26 de fev. de 2008

Complexo esportivo totalmente abandonado

Uma grandiosa obra federal estimada em R$ 2,5 milhões de reais de uma emenda parlamentar do deputado Dr. Osmar Serraglio e 20% de contrapartida do município está largada nas mãos de vândalos. O Complexo esportivo de Umuarama não tem gestão, lei ou proteção. Os jornais locais relatam que a obra foi iniciada há cinco anos, na gestão passada e a obra nem foi inaugurada oficialmente e já apresenta problemas e precisa de reparos. Quadras abandonadas, alambrados danificados, vidros estilhaçados, caixa de luz escancarada e sem proteção, gramado em estado lastimável, mau-cheiro em instalações, pintura deteriorada, pixações e roubos são alguns dos inúmeros problemas ocasionados pela falta de manutenção por parte do poder público. O espaço que deveria ser ocupado por crianças é depredado por vândalos e marginais que levaram os chuveiros dos vestiários do campo de futebol. A construtora responsável pelas obras afirma que as obras já foram concluídas e que está apenas analisando a última medição efetuada pela Caixa Econômica Federal para saber se precisa ser feito mais algum trabalho. A prefeitura, no entanto, não sabe informar se mais recursos federais serão repassados para continuar os trabalhos e se a obra já está concluída. A Prefeitura promete solucionar o problema em trinta dias. A diretora da Funcelt (Fundação de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Umuarama), Sirley Fátima de Souza Rodrigues Gomes afirmou que o maior problema em uma obra grandiosa como a do complexo é a manutenção mas garantiu que medidas urgentes estão sendo tomadas para resolver o problema. “Nossa intenção é inserir a prática esportiva naquela região com recreações diárias, criando o hábito do esporte”, resumiu. Com relação às obras que precisam ser refeitas, Sirley disse que depois de resolvido o impasse relacionado a contratações e limpeza pública, a prefeitura fará as readequações aos poucos. o Esse é um exemplo vergonhoso do descaso com o dinheiro público e com a capacidade que o esporte tem de inclusão social!

Redação Sport Marketing

Jade Barbosa não conduzirá mais a Tocha Olímpica

Segundo matéria da jornalista Glenda Carqueijo do Jornal da Tarde, a empresa Lenovo, patrocinadora TOP do Comitê Olímpico Internacional anunciou que a ginasta Jade Barbosa, que tinha sido eleita em pesquisa na internet para ser a condutora da Tocha Olímpica dos Jogos de Beijing, representando o Brasil, será substituída por Emanuel, campeão olímpico de vôlei de praia nos Jogos de Atenas (2004). Jade desistiu do evento porque estará disputando uma competição na Alemanha no mesmo período em que a Tocha estará em Buenos Aires, único país da América do Sul em que haverá o Revezamento. Por ter feito parte do trajeto do evento nos Jogos de Atenas 2004, o Brasil não participa desta edição. A tocha, idelizada pela tecnologia Lenovo deve chegar à China em 2 de maio. As empresas parceiras do Revezamento da Tocha a nível mundial, como a Coca-Cola, Samsung e Lenovo, têm direito a uma cota de convidados para conduzir a Tocha mundialmente. O Revezamento da Tocha passou a ser um instrumento de marketing dos Jogos em Los Angeles 84 com a participação da AT&T.

Redação Sport Marketing

Paraná toma Providência por dois anos

Nos próximos dois anos, o Paraná terá na camisa o novo patrocinador - a Provinil, divisão de tubos e conexões de PVC da Companhia Providência, uma empresa de tubos e conexões de PVC, do Estado do Paraná. Além do nome na camisa, o contrato prevê prêmios por resultados alcançados, além de um valor fixo não divulgado pela empresa. "Fizemos um contrato baseado numa parceria duradoura, que garante valores fixos e premiações variáveis, de acordo com a conquista das metas, como a volta à Série A, por exemplo. Já temos um bônus definido em caso da conquista do Paranaense e este contrato ainda poderá ser renovado por mais um ano caso a empresa deseje!" - disse o presidente do Paraná, Aurival Correia. Para o presidente da Providência, Hermínio de Freitas, a oportunidade de patrocinar o Paraná servirá para firmar a marca ainda mais no mercado paranaense e brasileiro. "Escolhemos um time do Paraná pois acreditamos nos talentos gerados aqui e no potencial do Estado. Somos uma das poucas empresas paranaenses que apostam no futebol local. Queremos crescer ao lado do time" - afirmou Hermínio de Freitas. Na frente da camisa da Penalty será estampado a marca Providência e nas costas Provinil.

Redação Sport Marketing

World Anti-Doping Agency muda gestão

O australiano John Fahey, novo presidente da WADA - World Anti-Doping Agency - Agência Mundial Antidoping, toma posse nesta quarta-feira e explicará como será a gestão dentro da entidade durante o ano olímpico. Na cerimônia no Museu Olímpico, em Lausanne, Suíça, estarão o diretor-geral da WADA, David Howman, e o diretor médico, Alain Garnier. O novo presidente irá expor como será realizada a luta contra o doping, além de explicar as atuais mudanças no Código Mundial. A grande expectativa é a participação dos atletas punidos por doping nos treinos das equipes de seus países. A WADA defende a idéia de que eles devem sofrer um afastamento total, já as federações mostram-se mais flexíveis. No Brasil, o Dr. Eduardo Henrique De Rose, presidente da Academia Olímpica Brasileira, é o único representante da entidade no Brasil, enquanto o medalhista de prata no vôlei em Los Angeles (1984) Marcus Vinicius Freire faz parte da Comissão de Atletas WADA.

Redação Sport Marketing

Prefeitura de Itatiaia acredita em projetos esportivos

Em Itatiaia, a Divisão de Esportes, vinculada a Secretaria de Educação e Cultura trabalha de verdade. Cerca de 400 pessoas acompanharam a abertura oficial dos projetos esportivos num evento realizado no Estádio Municipal Antônio Corrêa. Desde o início da atual administração, a prefeitura vem colocando em prática vários projetos esportivos que visam incentivar a prática esportiva, bem como auxiliar no desenvolvimento sócio-educacional de crianças e adolescentes do município. Ao todo, a divisão de esporte oferece sete atividades: futebol de campo,futsal, voleibol,dança moderna,balé, capoeira e ginástica da Melhor Idade. Desde o ano passado, alguns projetos foram estendidos para outros locais, como o Pé-de-Moleque, que atende crianças e adolescentes de quatro a 18 anos que tem vontade de se tornar um novo craque do futebol, que começou a ser feito no bairro Penedo. “Agora vamos levar para o bairro todos os outros projetos que trabalhamos na Divisão”, contou Otacílio Carvalho Amorim, o Brasa, diretor interino de esportes, destacando que os projetos contam com 900 inscritos no total. A partir de agora as crianças e adolescentes do bairro também vão poder participar do projeto Nosso Esporte Voleibol, com o professor Adriano Salgueiro, que tem montado equipes competitivas que vem se destacando em competições regionais; e também o Nosso Esporte Capoeira, que leva a prática e a filosofia do esporte aos jovens, com os mestres José Alex da Silva e Rogério Furtado.

Redação Sport Marketing

Vancouver 2010 supera Calgary 1988

O governo canadense proverá US$25 milhões para o Revezamento dA Tocha Olímpica dos Jogos de 2010, em Vancouver. O Revezamento irá percorrer 350 cidades entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010 e cobrir uma distância estimada em 35.000 quilômetros. Dez mil condutores e escoltas vão tomar parte do evento. Os números excedem o Revezamento de Tocha de Inverno de Calgary. Nos Jogos de 1988 o Revezameto percorreu cerca de 18.000 quilômetros e envolveu mais ou menos 7.000 pessoas.

Redação Sport Marketing

Angola se preocupa com o futebol feminino

Parece até brincadeira, mas enquanto o Brasil é um dos maiores celeiros do futebol feminino e, como vice-campeão mundial, encontra-se numa posição de destaque, é justamente a Federação Angolana de Futebol (FAF) que se movimenta com relação à melhorias na gestão das mulheres que tocam a bola. A FAF vai realizar entre os dias 26 e 27 de março, em Luanda, uma conferência para debater questões do futebol feminino no país. Entre os temas destaca-se o crescimento e desenvolvimento do futebol feminino em Angola. O encontro contará com a presença de palestrantes portugueses e até brasileiros, que vão transmitir aos participantes alguns conhecimentos sobre a organização nesta classe. Atualmente, a FAF tem 59 equipes de futebol feminino espalhadas em Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje, Kwanza Sul e Moxico.

Redação Sport Marketing

Swisscom fecha acordo com UEFA

A empresa Swisscom fechou contrato com a UEFA e será responsável por toda a mídia da EURO 2008 na Suíça e Áustria. Como parte do contrato com a UEFA a Swisscom irá realizar toda a rede de entrega de sinais de vídeos e áudios, dentro dos estádios, durante o torneio, além de equipar todas as arenas e o Centro de Transmissões Internacionais da UEFA em Viena, com aparelhos de última geração HD. Não foram declarados os valores do contrato. "O vínculo de fornecer equipamentos de mídia é uma missão dealta responsabilidade para a nossa empresa, porque a EURO 2008 trata-se de um evento de perfil extremamente alto no calendário esportivo. Nossa tecnologia provê a entrega mais confiável destes sinais" - declarou Mario Frattaroli, presidente Swisscom.

Redação Sport Marketing

Europcar pega carona nos Jogos Olímpicos de Beijing

A Europcar começa a operar em Beijing, a partir do próximo mês, em parceria com a Rent-a-Car como forma de preparação para os Jogos Olímpicos de agosto. Esta operação marca a entrada da Europcar no mercado chinês e reforça a posição da empresa na estratégia de desenvolvimento que tem vindo a concretizar na região Ásia-Pacífico. Inicialmente, a Europcar prestará um serviço diário e um motorista que acompanhe os visitantes pela cidade, e um "serviço de transfer" que ligará a cidade ao aeroporto. Estes serviços serão prestados através de uma parceira com o operador Rent-a-Car líder em Beijing. "O mercado turístico chinês está em forte crescimento e milhares de visitantes vão, este ano, visitar Beijing pela primeira vez. É uma oportunidade única para a Europcar e para o desenvolvimento da indústria de Rent-a-Car na China como um todo" afirmou Arnd Rieken, diretor da rede internacional de franchising da Europcar Internacional.

Redação Sport Marketing

HSBC traz etapa do Mundial de turismo a Curitiba

Este será o terceiro ano consecutivo que o banco HSBC é o patrocinador oficial da etapa sul-americana do Campeonato Mundial de Automobilismo Categoria Turismo - um dos maiores eventos do automobilismo mundial homologado pela FIA. A etapa acontecerá nos dias 01 e 02 no Autódromo Internacional de Curitiba. Este ano, o evento também tem um cunho social. O HSBC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba promoverá a troca dos ingressos da corrida por 2 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão revertidos pelo Instituto HSBC Solidariedade e a Prefeitura para instituições sociais. A estimativa é conseguir mais de 70 toneladas de alimentos. O eento é muito bem organizado, com direito a parada pública pela cidade, dois carros ficam em exposição no local, são montadas tendas para pilotos, com back drop para fotos, autógrafos e interação com o público. Para divulgar o campeonato, o HSBC fará uma campanha de publicidade específica para o WTCC, que contará com a decoração do túnel do aeroporto de Curitiba e spots em rádios, anúncios em revistas e jornais de circulação nacional. Para quem não conhece, a competição é disputada por carros de modelos de rua da BMW, Chevrolet, Ford, Seat, Honda e Lada em circuitos consagrados em competições de Fórmula 1, como Monza e Brands Hatch (Inglaterra). O campeonato, extremamente competitivo e nivelado, promete uma audiência de 400 milhões de telespectadores em mais de 150 países, nos três dias de prova e treinos.

Redação Sport Marketing

Puma aposta na África

A Puma, fabricante alemã de artigos desportivos, que na útima Copa do Mundo vestiu todas as equipes da África (Gana, Costa do Marfim, Togo, Angola), segue a trajetória de fixar a marca no continente e dar sequência ao envolvimento com o futebol africano. Para comemorar o sucesso da Copa das Nações Africanas, a Puma lançou coleção especial de tênis que remete a quatro times africanos - Camarões, Gana, Costa do Marfim e Senegal - que participaram do evento. Na Europa, a Puma aumentou o lucro em 21%. A empresa espera se beneficiar com os Jogos Olímpicos de Beijing e com a fase final da EURO 2008, nos estádios da Suíça e da Áustria.

Redação Sport Marketing

Lenovo realiza ações filantrópicas olímpicas

A Lenovo, empresa TOP do programa de marketing olímpico do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional, fabricante mundial de computadores, patrocinadora e idealizadora da Tocha e da pira Olímpica dos Jogos de Beijing 2008, deu início às ações filantrópicas olímpicas. A empresa, lançou o primeiro de um total de três leilões on-line que acontecerão na Índia até o início dos Jogos. Da mesma maneira que o Revezamento da Tocha percorrerá o mundo todo, as ações filantrópicas da Lenovo também acontecerão, semanalmente, em um país diferente, como uma contagem regressiva até os Jogos Olímpicos. Serão colocados em leilão, notebooks da limitada edição comemorativa aos Jogos projetada pela Lenovo que tem o símbolo da Tocha Olímpica. O primeiro leilão na India será fechado à meia-noite de 6 de março. Os restantes dois leilões começarão em 6 de maio e 29 de julho. Toda a renda será doada para o projeto Lenovo Hope Fund e para o Right to Play. O leilão global estará acontecendo no Japão, Austrália, Reino Unido, França, Rússia, EUA, Hong Kong, Argentina, China, Índia, Brasil e o Canadá. Um total de 36 notebooks de edição limitada Lenovo PCs estão sendo leiloados em torno do mundo. Mais inforações no site: http://www.lenovohopefundauctions.com/. Cada licitante será dirigido para uma listagem de país específico onde eles acharão informações adicionais sobre o processo de licitação. Além da Lenovo, Coca-Cola e Samsung são as patrocinadoras mundiais do Revezamento da Tocha.

Redação Sport Marketing

IRL e o dia D

Quarta-feira será o dia D. A coletiva de imprensa na qual todos os detalhes serão anunciados sobre a unificação da Indy Racing League e Champ Car acontecerá na sala de coletiva de imprensa, do circuito de Homestead-Miami Speedway. Na frente das câmeras estarão o fundador e presidente da IRL, Tony George (foto) e Kevin Kalkhoven, um dos diretores da Champ Car. A unificação das duas categorias é aguardada com ansiedade pela comunidade automobilística e principalmente pelas empresa e patrocinadores americanos. A idéia da fusão começou a ser discutida desde o começo da temporada passada, quando Tony George apresentou uma proposta vantajosa para as equipes da Champ Car - um incentivo de US$ 1,2 milhões (cerca de R$ 2,1 milhões), além de motores da Honda e chassis Dallara sem custo algum, como é feito com todas as outras equipes que já disputam a IRL. Duranteos doze anos de separação, nenhuma das duas categorias conseguiu se firmar, perdendo expectadores, equipes e pilotos para a NASCAR. Agora, diante de uma imimente quebra das duas operações e do crescimento paulatino da A1GP (Copa do Mundo da velocidade, na qual o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis Emerson Fittipaldi tem uma equipe), elas decidiram voltar a se unir.

Presidente em Vancouver

O presidente do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) Jacques Rogge e a Comissão de Coordenação do COI para os Jogos de 2010 chegam hoje em Vancouver para um encontro de três dias e sessões de trabalho. Ista será segunda visita do Presidente Rogge desde que Vancouver foi premiada com os Jogos em 2 de julho de 2003. Desde a última visita, em fevereiro de 2005, vários marcos miliários foram alcançados, principalmente do ponto de vista de marketing. "É uma semana importante para Vancouver 2010. Nós estamos contentes com a vinda do Presidente Rogge, uma vez mais durante esta fase importante de nosso desenvolvimento," disse John Furlong, Executivo do VANOC - Vancouver Organizing Committee for the 2010 Olympic and Paralympic Winter Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2010. " Esta semana também provê uma oportunidade importante para nos encontrarmos pessoalmente com a Comissão de Coordenação, que, em nome do COI, vigia nosso planejamento". Durante sua visita, Rogge viajará pelas várias instalações de Vancouver 2010. Na foto ao lado, os três mascotes dos Jogos, que já são um sucesso de venda nas lojas desde o Natal.

CBF apóia o Peixe

O Santos agora conta com um apoio relevante para as reformas na Vila Belmiro. A CBF - Confederação Brasileira de Futebol - confirmou, segundo matéria publicada pelo site UOL, interesse em ter a cidade como sub-sede da Copa de 2014. O projeto para a reforma da Vila teria a captação de investidores sob responsabilidade da CBF, que acionará parceiros para bancar o projeto, cuja primeira etapa deverá consumir cerca de R$ 20 milhões e tem a intenção, entre outras coisas, de elevar a capacidade do estádio para 40 mil espectadores. A entidade não pretende utilizar recursos próprios para investir na melhoria do estádio. A definição da viabilização do projeto deverá ser apresentada em março. O Conselho Deliberativo do Santos informou que a CBF quer contar com o Santos para o Mundial. “Isso porque, a CBF, sabe que nós dispomos de toda a infra-estrutura necessária para abrigar o torneio. Temos um CT moderno, teremos um estádio reformado, estamos perto da Capital...”, destacou o gerente de planejamento do Santos, Dagoberto Fernando.

Bahia pensa em gestão

Na Bahia, a conscientização de que é preciso fazer alguma coisa pelo time, fora da Série A do Brasileiro desde 2003, resultou na I Conferência Gigante Bahia, no Centro de Convenções. O evento é uma realização do grupo opositor à atual diretoria. A meta é reunir a torcida, debater e elaborar um plano administrativo e gestor para o clube visando o período de 2008/2011. Várias personalidades e especialistas na área de marketing esportivo estiveram presente. O governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique, não compareceram e enviaram representantes. “Chega de dizer que ninguém faz nada, só reclama. Já que o clube não se abre, vamos ouvir a torcida e sintetizar, através de documentos, o que a torcida quer do Bahia, quais as saídas para a crise”, provocou do Movimento Unidade Tricolor e candidato derrotado nas eleições de 2005. Na Conferência, houve o lançamento de série de 20 cartões com fotos de alguns ídolos, a exemplo de Bobô, Douglas, Emerson e Marito, dos elencos do heptacampeonato estadual, 1973/79; e do time campeão brasileiro de 1988. A pergunta que fica no ar é a seguinte: o que será feito depois da Conferência com os dados e as opiniões compiladas? O evento parece muito bem organizado do ponto de vista de marketing, mas vai solucionar a situação do Bahia? O que será feito com o resultado? Gaveta nele?