6 de mar. de 2008

Pelé é só alegria!

Nada como um dia atrás do outro. Após vários mal-entendidos e divergências com a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Pelé foi convidado para ser o garoto-propaganda da Copa do Mundo de 2014. Quem sai ganhando é o Brasil. Pelé fará parte do Comitê Organizador da competição, mas a CBF só deverá fazer o anúncio oficial após o nome do maior jogador de futebol de todos os tempos ser aprovado pela Fifa. O “acerto” entre Pelé e a CBF acaba com o mal-entendido gerado pela ausência do ex-santista na cerimônia em que o Brasil foi anunciado como país sede da Copa de 2014, em outubro do ano passado. Porém, segundo Ricardo Teixeira, presidente da entidade, o envolvimento de Pelé no evento sempre esteve em seus planos. “Desde o início que eu estava certo da participação do Pelé. Não teria sentido a realização de uma Copa do Mundo no Brasil sem a presença dele”, afirmou Teixeira. Entre as funções de Pelé no novo 'cargo', estarão as visitas aos outros 31 países que participarão da competição. O dia de Pelé teve mais um momento de glória. O arquiteto Oscar Niemeyer desenhou o esboço de um monumento em homenagem ao ex-jogador Pelé. A escultura ficará em Santos, no mesmo local onde será construído o Museu Pelé - a obra deve ficar pronta em dois anos. Ao lado do governador de São Paulo, José Serra, e do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, Pelé visitou Niemeyer e saiu de lá com o esboço do monumento. "É um trabalho como outro qualquer que eu fiz. Uma coisa simples, mas acredito que ficará bonito", disse o arquiteto, que completou recentemente 100 anos de idade."Liguei a figura dele com o esporte, a bola de futebol. Tem uma bola muito grande, com dez metros de diâmetro e uma rampa subindo o monumento. Na porta, ele (Pelé) convidando a turma para entrar", contou Niemeyer.

Redação Sport Marketing

Beijing procura voluntários que falem português

O BOCOG - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing já cadastrou mais de 15 mil pessoas para trabalho voluntário durante o evento. Mas, ainda precisa de voluntários que dominem a língua portuguesa e grega nas competições de vela, que serão disputadas na província de Qingdao. São esperados atletas de 70 países e regiões nas disputas de vela destes Jogos Olímpicos. A intenção dos organizadores da competição é de que hajam em torno de 1,5 mil intérpretes/voluntários que abordem 20 tipos de línguas diferentes. Os interessados devem entrar no site oficial da modalidade, na versão em inglês, no portal dos Jogos de Beijing e preencher o formulário.

Redação Sport Marketing

COB quer gerir Maria Lenk

O Parque Aquático Maria Lenk, um dos legados dos Jogos Pan-Americanos do Rio, pode ser gerido pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro. O Parque Aquático estava aguardando por uma proposta de algum organismo ou empresa que tivesse o interesse de obter a concessão e se comprometesse em arcar com todas as despesas de manutenção, funcionamento, obras e eventuais competições no local. O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, pretendia fazer um "leilão" pelo local, aberto apenas aos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Até que a entidade máxima do esporte no país enviou enviou nesta quinta-feira, dia 6, um ofício à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro demonstrando o interesse em obter a concessão do Parque Aquático, local onde foram realizadas as competições de natação, natação sincronizada e saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. “COB pretende promover a administração e a manutenção de um equipamento muito importante para o Parque Olímpico do Rio de Janeiro”, disse o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman, fazendo referência ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro que será construído na região do Autódromo e que integra o dossiê de candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A partir do envio do ofício, o COB coloca-se à disposição da Prefeitura e dos órgãos municipais envolvidos para que, havendo a concordância ao pedido, seja estabelecido o processo de transição. “É importante o COB estar à frente deste projeto. O nosso objetivo é garantir a ampla utilização deste maravilhoso espaço pelos nossos atletas”, disse Nuzman. A prefeitura deixou claro que se exime, a partir do momento da concessão, de qualquer ônus com o lugar. O caso do Maria Lenk já ocorreu de forma semelhante com outra obra feita para o Pan do Rio. O estádio João Havelange, o Engenhão, ficou com o Botafogo, que ganhou a licitação feita pela Prefeitura do Rio e administrará o local pelos próximos 20 anos.

Redação Sport Marketing

Fanáticos até a morte

Essa notícia é prá quem é torcedor até a morte! O portal diário digital destaca uma matéria no mínimo inusitada. O novo estádio do Espanyol, o Cornellá-Prat, terá um cemitério para 20 mil adeptos do clube. Cada urna mortuária vai custar cerca de quatro mil euros. Com essa iniciativa, o Espanyol espera arrecadar cerca de quatro milhões e meio de euros em 15 anos. No total o cemitério do clube espanhol terá cerca de mil metros quadrados, divididos em três plantas. As urnas vão estar cobertas por pinturas, murais ou fotografias do Espanyol, que serão escolhidas pelos futuros mortos. O estádio do Espanyol, o seu cemitério, deve ser inaugurado em novembro. Só esperamos que as urnas mortuárias sejam grandes, assim, quando o time perder, os corpos dos torcedores poderão, ao menos, se virar nos túmulos! Agora, que a equipe de marketing do clube é de arrepiar, isso é!

Redação Sport Marketing

Ingressos para Londres 2012

Ainda vai demorar uns três anos para os ingressos do sJogos de Londres serem colocados à venda, mas o Comitê Organizador já está pensando nisso. O LOCOG está trabahando junto ao IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional no desevolvimento de um plano de marketing de venda de ingressos para os Jogos de 2012. O LOCOG pretende colocar à venda 9.6 milhões de ingressos.

Redação Sport Marketing

David Beckham assina com a Sharpie

A marca Sharpie, há tempo reconhecida como a caneta preferida das celebridades para dar autógrafos, está se associando ao jogador de futebol David Beckham. Beckham, cujo autógrafo está entre os mais requisitados do mundo, tornar-se-á o embaixador global da Sharpie em uma campanha integrada de marketing lançada inicialmente nos Estados Unidos. A Sharpie, uma importante marca da Newell Rubbermaid baseada em Atlanta, utilizará o status de Beckham para adicionar informações sobre a Sharpie que, além de ser a caneta favorita para autógrafos, possui formas muito criativas de uso. "Como a marca Sharpie, David personifica a individualidade e a expressão criativa", disse Howard Heckes, presidente da unidade de negócios global da Sharpie. Heckes afirma que Beckham será apresentado em uma campanha de marketing mundial, incluindo a América do Norte, América Latina, Europa e Pacífico Asiático. "Sempre gostei de dar autógrafos às pessoas, especialmente desde a época, quando mais jovem, em que eu adorava receber autógrafos dos meus heróis", disse David Beckham. "Adoro usar as canetas e os marcadores Sharpie, então minha associação com eles é uma escolha natural". A marca Sharpie possui uma longa história de patrocínios de esportes nos Estados Unidos. Entre os atletas famosos que se associaram figuram Dale Earnhardt Jr.; Terrell Owens; Steve Young e Howie Long, Arnold Palmer e Gary Player.

Redação Sport Marketing

Vancouver 2010 soma mais um patrocínio

O Comitê Organizador dos Jogos de Vancouver fechou mais um contrato de patrocínio. A empresa Purolator Courier assinou como fornecedora oficial de serviços de entregas. Estima-se que a empresa pagou entre US$3 milhões e US$15 milhões pelo direito de estar entre os fonecedores dos próximos Jogos de inverno. O contrato garante à Purolator Courier usar os logos dos Jogos de Vancouver e da delegação olímpica canadense nas ações de marketing, além de exclusividade na categoria de serviços de entregas. A Purolator é o 15° fornecedor oficial e 29° patrocinador corporativo doméstico dos Jogos de Vancouver 2010. Os organizadores dos Jogos pretendem bater a meta de US$760 milhões para cobrir os custos operacionais do evento.

Redação Sport Marketing

Oakley lança documentário

A marca de materiais esportivos Oakley está produzindo um documentário de snowboarding. O filme destaca dois campeões ingleses de snowboard em aventura nos Alpes franceses. O roteiro analisa a 'psicologia de medo '. O filme receberá o título 'Conquistar Demônios ' e começa a ser rodado esta semana. A meta é que em março já esteja tudo pronto. O documentário dirigido por Carlo Mancini conta a visão de mundo e a realidade que enfrentam os atletas Scott McMorris e Tyler Chorlton, patrocinados Oakley, nos treinamentos em Morzine, próximo a Genebra. A obra pretende abordar o lado psicológico dos atletas no desafio do gelo. O público também pode interagir com os snowboarders e com a equipe de filmagens durante a gravação das imagens via e-mail. A Oakley produz óculos de sol, relógios, sapatos, roupas, bolsas e mochilas. Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim (2006) a marca saiu bem na foto. Não patrocinou o evento, mas a maioria dos atletas que subiram no pódio usaram óculos da marca.

Redação Sport Marketing

Samsung e Adidas parceiras móveis

A Samsung e a Adidas fecharam uma parceira que promete conquistar o praticantes de exercícios físicos. Um aparelho celular chamado miCoach (F110), que fornece dados como os batimentos cardíacos durante uma corrida, por exemplo. O produto chega no mercado depois que a Nike e a Apple se juntaram para criar um tênis que transmite dados para um iPod via sensores. MiCoach (F110) também está ligado a um sensor no tênis Adidas F110 , porém tem a vantagem de registrar os dados e enviar imediatamente para o celular. Pelo fone de ouvido, o atleta recebe as informações podendo recorrer ao recurso do visor para obter mais detalhes e iclusive, acessar um portal criado exclusivamente para alimentar com informações osusuários do miCoach. Por meio da medição das batidas do coração, o telefone também alerta se o atleta está correndo muito rápido ou lento, baseado no programa de boa forma física que pode ser selecionado. O miCoach tem 220 programas de treinamento. O telefone, vem com 1GB de memória e também armazena músicas e 2 megapixels para fotos. A Samsung também criou um portal que permite ao usuário do miCoach o planejamento de corridas e um acompanhamento diário do treinamento. O celular estará disponível no mercado americano no próximo mês.

Redação Sport Marketing

Pepe Jeans patrocina Renault

A marca de roupas, Pepe Jeans irá patrocinar a equipe Renault de F1. A empresa fechou patrocínio de três anos com a escuderia em nível mundial. Os valores não foram divulgados. Como patrocinadora oficial mundial da equipe, a Pepe Jeans terá a marca estampada no carro, nos macacões dos pilotos, uniformes da equipe. Xá de Chetan, representante da Pepe Jeans na India, disse: "Estamos muito orgulhosos em fazer parte do time da Renault F1". Recentemente, a AT&T Williams também fechou contrato de patrocínio com uma grife de roupas, a All Saints, pertencente ao empresário Kevin Stanford.

Redação Sport Marketing

NeoNutri de cara nova

No ano em que completa 10 anos, a NeoNutri, fabricante de suplementos nutricionais para atletas e praticantes de atividades físicas, investiu alto e renovou. A linha de produtos está de cara nova, as embalagens estão com outras cores; roxo (hipertrofia muscular), vermelho (energia e desenvolvimento) e azul (força e definição muscular) e até o logotipo mudou. A empresa resolveu modernizar, adotando novos padrões, atualizando os rótulos de acordo com a Legislação vigente. Os produtos receberam alguns diferenciais como: o aumento da quantidade de proteína em seus hipercalóricos, a adição de prebióticos e enzimas digestivas em suas formulações e diversas matérias-primas capazes de aumentar o desempenho de seus consumidores, como o revolucionário NO3. “Estou muito orgulhoso do resultado de todo este investimento, que a empresa fez para surpreender clientes e prospects e tenho certeza que quem não nos conhece ainda, passará a conhecer quando olhar as prateleiras das lojas e se deparar com nossas novas embalagens” conta o diretor Juliano Moreno. Quem quiser mais informações sobre os produtos consulte o portal http://www.neo-nutri.com/.

Redação Sport Marketing

Fumo neles!

A Hamburg Süd e a Aliança Navegação e Logística patrocinarão o XV Tobacco Industry Golf Tournament (TIGT), um dos mais tradicionais eventos de golfe de Santa Cruz do Sul. Organizado pelas empresas de cigarro da região, o torneio deve reunir, nos dias 8 e 9 de março, aproximadamente, 180 jogadores, entre representantes da indústria, fornecedores, clientes internacionais, importadores, exportadores e traders. De acordo com Renê Wlach, gerente da filial da Hamburg Süd e da Aliança Navegação e Logística em Porto Alegre, o TIGT foi instituído, especialmente, para marcar o início da comercialização da safra do fumo. O município gaúcho conta com 14 exportadores de fumo em folha, que conforme dados do setor, exportaram 700 mil toneladas de tabaco em 2007, o que totalizou US$ 2,2 bilhões em vendas externas. Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Redação Sport Marketing

FILA fashion

A FILA decidiu virar fashion. Vem aí uma coleção de camisetas, moletons, agasalhos, shorts e blusinhas com cores variadas que fazem parte da nova coleção da marca. São 47 modelos para homens e mulheres, esportistas ou não. O portal Fator Brasil destaca que a marca italiana não pretende abandonar as linhas de artigos esportivos tradicionais de running e tênis, mas vai ampliar a participação das peças casuais no mercado brasileiro. Para isso, a estratégia será abaixar os preços 15% para conquistar novos pontos-de-venda. O objetivo é 10% de crescimento nos próximos dois anos. A empresa fechou o ano de 2007 com faturamento de R$ 150 milhões, o que representa um crescimento de 35% em relação a 2006. Licenciada pelo Grupo Dass, que possui também as marcas Kappa, Tryon e Umbro, a grife prevê um aumento de 50% da receita para 2008 e a conquista do terceiro lugar no ranking das marcas esportivas, ficando atrás somente de Nike e Adidas.

Redação Sport Marketing

Volkswagen lançou carro oficial do Revezamento de Beijing

A Volkswagen, patrocinadora local dos Jogos de Beijing, lançou o carro oficial do Revezamento da Tocha Olímpica, ou melhor, os carros. Serão cinco novos modelos batizados com os nomes: Touran, Lingyu, Crafter, Sagitar, e Magotan. Os carros serão responsáveis por acompanhar a tocha Olímpica ao longo da sua jornada pelo mundo. Você não está familiarizado com os modelos? É que esses carros são evoluções de modelos que Volkswagen vende fora dos Estados Unidos em continentes como a Europa e Ásia. O modelo a foto, por exemplo, é um MPV baseado no Golf 5 portas. A Volkswagen fornecerá uma frota mais de 1.000 carros que representarão a fabriante alemã no Revezamento e carregarão a chancela de "Veículo Oficial do Revezamento da Tocha Olímpica". Além desses carros, a VW também levará 346 veículos para a escolta da Tocha, 583 para serviços de suporte ao Comitê Organizador os Jogos e 30 para segurança e mídia.

Redação Sport Marketing

Bancos de olho na Copa

Dois entre o quatro maiores bancos da África do Sul estão de olho na Copa do Mundo. A meta é ajudar, por meio de prestação de serviços, empreendedores de pequeno e médio porte que desejem explorar as oportunidades de negócios da Copa do Mundo de 2010. Donovan Steenkamp, gerente geral do banco Absa, disse que o banco não proveria apenas o tradicional suporte bancário, mas também serviços consultivos. Já o First National Bank (FNB) disse que pretende criar o "2010 caixa", um pacote de serviços para empreendedores que quiserem acessar oportunidades de negócios ligados à Copa de 2010. Ashley Mathura, diretor de novos negócios do FNB, identificou as áreas de turismo, saúde, segurança e transporte como os setores de nicho que teriam o maior crescimento devido a competição. O produto "2010 caixa", do FNB também prestaria serviços de informações sobre como registrar uma empresa, abrir uma conta bancária jurídica, solicitações de financiamentos etc. Outros serviços incluiriam uma plataforma de internet para os empresários poderem interagir, consultoria em legislação, insenção de taxas bancárias no primeiro ano e 20% de desconto nas taxas após um ano. "Nós também teremos uma "central de conhecimento" que dará conselhos aos empreendedores sobre o que o Comitê Organizador local da Copa espera dos provedores de serviços" disse Mathura. O processo de inscrição para as empresas locais que se interessarem em ter a marca ligada à Copa de 2010 como fornecedores ainda está aberto. O comitê organizador da Copa disse ter aproximadamente 3 mil inscrições de fornecedores interessados no evento.

Redação Sport Marketing

Réplica da Tocha à venda em Beijing

Os fãs e colecionadors de memorabilia olímpica devem estar desesperados para adquirir o último produto lançado pelo departamento de marketing do BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos de Beijing. Além da réplica em miniatura da arena mais charmosa dos Jogos "Ninho do Pássaro", também foi produzida uma réplica de Tocha Olímpica. Feita de aço, a réplica da Tocha tem 29cm (uma alusão aos 29 Jogos Olímpicos da Era Moderna) e chega ao mercado consumidor como um dos produtos de merchandising mais desejados. Porém, com em número limitado, apenas 200 mil foram produzidas. "É a primeira vez que o IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional permitiu uma réplica de Tocha Olímpica para venda no mercado" - disse Wang Yu, diretor do Departamento de Marketing do BOCOG. Outra característica do produto, segundo Wang, é que a Tocha é feita do mesmo aço original da construção do Estádio Nacional, apelidado de "Ninho do Pássaro" pela forma arquitetônica. Se a Tocha mede apenas 29 cm, o preço da réplica não é pequeno - US$410. Mesmo assim, não deixa de ser um objeto de desejo para os colecionadores mais aficciondos, ainda mais que a edição foi limitada.

Redação Sport Marketing