27 de mar de 2008

Turismo rejeita repasses da loteria para clubes amadores

A Comissão de Turismo e Desporto rejeitou ontem o Projeto de Lei 1602/07, da deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), que repassa às ligas de esporte amador 5% da arrecadação obtida em cada teste da Loteria Esportiva. Segundo o Portal da Câmara, a proposta reduz de 10% para 8% o percentual destinado aos clubes profissionais e de 15% para 12% a parte dos recursos ao Ministério do Esporte. A votação seguiu o parecer do relator, deputado Gilmar Machado (PT-MG). Ele disse que é ilógico reduzir os repasses para os clubes profissionais e beneficiar agremiações amadoras, que estão fora dos concursos da loteria. O repasse aos clubes, previsto na Lei Pelé (Lei 9.615/98), remunera o uso de suas denominações, marcas e símbolos nos concursos lotéricos. O deputado também considera inadequado retirar recursos do Ministério do Esporte para destiná-los às ligas amadoras na forma de receitas próprias, como prevê o projeto. Segundo ele, atualmente nada impede que times amadores recebam recursos do ministério por meio de convênios. O projeto segue para análise nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Redação Sport Marketing

Parque Olímpico com túmulos

Um grupo de arqueólogos descobriu quatro túmulos da Idade do Ferro, na zona leste de Londres, no local onde ficará instalado o Parque Olímpico, dos Jogos de 2012. Os túmulos foram descobertos num aterro onde será construído o parque aquático. De acordo com os arqueologistas responsáveis pela escavação os esqueletos têm mais de 3.000 anos. As ossadas foram retiradas dos túmulos para serem analisadas por peritos. Arqueólogos do Museu de Londres têm realizado amplas investigações na região de Stratford, no Leste de Londres, onde a maior parte das instalações olímpicas será construída. Outras descobertas incluem panelas da Idade do Ferro, uma moeda romana, armas da 2a Guerra Mundial e um barco completo do século 19 usado para caça selvagem no rio Lea. Os organizadores torcem para que nenhum objeto de grande importância seja encontrado a ponto de obrigar a preservação do local, o que atrasaria as obras, apesar de os pesquisadores estarem trabalhando em uma área de 2,5 quilômetros quadrados. As construções do estádio Olímpico começarão em maio, três meses antes do programado..

Redação Sport Marketing

Antonio Pizzonia fecha com a Cimed

A Cimed Racing, equipe patrocinada pela indústria farmacêutica na Stock Car, fechou contrato com o amazonense Antonio Pizzonia, ex-piloto da Fórmula 1. O companheiro dele na equipe será o paranaense Thiago Marques.

Redação Sport Marketing

Um combustível a mais para Lewis Hamilton

O atual vice-campeão mundial de F-1, Lewis Hamilton, receberá como presente um carro muito especial da McLaren. Mas, para isso, o inglês terá que ganhar os títulos de pilotos e construtores. O piloto, 23 anos, confessou, em declarações ao diário The Sun, que há dez anos quando visitou pela primeira vez a fábrica da equipe, em Wöking, ficou maravilhado com um McLaren LM. "Quando estive lá fiquei apaixonado por esse carro", falou Hamilton, se referindo a um LM laranja, um modelo que só teve cinco unidades fabricadas, avaliado em US$ 4 milhões. Lewis Hamilton, com a vitória na abertura do ano, na Austrália, lidera a tabela de classificação com 14 pontos, três na frente de Kimi Räikkönen da Ferrari. Entre as montadoras, a McLaren também está na frente com 24 pontos, sendo cinco de vantagem sobre a BMW.

Redação Sport Marketing

Nuzman carregará a Tocha de Beijing

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, será um dos condutores da Tocha Olímpica dos Jogos de Beijing 2008. A convite do Comitê Olímpico da Grécia, Nuzman conduzirá a tocha neste sábado, dia 29, em Atenas. A Chama Olímpica foi acesa na última segunda-feira, dia 24, em Olímpia, na Grécia, e seguirá caminho até o Estádio Panathinaiko, na capital grega. A chegada da Tocha Olímpica em Beijing acontecerá na próxima segunda-feira, dia 31. De lá, a Tocha percorrerá 19 cidades de cinco continentes, entre elas Buenos Aires, na Argentina, que representará a América do Sul. Esta será a terceira experiência do presidendte do COB que também foi condutor da Tocha Olímpica de Atenas no Rio de Janeiro e da Tocha Pan-americana no ano passado (foto).

Redação Sport Marketing

Juventus fecha com a Sportfive

A Juventus assinou um contrato com a empresa de marketing Sportfive pelos próximos 15 anos. Nesse contrato está prevista a cessão dos direitos de naming rights do novo estádio do time de Turim, bem como parte dos camarotes e lugares VIP. Com este negócio a Juventus irá receber da Sportfive, cerca de € 6,25 milhões por ano. A direção do clube de Turim já aprovou os planos da construção do novo estádio que terá a capacidade aumenta para mais de 60.000, além de restaurantes e lojas. O novo estádio da Vecchia Signora irá custar cerca de € 105 milhões com previsão de ficar pronto entre 2011 e 2012.

Redação Sport Marketing

Patrocinadora de Tiger Woods comemora lucros

O lucro líquido da Oracle, empresa patrocinadora do fenômeno do golfe Tiger Woods, teve uma elevação de 25%, para 1,34 bilhão de dólares, ou 0,26 dólar por ação no trimestre encerrado no dia 29 de fevereiro. Um ano antes, os ganhos haviam sido de 1,03 bilhão de dólares, ou 0,20 dólar por ação.As vendas de novas licenças de software, critério que os investidores consideram importante para a performance futura de uma companhia de software, subiram para 1,6 bilhão de dólares no trimestre, 14% acima dos 1,4 bilhão de dólares no mesmo período do ano anterior.Em dezembro, a Oracle havia previsto que as vendas de novas licenças seriam 15% a 25% mais altas nesse trimestre. Os analistas de Wall Street esperavam que o crescimento ficasse na média dessa projeção.O total de novas licenças vendidas é um indicador importante porque os clientes também assinam contratos de manutenção com a empresa a cada nova licença adquirida. Tais contratos garantem uma receita adicional de cerca de 20% do preço do produto por ano à companhia.

Redação Sport Marketing

Luis Figo garoto propaganda de água

O atacante da Inter de Milão Luis Figo esteve em Budapeste onde será o ator principal das filmagens de um anúncio de televisão para uma água mineral húngara. Durante as gravações, em entrevista à imprensa internacional, Figo admitiu que pretende jogar mais uma temporada pela Inter e que caso isso não aconteça é possível que termine a carreira. Até lá, Figo está voltado para que o time ganhe o campeonato e a Taça da Itália. Figo também declarou que viveu "anos maravilhosos" na Espanha, com o Real Madrid e o FC Barcelona, mas que a Inter também o recebeu "com amizade". O jogador português disse ainda que já não voltará ao Sporting como jogador.

Redação Sport Marketing

Primeiro-ministro polonês fora da abertura de Beijing

O primeiro-ministro polonês Donald Tusk anunciou que não pretende comparecer à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing devido à situação no Tibete. "A Polônia é um país de porte mediano e não pretende ser o primeiro, mas minha opinião é muito clara: a presença de políticos na abertura destes Jogos me parece inoportuna", disse ao jornal Dziennik. O presidente tcheco Vaclav Klaus e o presidente estoniano Toomas Hendrik Ilves anunciaram decisão similar. Varsóvia estuda uma iniciativa diplomática dentro da União Européia "para despertar um maior interesse por este problema", informou o ministério polonês das Relações Exteriores. "No momento é uma iniciativa muito informal", disse o porta-voz da chancelaria, Piotr Paszkowski. Já o primeiro ministro britânico Gordon Brown garantiu a participação do Reino Unido nos Jogos Olímpicos e rechaçou a chance de um boicote à cerimônia de abertura. Fica descartada assim a possibilidade de aderir ao boicote que está sendo proposto por organizações defensoras dos direitos humanos, que protestam contra a repressão do governo chinês às manifestações pró-independência no Tibet. Durante conferência de imprensa realizada ao lado do presidente francês Nicolas Sarkozy, Brown reiterou a posição que vem defendendo desde o início do conflito, declarando que o Reino Unido “assistirá às cerimônias dos Jogos Olímpicos”. Os ministros das Relações Exteriores da União Européia (UE) vão estudar um eventual boicote à cerimônia de abertura dos Jogos. Os chanceleres cipriota e dinamarquês também se pronunciaram contra um boicote. "O Dalai Lama é contra o boicote, então porque eu deveria ser mais Dalai Lama que o próprio Dalai Lama?", perguntou o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Per Stig Möller. "Não se pode misturar Jogos Olímpicos com política. São duas questões independentes", declarou, por sua vez, o cipriota Markos Kyprianu. O primeiro-ministro tibetano no exílio, Samdhong Rinpoche, lamentou as evasivas dos europeus, aos quais acusou de temer perder o mercado chinês. "Os ocidentais apóiam a China porque pensam que é um mercado ilimitado. Vocês sabem que os capitalistas defendem o sistema monolítico totalitário chinês", declarou Rinpoche à agência AFP. "Seria ótimo se pudéssemos estabelecer uma posição comum", declarou o chanceler francês, Bernard Kouchner, alertando para a necessidade de "não ofender os chineses" e de "ter paciência". Vários países europeus pediram à China que inicie um diálogo com o Dalai Lama. O porta-voz da chancelaria chinesa conclamou a UE a não enviar "sinais enganosos" ao Dalai Lama, e reiterou que a China não aceitará "nenhuma ingerência externa" no Tibet.

Redação Sport Marketing

Mercedes-Benz promove circuito de golfe profissional

A alemã Mercedes-Benz assinou contrato com a empresa de marketing esportivo Golf 4 All, e irá patrocinar um circuito de golfe profissional. O evento terá etapas no Rio de Janeiro (28 a 31 de maio no Itanhangá), Bahia (de 7 a 9 de agosto no Comandatuba Ocean Course0 e São Paulo (local ainda não definido). Ainda existem cotas de co-patrocinadoras do tour.

Redação Sport Marketing

BSkyB e a UEFA

A BSkyB ganhou a corrida da maior parte dos direitos televisivos da UEFA Champions League no Reino Unido. O contrato prevê os exclusividade dos direitos TV da Liga dos Campeões durante os anos de 2009 a 2012, por € 305 milhões. O contrato não inclui os direitos de oito dos jogos das quartas feiras de noite. O pacote de direitos adquiridos pela BSkyB contempla as transmissões da final da Champions League e da Supertaça da UEFA, além de vários programas relacionados com o evento.

Redação Sport Marketing

Adidas lança nova estratégia de fidelização

Adidas Code é o mais recente lançamento da marca de materiais esportivos alemã. É uma estratégia que contempla a criação de uma grande comunidade virtual que extrapola os limites da web. A ação tem como foco congregar consumidores adeptos da prática da corrida. A campanha conta com site que apresenta conteúdo específico para os adeptos de running (corrida) com dicas de treinamento, alimentação balanceada e orientação de especialistas em condicionamento físico. "O running é a modalidade esportiva que mais cresce hoje no mercado. Passar credibilidade é fundamental. O Adidas Code vem exatamente com o objetivo de transmitir confiança para o consumidor, por meio de todo um suporte conferido por especialistas", afirma Luciano Kleimam, diretor de marketing de Adidas. Descontos para a inscrição em competições exclusivas patrocinadas pela Adidas e compra de itens da linha running, como tênis e agasalhos, estão entre as surpresas do Adidas Code. "A idéia é, quanto maior for a interação por parte do membro, maior o valor de descontos para compras de produtos, entre outras vantagens", explica Mariana Fleury, diretora de atendimento da B/Ferraz, agência responsável pelo desenvolvimento do Adidas Code em entrevista à Gazeta Mercantil.

Redação Sport Marketing

Clubes adotam Lei de Incentivo ao esporte

Depois de grande expectativa, o Governo Federal atendeu aos esportistas e aprovou a Lei de Incentivo ao Esporte (nº. 11.438/06). O projeto para a formação educacional e esportiva de atletas do Esporte Clube Pinheiros, maior formador de atletas do país, foi o primeiro a ser apresentado e aprovado pelo Ministério do Esporte, entre os clubes sociais em São Paulo. O Programa de Formação Desportiva para Atletas não-profissionais atenderá jovens de 14 a 19 anos e terá como requisito para inscrição e permanência o bom rendimento escolar. O projeto será desenvolvido em 15 modalidades olímpicas: Atletismo, Basquetebol, Badminton, Esgrima, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Pólo Aquático, Remo, Saltos Ornamentais, Tênis, Triatlon e Vôlei. Os participantes do projeto receberão treinamentos específicos e avançados, alimentação e transporte, além de acompanhamento de médicos, dentistas, preparadores físicos, nutricionistas e psicólogos, com foco na conquista de metas esportivas previamente definidas, como índices classificatórios e desempenho nas competições oficiais. Para garantir o orçamento desse programa, o Clube irá captar recursos por meio de renúncia fiscal do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido na declaração de ajuste anual. As pessoas jurídicas podem contribuir com o projeto na forma de doadoras ou patrocinadoras, limitada a 1% do imposto de renda anual devido. Os valores doados serão abatidos do imposto devido, sendo que os colaboradores não sofrerão nenhum ônus ao contribuir com o Clube. No caso de pessoas físicas, o valor só poderá ser abatido na declaração de renda de 2009. Qualquer pessoa pode acompanhar os patrocínios e projetos em andamento por meio do site do Ministério do Esporte http://www.esporte.gov.br/, no link Lei de Incentivo ao Esporte - Projetos em fase de Captação.
Redação Sport Marketing

Estrela do atletismo chinês diz não ao Revezamento da Tocha

Liu Xiang, campeão olímpico e mundial de 110 metros barreiras e uma das principais esperanças chinesas a conseguir o ouro em Beijing, recusou transportar a Tocha Olímpica durante a última parte do trajeto, que terminará com a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O motivo é simples, Liu Xiang tem mais em que pensar. Pelo menos foi o que disseram o pai e o treinador do atleta. "Ele tem uma responsabilidade grande na pista e não poderá conduzir a Tocha", disse o pai Liu Xuegen, ao jornal Beijing Youth Daily. "A cerimônia de abertura tem pelo menos seis ensaios, todos muito longos. Ele tria que partiipar e não tem esse tempo". O livro Ouro Olímpico a história do marketing dos aros destaca a trajetória de Liu Xiang após a inédita conquista da medalha de ouro nos 110 metros com barreiras. O herói chinês ganhou até uma estátua no centro de Xangai em homenagem à conquista nos Jogos de Atenas 2004, fechou vários contratos de patrocínio e mudou radicalmente de vida. Assinou contratos de patrocínio e publicidade de marcas de carros, motocicletas, roupas esportivas (Nike), telefones celulares, refrigerantes (Coca-Cola), cartões de crédito VISA e com a empresa chinesa Yili. Além de milionário, o atleta nativo de Xangai também virou conferencista, cantor, um futuro PHD e até um provável astro de cinema.

Redação Sport Marketing

Dono da Traffic é ituano

O jornalista e empresário J. Hawilla, proprietário do grupo Traffic, especializado em marketing esportivo, da TV TEM e da rede de jornais BOM DIA, foi homenageado com a concessão do título de cidadão ituano. J. Hawilla, cuja carreira de radialista começou em São José do Rio Preto, cidade onde nasceu. A parceria do Ituano com a Traffic e a influência exercida pelas emissoras da TV TEM e da rede de jornais BOM DIA na cidade de Itu foram dois aspectos bastante ressaltados durante a cerimônia. Nas palavras do presidente do Ituano, a parceria com o clube já é uma dívida da cidade para com o empresário J. Hawilla. Todas as 318 cidades do interior do Estado que fazem parte da rede de cobertura da TV TEM, o que equivale a dizer que 47% do Estado têm cobertura das emissoras. "Eu já me sentia ituano" - disse o empresário J. Hawilla assim que lhe foi passada a palavra durante a cerimônia realizada na Câmara de Itu. A globalização e as exigências do mundo atual também foram lembradas pelo empresário. “O país precisa de gente ousada, gente que faz. Sem ousadia não se realiza nada na vida. No mundo de hoje não há mais lugar para os comodistas”, definiu o homenageado.

Redação Sport Marketing

Rogério Ceni em cena de game

Quem é fã do goleiro do São Paulo Rogério Ceni poderá encontrar o ídolo e levá-lo para casa. Isso mesmo, na próxima sexta-feira, o goleiro participará do lançamento do jogo Pro Evolution Soccer 2008 (antes chamado de Winning Eleven) no Cine Tam, no Shopping Morumbi, às 19h30. No lançamento do game para as plataformas Playstation 3, Playstation 2, PSP, Xbox 360, Wii, PC e Nintendo DS, Ceni também estará à disposição para fotos e autógrafos. Quem adquirir o jogo, terá ainda a oportunidade de participar de um sorteio para jogar a mais nova versão do PES 2008 na tela do cinema. Outra atração para quem for ao evento é a troca de CDs piratas por brindes. Os 10 primeiros ganharão um kit da Penalty, os 90 seguintes uma bola da Penalty e os 200 primeiros um controle de Playstation 2.

Redação Sport Marketing

Caminhões Iveco são Massa!

Se nas pistas a temporada do piloto brasileiro Felipe Massa não começou bem, ao menos do ponto de vista de marketing, Massa entrou com o pé direito no acelerador. Garoto propaganda da Bridgestone, o piloto da Ferrari agora vai endossar a campanha dos caminhões Iveco. A campanha "Juntos na mesma paixão", destaca a sinergia de valores entre a Ferrari e a montadora de caminhões: desempenho, determinação, força, espírito de equipe e confiabilidade. A Iveco em 2007 registrou crescimento recorde de 120% em 2007 e na campanha pretende mostrar as mais recentes linhas de caminhões leves e pesados da marca e destacando o trabalho em direção à qualidade e investimentos em tecnologia para conquistar ainda mais a confiança do mercado. Além de anúncios em jornais, a campanha anúncios para veículos de massa, negócios, revistas especializadas, internet e estão previstos ainda outdoor e mídia aeroportuária em várias localidades do país. A meta é potencializar ao máximo a imagem do piloto junto com a Iveco, somando-se à publicidade ações com funcionários dos escritórios e da fábrica em Minas Gerais, envolvimento integral da rede de concessionários e um contato muito próximo com os clientes. "A estratégia é bastante completa e culminará no GP do Brasil de Fórmula 1, em outubro deste ano", revela o diretor de comunicações para a América Latina da Iveco, Marco Piquini. "Desde o ano passado, estamos trabalhando a comunicação 360º e o impacto positivo dessa estratégia já é bastante visível", complementa Piquini. Segundo ele, "a campanha Felipe Massa será desdobrada de maneira tal que todos os públicos que interagem com a marca Iveco, com os produtos Iveco e com os serviços oferecidos pela rede de concessionários serão contemplados. A estratégia demandou o desenvolvimento de ações específicas e inovadoras", comentou o diretor da Iveco, sem poder dar maiores detalhes para não perder o efeito surpresa. A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. Emprega mais de 24.500 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

Redação Sport Marketing