21 de fev de 2008

Estádio do Dragão atrai fãs e patrocinadores

Situado na zona Oriental da cidade do Porto, o Estádio do Dragão é um dos símbolos máximos não só do desporto, mas também da cultura desta cidade. Planificado e construído pelo conceituado arquitecto Manuel Salgado, o Estádio do Dragão consegue reunir num só local um leque de ofertas tão variado, que sem dúvida, surpreende. O Estádio oferece infra-estruturas de elevada qualidade, uma enorme diversidade, quer para a realização de eventos desportivos, empresariais, científicos, culturais, comerciais ou particulares. O Estádio caracteriza-se por uma enorme diversidade de salas, o serviço de catering, os espaços de apoio (bar, sala de jantar, salas de convívio), entre outros, que permitem a realização de congressos, conferências, reuniões, cocktails, show-rooms, seminários, workshops, exposições, ações de formação ou apenas um almoço ou jantar de negócios. Uma das grandes atrações do Estádio do Dragão é o Palco de Emoções portista, um mural de cerca de 800 m2, em azulejos, dividido em vários painéis, nos quais aparece estilizada a figura do Dragão, diversos motivos desportivos e reúne ainda azulejos com os nomes dos 50 mil fundadores do Estádio do Dragão. A criação do mural é de Júlio Resende. A Revigrés, empresa especializada na produção de pavimentos é a principal patrocinadora do F.C. Porto desde 1983. Ao entrar em acordo com a Revigrés no primeiro dia de Agosto de 1983 o FC Porto tornou-se o primeiro clube português a fechar contrato com um patrocinador e a inserir publicidade nas camisas do time. Nas duas décadas que se seguiram o FC Porto e a Revigrés cresceram lado a lado, com o clube a afirmar-se como o maior de Portugal e a assumiu lugar de destaque na Europa enquanto a empresa de cerâmica conquistava, também reconhecimento e prestígio nacionais e internacionais.

NIKE 6.0 contrata Dusty Payne

Intensificando o interesse no surf, a Nike contratou um dos jovens surfistas mais promissores do mundo. Dusty Payne vai juntar-se ao resto da equipe de surfistas da Nike 6.0 composta por Casey Brown, Nat Young, Koa Smith, Monyca Byrne-Wickey, Riley Metcalf, Evan Geiselman e Kai Barger. O jovem surfista vai tentar entrar no Fosters ASP World Tour nos próximos anos, tendo como objetivos para 2008, fazer alguns campeonatos Pro Junior e alguns eventos do WQS.

FIFA Interactive World Cup

No dia 29 de março acontece a etapa brasileira da 4ª edição do FIFA Interactive World Cup 2008, a única competição de game de futebol sancionada oficialmente pela FIFA. As classificatórias acontecem em 21 países nos seis continentes e os melhores jogadores ganham uma viagem para representarem o país na final, que acontece na Alemanha, Berlim, em 24 de maio, no Sony Center. Alguns países já realizaram suas etapas e definiram seus representantes. O campeão do último FIFA Interactive World Cup foi o holandês Andries Smit, 18 anos, que assegurou novamente o seu lugar na final, conquistando a etapa da Holanda, após uma partida tensa. Além das 20 vagas reservadas para os vencedores das Eliminatórias, mais 12 finalistas serão definidos em competições on-line. Os jogadores podem se inscrever no site www.FIFA.com/FIWC para participar das disputas via PLAYSTATION®Network. Os pontos serão computados em 31 de março e os líderes das confederaões garantirão um lugar na Grande Final em Berlim. Para mais informaões, visite www.FIFA.com/FIWC. Antes do evento brasileiro, a FIFA ainda organizará o evento na França, Oriente Médio, Polônia, República Checa e Portugal. Depois do Brasil a equipe segue para Áustria, China, Itália, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

ESPN Deportes e CONCACAF fecham acordo

ESPN Deportes e CONCACAF (órgão que governa o futebol continental na América do Norte, Central e Caribe - é uma das seis confederações aliadas à FIFA) chegaram a um acordo sobre os direitos de transmissão para os Estados Unidos das partidas classificatórios de futebol masculino para os Jogos Olímpicos de 2008. O contrato torna a ESPN Deportes a única empresa de língua espanhola a mostrar o torneio. Valores não foram divulgados. Além dos direitos de tv e rádio, o contrato também inclui direitos de banda larga (ESPN360.com) para os Estados Unidos. As partidas da CONCACAF vão coroar o campeão da Confederação e servir como classificatórias para os Jogos Olímpicos de Beijing. "Este acordo deixa claro a liderança da ESPN e compromisso com a oferta de eventos esportivos de primeira classe para o público latino e anunciantes nos EUA", disse Lino Garcia, gerente geral, ESPN Deportes. "Estamos entusiasmados para mostrar as equipes na televisão, rádio e banda larga, na disputa por representarem seus países nos Jogos Olímpicos" - acrecsentou. A ESPN Deportes vai transmitir ar ao vivo todos os 16 jogos, incluindo as finais. São oito países divididos em dois grupos se enfrentando nos Estados Unidos, de 11 a 23 de março. Sub-23 Concacaf 2008, o Pré-Olímpico da região dará vaga em Beijing para o campeão e vice do torneio. A ESPN Deportes também irá mostrar uma prévia de cada rodada e fornecer extensa cobertura do torneio em toda o noticiário (SportsCenter, Fuera de Juego e Cronômetro). A ESPN Deportes Rádio também vai transmitir todos jogos.

Motor Sport Business

No Oriente Médio, o Motor Sport Business Forum já atingiu a primeira meta de vendas. Quase todos os estandes foram vendidos e os organizadores já pensam em aumentar o número de lugares disponíveis. Simon Berger, CEO da IM2 Eventos, empresa responsável pela organização do evento explicou: "Nós estamos realmente muito animados. O entusiasmo e apoio que recebemos da comunidade empresarial e da indústria automobilística é muito mais forte do que eu esperávamos". Países como Abu Dhabi, Dubai, Arábia Saudita e Qatar, serão representados por diversas empresas que desejam usar o fórum como uma plataforma de rede para desenvolver novas oportunidades de negócios. O Fórum é um marco do esporte a motor no Oriente Médio. É também uma plataforma importante para todos envolvidos partilhem uma visão comum de reforçar e sensibilizar os interesses da indústria na região. Com bilhões de dólares gastos no setor em todo o mundo e no Oriente Médio, eventos como este irá desempenhar um papel cada vez mais importante. Networking é um meio fundamental de negócios na economia moderna e conferências que precisam de apoio. O Fórum prevê esta oportunidade fundamental para a rede, discutir e debater os problemas e oportunidades de uma das mais lucrativas indústrias do mundo. O evento acontece de 01 a 02 de abril.

Ferrari descobre a India

Dois Ferrari 612 Scaglietti partirão de Mumbai, também conhecida como Bombaim, no próximo dia 25, para regressarem ao mesmo local a 8 de maio, num percurso que totaliza mais de 11.000 km. Os pilotos são 50 jornalistas especializados em automobilismo, que dividirão o volante ao longo das 12 etapas desta prova. Os 612 Scaglietti, com motor V12 de 540 cavalos de potência e caixa de velocidades F1, foram modificados apenas na suspensão - ligeiramente mais elevada - e contam com protecções inferiores em alumínio, com 4 mm de espessura. A assistência será prestada por dois dos patrocinadores da «Magic India Discovery Tour», a Tata e a Fiat, com oito viaturas à disposição dos Scaglietti. Esta não é primeira iniciativa do gênero por parte do construtor italiano. Na comemoração do 50º aniversário, em 1997, um F355 completou uma volta ao mundo, conduzido por 147 jornalistas. A China também já foi «alvo» de dois 612 Scaglietti, que ali percorreram 24.000 km e a última prova Panamerican contou com dois 599 GTB Fiorano que saíram das praias brasileiras com rumo à costa dos Estados Unidos.

Londres 2012 nomeia agência de marketing

O LOCOG - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012 contratou a agência The Chime Group. A empresa foi escolhida após uma licitação e agora será encarregada por todas as ações de comunicação e marketing, incluindo publicidade, promoções, relações públicas e comunicações digitais. O grupo foi contratado até março de 2009. As empresas do Group que também estarão incluidas no processo são: VCCP, VCCP Digital, TMO e a agência de marketing esportivo agência Fast Track e Chime.

Johan Cruijff vira gestor do Ajax

O lendário treinador Johan Cruijff vai regressar ao clube holandês Ajax, só que desta vez, para cuidar da gestão e reformulação da política do futebol do clube. A notícia está abalando as estruturas do Amsterdam Arena, pois acredita-se que não ficará pedra sobre pedra quando a nova estrutura de gestão ficar pronta e for colocada em prática. A decisão veio um dia após o uma comisão de inquérito publicar um relatório criticando a má gestão do clube de futebol ao longo dos últimos anos. A comissão foi nomeada, em novembro passado, para analisar a eficácia do clube e eficiência em duas grandes frentes: conselho diretivo e modelo de política do ponto de vista técnico durante os últimos 10 anos. Segundo os relatórios da imprensa holandesa, com o regresso de Cruijff, é provável que a Ajax nomeie Marco van Basten como treinador do clube, no lugar de Adrie Koster.

Ralf Schumacher e Mercedes, amor antigo

Ralf Schumacher irá correr pela Mercedes nesta temporada do campeonato alemão de turismo (DTM). Aos 32 anos de idade, irmão mais novo de sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, Michael Schumacher, vai fazer sua estréia na série em Hockenheim em 13 de abril. "Eu gosto da categoria, gosto do ambiente e do entusiasmo positivo espectadores", disse Ralph. "E eu gosto da Mercedes - com eles eu tive a minha primeira oportunidade de testar um carro de Fórmula Um em 1996 e quem sabe a minha carreira na F1 teria sido outra se eu tivesse aceito o convite da McLaren Mercedes para ser piloto de testes em 1997, ao invés de ir para a Jordan. "Vou aprender na DTM, vou trabalhar duro. Acho que, no meu primeiro ano na DTM não será baseada em resultados, mas sim no compromisso com a luta e superação".

Kaká faz marketing da fé?

A questão é delicada de ser avaliada. A notícia é que o melhor jogador do mundo levou o troféu para a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, na região central de São Paulo. A taça entregue pela Fifa ao jogador, está protegida por um vidro blindado e está exposta logo na entrada da igreja que deixou relíquia ao alcance dos olhos fiéis. A exposição teve início neste mês e o público pode ver de perto, além da Taça, pôsters e um vídeo sobre o jogador de 25 anos. O ato de deixar a taça dourada para ser admirada pelos fãs da igreja, somado aos atos de devoção do jogador têm dado o que falar. Kaká gravou na Taça de Melhor Jogador do Mundo de 2007 a frase "Ao meu Deus entrego com alegria porque Ele é o motivo de cada conquista". Kaká é o representante mais conhecido da Igreja Renascer, cujos fundadores, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sonia, foram condenados nos Estados Unidos por entrar no país com cerca de 56 mil dólares não declarados no ano passado. Conforme matéria da Reuters, no "Culto da Virada", durante a passagem do ano, Kaká anunciou a doação do troféu. "Essa é a conquista de um povo apostólico e o troféu vai ficar aqui, na Casa do Senhor", declarou Kaká diante de uma igreja lotada, com cerca de 5 mil fiéis. Além de doar o troféu, Kaká faz outras demonstrações públicas de fé, como comemorar títulos vestindo uma camiseta com a frase "I Belong to Jesus" (eu pertenço a Jesus). É ou não é um marketing da fé?

Superbike de cara nova

A MotorSport Vision retomou a organização e promoção do British Superbike Championship - Campeonato Britânico de Superbike. O acordo de 10 anos foi fechado com o Motorcycle Circuit Racing Control Board. A MotorSport Vision assumirá direitos comerciais da Dorna UK, uma divisão espanhola do Campeonato do Mundo de MotoGP e dona dos direitos. O campeonato será executado pela divisão de corridas da MotorSport Vision's com base em Brands Hatch. O Campeonato Britânico de Superbike desempenhou um papel fundamental na carreira de vários pilotos, como: Troy Bayliss, Neil Hodgson e James Toseland, que posteriormente tornaram-se campeões mundiais. Várias empresa fabricantes de motos também participam do evento como: Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yahama. Jonathan Palmer, diretor executivo da MotorSport Vision e ex-piloto de Fórmula 1, disse: "Estamos muito confiantes com o investimento da Dorna ao longo dos últimos quatro anos e esperamos continuar a expandir o campeonato." Este ano, o título será decidido em 12 corridas de rodadas duplas. Metade delas será em circuitos de propriedade do grupo Vision MotorSport. A nova temporada começa com o Brands Hatch Grand Prix dia 06 de abril.

Spyker aliviada por sair das pistas

O CEO da Spyker, Victor Muller admitiu que está aliviado de ter vendido o braço da empresa na F1. " Para nós, a F1 foi um verdadeiro derrame de dinheiro. Perdíamos cerca de dois milhões de euros por mês e, como se não bastasse, alguns patrocinadores não pagavam", explicou Muller. A Spyker agora pertence a um empresário indiano Vijay Mallya e foi renomeada Force India. O orçamento da equipe está em torno de US $ 50 milhões, um valor muito mais elevado do que a Spyker trabalhou.

Super Aguri agoniza na F1

O proprietário da equipe Super Aguri, o ex-piloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki, está no Japão para conversar com diretores executivos da Honda, conforme informa o site Autosport.com. O objetivo do encontro é assegurar o futuro do seu time na F-1. A pequena escuderia enfrentou diversos problemas nesta pré-temporada com dificuldades financeiras. Isto forçou a montadora a encurtar o seu programa de testes, abandonando alguns treinos coletivos como os trabalhos desta semana, em Barcelona. Rumores indicam que entre três e quatro investidores negociam uma parceria com a equipe. Aguri tem considerado as opções, mas precisa finalizar o patrocínio logo, pois o mundial 2008, começa dia 16 de março na Austrália. A Honda tem apoiado o time desde a entrada da escuderia na categoria em 2006. Os dirigentes da Honda querem que a Super Aguri se torne uma empresa auto-sustentável nos próximos anos.

Nike e Apple - uma parceria de futuro

A linha de produtos Nike + continua a evoluir graças à Apple que cada vez mais desenvolve novas tecnologias e se envolve na área do esporte. Depois de ter criado um dispositivo que vai dentro do tênis capaz de armazenar dados durante exercícios físicos, agora a parceria Apple e Nike lançaram um iPod que se comunica com o adaptador do Nike +. Basta você, inserir o dispositivo USB no seu Mac para monitorar as execuções. É a tecnologia Apple a favor do esporte.

O Ronaldo de sorte

Entre os Ronaldos que rolam a bola no futebol europeu, Cristiano Ronaldo é o que está vivendo uma excepcional maré de sorte. O português está prestes a se tornar um dos jogadores mais bem pagos do mundo, ao lado dos Ronaldinhos, Beckham, Kaká, Messi ou quem sabe, à frente deles. A temporada de sucesso no Manchester United facilitou as negociações do jogador na renovação do contrato com o clube que ofereceu um salário anual de 13 milhões de euros (hoje Cristiano recebe 8,8 milhões por temporada). Essas cifras milionárias colocam Cristiano Ronaldo na lista dos jogadores que mais ganham do mundo (sem contar ações de marketing, publicidade e patrocínio). Assediado pelo Barcelona e pelo Real Madrid, ao que tudo indica, Ronaldo dirá sim à proposta do United, prolongando o contrato até 2014 e ampliando o vínculo por mais quatro temporadas (o contrato atual expira em 2010). Na tabela dos mais bem pagos aparecem: David Beckham (22,9 milhões de euros/ano) e Ronaldinho Gaúcho (21,5) que continuam a liderar a lista dos jogadores mais ricos. Mas, Cristiano Ronaldo ainda tem tempo - ele só tem 23 anos e ainda poderá somar ao salário do United, uma série de publicidades e ações de marketing que podem colocá-lo definitivamente no topo da tabela dos ricos da bola e poderá comprar muitos relógios no valor de setenta e cinco mil euros como o último que ele andou exibindo para a imprensa internacional.

Allianz, muita história em marketing esportivo


A maior seguradora da Europa, a Allianz, registrou em 2007 um lucro recorde de 8 bilhões de euros (US$ 11,76 bilhões), o que representa uma alta de 13,5% em relação a 2006, apesar das dificuldades nos mercados financeiros. A companhia de seguros informou que o faturamento subiu 1,5% no ano passado, a 102,6 bilhões de euros (US$ 150,822 bilhões), em comparação com 2006. A Allianz é uma empresa que acredita e investe em marketing esportivo. No Brasil, por meio da AGF seguros, a Allianz, já patrocinou a dupla de vôlei de praia Nalbert e Luizão e o piloto Bruno Senna. Envolvida com a F1 desde 2000, ano passado, além de patrocinar a equipe AT&T Williams, a Allianz se tornou parceira global da Fórmula 1. Esta parceria confere à Allianz exclusividade no âmbito dos prestadores de serviços financeiros em seguros. A marca Allianz também já vagou e muito pelos mares. A empresa é o maior patrocinador do time BMW ORACLE Racing na America´s Cup. Tem mais: desde outubro de 2006, a Allianz se tornou parceira do International Paralympic Committee (IPC) - Comitê Internacional Paraolímpico e do Comitê Paraolímpico Alemão. Os atletas paraolímpicos que estarão em Beijing têm o apoio Allianz. Nos gramados, a Allianz é patrocinadora do Bayern de Munique até 2010. Outra grande iniciativa da Allianz em marketing esportivo foi dar nome ao estádio mais charmoso da Copa do Mundo de 2006 - o Allianz Arena em Munique. O estádio Allianz-Arena foi inaugurado em 31 de maio de 2005, simbolizando a união de forças de dois grandes times de Munique, o FC Bayern e TSV 1860 München. Concebido por dois célebres arquitetos, Jacques Herzog e Pierre de Meuron, o estádio é chamado por seus criados como o Estádio dos Sentidos. Esta denominação é devido ao seu conceito futurista e modernidade de sua estrutura. Dentre elas, o teto formado por almofadas de ar, que pode ser iluminado nas cores branca, vermelha e azul. São 2.874 almofadas de ar, em uma área total de 64.000 m2. As instalações do estádio foram projetadas para o conforto dos telespectadores, que foram exclusivamente desenhados para o Allianz-Arena, com um design exclusivo e um traço especial. Uma curiosidade, todos os assentos foram calculados e marcados à mão, antes de serem instalados. São três níveis com um total de 66 mil assentos. O estádio também oferece uma área de gastronomia, com restaurantes, lanchonetes, cafeterias, creches, áreas temáticas, instalações especiais para a mídia, sala para conferências e escritórios e 104 camarotes. Quem não teve a oportunidade de ver de perto este espetáculo arquitetônico, poderá apreciá-lo no Brasil. A partir de 29 de fevereiro, uma réplica do estádio, denominada Allianz Arena Multimídia, estará aberta para visitação no Market Place, shopping da zona Sul de São Paulo, para o deleite dos amantes do esporte. As visitas serão gratuitas.

And the winner is: Singapore

O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional - acaba de anunciar, em Lausanne, Suíça, o nome da cidade anfitriã da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude 2010. Cingapura, que disputava com Moscou, a fae final foi a escolhida. Os membros do IOC votaram por correio para o vencedor, que nunca organizou um grande evento desportivo. A primeira edição de inverno está prevista para 2012. Cingapura e Moscou foram selecionadas por uma comissão de avaliação COI entre nove pré-candidatos (Atenas, Bangkok, Debrecen, Cidade da Guatemala, Kuala Lumpur, Poznan e Turim). A iniciativa destes Jogos aconteceu durante uma sessão na Guatemala, em julho de 2007, quando o IOC decidiu criar o evento "para educar e exercer influenciar jovens atletas, inspirando-os a desempenhar um papel ativo nas suas comunidades". Segundo o IOC, os Jogos da Juventude vão abordar atletas de todo o mundo entre 14 a 18 anos que terão oportunidade de participar de competições de alto nível. Os Jogos da Juventude também terão programas educativos sobre os valores olímpicos, os benefícios do desporto para um estilo de vida saudável, os valores sociais do desporto, os perigos do doping etc. Cerca de 3200 atletas e 800 funcionários estarão envolvidos nos Jogos da Juventude. O programa consta 26 esportes, com um número limitado de disciplinas e eventos. A cidade está propondo 24 locais de competição, quatro delas seriam instalações temporárias. A Vila complexo residencial na Universidade Nacional de Cingapurade. Os Jogos estão orçados em US$ 75,5 milhões, valor que permitiria cobrir tudo, inclusive os programas educativos e culturais.

Banco da China fecha parcerias olímpicas vitoriosas

O Banco da China (BOC) e o BOGOC assinaram um contrato de parceria para o Revezamento da Tocha. Segundo o acordo, o BOC irá fornecer fundos e serviços para as atividades agendadas entre Março e Agosto de 2008 referentes ao Revezamento. Outra parceria que está dando certo é entre a Visa, parceira nível TOP (Olympic Partner Program) do programa de marketing do IOC -International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional assinou uma aliança estratégica olímpica com o Banco da China numa tentativa de impulsionar os seus negócios através Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing. Segundo o acordo, ambas as partes irão reforçar a cooperação em áreas como caixas automáticos, bilheterias, vendas on-line de produtos olímpicos licenciados oficiais e desenvolvimento de novos produtos com temas olímpicos. Os caixas eletrônicos já estão espalhados pelas cidades onde as competições irão ocorrer, muitos deles dentro das instalações do banco.

Preços de produtos olímpicos não vão aumentar

O BOGOC não vai aumentar os preços dos produtos licenciados olímpicos, apesar do índice dos preços consumidor (IPC), em janeiro ter sido o mais alto dos últimos 11 anos. Yuan Bin, diretor do Departamento de Marketing do BOGOC, disse aos jornalistas que, ao contrário do movimento da economia chinesa, o BOCOG está tomado medidas para reduzir os custos dos produtos numa tentativa de manter os preços acessíveis ao público em geral. "Uma das nossas medidas foi cortar a taxa de franquia de 10% para 8% no ano passado. As taxas mais baixas contribuirão para baratear o custo", disse Yuan Bin."Nós também vamos considerar outras medidas como embalagens mais baratas e ao mesmo tempo produtos ecologicamnete corretos", acrescentou. O BOGOC reduziu os preços de cerca de 2.000 tipos de produtos no início do ano passado, uma vez que existem cerca de 6.000 tipos disponíveis no mercado. O índice de IPC da China alcançou 7,1% em janeiro e subiu 4,8% em 2007, de acordo com o National Bureau of Statistics.

Revezamento mega em 2010

O VANOC está planejando o mais longo Revezamento da Tocha olímpica da história dos Jogos. "Será algo próximo a 35.000 quilômetros, ou seja, a Tocha dos próximos Jogos de Inverno irá percorrer quase a circunferência da Terra dentro do Canadá," disse John Furlong, CEO do VANOC. O Revezamento será feito por mais de 12.000 condutores em todo território canadense e irá durar cerca de 100 dias. A chama chegará no Estádio em Vancouver no na noite de 12 de fevereiro de 2010, disse Furlong. Os Jogos de Vancouver serão realizados de 12 a 28 de fevereiro, 2010, enquanto os Jogos Paralímpicos acontecem a partir de março - 12 a 21.

C-COM Satellite Systems manda equipamentos para Beijing

C-COM Satellite Systems enviou uma quantidade de antenas do sistema iNetVu Mobile para os revendedores em Beijing (China Satnet Communications Technology Co.), a fim de dar suporte às transmissões e serviços de telecomunicaçõesdos Jogos. Os modens ViaSat LinkStar serão mobilizados pela China Netcom, a terceira maior operadora de telecomunicações chinesa, parceira oficial
dos Jogos Olímpicos de 2008. "Estamos satisfeitos que Satnet e a China Netcom terem selecionado a C-COM iNetVu Mobile para fornecer serviços de telecomunicações de resposta rápida para este prestigiado evento. Já estão instalados um grande número de sistemas iNetVu em toda a China, o que significa que o back up de emergência durante os Jogos Olímpicos será realizado com grande facilidade e confiabilidade. A maioria dos sistemas iNetVu Mobile vendidos na China são equipados com modems Viasat LinkStar e nossos revendedores têm sido muito bem sucedidos na venda ViaSat ", disse Leslie Klein, presidente e CEO da C-COM Satellite Systems.

Vancouver 2010, os primeiros Jogos de Inverno em HD TV

Redes de emissoras de todo o mundo, pelo menos aquelas que compraram os direitos de transmissão e radiodifusão dos Jogos Olímpicos de Inverno 2010, estão unidos nesta semana em Vancouver. Esta é a segunda de uma série de três convenções anuais e reúne mais de 100 representantes de 35 redes detentoras dos direitos de trasmissão dos Jogos para discutir os custos de produção e logística. Os próximos Jogos de Inverno serão os primeiros na história transmitidos em HD TV. "Há muitos detalhes sobre infra-estrutura e equipamentos a serem adquiridos", disse o chefe de operações OBSV - Olympic Broadcasting Vancouver Service - Nancy Lee. NBC, a maior emissora, pagou US $ 2,2 bilhões pelos direitos exclusivos de tranamitir para os Estados Unidos os Jogos de Vancouver 2010 e Londres 2012. A CTV / CBC ofertou US$ 153 milhões para poder transmitir para o Canadá.

Delegação americana quer levar "quentinha" para Beijing

A delegação norte-americana está pensando em levar a própria comida para a Vila Olímpica de Beijing. O BOCOG - Beijing Olympic Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing não gostou nada da idéia e quer impedir mesmo que as delegações que queiram levar os próprios alimentos, cumpram os critérios e os parâmetros internacionais de segurança, alegando que as autoridades chinesas não poderão garantir a qualidade da alimentação dos atletas dessas delegações. Estas preocupações surgiram no ano passado, quando foi descoberto que alguns alimentos exportados da China, como o marisco e a comida para animais, estavam contaminados com substâncias tóxicas. Mas nos últimos meses a China tem protagonizado novos escândalos relacionados com falhas na segurança alimentar, como o caso das tortas de maçã chinesas alegadamente contaminadas com pesticida no Japão e os medicamentos envenenados nos Estados Unidos.Por outro lado, as intoxicações alimentares são comuns na China, devido às más condições de produção de alimentos e à falta de higiene no transporte, venda e confecção dos produtos. As autoridades chinesas anunciaram também que vão tomar medidas rígidas de controle dos produtos alimentares na cidade para garantir a segurança alimentar durante o evento. Os incidentes alimentares têm que ser prevenidos com antecedência e é com vigilância que a segurança vai ser garantida", afirmou Tang Yunhua, porta-voz do Gabinete para a Segurança Alimentar de Beijing, numa conferência de imprensa realizada na cidade anfitriã dos Jogos. De acordo com a porta-voz, "os parâmetros olímpicos são ainda mais rígidos que os critérios internacionais" em matéria de segurança alimentar, pelo os 10 mil atletas que se vão instalar na Vila Olímpica durante os Jogos não terão que recear a comida chinesa. Uma plataforma tecnológica de informação, vigilância da produção e distribuição alimentar, regulamentação e colaboração com as autoridades estão entre as iniciativas que Beijing colocou em marcha. A qualidade da comida será assegurada porque "todos os processos que envolvem os alimentos, desde a produção até à mesa, vão ser fiscalizados", garantiu a responsável. Yunhua prometeu que não vão existir problemas relacionados a comida nem com a água para consumo humano na Vila, explicando que "a elevada exigência do serviço de alimentação para os Jogos levou as autoridades municipais a tomarem todas as medidas necessárias". O Gabinete afirmou também que até agora não encontrou provas científicas que apontem a presença de substâncias em alimentos chineses que depois de ingeridos possam induzir a acusações de doping. A organização dos Jogos Olímpicos assegura que todos os alimentos serão guardados por seguranças durante 24 horas por dia e que o transporte dos alimentos será feito por funcionários e veículos especiais, equipados com sistemas de gps. A organização também vai utilizar ratinhos de laboratório para testar os alimentos que vão servir aos atletas durante os Jogos e assim reduzir os riscos de doença na Vila Olímpica. Na categoria alimentação alguns dos fornecedores exclusivos são: Zhengzhou Synear Food Co (produtos congelados), Kerry Oils & Grains (óleo, grãos e comidas vegetais), Synear (sopas e comidas de preparo instantâneo), Kinghei (derivados de porco - linguiça, salsicha, carnes), Snickers (chocolate).