17 de abr de 2008

A volta dos que não foram

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) extinguiu o processo na esfera esportiva que condenara, no final do ano passado, a três anos de suspensão o ex-presidente do Corinthians, Alberto Dualib, e o ex-vice-presidente do clube, Nesi Cury. Os auditores do Pleno do STJD concluíram que houve um erro técnico na condução do processo. "Houve demora entre o dia do conhecimento dos fatos e a oferta de denúncia pela justiça esportiva. O processo morre por prescrição" - disse o presidente em exercício do STJD, Virgilio Val. Dualib e Cury foram punidos em primeira instância pela justiça esportiva por terem, de acordo com os auditores da 1ª Comissão Disciplinar do STJD, se beneficiado da parceria entre Corinthians e MSI. Agora, Dualib e Cury estão livres para voltar a ter atividades formais na área esportiva. O atual presidente do clube, Andrés Sanchez, também havia sido julgado pelo STJD, no final do ano passado, mas foi absolvido, já que a defesa havia desqualificado a acusação por dizer que Sanchez não tinha poder de decisão na antiga administração.

Redação Sport Marketing

Umbro é Atlético até 2011

A fabricante de material esportivo Umbro renovou contrato com o Atlético até 2011. O anúncio foi feito pelos presidentes da empresa e do clube no evento de lançamento da nova coleção de uniforme do Furacão. A Umbro é parceira do Rubro-Negro desde 1997, quando substituiu a Rhumell como forncedora dos equipamentos esportivos do clube. No ano passado, a empresa inglesa foi comprada pela multinacional norte-americana Nike. Mesmo a mudança de comando em nível internacional não modificou a boa relação com o Atlético. O contrato atual entre Atlético e Umbro havia sido firmado em 2005 e se encerraria no próximo mês.

Redação Sport Marketing

DHL e Selsun Azul patrocinam concurso "Tênis Mágico"

O concurso "Tênis Mágico", realizado pela terceira vez pelos canais ESPN e ESPN, Brasil vai levar um fã das raquetes para Paris. O premiado terá direito a levar um acompanhante para assistir ao Grand Slam de Roland Garros e visitar a Disneyland Resort Paris. Os interessados devem acessar o site (http://espnbrasil.terra.com.br) e responder à pergunta: "Qual foi o momento mais mágico de sua vida?" O vencedor leva ainda US$ 500 para despesas durante os cinco dias de viagem. Outros 15 colocados receberão kits do canal. O concurso é patrocinado por DHL e Selsun Azul. A promoção é válida até o dia 6 de maio e o vencedor será conhecido no dia 9 de maio. A viagem será entre 25 e 30 de maio. A ESPN transmitirá o torneio de Roland Garros entre 25 de maio e 8 de junho.

Redação Sport Marketing

Roger Guerreiro é polaco

O lateral brasileiro Roger Guerreiro se naturalizou polaco. O ex-jogador do Flamengo e Corinthians, atualmente no Legia de Varsóvia, pode, assim, ser convocado para o Euro-2008. "Estou muito feliz porque já esperava há muito tempo obter a cidadania polaca. Estava começando a ficar nervoso. Agora que a obtive, prometo representar a Polônia o melhor que puder dentro dos gramados e em qualquer outra situação" - disse Roger. "Damos a ele as boas vindas na esperança de que seja feliz na nossa seleção nacional na Euro-2008 e, claro, na Euro-2012" - comentou o presidente Lech Kaczynski ao desejar-lhe boa sorte, durante uma cerimônia pública. O jogador espera agora pela autorização da FIFA para poder jogar pela seleção polonesa. A Polônia está no Grupo B da fase final da Euro-2008 e terá como adversários Alemanha, Áustria e Croácia.

Redação Sport Marketing

Pressão aos patrocinadores

Organizações de direitos humanos lançaram uma campanha global ante as empresas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de Beijing para que pressionem as autoridades chinesas a respeitar os direitos humanos. Cerca de 30 manifestantes da Anistia Internacional e Repórteres Sem Fronteiras, carregando cartazes e placas, foram para a frente do Hotel Dupont de Wilmington (Delaware), Estados Unidos onde se reuniam acionistas da Cola Cola, para protestar. "Queremos que as corporações adotem nossos princípios para os direitos humanos" - disse o diretor da organização Repórteres Sem Fronteiras para as Américas, Benoir Hervien. "Apenas os chefes de Estado estão sendo chamados para um boicote à cerimônia de abertura, porque assim as autoridades chinesas vão compreender que a comunidade internacional não aceita a violação dos direitos humanos" - acrescentou.

Redação Sport Marketing

Mercado:Sandero nem falta falar!

A Renault e a Nokia lançaram no mercado uma edição especial do carro Sandero. O carro é equipado com quase tudo e nem falta falar, pois contém diversos artigos de tecnologia móvel. O novo modelo é vendido com sistema de navegação GPS, além do aparelho Nokia N95 já desbloqueado, Continental VDO CD Player Bluetooth e acessórios kit veicular Nokia CK-20W que permitem a integração entre o celular, o carro e o aparelho de som via conexão Bluetooth. Um espetáculo. Alguns modelos do Sandero Nokia poderão ser vistos em São Paulo divulgando a promoção.

Redação Sport Marketing

Traffic de olho em Xandão

O zagueiro do Guarani Xandão pode ser negociado pela Traffic e ir jogar no Palmeiras. “Já conversei com os meus procuradores e eles me confirmaram a proposta. Não é só boato, existe mesmo uma proposta. Agora, meus procuradores vão se reunir com a diretoria do Guarani, para passar a proposta. Não sei como vai ficar”, afirmou Xandão, em entrevista ao portal Futebol Interior. Xandão tem contrato com o time campineiro até junho de 2010 e para sair do Bugre alguém terá que pagar uma multa rescisória de R$ 7.500.000.,00 – quase 10 milhões de euros. Desse valor, 70% pertence ao Guarani. O Xandão tem direito somente a 30%. “Se a Traffic pagar vai ficar bom tanto para o Guarani como para mim. Tomara que pague” - comentou o zagueiro, revelando interesse de se transferir.

Redação Sport Marketing

Mercado: Jogos Olímpicos estimulam venda de moeda chinesa no Brasil

A aproximação dos Jogos Olímpicos de Beijing tem estimulado a procura no Brasil do yuan afirmou o analista de marketing do Banco Rendimento Renato Douek, especializado em remessas estrangeiras. “O desenvolvimento rápido da economia chinesa aumentou a procura do yuan nos últimos anos, mas o evento tem impulsionado ainda mais as vendas da moeda chinesa. As pessoas podem comprar a moeda chinesa em outros países, se fizerem uma escala antes de chegar à China, mas é muito mais prático sair do Brasil levando a moeda local com antecedência” - observou Renato Douek. O Banco Rendimento vende yuans por meio das operadoras de câmbio Action e Cotação, que somam 42 lojas em centros comerciais e empresariais, hotéis e locais de grande circulação de pessoas em 11 Estados brasileiros, incluindo Brasília e cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. No Brasil, 1 yuan custa 0,25 reais, e 1 dólar é comercializado por aproximadamente 7 yuans. Fundado em 1992, o Banco Rendimento atua há cerca de sete anos no mercado de câmbio flutuante e turismo. Em 2003, adquiriu a operadora Cotação, maior distribuidora de câmbio do Brasil, com mais de 200 mil clientes. A instituição é um dos maiores fornecedores de papel moeda estrangeiro.

Redação Sport Marketing

Em cima do lance e da hora

Os árbitros da EURO 2008 foram presenteados com um "senhor" relógio desenhado com exclusividade para a fase final, pela Hublot, relojoeira e cronometrista oficial do torneio. O director-executivo da Hublot, Jean-Claude Biver, deu a todos os 44 juízes um relógio (foto), durante uma conferência de imprensa em Zurique, que marcou o início do seminário pré-torneio das equipes de arbitragem. Não adianta procurar nas lojas, o modelo não será vendido. Os relógios foram desenhados para serem usados em jogos de futebol e incluem cronômetros especiais de 45 e 15 minutos, que podem ser lidos no centro do mostrador. O movimento foi desenvolvido pela Hublot em conjunto com a Dubois-Dépraz. "Estou convencido que este relógio vai permitir à Suíça brilhar, não só em termos de produtos feitos no país, mas também nos campos" - explicou Biver. Após apresentar os relógios que os árbitros vão usar na Eurocopa 2008, a UEFA passou sérias determinações aos juízes a fim de que a violência seja punida, assim como as conhecidas reclamações dos jogadores durante a competição. Será utilizado o vídeo tape após os jogos.

Redação Sport Marketing

Alemães não querem boicotar transmissão

Parlamentares alemães pediram às principais emissoras de televisão do país que não transmitam as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, como protesto pela política chinesa no Tibet, informou o jornal Bild. "Os canais públicos deveriam se negar a cobrir este acontecimento propagandístico" - afirmou Kai Wegener, parlamentar do Partido Democrata-Cristão, o mesmo da chanceler Angela Merkel. O político verde Volker Beck tem a mesma opinião. "Se a situação dos direitos humanos não melhorar, as emissoras públicas deveriam considerar não transmitir as celebrações". Um porta-voz do canal ZDF afirmou que até o momento não contempla um boicote da cerimônia de abertura dos Jogos de Beijing.

Redação Sport Marketing

Santander se prepara para GP da Inglaterra

Em Londres não se fala em outra coisa. A Abbey, do Grupo de Santander, contratou a empresa Inferno para realizar uma série de campanhas de promoções com relação ao patrocínio na Fórmula 1. O banco é patrocinador da equipe Vodafone McLaren Mercedes e dá nome ao Grand Prix da Inglaterra em Silverstone - o Santander British Grand Prix. O Santander se tornou um patrocinador da McLaren em 2007 a partir de um contrato de duração de cinco anos. No ano passado, o Santander comprou od direitos de naming rights do GP da Inglaterra, realizado no circuito de Silverstone, ao substituir a marca de cerveja Foster em acordo de £6m por de três anos. A agência Inferno, irá realizar promoções internas e externas, ambos on-line e offline. Muito do trabalho ficará centrado na imagem do piloto inglês da McLaren, Lewis Hamilton que é um dos embaixadores da marca de relógios TAG HEUER.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Cristiano Ronaldo - o embaixador

Não há como negar o crescente sucesso publicitário de Cristiano Ronaldo - o embaixador! Agora, o jogador português, do Manchester United, fechou contrato com a marca de isotônicos Soccerade e irá fazer os anúncios publicitários mundialmente (foto). Os valores contratuais são mantidos em segredo absoluto, ma ssabe-se que a bebida, cuja fórmula é direcionada especificamente para atender às necessidades físicas de jogadores de futebol, usará o jogador em campanhas de lançamentos nos mercados europeus, inclusive no Reino Unido. Em países onde Ronaldo é menos popular, a marca recrutará jogadores locais. A bebida Soccerade é um energético, livre de cafeína e visa fazer frente mercadologicamente aos isotônicos Powerade (Coca-Cola) e Gatorade (Pepsi), que também se utilizam de estratégias de marketing de alto nível. A Soccerade será lançada em Portugal no próximo mês, antes da chegada do produto no mercado inglês, uma vez que a Leppin, a dona da marca, ainda está buscando um distribuidor no Reino Unido. Ronaldo, que é o quarto jogador mais bem pago do mundo, também é embaixador de marca global Nike e garoto propaganda da nova chuteira Mercurial Vapor IV. No comercial da Nike, Ronaldo aparece usando a chuteira e correndo contra um carro de Bugatti Veyron.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Chineses vermelhos de raiva e de rancor

Rancorosos com França, Estados Unidos e Londres, países por onde o Revezamento da Tocha Olímpica foi cometido por várias manifestações pró-Tibet e contra o regime ditatorial da China, os chineses estão prá lá de vermelhos de raiva. A primeira retaliação veio contra a rede de hipermercados Carrefour (ver matéria no arquivo Sport Marketing). Desde blogs na Internet a mensagens curtas por telefone, de correios eletrônicos a mensagens instantâneas nos serviços de conversas na rede, os consumidores chineses estão recebendo mensagens para se recusarem a comprar marcas e produtos franceses, numa campanha que visa sobretudo os hipermercados Carrefour, líder no mercado a varejo na China. "Se ama o teu país, não vá ao Carrefour entre 08 e 24 de maio, três meses antes dos Jogos Olímpicos, porque os seus acionistas apoiam o Dalai Lama. O presidente francês diz que vai boicotar os Jogos, mas nós vamos boicotar os produtos franceses" - refere uma mensagem curta em chinês que circulava em Beijing. O Carrefour divulgou um comunicado negando qualquer envolvimento em questões políticas da China. "As informações que circulam na internet sugerindo que o Grupo Carrefour envolveu-se de alguma forma nas questões de política interna da China ou em suas relações internacionais são falsas e infundadas", disse a empresa. Não satisfeitos com a falta de audiência referente ao Carrefour, alguns chineses pretendem colocar no roteiro de protestos e boicotes as redes McDonald's e KFC. Com relação ao McDonald´s o protesto poderá ser um tiro no pé, já que a rede de comida fast food, é patrocinadora TOP do programa de marketing do COI e será a comida oficial dos Jogos no Midia Center, International Olympic Broadcasting Center e na Vila Olímpica. Ou seja, o COI acabará se envolvendo direta ou indiretamente no movimento e vai pedir ajuda ao Bocog - Comitê Organizador dos Jodos de Beijing, que vai acionar a tradicional força militar chinesa. Segundo os manifestantes chineses, a retaliação é contra a "mídia ocidental" que, segundo eles, distorce tudo sobre a China. Uma mensagem eletrônica que circula na rede aqui na China marca as datas em que serão realizadas as manifestações. O supermercado fica sem clientes, caso se confirme o boicote, em maio. O fast-food fica às moscas em junho. Hoje, alguns jovens fizeram uma breve passeata em frente a uma padaria perto da estação de Wudaokou. A loja se chama "Tous les Jours" (Todos os dias, em francês - mas a rede de lojas é coreana).

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

Gestão colocada em questão no Paraná e na FPF

Babado forte correndo livre nos campos do Paraná. O chefe da Casa Civil do governo Requião, Rafael Iatauro, e o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, foram acusados, em queixa-crime encaminhada no início da semana ao Ministério Público estadual, de utilização de recursos públicos na campanha pelo comando da Federação Paranaense de Futebol. Com o apoio do grupo do governador Roberto Requião, Iatauro é candidato a presidente da federação, tendo Gomyde como candidato a vice. De acordo com a denúncia, protocolada no MP por Valdir da Silva Rosa, os dois teriam usado o repasse de verbas para clubes de futebol amador da Capital como forma de amealhar votos na disputa pelo comando da FPF. A matéria publicada pelo Jornal do Estado, afirma que o chefe da Casa Civil prefeiriu não se pronunciar, repassando a responsabilidade de responder a acusação a Gomyde. O presidente da Paraná Esporte, por sua vez, através de assessores, atribuiu a denúncia a tentativa de adversários de atingir sua chapa. Segundo ele, os R$ 100 mil cujo repasse teria sido assinado no início do mês são parte de uma política adotada pelo governo para incentivar o futebol amador em Curitiba há pelo menos quatro anos, e envolvem verba para o pagamento da arbitragem. De acordo com Gomyde, não teria havido qualquer aumento nos valores, ou vinculação com a disputa na FPF. E não seria justo cortar a verba agora, apenas por conta da campanha. Além disso, segundo o dirigente, o dinheiro seria repassado não diretamente aos clubes, mas à Associação Paranaense do Esporte, presidida por Leônidas Brezek, que seria diretor da federação e coordenador da campanha do adversário Hélio Curi.

Redação Sport Marketing

Mercado: Nokia registra lucro

A Nokia fechou o primeiro trimestre com lucro líquido 25% maior, 1,222 bilhão de euros, ante os 979 milhões de euros somados em mesmo intervalo do ano passado. Na base operacional, o ganho foi de 1,531 bilhão de euros, um aumento de 20% em relação aos 1,272 bilhão de euros registrados nos três primeiros meses de 2007. As vendas líquidas subiram 28%, indo para 12,660 bilhões de euros. No primeiro trimestre de 2008, a Nokia embarcou 115,5 milhões de aparelhos, ou 27% a mais no confronto com um ano antes, mas 13% a menos em relação aos três meses antecedentes. A Nokia aguarda ainda elevação de sua participação de mercado no segundo trimestre e calcula que o volume de dispositivos móveis da indústria avance aproximadamente 10% em 2008 em relação aos 1,14 bilhão de celulares estimados para o exercício anterior.

Redação Sport Marketing