28 de fev. de 2008

TVA patrocina atleta

A TVA, empresa pioneira no setor de operação de tevê por assinatura no Brasil, acaba de fechar o patrocínio do atleta curitibano Raphael Bonatto (foto). A primeira prova dele com o patrocínio da operadora será o Meio Ironman de Caiobá (1.900m natação/90 km ciclismo/21 km corrida), que acontece domingo. Essa prova é um preparatório do atleta para as provas de longa distância em ultramaratona, que acontecem a partir de abril. Segundo a atleta, a TVA terá um papel fundamental na divulgação do esporte. “É uma grande oportunidade para mostrar meu trabalho na mídia e até para angariar novos apoios”, diz o Bonatto. Formado em Educação Física, Raphael Bonatto tem 27 anos, é ultramaratonista e pratica atletismo desde 1987. A partir da próxima prova, o Meio Ironman de Caiobá, o atleta irá usar a marca da TVA em seu material esportivo.

Redação Sport Marketing

Flamengo é o time do coração da Timemania

A Caixa Econômica Federal anunciou o balanço parcial dos clube docoração dos apostadores da Timemania. Em primeiro lugar aparece o Flamengo, com 11,6% do total de apostas, seguido pelo Corinthians (9,2%) e São Paulo (7,2%). Na disputa regional, o time carioca mantém vantagem sobre Vasco da Gama (3,7%), Botafogo (2,9%) e Fluminense (2,7%). Entre os paulistas, atrás de Corinthians e São Paulo aparecem o Palmeiras (5,8%) e o Santos (4,4%). No Sul, a disputa entre gremistas e colorados está acirrada. Grêmio é o 6º no quadro geral, com 4,4% das apostas, enquanto o Internacional ocupa a 7ª posição, com 3,8% das indicações dos torcedores. Em Minas Gerais, o Cruzeiro leva vantagem sobre o Atlético, com 3,2% contra 2,4%. No Nordeste, o Bahia está na liderança, seguido pelo Sport Club do Recife. O primeiro sorteio da nova loteria acontece sábado.

Redação Sport Marketing

Ronaldinho vitaminado

O portal Meio&Mensagem destaca a notícia de que Ronaldinho Gaúcho fechou contrato com a Nutrilite, marca de vitaminas e suplementos alimentares do grupo Amway. O jogador do Barcelona será o garoto-propaganda da campanha "O número 1 ganha nota 10". Estão sendo produzidos spots de 30 e 60 segundos e anúncio para mídia impressa. O spot comercial será exibido em 58 países. É a maior a ação de marketing em 74 anos da empresa no mercado. Além de Ronaldinho, a empresa tem contrato com os atletas Asafa Powell, recordista mundial dos 100 metros livres; Sanya Richards, recordista amerciana dos 400 metros e Liu Xiang, recordista mundial da prova dos 110 metros com barreiras. O valor do contrato, que terá duração de três anos, não foi divulgado. Ronaldinho também será o porta-voz mundial da marca na campanha 'One by One', destinada à crianças carentes. A Amway doou US$ 900 mil para a Unicef e fará doações menores a cada gol feito pelo jogador na temporada.

Redação Sport Marketing

McDonald´s lança big avião EURO 2008

A 100 dias do início da competição, o McDonald's Áustria, patrocinador oficial da EURO 2008, dá o start de suas ações de marketing. Uma delas é o logo da empresa estampado em um avião da Austrian Airlines que já começou a transportar passageiros de Londres, Paris, Atenas e Frankfurt para Viena. Setenta e cinco crianças foram fotografadas, mas apenas sete tiveram o sorriso estampado no avião. Outras promoções estão sendo articuladas pelo McDonald´s Áustria como o programa scort do jogo, no qual as crianças acompanham os jogadores na entrada do campo. A rede de restaurantes vai ajudar a reunir 682 crianças de toda a Europa, mais de 200 oriundas da Áustria, para acompanhar a entrada das equipes nos gramados na fase final da EURO. Lançado em 1992, o programa continua a ser muito popular. Os formulários de inscrição ficam disponíveis em todos os restaurantes McDonald's, com data de limite de entrega em 29 de fevereiro. "O projeto do McDonald's é uma excelente idéia para estimular as crianças com a EURO 2008. Por isso, estamos particularmente satisfeitos com a excelente parceria com o McDonald's Áustria" - declarou o vice-presidente executivo da Austrian Airlines, Peter Baumgartner. "Com o projeto, encorajamos as crianças a tornarem-se ativamente envolvidas com o futebol", adiantou o director de marketing e comunicação do McDonald's Áustria, Andreas Schmidlechner. "A rede McDonald's é uma grande patrocinador do esporte, apoiando clubes de futebol locais, seleções, Copa do Mundo e até os Jogos Olímpicos" - finalizou.

Redação Sport Marketing

Kaká é Milan até 2013

O Milan anunciou a renovação do contrato do brasileiro Kaká até 30 de junho de 2013. O novo acordo é uma extensão em dois anos do anterior. A notícia deve colocar fim aos rumores de transferência do meia-atacante para o Real Madrid e Barcelona. O clube não informou detalhes contratuais, mas estima-se que, Kaká seja o jogador mais bem pago de toda Europa a atualidade. Especula-se que o contrato anterior fosse algo em torno de 750.000 € mês (quase 2 milhões) e 9.000.000 € ano. Na equipe italiana desde 2003, Kaká, 25 anos, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa na temporada 2007, em que ajudou o time a ser campeão da Liga dos Campeões - foi artilheiro, com dez gols - e no Mundial de Clubes.

Redação Sport Marketing

AT&T Williams fecha mais dois patrocínios

AT&T Williams anunciou mais dois patrocinadores para a temporada 2008 da F1: All Saints e mydiamonds. A All Saints é uma grife de roupas em plena ascenção, pertencente ao empresário Kevin Stanford. De acordo com o contrato, a marca All Saints estará estampada no carro da escuderia e nos boxes da equipe. Esta é a primeira vez que a grife de Kevin Stanford entra na F1. "Eu sou provavelmente um dos poucos profissionais que já pilotaram um carro da Williams e estou emocionado em poder patrocinar uma escuderia britância tão importante. Este negócio oferece uma exposição fantástica internacional e se ajusta perfeitamente com nossas ambições para a marca All Saints"- disse o empresário a moda. "Tenho muito prazer que a All Saints se junte a nós como um parceira" - comentou Frank Williams. Além da All Saints, a Williams também fechou outro contrato - com a mydiamonds.com, o novo site da web de jóias de diamante que será lançado em breve pela Aurum Holdings, um grupo que também detém a Royal Jewellers Mappin & Webb, a Goldsmiths e Watches of Switzerland. A Mydiamonds.com terá o logotipo exposto no carro como também dentro do ambiente de trabalho da equipe. Os valores do patrocínio de nenhuma das duas novas parceiras da AT&T Williams foram divulgados.

Redação Sport Marketing

4.000 em 23 dias no ar! Mil a mais do dia 25 até hoje!

A última vez que a Redação Sport Marketing parou para agradecer a sua amizade e parceria foi no último dia 25, quando nosso contador alcançou a marca de 3.000. Três dias depois, para nossa grata surpresa e felicidade, a redação faz um novo break para alertar que chegamos aos 4.000 em apenas 23 dias que estamos no ar! Ou seja, do dia 25 até hoje, 3 dias, somamos mais mil e subindo! Nossa satisfação em estar realizando a arte de informar aumenta na mesma proporção que o nosso contador (aquele ali do seu lado direito) segue girando enlouquecido, como nós, que giramos pelas notícias do planeta esporte, para cumprir a missão de lhe trazer a melhor informação! No Sport Marketing você sempre acompanha as últimas notícias, os números, as estatíticas, as curiosidades que movem o universo do marketing esportivo e, consequentemente, a nossa vida. E quando digo nossa vida, sinta-se incluso, porque mesmo aí do outro lado da tela do monitor, você faz parte dessa família e do mundo Sport Marketing também. É você quem faz nosso contador girar e nos estimula a seguir com esse trabalho. Seguimos felizes construindo e estabelecendo relações fiéis de trocas de informações, de segunda a segunda, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, quando sempre apresentamos matérias especiais e a coluna Olímpica - escrita por mim. Seguimos também com a nossa pesquisa, essa enquete que você vê em cima do nosso counter. Coisa simples e rápida de participar. Agradecemos os que já pararam e se manifestaram respondendo, afinal, um simples clic, e você nos dá a chance de lhe conhecer melhor e melhorar cada vez mais o nosso produto. Participe você também. No Sport Marketing você sabe que encontra sempre as melhores notícias do universo e da indústria do esporte. Nós do Sport Marketing agradecemos a parceria e te servimos, de bandeja, um mundo inteiro de informações de primeira qualidade. Valeu! Ah! Ia esquecendo. Indique nosso link (http://www.sportmarketing.com.br/) aos seus amigos e siga conosco. Pode nos escrever também e mandar a sua sugestão de pauta ou o seu release (sptmarketing@gmail.com).Obrigada pelo carinho da fiel parceria.

Saudações Olímpicas,
Deborah Ribeiro - Diretora Sport Marketing

Dez Atleticanas e uma Fanática

Com a palavra as mulheres apaixonadas pelo Atlético. O livro “Dez Atleticanas e uma Fanática” narra paixão feminina pelo clube. O local do lançamento não poderia ser outro - 4º andar da Kyocera Arena, na mesma sala onde, do dia 11, depois de comprar a obra Antônia Schwinden, você poderá curtir a maquete do estádio. A autora diz que, “o livro é resultado de quatro décadas de paixão por um dos mais importantes times de futebol do país”. A obra apresenta depoimentos e revela hábitos da torcida feminina, superstições e passagens cômicas de mulheres de diferentes gerações e que acompanham o Atlético-PR com regularidade nos estádios. Antônia Schwinden é uma das mais reconhecidas profissionais do segmento de planejamento editorial em Curitiba. É editora de livros, redatora e responsável pela preparação de originais de dissertações e teses.

Redação Sport Marketing

Dal Ponte e Rio Grande - namoro quase casamento

Para a união entre Rio Grande e a fabricante de material esportivo Dal Ponte se concretizar só está faltando o contrato assinado. A empresa já admite a parceria, mas a direção do Tricolor até o momento ainda não. Uma vez concretizada a negociação, o Rio Grande será o único clube de futebol de campo do Estado que terá o material esportivo da Dalponte. Segundo o gerente de marketing da empresa, Diniz Aguillar, o atual momento do clube foi um dos fatores que levou a aceitação da parceria. "Nos sensibilizamos com a proposta do clube que é de crescer no cenário esportivo do Estado e foi por isso que resolvemos participar do projeto", afirmou Aguillar. A duração do contrato seria durante a temporada 2008, cabendo à empresa fornecer todo o material esportivo ao clube. "Vamos utilizar a visibilidade do Rio Grande na Região Sul do Estado para também apresentarmos nossos novos produtos como ,por exemplo, chuteiras que vamos lançar e serão usadas pelos atletas do clube", completa Diniz Aguillar. Desde 1981 no mercado esportivo, a Dalponte - sediada em Veranópolis - vem se consolidando como uma das principais empresas do setor e anunciou recentemente que está focada para entrar nos campos de futebol para disputar espaço com empresas como Nike, Adidas e Puma. Veja mais informações sobre a nova estratégia de mercado da Dal Ponte no arquivo Sport Marketing.

Redação Sport Marketing

Manchester City a menina dos olhos de Thaksin Shinawatra

O ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra pretende divulgar o nome do time inglês Manchester City e transformar o time em uma mania em toda a Ásia. Thaksin Shinawatra que adquiriu o Manchester City em julho de 2007, por US$164 milhões pela compra de 75% do time, disse a uma emissora de TV da Tailândia (antes de voltar a Bangcoc após um exílio de 18 meses) que irá montar uma rede de escolinhas de futebol. "Haverá um Man City da China, um Man City do Japão, Man City EUA. Na próxima temporada, o Man City será um outro Manchester United", afirmou. Em dezembro, Thaksin comentou planos de realizar uma operação chamada "securitização" para angariar dinheiro para manter o clube e contratar jogadores. Uma ação que incluiria a emissão de títulos vinculados, por exemplo, à renda da bilheteria. Thaksin é venerado pela torcida do Manchester City, que há 31 anos não comemora um título. Após a chegada de Thaksin, o City reforçou seu time com diversos jogadores internacionais, incluindo os brasileiros Elano e Geovanni.

Redação Sport Marketing

Londres já se conscientiza para realizar Green Games

Os londrinos já começam a criar uma consciência ecológica para ajudar Londres a realizar os Jogos Olímpios de 2012 de uma maneira ecologicamnete correta. A fim de despertar uma consciência ecológica nos consumidores, uma cadeia de supermercados, a Marks & Spencer, irá começar a cobrar pelas sacolas plásticas. Isso mesmo. Os clientes do supermercado terão que desembolsar dez centavos de dólar por cada bolsa plástica que utilizadar. Esse dinheiro será doado a uma organização ambiental. A iniciativa será implementada a partir do dia 6 e em abril, a rede começará a entregar sacolas ecológicas. Nosso plano é ambicioso. Temos uma meta de parar de jogar fora e usar sacolas plásticas antes dos Jogos Olímpicos de 2012", acrescentou Stuart Rose, diretor-executivo da Marks & Spencer. O IOC - Iterntonal Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), exige e apóia os comitês organizadores dos Jogos a realizarem os "Green Games" - jogos ecologicamanete corretos. Para tal, tanto o OCOG´s quanto o próprio COI procuram solicitar e inspirar as empresas parceiras do evento a realizarem ações ecologicamente corretas durante os Jogos. Os ativistas ecológicos afirmam que sacolas plásticas, por exemplo, causam danos ao meio ambiente, uma vez que a sua decomposição demora cerca de mil anos.

Redação Sport Marketing

ACP quer Curitiba dentro da Copa

Curitiba está quicando com a idéia de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A Associação Comercial do Paraná divulgou oficialmente que apóia a candidatura, por meio de um ofício ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, informando que estará mobilizada para auxiliar o estado do Paraná. De acordo com Avani Slomp Rodrigues, presidente da ACP, "Curitiba reúne condições de sobra, especialmente em termos de infra-estrutura e estádios aptos para sediar jogos da Copa do Mundo". Nos próximos dias, o portal http://www.furacao.com/ lançará uma campanha de apoio à candidatura que pretende mobilizar a comunidade.

Redação Sport Marketing

Mappa e ABF fecham parceria de tênis

Vanessa Menga, ex-número 1 no ranking brasileiro de tênis será a madrinha do 1º Franchising Open de Tênis ABF. O campeonato que vai reunir entre os meses de março e outubro 2008 empresários, executivos, franqueados e funcionários das maiores empresas franqueadoras do País,conta com o patrocínio da Mappa Idéias e Negócios que assina o evento. Com apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o torneio selecionará os melhores tenistas de franquias do país e os mais bem pontuados serão selecionados para um master series especial na Convenção da ABF. As quadras da Academia Lito Tênis, em São Paulo, é que vão sediar a competição. As inscrições devem ser realizadas pelo site ABF.

Redação Sport Marketing

Fãs do Liverpool montam estratégia de marketing

Os fãs do Liverpool levantaram as mangas e resolveram dar uma verdadeira demonstração de amor ao time. Formou-se o Share Liverpool FC Group - um grupo de fãs que pretendem angariar fundos e retirar o clube das mãos dos atuais detentores do time - empresários americanos. O Share Liverpool FC Group pretende unir 100.000 fãs. A meta é que cada torcedor financie a quantia de £5.000 para o movimento de compra do clube pelo total de £500m. Até agora o Share Liverpool FC Group já angariou £47.5m. A manisfestação já tem até site http://www.shareliverpoolfc.co.uk/. Enquanto os torcedores se mexem, nos bastidores dos campos ingleses, especula-se que George Gillett ou Tom Hicks podem vender o time para o Dubai International Capital - o braço de investimento do governo de Dubai. Mesmo que os fãs consigam os £500m, não quer dizer que a dupla de sócios americanos tenham obrigação de vender o time. No último mês, o Liverpool confirmou um pacote de refinanciamento de £350m, sendo que £60m será usado para melhorias no Stanley Park. Também é verdade que em breve a dupla de empresários terá que renegociar as dívidas do clube. Vale ressaltar que projetos que movimentam torcedores para compra de times de futebol têm virado moda na Europa. No arquivo do Sport Marketing você pode conferir iniciativas como essa que estão acontecendo em Portugal, por exemplo.

Redação Sport Marketing

Kia cria promoções EURO 2008

Para marcar a contagem regressiva de 100 dias para o início da EURO 2008, a fabricante de veículos Kia, patrocinadora oficial do torneio, anunciou uma promoção na internet. Por meio do site da empresa, os fãs do futebol terão a oportunidade de ir assistir a um jogo ou de ser um portador de bola oficial da partida Kia. Segundo o contrato com a UEFA, a Kia tem direito de escolher 31 portadores que pessoalmente levarão a bola do jogo para os árbitros antes de pontapé inicial em todas as partidas da EURO 2008. Cada portador da bola oficial e um acompanhante receberão um pacote de hospitalidade da Kia Motors. Mais informações no site (http://euro2008.kiamotors.com/). O contrato da Kika com a UEFA amplia o apoio dado pela empresa ao futebol, que teve início em 2002 com a Copa do Mundo da FIFA Coréia/Japão e inclui atualmente parcerias oficiais com a Fifa até 2014, além do patrocínio das equipes de futebol oficiais da China. O patrocínio do Uefa Euro 2008 dará a Kia, a possibilidade de promover a marca em placas de publicidade estática nos estádios e durante as transmissões televisivas do evento pelos parceiros oficiais da Uefa, além de utilizar o logotipo oficial do torneio nos materiais de mídia da companhia. A Kia também fornecerá os veículos utilizados durante o evento. Além do Campeonato Europeu 2008, a parceria Eurotop estabelece que o Grupo Automotivo Kia-Hyundai possui o direito de participar como patrocinador oficial de todas as competições das equipes nacionais organizadas pela Uefa, incluindo o Campeonato Europeu Sub-21 (U-21) e o Campeonato de Futebol de Salão Europeu, em 2007 e 2009, e o Campeonato Feminino de Futebol Europeu em 2009. Esta ação, juntamente com a inauguração da fábrica na Eslováquia, deve elevar a percepção da marca no mercado europeu. A parceria Uefa Eurotop permitirá que a Kia continue a construir a marca mundialmente, associando-a ao futebol, o esporte mais popular do mundo.

Redação Sport Marketing

United Airlines e VISA juntos em promoção olímpica

United Airlines, patrocinadora oficial da delegação dos Estados Unidos e a VISA, patrocinadora TOP do IOC - International Olympic Commitee - Comitê Olímpico Internacional, juntas estão fazendo uma super promoção olímpica aos clientes americanos - a chance de ir à China. A campanha se baseia no misticismo do número oito, que representa boa sorte e dará a 8.888 fãs a chance de ganhar US$88 de brinde no cartão VISA Olímpico. A promoção também irá contemplar oito fãs que voarão pela United Airlines para assistir os Jogos de Beijing, - são quatro viagens para duas pessoas."Para celebrar mais de 20 anos voando para a China e como patrocinador oficial da delegação americana olímpica, nós estamos oferecendo a nossos clientes uma chance de experimentar a boa sorte que o número oito pode trazer," disse Dennis Cary, vice-presidente sênior de Marketing da United. "Para concorrer ao sorteio de uma de quatro viagens para dois VISA para Beijing, os donos dos cartões VISA tem que comprar uma passagem no site da United (http://www.united.com/) usando o cartão até 31 de março.Desde 1980, United provê viagens aéreas para os atletas olímpicos americanos para eventos de treinamento, competições internacionais e nacionais, como também para os grandes eventos esportivos de mundo. Hoje, empresa aérea tem cinco vôos diários ininterruptos para a China, inclusive vôos para Beijing que partem de São Francisco, Chicago e Washington.

Redação Sport Marketing

Sport TV em missão EURO 2008

Quando estive em Portimão, Portugal, realizando a coordenação internacional de uma das edições do Mundial de Poweboat para o canal a cabo brasileiro SPORTV (na época eu ocupava o cargo de editora executiva do canal e editora chefe do programa GridMotor), me assustei quando conheci um jornalista português de um canal, também a cabo, chamado SportT TV. Na época, esse canal havia acabado de ser lançado e o jornalista havia sido direcionado para cobrir o evento. Pois é, lá do outro lado do Atlântico também existe outro canal campeão, mas que não tem nada a ver com o canal daqui. Fizemos amizade e ontem, o diretor do canal, Bessa Tavares falou com exclusividade ao Sport Marketing sobre como será a cobertura da Euro 2008. "Só a operação logística, em recursos humanos in loco, equipamentos técnicos, telecomunicações, soma um investimento de um milhão de euros", revelou Bessa Tavares. Durante a Euro 2008, a grade do SportT TV1 será "exclusivamente dedicada ao evento. Serão mais de 31 jogos ao vivo". O canal SportT TV anuncia, a cem dias do início da Euro 2008, que irá realizar uma ampla operação de cobertura deste evento, que somado aos Jogos Olímpicos, serão as grandes vedetes do mundo do esportivo do ano. O SportT TV (português) pretende realizar mais de 350 horas de transmissão, divididas por mais de seis formatos diferentes. Até ao primeiro jogo, a sete de Junho, a SportT TV1 vai dar continuidade ao programa diário "Zona Euro", que estreou no início do mês. Falta também exibir os cinco restantes programas "UEFA Euro08 - Guia Oficial". Hoje estréia o "Clips Euro", um programa de formato diário, produzido pela UEFA, onde em minuto e meio se mostram momentos memoráveis do evento. Em 18 de março estréia "Quadro de Honra", um conjunto de 12 entrevistas nacionais. Quem quiser ver os 19 jogos disputados até agora pela seleção portuguesa em campeonatos europeus, assim como rever sete finais desses campeonatos, a partir de 12 de maio poderá fazê-lo, diariamente - pois o canal pretende reapresentá-los. Os jogos de preparação de várias equipes também serão exibidos, a partir de 26 de março. Quando a Euro 2008 começar, o SportT TV1 vai dedicar mais de 13 horas diárias numa jornada que vai começar às 9 horas da manhã em Portugal. Pois, pois, aqui no Brasil ou lá em Portugal a marca Sportv é sinônimo de determinação e superação.

Deborah Ribeiro - Diretora Sport Marketing

Banco Fator e a novela do Campus Pelé

O Banco Fator segue investindo na estrutura do estádio Jayme Cintra, em Jundiaí e no pagamento de salários dentro do clube. Mas, entre os planos de marketing do banco, um projeto está emperrado - a construção do Campus Pelé - uma parceria com o clube Paulista de Jundiaí, patrocinado pelo banco, o Litoral FC, de Santos, e o Lausanne, da Suíça. A previsão é que o Campus Pelé seja construído em uma área de 300 mil m2 ao lado da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, no bairro Medeiros, em Jundiaí. Serão oito campos de futebol, apartamentos para acomodar 100 atletas, centro de medicina e até um museu do futebol. Mas, segundo os dirigentes, a obra está parada pelos órgãos ambientais. Tudo começou em 2007, quando o Paulista anunciou uma parceria de dez anos com o Banco Fator. Foi apresentado o projeto Campus Pelé. Segundo o acordo, o Paulista serviria de vitrine para os atletas revelados pelo Litoral e também emprestaria três jogadores anualmente ao time suíço, mas até agora, o projeto se resume à administração das categorias de base e do time profissional do Paulista. A fim de dar andamento ao projeto, Pelé esteve em Jundiaí. O Rei aproveitou e fez uma palestra para 230 meninos das categorias de base do Paulista e do Litoral numa demonstração que além de nomear o projeto, Pelé agora pretende se envolver diretamente na formação dos jogadores, principalmente como conselheiro, integrando o comitê responsável pela estratégia de investimento. Vamos ver se atuando mais próximo do projeto, o Campus sai.

Redação Sport Marketing

Rally no Shopping em Sampa

O Rally dos Sertões faz aniversário. O evento que é um dos campeonatos off-road de maior expressão na América Latina, completa 15 anos. Em comemoração, o Shopping Market Place, de São Paulo, realiza a exposição Rally dos Sertões - 15 anos. A produção e curadoria é do publicitário Gui Alves, em parceria com a Dunas Race - empresa responsáel pelo rally. A mostra apresentará aos fãs dos desafios sobre lama, seis veículos participantes da edição 2007 do campeonato, além de equipamentos, acessórios usados pelos competidores, fotografias e imagens dos melhores momentos da competição nesses 15 anos. Também estão previstas palestras grátis, na livraria Cultura do próprio Shopping sobre os temas relativos ao universo do Rally dos Sertões, ministradas por pilotos, organizadores e pessoas ligadas ao evento.

Redação Sport Marketing

Impasse na vida de Cristiano Ronaldo

Acostumado a dar tantos passes geniais e a fazer gols magistrais, o craque Cristiano Ronaldo agora vive um impasse - em qual time jogar? Por sorte do jogador, esse impasse é devido às propostas fabulosas que tem recebido para trocar o time atual - Manchester United. Real Madrid e Barcelona estão de olho nele e chegam com propostas cada vez mais tentadoras. O Real teria prometido pagar ao craque português um salário de 15 milhões de euros anuais (1,25 milhões por mês) se ele aceitar trocar Old Trafford pelo Santiago Bernabéu. O garoto de 23 anos, ganha no time inglês, anualmente, sete milhões de euros (583 mil euros por mês). Em outras palavras, a oferta do Real representa o dobro do salário atual. De acordo com notícias veiculadas em Espanha, o clube merengue teria deixado claro que está disposto a abrir os cofres. Isso seria o motivo de Cristiano adiar a renovação com o Manchester United e estar demorando tanto tomar uma decisão. O jogador garoto propaganda da Nike, renovou na temporada passada até 2012, mas a cotação dele não parou de subir, assim como o assédio de outros clubes, o que vem infernizando a paz dos "red devils" (diabos vermehos), que se dispuseram a melhorar ainda mais as condições salariais do jogador. O Manchester United teria oferecido num primeiro momento 10 milhões de euros, quantia que subiu para 13 milhões de euros/ano, numa espécie de contra-ataque à proposta de dez milhões do Real Madrid ao garoto prodígio português. Veio então a contra-proposta merengue de 15 milhões. Para poder contar com Ronaldo, o Real Madrid teria ainda de chegar a acordo com o Manchester United para a sua transferência ou então pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão. As recentes declarações de Ramón Calderon, que apontaram Ronaldo como “um sonho impossível”, não passariam assim de um jogo do presidente do Real Madrid. Certo é que o United não abrirá mão facilmente do português. Só em campanhas publicitárias Cristiano Ronaldo vale, algo em torno de 24 milhões de euros. A Nike patrocina o jogador desde 2005 - 12 milhões de euros num contrato que dura há mais de dois anos e que, segundo fonte da marca, será também certamente renovado.

Redação Sport Marketing