28 de abr. de 2008

Sharapova embaixadora das Nações Unidas

Nem só de pompa, festas, contratos de patrocínio e torneios de tênis vive a "Princesa da Sibéria". Depois do acidente nuclear, em 1986, os pais de Maria Sharapova foram obrigados a abandonar a Bielorrússia e emigrar para a Sibéria onde a tenista viria a nascer em 1987. Talvez por esta ligação, a atual n.º 3 do tênis mundial – que é também embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para o Desenvolvimento – já doou dinheiro em várias ocasiões para ajudar os atingidos pela catástrofe ocorrida há 22 anos e prepara-se agora para visitar, em breve, as áreas atingidas pelo acidente nuclear. Recentemete, a tenista completou 21 anos (ver arquivo Sport Marketing) e ganhou da TAG Heuer uma festa de aniversário na boate Tenjune, em West Village, Nova York.

Redação Sport Marketing

Eric Cantona - a voz dos gramados

O antigo craque francês há muito tinha o sonho de fazer um filme sobre fãs obcecados por futebol. Agora, ao que tudo indica, vai conseguir concretizá-lo. Segundo o “The Times”, o britânico Ken Loach vai associar-se a Eric Cantona nesse projeto, cujas gravações começarão já no próximo mês em Manchester, Inglaterra. Esta não é a primeira experiência cinematográfica de Cantona que, desde que deixou os campos, tem feito alguns papéis. No entanto, nesta produção, o antigo internacional não vai aparecer, mas apenas ser o narrador do filme.

Redação Sport Marketing

Michael Schumacher embaixador da Bacardi

Um dos primeiros atletas que após a aposentadoria passou a endossar produtos e marcas não necessariamente ligados ao conceito "esporte é saúde" foi o nadador Johnny Weissmuller que seria o mais famoso ator a fazer o papel de Tarzan, em Hollywood. "Me Tarzan, you Jane" – continua sendo uma das frases mais famosas do cinema Hollywoodiano. Em 1950 Johnny Weissmuller ainda era um sucesso e foi convidado a fazer vários anúncios publicitários como da marca de cerveja Pabst Beer (foto). Cinquenta e oito anos depois, prestes a se eternizar nas telas de Hollywood sendo o ator principal de um filme que contará a própria saga nas pistas, o ex-piloto sete vezes campeão do mundo da F1, Michael Schumacher será o embaixador da Bacardi. A idéia da campanha institucional da Bacardi é educar para beber com juízo e chama-se “Os campeões bebem responsavelmente”. Schumi estará envolvido em diversas iniciativas e ações publicitárias, publicidades e ações de relações públicas. “Como uma companhia global de bebidas, tomamos muito seriamente a nossa responsabilidade de educar os consumidores sobre beber responsavelmente” - afirmou Andreas Cembler, presidente e administador executivo da Bacardi Limited. A campanha “Campeões bebem responsavelmente” irá envolver 40 países e difundir a mensagem de Schumacher: “Quando saio para uma bebida, o meu carro fica em casa”. Os valores do negócio não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

Golden Cross forte em Beijing

A Golden Cross segue apostando em ações de marketing esportivo e em Beijing estará com fortes chances de subir no pódio e ganhar uma medalha. A empresa, que é patrocinadora colocar do ginasta Diego Hipólito, campeão mundial e dono de três medalhas olímpicas, também patrocina o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e foi a responsável pela assistência médica dos 5.500 atletas dos 42 países participantes nos jogos Pan-Americanos de 2007. Ao todo, foram realizados 4.000 atendimentos durante as duas semanas de competições. Em Beijing, a Golden Cross pretende repetir a dose. A empresa irá oferecer plano de saúde para todos os atletas olímpicos brasileiros que representarão o país nos Jogos. O BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos irá oferecer atendimento médico local às delegações de todas as nações. Em complemento, a seguradora brasileira irá prestar o serviço, em parceria com a Brasil Assistência. De acordo com o gerente de Comunicação e Marketing da Golden Cross, Marcio Victer, a empresa tem como meta participar dos principais eventos esportivos brasileiros na condição de assistência médica oficial. O objetivo, segundo ele, é vincular a marca à qualidade dos serviços da seguradora. "Esporte e saúde andam necessariamente juntos. Portanto, a ligação da imagem da Golden Cross ao esporte ocorre de modo natural e com total pertinência", diz ele. Quem também está na contagem regressiva para Beijing é a BB Seguro Auto. Desde 2006, a empresa apóia as atletas Renata e Talita - atualmente a 2ª melhor dupla nacional no ranking mundial de vôlei de praia feminino. Caso mantenham essa posição, as duas garantem uma vaga para a competição em agosto, na China. No vôlei de praia masculino, a BB Seguro Auto patrocina os atuais campeões nacionais: Franco e Pedro Cunha, patrocinados desde 2005 e 2003, respectivamente. Eles são a 4ª dupla brasileira no ranking, o que os torna fortes candidatos a uma vaga para os Jogos que são uma plataforma de marketing internacional de grande poder.

Redação Sport Marketing

Brasil de olho nos negócios da Copa de 2010

Ciente da preocupação da África do Sul, sede da Copa de 2010, com relação a prováveis problemas com energia elétrica (ver matéria no arquivo Sport Marketing), empresas brasileiras pretendem vender experiência em superar apagões sem investimentos elevados e faturar parte dos gastos em infra-estrutura que o país africano terá para sediar o evento. Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 30 empresas brasileiras vão à África do Sul em maio. A visita faz parte de um programa chamado "Brasil Tecnológico", cujo projeto-piloto foi realizado em novembro, no México. Em fevereiro, empresários que foram ao país venderam US$ 1,9 milhão em transformadores de energia para a concessionária local Eskom. Outra área potencial é a de energia solar. O Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de Minas Gerais busca empresas brasileiras para ocupar esse nicho. O Brasil tem a tecnologia mais desenvolvida do mundo em aquecimento de chuveiros com energia solar e o custo é cinco vezes menor que o da Inglaterra, principal fornecedor da África do Sul. Já a indústria de telecomunicações quer aproveitar a necessidade de os sul-africanos instalarem 3 mil pontos de TV até 2010, para transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Uma licitação para aquisição e instalação dos transmissores será realizada em setembro. O gerente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, Carlos Henrique Ferreira, disse que será criado um consórcio brasileiro para disputar a concorrência, cujo contrato é de US$ 45 milhões.

Redação Sport Marketing

Williams ecologicamente correta

A Williams adquiriu uma parcela de ações da Automotive Hibrid Power Ltd., empresa que desenvolve a coleta e o uso de energia emanada por outras partes do carro. A escuderia inglesa aposta que a AHP terá uma influência direta no desenvolvimento do KERS. O KERS é um sistema de reutilização de energia cinética liberada pelos pelos freios, transformando em extra potência, que poderá ser ativada através de um botão no volante que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pretende implementar até 2009, porém, nem todas as equipes apóiam a idéia. "Apoiamos a iniciativa da FIA em todo negócio relacionado a sistemas de energias recuperadas, que farão da F-1 uma categoria em harmoniacom o meio ambiente. Essa tecnologia será útil para reduzir a emissão de carbono dos bólidos" - afirmou Patrick Head. A equipe de Frank Williams e Patrick Head recebe o apoio de montadoras como Honda e BMW. Renault e McLaren são contra a implantação do KERS, mesmo assim, a FIA propõe um desenvolvimento intenso do sistema até 2011, sugerindo até um estudo sobre a obtenção de energia similar em outras partes do carro, gerando aos times, como conseqüência, um maior ganho de potência.

Redação Sport Marketing