23 de mai de 2008

Guga lança marca em Paris

O tenista brasileiro tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, ainda em processo de despedida das quadras, atraiu centenas de fãs a uma loja de artigos esportivos, no centro comercial de Montparnasse, região sul de Paris, no lançamento de uma coleção de roupas com a grife dele e da marca que o patrocinava em 1997, a Diadora. Guga distribuiu autógrafos para os fãs franceses e brasileiros que lotaram a loja. A marca apresenta não só os uniformes de jogo do Guga, como também uma coleção com grande destaque para os detalhes e que incorpora a linguagem esportiva à alfaiataria com, roupas streetwear, surfwear, jeans, até com uma linha mais clássica, a Mr. Kuerten, entre muitos outros. Guga investiu inicialmente na marca R$ 5 milhões. R$ 30 milhões é o faturamento previsto para a marca até 2010.

Redação Sport Marketing

FIFA libera estádios na África do Sul

A FIFA, depois de uma nova inspeção, aprovou todos os estádios africanos ameaçados de serem impedidos de sediar partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo. Estádios na República Democrática do Congo, Gâmbia, Namíbia, Serra Leoa, Suazilândia e Zâmbia poderão receber jogos nas próximas semanas depois de passarem por modernizações ou melhoras iniciais ordenadas pela entidade. Porém, a FIFA deixou claro que poderá proibir a utilização dos estádios novamente, caso as melhorias ordenadas não estiverem em vigência até o início da segunda frase das eliminatórias em novembro. Apenas Lesoto e Togo irão mandar os jogos fora das fronteiras. Lesoto disputará partidas em Bloemfontein, na vizinha África do Sul, devido a renovações no único estádio do país. Togo recebeu uma punição de quatro jogos pela violência nas últimas eliminatórias para a Copa das Nações Africanas no ano passado, quando torcedores atacaram jogadores da seleção de Mali. Togo, que foi uma presença surpresa na última edição da Copa do Mundo, mudou as partidas para Accra, na vizinha Gana.

Redação Sport Marketing

Gladstone pode voltar ao Cruzeiro

O Sporting comunicou oficialmente que não vai adquirir o zagueiro Gladstone. O jogador de 23 anos, que havia sido emprestado ao clube pelo Cruzeiro, está liberado para retornar ao futebol mineiro. Gladstone chegou ao futebol português no início da temporada 2007/2008. Os direitos federativos do jogador foram fixados em 3,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 9 milhões). Durante a temporada no Sporting, Gladstone foi titular em apenas sete partidas, entrou em outros seis jogos e marcou um gol.

Redação Sport Marketing

Presidente desesperado rifa o clube por 1 euro

Segundo o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o Logroñes, clube da terceira divisão espanhola, está a venda por 1 euro (aproximadamente R$ 2,5). "Coloco à venda o Logroñes pelo preço de 1 euro. Se há alguém em condição de dar garantia suficiente para o futuro do clube, o repasso voluntariamente" - afirmou o desesperado presidente Juan Hortelano que tenta evitar que o time acabe. Atualmente, o time está endividado.

Redação Sport Marketing

Ana Ivanovic como veio ao mundo na Sports Illustrated

A edição sul-africana da revista "Sports Illustrated", traz na capa a tenista Ana Ivanovic, que aparece em pose muito sensual. A reportagem, intitulada de Ana From Heaven (Ana vinda do paraíso), é da autoria do jornalista Paul Fein, que não escondeu que ficou encantado com a beleza da tenista sérvia: "É estonteantemente linda e muito talentosa. Jamais pensaríamos dizer isto, mas ela pode ser ainda melhor do que Maria (Sharapova)" - escreveu o repórter, que descreve Ivanovic como uma deusa do Leste europeu. E acrescentou: "Não temos apenas Sharapova para olhar. Este ano surgiu outra deusa, Ana Ivanovic." Ana recentemente lançou um novo site (ver matérias de arquivo Sport Marketing) para os fãs do tênis e da tenista.

Redação Sport Marketing

Ronaldinho Gáucho pede prá sair

Ronaldinho Gáucho pediu férias e teve autorização do Barcelona para vir ao Brasil, desfalcando ainda mais o plantel do time, que, por falta de jogadores, teve de cancelar o jogo particular que tinha agendado na Arábia Saudita. O pedido de férias não foi bem visto nem pela direção do time catalão, nem pela imprensa internacional e espanhola que continua informando que a vinda do jogador ao Brasilnão estaria relacionada apenas à recuperação física do jogador, mas sim que Ronaldinho e o irmão/agente Roberto Assis estariam ganhando tempo enquanto aguardam que se concretize a transferência para o AC Milan, clube com o qual já teriam chegado a um acordo (veja matérias sobre o tema no arquivo Sport Marketing).

Redação Sport Marketing

Ações do Benfica caíram 65% em um ano

As ações do Benfica estão em baixa. Em um ano, as ações (15 milhões admitidas em Bolsa), que começaram valendo 6 euros, sofreram uma fortíssima desvalorização. Hoje, cada ação tem a cotação de 2,1 euros. Isto significa que os papéis registaram uma desvalorização de 65% – 58,5 milhões de euros em termos de valor de mercado.

Redação Sport Marketing

Villarreal contrata Edmilson

O Villarreal anunciou a contratação, por duas temporadas, do brasileiro Edmilson, que está em fim de contrato com o Barcelona. Depois de quatro temporadas a serviço do Lyon e outras tantas no Barcelona, Edmilson deu um novo passo na carreira e parte para o Villarreal, 2.º classificado da liga espanhola. Os valores do contrato e da negociação não foram divulgados. O jogador, 31, que ajudou o Brasil a conquistar a Copa do Mundo de 2002 no Japão e Coréia do Sul, começou sua carreira no São Paulo e passou pelo Olympique de Lyon antes de ingressar no Barcelona, em 2004. Edmílson ajudou o Barça a conquistar a Liga dos Campeões dois anos atrás. Em 2006, porém, viu-se obrigado a abandonar a Copa do Mundo devido a uma lesão no joelho. Na atual temporada, o meio-campista começou jogando apenas cinco vezes pelo Barcelona e o contrato dele com o clube espanhol termina em junho.

Redação Sport Marketing

Empresas pagam fortunas por ingressos no paralelo

Por um lado, os torcedores reclamam a falta de bilhetes, por outro, dezenas de empresas estão pagando fortunas por ingressos da EURO 2008 no mercado paralelo. Segundo revelou o jornal "Le Matin Bleu", ao portal swissinfo.ch, as empresas pagam por um ticket da final do dia 29 de junho em Viena no mercado negro cerca de 20 mil euros. As empresas compram os ingressos para oferecer aos principais clientes. O lote de dez ingressos para a final está sendo negociado por 200 mil francos suíços. Para o confronto França-Itália, em Berna, na primeira fase, o lote de dez bilhetes custa 60 mil francos. Esses bilhetes sao VIPs e estão incluídos nos preços uma noite de hotel e refeição. Haverá algum risco de perder dinheiro? A Euro 2008 SA, empresa que gere a EURO, afirmou que fará controles e impedirá o acesso aos estádios a todos os detentores de bilhetes que não foram vendidos pelos canais autorizados. Dois terços dos 1,05 milhão de ingressos da Eurocopa devem chegar às mãos dos torcedores, mas apenas 33% pela venda pública da UEFA. Confira a distribuição: 1% cidades-sede e operadoras dos estádios; 3% família futebolística da UEFA; 3% VIPs; 8% programa "corporate hospitality" (pacotes de luxo); 14% parceiros oficiais, patrocinadores nacionais e TV; 38% federações dos países participantes; 33% venda pública.

Redação Sport Marketing