19 de fev de 2008

Ottmar Hitzfeld assina com a Federação Suíça de Futebol

Atual técnico do Bayern de Munique, Ottmar Hitzfeld assinou com a Federação Suíça de Futebol para suceder Köbi Kuhn como treinador da seleção co-anfitriã da Eurocopa. Ele assume o comando da seleção suíça em 1° de julho, logo após a Eurocopa, que será disputada de 7 a 29 de junho na Suíça e na Áustria. Ottmar Hitzfeld tem como principal missão classificá-la para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. O contrato é de dois anos. A FSF não revelou detalhes do contrato nem informou se Hitzfeld, além de treinar a seleção da Suíça, continuará trabalhando como comentarista esportivo para a emissora de televisão paga alemã Premiere. Com a escolha de Ottmar Hitzfeld, a FSF optou por um técnico de renome internacional. Em campo, ele fez carreira como atacante do Zug e do Aarau (campeão da Copa Suíça de 1985), posição em que atuou ainda no Basiléia, Lugano, Lucerna, no campeonato suíço, bem como no Stuttgart, pela Bundesliga alemã. Após conquistar respectivamente duas vezes o Campeonato Suíço e a Copa da Suíça como técnico do Grasshopers de Zurique, o matemático foi treinador do Borussia Dortmund de 1991 a 1997, ano em que ganhou a Liga dos Campeões com o clube alemão. Em duas etapas (e sete anos de técnico), ele conquistou 11 títulos com o Bayern de Munique - em 2001, pela segunda vez a Liga dos Campeões. Com os dois clubes alemães, Hitzfeld, que fez todos os seus diplomas de treinador na Suíça, ganhou também o Mundial Interclubes e foi eleito melhor técnico do mundo em 2001.
No total, ele já conquitou 22 títulos como treinador, um saldo que ainda poderá melhorar com o Bayern na atual temporada da Bundesliga. O maior desafio de Hitzfeld como sucessor de Köbi Kuhn, técnico de maior sucesso da seleção suíça de todos os tempos, será classificar a equipe para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Nike prepara novo filme

A Nike está produzindo um novo filme. O ex-guitarrista do grupo Pixies, Joey Santiago será o autor da música tema do filme documentário sobre o futebol. 'Nike Presents: Blood, Sweat and Tears: Football in the Rough’ é o título do filme. "Este filme é sobre a coragem e determinação e tenho trabalhado nos acordes para dar vida a estas qualidades" - disse . O documentário será exibido na nikefootball.com este mês.

Uefa lança portal móvel

O uefa.com lançou nesta terça-feira o novo portal móvel, que permitirá aos adeptos, seguirem os jogos da UEFA Champions League, Taça da UEFA e UEFA EURO 2008. Para ter acesso, basta acessar a internet por meio do celular e digitar o endereço - mobile.uefa.com - no browser do aparelho e em seguida selecionar o conteúdo desejado. Os adeptos poderão também guardar o endereço na relação de favoritos. O portal móvel uefa.com apresenta, entre outras coisas, as últimas notícias, resultados e classificações da UEFA Champions League, Taça da UEFA e UEFA EURO 2008. A navegação é livre de custos. Em alguns países os consumidores poderão subscrever um serviço "premium" de alerta de gols, que lhes permitirá receberem avisos SMS e/ou alertas de vídeo (sujeitas às especificações do seu aparelho móvel) e assim acompanharem todas as emoções dos eventos na hora.

Sport Marketing - 2000 visitas em 14 dias no ar

Sport Marketing segue em ritmo de vitória e de comemoração. Estamos no ar desde o dia 05.02.2008 e hoje já alcançamos a marca de 2000 visitas. Essa é a maior prova de que as áreas de jornalismo, marketing, gestão e administração esportivas estão em constante crescimento no país, abrindo novas chances e oportunidades nos campos da indústria do esporte. As mais de duas mil visitas no Sport Marketing é reflexo de uma forte demanda, sedenta de informações com qualidade e conteúdo. A equipe Sport Marketing agradece a preferência e a oportunidade de poder aprender e escrever com você, linha a linha, as páginas desse momento histórico do desenvolvimento do marketing esportivo no Brasil. Parabéns à você! Fique certo que deste lado da telinha existe uma equipe compromissada em lhe informar com imparcialidade, qualidade, ética e independência editorial. No Sport Marketing, a notícia é tratada com seriedade e você é como um amigo. Participe, escreva prá gente. Envie pautas, releases, sugestões para sptmarketing@gmail.com . Welcome!
Deborah Ribeiro - Diretora equipe Sport Marketing

Entenda a Timemania

O novo jogo da Caixa Econômica Federal já é encontrado nas lotéricas desde ontem. O jogador escolhe dez números e um "time do coração", dentre 80 opções. O prêmio principal vai para quem acertar 7 números. A aposta custa R$ 2,00 e quem acertar o time, recebe de volta o valor apostado. O primeiro sorteio será em 1º de março. A Caixa prevê a arrecadação de R$ 520 milhões já no primeiro ano. Do total, R$ 239 milhões (46%) serão revertidos em prêmios. Outros 22% serão divididos entre os 95 clubes que participam do Timemania como "remuneração" pelo uso da imagem. O restante será destinado ao Ministério do Esporte (3%), ao Fundo Nacional de Saúde (3%), ao Fundo Penitenciário Nacional (3%), aos Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paraolímpico Brasileiro (2%), à Seguridade Social (1%) e às despesas de custeio e manutenção (20%). Os recursos destinados aos clubes com débitos fiscais pendentes serão automaticamente repassados para os órgãos credores. A dívida poderá ser parcelada em até 240 meses. Assim que quitada, os clubes passam a receber o recurso em uma conta de livre movimentação. Vamos torcer para dar certo e esperar prá ver o que os clubes vão fazer em termos de gestão daqui prá frente!

Federer, muito mais do que um troféu


A mídia mundial anunciou, nesta semana, o momento de glória do tenista suíço Roger Federer que pela quarta vez consecutiva foi anunciado vencedor do Prêmio Laureus, o "Oscar" do esporte. Nenhuma mídia especializada em marketing esportivo, entretanto, destacou o que significa hoje o nome, a marca Federer e o que esse troféu trará em termos de negócios ao tenista número um do mundo. Ou seja, mais preocupados em mostrar quantidade do que qualidade, muitas linhas foram escritas sobre o prêmio nas mídias e até em mesmo sites de marketing, mas nada foi dito do ponto de vista de business. Como business é o foco do Sport Marketing e nosso compromisso é com a qualidade da informação, conseguimos alguns dados interessantes para deixar você melhor informado. "Em termos de grandes patrocínios internacionais Federer é imbatível" - disse, em entrevista ao Sport Marketing, Tony Godsick, vice-presidente da agência IMG, uma das empresas responsáveis pela comercialização internacional de Federer. Tony não divulga números, mas diz que a renda do tenista é "a mais alta da história do tênis". Uma coisa é fato, cada vez mais o nome Federer está em evidência. Federer atualmente detém o patrocínio de nove empresas: Emmi, Gillette, Jura, Nationale Suisse, NetJets, Nike, Rolex internationally, Swiss International Air Lines, Wilson. O contrato com a Rolex, por exemplo, foi assinado em junho de 2006. Estima-se que o acordo foi em torno de US$ 15 milhões por dez anos, embora há quem diga que foi menos. Em troca, Federer se comprometeu em usar um Rolex nas premiações e nos momentos em que levantar troféus, mas não durante o jogo. O contrato com a Wilson, fechado pela IMG, foi um dos mais lucrativos da história - US$ 2 milhões por ano que Federer se mantiver no topo do mundo e continua depois que ele se aposentar. Em 2007 veio a Gillette, campanha que Federer dividiu o espaço nas campanhas publicitárias com outros rostos bonitos e rendáveis como David Beckham, Tiger Woods e Thierry Henry. As ações de marketing não páram por aí. Para quem não sabe, Federer também tem uma linha própria de cosméticos e produtos de higiene - RFCosmetics - que inclui perfumes, desodorantes, sabonetes etc. Federer tem também uma marca de bolas de tênis. Mas enquanto Federer ainda está trabalhando o seu caminho até o topo no ranking de patrocínios, nenhum tenista pode tocar-lhe quando se trata de dinheiro. Roger Federer chega em 2008 com a soma de US$39,012,348 no bolso entre prêmios e contratos de patrocínios. Tem mais: o ídolo das quadras também administra um projeto social, uma Fundação - Roger Federer Foundation inaugurada em dezembro de 2003 (http://www.rogerfedererfoundation.org/) e tem como missão promover a inclusão social por meio do esporte entre crianças em situações de risco. É isso aí. Se é conteúdo sobre marketing esportivo que você procura, está no local certo.

Mizuno Wave de 99g

O tênis Mizuno Wave Universe, pesando apenas 99g, é considerado o calçado com amortecimento mais leve do mundo na categoria de racing, ideal para competições de 5 a 10 km ou treinos de velocidade. A leveza proporciona maior rapidez e eficiência aos corredores, o ganho é de aproximadamente quatro segundos para cada 1.6 km percorrido. A leveza do Wave Universe é garantida principalmente pela tecnologia G3, inserts de borracha ao longo do solado em substituição às placas convencionais do mesmo material, que são mais pesadas. A inovadora tecnologia Cub-Fit aplicada ao cabedal do Mizuno Wave Universe é outro diferencial do tênis.
Com design moderno e arrojado, o tênis Mizuno Wave Universe conta ainda com as tecnologias Smooth Ride - uma construção diferenciada do calcanhar em relação ao solado, que proporciona flexibilidade e eficiência na passada - e Parallel Wave, insert de fibra de poliéster, em forma de ondas paralelas, que dissipa uniformemente o impacto pelo solado, aumentando também a estabilidade do calçado. O Mizuno Wave Universe está disponível pelo preço médio de R$ 499,00.

Galo de roupa nova

O Atlético Mineiro apresenta nesta terça-feira a nova linha de material esportivo do clube. O novo uniforme leva a marca da empresa italiana Lotto. A festa acontecerá no Clube Labareda, e os jogadores Juninho, Rafael Miranda, Marques, Leandro Almeida, Marinho e Édson vão desfilar com as camisetas. A nova camisa poderá ser adquirida a partir das 21h30, nas lojas do clube, ou no site do Galo. O valor é R$ 159,90. A expectativa está em torno de um acordo de cooperação que o Galo está fechando com o Queensland Roar FC, da Austrália. Os australianos buscam incentivar o intercâmbio de atletas e treinadores, desenvolver projetos estratégicos e oportunidades comerciais e de marketing. Outra novidade seria uma parceria com a Academia Vikings de Futsal, que possui mais de 70 mil alunos. O objetivo é trazer grupos para realizar intercâmbio no Galo e troca de know how.

Keke Rosberg das pistas para a telinha

Campeão mundial em 1982, Keke Rosberg tem compromisso marcado em 18 finais de semana nesta temporada: o finlandês foi contratado pela rede de tv esportiva alemã Premiere como principal comentarista do canal, substituindo o ex-piloto Hans-Joachim Stuck. A informação é do jornal "Bild". Rosberg, que gerencia a carreira do filho Nico, comentou a opção pelo novo emprego. "Eu não sou um turista. Só quero viajar para as corridas se tiver algo que fazer", declarou. Stuck, por sua vez, virou responsável pelas equipes de competição da Volkswagen. Na época de piloto, Keke teve patrocínio da Hugo Boss e Marlboro.

Ronaldinho Gaúcho lança o Fifa Street 3

O craque da Seleção Brasileira e do Barcelona Ronaldinho Gaúcho fez a demonstração exclusiva do novo game da EA Sports, o Fifa Street. Ao lado do produtor do jogo, Justin Sheffield, Ronaldinho foi o mestre-de-cerimônias em um evento fechado realizado no Camp Nou, em Barcelona (Espanha), onde recebeu os fãs de games e jornalistas. O Fifa Street 3 estará nas lojas de toda a Europa e América do Norte a partir do dia 19 de fevereiro e em março no Brasil e será lançado para Xbox 360T, Playstation®3 e Nintendo DST. Á capa do game é campeã e conta com grandes craques do esporte internacional: Ronaldinho, Peter Crouch e Gennaro Gattuso. Dentro do jogo, estes astros ganham vida, ação e se tornam capazes de executar lances fantásticos. O jogo conta com mais de 250 craques de todo o mundo, de 18 clubes de ponta, usando uniformes autênticos de treino e representados como uma caricatura que ressalta suas maiores habilidades e estilos de jogo.

America's Cup perde patrocínios

Na próxima edição da America's Cup a Louis Vuitton pode não estar entre os patrocinadores da Copa do Mundo dos mares. Em julho do passado, a marca anunciou que não iria renovar o patrocínio de longo prazo da série Challenger (Copa Louis Vuitton), uma sucessão de corridas classificatórias que determina quais barcos terão a honra de concorrer a levantar a taça do torneio. A Prada também anunciou a saída da competição depois de uma década de envolvimento. O êxodo das duas marcas mais luxuosas do mundo da moda do cenário esportivo levanta a questão do porquê! A Louis Vuitton declarou num comunicado à imprensa que a decisão de não "emprestar o nome" para a próxima série Challenger foi atribuída a uma "abordagem mais comercial", definida pelas novas regras da America's Cup. "Não gostamos da tendência de tratar o evento como apenas mais uma Copa do Mundo de futebol", diz Bruno Troublé, um antigo capitão America's Cup, que tem sido consultor da marca há 25 anos, responsável por introduzir a empresa no evento em 1983. "Há necessidades de eventos que são exclusivas". A rápida expansão da concorrência tem ocorrido desde a entrada do barco suíço Alinghi em 2003 que foi um sucesso financeiro. Uma série de regatas preliminares foram introduzidas e realizadas em toda a Europa. "Continuamos a ver a America´s Cup como uma saga e não como um evento desportivo", disse. Deve ser dito também que o custo para organizar a America´s Cup teve um aumento acentuado para a "bolsa" de patrocínio da Louis Vuitton. "Os suíços [organizadores] estão caminhando para marcas populares". A retirada da Prada é bastante diferente, uma vez que partiu do co-proprietário de um barco - Luna Rossa - e não de de um patrocinador da competição em si. A marca italiana diz simplesmente que após 10 anos de esforço para conquistar o troféu sem sucesso, chegou o momento do "a fim de um ciclo". "Nós consideramos a America's Cup como um desafio desportivo e não como um instrumento de propaganda"- acrescentou. No entanto, como Armando Branchini, presidente da Intercorporate recorda, Prada e Louis Vuitton criaram com sucesso várias linhas de produtos graças às ações na America's Cup.

Joyner-Kersee lança autobiografia

Jackie Joyner-Kersee, seis medalhas olímpicas, três de ouro (atletismo), acaba de lançar a autobiografia ¨A Kind of Grace", um livro rico em emoções e em detalhes sobre a história dessa que foi uma das maiores atletas do século XX. Jackie Joyner-Kersee hoje vive com o marido na Califórnia e é um sucesso graças aos contratos de patrocínio e de marketing esportivo com várias empresas. A fundação Jackie Joyner-Kersee também é uma grande vitória na vida dessa atleta que, na infância teve que vencer a pobreza. A Fundação Jackie Joyner-Kersee é um projeto social para crianças em situações de risco e levanta dinheiro para atividades esportivas, culturais, educativas.