5 de mar de 2008

Vem aí os Jogos dos Países de Língua Portuguesa

O Rio de Janeiro será palco da 6ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontecerá de 26 de julho a 1º de agosto e contará com a participação de cerca de 700 atletas representantes dos países integrantes da CPLP. No Brasil o evento é uma realização da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Os esportistas representarão Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As competições acontecerão na Escola de Educação Física do Exército, na Fortaleza de São Sebastião, na Urca. A cada dois anos, um dos países integrantes da Comunidade fica responsável por sediar os jogos que acontecem desde 1992. Essa é uma competição entre os Ministérios do Esporte dos paises da CPLP e não entre os Comitês. Serão sete dias de competição na capital carioca. As disputas envolvem as modalidades de handebol (masculino), basquete (feminino), futebol (masculino), tênis (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino) e atletismo para portadores de deficiências visuais. Cada delegação poderá participar com até 93 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Brasil é campeão da última edição. Esta é a terceira vez que o Brasil participa dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Redação Sport Marketing

Eduardo Paes apresenta ações para Copa do Mundo a empresários

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha realizou um almoço para empresários mostrando as ações do país europeu feitas para o período de Copa do Mundo. O evento contou com a presença do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que, apresentou as estratégias a serem realizadas pela cidade para o evento de 2014, no Brasil. O secretário pontuou, em seu discurso, as principais mudanças que a cidade receberá para poder ser sede, como por exemplo a criação de novas linhas de metrô, uma melhor infra-estrutura hoteleira, entre outras ações. "Tudo isso que faremos já estava planejado, só será antecipado em virtude da Copa do Mundo", lembrou o secretário, pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. Para os empresários que participavam do evento, Eduardo Paes os tranqüilizou dizendo que a segurança não será problema. Como exemplo, ele citou a experiência dos Jogos Pan-Americanos: "O Rio tem uma capacidade imensa de realizar grandes eventos com total segurança". Até a data da competição, o maior problema que o Rio enfrentará, segundo ele, será relacionado ao transporte.

Redação Sport Marketing

Appro e ING Renault "na pole position"

Appro provedora líder de sistemas de computação de empresas de alto desempenho, anunciou assinatura do contrato para um 38TF Appro Xtreme-X(TM) Supercomputer para o Centro Computational Fluid Dynamics (CFD) da Equipe ING Renault de F1, uma nova e moderna instalação voltada para pesquisas tecnológicas projetada para colocar a Renault "na pole position" em competições de Fórmula 1. Este prêmio assinala uma outra etapa para os supercomputadores da Appro no mercado internacional de HPC. O Supercomputer Xtreme-X2 da Appro será transportado e instalado, pela Appro, no Centro CFD da Renault F1 no Reino Unido, no final de junho de 2008. O supercomputador da Appro garantirá, ao Centro CFD da Equipe ING Renault de F1, um aumento de cinco vezes na capacidade de computação CFD com a habilidade de fazer simulações com full-car, além de testar aerodinâmicas de componentes, como spoilers frontal e traseiro, palhetas giratórias, canal de freio, tanques de combustível e mais. O Xtreme-X2 da Appro preenche os requisitos de capacidade de computação e alta disponibilidade necessários para os recursos do novo Centro CFD. Nos índices atuais e conservadores de desenvolvimento, a ampliada instalação oferecerá 50% dos ganhos de um túnel de vento maduro e completamente eficiente por menos de 50% de investimento. Com esta capacidade de computação adicional oferecida pelo Xtreme-X2, a Equipe ING Renault de F1 gerará uma vantagem competitiva mensurável para futuramente estabelecer a empresa como uma líder tecnológica em corridas de Fórmula 1. O supercomputador também será usado para expandir o suporte computacional atual para a integração da Renault F1 aos empenhos de desenvolvimento e pesquisa do grupo Renault-Nissan. Esta integração significa que um valioso recurso CFD será disponibilizado a preço mínimo a outras unidades de negócio para pesquisas, além da Fórmula 1. "Estamos extremamente satisfeitos por trabalhar com a Equipe ING Renault de F1 e oferecer capacidade de computação aprimorada, melhor segurança, sistema de desempenho superior e um sistema de gerenciamento extraordinário realizado pelos Xtreme-X2 Supercomputers da Appro", afirmou Daniel Kim, CEO da Appro. "A Renault está esperando ansiosamente pela instalação do Appro Xtreme-X2 Supercomputer para aprimorar nossos recursos computacionais do Centro CFD", disse Bob Bell, Diretor Técnico da Equipe ING Renault de F1. O IDC projeta que o segmento de mercado CAE/CFD por si só irá mais do que dobrar nesta década para alcançar aproximadamente US$ 2 bilhões em 2010.

Redação Sport Marketing

Programas de hospitalidade África do Sul 2010

Depois de cuidar de 323.000 convidados que estiveram na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, a FIFA, em parceria com a empresa MATCH Hospitality, já começa a se preparar para prover um serviço de hospitalidade de alto padrão para a Copa das Confederações FIFA 2009 e para a Copa do Mundo de 2010, ambas na África do Sul. O programa de hospitalidade oficial foi lançado em uma recepção em Johannesburg. Cinco pacotes estarão disponíveis para a próxima Copa do Mundo de Futebol. Um dos maiores garante ingressos em jogos nas seis principais arenas da Copa do Mundo, inclusive a partida de abertura, as semifinais e final. As companhias também podem escolher uma combinação. O comitê organizador local visa promover o turismo e futuros investimentos no país. A MATCH Hospitality detém os direitos para desenolver, com exclusividade, no mundo todo, os programas de hospitalidade de FIFA até 2014. A empresa designou duas companhias da África do Sul, a CIRCA Hospitality e a Warwick Hospitality Events - como agentes de vendas exclusivas para a África do Sul. Os pacotes estarão à venda em junho deste ano, considerando que as vendas de pacote de hospitalidade internacional começarão em setembro de 2008. Mais informações você encontra no portal www.FIFA.com/hospitality. Para a FIFA, é muito importante dar prioridade ao mercado anfitrião em várias áreas e então nós estamos muito contentes que a África do Sul tenha acesso principal aos pacotes de hospitalidade" - disse o Secretário Geral da FIFA Jérôme Valcke. O Programa de Hospitalidade FIFA oferece a convidados uma grande variedade de serviços: ingressos, instalações nos estádios (inclusive apartamentos privados, estacionamento,transporte, entretenimento e presentes). Alguns pacotes também oferecem turismo, acomodações e transporte na África do Sul e países vizinhos. A Copa do Mundo de FIFA é uma grande oportunidade de mostrar a riqueza da África do Sul para convidados de todo o mundo" - disse Danny Jordaan, CEO do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA, e adicionou: "O programa de hospitalidade provê muitas oportunidades de negócios para vários setores, de transporte até pacotes de turismo e provedores de serviço.

Redação Sport Marketing

Sport Marketing - consolida posição no mercado

Hoje o Sport Marketing completa um mês no ar. Nesta data queria, muitas são as felicidades. A maior delas, o fato de termos conquistado a sua confiança e a sua fidelidade. Prova disso, são os números que o nosso contador alcançou em tão curto espaço de tempo - 6.000 e subindo como um balão! Não é prá qualquer um! Melhor do que os números são as letras que compuseram as palavras carinhosas dos que enviaram, neste mês, e-mails motivadores para a redação do Sport Marketing. Um exemplo, foi o Bruno Fontanelli, Bacharel em Esporte (USP), treinador de corrida de rua e que segundo ele, é um apaixonado por marketing esportivo: "Gostaria apenas de parabenizar pelos excelentes artigos postados no blog, que tem contribuído bastante para meu conhecimento e formação...". Ao Bruno e demais leitores, aqui vai o nosso profundo e fraterno agradecimento. Agradecimento que também se estende aos jornalistas, coleguinhas de profissão, que bebem da nossa fonte de informação diariamente, nos dando a certeza de que estamos fazendo história, principalmente, entre mídias especializadas na área que hoje, também já se curvaram à nossa existência consolidada no mercado como um blog de profunda qualidade de informação na área de marketing esportivo. Ah! Agradecemos, principalmente, aos jornalistas éticos de veículos sérios, que têm dado créditos nas matérias ao Sport Marketing. Sempre que puderem, como manda a regra do bom jornalismo, podem dar ao Sport Marketing o devido crédito de "fonte" de informação nas matérias que escreverem - nós vamos agradecer ainda mais! Sejam bem-vindos sempre. Seguimos em ritmo de festa para o segundo mês no ar. Preocupados com você, porque mais do que nunca, o comprometimento de realizar um ótimo trabalho está ainda mais forte, pois você já sabe que o Sport Marketing, vai ter sempre em primeira mão, as melhores notícias do universo do marketing esportivo,24 horas por dia, de segunda a segunda. Não queremos e nem vamos lhe decepcionar. A nossa pesquisa também segue bombando. Se você ainda não participou, dê a sua opinião.

Saudações Olímpicas
Deborah Ribeiro - Diretora Sport Marketing

Empresas holandesas criam o maior centro de golfe fechado do mundo

Ao construir o maior centro de golfe fechado do mundo nos Países Baixos, a fabricante de simuladores de golfe ProTee United (http://www.protee-united.com) e os fabricantes de grama sintética e academias de treinamento, Southwest Greens reafirmam as suas posições como líderes globais na indústria de golfe. Ambas as empresas tiveram uma grande expansão no mercado asiático, bem como provaram ter muito sucesso também na Europa. Para o projeto da Arena Fechada de Golfe, com abertura programada para 2010, a ProTee United implementou vinte simuladores de golfe de tecnologia de ponta e a Southwest Greens será responsável pelo design e instalação de 14.000 m2 de grama sintética dentro do centro. As suas contribuições provaram ser indispensáveis para o projeto da Arena. Desde 2005, a ProTee United já vendeu mais de 1.000 simuladores mundialmente e possui representantes em 37 países. O simulador permite que as pessoas possam jogar golfe virtual em poucos metros quadrados graças a um avançado programa de computador. Com o simulador, o golfe pode ser jogado em qualquer lugar e não é prejudicado por condições climáticas adversas. "O sistema é acessível para todos. Ele permite às pessoas jogarem uma rodada completa de golfe em suas garagens ou treinarem as suas tacadas durante o inverno. Inúmeros hotéis e centros de golfe fechados também já instalaram o sistema", disse o presidente e CEO Dennis van Drie. "A nossa maior expansão foi na Ásia onde, por exemplo, na Coréia do Sul você vê mais e mais cafés de golfe abrindo, onde as pessoas vêm jogar. Além disso, os profissionais do golfe ficaram impressionados com o realismo e a precisão do nosso simulador". Em novembro de 2005, a empresa formou uma aliança com a Southwest Greens, líder global incontestável em design e instalação de produtos sintéticos de golfe. Com mais de 7.000 projetos instalados no mundo todo desde 1996, em vários tipos de climas, a Southwest Greens possui um histórico comprovado que é incomparável. A empresa oferece várias soluções tanto para os cursos de golfe privados como para os comerciais. Muitos dos mais famosos golfistas como Vijay Singh, Jim Furyk e Maarten Lafeber usam a Southwest Greens em casa para melhorar os seus jogos. Nicklaus Design(R), um dos grandes nomes da história do golfe, escolheu a Southwest Greens para criar um produto de golfe de qualidade superior, combinando a experiência em design de um dos maiores nomes em golfe com o avançado e superior sistema de instalação para os produtos sintéticos de golfe fornecidos pela Southwest Greens. A Arena Fechada mostrará o melhor que ambas as empresas têm a oferecer. "No decorrer da história, os Países Baixos sempre tiveram um papel de liderança em inovação", acrescentou o Sr. Van Drie, "A nossa meta é criar 250 centros de golfe fechados satélites, dos quais de oito a dez serão desta magnitude".

Redação Sport Marketing

Ericsson e Beijing Netcom extendem contrato de parceria

A Ericsson anunciou um acordo com a Beijing Netcom, uma filial da China Netcom, e irá prover a companhia com um sistema baseado na tecnologia Ericsson de IMS para os Jogos de Beijing. A China Netcom patrocina os Jogos na categoria de telecomunicações fixa. Segundo o contrato, cujas bases financeiras não foram reveladas, a Ericsson será a provedora de sistemas exclusivos para um sistema de multimídia ip. O sistema Ericsson IMS habilita a convergência de dados, tecnologia de rede, suporte rápido, gerenciamento, coordenação de serviços, texto, fotos e vídeo, provendo aos usuários finais, uma rica experiência de comunicações personalizadas. O desenvolvimento e integração de sistemas estará disponível nas seis cidades onde serão realizados os Jogos Olímpicos na China. O acordo é uma extensão do contrato assinado entre a Ericsson e a Beijing Netcom em abril de 2007 para construir a primeira rede de IMS comercial na China. "Como um companheiro oficial para as 2008 Olimpíadas de Beijing, este acordo enfatiza nosso compromisso a prover qualidade de telecomunicação IP multimídia serviços que combinam voz, dados, áudio e vídeo. Este movimento trará uma experiência de comunicações realçadas para usuários em Beijing e através de outras cidades olímpicas" - disse o representante da Beijing Netcom. "A Ericsson está extremamente orgulhosa em fundamentar sua relação existente há muito para prover Beijing Netcom com o primeiro serviço de multimídia baseada em IMS para os Jogos Olímpicos" - declarou Tapetes H. Olsson, presidente da Ericsson na China.

Redação Sport Marketing

FIFA e INPI contra pirataria

A FIFA e o Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI) concordaram em cooperar na briga contra pirataria de propriedade intelectual. O presidente da FIFA Joseph S. Blatter e o presidente do INPI Jorge Ávila assinaram um acordo de parceria na proteção de marcas registradas. A meta é combater a pirataria e preparar o país para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o acordo FIFA e INPI estarão juntando forças para desenvolver estratégias. Estão previstas ações educacionais e informativas. O INPI tem como meta principal ajudar na proteção dos direitos da marca registrada FIFA no Brasil bem com da Copa do Mundo FIFA 2014. O órgão brasileiro decidiu tomar o programa de inscrição da marca registrada FIFA como um modelo para educar o público sobre a proteção de propriedade intelectual no país; Como parte do acordo, INPI e FIFA coordenarão suas ações com outras entidades brasileiras nesta área de atividade, como a polícia e promotores públicos.

Redação Sport Marketing

24 horas de Le Mans é Eurosport

A Eurosport fechou contrato de transmissão de mais um grande evento internacional. O grupo será o detentor dos direitos das 24 horas de Le Mans até 2010. O negócio inclui a transmissão da corrida de carros em junho, um evento de moto em abril e todos os cinco eventos da Le Mans Series. A Eurosport também será a responsável pela transmissão dos eventos para Ásia e a Austrália. "Nós temos muito prazer em ter a histórica corrida Le Mans na grade de eventos da Eurosport. O Grupo Eurosport oferecerá uma cobertura ao vivo sem igual garantindo a transmissão para 112 milhões de casas em mais de 59 países na Europa. Eurosport Ásia-Pacífico também levará a magia das 24 horas de Le Mans para a Ásia e Austrália" - disse Laurent-Eric Le Deita, Presidente da Eurosport. As 24 Horas de Le Mans são uma das mais tradicionais corridas do mundo. A corrida é disputada na França anualmente desde 1923. Os valores do negócio não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

MotoGP no canal campeão

Os fãs da motovelocidade já podem começar a vibrar. O canal a cabo SPORTV confirmou a cobertura da temporada 2008 do Mundial. As transmissões começam com a realização do inédito GP noturno do Catar, no seletivo circuito de Losail. Como nos anos anteriores, a emissora exibirá ao vivo, as provas das três categorias do certame: 125cc, 250cc e MotoGP. Já os treinos livres e cronometrados continuarão sem cobertura televisiva. Nesta temporada em que a MotoGP comemora 60 anos, as novidades estão correndo a mil por hora. A Federação Internacional de Motociclismo criou um novo troféu que será entregue aos campeões mundiais da categoria nesta temporada. O prêmio será dado para o vencedor de cada classe da competição, após o fim da temporada em Valência. A nova taça terá os nomes dos primeiros campeões mundiais de 1949. O detentor do título das 125cc receberá o troféu Nello Pagani, o ganhador das 250cc o troféu Bruno Ruffo e o campeão da MotoGP o troféu Leslie Graham.

Redação Sport Marketing

Adidas lucra, mas não convence

O lucro da fabricante alemã de artigos esportivos Adidas subiu em 2007 para US$ 837 milhões, 14,2% a mais em relação a 2006, por causa do aumento das vendas e da redução de custos após adquirir a Reebok. O objetivo da aquisição foi reforçar a posição da empresa nos EUA território da Nike, a maior concorrente da marca alemã. Nos primeiros nove meses de 2007 o lucro líquido foi de 530 milhões de euros. A alta do lucro se originou no bom desempenho da marca Adidas e da divisão de produtos de golfe TaylorMade. Segundo informação da agência Efe, o faturamento subiu no ano passado 10,3%, aos US$ 15,656 bilhões, em comparação com os números de 2006. O lucro operacional subiu em 2007 para US$ 1,442 bilhão, 7,7% a mais que ano anterior. A Adidas comprou em 2005 a Reebok por US$ 4,712 bilhões ou US$ 90 em papel por cada ação da empresa americana. No entanto, o ganho anunciado ficou aquém do esperado pelos analistas. A quebra nas vendas da Reebok, marca comprada em 2006, impediu um ganho maior. A Nike, grande rival Adidas, publicou também resultados em alta, mas a diferença entre as fatias de mercado estreitou-se, depois da compra da Reebok. Para este ano, espera-se uma subida ainda maior. Este é um ano recheado de grandes acontecimentos desportivos, o que habitualmente impulsiona a venda de bolas, camisolas e outro material. Aos Jogos Olímpicos junta-se a Euro 2008.

Redação Sport Marketing

Londres 2012 fecha com BT

O LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres assinou mais um contrato. A BT - British Telecoms - uma empresa de na área de tecomunicações se tornou a quinta patrocinadora local dos Jogos de Londres 2012. As negociações começaram há alguns meses, mas o business foi oficializado apenas agora pelo LOCOG. Inclusive, já era de se esperar que a BT fosse a empresa escolhida como responsável pelos serviços de comunicações dos Jogos, devido ao knowhow que possui nesta área e ao interesse que a mesma demonstrou em estar com a marca aliada ao evento. A parceria com a BT significa para o LOCOG um reforço importante para se alcançar a meta de realizar os melhores Jogos da era digital. Como patrocinadora local na categoria de serviços de comunicações, a BT será responsável por prover todos os serviços de comunicações exigidos para realizar os Jogos (redes de dados, linhas terrestres, acesso de internet e serviços de comunicações) provendo todos os serviços de comunicação para a mão-de-obra operacional como IBC (International Broadcast Center), Midia Center (Centro de Imprensa), arenas esportivas. A BT também se tornou a segunda empresa vinculada aos Jogos de Londres que irá ajudar a executar os Jogos sustentáveis e usará o evento como uma plataforma para discutir e dirigir o programa de sustentabilidade. Os Jogos de Londres agora somam cinco patrocinadores locais (Lloyds TSB, EDF Energy, Adidas, British Airways). As empresas parceiras dos Jogos são BT e Deloitte. Os valores do negócio estão em torno de US$80 milhões, mas a BT se recusou em comentar a quantia. A BT terá direito de usar o logo dos Jogos de Londres em suas ações de publicidade, além de outros direitos reservados com exclusividade para o nível de patrocínio.

Redação Sport Marketing

BBB - Big Brother Beijing Panasonic

A Panasonic, principal marca do Grupo Matsushita anunciou que irá instalar um total de 2.000 unidades de câmeras de vigilância em várias instalações dos Jogos Olímpicos de Beijing. A empresa é patrocinadora do programa TOP do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional, na categoria equipamentos de áudio e vídeo, desde os Jogos Olímpicos de 1988. A categoria de patrocínio pasou a incluir sistemas de vigilância e segurança desde os Jogos de Inverno de Turim em 2006. A partir daí, a Panasonic contribuiu para prover nível alto de segurança para as ãrenas olímpicas com uma ampla variedade de sistemas, inclusive monitoração e câmeras de vigilância. Baseada em Osaka, Japão, a empresa registrou vendas líquidas de US$77.19 bilhões ano passado.

Redação Sport Marketing

EURO 2008 garante deslocamento fácil

Quem for assistir aos jogos da EURO 2008, não terá problemas em se movimentar entre as várias cidades. Em termos de transporte, a vida dos torcedores está mais do que facilitada. Primeiro, porque as distâncias não são grandes e segundo, porque as autoridades dão aos adeptos vários benefícios, desde passes a preços atraentes até horas de transportes grátis para quem tem bilhete. Outro detalhe importante, quem precisar pedir informações a um policial nas cidades suíças onde acontecerão os jogos do Europeu, não apenas terá a informação, mas também irá receber um mapa. Quem estiver com ingresso em mãos, poderá durante 36 horas (o dia do jogo e os meios dias imediatamente anterior e posterior) andar em todos os transportes públicos sem pagar (o mesmo acontece na Áustria). Quem não tiver bilhete ou quiser ficar mais tempo, pode adquirir o UEFA EURO 2008 General Ticket para acesso a todos os transportes públicos na Suíça no mês de junho ou o UEFA EURO 2008 Swiss Card, que dá direito a viagens para quatro cidades anfitriãs e 50% de desconto em todos os transportes públicos.

Redação Sport Marketing

Wembley realiza Soccerex London Forum

A Associação da Ligas Européias de Futebol Profissional (EPFL) e a Soccerex London Forum estabeleceram uma parceria que levará para o Estádio de Wembley, em Londres, o 2.º Encontro do Comitê de Marketing e Midia. A EPFL reúne 25 ligas da Europa, incluindo a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Também em Wembley, será realizada a conferência “Aprender, Relacionar-se e Negociar”, organizada pela Soccerex, com participação de personalidades como Bobby Robson, Gerard Houllier e Christian Karembeu. No painel “Parcerias Perfeitas no Gramado – Sinergias no Esporte”, o português Emanuel Medeiros, diretor-geral da EPFL, será palestrante, tal como Eddie Jordan (pioneiro da F1).

Redação Sport Marketing

Claudinei Quirino promove Maratoninha da Caixa

Claudinei Quirino é o padrinho da etapa Cuiabá do Circuito Maratoninha, a maior competição de corrida infantil do país. Patrocinado pela Caixa, participam do evento 1.500 crianças de escolas públicas e particulares, além de integrantes de projetos sociais. Neste ano, o circuito de maratoninhas inclui 16 etapas, duas a mais do que em 2007. Para participar do Circuito CAIXA de Maratoninha, as crianças precisam ter entre 7 e 13 anos. A competição também abre espaço para jovens portadores de necessidades especiais. A prova é realizada em um percurso de 300 metros, dividida em três categorias de acordo com a faixa etária dos pequenos: de 07 a 09 anos; entre 10 e 11 anos; e entre 12 e 13 anos. Claudinei Quirino, entregará as premiações. Todos os participantes recebem um kit da competição (camiseta e boné) com medalhas e os vencedores de cada bateria recebem como prêmio uma bicicleta. Ao todo, 40 bicicletas são entregues aos primeiros colocados. Cada etapa do Circuito CAIXA de Maratoninha recebe um padrinho, representado por ex-atletas que conquistaram medalhas olímpicas para o Brasil, como Joaquim Cruz, Nelson Prudêncio, Robson Caetano, Arnaldo Oliveira, Claudinei Quirino e Edson Luciano. Depois de Cuiabá, a Maratoninha segue para Uberlândia (MG), que receberá a prova no próximo dia 30 de março.

Redação Sport Marketing