27 de fev. de 2008

Ministro confirma repasse de R$ 1,7 milhão para parque aquático em Cuiabá

O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior anunciou o repasse de R$ 1,75 milhão para a conclusão do Parque Aquático do Complexo Poliesportivo do Verdão, em Cuiabá. A liberação foi confirmada durante audiência com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e o deputado federal Wellington Fagundes, em Brasília. O repasse é um compromisso assumido pelo ministro, desde abril de 2007, quando se comprometeu em avaliar o montante a ser liberado para a obra. O comprometimento do Ministério do Esporte com a realização dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos, no Rio de Janeiro acabou inviabilizando o repasse em 2007. A assinatura do convênio depende da abertura do Orçamento Geral da União, prevista para o início de abril, quando Orlando Silva irá ao Mato Grosso para o lançamento das obras junto ao Governo do Estado. Na oportunidade, o ministro prestigiará mais uma etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, nos dias 03 e 06 de abril. O parque aquático será formado por uma piscina olímpica de 50m x 25m, a primeira piscina em medidas oficiais de Mato Grosso, e contará com toda a infra-estrutura necessária para eventos de alto nível, com arquibancadas, vestiários, salas administrativas, lanchonetes e sanitários. A piscina olímpica, iniciada em 2006, ao lado do Ginásio Aecim Tocantins está em fase de conclusão, restando apenas, a instalação do sistema de filtragem.

Redação Sport Marketing

Volkswagen, Nova Schin, Nescau, Nicoboco juntos pelo surf

O primeiro desafio do SuperSurf 2008 promete agitar as águas da praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Esta é a 9ª edição do evento que acontece entre os dias 5 e 9 de março no formato WCT e repescagem nas duas categorias. Organizado pela Editora Abril e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o SuperSurf tem o patrocínio da Volkswagen e Nova Schin, co-patrocínio Nescau e da marca Nicoboco e apoio da Revista Fluir. Todas as cinco etapas de 2008 serão transmitidas via internet pelos sites www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também sendo exibidas, ao vivo, pelo canal SPORTV. A novidade para este ano, de acordo com a assessoria da competição, é uma triagem realizada antes de cada etapa para definir os dois últimos surfistas que completam o quadro de 48 competidores no masculino e 16 atletas no feminino. O circuito também aumentou a premiação para R$ 160 mil, que serão divididos entre todos os participantes. Além disso, um Volkswagen (zero km) será oferecido aos campeões brasileiros. Em 2007, o paulista Renato Galvão, de Ubatuba, e a cearense Tita Tavares ganharam um Cross Fox pelos títulos conquistados.

Redação Sport Marketing

Michael Jordan lança linha de produtos Levi Strauss

O lançamento complicou o trânsito na Michigan Avenue, em Chicago. Muitos até pensaram que era mais um produto Apple em primeira mão no mercado, mas não era. Não sendo Apple, só mais uma marca seria capaz de comgestionar a avenida da moda - um produto com o endosso Michael Jordan. Pior ainda se for um produto Michael Jordan com a Levi Strauss, claro! Pois é, o ex-jogador de basquete continua faturando muito com a marca e agora, junto com a Nike fechou um contrato com a marca de roupas Levi Strauss para o lançamento de uma coleção limitada de calças jeans e acessórios com o logo Air Jordan. O novo produto chama-se Michael Jordan Box of Clothes - Caixa de Roupas Michael Jordan. Por US$395 você leva um par de calças jeans Levi, um par de tênis Air Jordan e uma camiseta. Só forma produzidas 2.323 Michael Jordan Box of Clothes e pela fila que se formou na frente da loja Levi´s, se tem a impressão de que não sobrou nenhuma para contar a história. A calça jeans é um charme. Tem o logo Air Jordan bordado do lado de fora do bolso e o nome no forro junto com seis anéis dourados que simbolizam cada dos anéis que MJ ganhou durante os anos nas quadras de basquete. Até a caixa que embala a calça jeans, o tênis Air Jordan e a camisa tem a logomarca.

Redação Sport Marketing

Clube de Golfe renova patrocínio

O Clube de Golfe do Santo da Serra (CGSS) anunciou o acordo com o BPI, que passa a integrar a prestigiada lista de patrocinadores do Madeira Islands Open. O patrocinador dará nome ao torneio português pela segunda vez consecutiva. O evento faz parte do calendário do PGA European Tour (o Circuito Profissional Europeu) e acontece de 19 a 23 de março, no belíssimo traçado de montanha desenhado por Robert Trent Jones Snr. "A parceria com o BPI que hoje anunciamos é muito positiva porque a experiência do ano passado foi ótima", frisou Antonio Henriques, o presidente do CGSS, que não esconde palavras "de gratidão" para este patrocino que segue em 2008. "Dada a difícil conjuntura nacional em que nos encontramos, esta parceria, viabiliza a realização do Madeira Islands Open BPI – Portugal de 2008". O presidente do CGSS tem conhecimento da importância do apoio do BPI "ao desenvolvimento do golfe nacional", mas no caso do Madeira Islands Open BPI – Portugal considera-o mesmo “fundamental”, na medida em que seria muito difícil realizar o torneio sem patrocínio.

Redação Sport Marketing

Puma segue marcando território na África

A Puma deixa cada vez mais claro que pretende aumentar as pegadas nos campos africanos e dominar a região. A fábrica alemã de materiais esportivos, começou a jornada na última Copa do Mundo quando vestiu quase todas as equipes da África (Gana, Costa do Marfim, Togo, Angola). Agora, a Puma segue fixando a marca no continente e dando sequência ao envolvimento com o futebol africano. Ano passado, a empresa fechou parceria com a Associação do Futebol de Namíbia (NFA) e será a patrocinadora da seleção nos próximos anos. O sucesso da marca na Copa das Nações Africanas foi sem precedentes. Em comemoração, a Puma lançou uma coleção especial de tênis que remete a quatro times africanos - Camarões, Gana, Costa do Marfim e Senegal - que participaram do evento. No total, na Copa das Nações Africanas, a Puma patrocinou 9 (Costa do Marfim, Gana, Camarões, Egito, Tunísia, Senegal, Togo, Marrocos, Moçambique, Angola, Botsuana) dos 16 times africanos, inclusive dos anfitriões de torneio (Gana) e dos campeões (Egito). Não há como negar que a Puma tem trabalhado duro para fazer da marca uma sinônimo do futebol africano. Para a equipe de Gana, por exemplo, a empresa que teve um faturamento de 21% na Europa, providenciou um ônibus Mercedes-Benz da melhor qualidade para o transporte do time entre as partidas. Na Copa das Nações Africanas, transmitida pela Eurosport, a marca Puma apareceu livre e solta pelos campos da competição. Durante o evento, a Eurosport alcançou os maiores índices de audiência deste ano. Assistiram à competição 80.5m de telespectadores. A pesquisa representa indivíduos diferentes em toda a Europa, que assistiram pelo menos 1 minuto do torneio, que foi encenado em quatro locais em torno de Gana entre janeiro de 20 e 10 de fevereiro. A audiência representou um aumento de 15% do torneio em 2006 e um up grade de 36% em relação a 2004 quando foi assistida por 59m pessoas. A final entre Egito versus Camarões teve uma média de 3m telespectadores por hora, com um pico de 4.3m telespectadores nos últimos 15 minutos da partida. Imagine a visibilidade que a Puma teve com a competição! Para os torcedores que foram até Gana, a Puma abriu no Accra Mall, shopping center local, uma mega store (foto)! A empresa também organizou jogos beneficentes. Junto com o patrocínio das equipes, a Puma também lançou uma campanha em defesa do futebol africano que incluiu uma enorme quantidade de eventos com a participação de personalidades africanas. Lançou um livro de fotos chamado The African Game, do fotógrfo nigeriano Andrew Dosunmu e um CD “Africa Plays On”, com músicas de vários cantores populares do contiente como Akon, John Legend, Amadou & Mariam, Cheikh Lô e Daara J. Não é preciso ir muito longe e em ter uma mira certeira para ver que as pegadas Puma levam a um sucesso na Copa de 2010 da África do Sul. Mas, antes de 2010 chegar, a Puma ainda quer alcançar outros objetivos. A empresa anunciou nesta semana que prevê um aumento de mais de 20% em seu faturamento neste ano, em razão da realização dos Jogos Olímpicos de Beijing e da Eurocopa.

Redação Sport Marketing

Piloto brasileiro renova patrocínio

O brasileiro João Paulo de Oliveira renovou com a Nissan para a temporada 2008 do Campeonato Japonês de Super GT, a principal categoria de Gran Turismo do Oriente. Não foram divulgados os valores da renovação. Esta será a terceira temporada dele na Super GT, sempre em parceria com a Nissan. Após conquistar em 2007 a primeira vitória , o piloto de 26 anos está com boas perspectivas para a disputa deste ano. “Já conheço melhor o meu companheiro e estou ainda mais entrosado com todos na equipe. Estou bastante esperançoso para esta temporada”, afirma o piloto paulista. Pelo segundo ano seguido, João tem como parceiro de equipe, o japonês Seiji Ara, veterano de cinco temporadas na categoria e vencedor das tradicionais 24 horas de Le Mans. “A principal novidade da Nissan é a volta do GT-R, depois de cinco anos de ausência. A temporada da Super GT terá nove etapas nos principais circuitos japoneses e na Malásia. As provas variam entre 300km, 500km e 1000km de duração. A primeira sessão de testes oficiais preparatórios acontece no autódromo de Suzuka, nos dias 29 e 01 de março. A corrida inaugural será também em Suzuka, no dia 16.

Redação Sport Marketing

Seleção poderá ficar em Porto Feliz durante a Copa

A Prefeitura de Porto Feliz, na região de Sorocaba, está mais do que contente. Ricardo Carvalho, assessor do ministro dos Esportes, Orlando Silva, confirmou que a cidade poderá abrigar uma seleção que participará da Copa do Mundo de 2014. O comunicado do Ministério é uma resposta a proposta do prefeito Cláudio Maffei à CBF - Confederação Brasileira de Futebol. O Grupo Traffic está construindo um centro de treinamento com mais de 156 mil metros quadrados na cidade. A escolha dos locais será realizada em duas etapas. Na primeira, serão escolhidas as cidades onde serão realizados os jogos da Copa. Depois, serão indicados os locais que poderão abrigar as seleções na fase de preparação e durante a competição. “A proximidade com São Paulo e o fato do município já abrigar grandes clubes durante pré-temporadas, faz com que Porto Feliz já cumpra algumas das exigências da Fifa para abrigar uma seleção”, afirmou Ricardo Carvalho.

Redação Sport Marketing

O que será da Reebok sem Yao Ming nos Jogos Olímpicos?

Quando há 31 meses, a Adidas comprou Reebok por US $3.8 bilhões, a estratégia estava baseada na necessidade de entrar no mercado americano que sempre desafiou a marca alemã. A Reebok detinha na época 20% do mercado e a combinação das duas marcas (Adidas/Reebok), iniciaria uma briga legítima com Nike. Porém, depois disso, a Reebok quase desapareceu das lojas e dos esportes americanos. Hoje, os negócios de tênis da Reebok nos Estados Unidos é mais ou menos metade do que era quando Adidas adquiriu a marca. Tirando a marca nas camisas da NFL e da porcentagem de 3.6 do mercado de tênis de basquete dos Estados Unidos, a Reebok é quase um fantasma, inclusive nas lojas, enquanto a Adidas, ocupa 5.1% deste mercado e a Nike soma surpreendentes 86%. A notícia de que o gigante chinês Yao Ming, 27 anos, está fora do resto da temporada da NBA por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo, perigando ficar fora também dos Jogos Olímpicos de Beiing, chega como uma bomba para a Reebok, patrocinadora do jogador e que apostou muitas fichas em Yao. Na atualidade, não existe nenhuma estrela de basquete mais importante que Yao Ming para a marca, principalmente pelo fato dele ser um ídolo nos Estados Unidos e na China. A marca investiu fortunas em Yao. Recentemente, a Reebok lançou um tênis Yao Ming - Elite do Dragão ATR II (foto) - o carro chefe da marca para os Jogos Olímpicos. O tênis é todo estiloso e tem um dragão desenhado do lado. Foi montada uma estratégia diferenciada para o novo produto. Apenas apenas 208 pares do tênis serão vendidos nos Estados Unidos e 2008 pares na China. Quando a Nike decidiu não renovar com Yao, muitos analistas do mundo do marketing de esportivo americano ficaram surpresos, dado o compromisso da Nike em estar presente nos Jogos Olímpicos, sem estar comprometida diretamente com o patrocínio olímpico. Mas, a Nike parece que previu o futuro. O que vai acontecer com a Reebok se Yao ficar fora dos Jogos Olímpicos é uma novela que vamos acompanhar de perto aqui no Sport Marketing.

Redação Sport Marketing

Moeda Chinesa começa a ser vendida no Brasil

Quem for participar ou assistir aos Jogos Olimpicos em Beijing, na China, já pode comprar a moeda chinesa com antecedência aqui no Brasil. O Banco Rendimento, especializado em remessas estrangeiras, acaba de fazer uma compra de Yuan Renminbi para abastecer o mercado local. O Yuan Renminbi já pode ser encontrado em lojas das operadoras de câmbio Action e Cotação (empresas do Rendimento) espalhadas nas cidades brasileiras. Cada Yuan custa cerca de R$ 0,25 e um dólar vale 7,15 yuans. A moeda já é vendida em São Paulo, Campinas, Curitiba, Santo André, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. São 42 lojas localizadas em shoppings, hotéis, ruas de grande movimento, aeroportos (Congonhas e Cumbica), hipermercados, centro empresarias, entre outros. Quem não quiser ir a uma dos pontos de venda, pode solicitar o Yuan pela internet ou telefone e receber o dinheiro via delivery em casa ou no escritório. Basta consultar os sites e telefones das operadoras de câmbio Action e Cotação.

Redação Sport Marketing

Vem aí o terceiro uniforme do Peixe em estilo retrô


O terceiro uniforme do Santos tem inspiração no modelo utilizado de 1912 quado a camisa tinha gola (foto ao lado). O fardamento do Peixe, na cor azul marinho, fabricado pela fornecedora de material esportivo do clube, a Umbro, será apresentado na próxima semana. A Umbro também fará ajustes nos uniformes 1 e 2 do Santos, mas as mudanças serão pequenas. A principal diferença será no tecido, mais colado ao corpo. Resgatar uniformes dos primeiros anos de vida do Santos não é novidade. O clube desenvolveu em 2006 linha de uniforme na cor azul royal, branca e detalhes em dourado. A camisa retrô não chegou a vestir os atletas em jogos oficiais, mas agradou a fornecedora, que comemorou a venda dos uniformes. A exploração de terceiro uniforme há muito vem sendo explorado por empresas de materiais esportivos na Europa, mas ainda é novidade no Brasil.

Redação Sport Marketing

Zidane e Danone em ações de filantropia

A agência EFE destaca que no próximo dia 30 será constituído o Conselho de Administração da Danone Communities do qual o ex-jogador francês Zinedine Zidane fará parte. O Conselho de Administração trabalhará para o financiamento de produtos industriais em países pobres através de microcréditos. O craque, eleito melhor jogador da FIFA em 1998, 2000 e 2003, é embaixador Danone há alguns anos. A empresa seguiu com o contrato com Zidane, mesmo após a briga de Zidane com Materazzi no final da Copa de 2006. Há dois anos Zidane está envolvido nas ações sociais da Danone como programas para a construção de orfanatos, melhora da educação na nutrição e aumento nos atendimentos médicos para as crianças nos países mais desfavorecidos do planeta. Zidane terá a companhia da ex-ministra de Assuntos Indígenas do México, Xóchitl Gálvez.

Redação Sport Marketing

A Penalty vai mudar

A Penalty, marca de artigos esportivos brasileira, criada em 1970 em São Paulo, irá mudar a plataforma online. A empresa, que a atuando em diversas modalidades esportivas, fabricando inúmeras categorias de produto, desde calçados e confecções até bolas e acessórios esportivos para esportes coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handball e futsal, fechou contrato com a empresa BG Interativa do Grupo Totalcom. A BG irá reformular o site da Penalty e criar todo o planejamento estratégico de comunicação online. Sendo a maior marca brasileira de materiais esportivos, a Penalty destaca-se por sua expressiva participação no mercado de bolas, detendo tecnologia de ponta a nivel mundial. É reconhecida pelas mais importantes Confederações Internacionais pelo padrão de excelência dos seus produtos, atuando como patrocinadora de diversos campeonatos brasileiros e internacionais. Atualmente, a Penalty patrocina sete times de futebol, oito jogadores de futebol, quinze de futsal, dezessete federações e cinco confederações e a liga de futsal.

Redação Sport Marketing

Braskem e Tigre patrocinam projeto de vôlei

As empresas Braskem e Tigre acreditam no esporte como ferramenta e inclusão social e patrocinam projeto em Camaçari encabeçado pelo campeão mundial de vôlei Giovane Gávio. Giovane, que foi o segundo atleta a conduzir da Tocha Pan-americana, lançou o projeto Educação pelo Esporte, em parceria com a Prefeitura, Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro e as empresas Braskem e Tigre, que fornecerão ao projeto material para o treinamento. Atual técnico da equipe de vôlei da Unisul, em Santa Catarina, Giovane vai capacitar professores de educação física da rede municipal e 100 alunos das equipes de rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer de Camaçari (Sedel). "O projeto é importante porque faz os participantes acreditarem nos sonhos. O objetivo não é formar leões em quadra, mas dar uma chance para meninos e meninas aprenderem e trabalharem com o que gostam."A intenção é ter, até novembro, uma equipe treinada. De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Joelson Macedo, o projeto vai aprimorar a prática esportiva para que o Município também participe de competições nacionais. Duas equipes de rendimento de Camaçari, infanto masculina e juvenil masculina, são as campeãs estaduais. Para o prefeito Luiz Caetano, a parceria entre poder público e privado é fundamental para a cidade, que é industrial e nunca teve este tipo de iniciativa. "Em Camaçari, não se via integração entre o crescimento industrial e da população, que antes, ficava as margens do desenvolvimento. Hoje, o Município busca reparar essas distorções e aproximar as empresas dos moradores através de projetos de inclusão social como as capacitações".

Redação Sport Marketing

Dal Ponte muda e investe em futebol de campo

A Dal Ponte quebra a tradição e decide entrar nos gramados para disputar mercado com marcas como Adidas, Nike e Reebok. A empresa fundada há 26 anos na cidade gaúcha de Veranópolis, a 170 quilômetros de Porto Alegre, tem como objetivo ampliar o alcance da marca. As mudanças já começam neste ano. As linhas para futebol de campo e corrida já devem responder por 20% da produção de 2008, estimada em 3 milhões de pares de tênis e chuteiras e 650 mil bolas, o que representa uma alta de 20% sobre o desempenho de 2006. A meta é que em cinco anos, os volumes dobrem e a participação dos novos nichos alcance 50% da produção. "A ampliação do portfólio com produtos para futebol de campo será oficializada a partir de 15 de março, com uma campanha publicitária que inclui out-doors, revistas especializadas, anúncios no metrô, transmissões de jogos pelo rádio e mobiliário urbano. O trabalho começará pelo Rio de Janeiro, depois irá para São Paulo e outras capitais brasileiras, de olho na "maior visibilidade" do esporte praticado nos grandes estádios", afirmou o presidente executivo Rogério Vargas. Para a estréia no futebol de campo, a Dal Ponte já fechou contrato com os jogadores Valdívia (Palmeiras), Kléberson (Flamengo) e Fábio (Cruzeiro), que vão participar da campanha de lançamento da nova linha de produtos.

Redação Sport Marketing

Banrisul libera R$ 20 mil para clubes do Gauchão

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) confirmou o patrocínio de R$ 20 mil para cada clube participante da Série B do Gauchão 2008. A verba beneficiará o Cachoeira FC e o GE São José. Segundo o assessor de imprensa e ouvidor da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Flávio Fiorin, esta adesão ao patrocínio do Banrisul é optativa. Os clubes deverão estampar a marca do patrocinador nas camisas ou nos calções. Fiorin ressalta que futuramente poderá ser negociada a transmissão de uma partida isolada que envolverá equipes participantes da Série B. A parceria entre o Banrisul e a FGF garantirá o ingresso gratuito das mulheres e crianças nas partidas dos clubes do interior, nas Séries A e B. O banco passará recursos diretamente aos clubes para compensar eventuais perdas com as rendas.

Redação Sport Marketing

Figer aposta no aquecimento de mercado

Em matéria publiada na Gazeta Mercantil, a divisão de marketing esportivo da agência Figer, tradicional no segmento de gestão de carreira de jogadores, aposta que as duas próximas Copas do Mundo, África do Sul (2010) e Brasil (2014) vão esquentar o mercado e poderão aumentar o faturamento da divisão de marketing esportivo da empresa para cerca R$ 13 milhões. Em 2007, a Figer atingiu R$ 2,8 milhões. Há seis meses em operação, a Figer pertence ao uruguaio Juan Figer, 73, 37 deles só de futebol, agente credenciado Fifa número 1. Figer já realizou mais de mil transações de jogadores, entre eles Robinho (Real Madrid) e Breno (Bayern de Munique). A agência tem escritórios em Madrid e Tóquio. Criado com investimento de R$ 700 mil e composto por 25 funcionários, o braço de marketing esportivo da Figer possui quatro contas fixas: Sony, Unimed-RJ, Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo e a rede de academias Pelé Club - o Rei do Futebol, aliás, mantém sala no escritório da Figer, em São Paulo. A meta, informa Cimerman, é contar com 10 clientes até o final do ano. Além dos dois próximos mundiais, também devem movimentar o mercado da bola nos próximos anos: comemoração dos 50 anos da conquista da Copa de 58 (junho e julho); escolhas das sedes da Copa no Brasil (julho); eliminatórias para a Copa (até 2009); e Copa das Confederações no Brasil (2013).

Redação Sport Marketing

FIFA implementa novo sistema de transferência

A FIFA vai implementar um novo sistema de transferências através da internet, chamado Transfer Matching System, que visa facilitar os clubes e federações nas transferências de jogadores. Este novo serviço entra em funcionamento a partir do próximo mês, ainda em formato de teste. Com este novo sistema, a FIFA espera acabar com as demoras nos envios de documentação entre os intervenientes nas transferências, acelerando o processo e trazer mais transparência aos negócios entre diferentes países. O novo programa de internet, estará disponível numa primeira fase, para 20 das federações filiadas à FIFA englobando cerca de 170 clubes.

Redação Sport Marketing

Nova Odessa será excelência no tatame

A Prefeitura de Nova Odessa vai ganhar um reforço em sua escolinha de caratê, vindo, nada mais nada menos, que da própria Federação Paulista da modalidade, a FPK. Com a nova parceria, o número de alunos da escolinha deve ser ampliado. Será criado um Centro de Desenvolvimento Esportivo Pedagógico na cidade. Atualmente, a Prefeitura atende a 20 crianças e adolescentes, com 2 aulas por semana no mezanino do Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, no Jardim Santa Rosa. A gestão do novo centro será do atual diretor de Planejamento, Comunicação e Marketing da FPK, Odair Dias que atuará junto com os atuais professores da CEL (Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer), Rafael Soutto e Edivaldo Herculano.“O projeto visa não apenas o esporte como meio de competição, mas também o desenvolvimento social, a formação do cidadão. Usaremos as artes marciais como prática esportiva, social e educativa”, finalizou Odair Dias. Nova Odessa foi sediar a fase eliminatória regional do Campeonato Paulista 2008 nas categorias mirim e infantil e também as finais das categorias seniores e masters.

Redação Sport Marketing

Crocs fecha contrato de naming rigths com AVP

A AVP - Association of Volleyball Professionals - Associação de Vôlei Profissional, assinou um novo contrato com a fabricante de calçados Crocs. Conforme o acordo a Crocs, será a patrocinadora oficial e fornecedora exclusiva de calçados do vôlei de praia na turnê pela Austrália até 2012. No contrato também contempla que a Crocs dê o nome ao evento - Crocs Tour Australia, tenha a marca em publicidades de tv e forneça calçados para os atletas e staff da AVP. A Crocs também terá acesso a ingressos e ações de hospitalidade. "A Crocs é patrocinadora da turnê do vôlei de praia nos EUA desde 2006. A parceria é de sucesso. Tanto a AVP quanto a Crocs têm crescido muito. O novo acordo de patrocínio de naming rights com Crocs para a excursão australiana será um sucesso" - disse Leonard Armato, executivo da AVP. "Nossa relação com Crocs tem sido mutuamente benéfica desde o início. Os calçados Crocs e os eventos de voleibol de praia têm sido altamente complementar. Nós estamos confiantes que a Crocs Tour Australia, como também a criação de novos modelos de calçados Crocs confortáveis e funcionais para o estilo praia, estão bem positionados para capitalizar com o aventureiro estilo de vida ao ar livre australiano" - acrecsentou. A turnê 2008 horário inclui cinco eventos nas praias da Austrália.

Redação Sport Marketing

Barcelona e Real Madrid são os mais populares da Europa

Segundo pesquisa da empresa SPORT+MARKT, Barcelona e Real Madrid são os dois times mais populares da Europa. Foram ouvidos mais de 9.600 fãs do futebol da Europa com média de 600 entrevistados por país. O resultado da pesquisa apontou o Barcelona como o time que tem mais fãs com 50.3 milhões. Em seguida aparece o Real Madrid Real com 45.9 milhões. O Manchester United é o terceiro em termos de popularidade (32.8 milhões) e Arsenal (22.9 milhões) o quarto colocado na pesquisa de popularidade. Os clubes espanhóis são apoiados por 103.5 milhões de torcedores enquanto 99.2 milhões de pessoas na Europa torcem pelos clubes ingleses, que têm em casa o maior número de torcedores, enquanto os clubes epsanhóis têm fãs espalhados por todo o continente. Hartmut Zastrow, Diretor de Executivo, da agência SPORT+MARKT afirmou que os resultados da pesquisa mostraram que o o mercado do futebol muda rapidamente e a Europa ainda oferece um grande potencial para os clubes. Com as novas mídias, os clubes podem, descobrir novos públicos alvos."Existe um mercado de mais de 225 milhões de fãs do futebol. Parece mais promissor concentrar negócios aqui na Europa do que na Ásia, onde clubes de ligas inglesa, espanhola e italiana já têm proeminência" - acrescentou Hartmut Zastrow. Os vinte clubes mais populares europeus são: Barcelona, CFReal Madrid, Manchester United, Arsenal London, AC Milan, FC Bayern Munich, Chelsea FC, Liverpool, FCJuventus Turin, Zenit St. Petersburg, FC Spartak Moscow, Inter Milan, Olympique Lyonnais, Olympique Marseille, ZSKA Moscow, Wis_a Kraków, Ajax Amsterdam, Galatasaray Istanbul, AS Roma, Werder Bremen.

Redação Sport Marketing

IEC Sports fecha com GlobeCast até 2009

A agência IEC Sports, é a agente de televisão oficial de emissoras como NBC, TV Globo, CCTV, Al-Jazeera e Eurosport e acaba de estender relações com a GlobeCast. O novo contrato vai até dezembro de 2009. Como parte do negócio, a IEC Sports vai garantir mais de 3.000 horas de programação ao vivo de mais de 250 eventos esportivos que serão distribuídos anualmente via rede de entrega de conteúdo da GlobeCast. O contrato, cujos valores não foram revelados, também inclui equipamentos de transmissão (downlink, uplink etc). A GlobeCast também é a responsável pela distribuição de tv para a Europa, Continente americano e Ásia. A IEC Sports representa clientes em todos os continentes e distribui direitos de televisão pelo mundo inteiro para emissoras de TV e mídia. A agência contém uma lista com mais de 150 eventos e o volume total de masi de 2 000 horas de programação de esporte por ano. O arquivo da IEC Sports é de aproximadamente 850 títulos desde 1993. A IEC faz produções de eventos esportivos de televisão, para toda a Europa e EUA, incluindo produções ao vivo, serviços de transmissão e edição. Entre os eventos da IEC Sports estão o Mundial de Vôlei, a Copa do Mundo de Natação, Campeonato Europeu de Ginástica etc. A IEC ajuda os organizadores dos eventos a conseguirem exposição de mídia para adquirir patrocínio.

Redação Sport Marketing

Oscar Schmidt garoto propaganda em São Luis

O atleta Oscar Schmidt, o Mão Santa do basquete brasileiro, continua "abençoando" novos projetos. O ex-jogador da seleção brasileira de basquete desembarca em São Luís do Maranhão para participar, da solenidade do lançamento oficial do quinto empreendimento do consórcio Meta/Inpar, o Sports Garden Holandeses, que será construído no Olho d´Água, numa área de 3 mil metros quadrados, onde serão levantadas três torres, cada uma com 60 apartamentos de três e quarto dormitórios. Apesar do lançamento estar acontecendo somente agora, o Garden Sport já vem sendo comercializado desde o ano passado e das 180 unidades habitacionais previstas, cerca de cem já foram adquiridas.

Redação Sport Marketing

São José de Ribamar fecha patrocínio no Maranhão

Essa notícia vem lá do Maranhão! O time do São José de Ribamar que garantiu o acesso à primeira divisão em 2008 tem novo patrocinador. A diretoria do clube bateu o martelo para o patrocínio dos postos Paloma, que hostentam a bandeira Petrobras. O time é a nova sensação do futebol maranhense. Sem revelar valores, Antônio Hiluy Nicolau, dono da rede de postos da gasolina Paloma garante que material esportivo e folha de pagamento dos jogaores estão garantidos pela empresa.

Redação Sport Marketing

UEFA também faz marketing de responsabilidade social

Além da organização do futebol europeu, a UEFA também desempenha um papel importante para manutenção do Fair Play (Jogo Limpo) e ações de responsabilidade social. Para isso, o Comitê Organizador da UEFA trabalha junto às empresas patrocinadoras, associações de futebol, órgãos de caridade para reforçar integridade do futebol. Prova disso, são os novos projetos de responsabilidade sociail aprovados pelo Comitê executivo do UEFA no ano passado e que serão implantados até 2011. Vários estão a caminho. O alcance de atividades são variados e extensos. No início deste mês, a UEFA a contribuição veio da Federação do Futebol Helênica para ajudar a financiar a reconstrução de instalações de futebol danificadas na Grécia. Enquanto isso, novas sociedades têm sido estabelecidas com outras organizações. Senes Erzik é o presidente do Comitê para Fair Play e Responsabilidade Social EUFA e explica que o objetivo do comitê é ajudar a educar os jovens usando o futebolcomo ferramenta. "Este comitê está fazendo um trabalho muito importante,"declarou Erzik ao site uefa.com.

Redação Sport Marketing

Sarah Fisher vira dona de equipe

Sarah Fisher é destinada a fazer história. Foi a primeira mulher a assegurar uma pole position e terminar em segundo lugar pilotando um carro da Indy Series. Agora, Fisher, no auge dos 27 anos, anuncia que pretende se tornar a primeira mulher dona de uma equipe da IRL. Vem aí a equipe Sarah Fisher Racing. "Nós já estamos com aproximadamente oito empregados" - disse Sarah. A idéia de se tornar dona de equipe aconteceu não muito depois de Sarah se casar com Andy O 'Gara em setembro. O 'Gara era chefe da equipe Dreyer & Reinbold Racing e o pai dele, John O 'Gara, foi gerente durante muito tempo da D&R. "Eu terei que me dividir entre ser o piloto e dona da equipe. Sarah pretende participar com a equipe dela em algumas corridas desta temporada, possivelmente na etapa de Homestead que abre a temporada dia 29 de março, mas, com certeza, a equipe SFR - Sarah Fischer Racing, estará na 92 edição das 500 Milhas de Indianápolis. Ela será a primeira dona de time a entrar em um carro da Indy desde que Janet Guthrie, 30 anos atrás. Guthrie, foi a primeira mulher a correr em Indianápolis. Além de Sarah, mais duas mulheres pilotam carros da Indy: Danica Patrick (Andretti Green) e Milka Duno (Dreyer & Reinbold Racing).

Redação Sport Marketing

Na Europa ceder jogadores renderá ao clube

O presidente do Olympique de Lyon, Jean-Michel Aulas, garantiu que os clubes que cederem jogadores para as seleções presentes na EURO 2008 receberão 4 mil euros diários por cada internacional. “Se enviarmos entre 10 a 12 jogadores para uma fase final de um Campeonato Europeu, isso poderá render perto de 1,2 milhões de euros de compensação”, destacou o dirigente gaulês. Este valor será aumentado para 5 mil euros durante o Europeu de 2012 e reduzido para 2 mil dólares no Mundial de 2010. Jean-Michel, ex-líder do extinto G14, congratulou-se pela decisão, advertindo que não se trata de um esforço solitário dos clubes: “Isto acontece graças a Michel Platini (presidente da UEFA), com quem as negociações decorreram. Atulamente o plantel do Lyon tem 28 jogadores internacionais, o que renderá certamente uma boa quantia no futuro para os cofres do clube.

Redação Sport Marketing