15 de mai de 2008

Federação Portuguesa de Futebol cria projeto sócio torcedor

O ex-jogador Eusébio tornou-se um dos primeiros Sócios da Seleção Portuguesa de Futebol. O projeto é um desafio lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelo BES que tem como meta atingir 45 mil sócios noem 50 dias. “Julgo que esta iniciativa vai ter a adesão de mais de cem mil pessoas” - disse o ‘Pantera Negra’ na apresentação do projeto. O cartão de sócio torcedor" da seleção portuguesa permite descontos de 7,5% nos jogos da seleção lusa em casa. Para participar basta acessar o site site http://www.sociodaseleccao.pt/ ou nos balcões do BES. O embaixador do projeto é Nicolau Breyner que considerou a meta de 45 mil sócios "perfeitamente” atingível: “Acredito na mobilização do povo português.” José Manuel Espírito Santo, do BES, afirmou: “Trata-se de promover o espírito de apoio da Seleção.

Redação Sport Marketing

COI lança jornal eletrônico olímpico

O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) terá um jornal eletrônico destinado ao público jovem, chamado "Olympic Express". O portal será atualizado duas vezes por semana. A estréia será 8 de agosto, dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing e ficará on line até a cerimônia de encerramento dos Jogos. O tenista suíço Roger Federer, número 1 do ranking mundial, é destaque no jornal de estréia. Um vídeo sobre a edição dos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 e uma coleção de fotos com a temática olímpica também fazem parte do número 1. O jornal eletrônico terá como objetivo descrever as regras de cada modalidade do programa olímpico, começando pelo atletismo. Os internautas poderão personalizar a página do "Olympic Express" e inclusive mudar as cores dos destaques. Até agora, no entanto, só está disponível em dois idiomas, francês e inglês. A publicação é parte da iniciativa do COI dos para divulgar e disseminar o Movimento Olímpico e o olimpismo ao público jovem.

Redação Sport Marketing

UEFA lança disque EURO 2008

A União Européia (UE) e a UEFA lançaram uma campanha de informação e um serviço de assistência telefônica gratuito para quem for assistir ou quiser informações sobre a EURO 2008. A campanha irá tratar de questões relativas ao consumo de produtos, desde a venda de bilhetes falsos até à transferência de bilhetes por razões de doença, além de fornecer informações sobre transportes aéreos, tarifas de roaming, seguro doença da UE ou ainda problemas ligados às compras no estrangeiro. Para consultar o folheto de apoio ao consumidor disponível na internet basta acessar o site http://www.euro2008.org/, ou o portal da Comissão Europeia, clicando em http://www.supportersrights.eu/. A partir de 1 de junho, o serviço gratuito de assistência telefônica voltado aos direitos dos consumidores estará disponível em todas as línguas da UE durante todo o campeonato. Anote aí: 00 800 6 7 8 9 10 11. O guia oferece respostas claras para questões como: Quais são os meus direitos se um vôo for cancelado? Que espécie de cobertura médica tenho? Como posso encontrar os preços mais baixos para chamadas por celular? O que devo fazer se não tiver recebido o meu ingresso do jogo? O que posso fazer se não comparecer a um jogo para o qual comprei bilhete?

Redação Sport Marketing

Banco BMG apóia piloto da Stock Car

O piloto da Stock Car Átila Abreu (Joy Kidswear/OTG/ Colonial Rodas/Banco BMG) acertou apoio do Banco BMG, que vai expor a marca no carro 51 da JF Racing durante a corrida de Curitiba. “É muito gratificante ganhar mais esse importante apoio e ver o reconhecimento do trabalho que eu tenho feito nas pistas. Estou ainda mais entusiasmado em conseguir um bom resultado no anel externo de Curitiba” - disse o piloto mais jovem da categoria. O Banco BMG já tem mais de 70 anos de história e o foco de trabalho é voltado para empréstimos em consignação, tendo sido o pioneiro neste nicho em solo nacional. O banco também atua em financiamentos de veículos, operações dirigidas a fornecedores de grandes empresas, investimentos para pessoas físicas e jurídicas, além de ter sido o pioneiro do país a oferecer um fundo de recebíveis.

Redação Sport Marketing

Londres constrói parque aquático para 2012

Londres adianta o início da construção do parque aquático dos Jogos Olímpicos de 2012 que começará nos próximos meses. A decisão foi tomada depois que as autoridades da cidade aprovaram o projeto. O LOGOC - Comitê Organizador dos Jogos de Londres afirmou que a construção da sede das provas aquáticas começará antes do início dos Jogos de Beijing, em agosto. A previsão de término das obras está prevista para 2011. O parque aquático será erguido no leste de Londres, dentro do Parque Olímpico, que abrigará, também, o Estádio Olímpico entre outras instalações õnde acontecerão as provas. Os custos desta construção estão em torno de US$ 598 milhões (aproximadamente R$ 995 milhões).

Redação Sport Marketing

Empresa ligada ao Grêmio sob investigação

O Ministério Público de Portugal, investiga a empresa TBZ, integrante do consórcio que irá construir a nova arena do Grêmio (foto), em Porto Alegre. A notícia foi divulgada pelo jornal 24 Horas, de Portugal. A razão das investigações seria uma desconfiaça de emissão de cheques sem fundo, sustação irregular de cheques e, até mesmo, de falsificação de produtos dos clubes que a empresa representa. O Grêmio, no entanto, diz não estar preocupado. Segundo declarou ao jornal Zero Hora o vice-presidente de planejamento do clube gaúcho, Eduardo Antonini, o consórcio da TBZ com a OAS somente vai ser assinado mediante seguro. De acordo com Antonini, o atual Estádio Olímpico só será entregue ao consórcio - uma prerrogativa do contrato - quando receber um patrimônio de maior valor, no caso, a nova arena. O projeto em que a TBZ se inclui foi escolhido no final de março pelo Conselho Deliberativo do Grêmio (ver matéria no arquivo Sport Marketing).

Redação Sport Marketing

Figueirense vende jogador para Borussia Dortmund

Felipe Santana, 22 anos, zagueiro do Figueirense foi vendido para o futebol alemão. O jogador será companheiro dos brasileiros Tinga e Dedê no Borussia Dortmund, atual vice-campeão da Copa da Alemanha. O valor da transação não foi divulgado, mas segundo o diretor esportivo do clube alemão, Michael Zorc, o Borussia teria pago "mais que um milhão de euros (R$ 2,5 milhões), mas menos de três". O contrato é de cinco anos, e se apresenta no novo clube na primeira semana de julho. No Figueirense, o jogador atuou em 85 partidas e marcou oito gols. O novo time do jogador tem a pior defesa no Campeonato Alemão, ao lado do Arminia Bielefeld, com 58 gols sofridos.

Redação Sport Marketing

FIA pretende fazer corte progressivo de custos

110 milhões de euros (cerca de R$ 281,6 milhões). Este é o teto do orçamento que a F1 quer para a temporada de 2011. De acordo com a revista Autosport, o limite de investimentos deve ser introduzido no começo do próximo ano. A meta, segundo o consultor da FIA, Tony Purnell, é fazer um corte progressivo dos custos sendo que o objetivo de 2009 é um máximo de 175 milhões de euros, no ano seguinte 140 milhões de euros e, em 2011, 110 milhões.O limite não cobriria gastos com os motores, o sistema recuperação de energia cinética, as ações de marketing e nem os salários de pilotos e chefes de equipe.

Redação Sport Marketing

Moscou cria decreto para facilitar vida de torcedores

Os torcedores que tiverem os ingressos garantidos para a final da Liga dos Campeões entre Manchester United e Chelsea, no dia 21 de maio no estádio Loujniki de Moscou, poderão viajar para a Rússia sem a necessidade de visto. O presidente russo, Dmitri Medvedev, assinou um decreto, possibilitando que as pessoas com ingressos e documentos de identidade reconhecidos pela Rússia entrem em Moscou entre 17 e 25 de maio.

Redação Sport Marketing

Fluminense e Adidas lançam novo uniforme

O Fluminense e a Adidas preparam o lançamento da coleção 2008/2009. A organização do evento prevê diversas ações promocionais a fim de buscar uma maior divulgação da nova linha. Dentre as novidades, os cinqüenta torcedores que formularem as melhores respostas para a frase “O que você faz para viver por essa camisa?” ganharão convites para participar do evento. Para isso, os tricolores deverão preencher o formulário na loja da Adidas no Shopping Leblon até esta quinta. Os torcedores do tricolor das Laranjeiras poderão assinar um jogo de camisas que será utilizado em uma partida do Brasileirão e um “camisão” que posteriormente será aberto pela torcida no Maracanã.

Redação Sport Marketing

Marta Suplicy entrega plano para Copa de 2014

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um plano para garantir a infra-estrutura de transporte aos turistas e à população na Copa do Mundo de 2014. Foram orçados investimentos de R$ 38,5 bilhões nos próximos sete anos para a construção de linhas de metrô, trem e corredores de ônibus nas cidades candidatas a sede do mundial. Entre todas as cidades, São Paulo receberá a maior parcela, R$ 15,3 bilhões para 65,6 quilômetros de metrô e 279,5 quilômetros de corredores de ônibus. "Estive na África do Sul (sede da Copa de 2010) e percebi que o grande gargalo é a questão do transporte. Temos estudos para garantir obras do metrô e corredores de ônibus, que permitam a mobilidade dos torcedores. Mas também estamos preparando as cidades, fazendo estudos sobre a necessidade de hotéis cinco estrelas. É um plano com o olhar do Ministério do Turismo" - explicou a ministra.

Redação Sport Marketing

Polônia dá ponta-pé inicial da Euro-2012

A construção do Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia, onde será realizado o jogo de abertura da Euro-2012 já começou com a colocação dos primeiros pilares. Erguida nos terrenos de um antigo estádio perto do centro da cidade, a nova arena terá capacidade para 55 mil espectadores. O custo total da obra será de 355 milhões de euros. "A obra está lançada. Recuperamos o atraso inicial e agora estamos completamente dentro dos prazos " - disse o ministro dos Esportos da Polônia, Miroslaw Drzewiecki. A Euro-2012 será realizada conjuntamente na Polônia e Ucrânia.

Redação Sport Marketing

Nike tem dificuldades com Corínthians e Flamengo

A Nike parece estar começando a colher o que plantou. Além de não etsar conseguindo renovar o contrato com o Flamengo, a fabricante americana de materias esportivos está também fora dos planos futuros do Corínthinas, outro time que sofreu graves problemas com relação à qualidade do atendimento e falhas na entrega dos uniformes fornecidos pela marca. O Timão, que também segue em crise com a Nike, que fornece o material esportivo por R$ 5 milhões anuais, anunciou um acordo para a abertura de 40 lojas oficiais do clube pela Grande São Paulo. Nestes planos, a Nike, cujo contrato tal qual o do Flamengo também vence em 2009, não está incluída. A negociação do Corinthians é com uma fábrica brasileira, a Poá Têxtil, com sede na zona norte de São Paulo. O valor que a diretoria corintiana negocia para receber, à vista, é de R$ 3 milhões - referentes à liberação para gerenciar as 40 lojas, em locais ainda indefinidos. De acordo com a negociação, o clube receberia ainda 15% (referente à utilização da marca) por venda efetuada nas filiais. Hoje, o Corinthians tem apenas uma loja oficial no Parque São Jorge da rede Roxos e Doentes que também pretende abrir mais uma loja em junho, no Shopping Metrô Itaquera. A Poá Têxtil é a mesma empresa que, junto com a Braziline, confeccionou as camisas da promoção "Nunca vou te abandonar", quando o time foi rebaixado para a Série B do Brasileiro, ano passado - outro projeto corintiano em que a Nike ficou de fora.

Redação Sport Marketing

Lewis Hamilton de carteira cheia

Tudo indica que o piloto inglês Lewis Hamilton começou a temporada com o pé direito no acelerador das grandes quantias. Mal ficou confirmado o contrato de US$ 20 milhões para endossar a marca Reebok, o piloto da McLaren já está conversando sobre outro lucrativo contrato de patrocínio pessoal. O jornal britânico 'The Times' noticiou que as conversas de Hamilton com o PepsiCo, empresa americana de bebidas, pode significar que o jovem de 23 anos já tomou o lugar de David Beckham, que após transferência para o futebol norte-americano, lucra atualmente cerca de 20 milhões de euros, entre seu salário no Los Angeles Galaxy e contratos publicitários, como o esportista britânico mais bem pago. Lewis Hamilton soma cerca de 30 milhões de euro pagos pela McLaren e principais patrocinadores. No ano passado Hamilton assinou um novo contrato de cinco anos com a McLaren-Mercedes no valor de 110 milhões de euros. Ainda de acordo com o jornal, a Pepsi "pode render o mesmo que o contrato com a Reebok, ou substancialmente mais". Desse modo, após apenas cinco vitórias na categoria, Hamilton poderá ultrapassar o recorde absoluto de ganhos na Fórmula 1, estabelecido por Michael Schumacher, que em sua carreira (1991 e 2006) conseguiu acumular um patrimônio de mais de 650 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

Inter-SM anuncia novas estratégias de marketing

O Inter-SM, o clube de Santa Maria vai anunciar o novo fornecer o material esportivo para o time no segundo semestre deste ano, quando a equipe vai disputar a Série C do Brasileirão. O time que comemora 80 anos, irá lançar uma edição especial de camisetas comemorativas. Além do novo fornecedor de material esportivo, uma das primeiras providências que a diretoria do Inter-SM tomará antes de começar a sua participação na Série C do Brasileirão é a construção de um site oficial do clube. O colorado está acertado com uma empresa de comunicação e marketing de Santa Maria, que ficará responsável pela criação e abastecimento da página na Internet. Pelo site, os torcedores poderão ficar por dentro das notícias do clube, comprar produtos oficiais da equipe e até se associar ao colorado.

Redação Sport Marketing

Macaca elimina dívidas

A Ponte Preta revelou que já conseguiu eliminar 226 processos contra o clube, sanando, assim, mais de R$ 7 milhões de dívidas. “Desde julho de 2005, a Ponte vem fazendo o possível para sanar todas as dívidas. Restam 34 processos em andamento, que dá cerca de R$ 1,8 milhão, além de outros 15 (processos) que estamos negociando, em torno de R$ 150 mil. Isso não é por conta somente do plano de administração (plano criado para ajudar o clube a controlar suas finanças), mas também por todo o esforço que a diretoria vem fazendo” - afirmou o advogado Renato Ferraz. O processo que pode custar mais caro à Ponte é o do jogador Marinho. Atualmente sem clube, ele pede R$ 34 milhões à Macaca.

Redação Sport Marketing

Fábio Rochemback volta ao Sporting

Fábio Rochemback é o primeiro reforço do Sporting para a próxima temporada. A direção da equipe portuguesa acertou o retorno do meia que defendeu o time nas temporadas 2003/2004 e 2004/2005. Rochemback, cujo contrato com o Middlesbrough, não foi renovado, assinou com o Sporting por três anos. "O acordo foi bom para ambas as partes. Aqui, conheço o clube e as pessoas. O fato de o time disputar a Liga dos Campeões também foi muito importante". Os valores do contrato não foram revelados.

Redação Sport Marketing

Pelé dá ânimo a projeto do Jabaquara e terá Museu em Santos

Pelé esteve no estádio do Jabaquara para anunciar o projeto Campus Pelé. Financiado pelo Banco Fator, o Campus Pelé dará um novo visual ao local e para a Zona Noroeste de Santos. Serão três campos de futebol, centro médico, refeitório, dormitórios, academia e um auditório para jovens carentes. "Espero concretizar o meu sonho e ver na minha aposentadoria, com 120 anos, a molecadinha correndo aqui" - vislumbrou o Rei do Futebol. A previsão é que as obras tenham início ainda neste mês, com expectativa de conclusão para 90 dias. O projeto transferirá o Litoral Futebol Clube para a sede do Jabaquara, dando seqüência ao trabalho de revelação de atletas conduzido por Pelé. O Rei está empolgado com a iniciativa. "Agora definitivamente acertamos com os jogadores do Jabaquara e vamos poder fazer três campos de futebol. Isso dará possibilidade de criar muitos jogadores". O Museu Pelé, com cerca de 2 mil peças sobre a trajetória do Rei do Futebol, também já tem local definido. Será construído no Casarão do Valongo, no centro de Santos. João Paulo Tavares Papa, prefeito do município, conseguiu a aprovação das obras no local em reunião com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Os valores dos objetos que integrarão o museu já estão sendo avaliados, para que seja feito um seguro. Em reportagem publicada pelo jornal A Tribuna, Pelé falou sobre aqueles que mais lhe marcam. "Existem itens que são de valor sentimental e não tem preço, como a caixa de engraxate ou a bola de pano guardada pela minha mãe", comentou. "Teremos também a assinatura do convênio com o Pelé para o início de captação de recursos para as obras" - disse.

Redação Sport Marketing