18 de mai de 2008

Juventus divulga resultados financeiros

O relatório oficial dos resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2008 foram mais do que positivos para a Juventus de Turim. Os números mostraram um aumento de receita. Os resultados operacionais dos primeiros 3 meses do ano, registaram um lucro de 2,3 milhões de euros (R$ 6 milhões), uma redução em 400 mil euros em relacão a 2007. As vendas aumentaram em 15,3 milhões de euros, para os 54,4 milhões de euros (R$ 140 milhões), enquanto os custos operacionais também aumentaram neste caso cerca de 31,3% para os 44,4 milhões de euros (R$ 114 milhões), principalmente devido aos custos com jogadores. Esta melhoria de resultados deve-se à venda dos direitos televisivos do clube que aumentaram em 12,3 milhões de euros, para os 37,9 milhões de euros, enquanto nos patrocínios, o clube aumentou a sua receita em 2,6 milhões de euros, para os 10,2 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

Grêmio analisa contrato com TBZ

O presidente da TBZ, João Barroqueira, chega nesta segunda-feira a Porto Alegre para analisar com a direção do Grêmio as cláusulas contratuais sobre a construção do novo estádio Olímpico. “Queremos ter a certeza que o consórcio luso-brasileiro formado pela TBZ-OAS está em condições financeiras para construir o novo Olímpico. O contrato entre o Grêmio e a TBZ-OAS só será assinado quando nós recebermos as garantias bancárias suficientes e tivermos a certeza que tudo vai dar certo” - disse o vice-presidente de planejamento do Grêmio Eduardo Antonini. A direção do Grêmio entregou em 27 de março a construção do estádio ao consórcio formado pela TBZ - empresa que explora o marketing de Benfica, Porto e Sporting - e pela construtora brasileira OAS, porém acusações sobre a idoneidade da TBZ causaram receio na direção do Grêmio (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Empresa ligada ao Grêmio sob investigação).

Redação Sport Marketing

McDonald´s na WNBA

A marca de maior rede americana de fast food estampará o logo nas camisas das jogadoras da Liga Feminina Norte-Americana de Basquete (WNBA). A marca McDonald´s estará com a Adidas, fornecedora do material esportivo em 14 jogos da temporada regular. O contrato, cujos valores e cláusulas não foram divulgados, vigora desde o jogo de abertura da temporada, na partida entre o Los Angeles Sparks e o Phoenix Mercury.

Redação Sport Marketing

Austrália quer sediar Mundial de Clubes da FIFA

A Federação Australiana de Futebol anunciou a candidatura para sediar o Mundial de Clubes da FIFA em 2009 e 2010. O torneio ocorre normalmente no Japão, que foi sede das últimas três edições e já se candidatou a continuar sediando a competição. A federação dos Emirados Árabes Unidos também quer organizar o torneio. “Nós acreditamos que a Austrália possua todas as condições de sediar a competição”, disse um dirigente da federação. Segundo Ben Buckley, presidente da federação, a entidade também se candidatará a sediar a Copa da Ásia de 2015 e a Copa do Mundo de 2018.

Redação Sport Marketing

Federação de Futebol da Alemanha fecha contratos com tvs

A Deutscher Fußball-Bund (DFB), Federação de Futebol da Alemanha, fechou um acordo para a transmissão dos jogos internacionais da seleção com as emissoras abertas ARD e ZDF. O contrato, cujos valores não foram revelados, começa na EURO 2008 (ARD e a ZDF vão cobrir duas partidas da competição por rodada) e tem duração até junho de 2012 atende à legislação alemã que aborda a exibição dos jogos da seleção alemã em redes transmissoras públicas. "Já que a ARD e a ZDF detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2014 e da Copa do Mundo Feminina de 2011, faz sentido ter um acordo com essas emissoras" - afirmou o presidente da DFB, Theo Zwanziger. Além disso, a DFB negociou separadamente, para a próxima temporada, os jogos da Bundesliga com a TV por assinatura Premiere que pagou pelos direitos 70 milhões de euros pela transmissão do evento em canal aberto e em pay-TV. A DFB já abriu negociações para quem se interessar na aquisição dos direitos televisivos da Champions League e da Taça UEFA para os próximos 3 anos a partir da época de 2009/2010. A operação foi lançada pela Team Marketing AG, agência de marketing detentora exclusiva dos direitos. A Premiere concedeu uma sub-licensa à DSF, emissora privada e mais tarde à rede comercial Sat.1 que pagou cerca de 13 milhões de euros por temporada pela transmissão de 13 jogos ao vivo da Champions League.

Redação Sport Marketing

Seleção de Scolari avaliada em 383 milhões de euros

A seleção do técnico brasileiro Luís Filipe Scolari convocada para disputar a EURO 2008, que acontecerá na Áustria e Suíça, está avaliada em 383 milhões de euros. O cálculo realizado por meio de uma média de valores que os Agentes FIFA Portugueses estabeleceram para cada jogador significa um aumento no valor de mercado da seleção lusa em cerca de 90% com relação ao período da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, quando os 23 convocados da seleção de Portugal foram avaliados em 201 milhões de euros. Cristiano Ronaldo é o jogador mais caro. Em 2006 ele estava avaliado em 40 milhões de euros. Atualmente, ele está avalidaod em 100 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

Petrobras Esporte & Cidadania

A Petrobras lançou o programa Esporte & Cidadania, que estenderá ao esporte a seleção pública de projetos realizada nas áreas de cultura, responsabilidade social e ambiental. O programa vai destinar R$ 25 milhões a projetos de todo o país, aprovados pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto tem como meta principal contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional, por meio da difusão e divulgação das modalidades esportivas e a prática pela população em todos os níveis do desporto - educação, participação voluntária e rendimento, atuando simultaneamente nessas áreas, servindo de ferramenta para a integração dos diferentes agentes do esporte nacional - confederações, federações, atletas, espectadores, escolas, professores, praticantes de atividades físicas e interessados.

Redação Sport Marketing

Manchester United é o que mais ganhou em direitos de tv

O Manchester United foi o clube que mais arrecadou em 2008. Apenas em direitos televisivos, o time inglês somou mais de 61 milhões de euros, sendo que 16,8 milhões de euros provenientes da igual divisão que a Premier League faz por todos os times, tal como os 11,6 milhões de euros da venda de direitos TV internacionais. Os restantes 15 milhões de euros, referem-se às transmissões ao vivo e 18,1 milhões de euros, por ter sido o Campeão da Premier League. Arsenal, Chelsea e Liverpool chegaram aos 56,5 milhões de euros de receitas, provenientes da venda dos direitos transmissão dos jogos, Derby County e Birmingham City, alcançaram os 36 milhões de euros. Os números mostram um crescimento de 63% receitas de direitos de televisão da Premier League em comparação ao ano passado. Os clubes da Liga Inglesa receberam este ano 953 milhões de euros, 583 milhões de euros em 2007, estando desta forma previsto um aumento nos gastos na aquisição de jogadores, que na época anterior atingiu um total de 656 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

CBDA vai de GOL

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anuncia amanhã o contrato com a Gol Linhas Aéreas. O contrato, de duração de um ano, garante aos atletas da CBDA passagens aéreas gratuitas em todo território nacional. Os valores da negociação não foram divulgados. "O contrato com a Gol nos dará a oportunidade de realizar clínicas (cursos) para atletas de todo o país com os maiores especialistas das modalidades e nossos grandes ex-atletas" - declarou o presidente da CBDA, Coaracy Nunes. Além da Gol, a CBDA possui contrato de patrocínio com os Correios, avaliado em R$ 8 milhões ano, além de acordoscom outras empresas que também apóiam a natação: Water Planet (material esportivo), Rio das Ostras e Penalty (material exclusivo para pólo aquático) e a Mosconi que terá os produtos comercializados através da loja virtual da CBDA.

Redação Sport Marketing

Ronaldo e Zidane juntos novamente pela ONU

Está confimada a quinta edição do amistoso entre os amigos do Ronaldo e de Zidane. O jogo beneficente acontece em dezembro, ainda sem data definida, segundo confirmação da Organização das Nações Unidas (ONU). A renda será revertida ao fundo mundial contra a pobreza. Após a confusão entre Ronaldo e três travestis em um motel na Barra da Tijuca, no Rio, a ONU negou que o Fenômeno seja embaixador da organização (ver arquivo de matérias Sport Marketing), mas o incidente não impedirá o jogador de realizar o evento ao lado do amigo francês. Ainda não há definição do país escolhido, mas especula-se que será na África. Segundo o jornalista Ancelmo Gois, colunista do O Globo, "o evento é tratado nos bastidores como a redenção de Ronaldo no retorno aos gramados".

Redação Sport Marketing

Lucros do Bayern são recordes

Segundo a revista "WirtschaftsWoche", o Bayern de Munique chega ao fim da temporada 2007/08 com o maior lucro da história do clube. Segundo o diretor-geral do clube, Uli Hoeness, o ganho foi de 250 milhões de euros (cerca de R$ 639 milhões). Apenas nesta temporada foram investidos mais de 70 milhões de euros (aproximadamente R$ 179 milhões) em contratações. Em 2006/07, o time alemão registrou lucro de 225 milhões de euros (R$ 575 milhões).

Redação Sport Marketing

Porto lucra alto com Portugal na Euro 2008

O esquema de pagamentos criado pela Associação Europeia de Clubes (AEC -ex-G14), determina que, por cada jogador, a UEFA pague quatro mil euros/dia, isso independentemente da fase a que cada país chegar na EURO 2008. Como a competição da Áustria e Suíça duram por 29 dias, cada jogador rende 116 mil euros aos clubes. A verba deverá ser distribuída pelos times que o atleta representou nas duas últimas épocas. De todos dos clubes portugueses, o Porto é o clube que mais lucra com a presença da seleção lusa na fase final da Euro 2008. Só prá você ter uma idéia, os portistas vão receber da UEFA 580 mil euros por terem os jogadores a serviço de Portugal. Na sequência aparecem o Sporting faturando 464 e o Benfica embolsando 406 mil euros. Até o Desportivo das Aves será contemplado, com 58 mil euros, pois o bolo é dividido pelas formações que os atletas convocados representaram nas últimas duas temporadas. Depois dos três grandes portugueses, o Chelsea é o time que mais lucra com a participação da Inglaterra, logo seguido do Manchester United. A plataforma de entendimento entre a UEFA e a AEC não se restringe à Euro 2008. Dentro de quatro anos, na Euro 2012, a compensação subirá para cinco mil euros dia. Segundo projeções realizadas, a UEFA pagará aos clubes 43,5 milhões de euros este ano e 55 milhões em 2012.

Redação Sport Marketing