24 de abr de 2008

Wembley cheio de pompa e dívidas

Um escândalo do tamanho de Wembley fora de hora. O estádio de £800 milhões apenas no primeiro ano de operações teve um gasto equivalente a £22 milhões. Esses números oficiais seriam anunciados apenas no próximo mês, mas o choque financeiro da Arena londrina já está vazando. Os altos custos de manutenção estão entre as causas mais significantes do furo orcamentário. O quesito segurança, devido ao receio de atentados terroristas nos eventos esportivos do ano passado ficaram 50% acima do orçamento. A Associação Inglesa de Futebol (FA) e a Wembley National Stadium Ltd (WNSL), responsável pela administração do Estádio, pretendem assinar um acordo com um grupo de bancos para refinanciar os £433 milhões dos empréstimos realizados em 2002 pagar financiar a construção da Arena. A meta é estender o prazo de pagamento do empréstimo de 16 para 25 anos. Por um lado, existe o temor que o refinanciamento enfraqueça a Associação Inglesa de Futebol, justamente num período delicado como o atual, em que a Inglaterra dá início ao projeto para sediar a Copa do Mundo de 2018 e o foco dos organizadores será o desenvolvimento mundial do futebol. Já a WNSL acredita que o refinanciamento irá tirar o Estádio do buraco financeiro a longo prazo, contando com os novos £550 milhões de contratos de direitos de televisão. O novo estádio tem 90 mil lugares e é o segundo estádio europeu em capacidade, apenas ultrapassado pelo Nou Camp, em Barcelona. A Associação Inglesa de Futebol está preocupada com os reflexos do escândalo financeiro de Wembley justamente agora que aprovou totalmente o projeto da candidatura para a Copa do Mundo após estudar um relatório de 63 páginas que coloca na ponta do lápis o custo estimado e a estrutura a ser utilizada no evento. O relatório foca os benefícios que uma Copa do Mundo na Inglaterra poderia trazer para o desenvolvimento do futebol no mundo. Segundo o relatório, a Inglaterra se compromete a produzir um legado que criará mais oportunidades do esporte crescer em todas as partes do planeta. A comissão também aprovou um processo de seleção para as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo e o orçamento para a concorrência mundial cujos gastos devem girar em torno de US$ 29,5 milhões. O próximo passo da Federação será encontrar uma companhia subsidiária para administrar o projeto, nos moldes da que venceu a disputa pelos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A última vez que a Inglaterra sediou uma Copa do Mundo foi em 1966, quando faturou o único título na história da competição. Também estão concorrendo à candidatura da Copa de 2018: Estados Unidos, México, Canadá, Bélgica, Holanda, Espanha, Rússia, China, Japão e Austrália. A decisão da FIFA será revelada apenas em 2011.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Chama em Tóquio

A Chama Olímpica chegou na manhã desta sexta-feira (horário local) ao Japão. O Revezamento da Tocha Olímpica acontecerá na cidade de Nagano (centro), organizadora dos Jogos Olímpicos de inverno de 1998. O fogo olímpico chegou ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, procedente da capital australiana, Canberra. O Revezamento em Nagano ocorrerá no sábado, em um percurso de 18,7 km, e será acompanhado por 3 mil policiais. A saída, uma parada na metade do percurso e a chegada do Revezamento serão fechadas ao público por razões de segurança, anunciaram na quinta-feira as autoridades japonesas. A Tocha viaja acompanhada por um grupo de 130 pessoas em um ônibus que está sendo protegido por duas caminhonetes blindadas e cercado por veículos da Polícia, em função da possibilidade de ocorrerem manifestações de grupos pró-tibetanos, segundo a imprensa local. Participarão do revezamento 80 pessoas. A primeira delas será Senichi Hoshino, que treinou a seleção de beisebol do Japão.

Redação Sport Marketing

TAG Heuer promove festa para Sharapova

A TAG Heuer promoveu a festa de aniversário da tenista Maria Sharapova. A comemoração da maior idade da russa foi em grande estilo, na boate Tenjune, em West Village, Nova York. "Há alguma coisa de especial nesta cidade" - comentou a tenista, que trajou um vestido azul fatal e pousou para várias fotos com o relógio TAG marca que ela endossa desde 2004. A boate foi decorada com flores e painéis fotográficos da ganhadora de três títulos de Grand Slam. "Adoro flores! Essa é a primeira coisa que compro quando chego em casa. De alguma forma, rosas amarelas e peônias sempre me fazem feliz."

Redação Sport Marketing

Candace Parker é garota Gatorade e Adidas

A jogadora americana de basquete Candace Parker tem muito o que festejar. No início deste mês, Candace foi indicada para jogar nos L.A. Sparks, um time da WNBA. Agora as propostas de patrocínio estão começando a surgir. A Gatorade convidou Parker para endossar os isotônicos dando à jogadora a possibilidade de escrever mais um capítulo vitorioso na história do marketing da empresa. Candace será a primeira negra a endossar o produto. Os valores do contrato não foram revelados. "A Gatorade faz parte da minha carreira. Foi o meu primeiro patrocinador quando comecei no basquete" - disse Parker. Parker também assinou um endosso com a Adidas. Os detalhes sobre o negócio com a fábrica alemã de materiais esportivos não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

Saga de Schumacher vira filme

Das pistas para as telas de Hollywood. A saga do piloto alemão Michael Schumacher será contada no cinema. De acordo com Willi Weber, o agente e conselheiro do ex-piloto sete vezes campeão do mundo de F1, em entrevista à revista alemã Bunte, um produtor está interessado em fazer um filme contando a vida e trajetória vitoriosa de Schumacher. Aos 39 anos, Schumi se despediu das pistas profissionalmente em 2006, mas ainda tem acelerado em algumas provas de kart e até em competições de motovelocidade, além de dar uma força para a Ferrari. Durante toda a carreira, ganhou 91 Grands Prix, subiu 154 vezes no pódio entre 1991 e 2006 e entrou para a história do automobilismo e da F1 como o piloto mais bem sucedido em história. O ator que interpretará Michael Schumacher será ninguém mais que Michael Schumacher, que apesar de aposentado ainda segue faturando em endossos publicitários, como da Omega. Bruce Willis será o narrador e teria como parceiro o comentarista Murray Walker. Para quem não sabe, Schumi fez uma ponta no filme "Asterix nos Jogos Olímpicos" e emprestou a voz para o filme animado "Cars".

Redação Sport Marketing

AT&T lança uma campanha on-line

Como parte do patrocínio do USOC - United States Olympic Committee, Comitê Olímpico dos Estados Unidos, a AT&T lançou uma campanha on-line e de telefonia móvel que promete levar oito internautas consumidores com tudo pago para Beijing. Os oito vencedores do prêmio principal também receberão cada um, passagens para um acompanhante, hospedagem em hotéis cinco estrelas, ingressos para eventos, além de poderem encontrar com os atletas americanos patrocinados pela AT&T. A campanha "Como você se conectou?," foi desenvolvida pela agência Omnicom, baseada em Dalas, uma empresa especializada na área de entretenimento, esportes e que faz consultoria em marketing esportivo para AT&T. Os consumidores podem participar da campanha realizando um registro no portal http://www.att.com/. Já os clientes de telefonia móvel AT&T podem enviar a mensagem de texto "TeamUSA to 2008". A empresa também está realizando outras ações de marketing esportivo utilizando a imagem de alguns atletas americanos que vão aos Jogos Olímpicos de Beijing como a ginasta de medalha de ouro Mary Lou Retton e o nadador Michael Phelps, todos patraocinados AT&T. A empresa também desenvolveu um portal na web, http://www.attblueroom.com/, que oferece conteúdo em vídeo informativo sobre treinamentos on-line de esportes específicos que também pode ser acessados por celular.

Redação Sport Marketing

Mercado: Lucros da PepsiCo sobem

Os lucros da fabricante de bebidas PepsiCo aumentaram 4,7%, no lucro líquido, no primeiro trimestre deste ano. A gigante do setor de bebidas e alimentos registrou lucro de US$ 1,15 bilhão entre janeiro e março deste ano, contra US$ 1,1 bilhão nos primeiros três meses do ano passado. Nas mesmas bases de comparação, a receita líquida da empresa aumentou 13%, para US$ 8,33 bilhões. Os resultados da segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo foram impulsionados pelo aumento das vendas fora dos EUA. As vendas internacionais contribuíram para 44% das receitas totais da Pepsi, contra 41% no ano passado. As vendas totais da Pepsi aumentaram 13% para 8,33 mil milhões de dólares (5,29 mil milhões de euros). As informações são da Dow Jones.

Redação Sport Marketing

Best Buy patrocina Nascar

A rede Best Buy irá batizar a corrida de 1 de junho da Nascar, em Dover, que passa a se chamar Best Buy 400. Os valores do negócio não foram revelados. A Best Buy também é patrocinadora do piloto Elliott Sadler que dirige o carro número 19. O final de semana que antecede a corrida em Dover começará com um show beneficente no dia 31, com a banda Emerson Drive, que também será a responsável por tocar o hino americano no dia da prova.

Redação Sport Marketing

Vem aí surpresas para torcida do Coxa

A diretoria do Coritiba, que recentemente acertou patrocínio com a Previsul e com a Lotto, apresentará o novo plano para a captação de sócios. Os detalhes dos novos planos ainda não foram revelados, mas sabe-se que o nome do projeto é Vencer. As nividades serão divulgadas em entrevista coletiva no Couto Pereira. Além disso, nas próximas semanas, está previsto o lançamento de uma camisa comemorativa do clube, já pensando no seu centenário, que ocorrerá no próximo ano. Atualmente, o torcedor que é sócio e freqüenta as arquibancadas, paga um valor mensal de R$ 31.

Redação Sport Marketing