2 de abr de 2008

Corinthianos roxos

A camisa roxa do Corinthians vem sendo um sucesso de vendas. O terceiro uniforme já atingiu 30 mil exemplares comercializados. O time profissional ainda não estreou a camisa em jogo. O plano da diretoria era fazer isso no último domingo, diante do Marília, mas por decisão do presidente Andres Sanchez a estréia foi adiada. Apesar de ter causado muita controvérisa, a camisa roxa tem dado o que falar e dinheiro ao clube.

Redação Sport Marketing

Coca-Cola em quadra com o vôlei

A Federação de vôlei de Ruanda recebeu um importante impulso moral. A Coca-Cola local fez um aporte financeiro de US $ 20.000. A quantia será revertida para a organização do Campeonato Nacional Vôlei que tem 27 clubes e duração de quatro meses. A verba da Coca-Cola será liberada pelo Ministério da Juventude, Esportes e Cultura local. "O patrocínio foi uma forma da Coca-Cola apoiar o esporte no país " - disse Emmanuel Ndungutse, membro da federação. A fábrica de refrigerantes também financiou o torneio no ano passado.

Redação Sport Marketing

Timão Tur, a mais nova viagem do marketing corinthiano

A mais nova viagem de marketing do corinthians é uma agência de turismo batizada de "Timão Tur". No início, a empresa trabalhará apenas com atendimento online, oferecendo pacotes normais. Mas, até o início da Série B do Brasileiro, em maio, a intenção é lançar promoções para torcedores corintianos. Serão dois pacotes especiais para a torcida. No primeiro, corintianos de fora de São Paulo poderão se dirigir à capital paulista para acompanhar o time. O pacote incluirá passagem aérea, ingresso para a partida, visita ao Parque São Jorge, com direito a entrada no Memorial, almoço no restaurante do clube e hospedagem no hotel no qual o time se concentra. O segundo pacote fará o inverso. Levará o corintiano de São Paulo para acompanhar a delegação em jogos no interior paulista em outros Estados e até países. Haverá disponibilidade de passagem, hospedagem no mesmo hotel, ingresso para a partida e, em estudo, contato mais direto com atletas e comissão técnica, como tarde de autógrafos. O Corinthians fez parceria com a agência de turismo online ClickViagem.

Redação Sport Marketing

CCTV sem cortes

Kevan Gosper, vice-presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) deu certeza de que os Jogos Olímpicos de Beijing serão transmitidos ao vivo e em tempo real pela televisão. "Não há o que temer quanto a censura nas imagens" - garantiu o dirigente. Kevan Gosper acrescentou que "todos os meios credenciados poderão utilizar a internet de forma aberta e livre" durante a cobertura dos Jogos. A televisão governamental chinesa (CCTV) está acostumada a transmitir eventos com horas ou minutos de atraso (delay), para poder censurar as imagens que considerar inadequadas. Por isso, há o temor de que esse comportamento se repita como o que ocorreu na chegada da Tocha Olímpica em Beijing. Apesar de na tela dos aparelhos aparecer a informação "ao vivo", havia um delay de aproximadamente um minuto. Alguns dias antes, em outra transmissão, a TV chinesa havia cortado imagens de militantes da ONG Repórteres Sem Fronteiras que protestavam durante a cerimônia de acendimento da Tocha em Olympia.

Redação Sport Marketing

Alberto Dualib encurralado

A atual diretoria corintiana pediu o bloqueio de 15 imóveis do ex-presidente do clube, Alberto Dualib. Tudo para tentar garantir que o cartola não venda os bens, caso seja condenado a devolver dinheiro para o Corinthians. Dualib e outros quatro ex-diretores do Corinthians, além de um empresário, são acusados de desviar R$ 1,5 milhão do clube, por meio de um esquema de notas fiscais frias. O juiz Marcelo Semer, da 15ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, ainda não respondeu à solicitação do Corinthians. Os acusados serão ouvidos pela Justiça a partir do dia 23 de abril.

Redação Sport Marketing

Atlético-MG e Traffic Sports

Tudo indica que vem aí uma nova parceria. De acordo com o assessor especial da presidência do Atlético-MG, Hissa Elias Moysés, dois representantes da Traffic conheceram a estrutura do clube e manifestaram interesse da empresa em selar uma parceria. Segundo o dirigente, nada foi acertado ainda. "A Traffic veio nos fazer uma visita, conhecer as instalações do clube e conversamos bastante. Eles demonstraram interesse em fazer uma parceria com o Atlético, disseram que a atual administração está caminhando muito bem, mas foi uma conversa inicial", observou. Hissa Moysés informou que não houve acerto em torno de jogadores durante a reunião.

Redação Sport Marketing

Dynamotion Fit via bluetooth

Por meio de uma ação de marketing de proximidade utilizando a tecnologia wireless bluetooth, a Mizuno divulga a nova tecnologia Dynamotion Fit que equipa os lançamentos de alto desempenho da linha de tênis para corrida. A ação, que será apoiada por material PDV, será realizada até o dia 15 de Abril. Os consumidores que visitarem as lojas participantes durante este período serão comunicados, por meio de uma sinalização off-line, e receberão no celular, smartfone ou PDA - um vídeo da Mizuno sobre a nova tecnologia. O vídeo poderá ser retransmitido para outros aparelhos, pelos próprios consumidores, fazendo com que o alcance da ação se amplie significativamente. Desenvolvida pela agência M+I MobilidadeInteratividade, a ação será realizada simultaneamente em 10 lojas de materiais esportivos em São Paulo, Grande São Paulo e Campinas.

Redação Sport Marketing

WWF e Benfica alertam para perigo de extinção da Águia Imperial

O risco de extinção da Águia Imperial levou a organização internacional de conservação da natureza WWF e o Benfica a criar o Dia da Águia, que vai ser celebrado no próximo jogo do time dia 11. A ação "Onde está a Águia?", desenvolvida pela Ogilvy Portugal, tem como objetivo chamar a atenção para o risco de desaparecimento da Águia Imperial em Portugal. "Ficamos ainda muito sensibilizados com o carinho com que o Benfica abraçou este projecto e o papel fundamental que vai ter no apelo à defesa da nossa floresta e da biodiversidade" - salientou Ângela Morgado, responsável pelo departamento de comunicação da WWF. A Águia Imperial é uma ave de grandes dimensões, apresentando uma envergadura de asas que pode atingir os dois metros, que se encontra criticamente em perigo. Quem dera alguns times do Brasil que têm animais como mascotes como o Santos (baleia), Atlético Mineiro (raposa), Cruzeiro (galo), Flamengo (urubu), Palmeiras (porco), Bragantino (leão) etc firmassem a mesma parceria e desenvolvessem em uma ação conjunta um movimento ecologicamente correto jnto com a WWF.

Redação Sport Marketing

Federação Italiana de Rugby consegue patrocínio

A Federação Italiana de Rugby (FIR) fechou contrato de patrocínio com a Iveco. A empresa é a mais nova patrocinadora Oficial Global da FIR e do time italiano. O acordo é de dois anos. O acordo de patrocínio reafirma a estratégia do Grupo Fiat de associar-se aos principais nomes do esporte internacional. A Fiat irá garantir os direitos de uso da imagem do time e ações de publicidade e promoções durante os jogos disputados na Itália. Em troca, o Grupo irá fornecer à Federação Italiana de Rugby, uma frota de carros Alfa Romeo e veículos Iveco, que a esquadra Azzurra irá usar enquanto viaja pelos jogos oficiais, amistosos e treinos. A bola da Federação terá o logo da Iveco. Parte do acordo prevê que o logo da Iveco seja exibido nos uniformes dos árbitros italianos em todos os jogos internacionais disputados na Itália, em qualquer nível. Ao mesmo tempo, a bola da Iveco será usada na série A do Campeonato, em atividades dos times nacionais juvenis, e em atividades e torneios organizados pela FIR, em nível regional. Em virtude do acordo de patrocínio, a Iveco está desenvolvendo publicidade para ser exibida no website da Fiat e na sua rede de concessionárias. Recentemente, a Iveco fechou acordo de patocínio com a equipe de rugby All Blacks, da Nova Zelândia, cujos princípios são compatíveis com os da montadora.

Redação Sport Marketing

Adidas fecha mais um contrato

A Adidas fechou contrato de patrocínio dos times de handebol da Federação Alemã. O contrato passa a valer em 1 de julho e terá duração de cinco anos. Nenhum detalhe financeiro foi revelado. Como parte da parceria todos os times de seleção terão que usar as três listas. A Adidas já equipa os árbitros desde o começo da temporada, numa cooperação longa e bem sucedida. A fabricante de materias esportivos patrocina a seleção alemã há 29 anos.

Redação Sport Marketing

Ministério do Esporte constrói ginásio multiuso

O Ministério do Esporte vai construir, ainda este ano, no Centro Pedagógico da UFMG, que funciona no campus Pampulha, ginásio multiuso para dar suporte às atividades do Programa Segundo Tempo. Wadson Ribeiro, secretário executivo do Ministério, explicou que o ginásio será construído com recursos provenientes de emenda da Comissão de Educação do Senado. Segundo o secretário, o Ministério pretende incrementar políticas públicas na área do esporte, para que este se torne uma das formas de inclusão social, com a disseminação de valores como solidariedade, companheirismo e respeito aos limites, e desse modo contribua para a construção "de uma sociedade mais tolerante, mais democrática e mais saudável". A parceria com a UFMG agrega qualidade ao conteúdo do Programa Segundo Tempo, disse Wadson Ribeiro. Já a diretora do Centro Pedagógico, professora Selma de Moura Braga, explicou que a versão do Programa a ser desenvolvido na UFMG tem proposta diferenciada, pois integra a formação de professores, ao oferecer, a alunos de graduação da Universidade, acesso à prática da docência.

Redação Sport Marketing

Xuxa vira gestor de atletas

Fernando Scherer, o Xuxa virou gestor de atletas. O ex-nadador, que abandonou as piscinas no ano passado, já atuava como conselheiro do nadador César Cielo agora tomará conta de da carreira do principal velocista do país. 'É um orgulho cuidar da carreira do Cielo, que é um excelente nadador e tem grandes chances de trazer uma medalha de ouro olímpica para o Brasil. Já o ajudava como amigo, sempre conversamos muito, e agora farei isso também como empresário", disse Scherer, bronze em Atlanta-1996 nos 50 m livre, ao UOL Esporte. César Cielo será o primeiro atleta assessorado diretamente pelo ex-nadador.Para isso, Cielo deixará de competir pela Universidade de Auburn, já que se tornará nadador profissional."Estava só esperando o Cielo pedir a dispensa de Auburn para poder falar com ele sobre patrocínios", contou Xuxa.

Redação Sport Marketing

Fórum Internacional de Esportes em Florianópolis

Florianópolis recebe o 7o Fórum Internacional de Esportes sob o tema Esporte, Atividade Física e Meio Ambiente. A palestra de abertura será realizada às 20 horas, por José Roberto Perillier, gerente do Departamento Técnico do Comitê Olímpico Brasileiro. Perillier substitui o diretor do departamento técnico do COB e Chefe da Delegação Brasileira, Marcus Vinicius Freire, que está em Montreal, para reunião da WADA. O evento vai até sábado e terá 23 cursos paralelos com enfoque em Educação Física escolar, esporte e atividade física, esporte educacional, aspectos legais, esporte adaptado, elaboração de projetos esportivos, marketing esportivo, iniciação esportiva e esporte de rendimento. Também contará com cinco palestrantes internacionais (Nova Zelândia, Espanha, Itália, Argentina), além de seminários e congressos paralelos.

Redação Sport Marketing

Nem tudo está perdido para Ronaldo

O presidente do Milan, Silvio Berlusconi, afirmou que pretende oferecer um novo contrato ao atacante quando ele se recuperar da operação no joelho. O Fenômeno deverá se manter lnge dos gramados até junho. Berlusconi disse que o novo acordo poderia ter uma cláusula condicional ao rendimento do atacante. "Se ele tiver vontade, ele vai voltar. Eu gostaria de oferecer a ele um contrato condicional ao rendimento, para servir como motivação", afirmou o ex-primeiro-ministro italiano. O dirigente ainda reiterou desejo em trazer de volta o atacante Andriy Shevchenko para o Milan. O atacante ucraniano teve sete temporadas de sucesso na equipe antes de ser negociado com o Chelsea em 2006, mas não conseguiu repetir as boas atuações no futebol inglês. "Seria bom para Shevchenko voltar para cá" - disse ele.

Redação Sport Marketing

COI alivia diretrizes para internet

Os sites da Internet poderão publicar um número ilimitado de fotos e artigos de notícias sobre os Jogos Olímpicos de Beijing e os endereços da Austrália poderão inclusive exibir vídeos curtos, pela primeira vez, como parte de novas diretrizes de mídia. Dois eventos esportivos internacionais foram afetados por disputas com grupos de mídia em 2007, por conta dos direitos de transmissão, mas as regras atualizadas do Comitê Olímpico Internacional (COI) para Beijing, publicadas nesta terça-feira, pareceram muito mais liberais. De acordo com as regras, os grupos de mídia podem utilizar os próprios web sites para divulgar coberturas escritas e fotográficas dos jogos, contanto que seja para uso jornalístico normal e editorial. "A Internet é um meio importante para a comunicação e promoção do esporte e do movimento olímpico", dizem as diretrizes do COI. "O COI entende que as organizações de imprensa integraram este meio em seus ofícios e que atualizarão sites com conteúdo baseado nos Jogos para chegar ao público online e melhor servir aos torcedores." A organização de notícias "Bona fide" terá a permissão de transmitir via Internet tudo ou uma parte das coletivas de imprensa que acontecerem no Centro de Imprensa, com um atraso de 30 minutos. Mas, a maioria dos sites não poderá carregar qualquer tipo de clipe de áudio ou vídeo para a Internet por que esses são protegidos por direitos de propriedade intelectual concedidos aos portadores licenciados. Entretanto, este não será o caso da Austrália. Em uma atitude inédita para a cobertura dos Jogos Olímpicos, os sites de Internet da Austrália poderão exibir vídeos curtos online graças a um acordo entre o COI e a Seven Network. Segundo o acerto, sites não oficiais terão a permissão de exibir de eventos olímpicos por dia em clipes de 60 segundos, mas terão que "geobloquear" os endereços para que usuários de fora da Austrália não possam acessá-los. Kevan Gosper, membro senior australiano do COI, disse em um jornal da Austrália que outros países poderiam seguir a iniciativa quando souberem do acordo. "É uma evolução bastante significativa", disse. "O COI tem estado, por um bom tempo, na dianteira para apoiar ambos os direitos dos portadores como também o acesso justo à notícia sobre os Jogos para a imprensa mundial."

Redação Sport Marketing

Amnistia Internacional preocupada com os Jogos Olímpicos

A quatro meses do início dos Jogos Olímpicos de Beijing, a Amnistia Internacional (AI) mostrou-se preocupada com o agravamento da violência da China contra ativistas. A AI pediu aos líderes mundiais, ao Comitê Olímpico Internacional e aos patrocinadores dos Jogos Olímpicos para exigirem uma mudança de atitude por parte da China. Num relatório, a AI defende que a punição de ativistas aumentou, por Causa do Jogos Olímpicos e dá o exemplo do Tibet, onde, nas últimas semanas, se têm registado confrontos entre os tibetanos e as polícias chinesas. "A incapacidade de exprimir preocupação e pedir mudanças publicamente corre o risco de ser interpretada como um apoio tácito às violações dos direitos humanos realizados pelas autoridades chinesas na preparação para os Jogos Olímpicos" - disse, em Comunicado, Irene Khan, secretária-geral da AI, que se mostrou, também, preocupada com a possibilidade de que os tibetanos presos nas manifestações venham a ser condenados à morte. De acordo com a TSF, o Comitê Olímpico Internacional respondeu à organização de defesa dos direitos humanos que "o seu papel não é controlar os direitos humanos ou pressionar os governos para obter mudanças sociais, econômicas ou políticas". Jiang Yu, porta-voz do Ministério chinês, criticou a Amnistia e lembrou que "qualquer plano para usar o evento para ameaçar a China será mal calculado".

Redação Sport Marketing

Nelsinho Piquet está entre os que ganham menos

Fernando Alonso, de 26 anos, é o piloto mais bem pago da Fórmula 1. Segundo dados divulgados pela revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, o espanhol da Renault tem um salário de 14,5 milhões de euros/ano, quase cinco vezes mais do que o vice-campeão mundial Lewis Hamilton, de 23 anos. O inglês da McLaren fatura três milhões. Kimi Räikkönen, campeão do Mundo, ocupa o segundo lugar da lista. O finlandês da Ferrari, de 28 anos, recebe 14 milhões, seguido do britânico da Honda Jenson Button (dez milhões). Button apenas venceu um Grande Prêmio nos oito anos de F1. Entre os que ganham mal, o brasileiro Nelsinho Piquet, colega de Alonso, surge no terceiro lugar da grelha, com pouco menos de um milhão de euros naquela nesta queé a primeira temporada dele na competição, superado apenas pelo japonês Kazuki Nakajima (Williams) e pelo o alemão Adrian Sutil (Force India). As quantias milionárias apenas se referem aos salários pagos pelas escuderias, excluindo-se os valores referentes a contratos publicitários.
Entretanto, Lewis Hamilton foi ontem condenado o pagamento de 578 euros, por de ter sido apanhado a 200 km/h numa auto-estrada francesa, em 16 de dezembro de 2007.

Redação Sport Marketing

Canal Benfica entra nos trilhos

O Canal Benfica vai transmitir 24 horas por dia no cabo, revelou o administrador executivo do Grupo Benfica. "É essa a intenção", disse Domingos Soares de Oliveira, que confirmou ainda que o novo diretor do canal, Ricardo Palacin, já está exercendo as funções. O jornalista Ricardo Palacin é o novo diretor do Canal Benfica. Palacin deixou a SIC Radical para se juntar ao projeto e trabalhar junto a Francisco Penim, responsável pela comunicação do novo canal. A comunicação do canal Benfica será produzida pela Cherry Entertainment, empresa do ex-diretor de programas da SIC. Francisco Penim é responsável pelo lançamento da marca, pelas propostas de conteúdos, e por encontrar as pessoas certas para o canal. O Canal Benfica deverá estar no ar no início da próxima temporada do campeonato nacional de futebol, entre julho e setembro, afirmou Domingos Soares Oliveira, responsável pelo projeto televisivo do clube. Entrevistas, reportagens sobre os bastidores dos jogos e conteúdos desportivos vão integrar a grade do canal que o grupo quer lançar via cabo, e que estará disponível mediante assinatura. O nome da empresa que deverá comercializar o serviço ainda não foi divulgado. ZON Multimédia (empresa detentora da TV cabo) e Portugal Telecom (MEO) confirmam apenas a existência de conversações com o clube da Luz. Uma coisa é certa: quando começar a transmitir, o Canal Benfica não vai poder mostrar os jogos do clube. Para tal, terá que renegociar o contrato que tem com o canal a cabo português Sport TV, que detém os direitos das partidas dos "encarnados" até 2012.

Redação Sport Marketing

Campo de beisebol em Mato Grosso

André Puccinelli, governador eleito de Mato Grosso do Sul, assinou convênios com a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira e a Associação Campo-Grandense de Beisebol, para a construção de obras em comemoração ao centenário da imigração japonesa. Serão repassados pelo governo estadual mais de R$ 590 mil para a construção do Centro de Cidadania e Convivência Nipo-Brasileira e para a implementação do campo de beisebol da Associação Campo-Grandense de Beisebol. Os recursos são provenientes do Fundo de Investimento Esportivo (FIE), do Fundo de Investimento Social (FIS) e de emendas dos deputados estaduais Akira Otsubo, Youssif Domingos, Dione Hashioka, Zé Teixeira e Paulo Duarte. A previsão é de que as obras tenham início imediato e que estejam concluídas até o dia 18 de junho, quando se completam 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Redação Sport Marketing