
"No Brasil, nada se cria, tudo se copia " - foi a frase "mais inteligente" que um dia ouvi um jornalista escroto, apresentador de um canal a cabo estilo oxigênio, (todo mundo sabe que existe, mas que ninguém vê - estes que você nem inclue no histórico profissional), justificando a falta de caráter que lhe é peculiar e a mania de "roubar" ou "modificar" projetos que não lhe são de autoria. Juro, que minha vontade era fazer com que aquele imbecil se entalasse com cada palavra e, principalmente, com o meu projeto que ele havia "tomado como de autoria exclusiva dele". No mundo da tv se encontra de tudo, de imbecis que roubam projetos a asnos que se acham donos da emissora por levarem patrocínio para os canais. Já tive o desprazer de conviver com várias destas espécies e me considero vacinada contra "traíras". Depois desse episódio, tudo que signifique cópia de idéia, versão ou falta de criatividade me embrulha o estômago. Ruminei durante muito tempo um profundo ódio do "genial" jornalista "coleguinha" de profissão - o qual, se deu bem graças ao projeto que ele diz até hoje ser dele. Mas, infelizmente, com o passar do tempo, passei a perceber que essa "máxima", que na minha opinião de máximo não tem nada, faz parte da uma incrível falha genética no quesito valores morais do povo brasileiro, algo parecido com o famoso "jeitinho" que favorece uns e não os que deveriam na verdade. Graças a Deus, meu sangue quente fervilha caráter e criatividade até demais e não estou entre os tristes índices dessa constatação! Pois bem, depois que foi lançado na Inglaterra o projeto chamado MyFootballClub, uma espécie de clube-empresa que comprou o time de futebol inglês Ebbsfleet United FC, fiquei contando os dias esperando a hora que de repente, não mais que de repente, o projeto tivesse uma versão nacional tipicamente verde e amarelo. Fiquei feliz quando a empresa Global Key (ver aquivo Sport Marketing) foi a primeira a copiar em Portugal, antes de nós brasileiros, ao lançar o projeto "Donos do Clube" que visava comprar clubes lusos por até 50 euros. Depois dos colonizadores, a novidade só poderia mesmo aportar em terras tupiniquins. Já está "criado" o projeto e se chama
MTDF - Meu Time de Futebol. O projeto permite que fãs do esporte se tornem dirigentes do próprio clube, podendo definir destino e ações a partir do voto. Para se tornar realidade e iniciar o investimento, três fases precisam ser cumpridas: captação de associados pelo site da empresa, conversão para membros (com pagamento anual de R$78,90) e escolha do time. Além dos cadastros, o site ainda promove pesquisas de opinião como os fatores para o empreendimento dar certo, escolha dos dirigentes ideais, prioridades de investimentos e time ideal para compra - este já aponta a preferência dos futuros sócios por um clube intermediário de segunda divisão. A meta é investir R$8 milhões, o quase três vezes mais do que um time de segunda ou terceira divisão possui de orçamento O objetivo dos criadores é alcançar o budget e adquirir a equipe até o segundo semestre para disputar o Campeonato Brasileiro em 2009. Até lá, o portal pretende juntar membros e conquistar patrocinadores. Bom e em tempo de esclarecer, não tenho nada contra o projeto e nem tão pouco contra quem trouxe o método para o Brasil. Espero realmente que dê super certo. Mas, não posso deixar de ressaltar e lamentar a falta de criatividade nacional de criar fórmulas próprias para desenvolver o marketing esportivo nacional. Sou absurdamente contra a "máxima" de que no Brasil nada se cria, tudo se copia! Boa sorte!
Deborah Ribeiro - Diretora Redação Sport Marketing