regular, o ThinkStation apresenta qualidade e performance da Lenovo em ação", afirma Romualdo Soluri, gerente de desktops da Lenovo Brasil. As estações de trabalho ThinkStation estão disponíveis para venda no Brasil a preço sugerido a partir de R$ 3.499,99 A Lenovo foi formada mundialmente a partir da aquisição da antiga divisão de computação pessoal da IBM e possui os principais centros de pesquisa em Yamato (Japão), Beijing, Shanghai e Shenzhen (China) e em Raleigh (Carolina do Norte/EUA). A empresa foi idealizadora da Tocha Olímpica de Beijing e patrocinadora do Revezamento ao lado da Coca-Cola e da Samsung.

Redação Sport Marketing

David Coulthard irá filmar campanha da Red Bull

David Coulthard irá filmar uma campanha da Red Bull durante a Nascar. As filmagens acorrerão antes do GP do Canadá, durante uma visita de Coulthard à equipe da Red Bull da stock car americana, na etapa de Delaware. "A Red Bull me propôs a idéia de filmar um vídeo de promoção da Nascar, na semana anterior ao GP do Canadá. Isso me pareceu uma grande chance de ir e ver ao vivo esta competição tão popular nos Estados Unidos"- disse o veterano da F1. A equipe Red Bull já avisou que qualquer rumor sobre a mudança de Coulthard para a corrida não é verdade. "Nós ficaríamos felizes se não começassem a fazer vários rumores sobre a transferência dele da F1 para a Nascar em 2009" - disse a Red Bull em comunicado à imprensa.

Redação Sport Marketing

Disque Anna Kournikova

A tenista Anna Kournikova lançou mais uma moda para atender literalmente aos fãs. A russa resolveu promover um passatempo no seu site pessoal (http://www.kournikova.com/) que possibilita que os torcedores falem 15 minutos ao telefone com ela. Mas, não basta apenas acessar a página, é preciso participar de vários desafios que a musa propõe. Quem somar mais pontos ganha a oportunidade de bater um papo com Kournikova entre outros prêmios como um par de tênis ou fotografias autografadas.

Redação Sport Marketing

Mercado: Vem aí produtos Apple carregados com luz solar

A Apple se prepara para lançar no mercado mais uma inovação. A marca da maçã registrou patentes de tecnologias para alimentar com energia solar os equipamentos Apple. A solicitação de patente foi feita em nome de funcionários da Apple, alguns deles são engenheiros dedicados ao iPod. A fabricante criou um ecrã LCD colocado debaixo do equipamento para melhorar o aproveitamento da luz solar. A PC Pro fez uma experiência em que colocou um painel de 104x54 cm durante um dia inteiro, o que permitiu a um MacBook ter autonomia de duas horas. A Motorola já tinha apresentado um sistema semelhante de painéis por baixo do equipamento.

Redação Sport Marketing

China lança segundo satélite visando Jogos Olímpicos

O Fengyun-3 foi lançado num foguete Long March-4C desde o Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan na província de Shanxi. Segundo o jornal oficial China Daily, o satélite, que entrou em órbita tem sensores tridimensionais que conseguem vigiar a atmosfera terrestre e o clima, bem como os oceanos e os pólos e vai ajudar os meteorologistas a obterem previsões mais exatas sobre o tempo durante os Jogos Olímpicos e durante os trabalhos de reconstrução das áreas devastadas pelo terremoto que atingiu o sudoeste do país no dia 12. Com o novo satélite a China vai conseguir prevenir desastres naturais e preparar respostas às alterações climáticas, de acordo com a mesma fonte. "As imagens vão ter uma importância vital para vigiar as alterações climáticas e os possíveis desastres naturais" - explicou Gao Huoshan, diretor geral da equipe do FY-3. Também vai contribuir para a obtenção de dados geográficos fundamentais para a investigação nos domínios da aviação, navegação, agricultura, e no estudo das florestas e dos oceanos, acrescentou. O Governo chinês está preocupado que a chuva possa arruinar a cerimônia de abertura já que agosto é um mês tradicionalmente chuvoso em Beijing.

Redação Sport Marketing

Jogo das Estrelas levanta 720 mil euros

O Jogo das Estrelas, evento beneficente que tem como padrinho o jogador Luís Figo foi realizado em Bucareste. A quinta edição do evento, que este ano contou com a parceria dos romenos Hagi e Popescu, foi uma festa com direito a oito gols. Foram arrecadados 720 mil euros que serão divididos para crianças carentes em Portugal e na Romênia. O "All Stars", iniciativa da Fundação Luís Figo, que contou ainda com vários jogadores portugueses em campo (Fernando Couto, Jorge Costa, Rui Jorge, Sá Pinto, Maniche, entre outros).

Redação Sport Marketing

Jogadores russos ganham 10 mil euros por vitória

A Federação de futebol da Rússia vai oferecer o prêmio de 10 mil euros (R$ 26 mil) para cada jogador da seleção sempre que a equipe russa vencer jogos na EURO 2008. Caso atinjam as quartas-de-final da competição, cada jogador receberá um bônus de 60 mil euros (R$ 157 mil). A Rússia está no Grupo D e enfrenta Espanha, Grécia e Suécia. O torneio vai acontecer entre os dias 7 e 29 de junho na Áustria e na Suíça.

Redação Sport Marketing

Mercado: India novo foco da Adidas

A índia é o novo foco de expansão da Adidas. A fabricante alemã de artigos esportivos planeja aumentar o número de lojas no país de 325 para 450 até o final de 2008. "Os estabelecimentos serão abertos tanto nas pequenas cidades como nas metrópoles"- disse Andreas Gellner, diretor da Adidas India Marketing Private Limited. Nos últimos quatro anos, as vendas da companhia na Índia vêm apresentando um crescimento anual de 30% e a expectativa é que as vendas tenham um aumento de entre 30% e 35% neste ano.

Redação Sport Marketing

A maldição dos Fuwa pode refletir na venda dos mascotes olímpicos

A superstição, tradicional no povo chinês, pode vir a influenciar negativamente nas vendas do produto licenciado que sempre faz história em todas as edições dos Jogos Olímpicos - os mascotes. Uma onda de superstição conhecida como a "maldição dos Fuwa", nome das cinco mascotes do Jogos Olímpicos de Beijing, está assolando a China e enchendo de medo a cabeça dos chineses. Beibei, um peixe; Jingjing, um panda gigante; Huanhuan , a chama olímpica; Yingying, um antílope tibetano; e Nini, uma andorinha estão sendo relacionados com as catástrofes e revoltas que assolam a China neste ano olímpico. A "maldição dos Fuwa" é comentada nas ruas e na Internet,quando o número de mortos e desaparecidos pelo terremoto supera 86 mil vítimas. Para os mais radicais, de acordo com essa nova onda de crença, o antílope Yingying representa as revoltas do povo tibetano que ocorreram em março; Huanhuan, a tocha olímpica, teve o Revezamaneto internacional interrompido diversas vezes pelos defensores do Tibet; Jingjing, o panda, tem o habitat em Sichuan, cidade devastada pelo terramoto que ocorreu este mês. A relação da andorinha Nini com o acidente de comboio de Shandong em abril estaria identificada com a ave com o cometa chinês, visto em Weifang, uma cidade de Shandong. O peixe Beibei está assossiado com a forte nevasca de janeiro, a pior dos últimos 50 anos. O peixe representa ainda o Sul do país, onde se concentra a produção pesqueira, a zona que mais sofreu com o degelo. Assim, para os mais "supersticiosos", a maldição de Beibei manifestou-se com uma inundação do rio Yangtsé, que todos os anos provoca centenas de mortos. Ao que tudo indica, a 'sorte' representada pelo número 8 para os chineses (pronuncia-se bat, um som muito semelhante a fat, que significa fortuna, riqueza), não está sendo muito promissora com o povo que seguindo com rigor a crença na numerologia, para garantir o sucesso do evento fez de tudo para sediar os Jogos de 2008, cuja cerimônia de abertura está marcada para 8 de agosto, às oito da noite. Lewvando ao extremo a superstição, vale lembrar que a tragédia em Sichuan aconteceu quando faltavam 88 dias para a abertura dos Jogos. O terremoto aconteceu às 14.28 e marcou 7,8 na escala de Richter. Uma coisa é certa, se a "maldição dos Fuwa" fizer mesmo a cabeça dos chineses, as vendas dos mascotes certamente será prejudicada.

Redação Sport Marketing

Mercado: Samsung entrega tecnologia TD-SCDMA para Beijing

O governo chinês assegura que a escolha pelo TD-SCDMA, padrão próprio para a Terceira Geração da telefonia móvel, está mantida, mas assume que a rede da China Mobile, operadora onde os testes com a tecnologia estão sendo feitos, não estará preparada para ser lançada comercialmente no período dos Jogos Olímpicos. A expectativa, agora, é saber como o governo chinês vai fazer para que turistas e jornalistas possam usar a última geração da telefonia móvel. Ao optar pelo TD-SCDMA, o governo chinês sabia que não havia interoperabilidade com qualquer outro padrão CDMA existente no mundo. A conexão móvel celular acontecerá via rede GSM de segunda geração - GPRS ou EDGE, cuja velocidade máxima não chega a 384 kbps, taxa bem baixa para transmissão de imagens. "O TD-SCDMA (Time Division Synchronous Code Division Multiple Access) vai começar a funcionar em dez grandes cidades depois dos Jogos" - afirmou Wan Gang, Ministro da Ciência e da Tecnologia chinês, durante uma conferência de imprensa em Beijing, na semana passada. O executivo, no entanto, não divulgou um cronograma de lançamento nem os nomes das localidades escolhidas. Até o momento, o BOCOG - Beijing Olympic Games Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing já recebeu 15 mil terminais TD-SCDMA da Samsung para que se tenha 3G no evento, através da China Mobile. Nacionalmente, o TD-SCDMA está em fase final de testes em Beijing, Xangai, e em outras cidades do país. Ao todo, segundo informou a agência de notícias da China, mais de 20 mil terminais na tecnologia TD-SCDMA estão em testes, além dos 15 mil cedidos pela Samsung, patrocinadora mundial do Movimento Olímpico e dos Jogos de Beijing.

Redação Sport Marketing

FIFA organiza agenda de Mundiais

O Comitê Executivo da FIFA anunciou as sedes das edições do Mundial de Clubes de 2009, 2010, 2011 e 2012. As edições de 2009 e 2010 acontecerão em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2011 e 2012, o Mundial voltará ao Japão, país que é a sede oficial do Mundial de Clubes desde 1980, com apenas uma exceção, em 2000, quando a competição foi realizada no Brasil. A candidatura da Austrália não teve sucesso devido a fatores como a distância e o período da competição que deve ser disputada em uma semana e os clubes dos diferentes continentes não teriam tempo suficiente para chegar ao país. No entanto, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, encorajou a Austrália a ser postulante à candidatura para a Copa do Mundo de 2018. "Hoje, o futebol é o esporte com maior participação da juventude australiana, especialmente entre as meninas. A Austrália provou que segue capaz de receber eventos de grandes dimensões, como fez em 2000, com os Jogos Olímpicos de Sydney. Tenho certeza de que, quando a Austrália se candidatar para a Copa do Mundo, o fuso horário não será considerado um fator desfavorável" - garantiu Blatter. De acordo com a entidade, os Emirados Árabes foram considerados a opção ideal, já que representam "uma pequena mudança" do Japão, que receberá o torneio deste ano em dezembro."Queremos levar o torneio a outros países. Além disso, a mudança será benéfica do ponto de vista comercial" - admitiu o presidente da FIFA que não descartou a escolha de um país europeu nas próximas edições do Mundial. Esta foi a primeira vez que a FIFA recebeu candidaturas de países que mostraram interesse em receber o torneio, que reúne os campeões continentais. O Comitê da FIFA também anunciou que o Mundial Sub-17 de 2010 de futebol feminino será realizado em Trinidad Tobago. No ano seguinte, o Mundial Sub-17 masculino será organizado no México. Já a competição Sub-20 será da Colômbia.

Redação Sport Marketing