1 de mai. de 2008

Bike Puma brilha no escuro

A Puma acaba de lançar uma nova bicicleta para os fãs das pedaladas noturnas. Já está no mercado a Stealth Visibility da Puma, perfeita para ciclistas urbanos. A pintura de bicicleta é especial e brilha no escuro por até 3 horas. Um dos pontos positivos da bike é que a pintura brilhante pode aumentar a segurança de quem pedala em locais escuros ou durante a noite. Além disto, ela também é dobrável e tem um sistema de segurança que deixa a bike fora de ação, caso alguém tente roubá-la! A Puma Stealth Visibility Bike custa US$ 1.600 (lá fora) e está disponível nas cores laranja e buttermilk (que fica verde no escuro).

Redação Sport Marketing

Petrobras dá prêmios Speed Racer

A Petrobras já está articulando as ações promocionais da parceria da Petrobras com a Warner Bros. Pictures no filme Speed Racer, que estréia nos cinemas de todo o Brasil no dia 9 de maio. Quem abastecer entre 6 maio e 14 junho nos postos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre vai concorrer a uma viagem para Los Angeles e mais dez mil prêmios instantâneos. A viagem para Los Angeles inclui um passeio aos estúdios da Warner Bros. Para participar, é preciso abastecer o tanque com pelo menos de 25 litros de gasolina ou 35 de óleo diesel. O motorista então receberá um pacote com seis figurinhas (cards) colecionáveis, além de um cupom de participação. A cada dez dias será entregue um pacote diferente totalizando 24 'cards' para o jogo completo. Dentro dos pacotes, o consumidor poderá achar o cartão premiado com um dos dez mil prêmios instantâneos, como copos e canecas oficiais do filme e as miniaturas do carro da equipe Williams de F1 ou do Match 5. O consumidor deverá inscrever o cupom de participação recebido na Internet e preencher um cadastro no portal: http://www.cardspremiadospetrobras.com.br/.

Redação Sport Marketing

Puma lança tênis temático

A Puma fechou acordo com a Warner Bros e a Village Roadshow Pictures e irá criar uma nova coleção de tênis comemorativa ao filme "Speed Racer". O tênis Speed Racer Puma inspirado no filme é de couro e foi projetado com a tecnologia UNI a qual desperdiça menos material e tem menos costuras, um novo projeto que logo se tornará um clássico no meio de fãs de corridas. A Puma tem know how adquirido graças às parcerias com equipes da F1 e de Motovelocidade na produção de tênis para quem gosta de velocidade. O filme, baseado na série criada por Tatsuro Yoshida será o lançamento em 9 de maio nos Estados Unidos com estréia simultânea em um grande número de mercados internacionais, incluindo o Brasil. Nesta mesma data, o tênis Speed Racer Pumajá poderá ser encontrado nas lojas em duas versões diferentes: preto e branco. Entre uma aventura em alta velocidade e outra, não estranhe se você reconhecer em várias cenas e no cenário do filme uma marca bem brasileira. A Petrobras fechou parceria com a Warner Bros e a Village Roadshow e vai fazer várias "pontas" na telona. (ver matéria "Petrobras acelera na telona com Speed Racer" - arquivo Sport Marketing 09.02).

Redação Sport Marketing

África do Sul está confiante na Copa do Mundo FIFA de 2010

Um pesquisa realizada pela empresa African Response, na África do Sul apontou que 71% da população acredita que o país estará pronto para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2010. A pesquisa abordou 1.200 entrevistados e teve como meta descobrir a opinião da nação com relação aos preparativos para o evento. Os números apontaram um nível alto de otimismo da população. Durban é claramente a mais confiante das regiões, com 82% da população concordando que a África do Sul estará pronta. Houve um aumento impressionante de 8% com relação à última pesquisa. Já Johannesburg não mostrou o mesmo otimismo da última pesquisa e assinalou 72%, 10% a menos que os índices anteriores. O pessimismo pode ter sido estimulado pela recente alta das taxas de juros e o aumento dos preços do petróleo. Cape Town também mostrou uma baixa no índice de credibilidade com relação ao evento - de 62% na pesquisa anterior, agora apenas 59% se mostraram otimistas. A África do Sul já implementou e atualmente está administrando a preparação referente a hospedagem da Copa do Mundo. Esta preparação inclui áreas como transporte, telecomunicações, turismo, policiamento, segurança etc. A pesquisa também arguiu os entrevistados sobre a confiança no progresso referentes à infra-estrutura. Os problemas com o fornecimento de eletricidade chocam a opinião pública e afetam a confiança do país na habilidade de cumprir com as metas exigidas pela FIFA para a Copa de 2010. A pesquisa mostrou que de 52% dos entrevistados, agora apenas 36% crêem que o país conseguirá suplantar a demanada necessária de eletricidade em 2010. Com relação aos transportes, 76% dos africanos acreditam que os aeroportos estarão prontos para lidar com o aumento de visitantes em 2010. Os entrevistados de Johannesburg foram o mais confiantes (85%) neste quesito, seguidos pelos de Durban (84%), já Cape Town expressou o nível mais baixo de entusiasmo - 63%. Em média, a maioria (62%) concorda que as estradas estarão prontas até 2010. Perguntados sobre a importância da Copa do Mundo para o povo sul-africano, 77% acham que o significado do evento é alto. O prestígio da seleção africana de futebol, Bafana Bafana, também foi avalidado. Os últimos resultados positivos parecem ter aumentado a fé do país na seleção - 51% dos africanos crêem que Bafana Bafana estará pronta para enfrentar os demais times da Copa do Mundo e que poderá chegar às quartas-de-final da competição. Porém, essa mensuração deve ter sofrido alterações após a saída de Carlos Alberto Parreira como treinador da seleção africana, fato que certamente deve ter influenciado no otimismo dos torcedores.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Delegação do Canadá apresenta uniformes

Foi apresentada a nova coleção de uniformes e trajes esportivos que os atletas olímpicos canadenses vestirão durante os Jogos Olímpicos de Beijing. Os uniformes vermelhos e brancos são decorados com uma fusão de símbolos canadenses e chineses. As
cores primárias vermelha e branca da coleção são fruto da inspiração dos cinco elementos de astrologia chinesa:terra,madeira, fogo, água e metal. O desfile de apresentação dos uniformes oficiais da delegação do Canadá foi realizado pela Hudson's Bay Company (HBC), patrocinadora oficial do Comitê Olímpico do Canadá, em Toronto. O material dos novos uniformes é leve e confortável. "A prioridade para mim é definitivamente o conforto. Não gosto de nada muito apertado" - disse o remador olímpico Rachelle De Jong, que participou do desfile como modelo. "Eu acho que o uniforme além de bonito é bem leve e não é quente" - afirmou o nadador olímpico adicionado Colin Russell que também desfilou. Um dos detalhes é que a roupa foi projetada com tecidos e materiais ecologicamente corretos como derivados de bambu e algodão orgânicos."Nós usamos e abusamos do conceito do número '8' em toda a coleção"-disse o diretor de moda da HBC, Suzanne Timmins. "Oito é um número de sorte e místico para o povo chinês. Os Jogos começarão no dia oito, do oitavo mês, no ano 2008, às oito horas, oito minutos e oito segundos"-acrescentou. Os desenhistas incorporaram um elemento nos uniformes chamado B-Tube, que pode ajudar a proteger os atletas de poluição de Beijing. O tecido de poliéster com proteção de UV foi desenvolvido para bloquear a entrada dos raios solares ao mesmo tempo que filtra o ar. Os membros de time olímpico receberão cada um kit com 25 artigos como jaquetas, calças e calção, camisetas, tênis e bagagem. Os uniformes são a segunda coleção projetada pela HBC para a delegação canadense. Em 2005, a companhia se tornou patrocinadora do Comitê Olímpico do Canadá e obteve os direitos de produção de produtos olímpicos para os Jogos de Inverno de Turim 2006. A HBC tem os direitos até os Jogos de Londres 2012. Semana que vem, a equipe HBC começa a desenhar os projetos para a delegação canadense participar dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2010.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Mercado: British Airways anuncia parceria

A British Airways (BA) anunciou recentemente a cadeia francesa de Hotéis Sofitel Luxury Hotels como sendo o mais recente parceiro do seu Executive Club. A partir de agora, os membros do Executive Club podem receber 500 BA Miles cada vez que escolherem ficar alojados num Hotel Sofitel. Como oferta inicial, até 30 de junho de 2008, os membros do Executive Club irão ganhar o quádruplo de BA Miles quando efetuarem uma reserva do mínimo de duas noites em qualquer uma das mais de 170 propriedades Sofitel em todo o mundo. O Sofitel London Heathrow no Terminal 5 – o único hotel a ser construído na nova casa da British Airways – irá abrir as portas em junho de 2008. Com 605 quartos, será um dos maiores hotéis na Europa e será a maior inauguração no Reino Unido antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2012.

Redação Sport Marketing

Carrefour na mira chinesa

Como era de se esperar, centenas de chineses realizaram manifestações na frente de lojas da cadeia de supermercados francesa Carrefour, agitaram bandeiras da China e gritaram palavras de ordem contra a rede e a "independência do Tibet". O protesto ocorreu na frente de lojas da rede francesa localizadas nas cidades de Changsha, Fuzhou, Shenyang e Chongqing. Em Fuzhou (sul), os manifestantes distribuíram bandeiras chinesas e panfletos. Autoridades da cidade e cerca de 40 policiais mantiveram a ordem no local. Em Changsha (sul), cerca de 200 manifestantes tentaram convencer as pessoas a não realizar compras naquela loja. Na cidade turística de Xian, onde ficam os Guerreiros de Terracota, cerca de 25 jovens realizaram uma manifestação organizada do lado de fora do Carrefour, exibindo faixas vermelhas nas quais se liam as frases: "Boicotem o Carrefour o quanto antes" e "Boicotem a França". O Carrefour tornou-se alvo da indignação dos chineses, enfrentando manifestações de nacionalismo, depois do Revezamento da Tocha Olímpica em Paris, quando manifestantes aproveitaram a passagem da Chama para realizar protestos pró-Tibet. No mês passado, os chineses foram às ruas de várias cidades a fim de defender um boicote contra produtos franceses e investiram contra o Carrefour. Os usuários chineses da Internet acusaram a rede francesa de dar apoio a grupos pró-independência do Tibet que tentam atrapalhar os Jogos Olímpicos .

Redação Sport Marketing

Futebol envolvido em escândalo

Depois de dez anos, o Ministério Público Federal em Goiás obteve, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a confirmação da sentença da Justiça Federal contra o então deputado federal José Gomes da Rocha (atualmente prefeito) e o Itumbiara Esporte Clube. O prefeito José Gomes, que presidiu o time de futebol em 1996, foi condenado por improbidade administrativa. Segundo o MPF, como deputado federal, José Gomes contratou atletas profissionais de futebol para atuarem no Itumbiara Esporte Clube como se fossem secretários parlamentares. O time de futebol é acusado por ter se beneficiado diretamente da situação ilegal. Os jogadores contratados foram Arionaldo Antônio da Silva, Gilson Martins de Jesus, David da Silva Timóteo, Edilson Fernandes de Oliveira, Wellinngton Carlos Valadão e Ronaldo Ivo Nascimento. Além deles, as esposas de três atletas também foram contratadas para prestar serviços no gabinete do então deputado federal. Segundo o portal Ultima Instância, a sentença de primeiro grau decidiu pela suspensão dos diretos políticos de José Gomes por oito anos e a perda de mandato eletivo. Além disso, condenou os réus ao ressarcimento integral do dano causado ao Tesouro Nacional (no valor de R$ 42.434,95) e foi aplicada multa de cerca de R$ 85 mil. Dessa decisão, tanto o MPF-GO quanto os réus recorreram ao TRF-1. O tribunal acatou o pedido do Ministério Público Federal para a ampliação da condenação ao Itumbiara Esporte Clube. No recurso, pediu-se a proibição do time de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. O prefeito José Gomes e o Atlético Esporte Clube recorreram da decisão do TRF ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.

Redação Sport Marketing

Manchester United o clube mais rico do mundo

O Manchester United é o clube de futebol mais rico do mundo. De acordo com a revista norte-americana Forbes. O finalista da Liga de Campeões, que em fevereiro apareceu em segundo lugar na lista compilada pela Deloitte virou a mesa e agora está à frente do Real Madrid. A Forbes estimou que a equipe de Londres vale 1.800 bilhões de dólares. O Real Madrid aparece em segundo lugar, £646m (US$1,285b) e o Arsenal em terceiro avaliado em £603m (US$1,200b). O Liverpool é o quarto colocado na lista de 25 times e o Celta, único time escocês ocupa o 20° lugar na lista da Forbes. Os outros representantes britânicos na lista são Chelsea (oitavo lugar), Londoners Tottenham (12°), Newcastle (16°), Everton, West Ham, Manchester City e Aston Villa ocupam do 21° ao 24° lugares. A Forbes também destaca David Beckham como o mais bem pago jogador de futebol do mundo depois de juntar-se ao Los Angeles Galax, faturando £25m por ano (US$48.9m). O brasileiro Ronaldinho caiu para o segundo lugar enquanto o companheiro de time no Barcelona Thierry Henry ganhou £12.5m em salário e patrocínios na temporada 2006-2007.

Eis a lista:

1. Manchester United - 1,800 bilhões dólares
2. Real Madrid - 1.285
3. Arsenal – 1.200
4. Liverpool – 1.050
5. Bayern - 917 m
6. AC Milan - 798
7. Barcelona - 784
8. Chelsea - 764
9. Juventus - 510
10. Schalke 04 - 470
11. AS Roma - 434
12. Tottenham - 414
13. Olympique Lyon - 408
14. Inter Milão - 403
15. Borussia Dortmund - 323
16. Newcastle United - 300
17. Hamburgo - 293
18. Werder Bremen - 262
19. Valência - 254
20. Celtic - 227
21. Everton - 197
22. West Ham - 195
23. Manchester City - 191
24. Aston Villa - 190
25. Olympique Marselha - 187

Redação Sport Marketing

Mercado: Empresas investem em blogs

Carrefour, Tecnisa, Philips, Natura, Close Up, George Foreman Grill são algumas das várias empresas que aderiram aos blogs. Embora a maioria das companhias ainda demonstre medo de se expor nos blogs, abrir espaço para comentários, várias empresas não resistiram ao retorno de visibilidade que os blogs proporcionam. “É uma forma de alcançar o público jovem e novos consumidores” - explicou Luana Inocentes, gerente de produtos do George Foreman Grill. “Esse público pede inovação. O blog tem sempre novidades” - contou a gerente de marketing da Close Up, Camila Gravina. “O blog faz o cliente se lembrar da marca” - completou o diretor de marketing da construtora Tecnisa, Romeo Busarello.

Redação Sport Marketing