29 de abr de 2008

Prisões no Vietnã

Seis pessoas foram detidas em Hanoi, na capital do Vietnã, por protestarem contra os Jogos Olímpicos de Beijing, informou o jornal El País. A Tocha Olímpica chegou a Hanoi e vai percorrer a cidade Ho Chi Minh, antiga Saigão. Duas das pessoas foram detidas por exibirem um cartaz contra os Jogos Olímpicos. A polícia não forneceu esclarecimentos sobre o que terá conduzido à detenção das outras pessoas. De acordo com várias testemunhas, centenas de ativistas concentraram-se diante da embaixada da China em Hanoi, convocados através da Internet, para protestar contra a situação no Tibet e pela questão que divide o Vietnã e a China, devido à soberania das ilhas Spratly. A embaixada da China na Suíça se negou a receber uma delegação da Anistia Internacional (AI) que pretendia entregar um pedido assinado por cerca de 25 mil pessoas reivindicando que o país melhore os direitos humanos antes dos Jogos. A representação diplomática chinesa se negou a abrir as portas e os membros da organização de direitos humanos optaram por deixar diante da sede da instituição as caixas com as assinaturas recolhidas com o pedido "Beijing 2008: um pódio para os direitos humanos". A Anistia Internacional vai insistir em entregar à legação diplomática o pedido e conseguir ser recebida pelo embaixador chinês. "A AI tinha a intenção de lembrar à embaixada chinesa sobres promessas de melhorar os direitos humanos feitas quando foi dada à China a incumbência de organizar os jogos" - declarou Daniel Bolomey, secretário-geral da seção suíça da AI . A China pediu ao Dalai Lama que aproveite a oferta de diálogo e reiterou que, para isto, o líder espiritual dos tibetanos deve acabar com a violência no Tibet antes dos Jogos Olímpicos. "Destacadas autoridades aceitaram manter contatos com o Dalai Lama" - disse a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu, confirmando a informação divulgada semana passada pela agência oficial Xinhua. "Esperamos que o Dalai Lama saiba apreciar esta oportunidade, que reconheça a situação e adote medidas concretas para acabar com ações criminosas de violência. Que pare de sabotar os Jogos Olímpicos e de realizar suas atividades separatistas, para criar as condições do próximo passo das discussões", acrescentou. Jiang Yu afirmou que ainda não existe uma data para os primeiros encontros. "Pelo que sei, as questões específicas do diálogo ainda estão em discussão. Até o momento não temos os detalhes" - disse.

Redação Sport Marketing

Umbro e Figueirense até 2011

Juntos desde 1999, a Umbro e o Figueirense Futebol Clube renovam contrato de parceria até 2011. Os valores da negociação não foram revelados, mas a assinatura da parceria será festejada com o lançamento da nova coleção: camisetas de manga curta, comprida, camisas pólo, meiões e calções. São diversas peças de performance (oficiais, treino e viagem) e outras também na linha torcedor, todas baseadas nas cores tradicionais do clube: preta, branca e verde. O que mais chama a atenção entre os uniformes oficiais são as mudanças na camisa 3, com um visual que remete à camisa usada pelo clube na década de 70. Já para os torcedores, a Umbro segue a moda e aposta no visual retrô e apresenta como ícone os números dos grandes jogadores que tiveram sucesso dentro da história do Figueirense, conquistando títulos e cativando torcedores. A camisa oficial de jogo 1, permanece o tradicional design com listras verticais nas cores preta e branca. A novidade fica por conta dos recortes nas mangas em tecido com construção diferenciada e textura em relevo, e da gola “V” diferenciada e exclusiva. Nas costas, agora é usado um tecido micro perfurado para oferecer maior ventilação do corpo. Todas as três camisas oficiais trazem nos ombros o “duplo diamante” da Umbro. A camisa número 2, tradicionalmente branca, apresenta como diferencial um tecido leve de poliéster, detalhes em verde nos números e a mesma gola “V” completam as mudanças. Uma etiqueta desenvolvida em homenagem ao clube e aos fanáticos torcedores, na barra, traz os dizeres “FIGUEIRENSE – EU TE AMO COM FERVOR!” em todos os uniformes da nova linha.

Redação Sport Marketing

Skoda no Guiness Book

Pelo décimo sexto ano sucessivo, a Skoda patrocina a Federação Internacional de Hóquei sobre o gelo (IIHF) em campeonatos mundiais. Esse fato garantiu à marca Skoda a inclusão no Guinness Book - Livro dos Recordes - como o mais longo patrocínio principal em campeonatos mundiais de todos os esportes. O próximo mundial de hóquei acontecerá no Canadá. A Skoda fornecerá uma frota de 45 veículos prateados oficiais. A Skoda também é patrocinadora da seleção Tcheca e eslovaca e o logotipo está estampado nas camisetas e capacetes do time russo.

Redação Sport Marketing

Carrefour acusado de marketing de emboscada

De acordo com o jornal Beijing Times, o Carrefour China tentou realizar uma ação de marketing de emboscada e já foi repreendido. A rede de supermercados distribuiu bonés com o logo dos Jogos e camisetas para serem usadas pelos funcionários Carrefour, porém, foi advertida pelo BOCOG - Comitê Organizador dos Jogos - uma vez que a empresa francesa não é patrocinadora dos Jogos. O ato é uma violação das regras de direitos autorais e de proteção da marca do evento, que garantem às empresas ligadas ao evento utilizarem, com exclusividade, as logomarcas e demais direitos referentes aos Jogos. A ação de marketing de emboscada coloca a imagem do Carrefour na China, em uma situação ainda mais delicada, uma vez que a marca vem sofrendo fortes retaliações desde os protestos pro-Tibet no Revezamento da Tocha Olímpica na França (ver arquivo Sport Marketing).

Redação Sport Marketing

Pesquisa mostra nível de interesse nos Jogos

Uma pesquisa realizada pelo SPORT+MARKT avaliou o nível de interesse mundial pelos Jogos Olímpicos e o nível de consciência das marcas ligadas ao mega evento. De acordo com a pesquisa, o interesse mundial médio nos Jogos Olímpicos está em 52% e a consciência espontânea dos patrocinadores olímpicos dos Jogos de Beijing mostrou bons resultados, especialmente para as marcas internacionais. A empresa chinesa Lenovo (patrocinadora TOP mundial e do Revezamento da Tocha) lidera o ranking de reconhecimento entre os patrocinadores olímpicos com 38% de consciência pelos consumidores, seguida pela Coca-Cola (patrocinadora TOP mundial e do Revezamento da Tocha) com 36% e pela China Mobile (patrocinadora BOCOG) com 30%. A Samsung ((patrocinadora TOP mundial e do Revezamento da Tocha) e Yiligroup (patrocinadora BOCOG) tiveram 18 %, Banco da China (patrocinadora BOCOG) 17 % e Adidas (patrocinadora BOCOG), Haier (patrocinadora BOCOG) e Johnson & Johnson (patrocinadora TOP mundial) tiveram 14%. Os números de nível de interesse nos Jogos Olímpicos, mostram que as manifestações que ocorreram no Tibet e protestos mundiais durante o Revezamento da Tocha Olímpica não reduziram o interesse dos fãs do esporte mundial pelo evento. Vale ressaltar que além dos patrocinadores TOPs mundiais da plataforma de marketing do Comitê Olímpico Internacional, os patrocinadores do BOCOG, Comitê Organizador dos Jogos, ou seja, os patrocinadores locais também estão bem na pesquisa, uma mostra que o trabalho intensivo dos patrocinadores na China para ativar os direitos de marketing olímpico antes do começo dos Jogos teve ótimo resultado.

Redação Sport Marketing

Tóquio 2016 soma oito patrocinadores

A candidatura dos Jogos Olímpicos de Tóquio conta com mais dois patrocinadores. A empresa linhas aéreas All Nippon Airways e a empresa East Japan Railway se juntaram ao seleto grupo de patrocinadores oficiais da candidatura dos Jogos de Tóquio que agora somam o total de oito:
Asics, Descente, Yahoo Japan, TBC Group, Otsuka Corporation and Japan Airlines. A All Nippon Airways é uma das maiores empresas na região da Ásia, é membro da Star Aliance e provê serviços aéreos de alta qualidade para 965 destinos em 162 países. A empresa tem tradição em investimentos em marketing esportivo e é patrocinadora oficial na categoria linhas aéreas do Comitê Olímpico Japonês (JOC), apoiando os membros de delegação japonesa em eventos esportivos internacionais e ajudando a promover o Movimento Olímpico. O atleta campeão mundial de tênis de mesa Ai Fukuhara e embaixador da candidatura de Tóquio 2016 é patrocinado pela All Nippon Airways. A East Japan Railway, a maior companhia de estrada de ferro do Japão Oriental alcança todas as áreas metropolitanas. A empresa foi criada em 1987, depois de uma privatização e tem história no apoio ao movimento esportivo no Japão Oriental patrocinando um time do futebol profissional da liga japonesa, como também vários torneios para promover o esporte em âmbito nacional. Os valores das negociações não foram revelados.

Redação Sport Marketing