29 de fev de 2008

Produtos Dale Earnhardt Jr. Adidas são um sucesso

Nesta temporada da Nascar, o piloto Dale Earnhardt Jr. fechou um inédito contrato com a Adidas, que lançou uma linha de produtos endossados pelo piloto. Meia hora antes das portas da loja em Daytona abrirem, do lado de fora já havia uma fila com mais de 100 pessoas. Daytona, local onde foi realizada a primeira prova da temporada, foi escolhida pela Adidas para vender a linha Dale Earnhardt em primeira mão. O resto dos Estados Unidos, só recebeu a coleção depois. Valeu a pena a estratégia. Os fãs do filho do lendário Dale Earnhardt que foram assistir à primeira corrida de 2008 fizeram um enorme frenesi na porta da loja. Compraram tudo, esvaziaram as prateleiras. Dale Earnhardt é o quarto atleta a ter a linha pessoal de roupas com a marca Adidas, juntando-se ao jogador de futebol David Beckham, Reggie Bush (NFL) e Tracy McGrady (NBA). O diferencial é que Dale Earnhardt não apenas endossou os produtos Adidas, mas fez questão de ajudar a projetar os modelos. O resultado é uma linha de roupas que escapa as cores fortes e dos logotipos de patrocinadores que caracterizam as roupas da Nascar. "Ele conhece o que os fãs querem e gostam" - disse Mark Clinard, chefe dos esportes a motor da Adidas. A respeito das expectativas de vendas, Clinard foi cauteloso em dizer que a Adidas é nova no mundo do automobilismo. "Nós somos novos neste mercado. Nós não sabemos o quanto o mercado pode nos proporcionar. Mas, a parte interessante é que nossos varejistas estão lutando pelo produto. Nós estamos fzendo as entregas o mais rápido quanto podemos." Entre os produtos que ainda serão lançados, estão as réplicas das sapatilhas de direção que Earnhardt veste. A companhia até está estudando a venda de um macação à prova de fogo no mesmo moelo que Earnhardt veste na corridas - um artigo que podia custar mais de Us$2.000 e não ter nenhum uso prático discernível para alguém que não dirige carros de corrida. No momento, os fãs estão delirando com os novos produtos Dale Earnhardt Adidas.

Redação Sport Marketing

Situação na Zona da Mata tá de morte

Enquanto clubes grandes conseguem altos valores em patrocínios, no Alto Rio Doce, na Zona da Mata, a situação do Altoriodocense Futebol Clube está de morte! Se não fosse a ajuda da atual gestão da Secretaria de Esportes e da Juventude, para a construção do vestiário do Estádio, o time ia continuar apertado. Para realização das obras, o atual secretário de esportes, Gustavo Corrêa, assinou um convênio de cooperação financeira com o Altoriodocense no valor de R$ 50 mil. No último dia 13, Gustavo Corrêa assinou convênio de cooperação financeira com o prefeito de São José do Divino (Leste do estado), Belarmino Cangussu, no valor de R$ 47.320,10, para a construção de arquibancadas no Estádio Sebastião Cangussu. “Com essas iniciativas, pretendemos levar conforto aos torcedores e atletas”, completou o secretário, destacando que há duas semanas o governo de Minas, através da Seej, anunciou a isenção da taxa de segurança pública na realização de jogos de todos os clubes de futebol profissional do estado. O secretário também prometeu arcar com as despesas do Campeonato Mineiro de Futebol Amador de 2008 relativas à arbitragem. No final de janeiro, o governo liberou R$ 800 mil para a iluminação do Estádio Joaquim Henrique Nogueira, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (região Central). Gustavo Corrêa recordou também que, no início deste mês, foi assinado por ele, pelo diretor geral da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), José Eustáquio Natal, e pelos presidentes do Clube Atlético Mineiro, Ziza Valadares, e do Cruzeiro Esporte Clube, Alvimar de Oliveira Costa, protocolo de intenções para a adequação das normas de utilização do Estádio Magalhães Pinto, Mineirão, nos jogos dos dois clubes. A iniciativa vai assegurar uma economia anual de R$ 2 milhões para cada clube.

Redação Sport Marketing

Adidas leva você para a Euro2008

O portal PublicidAd deu, em primeira mão, a notícia de que a Adidas já colocou no site o Desafio 3 Challenge. A promoção, válida até o dia 28 de março, coloca em jogo cinco viagens, com acompanhante, para assistir um jogo da semifinal da UEFA EURO 2008. Para participar é preciso entrar no site http://www.3challenge.com/, cadastrar-se e responder a pergunta: Que tipo de jogador você acha que é? As perguntas vão pintar na sua caixa de e-mail em formato de enigmas. Serão três rodadas com cinco perguntas e três rodadas WAP com uma pergunta. Todas as questões são relacionadas a EURO 2008. Vence o desafio quem responder as perguntas corretamente, no menor tempo.

Redação Sport Marketing

Eurosport transmite eventos de Estoril

A Eurosport assinou contrato com o Turismo de Estoril. O acordo consiste no patrocínio de todos os eventos de golfe (European Tour, US PGA Tour, Augusta Master…), de vela (World Match Racing Tour…), de hipismo (Taça do Mundo, Samsung Superleague…) e de pólo. Para reforçar este patrocínio, o Turismo de Estoril lançará uma campanha de anúncios relacionados com estes esportes e uma campanha na Internet, nos sites: Yahoo e Eurosport. Além disso, durante este ano, o Turismo de Estoril terá a imagem associada ao “Wednesday Selection”, um programa de esportes que vai ao ar todas as quartas-feiras na Eurosport. O canal também editará um compacto do Dragon Gold Cup, um evento de vela disputado na região do Estoril que também será exibido no “Wednesday Selection”.

Redação Sport Marketing

Empresa Roxos e Doentes inaugura loja do Sport

A empresa Roxos e Doentes, responsável pelas lojas de clubes como Cruzeiro, Grêmio, Corinthians e São Paulo acaba de inaugurar mais uma - a do Sport. O local se chama Espaço Sport e a inauguração foi uma festa para os torcedores do Sport Recife. Além de produtos variados (camisas, bonés, chaveiros etc), a loja também conta com um Cyber Café - o Cyber Sport - e um bar temático (ainda não em funcionameto). Na loja, as camisas da Topper custam R$ 39,90 e as da Lotto, novo fornecedor de materiais esportivos da equipe, R$ 158,90. “Temos um grande potencial aqui no Sport e por isso a Roxos e Doentes apostou no clube. Investimos cerca de R$ 2 milhões na loja. No próximo ano, vamos montar a loja itinerante para irmos até o Interior do Estado para alcançarmos os torcedores de regiões mais distantes, sem falar na loja virtual. Montamos uma atmosfera para que os rubro-negros freqüentem o local sempre que possível”, afirmou o diretor da Roxos e Doentes, Eduardo Rosemberg. O contrato entre a Roxos e Doentes com o Sport é de quatro anos renovável por igual período. De acordo com o vice-presidente de marketing do Sport, Carlos Frederico, a loja é um presente à torcida rubro-negra. “O Espaço Sport resgata uma enorme dívida com a nossa torcida, que sempre é muito fiel. A parceria com a Roxos e Doentes e a Lotto nos coloca no mesmo patamar dos grandes clubes do país, já que teremos uma grande loja com uma variedade de produtos oficiais e licenciados", declarou. Além dos produtos do Leão, a Lotto ainda está disponibilizando no Espaço Sport camisas de outros clubes internacionais patrocinados pela marca. "Este momento é um orgulho não apenas para a torcida do Sport, mas para Pernambuco. Esta loja está entre as maiores do Brasil. Essa é a maior marca da nossa administração”, comentou o presidente do Sport Milton Bivar que também comemora a concretização da parceria com o time espanhol Villareal. O primeiro passo da parceria é a vinda, para o Sport, do volante Felipe, 18 anos, que atuava pelo clube espanhol. parceria vai possibilitar intercâmbio de jogadores, como a chegada de Felipe, além da troca de experiência na gestão de marketing dos clubes, entre outras melhorias.

Redação Sport Marketing

Nua e crua realidade do futebol

Em setembro do ano passado, as jogadoras do Torrejón, clube feminino de futebol de Madri, que disputa o Campeonato Espanhol, posaram nuas para a revista espanhola Interviú. Como cenário, foi utilizado um campo de futebol. As jogadoras posaram como se estivessem disputando uma partida normalmente, mas sem roupas. Ao posarem nuas, as atletas sustentaram que precisam de patrocínio urgente, já que ganhavam apenas 180 euros por mês para jogar. Por isso, optaram pelo ensaio para atraírem patrocinadores, assim como já fez a equipe de handebol Elda Prestigio, também da Espanha. Além de defenderem o clube, as jogadoras são garçonetes, recepcionistas, professoras e engenheiras, entre outras profissões. A notícia de mulheres posando nuas para revistas masculinas tem virando moda aqui no Brasil, porém, as razões nem sempre são chamar a atenção dos patrocinadores e da população para a situação do futebol feminino no país! A próxima jogadora a posar será a gaúcha Laisa Andrioli, 20 anos, atacante do Inter,que será capa da revista Sexy de março. Laisa Andrioli foi descoberta no concurso Musa do futebol feminino Ga.Ma Italy, quando disputava o campeonato paulista de 2007. A gaúcha, jogou pelo Inter de Porto Alegre a Copa Brasil do ano passado e desde lá atrai todos os olhares da torcida masculina. Joga futebol desde os 13 anos, por influência do pai, e já esteve na seleção brasileira sub 20 (de jogadoras até 20 anos). A necessidade do futebol feminino é cruel, mas usar o esporte para marketing sexual sem metas e diretrizes transparentes deturpa a imagem do esporte.

Redação Sport Marketing

Tom Hicks manda e desmanda no Liverpool

Tom Hicks (em destaque na foto), um dos sócios do Liverpool FC, disse que pretende reter o controle acionário do clube e bloquear qualquer tentativa do outro sócio George Gillette vender o time para o DIC Dubai International Capital - o braço de investimento do governo de Dubai. "Eu não vou vender o clube e o meu sócio também não pode vender sem a minha aprovação" - disse Tom Hicks. No último mês, o Liverpool confirmou um pacote de refinanciamento de £350m, sendo que £60m será usado para melhorias no Stanley Park. Também é verdade que em breve a dupla de empresários terá que renegociar as dívidas do clube. Os fãs do time estão desesperados.

Redação Sport Marketing

Juventus de Turim escolhe agência para turnê pela Ásia

A agência MP & Silva e a Juventus de Turim assinaram um acordo de exclusividade. O contrato, cujos valores não foram revelados, a agência MP & Silva irá coordenar, negociar todos os direitos comerciais e promover a excursão da Juventus entre 19 de maio a 31 pela Ásia. A MP & Silva já começou os trabalhos junto a várias federações do futebol asiático, clubes, patrocinadores e empresas. A Juventus FC realizará três jogos durante a excursão de promocional do clube e promete levar o primeiro time, excluindo os jogadores que estarão envolvidos na Euro 2008. "A Juventus FC é, sem dúvidas, uma dos melhores equipes do futebol do mundo. Nós estamos orgulhosos em estar envolvidos com o clube. A excursão da Juventus proverá os milhões fãs do time na Ásia, a oportunidade rara de assistir o clube favorito em ação" - disse Andrea Radrizzani, CEO da MP & Silva. "A MP & Silva tem excelente know how na promoção de times de futebol italianos em torno do mundo e a Juventus tem muito prazer em ser parceiro deles na comercialização e promoção da excursão do time pela Ásia" - disse Marco Fassone, gerente de Marketing da Juventus".

Redação Sport Marketing

Fifa e Wada juntos contra o doping

A FIFA e WADA - Agência Mundial Antidoping - entram em acordo. Após reunião com o presidente da WADA, John Fahey, na sede da Fifa em Zurique, o presidente da entidade responsável pelo futebol mundial, Joseph Blatter disse que as modificações no novo código serão aceitas. "Estou feliz em podermos anunciar isso em um dia histórico, porque não há tantos 29 de fevereiros" - disse Blatter, após assinar carta de intenção ao lado de Fahey. "Fifa e WADA dividem objetivos comuns no combate ao doping e vão continuar assim de todas as formas possíveis." O código entra em vigor a partir de 1o de janeiro de 2009. A Fifa demonstra com essa parceria, uma preocupação com a imagem do futebol e, consequentemente, com a imagem que os patrocinadores se associam suas marcas aos eventos, clubes e jogadores.

Redação Sport Marketing

Beijing 2008 pela internet

A emissora estatal chinesa CCTV, detentora dos direitos e transmissão dos Jogos Olímpicos de Beijing, fechou contrato com a rede MySpace e com o hospedeiro local Tudou.com. O contrato prevê que os Jogos de Beijing sejam transmitidos pela internet. Não foram revelados os termos financeiros do acordo. Segundo o contrato, o site olímpico da CCTV será projetado para transmitir as imagens dos Jogos apenas dentro da China e permitirá que os usuários entrem em contato com os atletas chineses. O serviço estará no ar a partir do dia 08 de agosto pelo endereço CCTV.com. Os recursos da transmissão via internet serão providos apenas na forma de gravações e podcasts.

Redação Sport Marketing

Manchester United investe em jogos móveis

Vem aí novos jogos para telefonia celular com a brand Manchester United. O clube inglês fechou contrato de exclusividade com a empresa Jump Games, do grupo indiano Reliance Entertainment,
para criação, desenvolvimento e distribuição de jogos para telefonia móvel com a marca do time. Como parte do negócio, Jump Games irá desenvolver os joguinhos do Manchester por três anos, período em que a empresa lançará no mercado indiano e mundial seis novos produtos por ano para distribuição mundial em operadoras na India. Os valores do contrato não foram revelados. "Atualmente, a telefonia celular se mostra como uma forma de entretenimento capaz de atingir 13 bilhões pessoas. Entre os esportes, futebol é o jogo mais popular do planeta com um viewership em torno de quatro bilhões. A combinação de ambos é uma estratégia perfeita para alcançar o público mudialmente e, conseqüentemente, novos negócios" - disse Rajesh Sawhney, presidente, Jump Games. "Como parte do negócio, nós criaremos conteúdo exclusivo para a marca Manchester United. Os jogos não serão apenas de futebol, mas também quebra-cabeças do clube, quizz etc - tudo para a tecnologia celular" - explicou Salil Bhargava, CEO Jump Games. O primeiro produto lançado pela Jump Games com a marca do Manchester será de palavras cruzadas e vai se chamar "Manchester United Word It". O segundo produto a ser lançado, certamente será um jogo de futebol. "A qualidade do produto e da equipe Jump Games foram os fatores determinantes para a concretização do negócio. O Manchester fãs no mundo todo, cerca de 300 milhões. Na Índia são mais ou menos 20 milhões de fãs" - afirmou Pabari, diretor de mídia do Manchester, que aparece no lado esquerdo a foto, ao lado de Rajesh Sawhney, presidente da Reliance Entertainment e de Salil Bhargava, CEO da Jump Games.

Redação Sport Marketing

Quem é Roman Abramovich?

Roman Abramovich é um jovem magnata que tem uma fortuna avaliada em mais de 15 mil milhões de euros, quantia que faz dele o segundo homem mais rico da Rússia. É o dono do Chelsea. Comprou o clube por 183,7 milhões em 2003 e já investiu no clube 775 milhões de euros desde então. Abramovich já gastou 28 milhões de euros, com a compra dos passes de Anelka e de Ivanovic. O proprietário do Chelsea gasta anualmente 200 milhões de euros para pagar os salários dos jogadores. Os prejuízos também são grandes - algo em torno de 133,6 milhões de euros/ano. O maior investimento de Abramovich no clube foi feito em 2004/2005: 165,6 milhões de euros, quantia que deu para o Chelsea de Mourinho recuperar o título inglês depois de 50 anos na fila. Na temporada passada, o russo gastou 15,3 milhões de euros e o Chelsea perdeu o título e o treinador, José Mourinho.

Redação Sport Marketing

Parabéns Benfica!

O clube português Benfica celebra o 104.º ano de existência em alto estilo e com altos rendimentos. O departamento financeiro do grupo Benfica apresentou em 2006/07 um crescimento de 16,2% para um total de 117 milhões de euros, conseguindo-se igualmente uma redução do passivo em 10,4 milhões de euros. Em termos de receitas, o Benfica, tem mantido uma tendência crescente desde 2004, tendo em 2007 alcançado 87,1 milhões de euros contra 55 em 2004, 63 em 2005 e 85 em 2006. O futebol, o core-business do clube, embora esteja longe do principal objetivo a nível interno (o título nacional), está na luta pela qualificação da Champions, pela conquista da Taça UEFA e pela final do Jamor. Nenhum clube em Portugal é neste momento tão eclético (18 modalidades) como o Benfica (vôlei, basquete, futsal, hóquei). São do Benfica os atletas com melhores probabilidades de conquistarem medalhas nos Jogos Olímpicos de Beijing para Portugal: Vanessa Fernandes (campeã do mundo e da Europa de Triatlo), Nélson Évora (campeão do Mundo de salto triplo) e Telma Monteiro (bicampeã da Europa -52kg).

Redação Sport Marketing

Segundo Tempo agita a Bahia

A Bahia está em festa. Desta vez, em festa esportiva. Sessenta mil crianças de 130 municípios baianos, incluindo Salvador, com atividade em escolas de 30 bairros serão os beneficiados com o Programa Segundo Tempo, o projeto de inclusão social por meio do esporte do Ministério do Esporte. Na Bahia, o investimento total é de R$10,6 milhões. Os alunos participantes receberão uniforme, material esportivo e reforço alimentar no período que estiverem no núcleo. O Programa também contribui para a geração de renda, ao remunerar cem coordenadores e 575 monitores, que são jovens, estudantes de educação física. Para o desenvolvimento do programa na Bahia, foram realizadas parcerias com universidades, escolas, terreiros de candomblé, centros sociais urbanos, associações de moradores, ligas desportivas e até com comunidades indígenas. Idealizado pelo Ministério do Esporte, o Segundo Tempo nasceu para democratizar o acesso de todos os jovens estudantes às atividades esportivas e de lazer realizadas no turno oposto ao escolar. A finalidade é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, além de assegurar o exercício da cidadania.

Redação Sport Marketing