22 de mar. de 2008

Pepsi transforma Beckham em Indiana Jones

Chapéu marrom de arqueólogo e jaqueta de couro. Esse é o novo estilo Indiana Jones do britânico David Beckham, ator principal da campanha publicitária da Pepsi. Para participar da propaganda da Pepsi, o jogador do La Galaxy, deixará as chuteiras de lado e passou por uma transformação total, vestindo da cabeça aos pés todos os acessórios que caracterizam o personagem de Harrison Ford. Contudo, por trás de toda essa roupagem, Beckham ainda guardava a paixão pelo futebol, vestindo uma camiseta com seu nome e o número 23 estampado nas costas. Beckham tabém já foi gladiador na propaganda da marca de refrigerantes americana que sempre aposta na imagem e na capacidade de interpretação do jogador. Além da nova camanha, a Pepsi resolveu investir US$ 12,5 milhões em um contrato de cinco anos para ser a bebida oficial da Indian Premier League (IPL), lucrativa competição indiana de cricket, esporte mais popular do país. Segundo fontes da IPL, os recursos serão divididos integralmente entre as 8 equipes que fazem parte da competição. A fabricante de bebidas, tradicionalmente associada ao cricket indiano, tem sido a maior patrocinadora de torneios domésticos na Índia há muitos anos. A Pepsi também patrocina a International Cricket Council (ICC), entidade máxima da modalidade no mundo.

Redação Sport Marketing

Nike obtém lucro 32%

A fabricante de equipamentos e material esportivo Nike obteve no terceiro semestre do exercício 2007/08 (dezembro-fevereiro) um lucro líquido de US$ 463,8 milhões, um aumento de 32% em relação ao ano anterior devido a um claro aumento das vendas. O lucro por ação foi de 0,92 dólares, contra 0,68 de um ano antes segundo um comunicado da empresa. Este desempenho foi claramente superior à expectativa do mercado, que previa um lucro por ação de 0,80 dólares. De acordo com a empresa, a desvalorização do dólar frente a outras moedas contribuiu com 6 pontos percentuais desse aumento. Conforme a Nike as vendas na Ásia cresceram 27%, para US$ 748,3 milhões, com impacto favorável de 7 pontos percentuais vindos da diferença cambial entre a moeda americana e outras divisas. Na Europa, esse efeito cambial contribuiu com 13 pontos percentuais do crescimento de 23% na região, onde a receita com vendas somou US$ 1,4 bilhão. Já as vendas nos Estados Unidos atingiram US$ 1,6 bilhão, com expansão de apenas 5% no período. No pregão eletrônico, após o fechamento de Nova York, as ações da empresa subiam 4,64%, para US$ 64,70, depois de terem encerrado a US$ 61,83.

Redação Sport Marketing

Protestos contra os Jogos Olímpicos em Marselha

Milhares de pessoas, segundo fonte policial e da organização, desfilaram em Marselha contra os Jogos Olímpicos de Beijing como resposta ao apelo feito pela associação tibetana, Tibet Destination Rangzen (TDR)."Esporte sim, mas os direitos humanos em primeiro lugar", gritaram os manifestantes enquanto içavam as bandeiras do Tibet durante a passeata, onde também se viram alguns cartazes da Anistia Internacional. Outros slogans como "Não aos Jogos Olímpicos da vergonha", "Liberdade para o Tibet", "Colonos chineses fora do Tibet", foram cantados após um início de desfile em silêncio como homenagem às vitimas da repressão."Trata-se de obter um empenho bem forte por parte do Presidente da Républica para pôr os nossos valores em primeiro lugar. Nós somos o país dos direitos humanos e não é possivel que não haja uma reação pública à repressão dos tibetanos", declarou François Corona, presidente da associação TDR. A associação pretende abortar a "Cerimônia da vergonha que constitui a passagem da chama olímpica por Paris, a 7 de Abril". A associação prevê, ainda, que "em caso de silêncio por parte da França", a passagem da chama olímpica vai ser trocada por uma chama tibetana.

Redação Sport Marketing

TV Record se lança para 2010

Dois anos antes dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno e quatro antes dos próximos Jogos de Verão, em Londres, a TV Record já começa a desenhar o projeto de marketing e de comercialização do evento. Segundo a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, cada uma das seis cotas nacionais será vendida por US$ 37,5 milhões. O anunciante ficará quatro anos no ar.

Redação Sport Marketing

Academia Reebok Sports Club lança Programa Pós-Parto

A academia Reebok Sports Club em parceria com o Hospital São Luiz lança mais uma novidade em série de exercícios, o Programa Pós-Parto. Um programa personalizado que visa atender o público feminino. Após dar à luz, as mulheres experimentam uma sensação única e muitas vezes, complicada em que o organismo passa por um turbilhão de efeitos hormonais que podem afetar, além da forma física, a atividade mental e psicológica. Pensando em todos estes aspectos o Programa contempla o acompanhamento de profissionais de educação física, obstetras e psicólogos que se unem para um ciclo de atividades que acontecem 2 vezes por semana por 60 minutos cada. Cada aula é composta por 30 minutos de exercícios aeróbios: esteira, rotex, step e dança, e 30 minutos de atividades localizadas específicas: exercícios posturais, abdominais gradativos, exercícios para a pélvis, alongamento, relaxamento e massagem. Outras atividades como aulas de localizada, alongamento, pilates, ritmos, completam o ciclo de exercícios e são ministradas por professores treinados.

Redação Sport Marketing

Centro de Treinamento em Altitude

Atletas sem patrocínio que precisavam treinar em outros países agora não precisam sair do Brasil. A secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério do Esporte construiram uma sala de condicionamento físico no Centro de Treinamento em Altitude em Agulhas Negras, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, a 20km do município de Itamonte (MG). Atletas de várias modalidades poderão utilizar o centro para melhorar o desempenho nas competições. Foram investidos pelo Ministério do Esporte R$ 140 mil em equipamentos para treino de força, resistência muscular localizada, ganho de potência e velocidade de explosão muscular. Foram compradas também esteiras de última geração, com capacidade de atingir velocidades acima de 20 km/h e inclinação de trabalho superior a 20°.
Agulhas Negras fica a 2.400 metros de altitude, o que corresponde a um prédio de 600 andares em nível do mar. O treinamento em altitude é importante principalmente para as modalidades em que a preparação aeróbica cumpre papel importante. É o caso do atletismo, remo, lutas, canoagem, natação, triatlon, ciclismo e futebol. Esse tipo de treinamento proporciona o aumento de hemácias, glóbulos vermelhos no sangue, o que melhora a oxigenação muscular, a resistência aeróbica e a capacidade de reação à fadiga muscular. Isso possibilita também a manutenção do estado atlético em um eventual período de reabilitação física, considerando que na altitude o organismo necessita elevar o seu metabolismo, mesmo estando na condição de repouso.

Redação Sport Marketing

Ministério do Esporte lança Escola Internacional de Futebol

Foi lançada, pelo secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, a Escola Internacional de Futebol. Um Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a pasta e a Fundação Universidade de Brasília (UnB), que conta com recente apoio do Ministério das Relações Exteriores, que viabilizou a vinda de 40 técnicos de seis dois oito países de língua portuguesa - Guiné Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe - vai ensinar durante dois meses as técnicas do futebol brasileiro. O Brasil é o anfitrião e colabora com essa importante troca de experiência. Portugal não enviou representação. Os treinadores terão aulas teóricas e práticas, na escola que passa a funcionar no Centro Olímpico da Faculdade de Educação Física da UnB. O Ministério do esporte é responsável pela hospedagem, alimentação, transporte interno dos técnicos, logística, entre outros. Para o chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Esporte José Leite Fonseca, o Brasil vai mostrar que tem muito a contribuir para o futebol mundial com a criação da escola. “Nós exportamos o espetáculo, a técnica e a beleza do futebol brasileiro por meio dos nossos atletas e competições. Agora estamos exportando a tecnologia do futebol brasileiro com o respaldo da Ciência do Esporte por meio da Universidade. Acredito que essa é uma ação qualitativa pois o Brasil está aberto, sobretudo, aos países em desenvolvimento”, disse.

Redação Sport Marketing

Canceladas transmissões ao vivo da Praça da Paz

Quem não se lembra dos fatos que antecederam a foto ao lado? Era 1989, quando a Praça da Paz Celestial, na China, foi palco das cenas mais brutas da história da repressão militar chinesa durante manifestações em defesa da democracia. Pois bem, dezenove anos depois, a China aparentemente preocupada pelos recentes protestos no Tibet e a possibilidade de manifestações no centro da capital do país pretende proibir as transmissões de televisão ao vivo da Praça da Paz Celestial durante os Jogos Olímpicos. A proibição das transmissões ao vivo arruinará os planos da NBC e de outras redes internacionais de televisão, que pagaram centenas de milhões de dólares pelos direitos de transmissão dos Jogos e esperam fazer tomadas ao vivo da praça. O governo chinês havia prometido às cadeias que poderiam usar a praça, mas essa nova postura acontece no momento em que as autoridades do país enviaram tropas às zonas do Tibet, destruídas por protestos contra o governo de Beijing e, em meio ao aumento na segurança em outras cidades, aeroportos e zonas de lazer. "A praça é o rosto da China, o rosto de Beijing" - disse Yosuke Fujiwara, chefe de relações públicas da Beijing Olympic Broadcasting Co. (BOB), uma parceria entre os organizadores locais dos Jogos e uma subsidiária do Comitê Olímpico Internacional (COI). A BOB coordena e fornece serviços técnicos para as cadeias de televisão que têm direitos de transmissão do evento, como a NBC. Contudo, esta semana as autoridades do BOCOG -Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing disseram à BOB que as transmissões ao vivo estão canceladas, segundo três pessoas ligadas ao assunto, que pediram o anonimato porque não estão autorizadas a falar com a imprensa. "Não foi dada nenhuma explicação para a mudança", disse uma das pessoas. Sun Weijia, diretor do BOCOG encarregado da coordenação com a BOB, não fez comentários a respeito.

Redação Sport Marketing

Beijing corre contra vasos sanitários

Pode parecer piada, mas é verdade. O BOCOG - Beijing Organizing Olympic Games Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing está numa maratona contra os vasos sanitários instalados em todas as arenas olímpicas. O problema é que foram instalados vasos sanitários de estilo turco, aqueles que são rente ao chão, muito comuns na China e bem diferentes dos vasos sanitários ocidentais. O problema foi detectado durante os eventos-testes realizados nos últimos meses nas instalações olímpicas que vão receber os 500.000 visitantes durante os Jogos. "Em mais de 30 testes, muitas pessoas indicaram o problema dos vasos" - informou Yao Hui, um dos dirigentes do BOCOG. De acordo com o dirigente, as obras de renovação acontecem atualmente no Estádio Nacional, que receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos (8-24 agosto). Portanto, é bom quem for assistir aos Jogos começar a se preparar fisicamente para fazer as necessidades fisiológicas agachados, porque à esta altura dos acontecimentos, nada garante que as trocas serão feitas em todas as instalações olímpicas. Que m... Cacilds!

Redação Sport Marketing

Coca-Cola China pronta para o Revezamento

A Coca-Cola China será representada por 1.188 condutores no Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos de Beijing 2008. Todos estão a caminho da Grécia e estarão entre o primeiro grupo chinês de condutores do Revezamento que começa em Olympia, dia 24. Entre os condutores, estará Liu Hongliang, filho do primeiro homem a representar a China nos Jogos Olímpicos e o músico Wang Lihong. Além da Coca-Cola, Lenovo e Samsung também patrocinam o Revezamento. O piloto chinês da A1GP Congfu "Franky" Cheng também está entre os escolhidos para carregar a Tocha. Cheng, 23 anos, será responsável por percorrer um dos trechos do caminho pela Grécia. "É uma grande honra para mim ser nomeado como um dos condutores. Espero que a minha imagem contribua para promover o esporte a motor na China e incentivar mais pessoas a praticar esporte" – disse o piloto, que vai participar do primeiro dia do revezamento da Tocha. O governo grego expressou determinação em garantir que a cerimônia para acender a Tocha seja feita com tranqüilidade na Antiga Olímpia. Ativistas em defesa do Tibete prometem fazer manifestações na cidade. "Como guardiã do olimpismo, a Grécia não permitirá que disputas alheias ao espírito olímpico atrapalhem a cerimônia" - garantiu fonte do governo grego. No último dia 16, houve violentos incidentes envolvendo a polícia da Antiga Olímpia e um grupo a favor da independência do Tibete. Os ativistas acenderam tochas, em protesto contra a exclusão do Comitê Olímpico Tibetano dos Jogos de Beijing. O governo grego ressalta que a cerimônia oficial marca "o início da trégua olímpica, durante a qual, desde os tempos antigos, todos os conflitos do mundo são suspensos". "Nossa cidade é um lugar de paz e as autoridades estão preparadas para garantir a ordem" - disse o vice-prefeito da Antiga Olímpia, Gianis Levenduris. O departamento de Ordem Pública emitiu em Atenas um comunicado avisando a população sobre a proibição de levar armas e levantar cartazes e bandeiras durante a festa.

Redação Sport Marketing

Braçadeiras de protesto

O francês Romain Mesnil, vice-campeão mundial de salto com vara, defendeu que os atletas deveriam usar braçadeiras verdes nos Jogos Olímpicos Beijing 2008, chamando a atenção para a questão dos direitos humanos na China. Mesnil, que conquistou a medalha de prata nos Mundiais de Osaca (Japão), pensa que esta seria uma forma dos atletas colocarem um foco na questão dos direitos humanos na China, sobretudo após os incidentes em Lassa, no Tibete. "Os atletas que o quisessem fazer poderiam usar uma braçadeira verde, a cor da esperança, durante os Jogos, mostrando o compromisso no respeito pelos direitos humanos, sem conotações políticas", disse Mesnil. O varista, presidente da Associação de Atletas Franceses, acrescentou que uma iniciativa destas mostraria "respeito" pela Carta Olímpica, apesar desta proibir qualquer tipo de ação de propaganda política, religiosa ou racial.

Redação Sport Marketing

FIFA tolerância zero

A Fifa anunciou a suspensão de Madagascar das competições internacionais de futebol. O motivo foi a interferência do governo federal na modalidade dentro do país. O ministro dos esportes de Madagascar, Patrick Ramiaramana, demitiu todo o comitê da federação alegando a invasão da torcida no estádio Mahamasina, em Antananarivo, que impediu a realização da partida da Liga dos Campeões Africana entre Ajesaia e Costa do Sol, de Moçambique. Ramiaramana culpou a Federação Malgache de Futebol pelo incidente e anunciou a realização de novas eleições para eleger os representantes em três meses. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, havia dado três dias de prazo para o ministro voltar atrás na decisão. Porém, como isso não aconteceu, deu prosseguimento à suspensão, seguindo as normas do organismo internacional, que não permite a influência de políticos nas federações nacionais. Se a suspensão da FIFA for mantida, Madagascar não poderá participar das eliminatórias africanas para a disputa da Copa do Mundo de 2010, que começam em maio deste ano.

Redação Sport Marketing

Gol e Gillette na onda do surf

Muitas são as novidades que agitam o maior e mais rico campeonato de surfe profisisonal. A partir da segunda etapa do SuperSurf 2008, em Porto de Galinhas, Gol e a Gillette entram como co-patrocinadoras do evento. As duas marcas estampadas na Praia do Cupe que vai receber os melhores surfistas do Brasil. Nescau, Nicoboco e WV também patrocinam o evento. A Nicoboco promove diversas ações para o público e também para os atletas, além de montar tendas nas quais a marca comercializa produtos exclusivos com a logo do campeonato. Diversos brindes são distribuídos para o público na praia como bonés, adesivos e camisetas. Para os atletas, a Nicoboco monta espaços reservados para a concentração. Com uma área personalizada, a marca colocou diversos puffs à disposição dos competidores e massagistas para deixá-los relaxados antes e depois das provas. Além das novas marcas como co-patrocinadoras, o SuperSurf aumentou a premiação: agora são distribuídos R$160.000,00 em cada etapa. A segunda etapa do SuperSurf acontece nos dias 14 a 19 de maiona Praia do Cupe, em Porto de Galinhas (PE). Depois o evento parte para a fase paulista parando em Maresias e Ubatuba, com a última etapa na Praia da Barra, no Rio de Janeiro.

Redação Sport Marketing

Red Bull dá asas à Citroen

A Red Bull, líder mundial de bebidas energéticas, dona de duas equipes na F1 dará aporte financeiro para os dois carros da Citroen, pilotados pelo tetracampeão francês Sebastien Loeb e por Dani Sordo no Mundial de Rally. “Estamos muito feliz com esta grande oportunidade para trabalhar com uma empresa dinâmica com a Red Bull. Casa bastante com a Citroen, já que temos valores comuns”, explica Olivier Quesnel, diretor do time. A primeira mudança resultante da parceria se dá no visual dos carros, que deixam de ser apenas vermelhos e ganham as cores amarela e azul escuro, da Red Bull. A estréia do novo Citroen está prevista para o Rally da Argentina, dos dias 28 a 30 de março. Após três etapas, Loeb é o vice-líder do campeonato, atrás do finlandês Miko Hirvonnen, que corre com um Focus, da Ford. Com a injeção de dinheiro, a Citroen espera poder testar mais e agregar novos componentes no carro, que devem resultado em mais velocidade, para azar dos concorrentes.

Redação Sport Marketing

Revelação da Portuguesa renova até 2010

O atacante Diogo, considerado a grande revelação da Portuguesa nos últimos tempos, assinou a renovação de contrato. O novo compromisso do jogador, 20 anos, com a Lusa vai até dezembro de 2010, o que comprova a preocupação do clube em tê-lo como um jogador vendável no futuro. “Eu estou muito feliz com meu novo contrato. A Portuguesa foi o time que abriu as portas para mim e tenho o carinho de todos aqui. É o clube que eu me identifico e me sinto a vontade para jogar. Agora espero dar mais alegrias ao torcedor da Lusa“, disse Diogo em entrevista coletiva após a assinatura. Diogo está afastado do time devido uma fratura no pé. A será no Brasileiro, a partir de maio. Os valores do contrato não foram revelados, nem a multa contratual que deve ter ficado bem elevado para evitar eventual prejuízo do clube.

Redação Sport Marketing

Kournikova fecha com a K-Swiss

A ex-tenista só aparece nos cortes para jogos exibição ou beneficentes, mas o nome Kournikova continua a ser forte. Anna Kournikova é a imagem da marca de ténis, K-Swiss. Os anúncios de tv com a bela russa já estão no ar e o objetivo é demonstrar a eficácia dos produtos, adotando ainda a marca como uma tendência na moda. "Estou muito satisfeita para trabalhar com a K-Swiss, que é conhecida pelo seu rendimento, elegância e estilo", salientou a ex-tenista. E beleza é o que não falta a Kournikova... A tenista está entre as tenistas mais bonitas do mundo e estará ao lado de Maria Sharapova e Martina Hingis em um júri para avaliar as concorrentes do “Next Top Tennis Divas”, novo “reality show” norte-americano que elegerá a próxima musa do circuito feminino do tênis. Segundo o jornal espanhol “Marca”, o glamoroso júri terá de avaliar vários aspectos, tais como os penteados e as roupas das candidatas. A vencedora do concurso receberá um contrato com a multinacional IMG, uma sessão de fotos para a revista italiana “Vogue” e três wild cards para torneios WTA.

Redação Sport Marketing

Relógios Puma vendem mais no Brasil

Lançada mundialmente em agosto de 2004, a marca alemã Puma Time (divisão de relógios da Puma) iniciou parceria em setembro de 2006 com a Seculus da Amazônia, empresa brasileira conhecida pela distribuição de diversas marcas de relógios e bolsas. A comercialização foi iniciada em dezembro do mesmo ano. Em menos de um ano após a comercialização de Puma Time no País, os resultados foram surpreendentes. Somente os Estados Unidos vendem mais relógios da Puma que o Brasil. Para atrair o público jovem, os relógios são coloridos, com design completamente diferente que combina três elementos: esporte, estilo de vida e moda. A idéia é valorizar o consumidor como alguém que se destaca na multidão, possui um visual original e que faz as coisas de forma autêntica. A marca já vendeu 120% a de produtos no Brasil do que o previsto no plano original. Para 2008, estima-se ainda um crescimento de 50%.

Redação Sport Marketing