17 de mai de 2008

Thiago Pereira é ainda mais Bradesco

A parceria entre Thiago Pereira e o Bradesco está rendendo ótimos spots comerciais. O nadador será, mais uma vez, o personagem principal da nova propaganda do banco. O comercial é parte do patrocínio da instituição à cobertura jornalística dos Jogos de Beijing. Nos spots anteriores, o nadador abria uma conta corrente no fundo de uma piscina, ia ao caixa eletrônico, fazia transações. Agora, Thiago irá pular na água da piscina com a Tocha Olímpica acesa. A mensagem subliminar sugere que o banco é como a Chama dos Jogos, presente em todos os lugares. A campanha também engloba jornais e revistas, com temas diferenciados. Na mídia impressa, o nadador está dentro da piscina praticando outras modalidades olímpicas, como vôlei e levantamento de peso. Thiago Pereira endossa a marca Bradesco desde que ganhou seis medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 2007.

Redação Sport Marketing

FINA cede à pressão das marcas

A FINA (Federação Internacional de Natação) estabeleceu uma nova data para reavaliar os novos maiôs tecnológicos antes dos Jogos Olímpicos de Beijing. Será feita uma sessão especial no dia 3 de junho, para atender às marcas que ainda não tiveram os maiôs aprovados. A data foi escolhida para que as fabricantes tenham tempo de fabricar os trajes até agosto, se conseguirem o aval. A Speedo foi a primeira a lançar um maiô, o LZR Laser (foto), dando início a um forte debate sobre a influência ou não do traje na performance dos atletas nas piscinas. Os nadadores que utilizaram os maiôs desenvolvidos pela Speedo com a tecnologia da NASA quebraram 37 recordes mundiais e fomentaram o debate sobre a real influência do maiô na performance dos atletas (ver arquivo de matérias Sport Marketing -França mela maiô LZR Racer Speedo, Speedo lança novos modelos olímpicos). O técnico italiano Alberto Castagnetti sugeriu que o LZR seria "doping tecnológico". Já a fabricante norte-americana TYR Sport entrou com um processo contra a Speedo, a quem acusa de confabular junto ao Comitê Olímpico dos EUA para que os tops do país rompam contratos e passem a nadar com o LZR. A FINA aprovou o uso do traje em Beijing. As marcas italianas Arena e Diana também devem apresentar novos modelos à entidade dia 3 de junho. A Mizuno já fez e apresentou o maiô dela (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Maiôs de gel Mizuno).

Redação Sport Marketing

Lancia pode comprar a Toro Rosso

Nos bastidores da velocidade, comenta-se sobre uma estratégia de marketing que pode marcar o retorno da Lancia à F-1. Especula-se que a fabricante planeja comprar a Toro Rosso. A empresa tem uma longa história da F-1. A Lancia participou junto da Ferrari dos Mundiais de 1956 e 57, ganhando diversas corridas. Depois, a fábrica se voltou para os ralis com carros como o Stratos, S4 e Delta. Porém, a diminuição das vendas dos carros de rua fez com que a Lancia deixasse as competições em 1992, e provocaram a venda para a Fiat em 2004. Pois a mesma Fiat — que também comanda a Ferrari — quer aumentar a participação da companhia no mercado europeu. Para isso, a idéia é voltar a ver seu nome nas páginas esportivas. A compra da Toro Rosso junto da Lancia seria a maneira de Nicolas Todt virar dirigente de F-1, tal qual seu pai Jean. Além disso, a nova equipe funcionaria como um time B da Ferrari, usando o mesmo motor e câmbio, apenas precisando desenhar o chassi.

Redação Sport Marketing

Bernardinho ataca na área da construção

O técnico da seleção brasileira de vôlei segue atacando em todos os cantos da publicidade e propaganda. Agora, Bernardinho será garoto propaganda de uma marca do ramo da construção e reforma. Bernardinho foi contratado pela empresa gaúcha Tumelero, principal loja de materiais de construção do Rio Grande do Sul. A campanha publicitária envolve spots comerciais na TV, rádio, jornais e no site da empresa. Em 2008, a Tumelero foi apontada pela primeira vez na lembrança e na preferência da pesquisa Marcas de Quem Decide, promoção do Jornal do Comércio entre os principais empresários e executivos gaúchos.

Redação Sport Marketing

Ipatinga Futebol Clube é Topper

O Ipatinga Futebol Clube, que comemora 10 anos e é novo integrande da Série A do Campeonato Brasileiro, está de uniforme novo. O clube fechou contrato de patrocínio com a Topper por 2 anos. Os valores da negociação não foram divulgados. A empresa já forneceu material esportivo para o São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Goiás e com o Ipatinga assegura a sua presença na Primeira Divisão do futebol brasileiro.

Redação Sport Marketing

Azerbaijão faz as contas para sediar os Jogos Olímpicos de 2016

O Azerbaijão, concorrente do Brail na candidatura dos Jogos Olímpicos de 2016, anunciou um orçamento ousado para a organização do evento. A capital Baku espera gastar no mínimo R$ 46 bilhões. Além do Azerbaijão, o Rio de Janeiro tambpem concorre com Chicago (EUA), Tóquio (Japão), Madri (Espanha), Doha (Qatar) e Praga (República Tcheca) pela honra de sediar os Jogos. Segundo o vice-presidente do Comitê Olímpico do Azerbaijão, Chingiz Huseynzade, caso a cidade vire oficialmente candidata olímpica, a preparação atual será multiplicada por dez. No dia 4 de junho, o Comitê Olímpico Internacional - COI anuncia a lista de finalistas, que poderão ser chamadas oficialmente de candidatas. A decisão final será tomada apenas em outubro de 2009.

Redação Sport Marketing

Banco do Brasil ataca com Guga

O Banco do Brasil será o patrocinador do tenista Gustavo Kuerten, reeditando a parceria que durou seis anos. O tenista jogará o torneio de Roland Garros no final deste mês com a marca da do banco, que completa 200 anos, na camisa. O contrato terá duração de dois anos e tem como principais objetivos a renovação do tênis brasileiro e a atuação social no esporte. A parceria entre o Banco do Brasil e Guga envolve ainda o projeto “Embaixadores do Esporte do BB ” e o apoio programas sociais e de desenvolvimento do esporte. O BB será também patrocinador do Instituto Guga Kuerten e do Encontrão Anual dos Projetos Campeões da Vida, com o objetivo de incluir crianças carentes na prática do esporte e de desenvolver novos talentos, contribuindo com a renovação do tênis brasileiro. “Fico muito honrado com essa parceria. Sempre tive muito prazer em levar o Banco do Brasil comigo durante os anos em que competi” - disse Guga. “Essa parceria é um olhar para o futuro, em harmonia com o que faz o BB ao completar 200 anos” - avaliou a diretora de Marketing e Comunicação do BB, Jussara Silveira, que destacou também a sintonia de valores associados ao Guga e ao Banco do Brasil e o trabalho de renovação do esporte”. O Banco do Brasil patrocina o esporte brasileiro desde 1991, quando começou o patrocínio às seleções brasileiras de vôlei e foi criado o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, que, hoje, é o maior da modalidade em todo o mundo. O BB patrocina grandes feras do esporte como: Ricardo e Emanuel, Renata e Talita, Robert Scheidt, Bruno Prada, a seleção brasileira de futsal, o jogador Falcão. Outro projeto desenvolvido pelo Banco do Brasil com atletas é o Embaixadores do Esporte, do qual fazem parte os ex-jogadores de vôlei e medalhistas olímpicos Carlão, Maurício, Marcelo Negrão, Paulão e Adriana Behar. Cada ano, quase 2 mil atletas brasileiros são beneficiados pelo patrocínio do BB, incluindo categorias de base e profissional.O BB se tornou, em 2007, a primeira instituição financeira a realizar eventos esportivos completamente neutros em emissão de carbono.

Redação Sport Marketing

Heineken lança embalagens temáticas e reforça patrocínio

Patrocinadora oficial da UEFA Champions League, a Heineken apresentou uma edição limitada de embalagens temáticas do campeonato. A marca cervejeira produziu latas e long necks para homenagear um dos mais importantes campeonatos da Europa que circularão no mercado durante os meses de maio e junho. Além disso, as latas receberão uma embalagem cartonada exclusiva com imagens do torneio. "A UEFA Champions League é um dos mais importantes campeonatos europeu, com grande repercussão, principalmente no Brasil que é representado com 85 jogadores de elite. A Heineken desenvolveu essas embalagens para brindar com os amantes do futebol" comenta Herbert Gris, gerente da marca no Brasil. A competição acontece em Moscou, mas as ações promocionais serão realizadas no mundo todo. No Brasil, em supermercados e blitz nos principais bares e restaurantes, presentearão os consumidores com copos exclusivos da final da UEFA Champions League Moscou 2008. A Heineken é comercializada em mais de 170 países.

Redação Sport Marketing

Petrobras apresenta réplica do Match 5, o carro de 'Speed Racer'

A Petrobras, uma das empresas que aparecem em uma ação de product placement (quando o produto é inserido na trama de um filme, aparecendo a marca, mas sem que ele seja necessariamente mencionado pelos personagens da cena) do filme Speed Racer,
apresentou uma rélica do carro Mach 5, em um evento também patrocinado pela empresa no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O filme é uma adaptação do clássico dos desenhos animados de mesmo nome (ver arquivos de matérias Sport Marketing - Petrobras dá prêmios Speed Racer). O carro tem 5 m de comprimento, pesa 250 kg e é fiel ao modelo do desenho. O automóvel possui, no filme, uma série de botões com funções como um dispositivo para o Mach 5 submergir ou ganhar pneus que aderem mais à pista. Quem for ao evento também poderá conferir de perto uma versão real do carro "Green Energy". O "Green Energy" da Petrobras foi feito a partir do carro do filme e construído sobre um modelo de Fórmula Ford. A máquina pesa 780 kg, possui um motor de 1.6 litro de 115 cavalos de potência e atinge velocidade máxima de 160 km/h. O automóvel foi apresentado pela primeira vez na abertura do Stock Car deste ano, na capital paulista. Criado em 3D nos estúdios da Warner Bros e desenvolvido no Brasil, o carro leva as cores verde e amarela. O Quatro Rodas Experience será aberto ao público entre os dias 20 e 25 de maio e permitirá que os participantes realizem testes com os carros expostos. Montadoras como Chevrolet, Citroën, Nissan, Volkswagen, Renault e Fiat levam modelos para o local.

Redação Sport Marketing

Brilhantes da cabeça aos pés

A Steinmetz, tradicional joalheria, incrustou centenas de brilhantes, na parte superior dos capacetes dos pilotos Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. Os brilhantes desenham as assinaturas dos pilotos e o logotipo da empresa. Ao lado da modelo Gabriela Assis, o capacete foi apresentado na sede da McLaren, na Inglaterra. O resultado agradou Hamilton."Gostei muito do que eles fizeram. Sou bastante chato quando se trata do meu capacete, mas o resultado ficou ótimo. Vai adicionar mais brilho ao evento" - disse o inglês sobre a peça que será usada no GP de Mônaco. Kovalainen só receberá o capacete antes do início dos treinos no Principado. "Sempre fico ansioso com a corrida em Mônaco. E poder correr com diamantes no capacete vai tornar tudo mais especial" - afirmou. Não é a primeira vez que diamantes são usados na F1, em Mônaco. Em 2004, a Jaguar colocou um diamante no bico de cada um dos carros, numa ação promocional da continuação do longa-metragem 'Onze Homens e Um Segredo'. Logo nas primeiras voltas um dos carros acertou a barreira de pneus no hairpin, perdendo a pedra preciosa. Foi ofertada uma recompensa para quem a devolvesse, porém o valor era inferior ao valor de venda da pedra. Nos últimos dois anos, os dois pilotos da McLaren também correram com capacetes cravejados de diamantes.

Redação Sport Marketing

Coca-Cola patrocina estádio Kléber Andrade

A Coca-Cola assinou um protocolo de intenções com com o governo do Estado do Espírito Santo para patrocinar a reestruturação do estádio Kléber Andrade que terá a capacidade reduzida de 45 mil lugares, para apenas 21 mil. A empresa irá investir R$ 500 mil. A expectativa é que o centro esportivo fique pronto no início de 2009. O projeto final vai contemplar a criação de um centro sócio-educacional, áreas de lazer internas e externas, lanchonetes e um estacionamento com capacidade para mil automóveis. Ricardo Ferraço explicou que além de centro esportivo, o local será voltado para o dia a dia da população. “A idéia é que possamos ter uma praça de multiuso para manifestações culturais, religiosas e artísticas. Um projeto que possa ser utilizado no dia a dia pela população, totalmente integrado”- destacou. A venda do Kléber Andrade para o governo do Estado foi efetivada há três semanas e movimentou R$ 6,8 milhões. O clube capa-preta usará parte do dinheiro para saldar dívidas trabalhistas, avaliadas em R$ 3 milhões, e o restante será aplicado na reestruturação do time.

Redação Sport Marketing

Schincariol quer consolidar marca no norte e nordeste patrocinando futebol

O Grupo Schincariol será o patrocinador exclusivo no segmento de bebidas do Campeonato Brasileiro da Série B. Segundo o jornal Gazeta mercantil, o investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões e o contrato é válido por três anos. A ação de marketing esportivo marca a entrada da empresa no futebol. A meta da cervejeira é consolidar a posição da empresa de segunda maior cervejaria do País, com 12% de participação, atrás da AmBev (67,1%) e à frente de Cervejaria Petrópolis (8,9%) e Femsa (8,2%), segundo a ACNielsen e se tornar, nos próximos anos, a segunda maior empresa de bebidas com atuação no país, ultrapassando a Coca-Cola. O investimento em marketing do grupo vai atingir R$ 450 milhões neste ano, 10% a mais que os R$ 410 milhões do ano passado. O aporte em investimentos no segmento de marketing esportivo passou de 13% em 2007 para 16% da verba de marketing. A Nova Schin patrocina também competições de surfe e a F1 (GP Brasil e uma das cotas de transmissão da TV Globo). Apesar da proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios, imposta pela CBF, o Grupo Schincariol também acertou o patrocínio de arenas de como Mineirão, Beira-Rio (Internacional-RS) e Barradão (Vitória-BA), além de camarotes, como a Sala do Raí, no Morumbi, com a marca Devassa, e os camarotes da revista Placar no Morumbi e Maracanã, com Nova Schin. A empresa pretende com a ação aumentar as vendas de todo o portfólio de produtos, composto também por águas, refrigerantes e sucos.

Redação Sport Marketing

Atletas chineses se movimentam pelas vítimas do terremoto

O mundo do esporte se movimenta para ajudar a China e as vítimas do terremoto. Os patrocinadores olímpicos doaram 220 milhões de iuanes. Liu Xiang, recordista mundial dos 110 metros com barreiras, medalha de ouro em Atenas (2004) doou 500 mil iuanes para vítimas de terremoto. "Gostaria de dedicar todo o meu desempenho nos Jogos às pessoas feridas no terremoto" - disse Liu, de quem a China espera uma medalha de ouro nos Jogos. Mais 500 atletas e autoridades envolvidas com os Jogos Olímpicos de Beijing fizeram doações, incluindo 5 milhões de iuanes da Administração Geral de Esportes chinesa. Os jogadores do Chengdu Blades, time da Super Liga Chinesa de Futebol da capital de Sichuan, a província fortemente atingida pelo terremoto, doaram sangue e usarão faixas pretas nos braços durante os jogos. A Liga anunciou que vai doar toda a renda da oitava rodada, adiada para este fim de semana. As organizações da loteria de esportes da China contribuíram com quase 100 milhões de iuanes, incluindo 20 milhões do Comitê Equestre de Hong Kong. O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) doou 2 milhões de dólares (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Revezamento da Tocha com 1 minuto de silêncio). No percurso do Revezamento da Tocha Olímpica, foram colocadas caixinhas de doação que coletaram mais de 70 milhões de iuanes nos últimos três dias, na Província de Jiangxi.

Redação Sport Marketing

Volkswagen define equipe para Rally Internacional dos Sertões

A equipe de fábrica da Volkswagen definiu os pilotos e navegadores para a 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz e Mark Miller / Ralph Pitchford são as duplas convocadas para encarar os 4474 quilômetros de desafios naturais a bordo dos carros Volkswagen Race Touareg 2. Durante a prova, os pilotos e navegadores da fábrica alemã terão o suporte de quatro caminhões de apoio e mais de 30 profissionais. Giniel de Villiers é da África do Sul e Dirk von Zitzewitz, da Alemanha. Juntos, eles foram vice-campeões mundiais da modalidade em 2007, bicampeões do Rally do Marrocos (2007 e 2006) e campeões do Rally Transibérico em 2006. Ao lado do navegador da África do Sul Ralph Pitchford, o norte-americano Mark Miller possui no currículo a quarta colocação do Rally Dakar e a quinta no Rally do Marrocos, em 2007. As outras duplas que fazem parte do staff da Volkswagen, mas que não virão ao Brasil, são Dieter Depping/Timo Gottschalk, Carlos Sainz/Michel Périn e Carlos Sousa/Andreas Schulz. Com larga experiência no Rally Dakar, no qual ficou em segundo lugar em 2006, a equipe alemã possui vitórias expressivas com o Vo lkswagen Race Touareg. Venceu a Copa do Mundo de Rali Cross Country da FIA no ano passado, com Carlos Sainz/Michel Périn, e em 2005, com Bruno Saby/Michel Périn. Além de carros, o Rally Internacional dos Sertões inclui motocicletas, quadriciclos e caminhões.

Redação Sport Marketing

Patrocinador alterna marcas nas camisas

A PT, patrocinadora oficial do clube da Luz, está aproveitando os jogos do Benfica em Cabo Verde e em Angola, para dar visibilidade às marcas das empresas africanas que detém participação. A empresa colocará nos uniformes do Benfica o logotipo da CV Móvel, no jogo em Cabo Verde, e o da Unitel, no jogo em Angola contra a seleção angolana. A PT tem presença em nove países da África – Cabo Verde, Angola, Moçambique, Botswana, São Tomé e Príncepe, Guiné Bissau, Namíbia, Marrocos e Quênia. O grupo liderado por Zeinal Bava patrocina três grandes clubes portugueses e o acordo estabelecido permite usar as várias marcas nos uniformes conforme a pertinência da oportunidade de comunicação de cada uma das marcas. A PT é patrocinadora oficial da equipe principal do Benfica desde a temporada 2005/2006.

Redação Sport Marketing

Mercado: Polymer Vision lança primeira tela dobrável a cores

Foi lançada a primeira tela dobrável a cores, fabricada pela companhia Polymer Vision, que pertence ao grupo Philips. O display flexível é capaz de mostrar até 65 mil cores diferentes e tem um resolução de 127 pontos por polegada. Além da tela colorida, a companhia anunciou uma versão mais poderosa da tela monocromática, com resolução superior do que a colorida, que exibe imagens com resolução de 254 pontos. A resolução do papel eletrônico, como é popularmente conhecido, é quase duas vezes superior à das telas de computador atuais, que tem 72 pp (pontos por polegada). As telas flexíveis podem ser enroladas até 6 milímetros de área.

Redação Sport Marketing

Mercado: AOC Brasil

A AOC Brasil lançou nova linha de televisores LCD, com design desenvolvido no Brasil, nos tamanhos de 19, 22 19, 22, 26, 32, 42 e 47 polegadas. Os novos aparelhos possuem design slim, acabamento em high gloss black piano (alto brilho) e alto falantes slim. A versão de 19 polegadas sairá por R$ 999 e a de 22, por R$ 1.299 (custos estimados). A resolução destes produtos é Full HD (1080p) ou HD-TV Ready (1080i) e acompanham diversos recursos como digital noise reduction (redução digital de interferências), contraste dinâmico, tempo de resposta ultra rápido, entre outros. Alguns dos modelos, no segundo semestre, também incluirão receptor/conversor de TV digital de alta definição incorporado. “Precisamos trazer produtos atualizados e tecnologias arrojadas para cá, mas tudo destinado ao público brasileiro. Queremos ser a melhor opção para o consumidor por olhar direto o mercado, se adaptar e entregar qualidade e estilo” - disse o vice-presidente de vendas e marketing da AOC Brasil, Maurizio Laniado. Ao todo, é um aumento de investimento da companhia em 50% para este ano. Os novos televisores serão fabricados pela AOC em Manaus-AM. Enquanto isso, uma nova fábrica se desenvolve em Jundiaí, no interior de São Paulo, para atender a demanda de monitores LCD e suprir a região sul/sudeste do país.

Redação Sport Marketing

Luciano Amaral segue em Guimarães

Luciano Amaral segue em Guimarães. O brasileiro de 25 anos termina contrato em junho, mas já afinou acordo para a renovação junto ao diretor Vasco Santos e o Vila Rio, clube carioca que é detentor do passe do jogador e cuja atividade passa essencialmente pela comercialização dos ativos que tem ao seu dispor. A compra definitiva do passe foi avaliada em 300 mil euros. O Vitória recusou e, por isso, o acordo passou por um novo processo de negociação. "Os termos do empréstimo são os mesmos do acordo anterior. O Vitória paga apenas os salários do atleta e, no final da próxima temporada, volta a ter a possibilidade de comprar o passe" - confirmou Carlos Henrique, dirigente do clube carioca.

Redação Sport Marketing

Robinho e um saco cheio de dinheiro por Cristiano Ronaldo

O Real Madrid pretende fazer mais uma proposta ao Manchester United pelo passe de Cristiano Ronaldo. A proposta? Robinho e uma boa quantia em dinheiro. De acordo com a publicação, os dirigentes merengues não perderam a vontade de ver Ronaldo no time. Cristiano Ronaldo está avaliado em torno de 70 milhões de euros. Para que o negócio se concretize, os madrilenos pretendem oferecer Robinho, juntamente com uma verba não revelada. A “Marca” dá ainda destaque a um outro movimento negocial do Real Madrid na Inglaterra, mas, desta vez, para os lados de Stamford Bridge. Trata-se de Didier Drogba, que de acordo com o diário continua a ser muito desejado no Santiago Bernabéu.

Redação Sport Marketing